.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
58 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 58 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Evangélicos nos EUA apoiando pena de morte , compatível com o Cristianismo ?

Página 4 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Evangélicos nos EUA apoiando pena de morte , compatível com o Cristianismo ?

Mensagem por oliveira leite em Ter 24 Maio 2011, 7:55 pm

Os mortos não precisam de justiça
os vivos sim

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552
flag : Brasil

Re: Evangélicos nos EUA apoiando pena de morte , compatível com o Cristianismo ?

Mensagem por meninao em Ter 24 Maio 2011, 9:49 pm

Karla Cristina escreveu:
Não sei se moramos no mesmo país, no meu os favelados a maioria tem televisão, computador, carro velho. No país onde moro tem vale gás, vale leite, vale um punhado de coisa. No país onde moro tá faltando mão de obra de ajudante de pedreiro, tá faltando babás, faxineiras. Será que vivemos no mesmo país?No meu país, acredito ser muito dificil, uma pessoa que não seja preguiçosa, passar fome.
Caso você esteja se referindo às classes "C,D e E" (Ajudantes de pedreiro, Babás, Faxineiras), você está falando das classes onde há a maior concentração de Evangélicos.
Será que eles não progridem porque são preguiçosos ou porque são ensinados nos templos a esperarem milagres, enquanto trabalham de "Obreiros", sem remuneração?
Não é sem razão que dizem que "A Religião É O Ópio do Povo!".

meninao
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 275

Mensagem por oliveira leite em Ter 24 Maio 2011, 10:00 pm

Meu amigo quem falou isso estava bebado
ele não quis dizer a religião é o opio do povo
o que ele quis dizer foi

"a religião é o obvio do povo" japinha

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 9:42 am

Karla Cristina escreveu:
meninao escreveu:

É.
Definitivamente não moramos no mesmo país.
Quando você vier ao meu país, procure visitar uma favela e veja como são as condições de vida lá.
Visite uma escola pública também.
E tente viver um mês com o bolsa família (você e seus 7 filhos)

Aqui tem um artigo de um sociólogo do meu país, caso queria dar uma lida, vai lhe ser de grande valia.
http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v19n54/a05v1954.pdf

Nada no mundo justifica ser bandido. Uma vida não é mais importante que a outra, então melhor passar fome, e morrer de fome (o que acho dificil) do que virar bandido, se armar até os dentes e está preparado para matar o primeiro que passar no caminho.

Queria ver você falar isso, se chegasse no seu barraco, depois de procurar emprego o dia inteiro e olhasse as panelas vazias da sua casa e seus 3 filhos chorando de fome.

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 12:07 pm

silvamelo escreveu:
Articulador escreveu:mas a PERSONALIDADE não mudou.
temos então que a pena de morte no antigo testamento tinha uma RAZÃO de existir. Aliás vc começa dizendo que Deus não mudou , e termina dizendo que Deus cometeu um 'erro' (equivalente), já que somente na época Cristã teria 'entendido' que o homem não teria condição de aplicar sua lei , que isto Silva, você está pintando um 'deus' distônico, que nem mesmo conhece o interior do homem, ao acaso ele precisava fazer algum experiência ?? .
Não estou dizendo que "cometeu erro", amigão. Quem cometeu erro foi o homem, que se mostrou incapaz, diante de Deus, de aplicar a Lei corretamente:

"Eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR" (Jeremias 31:32).

"Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço" (Rm 9:31,32).

É claro que Deus sabia disso, mesmo assim permitiu, porque ja havia determinado o Seu plano maior, que era a salvação do homem por meio do sacrifício de Cristo:

"Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei" (Gálatas 3:21).

Portanto não existe essa de que eu terminei "dizendo que Deus cometeu um 'erro' (equivalente)", como você afirmou, porque só estou dizendo o que está na Palavra.

Silva, Eles terem invalidado a aliança, NÃO significa que Deus estivesse fazendo algum teste , você colocou as coisas nestes parametros : "Mas no NT vemos Jesus retirando esta autoridade da mão do homem, justamente por ele não ter condição nenhuma de julgar retamente" , isto implica em um teste temporal. Moisés agiu PERFEITAMENTE COMO DEUS QUERIA , ao matar alguns , apedrejar outros (dai eu ter citado o exemplo do apanhador de gravetos do sábado), enfim, aplicar a lei de DEUS (e portanto de Cristo).

Articulador escreveu:lógico , mas como vc viu , Pedro era o representante da misericórdia de Cristo , e foi patrocinado pelo ES em sua autoridade (nem mesmo era uma decisão INSTITUCIONAL , nem de crimes brutais e reiterados à vista dos seculares) , e fez isto por MISERICÓRDIA , mas aos OUTROS que precisavam dela .
Não vou aqui julgar os atos de Pedro. Aliás, eu creio que ele estava na unção quando sentenciou Ananias e Safira. Porém, não desconsidero que ele agiu ali conforme o seu próprio julgamento, pois:

"Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas" (1 Coríntios 14:32).

Se alguém se considera qualificado para sentenciar os outros a morte, fale por si, pois eu fico com o alerta de Jesus aos discípulos que foi de sempre usarem de misericórdia como critério primordial:

"E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las" (Lucas 9:54-56).

esta interpretação é incabível.
o espírito DO profeta é sujeito a ele mesmo, não o espírito dos outros, está escrito também : "não temais , nenhum fio de cabelo cai de vossas cabeças, sem que Deus o saiba" , evidente que houve permissão de Deus para aquele ato. Segundo vc está sendo um pouco enfadonho ao esquecer algo : já te provei que o BEM COMUM muitas vezes é o amor ao próximo , então espero que não comece a colocar Moisés contra Lucas 9, Deus não se agradaria de você denegrir um bom servo Dele, que recebeu a honra de ouvir que Deus compará-lo ao futuro Messias.

Vamos colocar isto sem demagogia, se hoje um outro país guerreasse contra o Brasil, você acharia aceitável os soldados cristãos (ou qualquer outro) revidarem ? Porque não parte disto para negar o direito dos policiais andarem armados ? E veja , não há a MÍNIMA diferença destes exemplos para nossa discussão - MATAR PELO BEM MAIOR - INSTITUCIONALMENTE , isto é que justifica, não ficarmos com falácias limitativas ao 'pobre' indivíduo, enquanto ele pode estar matando dezenas ..., uma guerra contra a sociedade .

Há pelo menos 04 falácias em tuas argumentações :
a) Jesus é o mesmo Deus do VT, não achou Moisés (ou Davi) faltos de misericórdia ao derramarem sangue por um bem maior, ou mesmo para exemplificação social necessária.
b) o maior bem de uma pessoa é a salvação espiritual , não a carnal.
c) Misericórdia devemos ter com todos , não só com o faltoso, e para isto devemos ver de que lado a misericórdia será mais efetiva.
d) Você certamente não terá como ter dois pesos na questão das guerras e da polícia, não há divisor sobre estas questões.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 12:12 pm

meninao escreveu:
Karla Cristina escreveu:
Não sei se moramos no mesmo país, no meu os favelados a maioria tem televisão, computador, carro velho. No país onde moro tem vale gás, vale leite, vale um punhado de coisa. No país onde moro tá faltando mão de obra de ajudante de pedreiro, tá faltando babás, faxineiras. Será que vivemos no mesmo país?No meu país, acredito ser muito dificil, uma pessoa que não seja preguiçosa, passar fome.
Caso você esteja se referindo às classes "C,D e E" (Ajudantes de pedreiro, Babás, Faxineiras), você está falando das classes onde há a maior concentração de Evangélicos.
Será que eles não progridem porque são preguiçosos ou porque são ensinados nos templos a esperarem milagres, enquanto trabalham de "Obreiros", sem remuneração?

E quem disse isto foi um ATEUZÃO que matou milhões e milhões, não se esqueça.
Agora faltou vc se lembrar que a própria bíblia nos esclarece que o dinheiro gera vaidade, e a vaidade gera afastamento de Deus , então faltou a hipótese óbvia - a pobreza nos deixa próximos de Deus , tanto quanto o dinheiro tende a nos afastar.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 12:15 pm

meninao escreveu:
Karla Cristina escreveu:
meninao escreveu:

É.
Definitivamente não moramos no mesmo país.
Quando você vier ao meu país, procure visitar uma favela e veja como são as condições de vida lá.
Visite uma escola pública também.
E tente viver um mês com o bolsa família (você e seus 7 filhos)

Aqui tem um artigo de um sociólogo do meu país, caso queria dar uma lida, vai lhe ser de grande valia.
http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v19n54/a05v1954.pdf

Nada no mundo justifica ser bandido. Uma vida não é mais importante que a outra, então melhor passar fome, e morrer de fome (o que acho dificil) do que virar bandido, se armar até os dentes e está preparado para matar o primeiro que passar no caminho.

Queria ver você falar isso, se chegasse no seu barraco, depois de procurar emprego o dia inteiro e olhasse as panelas vazias da sua casa e seus 3 filhos chorando de fome.

segundo a 'loigkika' de vocês , 80milhões de Brasileiros deveriam ser bandidos.
no entanto uma parcela ÍNFIMA é que são, prova mais que suficiente para saber que pobreza e bandidagem não deveriam andar juntas , e que estas teorias de pessoas da classe média, são apenas panfletismos comprados sem meditar, de novelas e marketing social. Quase sempre a pobreza só se torna uma DESCULPA CONVENIENTE para a pessoa que já está com a mente voltada a má-indole.

Convidad
Convidado

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 12:25 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Karla Cristina escreveu:

Agora faltou vc se lembrar que a própria bíblia nos esclarece que o dinheiro gera vaidade, e a vaidade gera afastamento de Deus , então faltou a hipótese óbvia - a pobreza nos deixa próximos de Deus , tanto quanto o dinheiro tende a nos afastar.

Dinheiro gera Saúde, Educação, Conforto, Lazer etc.
Pobreza deixa a pessoa próxima da Doença, Ignorância, Penúria, Desesperança.
Esse papo de "a bíblia nos esclarece" é conversa de pastor, para enganar a congregação fracassada dele.
Não o gaste comigo.
O que mais se vê são os pastores esfolando essa mesma gente, e tendo tudo que o dinheiro pode comprar.

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 12:33 pm

meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Karla Cristina escreveu:

Esse papo de "a bíblia nos esclarece" é conversa de pastor, para enganar a congregação fracassada dele.
Não o gaste comigo.
O que mais se vê são os pastores esfolando essa mesma gente, e tendo tudo que o dinheiro pode comprar.

Forista, aqui é um fórum de debates , onde a provocação deste naipe NÃO é bem vinda, já te disse uma vez, e da próxima te editarei, para eu não 'fracassar' como moderador . Favor se corrigir, já te disse que vc está muito perto de um estilo que não admitimos, aqui .

Segundo lugar, dinheiro também gera vaidade, luxúria , hedonismo, falta de amor ao próximo , falta de empatia social , superficialidades , falta de espiritualidade. No porvir, você não vai levar nenhum livro de Nietzsche para ler , mas se chegar até lá, levará a salvação de sua eternidade , e sendo condenado , pouco importará seu nível de cultura, ou quantas vezes vc foi ao teatro.

Convidad
Convidado

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 12:37 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Karla Cristina escreveu:

Não o gaste comigo.

Forista, aqui é um fórum de debates , onde a provocação deste naipe NÃO é bem vinda, já te disse uma vez, e da próxima te editarei, para eu não 'fracassar' como moderador .

Segundo lugar, dinheiro também gera vaidade, luxúria , hedonismo, falta de amor ao próximo , falta de empatia social , superficialidades , falta de espiritualidade. No porvir, você não vai levar nenhum livro de Nietzsche para ler , mas se chegar até lá, levará a salvação de sua eternidade . Favor se corrigir, já te disse que vc está muito perto de um estilo que não admitimos, aqui .

Ah claro, quando vc falou do Ateuzão que matou milhões, tudo bem.
Quando eu falo de pastores que esfolam os coitadinhos não pode e você não admite.
Típica atitude sua, editar mensagens, quando fica sem argumentos.

Se você quer moderar um debate, não deveria participar do mesmo. Isso chama-se isenção.

E já que dinheiro gera luxúria, , hedonismo, falta de amor ao próximo , falta de empatia social , superficialidades , falta de espiritualidade, queime o seu e pregue a palavra de Cristo em troca de comida.
No porvir, certamente serás recompensado.

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 12:43 pm

meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Karla Cristina escreveu:

Não o gaste comigo.

Forista, aqui é um fórum de debates , onde a provocação deste naipe NÃO é bem vinda, já te disse uma vez, e da próxima te editarei, para eu não 'fracassar' como moderador .

Segundo lugar, dinheiro também gera vaidade, luxúria , hedonismo, falta de amor ao próximo , falta de empatia social , superficialidades , falta de espiritualidade. No porvir, você não vai levar nenhum livro de Nietzsche para ler , mas se chegar até lá, levará a salvação de sua eternidade . Favor se corrigir, já te disse que vc está muito perto de um estilo que não admitimos, aqui .

Quando eu falo de pastores que esfolam os coitadinhos não pode e você não admite.

Se você quer moderar um debate, não deveria participar do mesmo. Isso chama-se isenção.

E já que dinheiro gera luxúria, , hedonismo, falta de amor ao próximo , falta de empatia social , superficialidades , falta de espiritualidade, queime o seu e pregue a palavra de Cristo em troca de comida.

não estou aqui para bater boca com 'esquecidos', VOCÊ acusou a religião alheia de ser 'ópio do povo', nada mais justo que te lembrar que a pessoa que falou isto , foi a que mais vendeu 'ÓPIO E SANGUE' ao povo, isto se chama CONTRA-ARGUMENTAÇÃO, bem diferente da tua acusação despropositada , provocativa, dizendo que cristãos são fracassados .

qualquer outra mensagem fora do tema será apagada.
Articulador

Convidad
Convidado

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 12:48 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Karla Cristina escreveu:

Não o gaste comigo.

não estou aqui para bater boca com 'esquecidos', VOCÊ acusou a religião alheia de ser 'ópio do povo', nada mais justo que te lembrar que a pessoa que falou isto , foi a que mais vendeu 'ÓPIO E SANGUE' ao povo, isto se chama CONTRA-ARGUMENTAÇÃO, bem diferente da tua acusação despropositada , provocativa, dizendo que cristãos são fracassados .

qualquer outra mensagem fora do tema será apagada.
Articulador

1) Não generalize. Não disse que CRISTÃOS são fracassados, disse que pastores de má índole se aproveitam de cristãos fracassados. Basta ler novamente.
2) Caso você ache que é mentira que ALGUNS pastores abusam da boa fé de alguns cristãos fracassados, lhe tomando o pouco dinheiro que tem, eu paro por aqui.

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 12:58 pm

meninao escreveu:

1) Não generalize. Não disse que CRISTÃOS são fracassados, disse que pastores de má índole se aproveitam de cristãos fracassados. Basta ler novamente.
2) Caso você ache que é mentira que ALGUNS pastores abusam da boa fé de alguns cristãos fracassados, lhe tomando o pouco dinheiro que tem, eu paro por aqui.

meninao say :
Esse papo de "a bíblia nos esclarece" é conversa de pastor, para enganar a congregação fracassada dele

isto é generalização,
Segundo , se para um materialista ser humilde é ser fracassado , para outras pessoas que não se preocupam tanto com materialismos, existem pessoas muito alegres na relativa pobreza , tendo valores muito melhores e mais altos a preservar, como já foi exposto, e sempre foi previsto na própria bíblia :

(Provérbios 30:8) - Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
(Provérbios 30:9) - Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.

Convidad
Convidado

Mensagem por silvamelo em Qua 25 Maio 2011, 1:50 pm

Articulador escreveu:Silva, Eles terem invalidado a aliança, NÃO significa que Deus estivesse fazendo algum teste , você colocou as coisas nestes parametros : "Mas no NT vemos Jesus retirando esta autoridade da mão do homem, justamente por ele não ter condição nenhuma de julgar retamente" , isto implica em um teste temporal. Moisés agiu PERFEITAMENTE COMO DEUS QUERIA , ao matar alguns , apedrejar outros (dai eu ter citado o exemplo do apanhador de gravetos do sábado), enfim, aplicar a lei de DEUS (e portanto de Cristo).
Vai com calma, Articulador. Aonde você me viu falando de Moisés? Tudo que eu apresentei foi o que a bíblia diz. Você vai negar que, em Cristo, a autoridade do homem para julgar o semelhante foi retirada?

AT:
"Mas se houver morte, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Êxodo 21:23-25).

NT:
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5 : 38,39).

Não estou inventando nada. É exatamente o que a Bíblia diz.

Articulador escreveu:esta interpretação é incabível.
o espírito DO profeta é sujeito a ele mesmo, não o espírito dos outros,
Quem disse outra coisa?

Articulador escreveu:está escrito também : "não temais , nenhum fio de cabelo cai de vossas cabeças, sem que Deus o saiba" , evidente que houve permissão de Deus para aquele ato.
Quem disse outra coisa?

Articulador escreveu:evidente que houve permissão de Deus para aquele ato. Segundo vc está sendo um pouco enfadonho ao esquecer algo : já te provei que o BEM COMUM muitas vezes é o amor ao próximo , então espero que não comece a colocar Moisés contra Lucas 9, Deus não se agradaria de você denegrir um bom servo Dele, que recebeu a honra de ouvir que Deus compará-lo ao futuro Messias.
Não vou deixar de falar como eu entendo, só para evitar ser um enfado para você. Não crê assim? Amém! Se ficar muito enfadado, ignore.

Outra: você não precisou me provar nada! Nunca neguei que o bem comum fosse o amor ao próximo. Você fala, como se eu estivesse fazendo apologia à libertação de todos os presos, a pretexto de amor ao próximo, quando é você que está comprando a pena de morte. Para refrescar sua memória, que anda meio fraca nessas horas, o meu entendimento de amor ao próximo como bem comum nesta tema é que os presos CUMPRAM suas penas e que haja PRISÃO PERPÉTUA para crimes bárbaros.

E já lhe falei que NÃO estou denegrindo Moisés. Eleve o nível de argumentação, pois você está misturando tudo. É a Palavra de Deus que você tem de refutar agora, já que subtamente você resolveu defender a vigência da Lei nesses casos.

Articulador escreveu:Vamos colocar isto sem demagogia, se hoje um outro país guerreasse contra o Brasil, você acharia aceitável os soldados cristãos (ou qualquer outro) revidarem ? Porque não parte disto para negar o direito dos policiais andarem armados ? E veja , não há a MÍNIMA diferença destes exemplos para nossa discussão - MATAR PELO BEM MAIOR - INSTITUCIONALMENTE , isto é que justifica, não ficarmos com falácias limitativas ao 'pobre' indivíduo, enquanto ele pode estar matando dezenas ..., uma guerra contra a sociedade .
Deixe de criancice, Articulador. Você sabe que o soldado no exercício da função, viola a Lei e fica sem culpa! E o NT nunca aboliu o serviço da guarda:

"E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo" (Lucas 3:14).

Articulador escreveu:Há pelo menos 04 falácias em tuas argumentações :
Só na tua cabeça!

Articulador escreveu:a) Jesus é o mesmo Deus do VT, não achou Moisés (ou Davi) faltos de misericórdia ao derramarem sangue por um bem maior, ou mesmo para exemplificação social necessária.
Não neguei que Jesus é o mesmo do AT, não denegri Moisés e Davi, dei de quebra a explicação sobre o bem maior e demonstrei que a falácia está sendo sua.

Articulador escreveu:b) o maior bem de uma pessoa é a salvação espiritual , não a carnal.
Não neguei isso, mas demonstrei que, em Cristo, não se faz mais justiça com as próprias mãos, portanto, tergiversação tua.

Articulador escreveu:c) Misericórdia devemos ter com todos , não só com o faltoso, e para isto devemos ver de que lado a misericórdia será mais efetiva.
Mostrei para você que eu defendo a PRISÃO EM JUSTA MEDIDA como forma eficaz de misericórdia para com todos, portanto tergiversou de novo.

Articulador escreveu:d) Você certamente não terá como ter dois pesos na questão das guerras e da polícia, não há divisor sobre estas questões.
Demonstrei que aqui você está fazendo vista grossa, julgando pela aparência e não pela reta justiça, como quando lhe convém, portanto, falta de dois pesos teus...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 3:12 pm

silvamelo escreveu:
Articulador escreveu:Silva, Eles terem invalidado a aliança, NÃO significa que Deus estivesse fazendo algum teste , você colocou as coisas nestes parametros : "Mas no NT vemos Jesus retirando esta autoridade da mão do homem, justamente por ele não ter condição nenhuma de julgar retamente" , isto implica em um teste temporal. Moisés agiu PERFEITAMENTE COMO DEUS QUERIA , ao matar alguns , apedrejar outros (dai eu ter citado o exemplo do apanhador de gravetos do sábado), enfim, aplicar a lei de DEUS (e portanto de Cristo).
Vai com calma, Articulador. Aonde você me viu falando de Moisés? Tudo que eu apresentei foi o que a bíblia diz. Você vai negar que, em Cristo, a autoridade do homem para julgar o semelhante foi retirada?

AT:
"Mas se houver morte, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Êxodo 21:23-25).

NT:
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5 : 38,39).

Não estou inventando nada. É exatamente o que a Bíblia diz.

mais uma vez :
- a lei mudou
- a moralidade de Jesus não.

o que você talvez não entenda, ou não queira aceitar, é que se tomarmos Mateus5 como uma regra INSTITUCIONAL , equivale a dizer que um pais não possa ter exercito . Um dos motivos da abolição da lei mosaíca, é que a lei do VT se confundia com o estado religioso , no NT a lei TINHA que ser modificada , pois seria a lei de Cristo vivendo SOB as regras laicas de cada estado-gentio, este é um dos motivos. O mesmo perdão que tinhamos que ter no VELHO testamento , tinhamos que ter no NOVO , mas isto é do ponto de vista INDIVIDUAL , porque na questão institucional, os países ainda continuariam a ter leis para guerrar, reprimir a bandidagem, enjaular (e portanto NÃO perdoar, ou dar a outra face, ululante).

Articulador escreveu:esta interpretação é incabível.
o espírito DO profeta é sujeito a ele mesmo, não o espírito dos outros,
Quem disse outra coisa?

você ué, senão nem teria motivo para usar este verso.
o Espírito que MORA no profeta é sujeito a ele mesmo , isto NÃO significa que o profeta manda o ES fazer o que bem entender, este ensino está descontextualizado , foi dado para falar de CONTENÇÃO ao usar dom de línguas (por exemplo), disto inferir que Ele poderia mandar alguém morrer, em DESAGRADO com o que Deus queria, tem distância.

Articulador escreveu:está escrito também : "não temais , nenhum fio de cabelo cai de vossas cabeças, sem que Deus o saiba" , evidente que houve permissão de Deus para aquele ato.
Quem disse outra coisa?

tá silvamelo , vamos deixar mais patente teu argumento : Pedro USOU os poderes divinos , para MANDAR outra pessoa morrer , Deus permitiu (ou não, vc não foi explícito) , MAS deve ter-se desagradado (motivo único , excludente , para vc ter usado o verso).

Articulador escreveu:evidente que houve permissão de Deus para aquele ato. Segundo vc está sendo um pouco enfadonho ao esquecer algo : já te provei que o BEM COMUM muitas vezes é o amor ao próximo , então espero que não comece a colocar Moisés contra Lucas 9, Deus não se agradaria de você denegrir um bom servo Dele, que recebeu a honra de ouvir que Deus compará-lo ao futuro Messias.
Não vou deixar de falar como eu entendo, só para evitar ser um enfado para você. Não crê assim? Amém! Se ficar muito enfadado, ignore.

Outra: você não precisou me provar nada! Nunca neguei que o bem comum fosse o amor ao próximo. Você fala, como se eu estivesse fazendo apologia à libertação de todos os presos, a pretexto de amor ao próximo, quando é você que está comprando a pena de morte. Para refrescar sua memória, que anda meio fraca nessas horas, o meu entendimento de amor ao próximo como bem comum nesta tema é que os presos CUMPRAM suas penas e que haja PRISÃO PERPÉTUA para crimes bárbaros.

E já lhe falei que NÃO estou denegrindo Moisés. Eleve o nível de argumentação, pois você está misturando tudo. É a Palavra de Deus que você tem de refutar agora, já que subtamente você resolveu defender a vigência da Lei nesses casos.

o Enfado aqui é a insistência na falácia de 'esquecimento', como bem explanei acima, muitas vezes já te falei sobre BEM COMUM , e vc ignorou para continuar focando em 'bem do indivíduo', para colocar o tempo inteiro os defensores desta probabilidade , como 'não misericordiosos'. 'legalistas' , 'anti-graça'..

Minha memória é excelente Silva, enquanto eu não desprezo argumento algum teu , você passou por cima do meu , e vem aqui marrudo querendo falar em nível de argumentação ? , quando você souber debater o tema sem emitir juízos implícitos ou explicitos sobre a moralidade alheia , então volte a falar sobre nível argumentativo , porque se não somos misericórdiosos , você terá que admitir que Moisés também não era, e isto é sim denegrimento a um bom servo de Deus , porque não resolveu isto , antes do queixa sem bom-senso ?

Defender vigência ? não defender INTERPRETAÇÃO , você não pode adulterar, roubar, se prostituir, usar o nome de Deus em vão , ser homossexual, etc.. Só porque Jesus mandou perdoarmos , isto não vai provar que Ananias e Safira não precisavam morrer por um BEM MAIOR (ou será que Pedro então era assassino , anti-cristão , ou não misericordioso ? fale o português claro), não tente me imputar legalismo, só porque estou mostrando tua interpretação errônea das palavras de Cristo.

Articulador escreveu:Vamos colocar isto sem demagogia, se hoje um outro país guerreasse contra o Brasil, você acharia aceitável os soldados cristãos (ou qualquer outro) revidarem ? Porque não parte disto para negar o direito dos policiais andarem armados ? E veja , não há a MÍNIMA diferença destes exemplos para nossa discussão - MATAR PELO BEM MAIOR - INSTITUCIONALMENTE , isto é que justifica, não ficarmos com falácias limitativas ao 'pobre' indivíduo, enquanto ele pode estar matando dezenas ..., uma guerra contra a sociedade .
Deixe de criancice, Articulador. Você sabe que o soldado no exercício da função, viola a Lei e fica sem culpa! E o NT nunca aboliu o serviço da guarda:

"E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo" (Lucas 3:14).

não uso da puerilidade que vc usou acima,
Tanto que você me confirmou, INSTITUCIONALMENTE o judiciário seria o 'soldado que viola a lei fica sem culpa' , e o NT nunca aboliu mesmo o serviço de guarda , inclusive quando tiver que MATAR para cumprir o BEM MAIOR , então ficamos que meu argumento foi provado pelas tuas próprias palavras , assim quem sabe ouça antes de pré-julgar .

Articulador escreveu:Há pelo menos 04 falácias em tuas argumentações :
Só na tua cabeça!

não , já demonstradas

Articulador escreveu:a) Jesus é o mesmo Deus do VT, não achou Moisés (ou Davi) faltos de misericórdia ao derramarem sangue por um bem maior, ou mesmo para exemplificação social necessária.
Não neguei que Jesus é o mesmo do AT, não denegri Moisés e Davi, dei de quebra a explicação sobre o bem maior e demonstrei que a falácia está sendo sua.

no momento que diz que defender pena de morte institucional é ser anti-cristão , anti-graça, anti-misericórdia , legalismo , e todas as explicitudes e implicitudes que usou , desmereceu Moisés ! Não tenho culpa para onde tua tese te levou, e se não entendeu ainda que tua tese não tem NEM como ser aplicada no mundo real.

Articulador escreveu:b) o maior bem de uma pessoa é a salvação espiritual , não a carnal.
Não neguei isso, mas demonstrei que, em Cristo, não se faz mais justiça com as próprias mãos, portanto, tergiversação tua.

noops , tua e aumentada pela recalcitrância , já que não será 'com as próprias mãos', se desde o início faço questão de colocar em caixa alta : INSTITUCIONAL , inclusive o que você já admitiu no caso do soldados , portanto é caso findo até.

Articulador escreveu:c) Misericórdia devemos ter com todos , não só com o faltoso, e para isto devemos ver de que lado a misericórdia será mais efetiva.
Mostrei para você que eu defendo a PRISÃO EM JUSTA MEDIDA como forma eficaz de misericórdia para com todos, portanto tergiversou de novo.

noops, minha réplica a este argumento foi que a prisão perpétua é PIOR que a própria morte , e o objetivo maior é a vida eterna, não viver mais 30-50 anos depressivo , mutilado, machucado , enjaulado, desesperado , seviciado , sem esperança . Além do que , também está escrito 'soltai, e vos soltarão, perdoai e vos perdoarão...' , usando tua 'exigiesi', na mesma medida do teu entendimento sobre não poder haver lei para matar, não poderia também haver lei para prisão , quanto menos perpétua , portanto 2 pesos .

Articulador escreveu:d) Você certamente não terá como ter dois pesos na questão das guerras e da polícia, não há divisor sobre estas questões.
Demonstrei que aqui você está fazendo vista grossa, julgando pela aparência e não pela reta justiça, como quando lhe convém, portanto, falta de dois pesos teus...

falaste bem 'falta de dois pesos do Articulador', isto me FALTA mesmo .
E como vimos acima , você não achou mesmo diferenciador entre um policial ter que matar em serviço , ou em uma guerra, LÓGICO , eu estava correto desde o ínicio com meu UM peso : o ensino de Cristo é para entendimento do INDIVÍDUO , não proibição institucional... , até porque policial nenhum, carcereiro deve ser ensinado a 'dar a outra face' em uma rebelião de presos , um embate , ou mesmo quando um bandido esteja apontando uma arma para uma criança, e precise-se atirar preventivamente - aprenda, para não fazer mais julgamentos precipitados , e aproveito para pedir que não malverse a bíblia, o único que julgou alguém pessoalmente aqui foi você , por falta de doutrina adequada na questão.

Convidad
Convidado

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 3:43 pm

Articulador escreveu: até porque policial nenhum, carcereiro deve ser ensinado a[i] 'dar a outra face' em uma rebelião de presos , um embate , ou mesmo quando um bandido esteja apontando uma arma para uma criança, e precise-se atirar preventivamente.
Vamos lhe explicar o que é claro para todo mundo:

1- Um policial, ao atirar em um bandido, não está cumprindo nenhuma "Pena de Morte".
São situações diferentes, pois ele age no intuito IMEDIATO de salvaguardar um inocente ou se defender.
Isso É TÃO CLARO, tão ÓBVIO, tão EXPLÍCITO que QUALQUER UM ENTENDE.

2 - Pena de Morte não se destina a SALVAGUARDAR NINGUÉM. O Criminoso JÁ ESTÁ PRESO! Então a mera PRISÃO PERPÉTUA já impediria que o mesmo causasse dano aos inocentes.

3- Pena de Morte é uma VINGANÇA, e não uma SENTENÇA para que se faça JUSTIÇA.

Isso é tão óbvio, tão compreensível que somente a obtusidade que quem apoia essa barbaridade lhes impede de compreender.

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 4:07 pm

meninao escreveu:
Articulador escreveu: até porque policial nenhum, carcereiro deve ser ensinado a[i] 'dar a outra face' em uma rebelião de presos , um embate , ou mesmo quando um bandido esteja apontando uma arma para uma criança, e precise-se atirar preventivamente.

1- Um policial, ao atirar em um bandido, não está cumprindo nenhuma "Pena de Morte".
São situações diferentes, pois ele age no intuito IMEDIATO de salvaguardar um inocente ou se defender.

2 - Pena de Morte não se destina a SALVAGUARDAR NINGUÉM. O Criminoso JÁ ESTÁ PRESO! Então a mera PRISÃO PERPÉTUA já impediria que o mesmo causasse dano aos inocentes.

Isso é tão óbvio, tão compreensível que somente a obtusidade que quem apoia essa barbaridade lhes impede de compreender.

se fosse 'todo mundo', não haveriam longos debates sobre pena de morte , não venda o peixe antes de tê-lo pescado :

1) IMEDIATO ou não , isto não vai invalidar que é uma autorização para MATAR por um bem maior , o MESMO parâmetro que aqui usei, o mesmo que um país em guerra usa, o mesmo que alguém que mate em legítima defesa. E como vc pareceu não ter entendido lhufas , eu não estou defendendo pena de morte ,e sim a compatibilidade desta defesa com o cristianismo, e para isto o simples fato de existirem forças de segurança já é suficiente.

2) Parece que vc não leu os debates , ou finge que não leu - a pena de morte serviria para resguardar por EXEMPLIFICAÇÃO aos demais faltosos, além de já termos aqui arguido que prisão perpétua é MAIS cruel do que a pena de morte , e novamente : não estamos aqui discutindo se deve-se ou não aplicar a pena de morte , e sim o DIREITO de um cristão defender esta visão.

3) Para os vingativos , e os que não sabem argumentar sem acusar e pechar , para outros é um posicionamento de ordem social que deve ser debatido.

me poupe doravante de VOSSAS obtusidades , primeiro argumente , SE conseguir pelo menos entender o debate, depois se vossos argumentos vingarem, ai poderemos fazer juízo de valores .

Convidad
Convidado

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 4:42 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:

se fosse 'todo mundo', não haveriam longos debates sobre pena de morte , não venda o peixe antes de tê-lo pescado :

Não se está discutindo sobre "pena de morte", neste caso.
Se está discutindo sobre o fato de um policial atirar em um bandido ser o EQUIVALENTE à uma pena de morte.
Pensei que AO MENOS ISSO fosse claro para você.

Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu: até porque policial nenhum, carcereiro deve ser ensinado a[i] 'dar a outra face' em
uma rebelião de presos , um embate , ou mesmo quando um bandido esteja
apontando uma arma para uma criança, e precise-se atirar
preventivamente.

2
- Pena de Morte não se destina a SALVAGUARDAR NINGUÉM. O Criminoso JÁ
ESTÁ PRESO! Então a mera PRISÃO PERPÉTUA já impediria que o mesmo
causasse dano aos inocentes.

1)
IMEDIATO ou não , isto não vai invalidar que é uma autorização para
MATAR por um bem maior , o MESMO parâmetro que aqui usei, o mesmo que
um país em guerra usa, o mesmo que alguém que mate em legítima defesa.
E como vc pareceu não ter entendido lhufas , eu não estou defendendo
pena de morte ,e sim a compatibilidade desta defesa com o cristianismo,
e para isto o simples fato de existirem forças de segurança já é
suficiente.

Um policial atirando em um criminoso e um País que se mobiliza contra um invasor NÃO SÃO EQUIVALENTES À PENA DE MORTE. Isso é claro para TODO MUNDO. São situações DIFERENTES e não há comparação possível entre fatos COMPLETAMENTE DIFERENTES.

Se o cristão apoia a PENA DE MORTE ( Um Indivíduo DETIDO, INCAPAZ DE CAUSAR QUALQUER DANO À SOCIEDADE), simplesmente para "Dar EXEMPLO", o cristão em questão é um IDIOTA.
Ignora os dados e estudos (fartos) que PENA DE MORTE JAMAIS DIMINUIU a incidência de CRIMINALIDADE EM LUGAR ALGUM.

Simples assim.

Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu: até porque policial nenhum, carcereiro deve ser ensinado a[i] 'dar a outra face' em
preventivamente.

2

2) Parece que vc não leu os debates , ou finge que não
leu - a pena de morte serviria para resguardar por EXEMPLIFICAÇÃO aos
demais faltosos, além de já termos aqui arguido que prisão perpétua é
MAIS cruel do que a pena de morte , e novamente : não estamos aqui
discutindo se deve-se ou não aplicar a pena de morte , e sim o DIREITO
de um cristão defender esta visão.

Prisão perpétua é REVERSÍVEL, caso se comprove erro do Judiciário.
Pena de Morte "cumprida" não é.

Parece óbvio.
Pelo menos para alguns. oh my

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 5:05 pm

meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu: até porque policial nenhum, carcereiro deve ser ensinado a 'dar a outra face' em uma rebelião de presos , um embate , ou mesmo quando um bandido esteja apontando uma arma para uma criança, e precise-se atirar preventivamente.

Se está discutindo sobre o fato de um policial atirar em um bandido ser o EQUIVALENTE à uma pena de morte.

não adianta repeteco meninão,
já te foi explanado que estamos discutindo do ponto de vista CRISTÃO se podemos ou não apoiar pena de morte , para isto é IRRELEVANTE se ela é aplicada imediatamente, pelo policial, pelo exército , ou pelo judiciário, importa que ela é aplicada, e isto não invalida o cristianismo destes , ou da sociedade que assim permite . Já te expliquei também que NÃO estou defendendo a pena de morte , e sim o DIREITO de defendê-la , espero não ter que me repetir muito , AO MENOS ISTO ...

Se o cristão apoia a PENA DE MORTE ( Um Indivíduo DETIDO, INCAPAZ DE CAUSAR QUALQUER DANO À SOCIEDADE), simplesmente para "Dar EXEMPLO", o cristão em questão é um EDITADO POR AD-HOMINEM.
Ignora os dados e estudos (fartos) que PENA DE MORTE JAMAIS DIMINUIU a incidência de CRIMINALIDADE EM LUGAR ALGUM.

Simples assim.

se não houvesse valia da discussão , não haveriam estudos , seria o simples senso-comum que dispensaria quaisquer estudos , portanto a fraqueza argumentativa não é minha . Segundo lugar, MAIS UMA VEZ - não estou defendendo a pena de morte, mas o DIREITO DE DEFENDÊ-LA por um cristão , 3x vez que informo. E por último vc 'esqueceu' do argumento de que a pena perpétua é PIOR que a pena de morte, salvo se você imaginar uma cadeia na suiça, e olhe lá.

Articulador escreveu:
meninao escreveu:
Articulador escreveu: até porque policial nenhum, carcereiro deve ser ensinado a 'dar a outra face' em
preventivamente.

2

2) Parece que vc não leu os debates , ou finge que não
leu - a pena de morte serviria para resguardar por EXEMPLIFICAÇÃO aos
demais faltosos, além de já termos aqui arguido que prisão perpétua é
MAIS cruel do que a pena de morte , e novamente : não estamos aqui
discutindo se deve-se ou não aplicar a pena de morte , e sim o DIREITO
de um cristão defender esta visão.

Parece óbvio.

ninguém está discutindo os parâmetros em que ela seria usada , portanto não está se discutindo se com tal situação haveria menos erros , mais erros , ou erro nenhum (como no caso de um duplo exame de DNA) , pensei que PELO MENOS ISTO vc entenderia para não me enfadar. De outro lado , teu argumento não serve para nada , nos EUA o corredor da morte leva 10-15 anos, prazo mais que suficiente para 99% dos erros judiciários serem descobertos , e se alguém ficar muito mais tempo preso (digamos 30 anos) , achar um erro judiciário depois de tanto tempo , não será grande refresco na vida do infeliz. De qualquer modo é outro argumento irrelevante, já que não estamos discutindo COMO implementá-la, mas o direito de defender isto perante a posição cristã.

Convidad
Convidado

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 5:17 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:

não adianta repeteco meninão,
já te foi explanado que estamos discutindo do ponto de vista CRISTÃO se podemos ou não apoiar pena de morte , para isto é IRRELEVANTE se ela é aplicada imediatamente, pelo policial, pelo exército , ou pelo judiciário, importa que ela é aplicada, e isto não invalida o cristianismo destes , ou da sociedade que assim permite . Já te expliquei também que NÃO estou defendendo a pena de morte , e sim o DIREITO de defendê-la , espero não ter que me repetir muito , AO MENOS ISTO ...

Nesta questão Silvamelo já PROVOU que o apoio à Pena de Morte é incompatível com a postura Cristã.
Provou comparando o AT e o NT.
Provou de uma forma tão clara e objetiva que a repetição passa a ser tua.
oh my

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 5:21 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:

Parece óbvio.

ninguém está discutindo os parâmetros em que ela seria usada , portanto não está se discutindo se com tal situação haveria menos erros , mais erros , ou erro nenhum ......... mas o direito de defender isto perante a posição cristã.

As pessoas sensatas estão discutindo SIM, os parâmetros.
Se você acha que "direito de defender isso perante a posição cristã" EXCLUI a discussão de parâmetros, isso só explica porque Silavmelo lhe PROVOU a visão correta e você não entendeu.

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 5:23 pm

meninao escreveu:
Nesta questão Silvamelo já PROVOU que o apoio à Pena de Morte é incompatível com a postura Cristã.
oh my

assim falou o meninão, 'especialista' em AT e NT,.. oh my
porque será que todo ateu sob pressão argumentativa, quer ser 'especialista em bíblia' ? provou nada meninão , SE os ensinos de Cristo fossem para serem usados para limitar INSTITUIÇÕES de aplicarem condições de morte , então bastaria um oficial do exército parar no meio da batalha e dar a outra face..
simplorismo crítico não funciona em debates assim.

Convidad
Convidado

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 5:24 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:

Parece óbvio.

De outro lado , teu argumento não serve para nada , nos EUA o corredor da morte leva 10-15 anos, prazo mais que suficiente para 99% dos erros judiciários serem descobertos , e se alguém ficar muito mais tempo preso (digamos 30 anos) , achar um erro judiciário depois de tanto tempo , não será grande refresco na vida do infeliz. De qualquer modo é outro argumento irrelevante, já que não estamos discutindo COMO implementá-la, mas o direito de defender isto perante a posição cristã.

Qual a parte de "REVERSÍVEL" você não entendeu? oh my

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por meninao em Qua 25 Maio 2011, 5:26 pm

Articulador escreveu:
meninao escreveu:
oh my

assim falou o meninão, 'especialista' em AT e NT,.. oh my
porque será que todo ateu sob pressão argumentativa, quer ser 'especialista em bíblia' ?
Peraí.
Quem citou o AT e NT foi Silvamelo, para lhe explicar o que todo Cristão deveria saber.
Ele é ateu? oh my

meninao
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Qua 25 Maio 2011, 5:28 pm

meninao escreveu:
Articulador escreveu:
meninao escreveu:

Parece óbvio.

ninguém está discutindo os parâmetros em que ela seria usada , portanto não está se discutindo se com tal situação haveria menos erros , mais erros , ou erro nenhum ......... mas o direito de defender isto perante a posição cristã.

As pessoas sensatas estão discutindo SIM, os parâmetros.
Se você acha que "direito de defender isso perante a posição cristã" EXCLUI a discussão de parâmetros, isso só explica porque Silavmelo lhe PROVOU a visão correta e você não entendeu.

entendo , agora quer se escorar atrás dos ombros do Silva... , faça o seguinte, se acha que ele já 'provou' algo , conduza o debate de onde eu parei a tréplica a ele..., se conseguir. Com relação aos parâmetros , NÃO , não precisamos discutir neste momento , apenas o DIREITO do cristo de defender a POSSIBILIDADE da pena de morte, todos aqui são adultos e deverima saber que esta discussão vem antes da parametrização de COMO E QUANTO ela seria aplicada, aliás até citei um caso ABSOLUTO (duplo exame de DNA) , segundo a ciência que ateus costumam idolatrar.

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:08 am

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: