.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
20 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Cristianismo sobreviveria sem a Bíblia?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura O Cristianismo sobreviveria sem a Bíblia?

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Dom 26 Jun 2011, 7:58 pm

O Cristianismo sobreviveria sem a Bíblia?

Se a Bíblia não existisse ou fosse refutada, o Cristianismo sobreviveria sem ela?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6001
flag : Brasil

Leitura Re: O Cristianismo sobreviveria sem a Bíblia?

Mensagem por Cal em Dom 26 Jun 2011, 8:26 pm

Esclareça melhor o que você quer dizer com refutar a bíblia.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Misterioso User-Mistério em Seg 27 Jun 2011, 6:25 pm

Obviamente que não.

Misterioso User-Mistério
Safira
Safira

Número de Mensagens : 168

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Seg 27 Jun 2011, 8:44 pm

Cal escreveu:Esclareça melhor o que você quer dizer com refutar a bíblia.

o fato de conseguirem negar a biblia sem que os cristaos conseguissem comprovar a sua eficacia

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6001

Mensagem por Cal em Seg 27 Jun 2011, 8:50 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
Cal escreveu:Esclareça melhor o que você quer dizer com refutar a bíblia.
o fato de conseguirem negar a biblia sem que os cristaos conseguissem comprovar a sua eficacia
Nesse caso eu nego que seja possível alguém em nome de Jesus (ou de qualquer outro) ressuscitar uma pessoa morta, conforme descrito em Atos dos Apostolos realizado por Pedro em uma mulher chamada Tabita, se ninguém conseguir ressuscitar uma pessoa morta conforme descrito na bíblia ela está refutada?

Lembre-se, estou utilizando os critérios que você mesmo colocou.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por silvamelo em Ter 28 Jun 2011, 1:26 am

Se a Bíblia não existisse ou fosse refutada, o Cristianismo sobreviveria sem ela?
Você quer dizer como livro histórico? Porque como artigo de fé ela é irrefutável...

E mesmo como um livro histórico é muito difícil de alguém ser capaz de refutar. Um exemplo é o caso do infanticídio de Herodes descrito em Mateus. Flavio Josefo coloca a morte de Herodes supostamente antes do nascimento de Cristo. Mas Flavio Josefo errou outras vezes. Portanto, creio que a fonte de Mateus é muito mais segura!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Yohan em Ter 28 Jun 2011, 9:20 am

Misterioso,
silvamelo apresentou provas irrefutáveis históricas.
Quero acrescentar que durante séculos da era das trevas, a bíblia foi proibida e de acesso impossível, e o cristianismo venceu !
Agora, porque os cristãos não conseguem ressuscitar hoje, como Cal menciona, é realmente um questionamento difícil:
Será falta de fé dos cristãos? será que não é da vontade de Deus nos dias atuais ? ou será falta de ' unção ' e poder da igreja ?

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
II PEDRO 1:19

Yohan
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 391
flag : Inglaterra

Mensagem por Fish em Ter 28 Jun 2011, 11:25 am

O Islamismo sobreviveria sem o Corão? O Judaísmo sobreviveria sem a Tanach?

Mesma coisa.

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Cal em Ter 28 Jun 2011, 12:14 pm

silvamelo escreveu:Você quer dizer como livro histórico? Porque como artigo de fé ela é irrefutável...
Silvamelo, como artigo de fé qualquer coisa é irrefutável, veja a razão:

Fé é acreditar em algo sem provas.

Refutação é o uso de provas para contrapor ou corrigir uma ideia.

Se algo é um artigo de fé, não possui um conjunto de provas que pudessem ser testadas e posteriormente refutadas ou confirmadas.

Essa foi a razão do meu primeiro post pedindo detalhes sobre refutação, do qual recebi a réplica, refutação seria alguém negar e os cristãos não conseguirem comprovar a eficácia da bíblia, se isso está errado gostaria que você apontasse o erro, ou na postagem do Evangelista ou na minha.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por silvamelo em Ter 28 Jun 2011, 12:55 pm

Cal escreveu:
silvamelo escreveu:Você quer dizer como livro histórico? Porque como artigo de fé ela é irrefutável...
Silvamelo, como artigo de fé qualquer coisa é irrefutável, veja a razão:

Fé é acreditar em algo sem provas.

Refutação é o uso de provas para contrapor ou corrigir uma ideia.

Se algo é um artigo de fé, não possui um conjunto de provas que pudessem ser testadas e posteriormente refutadas ou confirmadas.

Essa foi a razão do meu primeiro post pedindo detalhes sobre refutação, do qual recebi a réplica, refutação seria alguém negar e os cristãos não conseguirem comprovar a eficácia da bíblia, se isso está errado gostaria que você apontasse o erro, ou na postagem do Evangelista ou na minha.

Vamos continuar andando em círculos, Cal? Não temos que provar nenhum dos relatos milagrosos da Bíblia, para isso usamos a fé... Quanto ao valor histórico da Bíblia, está aí a História e a Arqueologia para a prova dos 9.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Eterna em Sab 02 Jul 2011, 8:44 pm

Achei muito interessante este tópico mas inicialmente não tenho vontade de interferir com minhas opiniões. Apenas despertou minha curiosidade a postagem do silvamelo, e como toda mulher, não resisti ao impulso de perguntar onde a arqueologia tirou a prova dos 9 dos fatos bíblicos. Cite exemplos por favor!

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por Josoco em Sab 02 Jul 2011, 8:51 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:O Cristianismo sobreviveria sem a Bíblia?

O cristianismo sobreviveu, sobrevive e sobreviverá por dois motivos principais:

1 - A presença do Espirito Santo agindo na vida dos cristãos.

2 - A outra é claro pela coragem dos valorosos filhos de Deus que nunca se intimidaram diante de ameças e continuam fazendo história.

Muitos cristão em varias partes do mundo e em diversos momentos da história humana continuaram assim sem nunca terem tido a oportunidade de ler uma bíblia completa...

Quem é de Deus ouve sua palavra...

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

Mensagem por silvamelo em Dom 03 Jul 2011, 1:56 am

Eterna escreveu:Achei muito interessante este tópico mas inicialmente não tenho vontade de interferir com minhas opiniões. Apenas despertou minha curiosidade a postagem do silvamelo, e como toda mulher, não resisti ao impulso de perguntar onde a arqueologia tirou a prova dos 9 dos fatos bíblicos. Cite exemplos por favor!
Leia este livro, amada Eterna: "E a Bíblia Tinha Razão", de Werner Keller.

Para ler:
http://www.youblisher.com/p/79434-A-BIBLIA-TINHA-RAZAO-WERNER-KELLER/

Aqui o link para baixar:
http://www.4shared.com/file/51024359/4c22b12a/WernerKeller-EaBibliatinharazaoPDF.html

Fique a vontade para comentar! positivinho

Eterna escreveu:Estou aprendendo a quotar! Vivaaaaaa! feliz
aleluia!

Última edição por silvamelo em Dom 03 Jul 2011, 2:15 am, editado 1 vez(es)

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por silvamelo em Dom 03 Jul 2011, 2:00 am

Josoco escreveu:

2 - A outra é claro pela coragem dos valorosos filhos de Deus que nunca se intimidaram diante de ameças e continuam fazendo história.

Muitos cristão em varias partes do mundo e em diversos momentos da história humana continuaram assim sem nunca terem tido a oportunidade de ler uma bíblia completa...

Olá, Josoco! Quanto tempo! Legal ter retornado! :chapeu:

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Eterna em Dom 03 Jul 2011, 3:31 pm

silvamelo escreveu:
Eterna escreveu:Achei muito interessante este tópico mas inicialmente não tenho vontade de interferir com minhas opiniões. Apenas despertou minha curiosidade a postagem do silvamelo, e como toda mulher, não resisti ao impulso de perguntar onde a arqueologia tirou a prova dos 9 dos fatos bíblicos. Cite exemplos por favor!

Para ler:

Aqui o link para baixar:
http://www.4shared.com/file/51024359/4c22b12a/WernerKeller-EaBibliatinharazaoPDF.html

Sejamos mais práticos Silva. Eu tenho mais de trinta livros para ler que são indicados. Além disso tenho que ler outros do curso que faço e soma-se a isto o estudo para palestras semanais. A única disponibilidade de tempo que me permito é sábado e domingo no período da tarde. Dá para agilizar as coisas neste tempo?
Vamos lá, me fale da arqueologia.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Convidad em Dom 03 Jul 2011, 3:42 pm

Eterna escreveu:
silvamelo escreveu:

Para ler:

Aqui o link para baixar:

Sejamos mais práticos Silva. Eu tenho mais de trinta livros para ler que são indicados. Além disso tenho que ler outros do curso que faço e soma-se a isto o estudo para palestras semanais. A única disponibilidade de tempo que me permito é sábado e domingo no período da tarde. Dá para agilizar as coisas neste tempo?

O que você quer saber ?
evidente que as descobertas arqueológicas vão se somando para confirmar a bíblia, não se contam os 'argumentos' ateistas e dos relativistas que antes criticavam a bíblia, e hoje estão calados pelas descobertas, e sabe ... NUNCA uma descoberta negou o que sabemos pelos evangelhos e VT.

Somente Lucas citou pelos uns 100 fatos históricos, a bíblia é intensamente condutora de evidências sobre geografias, costumes, povos, e fatos de época, foi pela BÍBLIA que soubemos que existia um Pilatos (hoje confirmado, antes zombado de não existir), e muito mais, primeiro se o problema é mesmo tempo, aqui está um blog onde algumas matérias são curta e fáceis de ler : http://www.arqueologiabiblica.blogspot.com/

e aqui uma tabelinha, muito parcial, e apenas exemplificativa :

Convidad
Convidado

Mensagem por Eterna em Dom 03 Jul 2011, 5:07 pm

Articulador escreveu:
Eterna escreveu:
silvamelo escreveu:

Para ler:

Aqui o link para baixar:

O que você quer saber ?
evidente que as descobertas arqueológicas vão se somando para confirmar a bíblia, não se contam os 'argumentos' ateistas e dos relativistas que antes criticavam a bíblia, e hoje estão calados pelas descobertas, e sabe ... NUNCA uma descoberta negou o que sabemos pelos evangelhos e VT.

Somente Lucas citou pelos uns 100 fatos históricos, a bíblia é intensamente condutora de evidências sobre geografias, costumes, povos, e fatos de época, foi pela BÍBLIA que soubemos que existia um Pilatos (hoje confirmado, antes zombado de não existir), e muito mais, primeiro se o problema é mesmo tempo, aqui está um blog onde algumas matérias são curta e fáceis de ler : http://www.arqueologiabiblica.blogspot.com/

e aqui uma tabelinha, muito parcial, e apenas exemplificativa :

Na verdade eu esperava alguma coisa mais intensa como por exemplo: o fóssil da serpente que tentou Eva ou da baleia que engoliu Jonas, entende?

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Convidad em Dom 03 Jul 2011, 5:16 pm

não só entendi como era esperado, daí meu estilo de escrita.
para Kardec você crê no mero gogó, pouco importa tantas vezes demonstremos que ele deturpou os evangelhos que alegou seguir , para a bíblia o padrão crítico excede os do ateismo, não basta provar que centenas de vezes foi corroborada arqueológicamente (e nunca refutada secularmente) , que existam milhares de manuscritos, que os apologistas dos primeiros séculos sempre citaram o texto por nós conhecido - implica também em te transportar em corpo até a época de Cristo (e talvez até assim você negaria).

questão de viés, cada um escolhe o seu, cada um se cega pelo seu.

Convidad
Convidado

Mensagem por Eterna em Dom 03 Jul 2011, 6:18 pm

Articulador escreveu:
para Kardec você crê no mero gogó, pouco importa tantas vezes demonstremos que ele deturpou os evangelhos que alegou seguir , para a bíblia o padrão crítico excede os do ateismo, não basta provar que centenas de vezes foi corroborada arqueológicamente (e nunca refutada secularmente) , que existam milhares de manuscritos, que os apologistas dos primeiros séculos sempre citaram o texto por nós conhecido - implica também em te transportar em corpo até a época de Cristo (e talvez até assim você negaria).

Não é isto colega. Veja só - não existe qualquer evidência de que uma estrela teria guiado os reis magos até onde estava Cristo recem-nascido. Da mesma forma não existe qualquer evidência de que Deus tenha parado o sol. Ainda que com o passar do tempo a igreja tenha reconsiderado a questão e informado que a terra tenha parado, ou que o sol tenha se movido em alguns graus para trás. O fato é que o absurdo ficou registrado. Entre outras centenas de fatos não encontramos qualquer comprovação de um dilúvio universal ... e por aí vai! Por favor não me diga que para Deus tudo é possível - eu não suportaria!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Convidad em Dom 03 Jul 2011, 7:27 pm

Eterna escreveu:
Articulador escreveu:

Não é isto colega. Veja só - não existe qualquer evidência de que uma estrela teria guiado os reis magos até onde estava Cristo recem-nascido. Da mesma forma não existe qualquer evidência de que Deus tenha parado o sol. Ainda que com o passar do tempo a igreja tenha reconsiderado a questão e informado que a terra tenha parado, ou que o sol tenha se movido em alguns graus para trás. O fato é que o absurdo ficou registrado. Entre outras centenas de fatos não encontramos qualquer comprovação de um dilúvio universal ... e por aí vai! Por favor não me diga que para Deus tudo é possível - eu não suportaria!

o que você não está entendendo é que Deus nunca quis deixar evidência METAFÍSICA alguma "bendito os que não viram, mas creram", existe uma coisa chamada PENEIRA DA FÉ, ou em termos bíblicos, 'sem fé é impossível agradar a Deus'. , agora volto ao que você 'pulou', de idêntico modo não há evidência alguma do espiritismo, daqueles 'hospitais de espíritos', de reencarnação, de doutrinas várias da codificação, e no entanto vocês são rapidinhos para comprar tudo isto, a questão aqui não é de evidência massageando cognição, é de se DESARMAR para Jesus dar a fé, pois fé não é artigo de léxico, é operação divina, Jesus disse que SE tivessêmos fé como um grão de mostarda, poderíamos até transplantar montes (mas também disse que éramos homens de pouca fé), no entanto você quer inverter as coisas, ver o monte andando para ter fé, bom.... Pilatos também quis ver Jesus fazendo algum sinal, o que lhe foi recusado, porque queria inverter a ordem das coisas também.

(Mateus 16:4) - Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

inté.

Convidad
Convidado

Mensagem por Eduardo em Dom 03 Jul 2011, 8:16 pm

Articulador escreveu:... se o problema é mesmo tempo, aqui está um blog onde algumas matérias são curta e fáceis de ler : http://www.arqueologiabiblica.blogspot.com/
Que por sinal é de um adventista.

Outro site muito bom sobre o tema: http://novotempo.com/evidencias/

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por Eterna em Dom 03 Jul 2011, 9:00 pm

Articulador escreveu:
Eterna escreveu:
Articulador escreveu:

o que você não está entendendo é que Deus nunca quis deixar evidência METAFÍSICA alguma "bendito os que não viram, mas creram", existe uma coisa chamada PENEIRA DA FÉ, ou em termos bíblicos, 'sem fé é impossível agradar a Deus'. , agora volto ao que você 'pulou', de idêntico modo não há evidência alguma do espiritismo, daqueles 'hospitais de espíritos', de reencarnação, de doutrinas várias da codificação, e no entanto vocês são rapidinhos para comprar tudo isto, a questão aqui não é de evidência massageando cognição, é de se DESARMAR para Jesus dar a fé, pois fé não é artigo de léxico, é operação divina, Jesus disse que SE tivessêmos fé como um grão de mostarda, poderíamos até transplantar montes (mas também disse que éramos homens de pouca fé), no entanto você quer inverter as coisas, ver o monte andando para ter fé, bom.... Pilatos também quis ver Jesus fazendo algum sinal, o que lhe foi recusado, porque queria inverter a ordem das coisas também.

(Mateus 16:4) - Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

inté.

Talvez eu não entenda mesmo, tanto mais quando tenho conhecimento que Deus se arrependeu da sua criação.
Genese 6:6 - Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7 - E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Efetivamente Deus não criou evidências metafísicas mas criou Lúcifer para ser seu "homem" de confiança e falhou. Igualmente nos criou simples e ignorante e achou que seríamos burro. Daí se arrependeu porque novamente errou no cálculo!
No mais, existe muito mais que evidências espíritas - existem provas! A Doutrina Espírita tem o tríplice aspecto de ser ciência, filosofia e religião.
Com certeza você desconhece isto, tanto quanto seus irmãos em fé, ainda que afirmem ter sido ex-espíritas. Em outros fóruns também encontrei estes colegas que viviam me perguntando o que eu entendia sobre as diversas passagens dos livros da codificação. Não foi difícil compreender porque eles deixaram de ser espíritas.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Yohan em Seg 04 Jul 2011, 11:16 am

Quero dizer não só para Eterna, como para os que se dizem cristãos, mas torcem as escrituras, de acordo com os seus interesses:
Eterna,
Se você critica a Deus, nega as suas obras, duvida da suas capacidades,
não crê nos milagres sobrenaturais, então porque você perde o seu tempo ?
Por certo, esses discursos só poderão convencer quem não é verdadeiramente de Jesus Cristo, porque quem é, nunca cairá nesse engano.
Está escrito em I João 5:18 em diante:
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Aos teólogos convencionais, que também não creem em muitas obras de Deus, limitam a capacidade de Deus (poder de Deus), torcem as escrituras para servir-lhes de argumentos enganosos, por isso, o cristianismo está todo trincado, e Deus cobrará dos líderes que se acham os 'mestres' e donos da verdade.
Que decepção e vergonha no dia de Cristo.......

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."

Yohan
Pérola
Pérola

Mensagem por Yohan em Seg 04 Jul 2011, 12:07 pm

Se não fosse Deus (Jesus Cristo), não haveria de modo algum o cristianismo.
A fraqueza e incapacidade humana é extrema.
Os póbres e fraquíssimos apóstolos de Cristo, eram os maiores, em relação aos outros discípulos, mas foram uma verdadeira decepção.
Jesus Cristo, durante o seu ministerio, escolheu os 12 para confidenciar as maiores verdades e compartilhar os maiores misterios e poderios de Deus.
Jesus Cristo disse a eles diversas vezes, durante o seu ministerio, que após a ressurreição, eles fossem para a Galiléia, para se encontrarem com Ele.
Mas que nada, cada um fugiu para o seu canto, ninguém deu atenção para o que Jesus tinha dito diversas vezes.
Jesus teve que pegar um por um, (caminho de Emaús, e em outros lugares) para que eles fossem à Galiléia.
Os apóstolos também se achavam os 'tais', discutiam entre si qual seria o maior.
Mas Jesus lhes disse: Sem mim, nada podereis fazer.

ideia

Yohan
Pérola
Pérola

Mensagem por Josoco em Seg 04 Jul 2011, 5:57 pm

silvamelo escreveu:
Josoco escreveu:

Olá, Josoco! Quanto tempo! Legal ter retornado! :chapeu:

Olá amigo, bom também rever velhos colegas de debate...

Estava atarefado com muito trabalho até que fui forçado a tirar uma licença para tratamento de saude, isso me deu um tempo a mais para voltar a debater com os nobre colegas...

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:48 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: