.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Hoje à(s) 10:51 pm por Rogerio1972

» Dar a outra face...
Hoje à(s) 10:32 pm por gusto

» Lula é o maior farsante do Brasil', afirma Silas Malafaia
Hoje à(s) 10:27 pm por gusto

» Agora o Brasil sai da crise...
Hoje à(s) 10:25 pm por gusto

» Conexão Repórter - Sombras da Noite
Hoje à(s) 8:41 pm por Eterna

» Por que Deus permite a injustiça?
Hoje à(s) 7:29 pm por Eterna

» Já existíamos antes de nascermos
Hoje à(s) 6:51 pm por Eterna

» Política 2
Hoje à(s) 6:24 pm por Christiano

» O que você está ouvindo agora?
Hoje à(s) 5:52 pm por gusto

Quem está conectado
82 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 78 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano, gusto, Rogerio1972

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O LIMITE DA ÉTICA E DA ESPIRITUALIDADE.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O LIMITE DA ÉTICA E DA ESPIRITUALIDADE.

Mensagem por David de Oliveira em Dom 03 Jul 2011, 1:03 pm

Qual o limite entre a ética e o que determina a ação do Espírito Santo na vida de um crente?
Uma vez um certo pastor quis enaltecer uma certa pessoa na congregação. Citou o seguinte exemplo dessa pessoa: ela comprou vários fardos de tecidos, já que era comerciante desse seguimento, e quando chegou a mercadoria, notou que passaram alguns fardos da encomenda. em seguida, comunica ao fornecedor o erro do envio.
Esse foi um tipo de exemplo que, na concepção do tal pastor era o de uma pessoa crente que era usada pelo espírito Santo na vida comum.
Na minha ótica, apesar de a honestidade ser uma das características de um crente de verdade, exemplos como este não é determinante para se chegar a conclusão de que uma pessoa tenha uma vida religiosa exemplar. Conheço pessoas descrentes que são muito mais exemplares nesse quesito que muito religiosos. São homens e mulheres de formação ética irreparável e não arredam o pé de seus princípios.
O que há no meio dito religioso e no melhor sentido dessa palavra, é uma confusão muito grande; não sabem distinguir o que é ético e o que é exemplo de espiritualidade.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8180
flag : Brasil

limites

Mensagem por sabino-sp em Dom 03 Jul 2011, 4:08 pm

David de Oliveira escreveu:Qual o limite entre a ética e o que determina a ação do Espírito Santo na vida de um crente?
Uma vez um certo pastor quis enaltecer uma certa pessoa na congregação. Citou o seguinte exemplo dessa pessoa: ela comprou vários fardos de tecidos, já que era comerciante desse seguimento, e quando chegou a mercadoria, notou que passaram alguns fardos da encomenda. em seguida, comunica ao fornecedor o erro do envio.
Esse foi um tipo de exemplo que, na concepção do tal pastor era o de uma pessoa crente que era usada pelo espírito Santo na vida comum.
Na minha ótica, apesar de a honestidade ser uma das características de um crente de verdade, exemplos como este não é determinante para se chegar a conclusão de que uma pessoa tenha uma vida religiosa exemplar. Conheço pessoas descrentes que são muito mais exemplares nesse quesito que muito religiosos. São homens e mulheres de formação ética irreparável e não arredam o pé de seus princípios.
O que há no meio dito religioso e no melhor sentido dessa palavra, é uma confusão muito grande;
não sabem distinguir o que é ético e o que é exemplo de espiritualidade.

Vc tem razão no que coloca ontem saiu um caso de um rapaz que achou R$100,00 uma mulher tinha perdido num mercado como saber de quem éra??? e não é que o rapaz devolveu!!! não disseram na reportagem qual religião , ja vi pessoas pegarem fuçando lixo procurando comida por não terem coragem de (pegar) de alguem sem ordem,
tem em diversas igrejas viverem pela fé não sei se vc ja viu estas coisas
pois então vão comprando um monte de coisas sem condição e Jesus que paga o pato ai ficam com nome sujo dão mal exemplo ou seja não vigiam
então não é o fato de ser crente que faz que a pessoa seja diferente, devia ser não é Jesus nos ensina a agir assim mas infelismente não é
fique na paz

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Re: O LIMITE DA ÉTICA E DA ESPIRITUALIDADE.

Mensagem por gusto em Sab 13 Fev 2016, 1:35 pm

O que você faz quando ninguém está lhe vendo?http://wagnerfrancesco.jusbrasil.com.br/artigos/304717382/o-que-voce-faz-quando-ninguem-esta-lhe-vendo?ref=news_feed

1 João 4:6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.       

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9944

Mensagem por Eterna em Sab 13 Fev 2016, 8:28 pm

Nunca sei quando ninguém está me vendo, exceto quando estou no banheiro. 

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3784

Mensagem por irmão em Dom 14 Fev 2016, 2:16 pm

Na minha opinião não existe limite entre ética e espiritualidade, ambos estão confundidos. Antes de existir a ética, já havia as virtudes humanas apreciadas pela sociedade, e, depois de sintetizadas essas virtudes, surgiu a ética, um estudo sociológico. A espiritualidade é tão natural quanto qualquer coisa, e independe de fé ou credo, contudo, a salvação vem de Deus, ou seja, pela fé. Isso é provado desde os tempos antigos e por diversas culturas, quando os homens dependiam de Deus para plantar, colher, ter filhos, vencer nas guerras, curar-se e obter toda forma de proteção possível. E a fé também não dependia de espiritualidade, cultura ou credo, ela é livre e independente, assim como a espiritualidade.
A ética, que no meu ver, é mais corruptível que a moral, é a forma humana de internalizar a espiritualidade, que é essencial à espécie humana. Mas para isso não é preciso fé.

irmão
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1167

Mensagem por Eterna em Dom 21 Fev 2016, 7:37 pm

irmão escreveu:Na minha opinião não existe limite entre ética e espiritualidade, ambos estão confundidos. Antes de existir a ética, já havia as virtudes humanas apreciadas pela sociedade, e, depois de sintetizadas essas virtudes, surgiu a ética, um estudo sociológico. A espiritualidade é tão natural quanto qualquer coisa, e independe de fé ou credo, contudo, a salvação vem de Deus, ou seja, pela fé. Isso é provado desde os tempos antigos e por diversas culturas, quando os homens dependiam de Deus para plantar, colher, ter filhos, vencer nas guerras, curar-se e obter toda forma de proteção possível. E a fé também não dependia de espiritualidade, cultura ou credo, ela é livre e independente, assim como a espiritualidade.
A ética, que no meu ver, é mais corruptível que a moral, é a forma humana de internalizar a espiritualidade, que é essencial à espécie humana. Mas para isso não é preciso fé.

Não entendi nada porque no meu conceito ética e moral caminham juntas. Não posso conceber uma pessoa antiética com moral ilibada, tanto quanto não imagino uma outra pessoa cuja grandeza moral dispensa a ética. No mais a questão da espiritualidade cabe em todos os contextos seja ele ético ou antiético, moral ou imoral!

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3784

Mensagem por gusto em Dom 21 Fev 2016, 9:15 pm

1 João 4:6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.       

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9944

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:56 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: