.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 10:47 pm por Lit San Ares

» A eleição torna-nos robôs?
Ontem à(s) 10:29 pm por Lit San Ares

» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Ontem à(s) 9:45 pm por Lit San Ares

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 8:44 pm por Lit San Ares

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 7:44 pm por Jarbas

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Ontem à(s) 4:46 pm por Cartman

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Ontem à(s) 3:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Ontem à(s) 10:02 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» O homem na lua...
Qui 01 Dez 2016, 11:38 pm por Khwey

Quem está conectado
68 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 65 Visitantes :: 3 Motores de busca

Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Significado de YHWH

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

t? escrito... Re: O Significado de YHWH

Mensagem por Ton em Sab 02 Jul 2011, 1:08 pm

famado escreveu:Dois bons exemplos de pessoas que adoravam e serviam a Javé a a outros deuses são Jacó e Jetro.

No episódio onde Jacó se encontra com Javé ele faz um propósito, onde diz que se for bem sucedido em sua empreitada, Javé seria o seu Deus. Isto pode querer dizer duas coisas: ou ele não adorava a deus nenhum (pouco provável) e tinha várias opções, dentre elas Javé, ou ele adorava a vários deuses e escolheria a Javé dentre todos, caso fosse bem sucedido.
Existe sim a possibilidade inútil de "temer a DEUS e servir a outros deuses" (2Rs 17:29-33), mas o Eterno não a aceita (2Rs 17:38).

O mero fato de Jacó ter dito "o SENHOR será o meu Deus" não significa necessariamente que Jacó adorava outros deuses. Há várias ocasiões onde expressão semelhante é usada para ressaltar algo que já era realidade (Ex 6:7 / Lv 26:12 / Jr 30:22 / Jr 31:1. 33 / Ez 11:22 / Zc 13:9 / Hb 8:10).

famado escreveu:Já Jetro, o sacerdote de Midiã e sogro de Moisés, quando veio trazer Zilpa ao genro no deserto, após o episódio da saída de Israel do Egito, ouviu as historias da operação de Javé, punindo os egípcios e salvando Israel. Daí, ele disse a Moisés "agora sei que Javé é maior que os demais deuses". Isto deixa claro que ele era um sacerdote de vários deuses além de Javé.
As Escrituras não dizem que Jetro era Sacerdote do DEUS Altíssimo, muito menos que o adorava. como é dito a respeito de Melquisedeque.
O trecho que você citou acima apenas mostra um reconhecimento óbvio, mas nenhuma conversão da idolatria.
Se é apenas pelo fato de ele ter oferecido holocaustos ao SENHOR é que você diz que ele foi sacerdote, também, de YHWH, então podemos afirmar que, só por isso, Naamã, general do exército sírio, também o era (2Rs 5:17).

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
flag : Brasil

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 8:06 am

O mal de quem acredita piamente na doutrina pregada por sua igreja é achar que especular sobre fatos é heresia. Coisa que não acontece com batistas, pois reconhecem que o que está fora da ortodoxia não é ponto pacífico.

Ora, está mais do que claro que Yavé era apenas mais um "deus" dentre tantos. As citações que vc faz são todas de fatos pós-Moisés. Antes dele, Yavé não havia exigido exclusividade. Não havia qualquer sistematização doutrinária. O grande sistematizador da doutrina monoteísta no VT é Moisés assim como do cristianismo é Paulo.

Há uma grande possibilidade de Jacó ter sido politeísta. Seus ascendentes eram. No episódio em que ele se despede de Labão, Raquel rouba um ídolo de seu pai Labão. Várias vezes Labão fala de Yavé e dos demais deuses a quem adorava. Examine gênesis e constate.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 9:24 am

famado escreveu:O mal de quem acredita piamente na doutrina pregada por sua igreja é achar que especular sobre fatos é heresia. Coisa que não acontece com batistas, pois reconhecem que o que está fora da ortodoxia não é ponto pacífico.

Ora, está mais do que claro que Yavé era apenas mais um "deus" dentre tantos. As citações que vc faz são todas de fatos pós-Moisés. Antes dele, Yavé não havia exigido exclusividade. Não havia qualquer sistematização doutrinária. O grande sistematizador da doutrina monoteísta no VT é Moisés assim como do cristianismo é Paulo.

Há uma grande possibilidade de Jacó ter sido politeísta. Seus ascendentes eram. No episódio em que ele se despede de Labão, Raquel rouba um ídolo de seu pai Labão. Várias vezes Labão fala de Yavé e dos demais deuses a quem adorava. Examine gênesis e constate.

Ora ora!! Se YHWH nunca EXIGIU antes da Torah as coisas da Torah, porque então fez o diluvio cair ?

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 9:36 am

O dilúvio não tem relação com questões religiosas ou de adoração, mas de caráter. O gênero humano havia se desvirtuado totalmente. Eram "filhos" de Caim. A invocação de YHWH era esporádica e pontual. A maldade se tornou ostensiva a ponto de Deus resolver destruí-los todos.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 9:48 am

famado escreveu:O dilúvio não tem relação com questões religiosas ou de adoração, mas de caráter. O gênero humano havia se desvirtuado totalmente. Eram "filhos" de Caim. A invocação de YHWH era esporádica e pontual. A maldade se tornou ostensiva a ponto de Deus resolver destruí-los todos.

Mas vc não acha estranho, Deus destruí-los sem avisar ou ensinar o que são as tais práticas abomináveis, a qual foram considerados praticantes??

Será mesmo que ter outros deuses naquela época não foi umas das causas da reprovação ??

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 10:26 am

Veja em gênesis 6, um relato que parece ser literal:

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito."

Veja que é uma questão de caráter e não religiosa/doutrinária.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 11:07 am

famado escreveu:Veja em gênesis 6, um relato que parece ser literal:

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito."

Veja que é uma questão de caráter e não religiosa/doutrinária.

Bem, vc apenas dá o seu modo de pensar, sem levar em conta muita coisa.

Ter outros deuses não é maldade no coração ??

O que então é a maldade ???

Bem, o fato é bem nítido, talvez para vc o Eterno tenha apenas dado leis morais referente ao estilo de caráter aceitável, ou seja, Adonay foi PARCIAL até o Pentecoste (shavout, outorga da Torah). Mas será que adorar outros deuses é tão menos importante que oferecer o sacrifício correto (Caim) ??

Se as Escrituras não dissessem claramente que a falsa adoração é algo abominável, talvez levaria a sério sua posição amado Famado. Caim ofertou a Adonay (Veja que foi à pessoa certa) e Ele não aceitou, pois se tratou de uma falsa adoração, que dirá aceitar sua criação adorando a criatura. Adorar sempre teve regras e adorar outras coisas sempre foi pecado e a prova disso, está no fato :

1 ​Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.
2 ​Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; 3 ​levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei. 4 ​Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

É muito pouco provável, a idolatria ser liberada e Jacó ter tomado essa decisão baseada no nada.

Paulo disse, onde não há lei não há pecado e sobre Abraham está escrito:

porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. ( Gn 26:5)

Sendo assim, oralmente o Eterno transmitia sua Lei. Assim temos que maldade é ir contra esses mandados.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 11:22 am

Essa decisão de Jacó foi tomada a partir de uma conversa anterior que ele teve com Yavé. Essa passagem mostra que eles eram todos politeístas. Yavé ali faz umas colocações fortuitas de exclusividade, mas não era comum. Ele estabelece a exclusividade somente a partir de Êxodo 20, no primeiro mandamento, onde se lê "Eu sou Yavé teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim"

Veja ainda na passagem que vc citou:

Yavé fala "ao Deus que te apereceu quando fugias" dando a entender que outros deuses lhe apareceram em outros episódios;

Jacó diz "lançai os outros deuses fora", o que mostra que eles eram politeístas;

Jacó diz "ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia", dando a entender que ele pode ter clamado a outros deuses tb.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 11:43 am

Essa decisão de Jacó foi tomada a partir de uma conversa anterior que ele teve com Yavé. Essa passagem mostra que eles eram todos politeístas. Yavé ali faz umas colocações fortuitas de exclusividade, mas não era comum. Ele estabelece a exclusividade somente a partir de Êxodo 20, no primeiro mandamento, onde se lê "Eu sou Yavé teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim"

Bem, então vc se contradisse:

Se Adonay teve uma conversa com Yaacov e o convenceu da monogamia, vc simplesmente confessa que antes do Shavuot, o Eterno já solicitava exclusividade.

Yavé fala "ao Deus que te apereceu quando fugias" dando a entender que outros deuses lhe apareceram em outros episódios;

Discordo!! O fato não era outros deuses aparecerem a ele, e sim que esses eram figuradamente considerados como verdadeiros tbm.

Jacó diz "lançai os outros deuses fora", o que mostra que eles eram politeístas;

Sim eram. Todos quantos não se encontram verdadeiramente com Adonay, cometem prostituição espiritual, e são doutros.

Jacó diz "ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia", dando a entender que ele pode ter clamado a outros deuses tb.

É especulação, mas pode ser realmente assim.

Minha pendenga, foi apenas demonstrar que YHWH sempre abominou falsa adoração, quer a Ele mesmo, quanto a outros deuses mesmo antes da Torah.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 12:02 pm

Não há provas disso. Nitidamente Yavé não exigia exclusividade. Se ele exigiu exclusividade antes de Moisés, de uma maneira ostensiva, por que então escreve explicitamente o primeiro mandamento "Eu sou Yavé teu único Deus, não terás outros deuses diante de mim"?

Rapaz, eu acho mesmo que é muito difícil que Yavé tenha exigido exclusividade sem sistematização doutrinária. Não havia documentos escritos. Só houve depois de Moisés, que foi estrategicamente educado no Egito para ser o sistematizador futuro.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 12:26 pm

famado escreveu:Não há provas disso. Nitidamente Yavé não exigia exclusividade. Se ele exigiu exclusividade antes de Moisés, de uma maneira ostensiva, por que então escreve explicitamente o primeiro mandamento "Eu sou Yavé teu único Deus, não terás outros deuses diante de mim"?

Rapaz, eu acho mesmo que é muito difícil que Yavé tenha exigido exclusividade sem sistematização doutrinária. Não havia documentos escritos. Só houve depois de Moisés, que foi estrategicamente educado no Egito para ser o sistematizador futuro.

Ahhh... Você só confunde as coisas. Uma coisa é ter mandamentos escritos, outra coisa é ter mandamentos orais. Concordo que são coisas diferentes, contudo o fim é o mesmo, ou seja, repassar a instrução. O trabalho de Moshê em Bereshit (genesis) foi transcrever o que já havia sido dito a seus pais, através das visões que cada um daqueles tiveram. Perceba amado irmão, que Moises, é o escritor do pentateuco, e veja que ele se prende a relatar as visões que seus antepassados tiveram. Mas como é possível Moshê ser conhecedor das visões alheias ? De duas formas pelo menos: Uma seria o próprio Adonay dar uma visão a Moshê das visões que dera a outros, e a outra possível forma seria através de geração em geração ter sido ensinado doutrinas em base das visões e isso ter chegado em Moshê (tradição oral).

De fato, grandes marketeiros modernos afirmam que a melhor propaganda é a de boca a boca e o livro de Judas confirma que os diluviamos tiveram oportunidade de se arrependerem pela pregação de Noé.

Adonay sempre teve contato com o homem, deu visões a muitos, ensinou-os suas regras e esses por sua vez transmitiam a outros, sendo assim é insensatez achar que Adonay não era já conhecido como o único verdadeiro. O Testemunho dos seus servos patriarcais depois da conversão não era mais de idólatras, mas sim de homens exclusivos e adoração igualmente exclusiva, suas bençãos eram notórias e assim a mensagem divina seguia o livre curso.

O fato de o mundo antigo ser idolatra e pagão não condiz dizer que o homem já não conhecia os mandamentos e a Lei ( Gn 26:5).
O mundo continua sendo idolatra e pagão e nem por isso alguém pode dizer que nunca ouviu falar em verdadeira adoração.
A escrita acelerou o processo de divulgação, mas não implica que o único Elohim verdadeiro, não tenha sido divulgado tradicionalmente através da oratória.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 12:42 pm

Como eu disse, não há provas disso. Por outro lado, há indícios fortíssimos de que YHWH não exigia exclusividade. Exemplos não faltam. Tal como já discorri aqui:
Melquisedeque, Jacó, Labão, Raquel, Jetro, Moisés e Balaão, entre outros.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 12:54 pm

famado escreveu:Como eu disse, não há provas disso. Por outro lado, há indícios fortíssimos de que YHWH não exigia exclusividade. Exemplos não faltam. Tal como já discorri aqui:
Melquisedeque, Jacó, Labão, Raquel, Jetro, Moisés e Balaão, entre outros.

O que vc descobriu???

O fato desses ou aqueles serem idolatras, não faz com que Adonay não os tenha alertado sobre isso!!!!

O fato de Judas ter traído Yeshua, não condiz em afirmar que ele não foi avisado.
O fato de Pedro negar Yeshua três vezes, tbm não faz dele um desavisado etc..

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por Jarbas em Seg 04 Jul 2011, 1:15 pm

Diego escreveu:
famado escreveu:O mal de quem acredita piamente na doutrina pregada por sua igreja é achar que especular sobre fatos é heresia. Coisa que não acontece com batistas, pois reconhecem que o que está fora da ortodoxia não é ponto pacífico.

Ora ora!! Se YHWH nunca EXIGIU antes da Torah as coisas da Torah, porque então fez o diluvio cair ?

E também não é em vão que um terço dos anjos caíram, pois quiseram seguir a Satanás que queria ser igual a Deus.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15300

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 1:17 pm

Jarbas escreveu:
Diego escreveu:

E também não é em vão que um terço dos anjos caíram, pois quiseram seguir a Satanás que queria ser igual a Deus.

Bem lembrado Jarbas. Antes mesmo do homem existir, Adonay jamais permitiu criatura receber a glória que só cabe a Ele.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por Jarbas em Seg 04 Jul 2011, 1:29 pm

Diego escreveu:
Jarbas escreveu:
Diego escreveu:

Bem lembrado Jarbas. Antes mesmo do homem existir, Adonay jamais permitiu criatura receber a glória que só cabe a Ele.

O nosso Deus sempre foi o único Deus, e Ele sempre exigiu exclusividade, pois Ele diz em Isaías que antes Dele nenhum Deus se formou, e depois Dele nenhum outro existirá... "Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." (Isaías 43 : 10)

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 3:44 pm

Isaías é um livro bastante mais recente que Gênesis. Se Yavé falou neste livro que é o único, não muda nada.

Entendam, eu sei que Yavé é o único Deus e que os demais são demônios. Ocorre que Ele não revelou isso ao homem desde o princípio, mas somente depois de Moisés.

Vcs têm que ler a bíblia com olhos de pesquisador.

Eu já elenquei um sem número de passagens que mostram que Yavé não exigia exclusividade, mas que somente passou a exigir após a sistematização feita por Moisés. Mas vcs não entendem. Parem de ter uma visão romântica das coisas. Sejam mais técnicos que apaixonados.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 3:59 pm

famado escreveu:Isaías é um livro bastante mais recente que Gênesis. Se Yavé falou neste livro que é o único, não muda nada.

Entendam, eu sei que Yavé é o único Deus e que os demais são demônios. Ocorre que Ele não revelou isso ao homem desde o princípio, mas somente depois de Moisés.

Eu já elenquei um sem número de passagens que mostram que Yavé não exigia exclusividade, mas que somente passou a exigir após a sistematização feita por Moisés. Mas vcs não entendem. Parem de ter uma visão romântica das coisas. Sejam mais técnicos que apaixonados.

Sendo assim Satan errou por ser desentendido. O fato dele querer ser Adonay nem deveria ter pesado tanto, uma vez que não houve aviso.

Vc se lembra do bezerro de ouro, feito no pé do monte ??

Deus já havia entregue as tábuas a Moshê, Moises já conhecia as Leis, contudo o povo ainda não, e certamente vc deverá concordar, (seguindo a sua lógica), que Adonay não poderia cobrar o que ainda não havia sido avisado, contudo não foi isso que aconteceu:

7 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. 9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado. (Ex 32)

Bem, parece tbm que a parte grifada mostra que o caminho já havia sido ensinado, mesmo antes de Shavuot.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por Jarbas em Seg 04 Jul 2011, 4:13 pm

famado escreveu:Isaías é um livro bastante mais recente que Gênesis. Se Yavé falou neste livro que é o único, não muda nada.

Apaixonados?...

É nisso que dá tu ficar frequentado fórum de ateus, tu anda aprendendo muita porcaria por lá, e pior ainda, quer ensinar isso aqui... oh my

Vc tem que aprender a não ir além do que está escrito... "E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." (I Coríntios 4 : 6)... portanto suas pesquisas é de nenhum préstimo, e sim o que está escrito.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 4:13 pm

O episódio do bezerro de ouro foi depois de serem dados os 10 mandamentos. O povo já sabia.

Com relação a satanás, é claro que não se aplica. Satanás que Deus é único desde o início. Ele mesmo é o mentor dos demais "deuses". Toda essa coisa de que Deus não exigia exclusividade, que estou tentando explicar, não é cabível ao diabo e seus anjos, mas somente ao homem.

Última edição por famado em Seg 04 Jul 2011, 4:16 pm, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Seg 04 Jul 2011, 4:15 pm

Jarbas escreveu:

Apaixonados?...

É nisso que dá tu ficar frequentado fórum de ateus, tu anda aprendendo muita porcaria por lá, e pior ainda, quer ensinar isso aqui... oh my

Vc tem que aprender a não ir além do que está escrito... "E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." (I Coríntios 4 : 6)... portanto suas pesquisas é de nenhum préstimo, e sim o que está escrito.

Cara, vc acha que eu aprendo alguma coisa de teologia com os ateus? Muito pelo contrário. Além do mais, minha participação em fóruns ateus se limita a conversas fiadas de política e futebol.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 04 Jul 2011, 4:52 pm

famado escreveu:O episódio do bezerro de ouro foi depois de serem dados os 10 mandamentos. O povo já sabia.

Com relação a satanás, é claro que não se aplica. Satanás que Deus é único desde o início. Ele mesmo é o mentor dos demais "deuses". Toda essa coisa de que Deus não exigia exclusividade, que estou tentando explicar, não é cabível ao diabo e seus anjos, mas somente ao homem.

Irmão vai ler o relato direitinho e certamente verás que Moshê sobe o monte, recebe a INSTRUÇÃO, e no final, Adonay manda ele descer para ver o que o povo estava fazendo, daí ele desce, vê a palhaça e quebra as tábuas enfurecido.

E o texto que citei demonstrou claramente que antes da outorga o povo já havia aprendido.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 10:01 am

Tem razão. Em Êxodo 20 Yavé apenas cita os 10 mandamentos a Moisés. Só depois é que Moisés os torna públicos.

Mesmo assim isso não muda nada. Para mim está muito claro que o conhecimento sobre Yavé e sua vontade não era ostensivo. Os poucos gatos pingados que adoravam a Yavé achavam que ele era apenas uma opção dentre muitos outros deuses.

No NT, inclusive, Paulo prega aos gregos sobre o Deus desconhecido e o Identifica como Yavé. No altar dos caras havia representações de vários deuses, inclusive do nosso.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 05 Jul 2011, 10:25 am

famado escreveu:Tem razão. Em Êxodo 20 Yavé apenas cita os 10 mandamentos a Moisés. Só depois é que Moisés os torna públicos.

Mesmo assim isso não muda nada. Para mim está muito claro que o conhecimento sobre Yavé e sua vontade não era ostensivo. Os poucos gatos pingados que adoravam a Yavé achavam que ele era apenas uma opção dentre muitos outros deuses.

No NT, inclusive, Paulo prega aos gregos sobre o Deus desconhecido e o Identifica como Yavé. No altar dos caras havia representações de vários deuses, inclusive do nosso.

Irmão..

Não estou negando que o mundo era paganizado, e tbm não estou dizendo que vivemos em outras eras. A situação é a mesma.

Mas o fato que tento lhe mostrar é que YHWH sempre se fez único e sempre através de seus servos (não mais pagãos) anunciar-se como legitimo.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por famado em Ter 05 Jul 2011, 10:33 am

Isso é que não concordo. Não há provas de que Javé exigia exclusividade antes da sistematização feita por Moisés. Contrariamente, há inúmeros indícios de que os esporádicos adoradores não eram exclusivistas. Eu já citei muitas passagens aqui mostrando isso.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:24 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: