.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Sab 03 Dez 2016, 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
29 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 28 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Estudo sobre as SUPOSTAS "contradições bíblicas"

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estudo sobre as SUPOSTAS "contradições bíblicas"

Mensagem por Ed em Sex 05 Ago 2011, 8:06 am

Faz uns 2 anos que tenho sentido no coração o desejo de escrever sobre as supostas “contradições bíblicas”, supostas, pois a Bíblia não apresenta sequer uma contradição, então;demorei um tempo para poder reunir o material necessário e, ao menos,identificar os pontos aos quais alguns têm suscitado dúvidas, alguns têm sugerido que a Bíblia teria cerca de duas mil “contradições”, explícitas e implícitas, então fui procurar os pontos em que são atacados para fazer uma lista, que chega a centenas, mas passa longe de ser duas mil objeções, por isso, caso algum leitor conheça algum ponto no qual verse controvérsia, que eu não o postar aqui, ficarei grato em recebê-lo para que eu possa responder, quem quiser entrar em contato comigo, seja para perguntar, responder, sugerir, criticar, ensinar ou outra finalidade estou à disposição, o meu contato é professorobert (arroba) Yahoo (ponto) com [basta trocar os nomes pelos símbolos].

Assumo o compromisso de atualizar semanalmente este blog, embora meu desejo seja de atualização diária e me esforçarei, ao máximo, para conseguir diariamente atualizar este blog.

Robert Santos
http://asescrituras.wordpress.com/

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3157 dias de existência com 228855 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11000
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Re: Estudo sobre as SUPOSTAS "contradições bíblicas"

Mensagem por famado em Sex 05 Ago 2011, 8:46 am

Ed, existe já uma obra de um teólogo que trata destas supostas duas mil contradições. Assim como existe uma outra, de um descrente, que lista tais contradições. Vou procurar saber o nome dos autores.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Mensagem por Eduardo em Sex 05 Ago 2011, 10:06 am

Bart D. Ehrman é o que tenta revelar as contradições da Bíblia.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

contradições

Mensagem por sabino-sp em Sex 05 Ago 2011, 3:28 pm

Ed escreveu:
Faz uns 2 anos que tenho sentido no coração o desejo de escrever sobre as supostas “contradições bíblicas”, supostas, pois a Bíblia não apresenta sequer uma contradição, então;demorei um tempo para poder reunir o material necessário e, ao menos,identificar os pontos aos quais alguns têm suscitado dúvidas, alguns têm sugerido que a Bíblia teria cerca de duas mil “contradições”, explícitas e implícitas, então fui procurar os pontos em que são atacados para fazer uma lista, que chega a centenas, mas passa longe de ser duas mil objeções, por isso, caso algum leitor conheça algum ponto no qual verse controvérsia, que eu não o postar aqui, ficarei grato em recebê-lo para que eu possa responder, quem quiser entrar em contato comigo, seja para perguntar, responder, sugerir, criticar, ensinar ou outra finalidade estou à disposição, o meu contato é professorobert (arroba) Yahoo (ponto) com [basta trocar os nomes pelos símbolos].

Assumo o compromisso de atualizar semanalmente este blog, embora meu desejo seja de atualização diária e me esforçarei, ao máximo, para conseguir diariamente atualizar este blog.

Robert Santos
http://asescrituras.wordpress.com/

Muito bom este tópico acredito ser a duvida de muitos
outro dia li um artigo que dizia os Judeus terem apagados de sua biblia os textos messianicos pois indicam Jesus como o messias e eles (não todos) não acreditam ,sei que a lingua hebraica não tinha vogais assim pode ter havido imterpletações que causam dúvidas vou acompanhar grato

fiquem na paz

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por Discipulah em Sex 05 Ago 2011, 3:39 pm

Esse tópico é mto bom! Vai ser esclarecedor pra mtas pessoas...

Tem o apologista norte americano Norma Geisler. Ele escreveu um livro "Manual popular de enigmas e'contradições' da Bíblia. Nesse, começa de Gn e vai tá Ap. mostrando as supostas contradições...é bem interessante.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747

Mensagem por famado em Sex 05 Ago 2011, 3:42 pm

Eduardo escreveu:Bart D. Ehrman é o que tenta revelar as contradições da Bíblia.

Mas o Bart Ehnman não fala de contradições, mas de trechos diferentemente escritos entre os diversos manuscritos. O livro do qual estou falando é um que lista as supostas contradições. Tal como a contradição do canto do galo e a compra da eira de Ornã.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Ed em Sex 05 Ago 2011, 6:36 pm

Ótimo...

Visto ser um tópico que despertou interesse, movi o mesmo para Teologia.

Seria interessante também citar alguma "contradição", de início leve, para dar oportunidade de se resolver tal citação, com a participação de todos, quem sabe assim obteremos bons resultados...

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3157 dias de existência com 228855 mensagens

Ed

Mensagem por Ed em Sex 05 Ago 2011, 6:42 pm

sabino-sp escreveu:Muito bom este tópico acredito ser a duvida de muitos
outro dia li um artigo que dizia os Judeus terem apagados de sua biblia os textos messianicos pois indicam Jesus como o messias e eles (não todos) não acreditam ,sei que a lingua hebraica não tinha vogais assim pode ter havido imterpletações que causam dúvidas vou acompanhar grato

fiquem na paz
A língua portuguêsa se utiliza de acentos ortográfico, mas nem por isso é melhor ou pior que as que não usam. Não creio que o uso apenas de consoantes na língua hebraica altere alguma coisa nos originais. Os masoretas apenas facilitaram o aprendizado e o entendimento, nada mais. Estou certo?

Ed

Mensagem por famado em Seg 08 Ago 2011, 9:31 am

Então explica aí a contradição do canto do galo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Seg 08 Ago 2011, 12:15 pm

famado escreveu:Então explica aí a contradição do canto do galo.
Quando alguém interroga um grupo de pessoas sobre determinados eventos, dois extremos são observados:

O primeiro se existem graves discrepâncias, entre pessoas, locais e fatos narrados.

O segundo se existem concordância em todos os pontos, mesmos os mais específicos.

Tanto um extremo como o outro indicam mentira, no primeiro as contradições e no segundo indica que os membros do grupo combinaram antes de escrever as histórias.

Pequenas contradições como as do galo ou do número de anjos no sepulcro não são negativas aos relatos, muito pelo contrário.

O grande problema é outro, mas é assunto para um outro tópico em outro espaço.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por famado em Seg 08 Ago 2011, 1:58 pm

Qual outro?

famado
Sirius
Sirius

textos sem vogais

Mensagem por sabino-sp em Seg 08 Ago 2011, 2:12 pm

Ed escreveu:
sabino-sp escreveu:Muito bom este tópico acredito ser a duvida de muitos

fiquem na paz
A língua portuguêsa se utiliza de acentos ortográfico, mas nem por isso é melhor ou pior que as que não usam. Não creio que o uso apenas de consoantes na língua hebraica altere alguma coisa nos originais. Os masoretas apenas facilitaram o aprendizado e o entendimento, nada mais. Estou certo?

então eu li alguma coisa numa biblia católica que falava sobre este assunto
entre outras coisas dizia da dificuldade que tiveram para decifrar os manuscritos eu particularmente não consigo imaginar textos sem vogais acho que seriam grunhidos de qualquer forma é uma das duvidas que tenho
Outro texto sobre a tradução dizia o nome de Deus ser um tetragrama IMPRONUNCIAVEL minha dúvida como se chegou ao nome que conhecemos JEOVÀ

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por Cal em Seg 08 Ago 2011, 6:56 pm

Ed escreveu:Faz uns 2 anos que tenho sentido no coração o desejo de escrever sobre as supostas “contradições bíblicas”, supostas, pois a Bíblia não apresenta sequer uma contradição...
Grifo meu, Ed, existem contradições no texto sim, e algumas são claríssimas, para não alongar muito vou citar apenas um exemplo:

2 Reis 8:26 Era Acazias de VINTE E DOIS ANOS DE IDADE quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atália, filha de Onri, rei de Israel.

2 Crônicas 22:2 Era da IDADE DE QUARENTA E DOIS ANOS, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atália, filha de Onri.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Karla Cristina em Seg 08 Ago 2011, 7:18 pm

Cal escreveu:
Ed escreveu:Faz uns 2 anos que tenho sentido no coração o desejo de escrever sobre as supostas “contradições bíblicas”, supostas, pois a Bíblia não apresenta sequer uma contradição...
Grifo meu, Ed, existem contradições no texto sim, e algumas são claríssimas, para não alongar muito vou citar apenas um exemplo:

2 Reis 8:26 Era Acazias de VINTE E DOIS ANOS DE IDADE quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atália, filha de Onri, rei de Israel.

2 Crônicas 22:2 Era da IDADE DE QUARENTA E DOIS ANOS, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atália, filha de Onri.

Já foi estudado sobre isso, o erro foi do copista, no pergaminho original está correto.

Em 2 Crônicas 22.2 Acazias teria 42; em 2Rs 8.26, apenas 22. Felizmente dispomos de informações adicionais no texto bíblico os quais nos mostram que o número correto é 22. Em 2Rs 8.17 diz-nos que o pai de Acazias, Jorão, filho de Acabe, tinha 32 anos quando se tornou rei, vindo a falecer oito anos mais tarde, aos 40. Portanto, Acazias não poderia ter 42 à época em que seu pai morreu, aos 40!

http://www.davarelohim.com.br/afinal-acazias-comecou-a-reinar-com-42-ou-22-anos/

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 710

Mensagem por Cal em Seg 08 Ago 2011, 7:25 pm

Karla Cristina escreveu:Já foi estudado sobre isso, o erro foi do copista, no pergaminho original está correto.
Karla, estou me referindo a Bíblia que todas as pessoas tem acesso, no caso das pessoas de nosso país suas versões em português, não de outras versões, e independente do motivo para tais, essas versões contêm contradições.

Última edição por Cal em Seg 08 Ago 2011, 7:36 pm, editado 1 vez(es)

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Ed em Seg 08 Ago 2011, 7:34 pm

Ei Cal, se for por bíblias sem pedigree, tem muitas que são a favor do homossexualismo, da guarda do sábado, etc...

Tem que ler no original, ou no mínimo, uma cópia de responsa, do tipo King James, Reina Valera espanhola ou a nossa melhor, a Fiel edição trinitariana.

O que passar disso é pura puxação de sardinha doutrinária.

Basta ver a nova bíblia do Malafeia (bíblia da "vitória" financeira oh my ), que leva o incauto a cultuar a idolatria do dinheiro.

Ed

Mensagem por Cal em Seg 08 Ago 2011, 7:45 pm

Ed escreveu:Ei Cal, se for por bíblias sem pedigree, tem muitas que são a favor do homossexualismo, da guarda do sábado, etc...
Das versões que eu conheço, a única que faz uma tradução grosseira com viés doutrinário é a Tradução Novo Mundo Das Escrituras Sagradas, as outras são muito parecidas diferenciando-se em meros detalhes, eu nunca vi nenhuma que fosse (sequer remotamente) a favor do homossexualismo.

Existe a tradução BLH que é polêmica, mas seus motivos se justificam na maioria dos textos uma vez que ela abrange o dilema que envolve qualquer tradução de texto antigo, traduzir a fidelidade das palavras ou o significado da sentença?

Tem que ler no original, ou no mínimo, uma cópia de responsa, do tipo King James, Reina Valera espanhola ou a nossa melhor, a Fiel edição trinitariana.
A tradução João Ferreira De Almeida é a mais comum, ela tem "pedigree"?

Última edição por Cal em Seg 08 Ago 2011, 8:41 pm, editado 1 vez(es)

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Ed em Seg 08 Ago 2011, 7:53 pm

Tem várias da JFA, dentre elas a Revista e Atualisada a Revista e Corrigida, que simplesmente retiram pedaços do original. Precisa dizer mais alguma coisa?

A BLH é produzida pelo mesmo dono da revista Seventeen. Precisa dizer mais?

Se você prestar atenção, é nas entrelinhas que se lê as barbaridades...

Site que recomendo para entender as adulterações da Bíblia Sagrada:

http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/index.htm

Vale a pena!

Ed

Mensagem por Cal em Seg 08 Ago 2011, 8:11 pm

Good as New 1 Coríntios 7:8-9: "Se você sabe que você tem fortes necessidades, consiga você mesmo um parceiro. Isto é melhor do que ficar frustrado." ai, caramba!

Essa foi a maior, depois dessa, o (um) entre parentes em Jo 1.1 e a tradução "eu tenho sido" ao invés de "Eu sou" da TNM não são tão ruins assim.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Eduardo em Seg 08 Ago 2011, 8:41 pm

A melhor tradução para o português é a Bíblia de Jerusalém.

Visite-me no Fórum Adventista:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Ed em Seg 08 Ago 2011, 9:10 pm

O adventista diz que a bíblia dos católicos é a melhor tradução!

Tem sardinha para todos os gostos...

Ed

Mensagem por Cal em Seg 08 Ago 2011, 9:18 pm

Ed escreveu:O adventista diz que a bíblia dos católicos é a melhor tradução!

Tem sardinha para todos os gostos...::
Existe alguma fonte especializada em traduções de textos antigos que não seja religiosa que compare essas versões? Com base apenas em critérios rigorosamente técnicos?

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Ter 09 Ago 2011, 2:39 pm

Eu não sei porque ainda se gasta tanta energia tentando explicar as "contradições". A bíblia é inerrante quando se fala de questões de fé. Ponto final. Parece-me óbvio que haveria erros descritivos, ortográficos, gramaticais, geográficos, etc. na Bíblia. Ela foi escrita por homens em sã consciência e não homens em transe como Chico Xavier ou qualquer outro psicografista.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Ed em Ter 09 Ago 2011, 4:22 pm

Cal escreveu:
Ed escreveu:O adventista diz que a bíblia dos católicos é a melhor tradução!

Tem sardinha para todos os gostos...
Existe alguma fonte especializada em traduções de textos antigos que não seja religiosa que compare essas versões? Com base apenas em critérios rigorosamente técnicos?
Certamente que sim...

Atualmente Fridolin jansen vem fazendo um trabalho impecável com os originais do NT:
http://www.nt.batistas.net/index.htm

Quanto ao AT (Hebraico), não há muitas diferenças visto que a Torah está sempre viva dentro do povo judeu.

Basta que os copistas não "inventem".

E como saber se estão copiando certo? Oras, basta consultar os originais e conferir. Hoje a internet facilitou completamente estas consultas, eu por exemplo utilizo muito a Blue letter Bible, cuja referência coloquei nos gadgets do lado esquerdo do forum, mas há inúmeras outra.

Lendo uma versão e conferindo, sabemos quais as intenções de tal tradução.

Ed

Mensagem por Cal em Ter 09 Ago 2011, 4:45 pm

Ed escreveu:E como saber se estão copiando certo? Oras, basta consultar os originais e conferir [...]
Ed, os originais não existem mais...

O que temos são as versões mais antigas que por sua vez foram copiadas de outras versões e traduções ainda mais antigas.

Um link interessante sobre o assunto: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://news.bbc.co.uk/2/hi/7651105.stm

Última edição por Cal em Ter 09 Ago 2011, 4:49 pm, editado 1 vez(es)

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:27 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: