.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
64 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 60 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Lit San Ares, rbarros, Rodrigão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Também tenho a minha declaração de fé.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Também tenho a minha declaração de fé.

Mensagem por David de Oliveira em Qui 28 Abr 2011, 8:53 pm

Tenho convicção de que “serei” salvo;
Porque sei que Deus é capaz de ter misericórdia por mim, através de Jesus.
Não porque tenho “cacife” para morar num lugar tão... Sublime.
Não porque guardo algum dia.
Não porque como ou deixo de comer algum alimento.
Não porque vou ou deixo de ir semanalmente à uma congregação.
Não porque sigo alguma lei.
Não porque estou ou não no rol de alguma instituição religiosa.
Não porque me preocupo ou não com alguma doutrina.
Não porque me ache um “escolhido”.
Não porque sigo ou não algum exegeta.
Não porque ouço ou não algum líder religioso.
Não porque alguém ache ou não que mereço.
Não porque li a bíblia uma vez ou um milhão de vezes.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8183
flag : Brasil

Re: Também tenho a minha declaração de fé.

Mensagem por Eduardo em Qui 28 Abr 2011, 9:16 pm

David de Oliveira escreveu:Porque sei que Deus é capaz de ter misericórdia por mim, através de Jesus.
Então apenas saber que Deus é capaz de ter misericórdia por alguém, através de Jesus, é garantia de salvação ? Em outras palavras, apenas o conhecimento da Graça Divina é garantia de salvação ?

Muitos sabem e mesmo assim ainda não aceitaram.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Convidad em Qui 28 Abr 2011, 9:44 pm

David de Oliveira escreveu:Tenho convicção () de que “serei” salvo;
Não porque vou ou deixo de ir semanalmente à uma congregação. (mas sei que é importante para me manter com fé - Hebreus 10:25 - "Não deixeis de vos congregar, admoestando-vos"ou)
Não porque me preocupo ou não com alguma doutrina. (Mateus 16:12 - Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.)
Não porque me ache um “escolhido”. (Romanos 8:33 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica)

quase lá , revise estes pontos , e sua declaração de fé estará em passo pleno com os evangelhos .

Convidad
Convidado

Mensagem por David de Oliveira em Sex 29 Abr 2011, 8:16 pm

Eduardo escreveu:
David de Oliveira escreveu:Porque sei que Deus é capaz de ter misericórdia por mim, através de Jesus.
Então apenas saber que Deus é capaz de ter misericórdia por alguém, através de Jesus, é garantia de salvação ? Em outras palavras, apenas o conhecimento da Graça Divina é garantia de salvação ?

Muitos sabem e mesmo assim ainda não aceitaram.

Quem é que tem certeza sobre os intentos de Deus?

Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Sex 29 Abr 2011, 8:59 pm

Articulador escreveu:
Não porque vou ou deixo de ir semanalmente à uma congregação. (mas sei que é importante para me manter com fé - Hebreus 10:25 - "Não deixeis de vos congregar, admoestando-vos"ou)
Não porque me preocupo ou não com alguma doutrina. (Mateus 16:12 - Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.)
Não porque me ache um “escolhido”. (Romanos 8:33 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica)

quase lá , revise estes pontos , e sua declaração de fé estará em passo pleno com os evangelhos .

O que é fé? Por acaso não é esperança? No nosso caso, esperamos um acontecimento do futuro e temos convicção de que o que nos foi prometido nos será concedido, porque fiel é aquele que nos prometeu. A nossa fé nos faz ter convicção porque entra a fidelidade de Deus e não os nossos créditos.
Sem querer atenuar a importancia da fé, seria o fundamento principal para a salvação? Acho que não, pois o Diabo seria um excelente religioso!
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2
Conceitos bíblicos de fé:
Se fé é firme fundamento não seria convicção?
Fé é esperança e não certeza.
Fé não é uma coisa garantida, porque esperamos a coisa que ainda não vimos.
Se víssemos essa coisa (a salvação), não precisaríamos esperar, era só entrar.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1
Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Congregar:
Hebreus 10:25 - "Não deixeis de vos congregar, admoestando-vos"ou)...
O que é deixar de congregar? É congregar todos os dias? De dois em dois dias? Semanalmente? quinzenalmente? Mensalmente? Bimestralmente? Semestralmente? Anualmente? Depende da necessidade de cada um!

Eu não me preocupo nem com o pão, ainda mais com o fermento dos fariseus...

Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Filipenses 3.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

A falácia do "uma vez salvo, sempre salvo". . .

Mensagem por A. Guimarães em Sab 30 Abr 2011, 10:12 am

Ninguém é salvo por guardar dias e não comer alimentos. Mas aquele que tem a lei de Deus escrita no seu coração, como é a promessa do Novo Concerto (Heb. 8:6-10) irá dedicar ao Senhor o Seu dia e não se alimentará daquilo que para Deus é "abominação" (Deu. 14:3), sendo que Ele jamais mudou de opinião a respeito. Naquele dia, quando TODAS AS NAÇÕES E LÍNGUAS forem reunidas para o acerto de contas, "os que comem carne de porco" comparada por Deus com a "carne de rato" serão juntamente consumidos (Isa. 66:16-18).

Jesus fala aos que O amam em obedecer mandamentos, e não o contrário disso: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15).

Quanto à noção do "uma vez salvo, sempre salvo", uma passagem só é suficiente para lançar por terra essa tese--Gál. 5:4:

"Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes".

Paulo chega a dizer que aqueles aos quais se dirige haviam "começado no Espírito" (cap. 3:1-3).

Então, quem cai de algum lugar é porque estava antes firmado nesse lugar. E o "separados . . . de Cristo" indica, claramente, que por terem passado a buscar justiça na lei, os destinatários de sua epístola seguiam o mesmo triste exemplo dos filhos de Israel: por buscarem essa justiça no lugar errado, "tropeçaram" (Rom. 9:30-32).

Também é interessante lembrar que Jesus mesmo declarou que muitos que têm "certeza da salvação" não serão salvos. Clamarão "Senhor", "Senhor" e até reivindicarão realização de milagres. Mas Ele não os reconhecerá. Por quê? Ele mesmo lhes dirá: "Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós os TRANSGRESSORES DA LEI" (Mat. 7:21-23, cf. o original grego).

A. Guimarães
¹
¹

Número de Mensagens : 166

Mensagem por Convidad em Sab 30 Abr 2011, 11:58 am

David de Oliveira escreveu:
Articulador escreveu:

O que é fé? Por acaso não é esperança? No nosso caso, esperamos um acontecimento do futuro e temos convicção de que o que nos foi prometido nos será concedido, porque fiel é aquele que nos prometeu. A nossa fé nos faz ter convicção porque entra a fidelidade de Deus e não os nossos créditos.
Sem querer atenuar a importancia da fé, seria o fundamento principal para a salvação? Acho que não, pois o Diabo seria um excelente religioso!
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2
Conceitos bíblicos de fé:
Se fé é firme fundamento não seria convicção?
Fé é esperança e não certeza.
Fé não é uma coisa garantida, porque esperamos a coisa que ainda não vimos.
Se víssemos essa coisa (a salvação), não precisaríamos esperar, era só entrar.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1
Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Congregar:
Hebreus 10:25 - "Não deixeis de vos congregar, admoestando-vos"ou)...
O que é deixar de congregar? É congregar todos os dias? De dois em dois dias? Semanalmente? quinzenalmente? Mensalmente? Bimestralmente? Semestralmente? Anualmente? Depende da necessidade de cada um!

Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Filipenses 3.

muitas palavras , para justificar confusão em coisas tão simples:

David alega : A nossa fé nos faz ter convicção
David desdiz : Fé é esperança e não certeza
A bíblia alega : (Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Precisa diferenciar a fé que vem do alto , divina , do mero 'crer' dos léxicos, a fé divina produz boas obras , a crença humana nem sempre :
(Tiago 2:17) - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
(Tiago 2:22) - Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

Paulo :
'alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus' , 'Por isso todos quantos já somos perfeitos,sintamos isto mesmo'. Ele está focando no crente ter VONTADE de fazer boas obras , não em relativizar sua salvação , ele alega estar PRESO por Cristo , e estar convicto de estar salvo (perfeito). Não confunda aqui a certeza momentânea (que deve existir e ser firme) , com vaticínio de futuro (que a Deus pertence).

Congregar :
'como é costume de alguns' , evidente que estes alguns já tinham ido algumas vezes na congregação, apenas acharam que ir esparçamente , seria o suficiente , está implícito , mas claro no ensino que deve-se ter constância , DENTRO DESTE conceito , sim - é segundo a necessidade pessoal , NO ENTANTO temos que a necessidade MÍNIMA que Deus cobrava no VT era um sábado semanal , que dirá nos tempos da graça, onde os conceitos se ampliaram (não diminuiram).

então opta por desrespeitar a bíblia , que diz para vc se preocupar , não se pode julgar legalistas , se não mostrarmos MAIS apego à bíblia , doutrina é uma faca de dois gumes, corrigimos aos outros , e nos corrigimos no processo. Você anda enfraquecendo seus irmãos ao apregoar que congregar não seja importante , e tentar relativizar a CONVICÇÃO da salvação, e talvez (a ver) a despreocupação com falsas doutrinas - tem outros pontos bons , mas estes precisam imediata revisão.

Convidad
Convidado

Mensagem por David de Oliveira em Sab 30 Abr 2011, 10:02 pm

A. Guimarães escreveu:
Ninguém é salvo por guardar dias e não comer alimentos. Mas aquele que tem a lei de Deus escrita no seu coração, como é a promessa do Novo Concerto (Heb. 8:6-10)

Valha-me Senhor!!!

"Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança".

A Nova aliança de Jesus (se é o que vocês pensam) não foi estabelecida com a casa de Israel e nem com a casa de judá!!! Não tem nada a ver com os herdeiros carnais de Abraão!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Dom 01 Maio 2011, 8:17 am

Precisa diferenciar a fé que vem do alto , divina , do mero 'crer' dos léxicos, a fé divina produz boas obras , a crença humana nem sempre :

A fé que os demônios têm é a mesma fé que temos, ou seja, que há um só Deus. Agora "fazer a obra", vem da natureza de cada um.
E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. João 12:44
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19.

David alega : A nossa fé nos faz ter convicção
David desdiz : Fé é esperança e não certeza

Se alguém achar na bíblia que fé é certeza, ganha um prêmio!

Paulo :
'alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus' , 'Por isso todos quantos já somos perfeitos,sintamos isto mesmo'. Ele está focando no crente ter VONTADE de fazer boas obras , não em relativizar sua salvação (...).

Mesmo sendo "endurecido", acho que você não leu o capítulo todo!!!

Congregar :
'como é costume de alguns' , evidente que estes alguns já tinham ido algumas vezes na congregação, apenas acharam que ir esparçamente , seria o suficiente (...).

Isso é dedução sua... Me poupe disso...

então opta por desrespeitar a bíblia , que diz para vc se preocupar

Esse período de “Preocupação” vai de cada um. Já passei por isso. Não use as lições pontuais de Paulo para si, pois o que serviu para alguns leigos de seu tempo, não serve para quem já é “calejado” hoje.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Dom 01 Maio 2011, 9:31 am

David de Oliveira escreveu:A Nova aliança de Jesus (se é o que vocês pensam) não foi estabelecida com a casa de Israel e nem com a casa de judá!!! Não tem nada a ver com os herdeiros carnais de Abraão!
kkkkkkkk

Então o que será que significa "Casa de Judá e Casa de Israel" (Jr 31 / Hb 8 / Hb 10) ?

Geeeeente! Como é que se lê isso??? heheheh

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por David de Oliveira em Sab 07 Maio 2011, 2:17 pm

Ton escreveu:
David de Oliveira escreveu:A Nova aliança de Jesus (se é o que vocês pensam) não foi estabelecida com a casa de Israel e nem com a casa de judá!!! Não tem nada a ver com os herdeiros carnais de Abraão!
kkkkkkkk

Então o que será que significa "Casa de Judá e Casa de Israel" (Jr 31 / Hb 8 / Hb 10) ?

Geeeeente! Como é que se lê isso??? heheheh

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Gálatas 3:16.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sab 07 Maio 2011, 3:31 pm

Ton escreveu:
Então o que será que significa "Casa de Judá e Casa de Israel" (Jr 31 / Hb 8 / Hb 10) ? Geeeeente! Como é que se lê isso??? heheheh
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Gálatas 3:16.
Leia, por favor, Jr 31 / Hb 8 / Hb 10, lá está claro. Jeremias 31:33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei a minha lei, e a escreverei no seu coração.

Visite-me no Fórum Adventista:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por David de Oliveira em Sab 07 Maio 2011, 7:21 pm

Eduardo escreveu:
Ton escreveu:
Então o que será que significa "Casa de Judá e Casa de Israel" (Jr 31 / Hb 8 / Hb 10) ? Geeeeente! Como é que se lê isso??? heheheh
Leia, por favor, Jr 31 / Hb 8 / Hb 10, lá está claro. Jeremias 31:33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei a minha lei, e a escreverei no seu coração.

Tem várias outras promessas para Israel, mas não a promessa feita a Abraão 430 anos antes da Lei de Moisés. Veja Romanos 11:25, 26 e 28, Ezequiel 37.

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.

Cristo nos resgatou (à nós, judeus) da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gál. 3:13,14.

Não queira me confundir, que comigo não cola...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Sab 07 Maio 2011, 8:21 pm

Ton escreveu:
kkkkkkkk

Gl 3:16 não cancela Jr 31, nem Hb 8, nem Hb 10. Leia-os por favor, e nos polpe ...

Blog Ton |de Tudo|

"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por David de Oliveira em Sab 07 Maio 2011, 8:28 pm

Ton escreveu:
Ton escreveu:
kkkkkkkk

Gl 3:16 não cancela Jr 31, nem Hb 8, nem Hb 10. Leia-os por favor, e nos polpe ...

Gálatas 3:16 referece-se à promessa "ao" descendente que tratou a promessa. Esses versos que você apresenta não diz nada disso. se disser, faça-me o favor de apresentar melhor argumentação...

Última edição por David de Oliveira em Sab 07 Maio 2011, 8:39 pm, editado 1 vez(es)

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Sab 07 Maio 2011, 8:38 pm

David de Oliveira escreveu:Gálatas 3:16 referece-se à promessa "ao" descendente que tratou a promessa. Esses versos que você apresenta não diz nada disso. se disser, faça-me o favor de apresentar...
Não estou me referindo às promessas que DEUS fez ao descendente de Abraão ... estou falando à Nova Aliança que seria feita com a "Casa de Judá e com a Casa de Israel".

Os Textos não dizem nada mesmo àqueles que não os lê. oh my

Segue:
"Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei Nova Aliança com a Casa de Judá e com a Casa de Israel.Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que cumprirei a Boa Palavra que proferi à Casa de Judá e à Casa de Israel" (Jr 31:31. 34).

"E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei Nova Aliança com a Casa de Judá e com a Casa de Israel" (Hb 8:8).

"E o Espírito Santo também nos dá o seu testemunho sobre isso. Primeiro ele diz: Quando esse tempo chegar, diz o Senhor, eu farei com o Povo de Israel esta Aliança: Porei as minhas leis no coração deles e na mente deles as escreverei" (Hb 10:15-16).

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por David de Oliveira em Sab 07 Maio 2011, 8:43 pm

Não estou me referindo às promessas que DEUS fez ao descendente de Abraão ... estou falando à Nova Aliança que seria feita com a "Casa de Judá e com a Casa de Israel".

Essa "Nova aliança" então não é o Novo Testamento... É isso?

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Sab 07 Maio 2011, 8:51 pm

David de Oliveira escreveu:Não estou me referindo às promessas que DEUS fez ao descendente de Abraão ... estou falando à Nova Aliança que seria feita com a "Casa de Judá e com a Casa de Israel".

O Novo Testamento de Jesus não foi prometido para a "casa de Judá e para a casa de Israel".

Gálatas 3:
8. Prevendo a Escritura que Deus justificaria os povos pagãos pela fé, anunciou esta boa nova a Abraão: Em ti todos os povos serão abençoados (Gn 18,18). 9. De modo que os homens de fé são abençoados com a bênção de Abraão, homem de fé. 10. Todos os que se apóiam nas práticas legais estão sob um regime de maldição. Pois está escrito: Maldito aquele que não cumpre todas as prescrições do livro da lei (Dt 27,26).
bibliacatolica

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Incrível, ainda tem gente pensando que Hebreus 8:6-10 é SÓ PARA DESCENDENTES DE ISRAEL?

Mensagem por A. Guimarães em Dom 08 Maio 2011, 12:52 am

Amigos, façam-me um favor. . . Procurem fazer o seu "dever de casa". Leiam todo o capítulo 8 de Hebreus, e também o 10. Leiam o contexto todo.

O autor está se referindo ao SUMO-SACERDOTE JESUS CRISTO. E por acaso os descendentes literais de Abraão têm nada a ver com esse Sumo Sacerdote? Se no cap. 7:12 ele diz retoricamente que mudando-se o sacerdócio tem que se mudar a lei [do sacerdócio]. . .

A referência à "casa de Israel" e "casa de Judá" em Hebreus é feita numa época em que NEM MAIS HAVIA especificamente as respectivas casas. Ou seja, só havia a "casa de Judá", pois as tribos do Norte (Israel) foram assimiladas pelas nações da Eurásia após o cativeiro assírio. Daí que se fala das "10 tribos perdidas. . ."

Raramente se encontra referência a alguém dessas tribos no NT, como a profetisa Ana, que era da tribo de Aser, e Paulo, que comenta ser da tribo de Benjamim. Mas eles viviam na terra de Judá, não mais em territórios separados, segundo as divisões originais das tribos.

Então, como é que o autor de Hebreus, possivelmente Paulo, fala dessas tribos? Ele apenas está aplicando a antiga promessa feita às respectivas tribos aos que agora têm a Cristo como Sumo Sacerdote. A antiga promessa do Velho Concerto é adaptada para TODOS quantos aceitarem a Cristo, o Israel expandido que abrange todos quantos são descendentes de Abraão pela fé (Rom. 2:29; Gál. 3:7 e 29).

Vejam como isso é assim entendido pelos grandes eruditos e comentaristas bíblicos cristãos clássicos:

Jamieson, Fausset and Brown:

farei com — No grego, “farei para.”

Israel — compreendendo o anteriormente desunido (Heb_8:8) reino das dez tribos, e a de Judá. São unidas no Israel espiritual, a Igreja eleita, agora, (. . .)

Porei — literalmente, “darei” Esta é a primeira das “superiores promessas” (Heb_8:6).

mente — sua faculdade inteligente.

em, etc. — melhor, “SOBRE seus corações.” Não sobre tábuas de pedra como a lei (2Co_3:3).

escreverei — No grego, “inscreverei”.-- (Comentário de Hebreus 8:10).

People's New Testament:

Este é o concerto que, etc. Este será um princípio do novo concerto.

Porei as minhas leis em suas mentes. Sob o novo concerto as mentes e corações serão dados ao Senhor e repletos com a sua lei. Eles adorarão “em espírito e em verdade”.

Treasury of Scriptural Knowledge:

Heb 8:10:

Este é: Heb_10:16-17

Porei: Gr. Darei, Êxo_24:4, Êxo_24:7, Êxo_34:1, Êxo_34:27; Deu_30:6; Jer_31:33, Jer_32:40; Eze_11:19, Eze_36:26-27; 2Co_3:3, 2Co_3:7-8; Tia_1:18, Tia_1:21; 1Ped_1:23.

John Wesley:

Heb 8:10 - Este é o concerto que farei após aqueles dias -- Após a dispensação mosaica ser abolida. Porei as Minhas leis em suas mentes -- Abrirei os seus olhos e iluminarei o seu entendimento, para verem o seu sentido verdadeiro, pleno, espiritual. E as escreverei em seus corações -- de modo que possam experimentar interiormente o que eu ordenei. E lhes serei por Deus -- O tudo para eles -- porção suficiente, e recompensa extraordinariamente grande. E eles me serão por povo -- Meu tesouro, meus filhos queridos, amados e obedientes. (Sublinhado acrescentado para destacar segmentos da passagem).

International Standard Bible Encyclopedia:

“Deus honraria as Suas promessas. Ele faria um novo concerto, não novo em essência, mas novo em cumprimento. Sua lei seria escrita nos corações de carne” (J. Arthur Thompson, “Covenant [OT], The International Standard Bible Encyclopedia, rev., Geoffrey W. Bromiley, ed. [Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans Publishing Company, 1979], 1:792.

Há ainda o comentário de John Gill dentro dessa linha de raciocínio, mas como é muito prolixa, não reproduzerei.

Recomendo que vejam o artigo em anexo, "Novo Concerto -- Mesma Lei", que demonstrará mais claramente esse claro raciocínio do ensino bíblico.
Anexos
Novo Concerto -- Mesma Lei.docx Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(13 Kb) Baixado 2 vez(es)

A. Guimarães
¹
¹

Número de Mensagens : 166

Mensagem por Ton em Dom 08 Maio 2011, 8:27 am

David de Oliveira escreveu:Não estou me referindo às promessas que DEUS fez ao descendente de Abraão ... estou falando à Nova Aliança que seria feita com a "Casa de Judá e com a Casa de Israel".

Novo Testamento não existe ... pois só é válido enquanto o testador está morto.

O que existe mesmo é Aliança, Concerto, Pacto ...

Mas não venha mudar o certe no debate com esse tipo de pergunta.

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Ton em Dom 08 Maio 2011, 8:39 am

A. Guimarães escreveu:A referência à "casa de Israel" e "casa de Judá" em Hebreus é feita numa época em que NEM MAIS HAVIA especificamente as respectivas casas. Ou seja, só havia a "casa de Judá", pois as tribos do Norte (Israel) foram assimiladas pelas nações da Eurásia após o cativeiro assírio. Daí que se fala das "10 tribos perdidas. . ."
Perdidas para nossos olhos, mas para Quem fez a promessa do Novo Pacto, ele sabe muito bem quem a Casa de Israel e a Casa de Judá.

Nos dias de Saul, Davi, Samuel etc ... quando não havia sido rompido o Reino de Israel, nós encontramos o termo "Casa de Israel e Casa de Judá" como referência à todas as Tribos de Israel. Confere: 2Sm 2:10 / 2Sm 3:10 / 2Sm 11:11 / 2Sm 12:8.

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Ton em Dom 08 Maio 2011, 8:44 am

O Novo Testamento de Jesus não foi prometido para a "casa de Judá e para a casa de Israel".
Não, David ... claro que não. O textos que eu citei, ipis literis, e que você os ignorou ... não dizem NADA sobre "Nova Aliança feita com a Casa de Judá e com a Casa de Israel" ...

Ah! Faça-me um favor ...

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Ton em Dom 08 Maio 2011, 4:32 pm

* Tenho convicção de que “serei” salvo; Porque sei que Deus é capaz de ter misericórdia por mim, através de Jesus.
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade" (Mt 7:21-23).

* Não porque guardo algum dia.
"Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento" (Lc 23:56).

* Não porque como ou deixo de comer algum alimento.
"Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas" (At 21:25).

* Não porque vou ou deixo de ir semanalmente à uma congregação.
"Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem ..." (Tg 2:1-2).

* Não porque sigo alguma lei.
"Esta é a Aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as Minhas Leis e sobre a sua mente as inscreverei" (Hb 10:16).

* Não porque estou ou não no rol de alguma instituição religiosa.
"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam Seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas" (At 24:14).

* Não porque me preocupo ou não com alguma doutrina.
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (At 2:42).

* Não porque ouço ou não algum líder religioso.
"É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito ( pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" (1Tm 3:2-5).

* Não porque li a bíblia uma vez ou um milhão de vezes.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Tm 3:16-17).

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por David de Oliveira em Seg 09 Maio 2011, 1:21 pm

Tenho convicção de que “serei” salvo; Porque sei que Deus é capaz de ter misericórdia por mim, através de Jesus.
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade" (Mt 7:21-23).

Resposta:
Você está insinuando em julgamento que eu não procuro fazer a vontade de Deus?

* Não porque guardo algum dia.
"Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento" (Lc 23:56).

Resposta:
Essa ocasião ainda estava em vigor a velha Lei de Moisés, mas dentro do testamento de Jesus, depois de Sua morte, Paulo nos dá outra instrução:
Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora (com o evangelho de Jesus), conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres (da Lei de Moisés), aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Gálatas 4: 8-11.
*

"Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas" (At 21:25).

Resposta:
Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 1 Coríntios 10:25
E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. 1 Coríntios 10:27
*

Não porque vou ou deixo de ir semanalmente à uma congregação.
"Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem ..." (Tg 2:1-2).

Resposta:

Nada a ver com o tema, portanto não merece resposta...
*

"Esta é a Aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as Minhas Leis e sobre a sua mente as inscreverei" (Hb 10:16).

Resposta:
Isso é uma promessa para os judeus e não será cumprida no testamento de Jesus (dispensação gentílica), portanto eu não tenho nada a ver com isso.
*

"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam Seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas" (At 24:14).

Resposta:
Não cabe nenhuma resposta. Totalmente sem sentido esse verso que não fala de “rol de membros de uma denominação ou religião”. Tenho liberdade de freqüentar qualquer congregação séria sem me preocupar em me fixar somente em uma e desprezar as outras.

* Não porque me preocupo ou não com alguma doutrina.
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (At 2:42).

Resposta:
Não me refiro às doutrinas puramente bíblicas, mas, as de homens em suas “religiões”.

* Não porque ouço ou não algum líder religioso.
"É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito ( pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" (1Tm 3:2-5).

Resposta:
Eu não disse que não existe esses dons, mas não é porque ouvindo-os ou não, será essencial para a minha salvação...
*

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Tm 3:16-17).

Resposta:
O número de vezes de leituras da bíblia não é essencial para a salvação de ninguém. Isso é o que eu estou dizendo e não tem nada a ver com o verso apresentado.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Seg 09 Maio 2011, 1:41 pm

David de Oliveira escreveu:Essa ocasião ainda estava em vigor a velha Lei de Moisés, mas dentro do testamento de Jesus, depois de Sua morte.
Como assim? Não é enquanto "morto" que o testamento se torna válido?
Se o testamento já é válido, e suas discípulas ainda guardavam o Sábado, isso significa que Yeshua não testamentou a sua abolição.

Quem tem olhos pra ver, veja:

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:47 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: