.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 10:53 pm por Jarbas

» EU APOIO O BOLSONARO, E VOCÊ ?
Sab 14 Out 2017, 4:27 pm por Jarbas

» Por que o uso do termo “ESQUERDOPATA” é inadequado?
Sab 14 Out 2017, 10:41 am por gusto

» Uruguai é modelo de respeito aos direitos trabalhistas, revela estudo,
Sab 14 Out 2017, 10:39 am por gusto

» Como classificar este forum?
Sab 14 Out 2017, 10:37 am por gusto

» Assuntos Aleatórios
Sab 14 Out 2017, 10:30 am por gusto

» Consequências da Reeleição
Sex 13 Out 2017, 10:07 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» As evidencias históricas do Novo Testamento
Sex 13 Out 2017, 4:19 pm por Benedito Bernal

» Como saber se Paulo era verdadeiramente apóstolo de Jesus?
Ter 10 Out 2017, 9:18 pm por irmão

Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Aba Pai de Jesus é o mesmo o Jeová do VT???

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O Aba Pai de Jesus é o mesmo o Jeová do VT???

Mensagem por Khwey em Dom 09 Ago 2015, 9:34 pm

Eu creio que qualquer tradução está dizendo que estes sacrifícios eram feitos segundo a lei que foi dada a Moisés, e que a lei era sombra.
Isto leva ao perfeito entendimento de que Hebreus 10 faz uso de força de expressão em relação à lei sombra que foi pelo próprio Deus abolida.

Isto sem falar da clareza que diz que Deus não gostou foi da adoração que fizeram o bezerro de ouro.
Khwey
Antares
Antares

Número de Mensagens : 17272
flag : Brasil

Mensagem por David de Oliveira em Dom 09 Ago 2015, 9:53 pm

Khwey escreveu:Eu creio que qualquer tradução está dizendo que estes sacrifícios eram feitos segundo a lei que foi dada a Moisés, e que a lei era sombra.
Isto leva ao perfeito entendimento de que Hebreus 10 faz uso de força de expressão em relação à lei sombra que foi pelo próprio Deus abolida.

Isto sem falar da clareza que diz que Deus não gostou foi da adoração que fizeram o bezerro de ouro.

Desculpe, mas não há argumentos baseados em referências que  se chegue a essa conclusão, pelo contrário. Acho que o que está pesando mais é a "crença". É mais fácil aceitar a realidade, ainda que esta nos confunda do que aceitar os conceitos rudimentares do Homem. 
Moisés não é digno de confiança; colocá-lo em pé de igualdade com um escritor neo testamentário, ainda que este tenha vivido há dois mil anos não é bom para uma fé bem alicerçada.
O Velho Testamento foi rejeitado em inúmeras referências no NT, inclusive por Jesus. Eu rejeito o VT e sem medo!
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 8465

Mensagem por Khwey em Dom 09 Ago 2015, 10:07 pm

Jesus disse que a lei, os salmos e os profetas dão testemunho dele.

Palavras de Jesus.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Dom 09 Ago 2015, 10:15 pm

Khwey escreveu:Jesus disse que a lei, os salmos e os profetas dão testemunho dele.

Palavras de Jesus.
O Velho Testamento, assim como muitos outros livros, mesmo os escritos por judeus antigos há coisas boas e aproveitáveis. É verdade, há algumas referências no NT com relação ao VT, mas temos de compreender primeiramente o NT para não tomar para nós alguns ensinos.

Veja um exemplo:
Salmos 19:7lei do senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Eu não posso tomar para mim esse ensino só porque o salmista o tomou!
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por David de Oliveira em Dom 09 Ago 2015, 10:36 pm

dormidinha
Orfeu me chama... vou para os seus braços...
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Dom 09 Ago 2015, 10:38 pm

Salmos é um livro profético, e se ele dá testemunho de Cristo, logicamente a lei perfeita é a lei de Cristo.

Sabemos que a lei foi dada apenas aos judeus, e que não retratava a imagem exata das coisas.

Agora basta procurar entender que tudo foi um esquema elaborado por Deus para um propósito bem definido.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 9:05 am

O Salmo 119 é um longo Salmo, mas com ensinos da Lei dos judeus. Claro, há pouquíssimos lugares que podemos analisar como possíveis profecias, mas isso é mais para crer que analisar.
Palavras como: Lei do Senhor, estatutos,  preceitos, decretos, mandamentos,  justas ordenanças, a tua palavra, teus testemunhos, preceitos, eles são os meus conselheiros,  tua justiça etc. não são ensinos proféticos.
Continuo a ficar com entendimentos neotestamentários e Deus nunca ordenou matança de animais para agradá-lo, isso foi fruto de mentes doentias da era do bronze, eu não acredito nesse deus, desculpe... Isso está escrito, não é fruto de minha crença (ou descrença).
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Well em Seg 10 Ago 2015, 10:08 am

Por isso, abri um tópico há um tempo, onde fala de Javé e Jesus. Veja um trecho: A título de curiosidade há, aproximadamente, no AT, 2.500.000 mortes atribuídas a javé e, pasmem, apenas 10 mortes atribuídas a satã.

"Os teólogos procuram por todos os meios explicar os absurdos do AT, interpretando-os das mais diversas maneiras, mas o que fazem mesmo é fugir da realidade que mostra o deus dos hebreus, javé, totalmente humano e seletivo", (trecho de um livro que estou lendo), enquanto Jesus ensina que não pode haver nem judeu, nem grego, nem escravo, nem livre, mas que todos são iguais em Cristo.  
   "El", o deus das montanhas cananeias, tem a ver com javé, partindo de análises arqueológicas, históricas e de passagens bíblicas, como aquela que diz que javé vem de Teman (Hb.3.3);
 - Por que nossas traduções nunca colocam o termo original para "Senhor" como Elohim (deuses) e quase nunca usam El-Shaddai (olha o termo El, dos cananeus, aí). O termo "El" está presente em vários nomes hebraicos - Daniel, Gabriel, Misael, Joel, etc. Quando os hebreus chegaram em Canaã, o deus "El" já era cultuado...;
 - Há uma similaridade incrível entre o Salmo 82 e a crença comum entre os cananeus, os quais representavam os seus deuses reunidos numa assembleia ou concílio, sob a presidência de um deus supremo, como algo semelhante às reuniões ocorridas no monte Olimpo, lideradas por zeus;

http://gospelbrasil.topicboard.net/t8567-jave-e-jesus?highlight=jav%E9

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3475 dias de existência com 232414 mensagens

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres Joa 8:36    *****    FGBB ***** 3475 dias a serviço do evangelho

Well
administrador
administrador

Número de Mensagens : 1884

http://www.nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 10:39 am

El Elion realmente era o deus “mais alto’ dos cananeus. Melquisedeque, um possível rei dos jebuseus era também sacerdote desse Deus e, portanto, como esse Deus era o mais alto, Abraão o associou com o Deus Javé dos judeus, chegando a doar aqueles despojos como dízimos.
O Velho Testamento, obviamente os seus escritores judeus narram as "virtudes e os ensinos" desse deus como o que eles realmente poderiam, mas o que é mais nocivo do que isso é a crença de que tudo foi "inspirado' e como tal, temos de aceitar como verdade absoluta.
O nosso Deus é o mesmo, mas com a luz que nos foi projetada por Jesus, coisa que os profetas não conseguiram.
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 10 Ago 2015, 11:45 am

David de Oliveira escreveu:
Continuo a ficar com entendimentos neotestamentários e Deus nunca ordenou matança de animais para agradá-lo
Não é assim que está escrito no texto grego, e está escrito que estas coisas eram feitas segundo a lei.

E ainda consta no novo testamento as palavras de Deus sobre fazer uma nova aliança diferente da primeira. O mesmo Deus disse isto, e no mesmo contexto de Hebreus 10.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 1:16 pm

Khwey escreveu:
Continuo a ficar com entendimentos neotestamentários e Deus nunca ordenou matança de animais para agradá-lo
Não é assim que está escrito no texto grego, e está escrito que estas coisas eram feitas segundo a lei.

E ainda consta no novo testamento as palavras de Deus sobre fazer uma nova aliança diferente da primeira. O mesmo Deus disse isto, e no mesmo contexto de Hebreus 10.
O que você não está entendendo é que nem tudo o que os judeus faziam, mesmo como meta de obedecer a Lei, não era o que a Lei dizia, sem falar em indivíduos mal intencionados que queriam "adaptações" com a Lei, mesmo esta, sendo promulgada por "anjos" sejam lá de onde vieram. O fato é que aquela Lei era uma m.... e não servia para nada!
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 10 Ago 2015, 1:39 pm

O que eu estou tentando mostrar é que o Deus de Israel é o Pai de Jesus.

E temos escrito no novo testamento que a lei serviu.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 1:45 pm

Khwey escreveu:O que eu estou tentando mostrar é que o Deus de Israel é o Pai de Jesus.

E temos escrito no novo testamento que a lei serviu.
Sim, O Deus de Israel é o Pai de todos nós! Só que com uma "edição" bem diferente depois de Jesus e temos escrito que a Lei, por ser inservível teve de ser trocada! Será que Deus fez uma Lei "inservível"???
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 10 Ago 2015, 1:53 pm

Deus fez uma lei que serviu ao seu propósito, o qual está escrito no novo testamento.

Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 2:06 pm

Khwey escreveu:Deus fez uma lei que serviu ao seu propósito, o qual está escrito no novo testamento.

Está escrito por um ex fariseu que a chamou de "esterco". É claro que apesar de tudo a Lei de Moisés serviu para aquele povo que, entre outras coisas bizarras chegou a jogar as crianças na fornalha do deus Baal e isso foi dentro do Templo! O propósito de Deus em Jesus é nos revelar realmente quem é o nosso Pai de verdade. O fato é que Deus ainda ama aquele povo, apesar de tudo, coisa que não entendemos, mas... está escrito e eu creio nessa amor.
O melhor aprendizado é aquele baseado nos enganos que cometemos; até isso nos serve de propósito para a nossa edificação.
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 10 Ago 2015, 2:23 pm

Khwey escreveu:Deus fez uma lei que serviu ao seu propósito, o qual está escrito no novo testamento.

Está escrito por um ex fariseu que a chamou de "esterco".
Sim, é por isto que a lei serviu, antes de Cristo.
E foi este mesmo ex-fariseu que disse que a lei serviu.

Hoje eu entendo perfeitamente a relação entre Deus e Israel.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 8:08 pm

Khwey escreveu:

Qualquer coisa serviria para aquele povo!
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 8:56 pm

Khwey escreveu:

Qualquer coisa serviria para aquele povo!
Até uma lei como essa serviu:
Deuteronômio 23:2: Nenhum bastardo entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor.
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 10 Ago 2015, 9:31 pm

Este daí foi apenas um dos muitos mandamentos sombras que foram usados para endurecer os judeus, conforme está escrito no antigo e novo testamento.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Ago 2015, 9:50 pm

Khwey escreveu:Este daí foi apenas um dos muitos mandamentos sombras que foram usados para endurecer os judeus, conforme está escrito no antigo e novo testamento.
Eu não me lembro de nenhum mandamento que teve por finalidade "endurecer" (ainda mais) os judeus... O endurecimento se deu para a rejeição do Messias.
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Ter 11 Ago 2015, 12:02 am

Khwey escreveu:Este daí foi apenas um dos muitos mandamentos sombras que foram usados para endurecer os judeus, conforme está escrito no antigo e novo testamento.
Eu não me lembro de nenhum mandamento que teve por finalidade "endurecer" (ainda mais) os judeus... O endurecimento se deu para a rejeição do Messias.
O endurecimento deles se deu com base na lei.

Romanos
11:8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.

2 Coríntios
3:14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Ter 11 Ago 2015, 8:34 am

Khwey escreveu:
O endurecimento deles se deu com base na lei.

Romanos
11:8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.

2 Coríntios
3:14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

A rejeição ao Messias é pelo "endurecimento específico" e não tem nada a ver com a Lei. O espírito de profundo sono, os ouvidos e os olhos foram entenebrecidos para não aceitar a mensagem. Para aceitar o Evangelho de Cristo teriam de "esquecer" a sua constituição teocrática, porém isso foi impedido pelo espírito de profundo sono vindo de Deus, ou os sentidos de endurecimento específico da rejeição. 
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Ter 11 Ago 2015, 9:32 am

A respeito do endurecimento deles, o que está escrito na bíblia é sobre a lei:

2 Coríntios
3:15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
3:16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.

O que está escrito em Moisés que endurece os sentidos deles?

É a mesma coisa que os levaram a matarem Jesus, ou seja, a lição do velho testamento:

"
véu está por levantar na lição do velho testamento"

Aqui temos a lição, ministrada por Moisés:

Isaías
28:13 Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.

Para isto Deus fez uso de guerras, mortes, reis, anjos, espíritos, profetas, vasos formados para a honra e desonra.

Estes dados estão muito claros.

Eles aceitarão Jesus somente quando Deus retirar o endurecimento.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Ter 11 Ago 2015, 7:11 pm

A Lei foi dada por Moisés e o "espírito de endurecimento" foi por Deus. Está escrito. 
A rejeição ao Messias não tem nada a ver com a Lei; Não está escrito que foi a Lei quem os endureceu, mas, Deus, com o seu grande plano para toda a humanidade (Romanos 11:11). Isso é uma das profecias do VT que se cumpriu no ministério de Jesus.

Romanos 11:

E Davi diz: Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e retribuição para eles. 
[72] Sl 69.22,23

10 Escureçam-se os seus olhos, para que não consigam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre

Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

8 como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não vere ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje” 
15 Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?
20 Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema.
23 E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez.
Romanos 11:25Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; 
David de Oliveira
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Ter 11 Ago 2015, 9:17 pm

A lei foi ideia de Deus, a ter início com os dez mandamentos, independente de quem foi o ministrador da lei.
Mandamentos estes que até são citados no novo testamento pelo próprio Jesus.

E está claramente escrito que o véu que os cegam aparece quando é lido Moisés.

Quanto ao que é lido em Moisés, o texto refere-se a uma lição do velho testamento.

Se esta tal lição que endurece os sentidos não é sobre a lei, então eu gostaria de saber sobre o que é.
Khwey
Antares
Antares

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: