.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
76 usuários online :: 5 usuários cadastrados, 1 Invisível e 70 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira, Guilherme, irmão, Khwey, Rildoelias

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A história de Israel sob o simbolismo de uma videira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Interrogação A história de Israel sob o simbolismo de uma videira

Mensagem por Karla Cristina em Qui 05 Maio 2011, 9:23 pm

Tem pouco tempo que estou no fórum, não sei se já tem algum tópico falando sobre isso, mas queria saber se vcs concordam que em algumas passagens na bíblia, a videira significa Israel.

A história de Israel nos é dado de uma forma tripla nas Escrituras: Em primeiro lugar, ele aparece na palavra profética encontrado em Levítico 26 e Deuteronômio 28, em segundo lugar, temos o relato histórico encontrados em livros como Josué, Juízes, Samuel, Reis, e Crônicas, e terceiro, sob o simbolismo de uma videira.

A nação de Israel é o povo do destino. Deus disse a Abraão, quando Ele o chamou de sua terra natal, que Ele abençoe e faça-lhe uma bênção e que, ele e sua semente e todas as famílias da terra serão abençoadas (Gênesis 12:1-3). Aqui está o plano anunciado frente a Deus, para abençoar todas as nações através de Abraão e sua semente. Deus não comete erros. Ele não tem que mudar seus planos quando surge uma nova situação, porque Ele vê o fim desde o início. Embora Ele permite ao homem exercer a liberdade de escolha, no entanto, ele dirige o curso da história corretamente e realizará tudo o que ele anunciou. Podemos, portanto, ser positivo a conclusão de que ele ainda vai usar a semente de Abraão para abençoar o mundo inteiro.

Deus falou da nação de Israel como uma vinha e chamou-lhe "de excelentes vides" (Isaías 5:1-7). A razão para a sua vinha sendo o melhor é esta: a criação de Isaac, o Senhor injetado na corrente sanguínea das potencialidades raça judaica, poderes e capacidades, tanto espiritual como intelectual, como são apreciados por nenhum outro povo. Essa raça, portanto, é "a de excelentes vides".

Mas o que Ele quis dizer com o final do tempo em : "Olhai para a figueira ... quando o seu ramo se torna tenro e estende a folhas, vos ver e saber de seu próprio eu que o verão está próximo" (Lucas 21:29,30 e Mateus 24.: 32).

Isso seria a evangelização dos judeus? Os judeus vão evangelizar antes da vinda do senhor?

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens: 710
flag: Brasil

Interrogação Re: A história de Israel sob o simbolismo de uma videira

Mensagem por Jarbas em Sex 06 Maio 2011, 12:09 am

...

Aprender a parábola da figueira é de suma importância para entender as profecias do fim dos tempos. A figueira primeiro da o fruto, e depois é que nascem as folhas, as folhas representam a cura, isto é, a conversão dos judeus ao Senhor Jesus Cristo, e o verão é o tempo da colheita dos frutos (sega) e também do arrebatamento... "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." (Jeremias 8 : 20)

Representa sim a evangelização dos judeus, e se eles vão começar a evangelizar antes ou depois da vinda do Senhor, eu ainda não sei.

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."  (Gênesis 1 : 14)

"Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei.(Isaías 42 : 14)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens: 13556

Mensagem por Karla Cristina em Sex 06 Maio 2011, 8:05 am

Obrigada Jarbas, pensei que seria esta a resposta. positivinho

Tem um gráfico que fala sobre Israel e a videira, achei bacana:

http://www.ariel.org/dlc/dlc-chart28b.jpg

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Convidad em Sex 06 Maio 2011, 8:44 am

é bom colocarmos a passagem para ilustrar os entendimentos :
(Lucas 21:29) - E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;
(Lucas 21:30) - Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.
(Lucas 21:31) - Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.
(Lucas 21:32) - Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.
(Lucas 21:33) - Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
(Lucas 21:34) - E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
(Lucas 21:35) - Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
(Lucas 21:36) - Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

e uma parte dos sinais que Jesus menciona:
(Lucas 21:25) - E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
(Lucas 21:26) - Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.

Então neste contexto específico a videira não é colocada , como Israel , mas como um paralelo dos sinais que haveriam de ser visto , tal qual os frutos da vidade aparecem e se fazem notórios, antes da vinda de Cristo (portanto nada de maio ou 2010 ou 2011 , mais uma vez) . Lógico que pode-se presumir que Israel pode estar salvo antes desta data, mas o contexto não serve para isto , serve apenas para circunstânciarmos sobre vigilância , catástrofes e sinais que antecedem a vinda.

Quanto à videira ser Israel , outra palavra diz que fomos enxertados numa oliveira (ambos os frutos são tidos por Israel) :
(Romanos 11:23) - E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
(Romanos 11:24) - Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

De modo que teremos que ter cuidado para não usar videira ou oliveira em sentido restrito à Israel , salvo se o contexto o exigir , pode também estar falando do povo de Deus como um todo, ou uma mera alegoria para sinais , como no caso. Já Gênesis 12 que coloca Israel como abençoador de todas as nações , isto já aconteceu em Cristo, e como relatam as palavras acima .

Última edição por Articulador em Sex 06 Maio 2011, 9:24 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Karla Cristina em Sex 06 Maio 2011, 9:11 am

Li que alguns estudiosos acreditam que Adão significa o inicio de Israel. A expulsão do paraíso seria a saída de dos judeus de Israel. Tem muitas teorias sobre a bíblia querendo exaltar, mais do que já são, o povo judeu. Assim até eu queria ter nascido judia..rs.

Não acredito nessas teoria, mas sei que judeus são as meninas dos olhos de Deus. Foi estranho Lutero, inteligente como era, e estudioso da bíblia, não ter entendido isso.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Sales em Sex 06 Maio 2011, 9:32 am

Alguns artigos interessantes que podem nos servir...

A PARÁBOLA DA FIGUEIRA.

"Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mt 24.32-35).

Além da oliveira, da videira e do espinheiro, a figueira é uma ilustração de Israel, do judaísmo. Essas quatro "árvores" são mencionadas em uma passagem de Juízes (9.8-15). Além delas, também a romã é uma representação do povo judeu. Certamente a passagem bíblica que exprime com maior precisão que a figueira é uma ilustração de Israel está em Oséias 9.10, onde Deus, o Senhor, diz: "Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como as primícias da figueira nova..." É o que também se vê claramente em Jeremias 24.3-7: "Então, me perguntou o Senhor: Que vês tu, Jeremias? Respondi: Figos; os figos muito bons e os muito ruins, que, de ruins que são, não se podem comer. A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons figos, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. Porei sobre eles favoravelmente os olhos e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei e não os destruirei, plantá-los-ei e não os arrancarei. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração."

Fonte: http://www.chamada.com.br/mensagens/figueira.html

A Parábola da Figueira e sua Interpretação
http://www.aservicodorei.com/Estudos_Biblicos/a_parabola_da_figueira.htm

ISRAEL, A FIGUEIRA. A IGREJA, A OLIVEIRA.
http://www.artigos.com/artigos/humanas/religiao/israel,-a-figueira.-a-igreja,-a-oliveira.-7573/artigo/

A figueira Israel existe para salvação
Israel é como uma pasta de figos, como remédio para a humanidade, para todas as nações. Mas não é em si mesmo que este povo é salvação e bênção sobre a terra. Israel só pode ser uma ajuda para um mundo enfermo por causa dAquele que vem de Israel e se tornou o sacrifício para o mundo: Jesus Cristo. Este já foi o desígnio de salvação de Deus com Abraão, quando falou ao patriarca de Israel: "...em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gn 12.3b). Jesus é o Salvador do mundo, mas foi o judaísmo que o trouxe ao mundo. Essa é a única razão de ser do povo judeu, do qual o Eterno de Israel fez vir Seu Filho Jesus Cristo para salvação do mundo inteiro!

Os botânicos descrevem a figueira da seguinte maneira:
– "Tem tronco retorcido com casca clara". Em si mesmo, Israel é torto e rebelde, mas resplandece por meio de Jesus Cristo. Tive que pensar em Moisés, que em si mesmo também era "torto". Mas quando retornava do encontro com Deus, "a pele do seu rosto resplandecia" (Êx 34.29).

– "A ramada se estende em todas as direções e tem folhas com cinco pontas". Israel se tornou salvação para todos os povos. O Evangelho foi anunciado primeiramente em Jerusalém, Samaria e Judéia, mas depois, partindo de Israel (figueira), – para todas as direções, para todos os povos. Folhas com cinco pontas: cinco é o número da graça. Uma pasta de figos foi colocada sobre a parte enferma do corpo de Ezequias e ele foi curado. Jesus teve cinco ferimentos que se tornaram a salvação do mundo.

Sales

A.B. Earl disse: “Descobri através de extensa experiência que as mais sérias ameaças da Lei de Deus têm um papel importantíssimo na condução das pessoas a Cristo. Elas precisam se ver perdidas antes de clamar por misericórdia; elas não fugirão do perigo até que o enxerguem.

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens: 6102

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por Convidad em Sex 06 Maio 2011, 9:34 am

Karla Cristina escreveu:Li que alguns estudiosos acreditam que Adão significa o inicio de Israel. A expulsão do paraíso seria a saída de dos judeus de Israel. Tem muitas teorias sobre a bíblia querendo exaltar, mais do que já são, o povo judeu. Assim até eu queria ter nascido judia..rs.

Não acredito nessas teoria, mas sei que judeus são as meninas dos olhos de Deus. Foi estranho Lutero, inteligente como era, e estudioso da bíblia, não ter entendido isso.

Lutero entendeu o real, que o judeu é um povo ESPIRITUAL , que abrange todos que creiam em Deus , Abraão foi chamado GENTIO , de um povo bárbaro pagão . O judeu como povo terá sempre a benção das promessas de Deus, INCLUSIVE os sofrimentos advindos da desobediência que vemos inscritos em Levíticos 26. Mas o israel espiritual somos nós, isto cria um problema de escatologia, interpretar passagem a passagem , se Deus está falando da nação de Israel , ou de todos nós israelitas espirituais. Lutero , justamente por saber que o povo judaíco iria sofrer as penas de Levíticos 26 , sendo tão rebeldes, como sempre foram, é que não soube valorizar o suficiente o 'nossa luta não é contra a carne e sangue', ao final de sua carreira começou a ser anti-semita. Não se deve mesmo partir da pressuposipção de que todos os israelistas são as 'meninas dos olhos de Deus', os obedientes o são , e estes são os que respeitam Cristo, agora Lutero partiu deste entendimento para ir no extremo oposto , aí errou.

Convidad
Convidado

Mensagem por Jarbas em Sex 06 Maio 2011, 10:45 am

Karla Cristina escreveu:Obrigada Jarbas, pensei que seria esta a resposta.

A irmã disse a tempos atrás, que é nova no estudo das Escrituras, mas eu a vejo enxergando coisas ocultas na Palavra, que o Senhor Deus ocultou aos sábios e entendidos e vai revelar aos pequeninos... "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." (Mateus 11 : 25)

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."  (Gênesis 1 : 14)

"Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei.(Isaías 42 : 14)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Convidad em Sex 06 Maio 2011, 11:11 am

Jarbas escreveu:

A irmã disse a tempos atrás, que é nova no estudo das Escrituras, mas eu a vejo enxergando coisas ocultas na Palavra, que o Senhor Deus ocultou aos sábios e entendidos e vai revelar aos pequeninos... "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." (Mateus 11 : 25)

ou seja , quer usar a vaidade que todo ser-humano tem (mas devemos controlá-la) , para convencê-la a debandar para o HOBBY do conspiracionismo e a relativização aleatória das escrituras , tá.., ela compra se quiser.

Convidad
Convidado

Mensagem por Jarbas em Sex 06 Maio 2011, 11:19 am

Articulador escreveu:
Jarbas escreveu:

ou seja , quer usar a vaidade que todo ser-humano tem (mas devemos controlá-la) , para convencê-la a debandar para o HOBBY do conspiracionismo e a relativização aleatória das escrituras , tá.., ela compra se quiser.

Tu tá descontrolado, se acalma rapaz...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Convidad em Sex 06 Maio 2011, 11:24 am

Jarbas escreveu:
Articulador escreveu:
Jarbas escreveu:

nunca me descontrolo em debates Jarbas, pode torcer olhinhos.

Última edição por Articulador em Sex 06 Maio 2011, 11:37 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Jarbas em Sex 06 Maio 2011, 11:26 am

Articulador escreveu:
Jarbas escreveu:
Articulador escreveu:
Jarbas escreveu:

nunca me descontrole em debates Jarbas, pode torcer olhinhos.

Sei não, eu acho que vc faz muito bico e beicinho também... oh my

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Convidad em Sex 06 Maio 2011, 11:41 am

Jarbas escreveu:
Articulador escreveu:
Jarbas escreveu:

nunca me descontrole em debates Jarbas, pode torcer olhinhos.

Sei não, eu acho que vc faz muito bico e beicinho também... oh my

é , vc é perito em achologia, isto todos temos visto.

Convidad
Convidado

Mensagem por Jarbas em Sex 06 Maio 2011, 12:06 pm

Jarbas escreveu:

A parábola da figueira se equivale ao sinal do profeta Jonas que Jesus Cristo disse... "Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;" (Mateus 12 : 39)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: