.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
51 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 47 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Jarbas, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Significado de YHWH

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

t? escrito... Re: O Significado de YHWH

Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 05 Jul 2011, 10:45 am

Então explique esse texto :

7 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. 9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado. (Ex 32)

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206
flag : Brasil

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por silvamelo em Ter 05 Jul 2011, 11:07 am

Famado escreveu:Não há provas de que Javé exigia exclusividade antes da sistematização feita por Moisés.
E o que você acha que fez Jeová mudar de ideia?

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Jarbas em Ter 05 Jul 2011, 11:27 am

famado escreveu:Isso é que não concordo. Não há provas de que Javé exigia exclusividade antes da sistematização feita por Moisés. Contrariamente, há inúmeros indícios de que os esporádicos adoradores não eram exclusivistas. Eu já citei muitas passagens aqui mostrando isso.

Sempre exigiu exclusividade, tanto é que castigou Satanás e seus anjos, tanto é que trouxe o dilúvio sobre a terra por terem se desviado da Sua lei, tanto é que destruiu Sodoma e Gomorra pelo mesmo motivo, tanto é que expulsou Adão e Eva do paraíso, tanto é que AGORA vai julgar o mundo pela sua iniquidade...

Tudo sempre teve que ser feito conforme a vontade do Senhor, e Ele sempre afirmou que não dará Sua glória e louvor a ninguém... "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Isaías 42 : 8)

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15314

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 11:34 am

Diego escreveu:Então explique esse texto :

7 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. 9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado. (Ex 32)

Isso não quer dizer nada. Este episódio já estava no contexto do monoteísmo ora em sistematização.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 11:39 am

silvamelo escreveu:
Famado escreveu:Não há provas de que Javé exigia exclusividade antes da sistematização feita por Moisés.
E o que você acha que fez Jeová mudar de ideia?

Ele não mudou de idéia. Sua estratégia era bem definida desde o começo. Com a queda do homem, a adoração aos deuses estranhos se tornou ostensiva. Eventualmente alguns adoravam a YHWH. Até que Ele se manifesta a Abraão e diz que vai separar um povo para si. Depois deste povo estar formado, ele se manifesta a Moisés e explica tudo direitinho "Olha eu sou YHWH, sou o único Deus, os demais são falsos. Eu quero santificar um povo e depois me fazer conhecido em toda a terra". Veja, não houve nenhuma mudança de idéia, apenas havia uma estratégia para, no fim, ser adorado e servido por todos os homens. Fato que culmina hoje na Igreja.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 11:43 am

Jarbas escreveu:
famado escreveu:Isso é que não concordo. Não há provas de que Javé exigia exclusividade antes da sistematização feita por Moisés. Contrariamente, há inúmeros indícios de que os esporádicos adoradores não eram exclusivistas. Eu já citei muitas passagens aqui mostrando isso.

Sempre exigiu exclusividade, tanto é que castigou Satanás e seus anjos, tanto é que trouxe o dilúvio sobre a terra por terem se desviado da Sua lei,
Que lei? A Lei só veio muito tampo depois com Moisés.

tanto é que destruiu Sodoma e Gomorra pelo mesmo motivo, tanto é que expulsou Adão e Eva do paraíso, tanto é que AGORA vai julgar o mundo pela sua iniquidade...
Sodoma e Gomorra e Adão e Eva foram punidos por questões específicas. Nada tem a ver com Lei ou adoração a outros deuses.

Tudo sempre teve que ser feito conforme a vontade do Senhor, e Ele sempre afirmou que não dará Sua glória e louvor a ninguém... "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Isaías 42 : 8)
Citação de Isaías, em outro contexto. Cite Deus falando a alguém anterior a Moisés.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Ter 05 Jul 2011, 12:48 pm

famado escreveu:
Jarbas escreveu:

Sempre exigiu exclusividade, tanto é que castigou Satanás e seus anjos, tanto é que trouxe o dilúvio sobre a terra por terem se desviado da Sua lei,
Que lei? A Lei só veio muito tampo depois com Moisés.

Esta lei...

11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

Por isso veio o dilúvio sobre a terra, porque faziam tudo que era contrário a lei de Deus, e todos tinham se corrompido, menos Noé que era pregoeiro da justiça, mesmo antes da lei de Moisés.

tanto é que destruiu Sodoma e Gomorra pelo mesmo motivo, tanto é que expulsou Adão e Eva do paraíso, tanto é que AGORA vai julgar o mundo pela sua iniquidade...
Sodoma e Gomorra e Adão e Eva foram punidos por questões específicas. Nada tem a ver com Lei ou adoração a outros deuses.

Tem sim, porque a obediência ao Deus único é lei a qual todos tem que seguir.

Citação de Isaías, em outro contexto. Cite Deus falando a alguém anterior a Moisés.

Tanto faz eu citar Isaías ou até mesmo Apocalipse, pois sempre vai falar que Ele é o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, e que fora Dele não há Deus algum.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 12:53 pm

Cara, entenda, não estou diminuindo Deus ao dizer que Ele não impunha exclusividade desde o começo. São fatos explícitos na bíblia que mostram isso Investigue a bíblia sem parcialidade. Investigue a história com técnica e não com pré-concepções baseadas nas suas idéias a respeito de Deus.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Ter 05 Jul 2011, 1:21 pm

famado escreveu:Cara, entenda, não estou diminuindo Deus ao dizer que Ele não impunha exclusividade desde o começo. São fatos explícitos na bíblia que mostram isso Investigue a bíblia sem parcialidade. Investigue a história com técnica e não com pré-concepções baseadas nas suas idéias a respeito de Deus.

Eu não tenho que investigar nada, eu tenho que ler as Escrituras e pedir discernimento a Deus, pois é isso que manda as Escrituras...

5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 2:16 pm

Eu não tenho nenhuma dúvida quanto ao que pertence à ortodoxia. Agora, o que não faz parte dela pode e deve ser especulado. Tornar ortodoxo o que não é seria ignorância em excesso.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 05 Jul 2011, 3:33 pm

famado escreveu:Eu não tenho nenhuma dúvida quanto ao que pertence à ortodoxia. Agora, o que não faz parte dela pode e deve ser especulado. Tornar ortodoxo o que não é seria ignorância em excesso.

Então especule sobre tradição oral.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 4:32 pm

A tradição oral existia, contudo, não se faz sistematização doutrinária através dela.

Faça uma coisa, mostre algum trecho que indique que YHWH exigia exclusividade antes de Moisés.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 05 Jul 2011, 4:37 pm

famado escreveu:A tradição oral existia, contudo, não se faz sistematização doutrinária através dela.

Faça uma coisa, mostre algum trecho que indique que YHWH exigia exclusividade antes de Moisés.

Mais olha..

Te dei um monte.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 4:38 pm

Onde?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 05 Jul 2011, 4:51 pm

7 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado (Passado, antes da Torah); fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. 9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado. (Ex 32)

(Se abraham foi obediente é porque foi ensinado)
porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. ( Gn 26:5)

1 ​Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.
(E depois da conversa, olha a decisão: )
2 ​Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; 3 ​levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei. 4 ​Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por silvamelo em Qua 06 Jul 2011, 2:30 am

Famado escreveu:Ele não mudou de idéia. Sua estratégia era bem definida desde o começo. Com a queda do homem, a adoração aos deuses estranhos se tornou ostensiva. Eventualmente alguns adoravam a YHWH. Até que Ele se manifesta a Abraão e diz que vai separar um povo para si. Depois deste povo estar formado, ele se manifesta a Moisés e explica tudo direitinho "Olha eu sou YHWH, sou o único Deus, os demais são falsos. Eu quero santificar um povo e depois me fazer conhecido em toda a terra". Veja, não houve nenhuma mudança de idéia, apenas havia uma estratégia para, no fim, ser adorado e servido por todos os homens. Fato que culmina hoje na Igreja.
Famado, antes da Lei não havia um povo que Deus tivesse separado para zelar pelo Seu nome. Havia homens que GUARDARAM o conhecimento e as palavras de Deus, passando de geração em geração, de Adão até Moisés. Foi dessa raíz, que Deus se agradou e dela formou um povo exclusivo para si, porque os outros homens que se espalharam pela terra, seguiram seus próprios desejos, distorcendo o conhecimento e as palavras de Deus. Foi dessa distorção que criaram todos os tipos de deuses antigos e mitologias, para satisfazerem seus próprios desejos.

Na verdade, antes da Lei, todos os ancestrais da raíz santa estavam inseridos num ambiente idólatra e eram familiarizados com tudo aquilo, mas não ignoravam a verdadeira identidade de Deus. Lembre-se que foram eles que preservaram a memória do mundo antigo, de modo que Moisés viesse a relatar em livros. Como não poderiam reconhecer o verdadeiro Deus?

Veja, que à partir de Enos passaram a invocar o nome do Senhor:

"E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR" (Gênesis 4:26).

Enoque tinha tanta intimidade com Deus, que Ele o tomou para Si:

"E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou" (Gênesis 5:24).

Noé foi justo diante de Deus, na sua geração:

"Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração" (Gênesis 7:1).

Nos dias de hoje não é diferente daqueles dias, porque desde Cristo, o segundo Adão, existe a igreja, que retém o conhecimento e as palavras de Deus. Porém, da mesma forma que naqueles dias, existe adoradores de muitos deuses e pessoas que dividem a adoração de Deus com a adoração de outros deuses, por causa da distorção que fizeram novamente. Muitos sabem de tudo que Deus fez no passado, mas preferem a enganação da idolatria que lhes dá prazer. Mas o conhecimento está aí, disponível a quem vier buscar, assim como era naqueles dias. Tanto que, quando um deles se converte, as vendas dos seus olhos caem e eles se desfazem de todos os seus ídolos, porque entendem o que fizeram de errado.

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por profeta ccb em Qua 06 Jul 2011, 8:49 am

PAZ todos,
trazemos uma análise para somarmos:
Esta parashá de bechukotai é extremamente interessante, e traz grandes lições acerca da Palavra/Verbo de YHWH.

Algumas pessoas insistem (por pura ignorância do Judaismo histórico) em dizer que a idéia de YHWH se fazer carne, e vir na condição de Redentor de Yisra’el não é uma idéia judaica.

O Comentário do Targum Yerushalmi

A parashá desta semana traz a seguinte observação:

"E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e Eu vos serei por Elohim, e vós me sereis por povo." (Vayicrá/Levítico 26:11) Acerca desse passuk (versículo), o Targum de Jerusalém - tradução parafraseada e comentada
da Torá - diz o seguinte:

"E eu colocarei a Shechiná da Minha Glória em meio a vós, e a Minha Palavra não vos abominará, mas a Glória da Minha Shechiná habitará entre vós, e a Minha Palavra vos será por Elohim Redentor, e vós sereis um povo kadosh pelo Meu Nome." (Vayicrá/Levítico 26:11 -Targum Yerushalmi)

Vemos aqui que os sábios do nosso povo estão dizendo algumas coisa importantes:

1 - A Palavra/Verbo, manifestação tangível de Elohim, é o próprio YHWH Elohim. Isso fica claro porque, na Torá, o locutor é YHWH. E YHWH diz: "Eu vos serei por Elohim." No Targum, Ele diz: "A Minha Palavra vos será por Elohim."

2 – A Palavra/Verbo, manifestação tangível do próprio Elohim, viria como o Redentor para o Seu povo Yisra’el;

3 – A Palavra/Verbo, manifesta, seria a presença da Shechiná em meio ao próprio povo (como o profeta que diz que Ele seria chamado de Imanu’el – El é conosco)

4 – A Palavra/Verbo viria tornar o povo kadosh para Elohim;

5 – A Palavra/Verbo tem a autoridade do Nome de YHWH; Outro ponto interessantíssimo no Targum Yerushalmi está no comentário acerca do texto de
Vayicrá (Levítico) 26:44

“E, demais disto também, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem me enfadarei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque Eu sou YHWH seu Elohim.”

Sobre esse trecho, reparem no que diz o Targum Yerushalmi:

“Ainda assim por tudo isso eu terei misericórdia deles através da Minha Palavra, quando estiverem cativos na terra de seus inimigos, e Eu não os rejeitarei no reino de Bavel; nem minha Palavra os abominará no reino dos Medos, para destruí-los no reino de Yavan, ou para abolir a minha aliança com eles no reino de Edom. Eu sou YHWH” (Vayicrá/Levítico 26:44 - Targum Yerushalmi)

Vemos aqui que os sábios do povo reconheciam que:

6 – A Palavra/Verbo de YHWH resgataria o povo do cativeiro;

7 – A misericórdia de YHWH seria derramada através da Sua Palavra/Verbo

8 – O povo de YHWH seria resgatado pela Palavra do reino de Bavel (Babilônia), da Assíria (para onde foi Efrayim), de Yavan (Grécia – possível referência ao helenismo), e de Edom (terra de Essav/Esaú)

9 – A Palavra/Verbo sabia quem eram as ovelhas perdidas de Yisra’el, independente de sua assimilação

O Targum Yerushalmi ainda continua, comentando o texto de Vayicrá (Levítico) 26:46, que diz:

“Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu YHWH entre si e os filhos de Yisra’el, no monte Sinai, pela mão de Moshe.”

O Targum comenta:

“Estes são os estatutos e as ordens de juízos e decretos da Torá, que YHWH apontou entre a Sua Palavra e os filhos de Yisra’el, no monte Sinai, pela mão de Moshe.” (Vayicrá/Levítico 26:46 - Targum Yerushalmi)

Pelo Targum Yerushalmi, podemos perceber então que os sábios entendiam que:

10 – A Torá é uma aliança entre a Palavra/Verbo de YHWH e o povo de Yisra’el.

O Comentário do Targum Onkelos

Um outro targum, o Targum Onkelos, também traz um comentário interessante acerca do papel da Palavra/Verbo de YHWH.

Em Vayicrá/Levítico 26:14, encontramos:

“Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,”

Acerca desse passuk (versículo), o Targum Onkelos comenta:

“Se não fordes obedientes à Minha Palavra, nem realizares todos esses mandamentos.”

*Obs: Tanto no hebraico (lingua da Torá) quanto no aramaico (língua dos targumim), os conceitos de “ouvir” e de “obedecer” (ie. “dar ouvidos”) são escritos por meio do mesmo termo.

Dessa passagem, podemos concluir que os nossos sábios tinham a consciência de que:

11 - Cumprir os mandamentos é dar ouvidos/obedecer à Palavra de YHWH;

12 – Como vimos, a Palavra/Verbo é uma manifestação tangível de YHWH. Assim sendo, dar ouvidos à Palavra/Verbo, é dar ouvidos a YHWH;

Conclusão

Infelizmente, alguns facilmente impressionáveis, decepcionados com sua fé anterior, acreditam facilmente em ex-cristãos, atualmente anti-missionários – muitos dos quais sequer são reconhecidos como judeus pelo Judaísmo tradicional, o que os priva de um convívio mais próximo que lhes permita enxergar tanto a verdade sobre o Judaísmo atual (que tem muitas falhas, apesar de grandes qualidades), e que também não se dão ao trabalho de verificar como era o Judaísmo histórico.

Aqui vemos que os sábios da antigüidade criam que:

– A Palavra/Verbo era manifestação tangível de YHWH Elohim;
– A Palavra/Verbo é o Redentor de Yisra’el;
– A Palavra/Verbo é própria Shechiná habitando com o povo;
– A Palavra/Verbo viria tornar o povo kadosh;
– A Palavra/Verbo tem a autoridade do Nome de YHWH;
– A Palavra/Verbo resgataria o povo do cativeiro;
– YHWH derrama a Sua misericórdia através da Sua Palavra/Verbo
– A Palavra/Verbo conhece ovelhas perdidas de Yisra’el, mesmo as que foram assimiladas pelos povos da terra;
– A Torá é uma aliança entre a Palavra /Verbo de YHWH e Yisra’el
– Dar ouvidos à Palavra/Verbo de YHWH é cumprir as mitsvot/mandamentos
– Dar ouvidos à Palavra/Verbo de YHWH é o mesmo que dar ouvidos a YHWH, pois a Palavra/Verbo é YHWH

E tudo isso, em uma única parashá! Há muito mais que é dito nos Targumim acerca da Palavra/Verbo de YHWH, e acerca do Mashiach – muitas das quais contradizem francamente os conceitos atuais do Judaísmo tradicional, que sofreu revisões em suas crenças ao longo dos séculos.

Vale ressaltar que os sábios conheciam esse Plano de YHWH mesmo antes da vinda de Yeshua.

Não é à toa que Yochanan (João) nos diz: “E a Palavra/Verbo se fez carne...” Os seus ouvintes sabiam exatamente o que ele estava dizendo: as profecias dos sábios do povo estão se cumprindo.

profeta ccb
http://gospel.ativo-forum.com/
Torah

profeta ccb
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 30

http://gospel.ativo-forum.com/

Mensagem por famado em Qua 06 Jul 2011, 9:32 am

Diego escreveu:7 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado (Passado, antes da Torah); fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. 9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado. (Ex 32)

(Se abraham foi obediente é porque foi ensinado)
porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. ( Gn 26:5)

1 ​Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.
(E depois da conversa, olha a decisão: )
2 ​Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; 3 ​levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei. 4 ​Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

Mas estes textos não mostram muita coisa. No primeiro, já havia um contexto de exclusividade. Foi um episódio acontecido depois da saída do Egito. O segundo mostra mais que eles eram politeístas que o contrário.

Em contrapartida, eu já mostrei inúmeros que dão a entender que javé não exigiu exclusividade até que veio a sistematização doutrinária feita por Moisés.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qua 06 Jul 2011, 9:43 am

Excelente posto o do profeta ccb. Parabéns!

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Ton em Sex 08 Jul 2011, 7:19 pm

famado escreveu:O mal de quem acredita piamente na doutrina pregada por sua igreja é achar que especular sobre fatos é heresia. Coisa que não acontece com batistas, pois reconhecem que o que está fora da ortodoxia não é ponto pacífico.
O que tem a ver aqui a denominação? Pra informação, não tenho cabresto de denominação. Logo, me polpe dessas ladainhas.

famado escreveu:Ora, está mais do que claro que Yavé era apenas mais um "deus" dentre tantos. As citações que vc faz são todas de fatos pós-Moisés. Antes dele, Yavé não havia exigido exclusividade. Não havia qualquer sistematização doutrinária.
Antes de Moisés DEUS não exigiu "escrituristicamente" várias coisas, meu filho.
Ele não exigiu "escrituristicamente" do ser humano o "não matarás"; mas quando Caim o violou, foi punido.
Enfim ...

famado escreveu:O grande sistematizador da doutrina monoteísta no VT é Moisés assim como do cristianismo é Paulo.

Há uma grande possibilidade de Jacó ter sido politeísta. Seus
ascendentes eram. No episódio em que ele se despede de Labão, Raquel
rouba um ídolo de seu pai Labão. Várias vezes Labão fala de Yavé e dos
demais deuses a quem adorava. Examine gênesis e constate.
Bem antes de Moisés, DEUS havia exigido a Abrão para andar em Sua Presença (Gn 17:1), isso significava o seguinte:
"... para ser o teu Deus e da tua descendência" (Gn 17:7). Logo, houve exigencia da parte de DEUS sim.
O servo mais antigo de Abraão, Eliézer, confirma isso, quando em sua oração a YHWH, disse: "Óh YHWH, DEUS de meu senhor Abraão" (Gn 24:12).
O mesmo se deu com Isaque. Jacó, dialogando com seu pai, revela: "o SENHOR, teu Deus" (Gn 27:20). Mais a frente, o próprio DEUS confirma isso: "Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque" (Gn 28:13).
Quanto a Jacó, em relação aos deuses de Labão, Jacó não os tinha por deus. Confirmamos isso quando ele, dialogando com seu sogro, diz: "Não viva aquele com quem achares os teus deuses" (Gn 31:32).
Quando Labão propôs juramento entre ele e Jacó, incluiu o DEUS de Abraão (que também era o 'Temor de Isaque' - Gn 31:42) e o deus Naor e de Tera (pai de Naor e Abraão), que era politeísta (Js 24:2) ... e Jacó jurou apenas pelo "Temor de Isaque", que era o DEUS de Abraão ... com a qual DEUS começou a exigir exclusividade, conforme expus no início.
Enfim, nenhum dos três patriarcas eram politeístas.

Quanto à sua desinformação acerca de Paulo, o "cristianismo" como chamamos hoje, refere-se à uma Seita Judaica cuja característica era "acreditar em todas as coisas que estão de acordo com a Lei e com os Escritos dos Profetas" (At 24:14), o que obviamente nos leva a concluir que independente de Paulo, o "Shemah Israel" (Ouve Israel - Dt 6:4 / Mt 4:10 / Mr 12:29) sempre seria/será aplicado.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por famado em Seg 11 Jul 2011, 10:52 am

Cansei...

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Dom 21 Ago 2011, 2:45 pm

É possível notar que YHWH era um "deus" particular, como baal era o deus dos cananitas, Dagom era o deus dos filisteus e tantos outros povos tinham seus deuses privativos.

Este fato é corroborado pela bíblia. No livro de Rute, quando Noemi tenta se despedir de suas duas noras, ela fala "voltem para seu povo e para seu deus", ao que é respondida por Rute "Não insistas, o seu povo agora é meu povo e o seu deus, o meu Deus". Pode-se ver que os judeus não tinham preocupação evangelística, pelo contrário, eles queriam YHWH só para eles. Há teólogos historiadores que alegam que a pronúncia de YHWH se perdeu porque eles não queriam que os estrangeiros descobrissem como se pronunciava o nome de Deus para que YHWH não se tornasse seu deus.

Os judeus que retornaram do cativeiro para reconstruir Jerusalém e o templo impediram que os samaritanos participassem porque não queriam vê-los servindo a YHWH.

No tempo de Jesus, vê-se que os judeus discriminavam a todos e reivindicavam serem os únicos a servir a YHWH. Diziam que somente eles eram filhos de Abraão e, portanto, os únicos que tinham o direito de adorar a YHWH.

Foi Jesus que deu acesso a todos a YWHW, modificando o tratamento a Deus, de YHWH para Pai. Retirando o exclusivismo dos Judeus e estendendo a toda a humanidade a relação com Ele.

Ele ensinou "vcs devem orar assim: Pai nosso que estas no céu...". Ele dizia "vosso Pai que está no céu..." e "ABA Pai", que quer dizer paizinho.

Os judeus achavam estranho esse tratamento. Inclusive consideravam ser blasfêmia chamar Deus de Pai. Aliás, essa foi uma das razoes porque Jesus foi condenado.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:18 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: