.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
67 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 63 Visitantes :: 1 Motor de busca

gusto, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Ateus se suicidam mais que Teistas praticantes ?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ateus se suicidam mais que Teistas praticantes ?

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 12:12 pm

Relação entre prática religiosa , e secularismo & ateismo , na temática suicídio

Quarta-feira, Janeiro 26, 2011
Am J Psychiatry 161:2303-2308, December 2004
© 2004 American Psychiatric Association

Religious Affiliation and Suicide Attempt
Kanita Dervic, M.D., Maria A. Oquendo, M.D., Michael F. Grunebaum, M.D., Steve Ellis, Ph.D., Ainsley K. Burke, Ph.D., and J. John Mann, M.D.

OBJECTIVE:
Few studies have investigated the association between religion and suicide either in terms of Durkheim’s social integration hypothesis or the hypothesis of the regulative benefits of religion. The relationship between religion and suicide attempts has received even less attention.

METHOD:
Depressed inpatients (N=371) who reported belonging to one specific religion or described themselves as having no religious affiliation were compared in terms of their demographic and clinical characteristics.

RESULTS:
Religiously unaffiliated subjects had significantly more lifetime suicide attempts and more first-degree relatives who committed suicide than subjects who endorsed a religious affiliation. Unaffiliated subjects were younger, less often married, less often had children, and had less contact with family members. Furthermore, subjects with no religious affiliation perceived fewer reasons for living, particularly fewer moral objections to suicide. In terms of clinical characteristics, religiously unaffiliated subjects had more lifetime impulsivity, aggression, and past substance use disorder. No differences in the level of subjective and objective depression, hopelessness, or stressful life events were found.

CONCLUSIONS:
Religious affiliation is associated with less suicidal behavior in depressed inpatients. After other factors were controlled, it was found that greater moral objections to suicide and lower aggression level in religiously affiliated subjects may function as protective factors against suicide attempts. Further study about the influence of religious affiliation on aggressive behavior and how moral objections can reduce the probability of acting on suicidal thoughts may offer new therapeutic strategies in suicide prevention.
http://pos-darwinista.blogspot.com/2011/01/ateus-que-leem-e-seguem-dawkins-cometem.html

Esta vai para quem acha que ateismo , e afastamento de Deus , não resultam em consequências sociológicas e/ou morais de ordem prática.

Convidad
Convidado

Re: Ateus se suicidam mais que Teistas praticantes ?

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 12:33 pm

Eu nunca neguei que crenças religiosas tivessem a capacidade de servirem como apoio emocional e conforto psicológico.

Algumas pessoas quando estão em face a eventos trágicos precisam se agarrar em algo nem que esse algo seja imaginário.

Mas convenhamos que sua fonte não dispõe de nenhuma credibilidade para afirmar algo do gênero, fica claro a intenção de tentar desqualificar Dawkins por quaisquer métodos possíveis.

Mas a priori eu até posso concordar que uma vez que ateus não possuem crenças do tipo "Se você se suicidar irá para o inferno." ou "Se você se suicidar irá para um lugar horrivel chamado campo dos suicidas." ou qualquer outra coerção religiosa do gênero pode ser um fator que leve ao mesmo.

A única vantagem é que quando um ateu se cansa de viver ele se limita a se suicidar, alguns religiosos quando querem se matar gostam de levar outras pessoas com ele como terroristas islâmicos ou os "Jim Jones" da vida.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
flag : Brasil

Mensagem por dedo-duro em Sab 07 Maio 2011, 12:35 pm

Os crentes tem medo de ir para o inferno. Qual a novidade?

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 12:39 pm

Cal escreveu:Eu nunca neguei que crenças religiosas tivessem a capacidade de servirem como apoio emocional e conforto psicológico.

Algumas pessoas quando estão em face a eventos trágicos precisam se agarrar em algo nem que esse algo seja imaginário.

Mas convenhamos que sua fonte não dispõe de nenhuma credibilidade para afirmar algo do gênero, fica claro a intenção de tentar desqualificar Dawkins por quaisquer métodos possíveis.

Mas a priori eu até posso concordar que uma vez que ateus não possuem crenças do tipo "Se você se suicidar irá para o inferno." ou "Se você se suicidar irá para um lugar horrivel chamado campo dos suicidas." ou qualquer outra coerção religiosa do gênero pode ser um fator que leve ao mesmo.

A única vantagem é que quando um ateu se cansa de viver ele se limita a se suicidar, alguns religiosos quando querem se matar gostam de levar outras pessoas com ele como terroristas islâmicos ou os "Jim Jones" da vida.

já começou mal.
a fonte primeva é o ESTUDO , o repositório não muda os fatos do estudo , não importa sua intenção.
Segundo , vc esqueceu que a fonte não fala nada em 'desespero', pelo contrário , fala que os não religiosos são mais agressivos , tem mais dificuldade em alguns aspectos da vida. Depois a tola falácia de generalização é dispensável, quantos Jim Jones mesmo você conseguiu citar ? Pois é ... temos 3bilhões (aproximadamente) de cristãos (auto-denominados) no mundo , vocês uma parcela de ínfima a pequena, e se quer generalizar, sempre é bom lembrarmos dos ateuzões marxistas , eles nem mesmo quiseram se suicidar e levar alguns , já quiseram levar MILHÕES logo .

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 12:42 pm

dedo-duro escreveu:Os crentes tem medo de ir para o inferno. Qual a novidade?

além do suícidio ? o que vc fingiu não ver :
religiously unaffiliated subjects had more lifetime impulsivity, aggression, and past substance use disorder

Se é medo , ou amor ao divino , no final importa que há mais adaptabilidade ao meio do que o ateismo e o materialismo. Pelo menos este, e outros estudam assim defendem.

Convidad
Convidado

Mensagem por dedo-duro em Sab 07 Maio 2011, 12:45 pm

Ótimo. Usa o conceito darwinista de adaptabilidade para explicar a superioridade dos religiosos. Que espécie de crente você é?

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 12:45 pm

Estamos falando de suícidio e não de genocídio, não vamos desvirtuar o tópico, por fim a credibilidade do link é questionavel basta ver os outros conteúdos de lá para verificar seu viés ideológico.

Em tempo, não basta dizer "fizeram estudos", tem que dizer onde, quando e quais os parâmetros utilizados, tem que contrapor com outros estudos feitos em outras localidades para eliminar outros fatores culturais e servir melhor de amostragem estatística.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 1:01 pm

Cal escreveu:Estamos falando de suícidio e não de genocídio, não vamos desvirtuar o tópico, por fim a credibilidade do link é questionavel basta ver os outros conteúdos de lá para verificar seu viés ideológico.

Em tempo, não basta dizer "fizeram estudos", tem que dizer onde, quando e quais os parâmetros utilizados, tem que contrapor com outros estudos feitos em outras localidades para eliminar outros fatores culturais e servir melhor de amostragem estatística.

EVIDENTE que não há nada de questionável , já te falei da distância entre VOCÊ não gostar do tom do site (e sua óptica também seria questionável) , com o estudo ter qualquer falha epistêmica ou ser relativizado à priori , isto chamaria falácia de sujar o poço, devemos evitar.
Basta eu apensar o estudo , como vcs são vezeiros em clamar por qualquer estudo que lhes favoreça , aí se alguém tiver outro estudo que contrarie este , lógico que será livre para postá-lo também, o que não dá é dizer que algo é questionável, sem apresentar questionamento. Quanto a não estarmos falando disto ou daquilo , não deveria então fazer exemplificação unitária também , eu só sigo o que me propôem, generalização por generalização, na esperança que um dia vocês entendam.

Convidad
Convidado

Mensagem por Eterna em Sab 07 Maio 2011, 2:53 pm

Penso que este estudo deixa muito a desejar. Se isto fosse uma verdade não existiriam mais ateus tendo em vista que seu número, comparativamente aqueles que acreditam em um ser superior sem necessariamente praticar qualquer religião, é inexpressivo. Enganos como este são cometidos também quando se acredita na predominância de presidiários ateus. Mas sempre será interessante notar as religiões se eximirem da responsabilidade pelo afastamento de tantas ovelhas.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por Karla Cristina em Sab 07 Maio 2011, 3:02 pm

Eterna escreveu:Penso que este estudo deixa muito a desejar. Se isto fosse uma verdade não existiriam mais ateus tendo em vista que seu número, comparativamente aqueles que acreditam em um ser superior sem necessariamente praticar qualquer religião, é inexpressivo. Enganos como este são cometidos também quando se acredita na predominância de presidiários ateus. Mas sempre será interessante notar as religiões se eximirem da responsabilidade pelo afastamento de tantas ovelhas.

Ateu já perdeu a eternidade, então não tem sentido nenhum a vida. Que diferença faz morrer agora ou daqui uns anos, se já perderam a eternidade? A vida de um ateu não tem o menor sentido.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 710

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 4:33 pm

Eterna escreveu:Penso que este estudo deixa muito a desejar. Se isto fosse uma verdade não existiriam mais ateus tendo em vista que seu número, comparativamente aqueles que acreditam em um ser superior sem necessariamente praticar qualquer religião, é inexpressivo. Enganos como este são cometidos também quando se acredita na predominância de presidiários ateus. Mas sempre será interessante notar as religiões se eximirem da responsabilidade pelo afastamento de tantas ovelhas.

a) HÁ MESMO mais ateus em presídios do que teistas , isto já existei provar por média ponderada de cada segmento na população , registre-se apenas que eles em algumas estatísticas são inclusos sob os 'não religiosos' , o que não desqualifica . Se formos considerar só os protestantes (segmento que defendo) , a diferença fica brutal.
b) Você fez apenas uma ilação contra o estudo , não deu nenhum rebate relevante a ele , a não ser apensar uma discordância ideológica , sem evidência de nenhum tipo. Dizer que 'não haveriam mais ateus' é um absurdo , um segmento pode ter maior tendência disto ou aquilo , sem implicar ser motivação única e determinante.

Convidad
Convidado

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 5:16 pm

Articulador escreveu:
Cal escreveu:Eu nunca neguei que crenças religiosas tivessem a capacidade de servirem como apoio emocional e conforto psicológico.

já começou mal.
a fonte primeva é o ESTUDO , o repositório não muda os fatos do estudo , não importa sua intenção.
Segundo , vc esqueceu que a fonte não fala nada em 'desespero', pelo contrário , fala que os não religiosos são mais agressivos , tem mais dificuldade em alguns aspectos da vida. Depois a tola falácia de generalização é dispensável, quantos Jim Jones mesmo você conseguiu citar ? Pois é ... temos 3bilhões (aproximadamente) de cristãos (auto-denominados) no mundo , vocês uma parcela de ínfima a pequena, e se quer generalizar, sempre é bom lembrarmos dos ateuzões marxistas , eles nem mesmo quiseram se suicidar e levar alguns , já quiseram levar MILHÕES logo .
Faça o favor de notar no meu texto o termo ALGUNS religiosos e não todos os religiosos que se suicidaram, logo não houve generalização.

Última edição por Cal em Sab 07 Maio 2011, 6:00 pm, editado 1 vez(es)

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 5:41 pm

Karla, imaginemos um cristão de bem com a vida, centrado, benevolente, com o Espírito Santo na seguinte situação:

Ele está em um prédio em chamas, o calor é tão intenso que sua pele começa a desgrudar da carne, ele tem apenas duas alternativas...

a) Pular do prédio em chamas do trigésimo oitavo andar para a morte certa ou...

b) Viver o máximo de tempo possível sofrendo a mais dolorosa e terrível morte possível.

O que ele deveria fazer segundo você?

Isso ocorreu na tragédia das torres gêmeas, como foram milhares de pessoas que morreram e como viviam em um país de maioria cristã vamos presumir que alguns deles satisfaçam as premissas que você colocou.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Karla Cristina em Sab 07 Maio 2011, 5:44 pm

Cal escreveu:Karla, imaginemos um cristão de bem com a vida, centrado, benevolente, com o Espírito Santo na seguinte situação:

Ele está em um prédio em chamas, o calor é tão intenso que sua pele começa a desgrudar da carne, ele tem apenas duas alternativas...

b) Viver o máximo de tempo possível sofrendo a mais dolorosa e terrível morte possível.

Meu ultimo pensamento seria direcionado a Deus,mas me atiraria...dãaaa.. que exemplo hen???? Isso não é suicidio, isso é sobrevivência, correria pra onde tem ar, a fumaça estaria me sufocando, a falta de ar que faz as pessoas se atirarem e não a vontade de acabar com a vida que se tornou insuportável...se a vida é insuportável pra que querem a eternidade...? A pessoa fez sua opção...

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 5:53 pm

Karla Cristina escreveu:Meu ultimo pensamento seria direcionado a Deus,mas me atiraria...dãaaa.. que exemplo hen???? Isso não é suicidio, isso é sobrevivência, correria pra onde tem ar, a fumaça estaria me sufocando, a falta de ar que faz as pessoas se atirarem e não a vontade de acabar com a vida que se tornou insuportável...se a vida é insuportável pra que querem a eternidade...? A pessoa fez sua opção...
Isso é escolha, se suicidar ou ter uma morte dolorosa, a eutanásia se baseia nisso, é um assunto delicado mas acho que com os avanços da medicina de hoje ela seja aplicada de forma velada em um número muito maior que os familiares e médicos gostariam de admitir, como por exemplo na administração da dose de morfina.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Karla Cristina em Sab 07 Maio 2011, 6:00 pm

Cal escreveu:
Karla Cristina escreveu:Meu ultimo pensamento seria direcionado a Deus,mas me atiraria...dãaaa.. que exemplo hen???? Isso não é suicidio, isso é sobrevivência, correria pra onde tem ar, a fumaça estaria me sufocando, a falta de ar que faz as pessoas se atirarem e não a vontade de acabar com a vida que se tornou insuportável...se a vida é insuportável pra que querem a eternidade...? A pessoa fez sua opção...
Isso é escolha, se suicidar ou ter uma morte dolorosa, a eutanásia se baseia nisso, é um assunto delicado mas acho que com os avanços da medicina de hoje ela seja aplicada de forma velada em um número muito maior que os familiares e médicos gostariam de admitir, como por exemplo na administração da dose de morfina.

A pessoa que for religiosa e chegada a Deus, com espirito santo, tem a opção de pedir a Deus, através da oração, tanto ela como os familiares, para encurtar seu sofrimento com a morte. Agora de forma alguma pode tirar sua própria vida, se tiver que passar por mals bocados, tem que aguentar firme. O caso do incêncio é diferente, a natureza biológica vai impulsionar a pessoa pela falta de ar, a pular.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Sab 07 Maio 2011, 6:05 pm

Karla Cristina escreveu:
Khwey escreveu:
Karla Cristina escreveu:Todos aqueles que pecarem e não se arrependerem verdadeiramente, perante o Pai, nao serão salvos. Como um suicida pode ter arrependido? Se tivesse arrependido não teria suicidado.
Há suicidas que não conheceram o Pai, a exemplo dos kamikases, japoneses na segunda grande guerra.

Como alguém que não conhece a Deus poderia arrepender-se perante a Deus?

Mas, conhecendo a Deus, o arrependimento vem depois do pecado ser cometido.
Logo, como o suicida poderia arrepender-se deste pecado?

Ele não era um escolhido de Deus, senão, não eram suicidas. Acredito em predestinação, infelizmente essas pessoas não serão salvas. Qual sua religião Khwey?
Eu sou cristão, e não creio em predestinação, pois tenho-a como uma interpretação equivocada que os crentes tem dos vasos que Deus usou para honra ou para a desonra, afim de compor o plano para a salvação da humanidade.

Mas ainda gostaria de saber, quando em
conhecendo a Deus, sendo o arrependimento algo que surge depois do pecado ser cometido, como o suicida poderia arrepender-se deste pecado.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 6:06 pm

Karla, você é a favor que se sacrifique um cavalo quando ele quebra a perna? Ou que se abrevie o sofrimento desnecessário de um cão que esteja mortalmente ferido graças a um atropelamento?

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Eterna em Sab 07 Maio 2011, 6:08 pm

Articulador escreveu:

a) HÁ MESMO mais ateus em presídios do que teistas , isto já existei provar por média ponderada de cada segmento na população , registre-se apenas que eles em algumas estatísticas são inclusos sob os 'não religiosos' , o que não desqualifica . Se formos considerar só os protestantes (segmento que defendo) , a diferença fica brutal.
b) Você fez apenas uma ilação contra o estudo , não deu nenhum rebate relevante a ele , a não ser apensar uma discordância ideológica , sem evidência de nenhum tipo. Dizer que 'não haveriam mais ateus' é um absurdo , um segmento pode ter maior tendência disto ou aquilo , sem implicar ser motivação única e determinante.

Sua média ponderada é falha! Crente é todo aquele que crê. Isto indepedente da prática religiosa. Quanto ao maior número de suicídios entre ateus, também não existe qualquer estudo sério que evidencie isto. No mínino isto seria uma dedução baseado na religiosidade. Existem erros colossais por conta de médias ponderadas. Outro que entra no mesmo rol é o número de abortos clandestinos. Consegue-se até estipular o número anual de ocorrências. Tomara que as mulheres que cometeram o equívoco de provocar um aborto não estejam incluidas entre o número de atéias ou ainda que evitaram o nascimento de mais ateus.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 6:15 pm

Articulador escreveu:a) HÁ MESMO mais ateus em presídios do que teistas , isto já existei provar por média ponderada de cada segmento na população , registre-se apenas que eles em algumas estatísticas são inclusos sob os 'não religiosos' , o que não desqualifica . Se formos considerar só os protestantes (segmento que defendo) , a diferença fica brutal.
Não mesmo, a pesquisa realizada nos EUA diz que apenas 1% da população carcerária é formada por ateus, sendo que eles correspondem a 7% população geral, e aqui no Brasil 90% dos processados pela lei Maria Da Penha são protestantes.

Antes que eu me esqueça, não religioso e ateu não são a mesma coisa, a menos que você esteja afirmando que todo agnóstico, deísta ou teísta não religioso seja ateu.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Karla Cristina em Sab 07 Maio 2011, 6:35 pm

Cal escreveu:Karla, você é a favor que se sacrifique um cavalo quando ele quebra a perna? Ou que se abrevie o sofrimento desnecessário de um cão que esteja mortalmente ferido graças a um atropelamento?

Situação diferente Cal, cavalo não está sujeito a pecados, com certeza eu deixaria que o sacrificasse. Não temos direito de tirar a vida nem nossa, nem a de ninguém, isso fica nas mãos de Deus, porque somos seres racionais, Deus tem um plano para cada um de nós. Agora, se tem médicos que acham que estão corretos em praticar a eutanásia, isso é com eles e suas crenças, eu não assinaria um termo autorizando que fizessem em um responsável meu, prefiro orar a Deus e pedir que Ele dê uma solução para o caso, tem casos que pessoas depois de anos em coma voltam para a vida, então quem sou eu pra saber se estarei apoiando uma atitude correta ou não? Prefiro não arriscar e orar.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Cal em Sab 07 Maio 2011, 6:38 pm

Ok, vemos nesse ponto mais um fator para o maior suícidio entre ateus, em uma circunstância de dor extrema de uma doença terminal, ateus seriam mais simpáticos a ideia de eutanásia do que cristãos.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 6:44 pm

Khwey escreveu:
Karla Cristina escreveu:
Articulador escreveu:
Khwey escreveu:Quem saberia dizer de onde surgiu a idéia de que o suicida será condenado por Deus?

Não matarás...já é uma pista...rs
Pelo entendimento bíblico é possível matar e não ser condenado. Mas e quanto ao suicídio, o que a bíblia diz?

o preceito que a Karla cita já deveria ser suficiente.
não matarás não é excludente de 'a si mesmo'.
Assim como 'amarás teu próximo com a tí mesmo' , ora se não nos amamos a ponto de preservar a vida , muito menos amaremos a vida alheia . Por fim , se Cristo tivesse se suicidado , sabedor dos grandes sofrimentos que lhe esperavam, todos estaríamos fritos . E para não deixar de lembrar , Judas se SUICIDOU , mesmo arrependido , isto dá evidências que mesmo que ele pudesse ter obtido o perdão por arrependimento o suicídio anulou isto, sendo um pecado.

estas 'perguntas' tua não ajudam em nada o cristianismo , tem coisas que não precisam estar escritas , do mesmo jeito que não está escrito que pedofilia é pecado , e tenho certeza que você não defenderia que Deus aprova.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 6:47 pm

Cal escreveu:Karla, imaginemos um cristão de bem com a vida, centrado, benevolente, com o Espírito Santo na seguinte situação:

Isso ocorreu na tragédia das torres gêmeas, como foram milhares de pessoas que morreram e como viviam em um país de maioria cristã vamos presumir que alguns deles satisfaçam as premissas que você colocou.

neste caso não há problema , o suicídio será julgado pela intenção , não pela forma.
a pessoa não aguentou o calor, pulou, ia morrer do mesmo jeito , Deus entenderá. Temos o caso de Sansão na bíblia , em cerne igual - se suicidou porque já estava com os olhos vazados , ia ser morto, mas achou por bem com um último gesto levar muitos dos inimigos cruéis do povo Israelista.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab 07 Maio 2011, 6:50 pm

Cal escreveu:Ok, vemos nesse ponto mais um fator para o maior suícidio entre ateus, em uma circunstância de dor extrema de uma doença terminal, ateus seriam mais simpáticos a ideia de eutanásia do que cristãos.

não há problema nisto também
a igreja católica costuma ser contra a eutanázia , mas SE (nesta hipótese apenas) a pessoa já está em estado terminal , sem esperança de recuperação , não há que se perpetuar a dor de um caso que é insolúvel , se Deus quiser curar , curará antes de desligar um aparelho vital . Agora bem entendido, casos sérios e terminais.

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:03 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: