.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
28 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 28 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Pre, Midi ou pós tribulacionismo: em qual etapa a igreja

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Pre, Midi ou pós tribulacionismo: em qual etapa a igreja

Mensagem por Sales em Seg 18 Jul 2011, 7:21 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
ministrosales escreveu:
JOEL HAREL escreveu:Como assim Sales, fale dessa doutrina que a Presbiteriana defende. Minha esposa percence à Presbiteriana e eu frequento o domingo com ela.

A Presbiteriana é AMILENISTA.

Sales

fonte?

1ª Fonte... eu mesmo que fui da Igreja Presbiteriana por 20 anos. Tem 4 anos que saí da Presbiteriana.

2ª Fonte... Links para serem verificados:

http://www.monergismo.com/textos/amilenismo/amilenismo_hanko.pdf

http://igrejapresbiterianadepicui.blogspot.com/2010/08/argumentos-favor-do-amilenismo.html

http://www.ipandorinhas.com.br/artigo/arquivo.php?cod=25

http://www.ipandorinhas.com.br/artigo/arquivo.php?cod=26

http://iprs.webnode.com.br/news/a/

http://ipmaanaim.org.br/portal/content/view/31/74/

http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/introducao-amilenismo-livromilenio-boettnner.pdf

3ª Fonte... COMENTÁRIO:

"A Igreja Presbiteriana é, na sua maioria, amilenista.
Embora a Convenção Batista Brasileira e as Igrejas Batistas Reformadas não tenham uma posição oficial, muitas delas, talvez até a maioria, é amilenista.
[...]"

Autor: Editora Batista Regular

Fonte: http://www.ibrbessa.com.br/institucional

Pode-se encontrar igreja Presbiteriana Pós-milenista? Pode... mas, como disse o comentário acima, a maioria é AMILENISTA... E pelo que parece a maioria das Igrejas reformadas são.

Sales

Última edição por ministrosales em Ter 19 Jul 2011, 12:14 pm, editado 1 vez(es)

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100
flag : Brasil

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por Jarbas em Seg 18 Jul 2011, 7:53 pm

...

Muito bom, por isso que devemos pedir entendimento a Deus para não cair nas ciladas do diabo... "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14 : 26)

"E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis." (I João 2 : 27)

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317

Mensagem por JOEL HAREL em Ter 19 Jul 2011, 1:19 am

O pré-milenismo, ou pré-milenarismo, é a visão de que a segunda vinda de Cristo irá ocorrer antes de Seu Reino Milenar, e que o Reino Milenar é um reinado de um período literal de 1000 anos. Para que possamos compreender e interpretar as passagens nas Escrituras que lidam com os eventos do fim dos tempos, há duas coisas que precisamos claramente entender: um método próprio de interpretar as Escrituras, e a distinção entre Israel (os judeus) e a Igreja (o corpo de todos os crentes em Jesus Cristo).

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 359

Mensagem por famado em Ter 19 Jul 2011, 3:31 pm

JOEL HAREL escreveu:Shalom aos crentes em Javeh!

Ao famigerado, postarei alguns textos Bíblicos que iluminará sua mente, enegrecida pelas trevas da ciência humana:

Comecemos por algo impossível aos olhos humanos, imaginem gente que já conviveu conosco, voltando a ser nossos amigos:

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
João 5:28,29
Os mortos voltarão? Sim, é isso que você leu.
[b]E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
1 Coríntios 15:54
Opa, teremos corpos glorificados.

E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
Apocalipse 19:15
O reino milenar de Cristo será o espiritual sobre o natural, ninguém poderá detero governo de Cristo. O homem natural (ímpio) não consegue entender isto, somente com o homem espiritual você têm tal endendimento.
Imaginem a convivência de anjos, homens, homens ressurretos e homens transformados. Todos andando por aí durante o milênio. Deve dar uns 5 trilhões de pessoas. Nem caberia no planeta. Isso é surreal!!! Quanta bobagem.

Não é nada disso. Estas coisas todas que estão escritas são alegóricas.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Jarbas em Ter 19 Jul 2011, 3:37 pm

famado escreveu:
JOEL HAREL escreveu:Shalom aos crentes em Javeh!

Ao famigerado, postarei alguns textos Bíblicos que iluminará sua mente, enegrecida pelas trevas da ciência humana:

Comecemos por algo impossível aos olhos humanos, imaginem gente que já conviveu conosco, voltando a ser nossos amigos:

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
João 5:28,29
Os mortos voltarão? Sim, é isso que você leu.
[b]E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
1 Coríntios 15:54
Opa, teremos corpos glorificados.

E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
Apocalipse 19:15
O reino milenar de Cristo será o espiritual sobre o natural, ninguém poderá detero governo de Cristo. O homem natural (ímpio) não consegue entender isto, somente com o homem espiritual você têm tal endendimento.
Imaginem a convivência de anjos, homens, homens ressurretos e homens transformados. Todos andando por aí durante o milênio. Deve dar uns 5 trilhões de pessoas. Nem caberia no planeta. Isso é surreal!!! Quanta bobagem.

Vai ser muito mesmo, porque está escrito... "Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo." (Oséias 1 : 10)

Mas, também está escrito que para Deus nada é impossível...

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Ter 19 Jul 2011, 10:20 pm

famado escreveu:Imaginem a convivência de anjos, homens, homens ressurretos e homens transformados. Todos andando por aí durante o milênio. Deve dar uns 5 trilhões de pessoas. Nem caberia no planeta. Isso é surreal!!! Quanta bobagem.

O Meu Deus faz o impossível acontecer... ...com certeza você não está falando do Deus que creio.

Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Qua 20 Jul 2011, 8:02 am

De fato Deus faz o impossível, mas Ele não fará isso porque não é isso que acontecerá.

No apocalipse, os 144 mil, a mulher vestida de sol, as duas testemunhas, a Nova Jerusalém... são todos alegoria da Igreja Universal. Não são literais. Trata-se da igreja composta de todos os salvos de todos os tempos.

Não existem ruas de ouro sobre as quais andaremos, portões, etc. São alegorias. Entendam pelamordamãedoguarda!!!

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por JOEL HAREL em Qua 20 Jul 2011, 12:24 pm

Achei que o famado fosse crente :risadinha:

Última edição por JOEL HAREL em Qui 21 Jul 2011, 6:26 pm, editado 1 vez(es)

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Qua 20 Jul 2011, 1:01 pm

Eu sou crente desde antes de vc nascer.

Entendam, por favor, que o evangelho é simples e ser crente é simples. Não há nada de absurdo.

Deus queria uma igreja. Daí, criou o homem. Daí, o homem não o obedeceu. Daí, Ele separou um povo. Daí, o povo não obedeceu. Daí, Ele mandou Jesus. Daí, formou a Igreja. A Igreja era e é o objetivo final. Ela é exatamente o que Ele queria quando criou o homem. Ela é a noiva. Foi por causa dela que Jesus veio. Ela está representada no vale de ossos secos e no templo descrito por Ezequiel. Nela se cumprem as profecias veterotestamentárias a respeito da redenção de Israel. Os mil anos de paz de ap. 20 representam o reinado de Jesus através dela hoje, desde que o último Cesar morreu.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qua 20 Jul 2011, 3:02 pm

ministrosales escreveu:
ministrosales escreveu:
JOEL HAREL escreveu:Como assim Sales, fale dessa doutrina que a Presbiteriana defende. Minha esposa percence à Presbiteriana e eu frequento o domingo com ela.

A Presbiteriana é AMILENISTA.

Sales

fonte?

1ª Fonte... eu mesmo que fui da Igreja Presbiteriana por 20 anos. Tem 4 anos que saí da Presbiteriana.

2ª Fonte... Links para serem verificados:

http://www.monergismo.com/textos/amilenismo/amilenismo_hanko.pdf

http://igrejapresbiterianadepicui.blogspot.com/2010/08/argumentos-favor-do-amilenismo.html

http://www.ipandorinhas.com.br/artigo/arquivo.php?cod=25

http://www.ipandorinhas.com.br/artigo/arquivo.php?cod=26

http://iprs.webnode.com.br/news/a/

http://ipmaanaim.org.br/portal/content/view/31/74/

http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/introducao-amilenismo-livromilenio-boettnner.pdf

3ª Fonte... COMENTÁRIO:

"A Igreja Presbiteriana é, na sua maioria, amilenista.
Embora a Convenção Batista Brasileira e as Igrejas Batistas Reformadas não tenham uma posição oficial, muitas delas, talvez até a maioria, é amilenista.
[...]"

Autor: Editora Batista Regular

Fonte: http://www.ibrbessa.com.br/institucional

Pode-se encontrar igreja Presbiteriana Pós-milenista? Pode... mas, como disse o comentário acima, a maioria é AMILENISTA... E pelo que parece a maioria das Igrejas reformadas são.

Sales

o que indica no link que a batista poderia ser supostamente amilenista?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6002

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qua 20 Jul 2011, 3:04 pm

famado escreveu:De fato Deus faz o impossível, mas Ele não fará isso porque não é isso que acontecerá.

No apocalipse, os 144 mil, a mulher vestida de sol, as duas testemunhas, a Nova Jerusalém... são todos alegoria da Igreja Universal. Não são literais. Trata-se da igreja composta de todos os salvos de todos os tempos.

Não existem ruas de ouro sobre as quais andaremos, portões, etc. São alegorias. Entendam pelamordamãedoguarda!!!

igreja universal? hummm

e olha que eu pensava que a ideia tinha partido das testemunhas de jeová... ai, caramba!

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por famado em Qua 20 Jul 2011, 3:52 pm

Não, não é a Igreja Universal do Macedão, mas a Universal Igreja de Cristo. Aquela que é formada por todos os salvos de todos os lugares e de todos os tempos.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Sales em Qua 20 Jul 2011, 11:11 pm

...rapazzz... segundo a declaração ai no comentário, é o que PODE ser mesmo.

Creio que a maioria dos Seminários Teológicos tenha a posição AMILENISTA como mais conveniente... Eu prefiro ficar no contra. Sou Pré e ponto final.

Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Diego Yo'ets em Qui 21 Jul 2011, 8:41 am

ministrosales escreveu:

...rapazzz... segundo a declaração ai no comentário, é o que PODE ser mesmo.

Creio que a maioria dos Seminários Teológicos tenha a posição AMILENISTA como mais conveniente... Eu prefiro ficar no contra. Sou Pré e ponto final.

Sales

O que é uma pena:

1 ​¶ Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele(...)
3 ​Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto NÃO acontecerá sem que PRIMEIRO venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição,
4 ​o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por famado em Qui 21 Jul 2011, 2:30 pm

Batista tradicional não tem manual doutrinário, como tem a maioria das igrejas. Todavia, a maioria é amilenista sim. Inclusive é o meu caso.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por David_ em Qui 21 Jul 2011, 3:31 pm

Graça e Paz

Tenho caminhado com Jesus há 32 anos. E há 2, entrei num seminário. Ali, tenho crescido e conhecido mais da Escritura. Mas também tenho REJEITADO certos ensinamentos que nao tem consistência bíblica.

Com relação ao tema do tópico, o seminário ensina o AMILENISMO. E ensina de tal forma, que os professores procuram ridicularizar outras linhas milenistas, como o "pré", o "meso" e o "pós" tribulacionismo.

Pessoalmente, sou milenistas, creio no milênio, e sou "pré-tribulacionista", creio no arrebatamento.

Sou pré-tribulacionista, porque creio que as profecias das "semanas de Daniel" não se confirmaram ainda, e se ali é PAlavra de Deus, terá de se completar!

Também sou pré-tribulacionista, porque não enxergo no livro de Apocalipse, um livro de conteúdo PASSADO. Talvez algumas passagens, como as que se referem a passagem das sete igrejas, se refiram àquelas igrejas. Mas, expressões referidas em MAteus, nos remetendo a um período chamado "tribulação", nos afirmam que tal período será singular, pois:

Mar 13:19 - porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.

SItuar tal episódio como sendo o dos imperadores romanos, iniciando com NEro, me parece ser frágil. O período das chamadas "primeira e segunda guerrras mundiais", possivelmente foi um período de maior horror, de maior angústia e onde morreram e envolveram bem mais pessoas.

Também nos remete a fenômenos como :

Mar 13:24 - Mas naqueles dias, depois daquela tribulação, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz;

È sobre esses fenômenos que João fala em APocalipse, ao dizer:

Apo 8:12 - O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite.

QUerer "simbolizar" tais passagens, me parece um caminho para se querer, na verdade, NEGÁ-LOS! Este tem sido o método usado por alguns que se dizem cristãos, e quando falo dessa maneira, não me refiro a ninguém, deste forum, para negar passagens que indicam milagres e fenômenos na Bíblia. Assim, alguns dizem que náo houve, literalmente a travessia do mar vermelho, mas apenas a maré que abaixou, como acontece hj, em nossos dias, e o povo aproveitou para atravessar...

O simbolismo, em algumas passagens, tem apenas um objetivo: NEGAR aquilo que está escrito. Assim, ao invés de dizer "Não é verdade", ou "Isso não pode acontecer porque é absurdo", as pessoas preferem simbolizar. Mas a passagem é clara. São fenômenos reais e literais!

QUe o Senhor nos Abençoe

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_
Barro
Barro

Número de Mensagens : 1

Mensagem por silvamelo em Qui 21 Jul 2011, 5:37 pm

Boa, David! Estou plenamente de acordo! positivinho

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 21 Jul 2011, 5:55 pm

famado escreveu:Batista tradicional não tem manual doutrinário, como tem a maioria das igrejas. Todavia, a maioria é amilenista sim. Inclusive é o meu caso.

pior que tem

1) declaraçao Doutrinária da Convenção Batista Brasileira
http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=15

2) Princípios Batistas
http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=16

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por JOEL HAREL em Qui 21 Jul 2011, 6:23 pm

E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
Apocalipse 11:15

E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Zacarias 14:4

Última edição por JOEL HAREL em Sex 22 Jul 2011, 2:05 am, editado 1 vez(es)

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Mensagem por Jarbas em Qui 21 Jul 2011, 9:18 pm

silvamelo escreveu:Boa, David! Estou plenamente de acordo!

Eu também.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Sex 22 Jul 2011, 1:40 am

Jarbas escreveu:
silvamelo escreveu:Boa, David! Estou plenamente de acordo!

Eu também.

O David_ mandou ver de fato... Gostei!!!

Infelizmente, parece que os seminários tende a ensinar o AMILENISMO ... na verdade, quem ingressa no seminário deve ter o cuidado para não ficar incrédulo quanto as verdades bíblicas que desde que nasceu de novo aprendeu em sua congregação. Quando está seminário parece que aqueles milagres e coisas maravilhosas que a Bíblia descreve desde o Genesis de repente passaram a ser alegorias e simbologias religiosas ... Penso que a filosofia entre outros tem bastante culpa do ceticismo que rodeia os nossos seminários teológicos que muitas vezes entra crente e sai descrente de grande parte daquilo que se acreditava quando antes de ser seminarista.

Com isso, não desprezo os seminários... apenas advirto aqueles que ingressam neles ... Tenham, acima de tudo e todos, o Espírito Santo como o professor infalível.

Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Sex 22 Jul 2011, 1:51 am

famado escreveu:Batista tradicional não tem manual doutrinário, como tem a maioria das igrejas. Todavia, a maioria é amilenista sim. Inclusive é o meu caso.

pior que tem

http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=15

2) Princípios Batistas
http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=16

Infelizmente, parece que temos que admitir... a maioria das igrejas Batistas segue o amilenismo ... E vou mais longe... me parece que pastores como Silas Malafaia, RR Soares, Edi Macedo, entre outros "famosos", também são AMILENISTAS ... e eles não tem nada de tradicional... Ou seja, tudo indica que no meio pentecostal e neopentecostal sem encontram vários amilenistas ... mas, faço minha avaliação do POR QUE disso: Creio que seja influência dos Seminários Teológicos que tem mais é história e filosofia do que VERDADE BÍBLICA NA INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

Kenneth hagin, já disse: 20% da Teologia é aproveitável, os outros 80% são inúteis.

Ouvi isso de um ministro do RHEMA quando estava cursando. ... e eu concordo com ele.

Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Sex 22 Jul 2011, 2:24 am

...

Como eu nunca fui a nenhuma igreja até hoje, então nunca tive problema com este amilenismo, e só conheci isto através das insistentes pregações do Famado... oh my

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Sex 22 Jul 2011, 8:28 am

David_ escreveu:Graça e Paz

Tenho caminhado com Jesus há 32 anos. E há 2, entrei num seminário. Ali, tenho crescido e conhecido mais da Escritura. Mas também tenho REJEITADO certos ensinamentos que nao tem consistência bíblica.

Com relação ao tema do tópico, o seminário ensina o AMILENISMO. E ensina de tal forma, que os professores procuram ridicularizar outras linhas milenistas, como o "pré", o "meso" e o "pós" tribulacionismo.

Pessoalmente, sou milenistas...

David

Vc chegou às suas conclusões baseado em literalismo. Aproveite o seminário para entender que as profecias são alegóricas.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Sex 22 Jul 2011, 8:30 am

pior que tem

2) Princípios Batistas

A Declaração Doutrinária e os princípios são tão somente afirmação da Ortodoxia Cristã Evangélica. Não há pormenores doutrinários como na AD por exemplo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:52 am

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: