.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
61 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 61 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Significado de YHWH

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

t? escrito... O Significado de YHWH

Mensagem por famado em Qua 15 Jun 2011, 11:49 am

Até Deus aparecer na sarça para Moisés, Ele não se havia revelado como YHWH a Abraão, Isaac e Jacó, mas tão somente como o Deus Todo Poderoso (ou El Shaday).

Após a queda de Adão, a geração do neto dele, Enos, foi a primeira a invocar o nome YHWH. Assim, previamente ao episódio da sarça, havia sacerdotes que invocavam YHWH. Melquisedeque e Jetro (o sogro de Moisés) são dois exemplos. Contudo, estes homens não eram sacerdotes exclusivamente de YHWH, mas de outros deuses (leiam-se demônios) também. Deus não exigia exclusividade.

Foi a partir da relação com Moisés que YHWH passou a exigir exclusividade, a dizer que Ele era o único Deus existente e que os demais eram falsos.

Com a instituição de lei, inclusos aí os dez mandamentos, a pronúncia mais correta de YHWH se perdeu, devido ao medo dos hebreus em repetir o nome e pecar por tomá-lo em vão. Alguns teólogos são da opinião que não foi por causa do terceiro mandamento, mas porque Israel queriam escondê-la dos demais povos. O mais provável é que fosse Javé, ou Yavé ou Yawé (w com som de u).

Posteriormente, os eruditos hebreus adicionaram as vogais de Adonai (Senhor) ao tetragrama e daí vem a pronúncia Jeová.

Alguns traduzem Javé por Senhor, mas a tradução correta é Eu Sou, ou Eu Sou O Que Sou, ou ainda Eu Serei O Que Serei. Quando Moisés perguntou a Deus, em nome de quem diria a Israel que foi enviado, Ele respondeu, “diga que o Eu Sou te enviou... diga que Javé te enviou”.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

t? escrito... Re: O Significado de YHWH

Mensagem por famado em Qui 16 Jun 2011, 8:43 am

Há estudos diversos sobre o significado de YHWH. Em geral, o que se acha é que o tetragrama transmite a idéia de atemporalidade, poder absoluto e decisão inequívoca. Assim, quando Yavé revelou seu nome a Moisés, Ele na verdade estaria dizendo, "Eu sou o que sou e farei o que eu quiser para libertar Israel".

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Qui 16 Jun 2011, 12:30 pm

famado escreveu:

Foi a partir da relação com Moisés que YHWH passou a exigir exclusividade, a dizer que Ele era o único Deus existente e que os demais eram falsos.

Eu entendo que Deus sempre exigiu exclusividade desde o princípio, visto que Ele nunca mencionou a existência de um outro Deus, e se Ele não mencionou, então subtende-se que Ele é único (exclusivo).

"Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." (Isaías 43 : 10)

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317

Mensagem por famado em Qui 16 Jun 2011, 2:41 pm

Está claro que Deus sempre quis exclusividade, mas isso não foi inicialmente colocado por Ele. Veja, Melquisedeque era jebuseu. Um jebuseu não era semita, mas cananita e, portanto, politeísta.

Jetro, o sogro de Moisés, era sacerdote em Midiã. Os midianitas eram descendentes de Abraão. Em que pese serem um povo semita, tb eram politeístas.

Outro exemplo ainda era Balaão, o profeta. Ele era profeta de vários deuses. Inclusive, YHWH fala com ele no episódio de Balaque, o rei politeísta moabita. A Palavra fala que Balaão era adivinho, falava com os demônios e com YHWH.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Qui 16 Jun 2011, 5:25 pm

famado escreveu:Está claro que Deus sempre quis exclusividade, mas isso não foi inicialmente colocado por Ele. Veja, Melquisedeque era jebuseu. Um jebuseu não era semita, mas cananita e, portanto, politeísta.

Donde vc leu que Melquisedeque era jebuseu?

1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.

É impossível um sacerdote do Deus Altíssimo ser politeísta, não é mesmo?... oh my

Se Melquisedeque era sem pai, sem mãe, sem genealogia, como é que ele era jebuseu?... oh my

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Sex 17 Jun 2011, 11:00 am

O texto de NT apenas faz de Melquisedeque uma figura de Cristo. Uma tipologia tão somente. Ele era sem pai, sem mãe, sem genealogia porque não se fala nada dele além do pequeno relato em gênesis. É uma comparação metafórica.

Ele era jebuseu porque Jerusalém era a cidade dos jebuseus. Ela somente se tornou de Israel quando David a conquistou, centenas de anos (senão mil) após a existência de Abraão. Os jebuseus fazem parte de lista que YHWH mandou exterminar do mapa por serem politeístas.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por lordakner em Sex 17 Jun 2011, 12:39 pm

famado escreveu: Os jebuseus fazem parte de lista que YHWH mandou exterminar do mapa por serem politeístas.
Quem mais ele mandou exterminar e quais os motivos? oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por famado em Sex 17 Jun 2011, 4:46 pm

Ele mandou exterminar todos os povos que moravam na região que seria conquistada por Israel.

Os motivos eram parecidos com os que levaram à destruição de Sodoma.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Sex 17 Jun 2011, 8:37 pm

famado escreveu:O texto de NT apenas faz de Melquisedeque uma figura de Cristo. Uma tipologia tão somente. Ele era sem pai, sem mãe, sem genealogia porque não se fala nada dele além do pequeno relato em gênesis. É uma comparação metafórica.

Ele era jebuseu porque Jerusalém era a cidade dos jebuseus. Ela somente se tornou de Israel quando David a conquistou, centenas de anos (senão mil) após a existência de Abraão. Os jebuseus fazem parte de lista que YHWH mandou exterminar do mapa por serem politeístas.

Ah sei, dedução sua... oh my

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Sex 17 Jun 2011, 8:39 pm

lordakner escreveu:
famado escreveu: Os jebuseus fazem parte de lista que YHWH mandou exterminar do mapa por serem politeístas.
Quem mais ele mandou exterminar e quais os motivos? oh my

Tu tá banido, ou não?...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Sex 17 Jun 2011, 10:38 pm

Jarbas escreveu:
famado escreveu:O texto de NT apenas faz de Melquisedeque uma figura de Cristo. Uma tipologia tão somente. Ele era sem pai, sem mãe, sem genealogia porque não se fala nada dele além do pequeno relato em gênesis. É uma comparação metafórica.

Que dedução minha o que... O cara era rei e sacerdote de Salem (ou Jerusalém), logo, só podia ser jebuseu. O que mais seria?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Sex 17 Jun 2011, 10:56 pm

famado escreveu:
Jarbas escreveu:

Que dedução minha o que... O cara era rei e sacerdote de Salem (ou Jerusalém), logo, só podia ser jebuseu. O que mais seria?

Só podia né???... oh my ..."E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." (I Coríntios 4 : 6)...aprenda que tem que estar escrito que Melquisedeque era jebuseu. O só podia seu, não vale.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por lordakner em Seg 20 Jun 2011, 9:31 pm

famado escreveu:Ele mandou exterminar todos os povos que moravam na região que seria conquistada por Israel.

Alguma prova arqueológica ou histórica? oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Well em Ter 21 Jun 2011, 12:08 am

Uma coisa era fato naquela época: os povos quando entravam em combate era para matar ou morrer. Agora o que muita gente boa não sabe é que era costume do povo vencedor oferecer os cativos inimigos como sacrifício a seus deuses, todos eles, inclusive mulheres, crianças, velhos, tudo. Israel estava inserido nesse contexto cultural com a diferença que não cultuava a deuses.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por lordakner em Ter 21 Jun 2011, 5:33 am

Well escreveu:Uma coisa era fato naquela época: os povos quando entravam em combate era para matar ou morrer. Agora o que muita gente boa não sabe é que era costume do povo vencedor oferecer os cativos inimigos como sacrifício a seus deuses, todos eles, inclusive mulheres, crianças, velhos, tudo. Israel estava inserido nesse contexto cultural com a diferença que não cultuava a deuses.
Se Israel não "Cultuasse Deuses" não haveriam tantas advertências na Bíblica contra o politeísmo.
oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por lordakner em Ter 21 Jun 2011, 5:39 am

Paganismo
retorna à Israel

Como muitos soldados
que tomam parte em operações em Gaza, Omer ocasionalmente toma alguns momentos para orar, mas ele não ora ao Senhor de Israel. Omer se considera Pagão e jurou uma aliança a três Deuses antigos. Durante o combate, ele diz que eles aparecem diante dele, dando-lhe força durante os momentos mais árduos.

Omer ainda está no exército e se recusa ser entrevistado para esta história.
Mas assim mesmo ele diz pertencer a uma religião cujo objetivo é reviver a adoração aos Deuses antigos. Em um forum de Paganismo online em lingua hebraica, os relatos de Omer em sua experiência em Gaza são comuns. Outro usuário lembra como orou para Anat, o Deus da Guerra dos Cananeus, enquanto servia em uma unidade de elite de combate.
Os dois soldados são parte de uma pequena comunidade de Pagãos que tem se
desenvolvido em Israel. Influenciados por movimentos nos EUA e Europa, os seguidores acreditam em multiplos Deuses.

"O Paganismo Moderno está comprometido com uma variedade de religiões e
crenças, a maior parte estão baseadas em antigos rituais Pagãos", disse Rinat Korbet, uma pesquisadora da Universidade Bar-Ilan que escreveu sua tese sobre a Comunidade Pagã em Israel baseada na sua presença online. "As pessoas parecem quere retomar a essência do paganismo ancestral e adaptá-lo ao nosso tempo. Muitos dos seguidores tem altares domiciliares onde eles podem expressar suas crenças na Natureza e nos Deuses. Todas
as pessoas que eu entrevistei também tem parte em rituais e cerimônias comunitárias, em ambientes adequados ao espírito do paganismo."

http://betoquintas.blogspot.com/2009/03/paganismo-retorna-israel.html?zx=b2d98c676697d8a1

Editado por extrapolação do limite de linhas. silvamelo - adm.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Well em Ter 21 Jun 2011, 1:50 pm

lordakner escreveu:
Well escreveu:Uma coisa era fato naquela época: os povos quando entravam em combate era para matar ou morrer. Agora o que muita gente boa não sabe é que era costume do povo vencedor oferecer os cativos inimigos como sacrifício a seus deuses, todos eles, inclusive mulheres, crianças, velhos, tudo. Israel estava inserido nesse contexto cultural com a diferença que não cultuava a deuses.
Se Israel não "Cultuasse Deuses" não haveriam tantas advertências na Bíblica contra o politeísmo.
oh my
Mas Israel foi politeísta também. Adorou outros deuses, etc e tal.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por lordakner em Ter 21 Jun 2011, 4:02 pm

Well escreveu:
lordakner escreveu:
oh my
Mas Israel foi politeísta também. Adorou outros deuses, etc e tal.
É o que eu estou dizendo.
Foi e é Politeísta.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Tupac em Ter 21 Jun 2011, 7:32 pm

famado escreveu:Ele mandou exterminar todos os povos que moravam na região que seria conquistada por Israel.

Interessante o comportamento dos unicos que prestavam em sodoma, após a destruição da mesma, han?

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Nietzsche

Meu site, galera - www.bemviveronline.com
Ultimos textos (meus): Lyoto x Shogun || Poeira de estrelas Valew...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1112

Mensagem por Eduardo em Ter 21 Jun 2011, 7:56 pm

famado escreveu:Está claro que Deus sempre quis exclusividade, mas isso não foi inicialmente colocado por Ele. Veja, Melquisedeque era jebuseu. Um jebuseu não era semita, mas cananita e, portanto, politeísta.
Discordo!

Ser jebuseu denota apenas nacionalidade e não necessariamente uma opção politeísta. Sempre houve fieis ao Deus único e verdadeiro em todos os povos e tempos.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por meninao em Qua 22 Jun 2011, 12:51 am

Eduardo escreveu:
Discordo!

Ser jebuseu denota apenas nacionalidade e não necessariamente uma opção politeísta. Sempre houve fieis ao Deus único e verdadeiro em todos os povos e tempos.
Até entre os Maias e Aztecas?
Eles adoravam Jeová? oh my
(Mania de Crente achar que aquele deserto era o "Mundo Inteiro") oh my oh my oh my

meninao
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 275

Mensagem por Ton em Qui 23 Jun 2011, 2:29 pm

famado escreveu:Melquisedeque e Jetro (o sogro de Moisés) são dois exemplos. Contudo, estes homens não eram sacerdotes exclusivamente de YHWH, mas de outros deuses (leiam-se demônios) também. Deus não exigia exclusividade.
Só um detalhe: Tanto em Gn 14:18 quanto em Hb 7:1, vemos dizendo que Melquisedeque era Sacerdote "do DEUS Altíssimo", expressão tal somente aplicada ao DEUS de Abraão, Isaque e Jacó.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Ton em Qui 23 Jun 2011, 2:36 pm

À Exemplo do que acontecerá no Fim do Juízo, dessa vez liderado pelo Messias.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por famado em Dom 26 Jun 2011, 2:37 pm

Dois bons exemplos de pessoas que adoravam e serviam a Javé a a outros deuses são Jacó e Jetro.

No episódio onde Jacó se encontra com Javé ele faz um propósito, onde diz que se for bem sucedido em sua empreitada, Javé seria o seu Deus. Isto pode querer dizer duas coisas: ou ele não adorava a deus nenhum (pouco provável) e tinha várias opções, dentre elas Javé, ou ele adorava a vários deuses e escolheria a Javé dentre todos, caso fosse bem sucedido.

Já Jetro, o sacerdote de Midiã e sogro de Moisés, quando veio trazer Zilpa ao genro no deserto, após o episódio da saída de Israel do Egito, ouviu as historias da operação de Javé, punindo os egípcios e salvando Israel. Daí, ele disse a Moisés "agora sei que Javé é maior que os demais deuses". Isto deixa claro que ele era um sacerdote de vários deuses além de Javé.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Dom 26 Jun 2011, 2:41 pm

lordakner escreveu:

Alguma prova arqueológica ou histórica? oh my

Esse é um tópico teológico e não da ala dos ateístas. Sua questão é improcedente.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:21 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: