.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
57 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 55 Visitantes :: 1 Motor de busca

Christiano, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O que é fé na visão ateista?

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é fé na visão ateista?

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 16 Maio 2011, 6:30 am

Shalom amigo ateu/ agnóstico e afins.

Gostaria de saber sobre seu entendimento em relação a fé. O que vem a ser a fé? como surge? existe de fato? Como perde-la? como consegui-la?

Depois de tais perguntas diga-nos, porque é tão prejudicial se ter fé e com ela admitir um Deus Criador? O que há de perigoso nisso?

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206
flag : Brasil

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Re: O que é fé na visão ateista?

Mensagem por lordakner em Seg 16 Maio 2011, 8:06 am

a) Fé, no sentido cristão, é acreditar em um deus pessoal. Uma entidade superpoderosa que alteraria a realidade em prol de quem nele acredita, por motivos que só ele entende.
Então a realidade (Leis da Física, Química, Biologia, Matemática etc) seriam "Leis" para algumas pessoas, enquanto para outros seriam "recomendações".

b) Ela surge da necessidade de algumas pessoas de julgarem que as referidas leis podem ser mudadas, através de rituais determinados. Algo como eu julgar que posso mudar a órbita da Lua com alguns passos de dança, ou fazer chover.

c) Pode-se perdê-la ao costatar-se que a realidade não muda, que as leis permanecem inalteráveis para todos. Pouco importando o quanto você pense que ela muda.

d) Pode-se "consegui-la" exercitando uma visão parcial dos fatos reais e dados estatísticos. Ajuda muito se você abrir mão da lógica também.

e) Admitir um deus criador não é perigoso, em si. É só falta de lógica, baseado na montanha de evidências contrárias.
Basear sua vida na existência de um deus pessoal é perigoso no sentido que a busca do ENTENDIMENTO das "vontades" dessa entidade e dos rituais necessários à obtenção de sua "graça", torna o adulto pasível de comportamentos infantis.
Daí bizarrices do tipo:
- Carne de avestruz não pode ser comida... você tem de usar franjas nas roupas... Você deve passar crianças pelo fio da espada...etc.
Coisas que nada mais são a tentativa de interpretação mágica e infantil dos "desejos particulares e inescrutáveis" dessa entidade superior, escondidas sob a capa de uma "comunicação direta com ela".
Mais perigoso ainda é a tentativa de justificar TODA e QUALQUER "vontade" dessa entidade - abolindo completamente qualquer julgamento lógico, ético e formal nessa tentativa de justificação.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por Milamber em Seg 16 Maio 2011, 8:40 am

shalom

A palavra fé é por si inofensiva. Todos temos fé.
O problema começa quando esta palavra no contexto religioso* passa a significar lealdade(absoluta) a determinadas crenças. O caso piora quando, tais crenças excluem e servem para perseguir os não alinhados.

*Não penso que seja um problema exclusivo da religião. Qualquer lealdade absoluta a uma crença pode, ter o mesmo efeito.

1- Não será permitido:

a. Qualquer tipo de escárnio, desrespeito, irreverência ou o uso indevido do nome de Deus;

Milamber
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 207
flag : Portugal

Mensagem por famado em Seg 16 Maio 2011, 9:43 am

Opinião: Eu não posso provar, mas eu acho;

Saber: Eu sei e posso provar;

: Eu não posso provar, mas eu tenho certeza.

Fé é crer sem prova. É tb crer que algo vai acontecer sem que haja indícios de que acontecerá.

Não há mal nenhum nisso.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por lordakner em Seg 16 Maio 2011, 9:51 am

famado escreveu:Opinião: Eu não posso provar, mas eu acho;

Saber: Eu sei e posso provar;

: Eu não posso provar, mas eu tenho certeza.

Fé é crer sem prova. É tb crer que algo vai acontecer sem que haja indícios de que acontecerá.

Não há mal nenhum nisso.

Por motivos religiosos, pais não queriam que filha fosse submetida ao tratamento. Mas Conselho Tutelar entrou com ação judicial.

Em
uma decisão emergencial, a Justiça de Pernambuco determinou que uma
menina de 8 anos recebesse uma transfusão de sangue. Ela está internada
no Recife desde domingo (22) e, por motivos religiosos, seus pais não
aceitavam a decisão dos médicos.
Portadora de uma doença hereditária que leva a uma anemia crônica, a
criança chegou ao hospital com infecção urinária e um quadro grave de
anemia. Foram feitos vários exames e os médicos só encontraram uma
saída: a transfusão de sangue. “Ela apresentava um quadro grave e alto
risco de morrer”, disse a chefe do setor de pediatria Márcia Wanderley.

http://noticias.gospelmais.com.br/juiza-autoriza-transfusao-de-sangue-em-filha-de-testemunhos-de-jeova.html oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por famado em Seg 16 Maio 2011, 10:02 am

Há homens bomba, kamikazes e tantos outros loucos. Mas ser fanático não é ter fé, é ser fã.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por lordakner em Seg 16 Maio 2011, 10:09 am

famado escreveu:Há homens bomba, kamikazes e tantos outros loucos. Mas ser fanático não é ter fé, é ser fã.

Membro doa BMW para Igreja Renascer

Na noite da ultima quarta feira, 2 de fevereiro, o apóstolo Estevam
leu no altar o testemunho de um membro que estava doando uma BMW para
Igreja Renascer "Eu ministrei aqui em uma segunda feira na AREPE, sobre
Ana, que ela entregou à Deus o seu sonho. Ela sonhou ter um filho e teve
coragem de entregar seu sonho a Deus sem saber que teria outros filhos.
E eu quero ler este testemunho para vocês" disse Estevam antes de
começar.

No testemunho o membro afirma que estava desempregado e passando em
frente a uma revendedora de veículos importado profetizou que Deus lhe
daria uma BMW. "Na mesmo hora Deus me disse 'em breve Te darei um carro
dessa marca" afirmou o membro. "Estou testemunhando que Deus me deu uma BMW 540 top de linha V8 completíssima, duplo ar condicionado digital,
bancos de couro, teto solar e blindada, porém, com uma alegria maior
estamos entregando este carro como oferta de gratidão por tudo que Deus
tem feito"

Visivelmente emocionado o apóstolo Estevam chamou o membro para agradecer.

Para saber o valor do automóvel doado pelo membro, a Folha Renascer
procurou uma revendedora da marca BMW. O vendedor afirmou que avalia o
carro entre R$55 à R$70 mil reais.

A Folha Renascer procurou a Igreja Renascer para explicar qual será o
destino do veículo mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

http://www.folharenascer.net/news/membro-doa-bmw-para-igreja-renascer/
oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por famado em Seg 16 Maio 2011, 10:35 am

Lamentável.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por lordakner em Seg 16 Maio 2011, 11:38 am

famado escreveu:Lamentável.
Chega? oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Milamber em Seg 16 Maio 2011, 11:40 am

Evangelismo parece mais materialista que ateu e/ou comunista :risadinha:

Deus me faz ganhar euromilhões/megasena

Deus me dê uma casa

Deus me dê um carro

1- Não será permitido:

a. Qualquer tipo de escárnio, desrespeito, irreverência ou o uso indevido do nome de Deus;

Milamber
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Seg 16 Maio 2011, 11:46 am

Vai trabalhar vagabundo!!!

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Milamber em Seg 16 Maio 2011, 11:55 am

famado escreveu:Vai trabalhar vagabundo!!!

Deus me dê um emprego, mas não trabalho :risadinha:

Nota: Chega de brincar num tópico sério martelada

1- Não será permitido:

Milamber
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Seg 16 Maio 2011, 12:25 pm

lordakner escreveu:
Daí bizarrices do tipo:- Carne de avestruz não pode ser comida... você tem de usar franjas nas roupas... Você deve passar crianças pelo fio da espada...etc.
Coisas que nada mais são a tentativa de interpretação mágica e infantil dos "desejos particulares e inescrutáveis" dessa entidade superior, escondidas sob a capa de uma "comunicação direta com ela".
Mais perigoso ainda é a tentativa de justificar TODA e QUALQUER "vontade" dessa entidade - abolindo completamente qualquer julgamento lógico, ético e formal nessa tentativa de justificação.

começou cedo senhor Akner, pensei que tua postura duraria alguns dias mais,
esteja avisado que tais provocações CONTINUARÃO não sendo admitidas
Articulador

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 16 Maio 2011, 12:29 pm

Senhores , tem um tópico aqui com temática SÉRIA, ou desenvolvam , ou se abstenham, cabe a quem couber.

Convidad
Convidado

Mensagem por Holy One em Seg 16 Maio 2011, 12:56 pm

estamos superestimando esse movimento,

não existe fé no ateísmo,não existe pós vida,sentido maior

existe sim militância

ateu de fé é como militante de mst que sabe trabalhar na terra e só quer um pedaço de terra humilde para sustento próprio e da família

ou seja, é algo que simplesmente não foi criado pra isso.,

indiferente das intenções iniciais ... certamente não é para isso que se mantem de pé.

Holy One
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 55

Mensagem por Cal em Seg 16 Maio 2011, 5:04 pm

Fé para mim é uma tentativa frustrada do ser humano de tentar controlar eventos que estão fora de seu controle.

A morte por exemplo, é uma realidade inescapável, todos nós inevitavelmente iremos morrer, algumas pessoas simplesmente se recusam a aceitar tal realidade, como os fatos apontam incontestaveis na direção que não sobra qualquer forma de consciência após a morte aquelas pessoas que não aceitam o fato tendem a crença de que exista algo mais, mesmo que sem nenhuma evidência que aponte nessa direção.

O mesmo princípio se aplica em várias outras circunstâncias, por exemplo, eventos naturais, aqueles que já sofreram tragédias naturais como inundações ou grandes períodos de seca se veem impotentes diante dos "caprichos" da natureza, mas se no uso da fé acreditarem que uma entidade controla tais eventos então todas as formas de barganha humana se tornam válidas, acreditam que podem apaziguar a ira de tal divindade com determinados rituais, podem lhe fazer oferendas, implorar por misericórdia entre outras.

Nesse ponto que a razão supera a fé em anos-luz de distância, ao invés de torcer pela boa vontade de uma entidade cuja a existência sequer é confirmada a razão tenta entender os fenômenos e mesmo com limitada ação fazer algo a respeito, os séculos da razão comparados com os milênios de fé falam por si só.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Convidad em Seg 16 Maio 2011, 6:09 pm

Holy One escreveu:estamos superestimando esse movimento,

não existe fé no ateísmo,não existe pós vida,sentido maior

existe sim militância

ateu de fé é como militante de mst que sabe trabalhar na terra e só quer um pedaço de terra humilde para sustento próprio e da família

ou seja, é algo que simplesmente não foi criado pra isso.,

indiferente das intenções iniciais ... certamente não é para isso que se mantem de pé.

isto chamamos de DESCONSTRUTIVISMO
a pessoa nao tem uma crença própria, mas quer destruir a dos outros para 'igualar' as coisas, ou provar que ele fez a boa opção.
Ainda assim o ateu TEM fé , mas é fé na ideologia dele mesmo , negar antecipadamente , sem evidências.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 16 Maio 2011, 6:17 pm

Cal escreveu:
Nesse ponto que a razão supera a fé em anos-luz de distância, ao invés de torcer pela boa vontade de uma entidade cuja a existência sequer é confirmada a razão tenta entender os fenômenos e mesmo com limitada ação fazer algo a respeito, os séculos da razão comparados com os milênios de fé falam por si só.

esta suposta dualidade nunca existiu CAL , é coisa que o ateismo-militante criou para dialética.
Existe uma diferença entre crer , e ter fé , é isto que vocês dificilmente entenderão , sem se tornarem cristãos como nós. Crer é algo que pode ser impulsionado por medos , por lógica, por evidências, mas a fé cristã ela vem de outra maneira, o medo nem sequer é cogitado nesta equação.

Convidad
Convidado

Mensagem por Cal em Seg 16 Maio 2011, 6:22 pm

Articulador escreveu:
Cal escreveu:
esta suposta dualidade nunca existiu CAL , é coisa que o ateismo-militante criou para dialética.
Existe uma diferença entre crer , e ter fé , é isto que vocês dificilmente entenderão , sem se tornarem cristãos como nós. Crer é algo que pode ser impulsionado por medos , por lógica, por evidências, mas a fé cristã ela vem de outra maneira, o medo nem sequer é cogitado nesta equação.
Me diga a diferença entre crença e fé antes de discutirmos por causa de algum mal entendido semântico.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Convidad em Seg 16 Maio 2011, 6:35 pm

Cal escreveu:
Articulador escreveu:
Cal escreveu:
Me diga a diferença entre crença e fé antes de discutirmos por causa de algum mal entendido semântico.

a diferença é , neste caso , artigo de fé (sendo redundante).
a fé Cristã não é o mero convencimento intelectual , porque este último SEMPRE precisará de algum nível de evidências, a fé do alto , é metafísicamente herdada. Depende de nos abrirmos a esta possibilidade , ainda está subsidiada ao nosso livre-arbítrio (não resistir ao chamado) , mas não depende de evidências quaisquer. Enquanto no convencimento , poderia - por tese - entrar questões como medo da morte ou do desconhecido , a fé cristã nem sugere tais coisas. Quantas pessoas, CAL , você já ouviu falar que se converteram porque sentiam medo da morte ? esta pergunta te dará um pouco de subsídio .. eu não conheço uma sequer.

Convidad
Convidado

Mensagem por Cal em Seg 16 Maio 2011, 6:41 pm

Já ouvi tantos casos de conversão pelos mais variados motivos que ficaria difícil qualificá-los, mas já ouvi pessoas afirmando que se converteram por medo de morrerem e irem para o inferno.

Como você diferencia a "fé do alto" de uma outra crença qualquer?

Se for pelo teor exclusivista é igual a várias outras, se for por alcance de fieis outras também são comparaveis, em que base você afirma que a sua fé é diferente qualitativamente de qualquer outra crença religiosa já que admite que carece de evidências como todas as outras?

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Milamber em Seg 16 Maio 2011, 6:42 pm

O medo da morte nem sempre é reconhecido, trata-se de uma realidade do inconsciente.

Porque todas as religiões tratam de dar conforto mais ou menos teológico para a morte?

1- Não será permitido:

Milamber
Pérola
Pérola

Mensagem por Convidad em Seg 16 Maio 2011, 6:54 pm

Milamber escreveu:O medo da morte nem sempre é reconhecido, trata-se de uma realidade do inconsciente.

Porque todas as religiões tratam de dar conforto mais ou menos teológico para a morte?

quem estaria mais apto a versar sobre a motivação de sua conversão , nós , ou vocês ?
O problema , desculpe dizer, é que vocês começam este tema pensando 'sou mais lúcido que eles, tenho mais capacidade de dizer o que move eles, entrar na psiquê motivacional deles'.
Está cheio de gente por aí que não liga para medo de morte , e não liga porque é uma idéia muito distante, seja em razão de ser novo , de ser sadio , de ter alguma cultura , alguns recursos, isto tudo joga na psiquê do homem uma espécie de 'eterno presente'. SE os convertidos fossem apenas os inválidos e moribundos , até lastrearíamos vossas teses, mas as igrejas estão lotadas de gente joven, plena flor da idade.

Convidad
Convidado

Mensagem por Cal em Seg 16 Maio 2011, 6:58 pm

Não diria que é o único fator, mas o medo de morrer e o medo da solidão estão no rol de motivações que levam as pessoas as crenças religiosas, como eu disse antes já vi vários motivos, inclusive já ouvi um dizer que se converteu porque gostou da música que tocava na igreja.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Convidad em Seg 16 Maio 2011, 7:09 pm

Cal escreveu:Já ouvi tantos casos de conversão pelos mais variados motivos que ficaria difícil qualificá-los, mas já ouvi pessoas afirmando que se converteram por medo de morrerem e irem para o inferno.

Como você diferencia a "fé do alto" de uma outra crença qualquer?

Se for pelo teor exclusivista é igual a várias outras, se for por alcance de fieis outras também são comparaveis, em que base você afirma que a sua fé é diferente qualitativamente de qualquer outra crença religiosa já que admite que carece de evidências como todas as outras?

bom Cal,
sou pastor há uns 15 anos , eu nunca ví...
embora já ví testemunhos de gente apavorada por conta do inferno, NÃO que este tenha sido o motivo de conversão especificamente . Aliás Cal nem tem lógica esta colocação do ateismo , você é ciente que um ateu se acha bom sem seguir moralidade específica de Deus , JUSTAMENTE por não terem freios superiores (absolutos) em relação à sexualidade , aborto, etc.., então porque teriam medo da morte ? a morte para vcs é o desfazimento, medo tem , quem se reconhece em falta e sente que será penalizado, mas para isto é preciso ter fé ANTES. Você tem medo da morte , caso ela seja indolor e quando há tiver vivido o suficiente ?

A diferença (uma das) já expús , uma necessida de evidências , mesmo que circunstânciais , outra COMPLETAMENTE dispensa qualquer evidência. A outra evidência é íntima , não teria como você entender, é como quando dormimos , tendo a CERTEZA que acordaremos , não é uma aposta com variáveis.

Depois leia a mensagem que fiz ao Milamber, para complemento.

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:31 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: