.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 1:33 pm por Jarbas

» Pr Paulo Brasil - Nota triste de falecimento
Hoje à(s) 8:23 am por Ed

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

Quem está conectado
79 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 77 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

As Escrituras devem ou não ser entendidas sobre a ótica judáica ??

Página 3 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: As Escrituras devem ou não ser entendidas sobre a ótica judáica ??

Mensagem por David de Oliveira em Sab 21 Maio 2011, 9:55 am

Xan escreveu:Por quê me preciona a te responder sendo que você não respondeu todas as demias que eu havia lhe perguntado?

Tá querendo se sair bem através da trapaça?

O que é isso, Xan, eu só quero um "X", de Xan!!! :risadinha:

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8352
flag : Brasil

Mensagem por Convidad em Sab 21 Maio 2011, 12:34 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:pois JOGAR FORA a aliança do sinai = JOGAR A LEI DO SINAI FORA (substituindo-a).
Não há necessidade de escrever em CAIXA ALTA, administrador, todos nós iremos ler com o mesmo olhar de incoerencia.
Vou chamar um menino aqui pra te ensinar que uma Aliança não é constituída apenas de leis ...

escrevo como quiser, dentro das regras Ton ,
então não preciso nem de menino para debater, já estou debatendo contigo , visto tais 'argumentos',

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab 21 Maio 2011, 12:43 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Amigo , COMO Marcião poderia ser católico , se viveu em torno do ano 130-150dC ? Só se você estiver se referindo a outro Marcião , o Catolicismo só foi instaurado no século IV , e as doutrinas singulares da Icar só começaram aparecer no fim do segundo século , mais precisamente no 3o.
É verdade ... não se demorou muito surgirem os lobos que falavam coisas pervertidas:
"Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles" (At 20:29).

E ?

Articulador escreveu:Dito isto, a Torá é uma coisa ÚNICA, e é POR ISTO MESMO , que vocês deveriam respeitar o mandamento para JUDEUS CONVERTIDOS de Romanos 14 - ATos15, Colossenses 2:16, etc..., vocês tem mais responsabilidade que os próprios adventistas, já que sabem que mandamento é TUDO que está nos livros bíblicos.
Nem tudo que está escrito nos Livros Bíblicos é Mandamento (1Cor 7:6. 12. 25). E nem todo Mandamento dado, mesmo os dados por Yeshua, você obedece (Mt 5:19-20 / Mt 23:2-3).

noops , eu tento obedecer TODOS quantos são mandamentos e ensinos, inclusive Mates 5 e Mateus 23 pela óptica de EFÉSIOS 2:15 , agora os que desobedecem Efésios 2:15 (e atos 15, e Colossenses 2:16, e Romanos 14) , são os que desobedecem os mandamentos de circuncidar o prepúcio , apedrejar adúlteras e feiticerias, usar serviçais no sábado , etc..., apregoam a lei, mas não cumprem-na.

Convidad
Convidado

Mensagem por Ton em Sab 21 Maio 2011, 1:36 pm

Articulador escreveu:
Ton escreveu:É verdade ... não se demorou muito surgirem os lobos que falavam coisas pervertidas:
"Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles" (At 20:29).

E ?
E pelo que percebo de suas doutrinas, você descende desses homens.
Pelos frutos é que se conhece ...

Articulador escreveu:
Ton escreveu:Nem tudo que está escrito nos Livros Bíblicos é Mandamento (1Cor 7:6. 12. 25). E nem todo Mandamento dado, mesmo os dados por Yeshua, você obedece (Mt 5:19-20 / Mt 23:2-3).
noops , eu tento obedecer TODOS quantos são mandamentos e ensinos, inclusive Mates 5 e Mateus 23 pela óptica de EFÉSIOS 2:15
Olha a mentira.
Pois pela ótica de Ef 2:15, apenas os 'mandamentos que consistem de dogmas' é que foram abolidos, o que não inclui a Torah do Eterno. E o sr mesmo prega a abolição da Torah descaradamente com textos distorcidos das cartas de Paulo, como o sr faz com as demais Escrituras pra sua própria destruição (2Pd 3:16). Tome cuidado.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Convidad em Sab 21 Maio 2011, 3:49 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:É verdade ... não se demorou muito surgirem os lobos que falavam coisas pervertidas:

E ?

e eu percebo que vc está quebrando as regras do fórum , usando um verso meramente de ataque a pessoa, sem argumentação, depois não reclame se insistir por esta linha.

Articulador escreveu:
Ton escreveu:Nem tudo que está escrito nos Livros Bíblicos é Mandamento (1Cor 7:6. 12. 25). E nem todo Mandamento dado, mesmo os dados por Yeshua, você obedece (Mt 5:19-20 / Mt 23:2-3).
noops , eu tento obedecer TODOS quantos são mandamentos e ensinos, inclusive Mates 5 e Mateus 23 pela óptica de EFÉSIOS 2:15
Olha a mentira.
Pois pela ótica de Ef 2:15, apenas os 'mandamentos que consistem de dogmas' é que foram abolidos, o que não inclui a Torah do Eterno. E o sr mesmo prega a abolição da Torah descaradamente com textos distorcidos das cartas de Paulo, como o sr faz com as demais Escrituras pra sua própria destruição (2Pd 3:16). Tome cuidado.

LEI DOS MANDAMENTOS ,
que consistia de ORDENANÇAS
sábado = ORDENANÇA .

Agora como é que é a hipocrisia-padrão de que não cairia nem um TIL da lei ? ora pois , 'português' , se você quiser dar o nome de ordenança, dogma, o que bem você entender, são TILS DA LEI , o que prova que tua 'exegese', era tola. Logo cuida da tua própria salvação, porque não consegue sequer compatiblizar dois versos da bíblia, que será dela toda.

Convidad
Convidado

Não se esqueçam do PARÁGRAFO DE CONSENSO

Mensagem por A. Guimarães em Dom 22 Maio 2011, 7:35 am

Discutam o tema da LEI à vontade, mas nunca percam de vista o parágrafo que concisamente apresenta o CONSENSO de entendimento dos cristãos ao longo dos séculos sobre essa questão.

Ei-lo de novo, abaixo transcrito:

Os 10 Mandamentos seguem sendo a norma de conduta cristã em TODOS os seus preceitos, como Lei Moral de Deus, diferenciando-se das leis Cerimonial e Civil, estas duas últimas não mais aplicáveis à Igreja. E o princípio do dia de repouso teve origem na criação do mundo.
Quem ensina isso? De novo, vamos "refrescar a memória" dos debatedores aqui--são os luteranos, batistas, metodistas, presbiterianos, congregacionais HÁ SÉCULOS nos seus documentos confessionais OFICIAIS, nenhum deles desautorizado, desqualificado, descartado.

Mais recentemente os ASSEMBLEIANOS vieram a público confirmando tal CONSENSO em obras de sua editora oficial, a CPAD.

A. Guimarães
¹
¹

Número de Mensagens : 166

Mensagem por Ton em Dom 22 Maio 2011, 9:34 am

Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
E ?
e eu percebo que vc está quebrando as regras do fórum , usando um verso meramente de ataque a pessoa, sem argumentação, depois não reclame se insistir por esta linha.
Pode excluir, mas você deve saber que Yeshua, os Apóstolos e os Profetas também usaram um verso pra repreender, alertar e corrigir pessoas.

Articulador escreveu:
Ton escreveu:Olha a mentira.

LEI DOS MANDAMENTOS ,
sábado = ORDENANÇA .

Agora como é que é a hipocrisia-padrão de que não cairia nem um TIL da lei ? ora pois , 'português' , se você quiser dar o nome de ordenança, dogma, o que bem você entender, são TILS DA LEI , o que prova que tua 'exegese', era tola. Logo cuida da tua própria salvação, porque não consegue sequer compatiblizar dois versos da bíblia, que será dela toda.
O tis da Lei são Leis do Eterno.
Os dogmas são de origem humana.

No seu curso de teologia, devia ter aprendido que a Bíblia não foi escrita por brasileiros que escreviam na Norma Culta.
E que o termo grego para dogma não é aplicado à Lei do Eterno.

A palavra grega vertida como "ordenança" é "dogma"<1378>, que aparece 5x no NT.
Nenhuma delas se aplica aos Mandamentos das Escrituras Sagradas confiadas aos Judeus (Rm 3:2).

* Lucas 2:1 Naqueles dias, foi publicado um decreto <1378> de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.

* Atos 16:4 Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões <1378> tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém.

* Atos 17:7 os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos <1378> de César, afirmando ser Jesus outro rei.

* Efésios 2:15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças <1378>, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

* Colossenses 2:14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças <1378>, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz

Blog Ton |de Tudo|

"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Convidad em Dom 22 Maio 2011, 11:02 am

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
E ?
Pode excluir, mas você deve saber que Yeshua, os Apóstolos e os Profetas também usaram um verso pra repreender, alertar e corrigir pessoas.

já foi falado o que tinha que ser.
privilegie a argumentatividade.

Articulador escreveu:
Ton escreveu:Olha a mentira.

LEI DOS MANDAMENTOS ,
sábado = ORDENANÇA .

O tis da Lei são Leis do Eterno.
Os dogmas são de origem humana.

Negativo
quer dizer então que Deus não orientou moisés a mandar circuncidar o prepúcio ? Apedrejar não foi mandamento do Eterno ? Casar com a cunhada viúva também não ? que brincadeira..

A palavra grega vertida como "ordenança" é "dogma"<1378>, que aparece 5x no NT.
Nenhuma delas se aplica aos Mandamentos das Escrituras Sagradas confiadas aos Judeus (Rm 3:2).

que bom que me ajudas a te refutar, na tua tentativa inócua de confusão semântica,
então temos que ordenança = dogmas , no entanto está escrito em português bem legíveil : Lei dos mandamentos que CONSISTIA (era composta) de ordenanças , logo está escrito que os TORÁ (lei dos mandamentos) = ORDENANÇAS = DOGMAS = NOME QUE VC QUISER = mesmo efeito.

Agora que a confusão bobinha está refutada, vamos ver se esta divisão artificial , desleal com Cristo , se subsiste nos próprios contextos :
(I Crônicas 15:13) - Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o SENHOR nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança.
(Ezequiel 44:8) - E não guardastes a ordenança a respeito das minhas coisas sagradas; antes vos constituístes, a vós mesmos, guardas da minha ordenança no meu santuário.
(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
(Colossenses 2:15) - E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
(Colossenses 2:16) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

- Vemos que ordenanças não tinham nada a ver com dogmas de homens , viam do próprio DEUS , sob a promessa de benção ou maldição , e NÃO há a mínima divisão bíblica sobre elas e os 613 preceitos (por sinal outro sinônimo de dogma, ordenança).
- Colossenses PROVA que o sábado era ordenança.

a que ridículo 'argumentativo' vcs chegam para deturpar os evangelhos ,

Convidad
Convidado

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 23 Maio 2011, 12:14 pm

Shalom Articulador..

Não vou ficar batendo cabeça, pois já ficou provado por A + B que os judeus tiveram tanta culpa quanto os brasileiros na morte do Messias, pois a morte foi justificativa e não complô nacionalista, te dei AT 4: 27 como base, base essa que explica o ocorrido.

Articulador escreveu: pois JOGAR FORA a aliança do sinai = JOGAR A LEI DO SINAI FORA (substituindo-a).
Nem você é inteligente de colocar Gálatas 4 ou Colossenses 2:16 ou Romanos 14 contra Mateus 5, a diferença entre nós dois que sou esperto o suficiente para COMPATIBILIZAR estes textos (e todos os demais) , pois Deus não me deu véu.

Bem, se devemos jogar a Lei fora devo acreditar que o Messias não serve para nada, uma vez que Yeshua só é Messias pois não jogou lei alguma fora, antes viveu por ela, e diga-se de passagem se manteve santo por tal feitura, pois nunca a desvirtuou. Devo ainda admitir que matar, roubar e adulterar agora é permitido por Deus, pois Ele "jogou" tais mandamentos fora.

Se Aliança fosse Lei, Abraão deveria ter recebido um compêndio, mas contudo e todavia as Escrituras confirmam que a Lei não anula as promessas (alianças) e que a Lei só veio 430 anos depois da aliança.

VC esperto ?? Ahh é, tinha me esquecido disso, deve ser porque os fatos apontam coisas difertentes. Meu caro vc nunca me verá colocando a Bíblia contra a Bíblia, Paulo contra Yeshua e muito menos Paulo contra Paulo. O Apostolo diz que a lei é boa, ai vem vc e diz que ele aboliu o que é bom. Paulo diz que ele é carnal mas a Lei é espiritual e vc vem e diz que Paulo acabou com o que é espiritual. Yeshua disse com todas as Letras que nem um Yud cairia da Lei, vc vem e diz que ele derrubou tudo, será que há esperteza nisso ?? Onde está mesmo o véu ?? Alguém que diz que o filho desfaz as regras do Pai é mesmo um bom compatibilizador ?

O resto é vistosa hipocrisia-doutrinária,
lei mosaíca MANDAVA o POVO apedrejar, portanto do mesmo jeitinho que vocês nos cansam com regrinhas sabáticas, SIGA tua lei , vc é do povo , 'apedreje', segundo a lei que você diz imutável - para nos mostrar que realmente honra a lei abolida.

Meu caro a Lei Moisaica foi o que D E U S ordenou, eu não sou corajoso como vc de ficar atestando que Deus não soube criar Leis, e fez um monte de erros no Sinai, inventado um monte de coisa sem fundamento que ao passar do tempo se extinguiria. Eu SEMPRE vou confiar que Deus acertou, acerta e continuará acertando. O que foi dito no Sinai é a máxima de Deus para um mundo contaminado, se o homem ainda tivesse um minimo de dignidade divina, jamais compactuaria com pecadores deliberados. Eu não sou amiguinho de perversores e espero ansioso pelo Juízo final, o dia que Deus destruirá os que destroem a Terra. Apedrejamento é só um comecinho da ira apocalíptica, pedras de um talento cairão sobre o ímpio e assim vc verá que apedrejar é necessário, ou será que vc vai continuar colocando Deus como injusto?

Não, porque você NÃO resolveu os contextos que apresentei PRIMEIRO , como todo 'bom' legalista, vocês tem OJERIZA de aceitar toda a bíblia, então precisam pular para outro versinho , quando não conseguem resolver Atos 15, Colossenses 2:16, Romanos 14, Rm3:28 , etc..etc..etc.., um debate se firme em : alegação -> réplica -> tréplica , resolva teu ônus, que deixo à vontade você me colocar outras palavras para discussão , e RESOLVEREI-AS (com boa doutrina - ie. compatibilizar com toda a bíblia).

Owww não faca isso eu já rebati todos os teus interpretismos sobre cada contexto, lembra daquela resposta que te perguntei por Mp porque vc não havia respondido, pois é, releia e verá que já foi explicado suas falhas contextuais.

Evidentemente o contexto que diz que NÃO precisamos mais distinguir dias de guarda para Deus.

Deus tava só brincando lá no Edem, quando SANTIFICOU (separou para si) um dia em especial, pois agora segundo vc qualquer dia é dia. Se qualquer dia é dia não sei porque vc pega no pé de quem vai pela medida bíblica do Shabat, se a regra é qualquer dia, o Shabat passa a não ser um dia? Pode-se todos menos o Shabat?

sim, os Judeus Messiânicos e Adventistas, e assemelhandos,
que se justificam pelas OBRAS DA LEI = regras sabáticas, circuncisões, diétas, etc..

Bem, isso são seus achismos, eu não me justifico por Lei, eu sou transgressor dela, pela Lei estou condenado, mas por Yeshua estou morto para Lei e assim ela não me condena mais. Morri para a Lei, uma vez que busco a glória do Pai revelada no sacrifício do Cordeiro, agora por força de obediência e em busca da santificação procuro não transgredir o que me foi solicitado, pois fé sem obras é morta e pecado é transgressão a Lei (I JO 3:4)

Última edição por Diego em Seg 23 Maio 2011, 1:33 pm, editado 1 vez(es)

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por Convidad em Seg 23 Maio 2011, 1:19 pm

Diego escreveu:Shalom Articulador..

Não vou ficar batendo cabeça, pois já ficou provado por A + B que os judeus tiveram tanta culpa quanto os brasileiros na morte do Messias, pois a morte foi justificativa e não complô nacionalista, te dei AT 4: 27 como base, base essa que explica o ocorrido.

nada disto,
foi provado o exato contrário , que minha alegação de orgulho judaíco cegando doutrinas, é perfeitamente BÍBLICA , e que tua tentativa de fazer um 'tu quoque' (também os gentios) é uma tergiversação, pois além de minha alegação não falar nada sobre a culpa dos gentios , várias nações, em peso, aceitaram o Messias, enquanto em Israel este número é bem restrito (e deveria ser o contrário, já que eles eram despenseiros das promessas messianicas) , o que prova mais uma vez minha (bíblica) tese.

Articulador escreveu: pois JOGAR FORA a aliança do sinai = JOGAR A LEI DO SINAI FORA (substituindo-a).
Nem você é inteligente de colocar Gálatas 4 ou Colossenses 2:16 ou Romanos 14 contra Mateus 5, a diferença entre nós dois que sou esperto o suficiente para COMPATIBILIZAR estes textos (e todos os demais) , pois Deus não me deu véu.

Bem, se devemos jogar a Lei fora devo acreditar que o Messias não serve para nada, uma vez que só é Messias pois não jogou lei alguma fora, antes viveu por ela, e diga-se de passagem se manteve santo por tal feitura, pois nunca a desvirtuou. Devo ainda admitir que matar, roubar e adulterar é permitido e louvado por Deus, pois Ele "jogou" tais mandamentos fora.

Se Aliança fosse Lei, Abraão deveria ter recebido um compêndio, mas contudo e todavia as Escrituras confirmam que a Lei não anula as promessas (alianças) e que a Lei só veio 430 anos depois da aliança.

VC esperto ?? Ahh é, tinha me esquecido. Meu caro vc nunca me verá colocando a Bíblia contra a Bíblia, Paulo contra Yeshua e muito menos Paulo contra Paulo. O Apostolo diz que a lei é boa, ai vem vc e diz que ele aboliu o que é bom. Paulo diz que ele é carnal e a Lei espiritual e vc vem e diz que Paulo acabou com o que é espiritual. Yeshua disse com todas as Letras que nem um Yud cairia da Lei, vc vem e diz que ele derrubou tudo, será que há esperteza nisso ?? Onde está mesmo o véu ??

por isto fiz questão de escrever SUBSTITUINDO-A , porque estou acostumado com os cata-vírgulas dos legalistas, então NÃO , não podemos adulterar , roubar, etc.. Quanto ao Messias, teu argumento é mais sem-noção ainda, já que Efésios 2:15 dita bem claramente que JUSTAMENTE porque ele cumpriu toda a lei , é que pode ABOLÍ-LA. E Diego, fica até ridiculo um legalista dizer que não coloca a bíblia contra ela mesma , Paulo falou que a lei era boa, santa e justa, o mesmo Paulo falou mais :

(Romanos 3:28) - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

seguindo vossas 'exegeses', isto é colocar a bíblia contra ela mesma, coisa que são VEZEIROS.

O resto é vistosa hipocrisia-doutrinária,
lei mosaíca MANDAVA o POVO apedrejar, portanto do mesmo jeitinho que vocês nos cansam com regrinhas sabáticas, SIGA tua lei , vc é do povo , 'apedreje', segundo a lei que você diz imutável - para nos mostrar que realmente honra a lei abolida.

Meu caro a Lei Moisaica foi o que D E U S ordenou, eu não sou corajoso como vc de ficar atestando que Deus não soube criar tais Leis, e fez um monte de erros no Sinai, inventado um monte de coisa sem fundamento que ao passar do tempo extinguiria. Sempre vou confiar que Deus acertou, acerta e continuará acertando. O que foi dito no Sinai é a máxima de Deus para um mundo contaminado, se o homem ainda tivesse um minimo de dignidade divina, jamais compactuaria com pecadores deliberados. Eu não sou amiguinho de perversores e espero ansioso pelo Juízo final, o dia que Deus destruirá os que destroem a Terra. Apedrejamento é só um comecinho da ira apocalíptica, pedras de um talento cairão sobre o ímpio e assim vc verá que apedrejar é necessário, ou será que vc vai continuar colocando Deus como injusto?

converseira enfadonha de colocar na boca dos outros TUAS presunções, não faz doutrina.
Deus SOUBE criar leis e regras TEMPORAIS , que só tinham significado até a vinda do Messias, e só para uma geografia, e só para um povo específico , ou será que você um dia me provará que continua apedrejando adúlteros e feiticeiras, casando com a cunhada víuva, ou mesmo tratando a lepra com afastamento do arraial ? Vocês aborrecem com diversionismos sem brilho.
Faça-nos um favor, se é para RECORTAR (limar) todo verso bíblico que apresentamos , e depois vir apenas apenas com FILOSOFADA VÃ , que não resolve nada do proposto , evite ficar cutucando os outros para debater contigo .

Não, porque você NÃO resolveu os contextos que apresentei PRIMEIRO , como todo 'bom' legalista, vocês tem OJERIZA de aceitar toda a bíblia, então precisam pular para outro versinho , quando não conseguem resolver Atos 15, Colossenses 2:16, Romanos 14, Rm3:28 , etc..etc..etc.., um debate se firme em : alegação -> réplica -> tréplica , resolva teu ônus, que deixo à vontade você me colocar outras palavras para discussão , e RESOLVEREI-AS (com boa doutrina - ie. compatibilizar com toda a bíblia).

Owww não faca isso eu já rebati todos os teus interpretismos sobre cada contexto, lembra daquela resposta que te perguntei por Mp porque vc não havia respondido, pois é, releia e verá que já foi explicado suas falhas contextuais.

não estou debatendo via MP, vc me quotou , insistiu, estou aqui para debater PONTUALMENTE, mas se tua doutrina (messiânica) não teve , e não tem , a capacidade de abordar estes contextos que apresentei , bom... isto já sabíamos.

Evidentemente o contexto que diz que NÃO precisamos mais distinguir dias de guarda para Deus.

Deus tava só brincando lá no Edem, quando SANTIFICOU (separou para si) um dia em especial, pois agora segundo vc qualquer dia é dia. Se qualquer dia é dia não sei porque vc pega no pé de quem vai pela medida bíblica do Shabat, se a regra é qualquer dia, o Shabat passa a não ser um dia? Pode-se todos menos o Shabat?

Paulo estava só 'brincando', quando escreveu Colossenses 2:16 e Romanos 14 ?
Me diga , você tem calendário do Edén, para nos provar que o sábado JUDAÍCO hoje é o mesmo ? E pode nos provar que o sábado BRASILEIRO é o mesmo onde caiu o maná no deserto ? Pois é Diego , vcs NEM sabem porque defendem vossas tradições, o sétimo DIA é após a queda do maná, portanto o povo NÃO sabia qual era este dia antes de uns 40-50 dias após a saída do Egito , e Deus NÃO lhes cobrou isto até mostrarem-se de DURA CERVIZ , e o sábado brasileiro NÃO é o mesmo que da geografia de Israel, além do que , quem pode o mais , pode o menos , quem vive um sábado perpétuo em Deus, não está restrito a nenhum dia em específico, por isto você NÃO tem registrado na torá que Adão guardou sábado algum, vivia eternamente nele.

sim, os Judeus Messiânicos e Adventistas, e assemelhandos,
que se justificam pelas OBRAS DA LEI = regras sabáticas, circuncisões, diétas, etc..

Bem, isso são seus achismos, eu não me justifico por Lei, eu sou transgressor dela, pela Lei estou condenado, mas por Yeshua estou morto para Lei e assim ela não me condena mais. Morri para a Lei, uma vez que busco a glória do Pai revelada no sacrifício do Cordeiro, agora por força de obediência e em busca da santificação procuro não transgredir o que me foi solicitado, pois fé sem obras é morta e pecado é transgressão a Lei (I JO 3:4)

não, isto é TORÁ.
sábado = obra da lei
Rm3:28 = justificados SEM as obras da lei.
Rm14 = quem não distingue dias - para Deus o faz.
Cl 2:16 = ninguém nos julgue pelos sábados, luas novas, etc
..

Pecado é a transgressão de tudo isto,
vcs são pecadores contra a torá, então.

Convidad
Convidado

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 23 Maio 2011, 3:36 pm

Articulador escreveu: nada disto,
foi provado o exato contrário , que minha alegação de orgulho judaíco cegando doutrinas, é perfeitamente BÍBLICA , e que tua tentativa de fazer um 'tu quoque' (também os gentios) é uma tergiversação, pois além de minha alegação não falar nada sobre a culpa dos gentios , várias nações, em peso, aceitaram o Messias, enquanto em Israel este número é bem restrito (e deveria ser o contrário, já que eles eram despenseiros das promessas messianicas) , o que prova mais uma vez minha (bíblica) tese.

Provado por quem e a quem ?? A vc mesmo né ??
O Fato de nações terem maior índice de aceitação ao Messias, do que a própria nação de Ysrael, não tira a razão de se dizer que as nações são culpadas IGUALITARIAMENTE a Ysrael, sem falar que o nível de tal aceitação das nações é deplorável. Paulo ter sido o maior escritor messiânico do século 1º, não tirou-lhe a culpa de o Messias ter se entregado por ele, a saber que o maior satanista do mundo tem tanta culpa quanto Paulo, a diferença está em quem se beneficia, ou não, da salvação. A culpa da morte de Cordeiros sempre foi o pecado e não nações (desde Gn). Todos pecaram e estão destituídos da graça, mas mediante a fé e observância dos mandamentos o homem é justificado (Ap 14:12 e Tg 2)

por isto fiz questão de escrever SUBSTITUINDO-A , porque estou acostumado com os cata-vírgulas dos legalistas, então NÃO , não podemos adulterar , roubar, etc.. Quanto ao Messias, teu argumento é mais sem-noção ainda, já que Efésios 2:15 dita bem claramente que JUSTAMENTE porque ele cumpriu toda a lei , é que pode ABOLÍ-LA. E Diego, fica até ridículo um legalista dizer que não coloca a bíblia contra ela mesma , Paulo falou que a lei era boa, santa e justa, o mesmo Paulo falou mais :

Pois é sua teoria da substituição é ridícula, pois fere expressamente o fato de Deus ter dado uma ordem direta e perpétua e agora ter se feito abolidor de si mesmo, ou melhor substituidor de si mesmo e do que disse. Feito assim posso alegar que Deus poderá a qualquer momento substituir TUDO o que uma vez disse, e estaríamos assim perdidos, já que na suas ordens há sombra de variação, nada impede de pensar assim. O salmista diz que a terra e céu passam mas a palavra de Deus permanece para sempre, e assim é fato Biblico que Sábados, comidas, e toda a legislação permanece pois é a palavra do Deus vivo que as sustentam.

Matar não pode, roubar não pode, guardar o sábado não pode rsrsrsrs, poxa que coisa, assim fica parecendo que Deus disse uma montureira de abobrinha no Sinai, ou melhor, disse 9 coisas válidas e 1 invalida, esses seus pesos são extremamente descompensados. Tá na hora de vc parar para refletir que não é, e nunca será pecado o que Deus diz.
Se apedrejar adúlteros hj é pecado, Deus é culpado pelo pecado de muita gente que assim procedeu. Até o Messias seria condenável uma vez que permitiu que um sem pecado começasse o apedrejamento de uma pecadora.

A lei é um fardo porque me dá um dia de descanso? Poxa que coisa sombria heim... Sem nexo e sem cabimento, descansar é tudo de bom, fazer o que Deus manda sempre será prazeroso.

Tem certeza que Ef 2:15 diz que uma vez cumprindo a lei se pode anula-la ???? Que novo evangelho é esse ??
Se é assim, cumpriu-se e agora se invalida, então temos que Yeshua não matou, hj posso matar, Yeshua não roubou hj posso roubar, Yeshua não comeu porquinho assado, hj eu posso comer, Yeshua guardou o sábado então hj eu posso trabalhar 7 dias e não reservar o sétimo para adoração e descanso etc. Sem falar da deturpação desesperada do verso.

O que está versado em Ef 2 é que Yeshua desfez a INIMIZADE, pois existia mandamentos específicos apenas para Judeus (como por ex o local no templo), mas agora não existe mais nacionalidade, onde de dois povos fez um e assim a parede da inimizade foi derrubada, o que era lei apenas para alguns agora todos se beneficiam. A parede de inimizade refere-se a inclusão de gentios dentro do plano salvífico, tirando do meio a exclusividade antes apontada. No mais a vontade de Yeshua referente a Torah está em Mt 5, em especial 17-19, agora fique a vontade para deturpar as palavras do Mestre e refuta-lo, pois para quem lê na sinceridade, verá que nem terra e nem céu passaram, e nem que as profecias estão plenamente cumpridas, sendo assim, estamos no perfil temporal que o Messias garantiu que a Torah estaria vigorando. Mt 5 lança por terra a estorinha de uma vez cumprido se invalida, pois as palavras de Yeshua dizem que: "EU NÃO VIM ABOLIR A LEI".

Articulador citou: (Romanos 3:28) - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Sua citação, foi escapismo do argumento postado, uma vez que vc faz de Paulo abolidor de coisas boas, e espirituais (Torah) (Rm 7).

Rm 3:28 citado por vós, deixa claro que A LEI NÃO SALVA, o homem carnal!!!A lei é tutora, e serve apenas como indicador do que é o pecado, como insta em I Jo 3:4 e Rm 7:7, Rm 3:20 etc. Uma vez a promessa profética de Jr 31:31,( inscrição da Torah no coração do Messiânico), esteja cumprida no messiânico o Espirito Santo na sua atuação revela o homem do que é transgressão a Lei (pecado). Salvação é, e sempre foi por fé, contudo uma fé viva e eficaz que produz bons frutos, mediante a graça.

Faça-nos um favor, se é para RECORTAR (limar) todo verso bíblico que apresentamos , e depois vir apenas apenas com FILOSOFADA VÃ , que não resolve nada do proposto , evite ficar cutucando os outros para debater contigo .

Idem.

Bem, já dei meu parecer sobre esses versos, mas vamos novamente aos CONTEXTOS:

13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

"Mortos nos pecados", primeiro devemos saber que só comete pecado quem transgride a Lei (I Jo 3:4), depois é bom saber que fomos perdoados mesmo transgredindo a Torah. Transgressão a Torah é PECADO, mas pecados são perdoáveis mediante a graça, mas é lógico que não se há liberdade para andarmos pecando, e por isso a Torah é tutora para quem se insere nesse contexto de pecaminosidade.

14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Opa, perae, não foi a Lei que foi cravada na cruz ??? Não e não! O cravo foi na cédula que era contra nós nas suas ordenanças e não na própria ordenança (torah). Todo messiânico que já leu a lei, ao menos uma vez, sabe perfeitamente que existe a regra e a condenação pela violação de tal regra. Segundo o texto a regra permanece, contudo a condenação (Cédula) foi anulada mediante o sacrifício de Yeshua.

15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Para quem é atento a textos, percebe que Paulo fala que Sábados, lua nova, comida, e dias de festa SÃO (presente) sombras das coisas futuras, e não que foram (passado) sombras dos bens futuros. O fato de ser e não ter sido, concorda que não houve abolição, contudo o JULGAR pessoas sobre tais coisas é que é contravenção, pois é fato gritante que tais coisas não salvam. Pra quem além de atento é bereiano e consulta nas Escrituras "antigas" o que Paulo fala, sabe muito bem que o Messias instaurará seu Reino e tais coisas que hj são sombras estarão vigorante de igual modo como hj está. Vejamos nas profecias a Torah em vigor em meio ao Reino Justo do Messias:

16 E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas.
17 E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
18 E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, virá sobre eles a praga com que o SENHOR ferirá as nações que não subirem a celebrar a Festa das Cabanas.
19 Este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a Festa das Cabanas. (Zc 14)

e

22 Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. [
23 E será que, desde uma Festa da Lua Nova até à outra e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. (Is 66)

Paulo conhecia as profecias e sabia que a Torah prefigura a sombra das coisas futuras e não algo abolido e invalidado, como sugere vossa interpretação. Se mesmo num reino justo vemos se cumprindo coisas que vossa teologia atesta como invalidada, o que me fará crer que num mundo imperfeito o que se cumpre num mundo perfeito não é mais exigido? As profecias estão ai e apontam Yeshua reinando com vara de ferro as nações, exigindo delas a observância da Lei do Sinai.

Rm 14 ??

não estou debatendo via MP, vc me quotou , insistiu, estou aqui para debater PONTUALMENTE, mas se tua doutrina (messiânica) não teve , e não tem , a capacidade de abordar estes contextos que apresentei , bom... isto já sabíamos.

E quem está debatendo via MP ?? Não se faça de desentendido, vc sabe que tem duas respostas minhas que vc não refutou e por MP te perguntei o porque não tinha feito, e em base de seu argumento recente eu disse que se vc ler as postagens (sem respostas) verá que eu já dei meu parecer sobre os textos que vc traz de forma desordeira.

Me diga , você tem calendário do Éden, para nos provar que o sábado JUDAÍCO hoje é o mesmo ? E pode nos provar que o sábado BRASILEIRO é o mesmo onde caiu o maná no deserto ? Pois é Diego , vcs NEM sabem porque defendem vossas tradições, o sétimo DIA é após a queda do maná, portanto o povo NÃO sabia qual era este dia antes de uns 40-50 dias após a saída do Egito , e Deus NÃO lhes cobrou isto até mostrarem-se de DURA CERVIZ , e o sábado brasileiro NÃO é o mesmo que da geografia de Israel, além do que , quem pode o mais , pode o menos , quem vive um sábado perpétuo em Deus, não está restrito a nenhum dia em específico, por isto você NÃO tem registrado na torá que Adão guardou sábado algum, vivia eternamente nele.

Sétimo dia depois do maná ??? O que vemos é que o Shabat foi instituído depois da criação do homem, no Edén. O Dia é SANTIFICADO é isso que lemos, e santificar significa Deus separar para si, no literal da palavra.
Se lermos o texto de Isaías 66:22/23, apresentado acima por mim, vemos que a profecia garante que no Olam habá (mundo vindouro) o sábado é representativo e ativo.
Quem vive num sábado perpétuo de descanso no Messias, sabe que não é a guarda legalista que fará dele um salvo, mas atenta-se que no sábado semanal é dia de dizer que tudo que foi criado é bom, em semelhança ao seu Deus, que santificou (separou) tal dia ainda numa época de perfeição.

sábado = obra da lei
Cl 2:16 = ninguém nos julgue pelos sábados, luas novas, etc..

E quem distingue dias não é para Deus ?? (favor usar o texto em questão).

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por Convidad em Ter 24 Maio 2011, 11:31 am

DIEGO ,
primeiro lugar , como você insiste em recortar dos contextos minhas respostas, e o amparo bíblico delas (coisa que cristão nenhum deveria fazer) , começarei a partir de agora em deixar notado isto , então é o último pedido antes de eu concluir que isto é voluntário , e portanto desonestidade intelectual.

Diego escreveu:
Articulador escreveu: nada disto,

Provado a quem ?? A vc mesmo né ??
O Fato de nações terem maior índice de aceitação ao Messias do que Ysrael, não tira a culpa das nações serem culpadas IGUALITARIAMENTE a Ysrael. Paulo ter sido o maior escritor messiânico do século 1º, não tirou-lhe a culpa de o Messias ter se entregado por ele, o maior satanista do mundo tem tanta culpa quanto Paulo, a diferença está em quem se beneficia ou não da salvação. A culpa da morte de Cordeiros sempre foi o pecado e não nações (desde a torah) .

não, a você e a quem souber ler.
- bíblia não fala nada de 'igualitariamente',
- provei que Jesus mesmo disse que Judas (judeu) , tinha MAIOR pecado que Pilatos (gentio),
- as estatísticas de aceitação do Messias perante Gentios , provariam isto per-sí ,
- quanto mais ADICIONADO ao fato de que a responsabilidade dos Judeus era MUITO maior (visto guardadores das profecias messiânicas),

tudo isto já te refutou , e nada disto você resolveu - então favor, SE puder desafiar estes fatos , faça , senão repetir-se não é mais solução. Por último já provei com ensino BÍBLICO que é o orgulho judaíco que cega (Tiago2, Romanos2 , e outros), exatamente o que afiancei.

por isto fiz questão de escrever SUBSTITUINDO-A , porque estou acostumado com os cata-vírgulas dos legalistas, então NÃO , não podemos adulterar , roubar, etc.. Quanto ao Messias, teu argumento é mais sem-noção ainda, já que Efésios 2:15 dita bem claramente que JUSTAMENTE porque ele cumpriu toda a lei , é que pode ABOLÍ-LA. E Diego, fica até ridiculo um legalista dizer que não coloca a bíblia contra ela mesma , Paulo falou que a lei era boa, santa e justa, o mesmo Paulo falou mais :

Pois é sua teoria da substituição é ridícula, pois fere expressamente o fato de Deus ter dado uma ordem direta e perpétua e agora ter se feito abolidor de si mesmo, ou melhor adequador de si mesmo e do que diz.

Paulo não acha :
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Lucas, Pedro, e todos os apóstolos não acham :
(Atos 15:1) - ENTÃO alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
(Atos 15:6) - Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
(Atos 15:24) - Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
(Atos 15:28) - Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
(Atos 15:29) - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Se apedrejar adúlteros hj é pecado, Deus é culpado pelo pecado de muita gente que assim procedeu. Até o Messias seria condenável uma vez que permitiu que um sem pecado começasse o apedrejamento de uma pecadora.

Jesus sendo o único homem sem pecado, sabia que ninguém tinha santidade alí para apedrejar . Segundo que de novo vc enfada meus ouvidos com filosofada vã , Deus ter dois métodos , duas alianças, não significa que o que era pecado no passado , seria no dia de hoje, mas se você quer nos provar a 'honestidade' intelectual dos Messiânicos , já te dei a fórmula : me diga quantas feiticeiras e adúlteros você já apedrejou , se tens responsabilidade de casar com a cunhada viúva, se ao invés de tratar hoje um hanseníaco, você apenas o joga longe do arraial, se deve pagar olho por olho , se deve apedrejar o apanhador de gravetos nos sábado (e portanto os sabatistas que usam de serviços de terceiros no sábado) , e mais algumas dezenas de preceitos que vcs NÃO CUMPREM . Legalistas são assim, querem imputar aos outros , o que não fazem.

O que está versado é que Yeshua desfez a INIMIZADE, pois existia mandamentos específicos apenas para Judeus (como por ex o local no templo), mas agora não existe mais nacionalidade, onde de dois povos fez um e assim a parede da inimizade foi derrubada. A vontade de Yeshua referente a Torah está em Mt 5, em especial 17-19, agora fique a vontade para deturpar as palavras do Mestre e refuta-lo, pois para quem lê na sinceridade, verá que nem terra e nem céu passaram, e nem que as profecias estão plenamente cumpridas, sendo assim, é o perfil temporal que o Messias garantiu que a Torah estaria vigorando.

FUGA bem boba.
é só o que terei de você.
Efésios é bem claro ,desfez a LEI DOS MANDAMENTOS , e ELA que criava a inimizade, nem semi-analfabetos entenderiam de outra maneira, mas para defender tradição de homens, alguns querem posar de analfabetos plenos. A vontade do Messias está em TODA A TORÁ , por isto que eu consigo compatiblizar Mateus 5 com Efésios 2, e nenhum legalista consegue :

(Mateus 5:18) - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido
(Romanos 13:8) - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
[/color].

Comos todos sabemos, Jesus nunca pecou - portanto cumpriu TODA a lei, assim atende perfeitamente ao ensino de Mateus 5:18 quando desfaz na cruz a própria lei dos mandamentos . Plus , sempre quem ama o próximo cumpriu a lei (e antes da confusão terminológica insincera habitual , o verbo está no passado , é ter a lei por SATISFEITA) .

contra isto vc tem o que ?
só uma tentativa de recortar Mateus 5:18 antes da parte que não interessa à vossa doutrina por tradição de homens , e a TOTAL incompatibilidade de tua interpretação comm Rom14, Cl2:16, Atos 15, Rm3:28 , Ef2:15 , etc etc etc.. O legalismo tem OJERIZA da bíblia como ela é, porque quem ama , não tem problema com contexto algum, todos são compatíveis , todos são complementares, todos são respeitados em sua literalidade mínima.

Articulador citou: (Romanos 3:28) - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Sua citação, foi escapismo do argumento postado, uma vez que vc faz de Paulo abolidor de coisas boas, e espirituais (Torah).

Rm 3:28 deixa claro que A LEI NÃO SALVA, o homem carnal!!!A lei é tutora, serve apenas como indicador do que é o pecado, como insta em I Jo 3:4 e Rm 7:7, Rm 3:20 etc. Salvação é e sempre foi por fé, contudo uma fé viva e eficaz que produz bons frutos.

Diego , não me enfade MAIS ainda com filosofada vã (e ruim) , se tem bíblia, apresente, não tendo , as divagações de tua tradição de homens não me interessam: SEM AS OBRAS DA LEI = sem sábado = obra da lei
Depois vc insere outra tentativa de enrolação sem bíblia ,
a lei é tutora ATÉ CRISTO , e somente :

(Romanos 7:3) - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
(Romanos 7:4) - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
(Romanos 7:5) - Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
(Romanos 7:6) - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Idem.

idem o que camarada ? , qual a vez que eu recortei versos bíblicos literalmente apensados na tela e que estivessemos debatendo no momento ? Qual a vez que não te quotei em contexto ? qual a vez que eu te provoquei ao debate ? A partir de agora EXIJO que você me quote em contexto , com versos e tudo , se não o fizer passarei mais e mais a dizer que está usando de uma tática desonesta, por raquitismo argumentativo. Quem tem bíblia , usa-a, quem não tem que apele.

Bem, já dei meu parecer sobre esses versos, mas vamos novamente aos CONTEXTOS:

não, não deu.

13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,[/i]

"Mortos nos pecados", só comete pecado quem transgride a Lei (I Jo 3:4), mas fomos perdoados mesmo transgredindo a Torah.

14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Opa, perae, não foi a Lei que foi cravada na cruz ??? Não e não! O cravo foi na cédula que era contra nós nas suas ordenanças e não na própria ordenança (torah). Todo servo que já leu a lei ao menos uma vez sabe perfeitamente que existe a regra e a condenação pela violação de tal regra. Segundo o texto a regra permanece, contudo a condenação (Cédula) foi anulada mediante o sacrifício de Yeshua.

Estre truque do legalismo é mofado e ruim :
a) Se esta cédula fosse só a penalização , isto ainda não te ajudaria, pois as penas FAZEM parte dos preceitos da lei , lembremos do verso que vocês tanto gostam : 'nem um TIL cairia da lei, sem que...' , mas nestas horas vocês 'esquecem' dele , o 'til' (menor particula) só interessa quando querem nos imputar a lei, não quando querem relativizá-la, recortá-la, negá-la, por conveniência de tradição humana.

b) Ainda assim , demonstremos como não vinga perante outros contextos :
(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz
(Romanos 7:3) - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
(Romanos 7:4) - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

03 claros contextos, PERFEITAMENTE se alinhando para mostrar que o que foi riscado , desfeito , desvalidado na cruz foi a LEI DOS MANDAMENTOS , preto no branco para quem souber ler.

15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Para quem é atento ao texto, percebe que Paulo fala que Sábados, lua nova, comida, e dias de festa SÃO (presente) sombras das coisas futuras, e não que foram (passado) sombras dos bens futuros. O fato de ser e não ter sido, concorda que não houve abolição, contudo o JULGAR pessoas sobre tais coisas é que é contravenção, pois é fato gritante que tais coisas não salvam. Pra quem além de atento é bereiano e consulta nas Escrituras "antigas" o que Paulo fala, sabe muito bem que o Messias instaurará seu Reino e tais coisas que hj são sombras estarão vigorante de igual modo como hj está, vejamos:

errado.
isto não é nem questão de atenção, é honestidade com o texto,
justamente porque sábados, luas novas, eram preceitos de moisés, é que eram coisas PASSADAS , e que quem estiver no corpo de Cristo, não precisa mais destas sombras, isto já foi provado nos 03 contextos acima , corpo de Cristo = sacrifício da Cruz = desfeita a sombra das leis mosaícas.
Além do que Paulo é claro em dizer no PRESENTE , e para pessoas EXISTENTES NO SEU PRESENTE , que 'ninguém vos julgue'.
nunca me espanto com a falta de lisura que vocês tem com os textos.

16 E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas.
17 E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
18 E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, virá sobre eles a praga com que o SENHOR ferirá as nações que não subirem a celebrar a Festa das Cabanas.
19 Este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a Festa das Cabanas. (Zc 14)
22 Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
23 E será que, desde uma Festa da Lua Nova até à outra e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

Paulo conhecia as profecias e sabia que a torah prefigura a sombra das coisas futuras e não algo abolido, como sugere vossa interpretação.

não há interpretação nenhuma, há a clara literalidade 'ninguém vos julgue pelos sábados' , isto não está falando de futuro , estava falando a PESSOAS PRESENTE, a quem a missiva de Paulo foi dirigida, portanto tua embromação de citar Zc não prosperou .

Rm 14 ??

impossível ser contrariado por qualquer legalista, eu sei,
por isto você nem ousou comentar, mas não custa deixar na tela :
(Romanos 14:3) - O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
(Romanos 14:4) - Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
(Romanos 14:5) - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
(Romanos 14:6) - Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.

E quem está debatendo via MP ?? Não se faça de desentendido, vc sabe que tem duas respostas minhas que vc não refutou e por MP te perguntei o porque não tinha feito, e em base de seu argumento recente eu disse que se vc ler as postagens (sem respostas) verá que eu já dei meu parecer.

o debate é ESTE , não tenho que ficar desenterrando defundo , porque você não se sustenta NESTE debate.

Me diga , você tem calendário do Edén, para nos provar que o sábado JUDAÍCO hoje é o mesmo ? E pode nos provar que o sábado BRASILEIRO é o mesmo onde caiu o maná no deserto ? Pois é Diego , vcs NEM sabem porque defendem vossas tradições, o sétimo DIA é após a queda do maná, portanto o povo NÃO sabia qual era este dia antes de uns 40-50 dias após a saída do Egito , e Deus NÃO lhes cobrou isto até mostrarem-se de DURA CERVIZ , e o sábado brasileiro NÃO é o mesmo que da geografia de Israel, além do que , quem pode o mais , pode o menos , quem vive um sábado perpétuo em Deus, não está restrito a nenhum dia em específico, por isto você NÃO tem registrado na torá que Adão guardou sábado algum, vivia eternamente nele.

Sétimo dia depois do maná ??? O que vemos é que foi depois da criação do homem, no Edén. O Dia é SANTIFICADO é isso que lemos, e santificar significa Deus separando para si, no literal da palavra.
Se lermos o texto de Isaías apresentado acima vemos que a profecia garante que no Olam habá (mundo vindouro) o sábado é representativo e ativo.
Quem vive num sábado perpétuo, sabe que não é a guarda legalista que fará dele um salvo, mas atenta-se que no sábado semanal é dia de dizer que tudo que foi feito é bom, em semelhança ao seu Deus.

Não conseguiu resolver , e por isto tergiversou :
a) porque Israel ficou mais de 40 dias SEM mandamento de cumprir sábado após o Egito, e este mandamento SÓ foi dado após o povo se mostrar de dura-cerviz. (dica : Isaias 28).
b) porque cumprir o sábado BRASILEIRO , já que NÃO é o sábado da geografia judaíca , configurado pela queda do maná, e visto que distingue um dia é sua geografia e horários desta geografia, não apenas mera nomenclatura (não, 2 joãos não serão iguais , só porque tem nomes iguais).
c) não revolveu a questão de que a Adão NÃO foi dado mandamento específico sobre sábados (porque tal qual os cristãos, viver em Cristo é nosso shabat e descanso perpétuo).

sábado = obra da lei
Cl 2:16 = ninguém nos julgue pelos sábados, luas novas, etc..

E quem distingue dias ?? (favor usar o texto em questão).

VOCÊ!
dedicar sábado para Deus = distinguir dia.
e quem não distingue = não deve ser julgado, pois o faz para Deus, e está bem seguro em sua mente.

(Gálatas 4:24) - O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
(Gálatas 4:25) - Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
(Gálatas 4:26) - Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
(Gálatas 4:29) - Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
(Gálatas 4:30) - Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.

enquanto vocês não tiverem a AUDÁCIA de colocarem Cristo em seu devido lugar : o LEGISLADOR DE QUALQUER LEI , vão continuar recalcitrando contra Ele , e nisto não estão se distinguindo muito dos TJ , usam o nome dele, mas não lhes dão o valor e consideração , de 'Senhor do sábado', e portanto o que podia cancelar o que bem entendesse, quanto mais pelo seu sacrifício e obediência.

Convidad
Convidado

Para entender devidamente Efésios 2:15 (que não estão entendendo aqui. . .)

Mensagem por A. Guimarães em Qui 26 Maio 2011, 8:20 am

Primeiro, que citar Efé. 2:15 para “provar” que Paulo ensinou o fim da Lei dos [10] Mandamentos" é um absurdo de exegese tortuosa, pois colocam a Paulo como um pobre e contraditório ensinador religioso. O mesmo Paulo recomenda naturalmente aos GENTIOS de Éfeso e Roma os 5o., 6o., 7o., 8o., 9o. e 10o. preceitos do Decálogo (Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10). Como poderia recomendar mandamentos de uma lei “abolida” nunca souberam me explicar.

Em Romanos 13:8-10 ele diz que “o cumprimento da lei é o amor” após citar alguns do Decálogo (não todos). Com isso temos uma sinédoque--a parte pelo todo, pois diz no texto: “E se houver algum outro mandamento. . .” Ele sabia que havia, não 'outro', mas 'outros'. Claro que está apresentando as BASES da genuína obediência--a motivação do amor. Por isso Jesus disse: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). Agora, argumentar que os mandamentos de Cristo são DIFERENTES dos de Deus, sinceramente. . .

Mas, que tal vermos rapidamente como eruditos cristãos de grande reconhecimento internacional e interconfessional interpretam o disputado texto de Efé. 2:15?

Albert Barnes:

A lei dos mandamentos-- A lei de mandamentos positivos. Isso não se refere à lei 'moral', que não foi causa da alienação [entre judeus e gentios] e que não foi abolida pela morte de Cristo, mas às leis ordenando sacrifícios, festivais, jejuns, etc., que constituía a singularidade do sistema judaico”.

John Gill:

“(Efé. 2:15). A lei cerimonial, como aparece pelo que se segue. . .”

Fonte: Antologia de comentaristas bíblicos do site www.e-Sword.net

John Wesley:

“Tendo abolido por Seu sofrimento na carne a causa da inimizade entre os judeus e gentios, ou seja, a lei de mandamentos cerimoniais, mediante seus decretos—o que oferece misericórdia a todos”. – Wesley Bible Commentary

Fonte: http://www.christnotes.org/commentary.php?com=wes&b=49&c=2

Matthew Henry:

v. 15. Por seus sofrimentos na carne, Ele [Jesus] eliminou o poder obrigatório da lei cerimonial (assim removendo a causa de inimizade e distanciamento entre eles [judeus e gentios]), que aqui é chamada de a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças, porque esta estipulava uma multidão de ritos e cerimônias externas, e consistia de muitas instituições e determinações a respeito das partes exteriores do culto divino. As cerimônias legais foram abrogadas por Cristo, tendo-se cumprido Nele. Por retirar isso do caminho, Ele formou uma igreja de crentes, tivessem sido judeus ou gentios”. -- Destaques do original.

Fonte: www.ccel.org/ccel/henry/mhc6.x.iii.html

* Pulpit Commentary:

“'Em ordenanças'” limita [define] a lei dos mandamentos. A lei abolida ou superada por Cristo era a lei de requisitos positivos incorporados nas coisas decretadas, evidentemente a lei cerimonial dos judeus, certamente não a lei moral (ver Rom. iii.31). Por remover esta, Jesus removeu aquilo que tinha se tornado motivo de sentimentos amargos entre judeus e gentios; os judeus buscando orgulhosamente rebaixar os gentios, e os gentios desprezando o que consideravam os fantásticos rituais dos judeus”. (“Exposition”, Pulpit Commentary, new edition [Chicago: Wilcox & Follet Company, Publishers, nd], 46:65).

Outros comentaristas, como Jemieson, Fausset e Brown, falam da lei em geral no que apontava a Cristo, o que claramente refere-se a sua parte cerimonial, já que defendem o sábado como man
damento da Lei Moral.

A. Guimarães
¹
¹

Mensagem por oliveira leite em Qui 26 Maio 2011, 8:31 am

Guimarães muita paz irmão
O que vejo em Paulo e sem ofensas é que ele se fez de tudo,para salvar a todos

uma hora judeu outra hora romano (gentio)
pois para Paulo o homem deveria conhecer Cristo
e se tornar nova criatura
portanto não adiantava para Paulo o homem dizer que era de Apolo,ou de Pedro, ou de Paulo, ou da lei ou da graça
o importante era ser de Cristo

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Em que sentido Jesus é "Senhor do sábado"?

Mensagem por A. Guimarães em Qui 26 Maio 2011, 8:35 am

Outro absurdo em interpretação bíblica, na verdade uma interpretação até RIDÍCULA, é citar Mar. 2:28, em que Jesus Se identifica como “Senhor do Sábado” para alegar que com isso Ele está dizendo que pode fazer com o sábado o que quiser, inclusive violá-lo.

Só que no verso anterior o que Ele faz é confirmar o estabelecimento do sábado “por causa do homem-anthropós”, o homem universal, não o mero homem judaico, o mesmo homem-anthropós que deixa pai e mãe e une-se a sua mulher (Mat. 19:5, 6). E o casamento foi instituído só para judeus?!

Na segunda parte do verso, Ele confirma essas origens edênicas do sábado ao complementar: “. . . e não o homem {foi criado} por causa do sábado”. Aponta, pois, à criação do homem, e do sábado, por causa desse homem.

Pois bem, mas o que Cristo quer dizer quanto a ser “Senhor do sábado”? Que podia mesmo violá-lo livremente, se quisesse (e até dizem que quis. . .)? Primeiro que esses exegetas de tão absurda tese se “esquecem” que se Jesus desqualificasse na mínima medida que fosse o mínimo dentre os mandamentos, teria que ser considerado, Ele próprio, “o mínimo no reino dos céus”, a se levar em conta Suas palavras em Mat. 5:17-19, especialmente o vs. 19. E o sábado era um dos “máximos” da lei.

Segundo, que Ele era constantemente abordado pelos fariseus com a pergunta: “Com que autoridade fazes isso?” Ele mostra que, como “Senhor do sábado” e como “maior do que o Templo” tinha AUTORIDADE para corrigir as distorções farisaicas em seu culto a Deus, tanto quanto às atividades legítimas no Templo, quanto às atividades legítimas no sábado.

Pode-se dizer que assim como Jesus expulsou os cambistas do Templo, Ele também expulsou do sábado as excrescências casuístas adicionadas pelos fariseus ao mandamento bíblico.

As palavras e atos de Cristo quanto ao sábado visavam a CORRIGIR e não desqualificar o mandamento. Daí temos nossa pergunta tira-teima que coloca a questão na devida perspectiva. Quem no-la responderá de modo objetivo, específico, claro, ao ponto?:

* Qual era o TEOR dos debates de Cristo com a liderança judaica sobre o sábado--SE deviam guardá-lo, QUANDO guardá-lo, ou COMO observar o dia no seu devi
do espírito?

A. Guimarães
¹
¹

Mensagem por oliveira leite em Qui 26 Maio 2011, 8:40 am

Guimarãos
tu vai ficar nesse recorta e cola
não tens opinião propria para debater
parece que cegaste da mente e lutas contra o sabado
se alguém quiser guardar o sabado
o que importa a nós
contanto que reconheçam a Cristo como filho de Deus e salvador do mundo

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Para entender devidamente Colossenses 2:14-16 (que não estão entendendo aqui. . .)

Mensagem por A. Guimarães em Qui 26 Maio 2011, 8:53 am

oliveira leite escreveu:Guimarães muita paz irmão
O que vejo em Paulo e sem ofensas é que ele se fez de tudo,para salvar a todos

uma hora judeu outra hora romano (gentio)
pois para Paulo o homem deveria conhecer Cristo
e se tornar nova criatura
portanto não adiantava para Paulo o homem dizer que era de Apolo,ou de Pedro, ou de Paulo, ou da lei ou da graça
o importante era ser de Cristo
Olá, Oliveira

Graça e paz.

Sim, ele se empenhava por salvar a todos quantos pudesse, mas com isso não está desfazendo NENHUM dos preceitos da Lei Moral, incluindo o sábado.

A forma abusiva e distorcida como também tomam Col. 2:14-16 como verdadeiro “samba anti-sabático de uma nota só” é outra evidência de corrupção do texto bíblico. JAMAIS nesses textos ele:

a) diz que NÃO É MAIS para se guardar o sábado;

b) diz que se adote, doravante, seja o domingo, seja o dianenhumismo/diaqualquerismo/tododiaísmo em lugar do sábado.

E o “não julgueis” NÃO SIGNIFICA, como alguns pretendem, que os guardadores do sábado não incomodem os não-guardadores com “julgamentos" sobre sua violação desse preceito, e sim que OS CRENTES DE COLOSSOS ESPECIFICAMENTE não deviam deixar-se julgar pelos extremistas locais, os tais do “não toques, não proves, não manuseies” (vs. 21). O vs. 18 em boas traduções diz--“Ninguém se faça de árbitro contra vós”.

Sobre esta passagem específica, tão explorada por anti-sabatistas que não levam em conta a devida contextuação da mesma, temos artigos excelentes destruindo as teses neoantinomistas dispensacionalista quanto a sua interpretação, e os colocamos em anexo, para não estender o espaço nessa discussão.
Anexos
SD-10 Razões Sobre Col. 2v16.docx Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(16 Kb) Baixado 0 vez(es)

Última edição por A. Guimarães em Qui 26 Maio 2011, 9:00 am, editado 1 vez(es)

A. Guimarães
¹
¹

Igualzinho o apelo do católico. . .

Mensagem por A. Guimarães em Qui 26 Maio 2011, 8:57 am

oliveira leite escreveu:Guimarãos
tu vai ficar nesse recorta e cola
não tens opinião propria para debater
parece que cegaste da mente e lutas contra o sabado
se alguém quiser guardar o sabado
o que importa a nós
contanto que reconheçam a Cristo como filho de Deus e salvador do mundo
Por favor, não faça julgamentos precipitados. Citar autoridades que CONFIRMAM a posição de uma pessoa é a coisa mais natural no campo da pesquisa. Os que ficam com essa conversa de que eu fico só me baseando em outros se esquecem que também são "outros". E por que suas opiniões teriam mais peso do que das autoridades citadas? Aliás, esse tipo de objeção não revela grande entendimento de quem a lança quanto a práticas acadêmicas.

E o que eu exponho, quando não se trata de uma citação específica e devidamente creditada quanto ao autor, é de minha própria criação. Se há coisas que copiei e apresento, são DE MINHA PRÓPRIA REDAÇÃO, portanto meus próprios raciocínios.

E essa de que, se quiser guardar o sábado, tudo bem, pode fazê-lo, mas NÃO NOS INCOMODE quanto a isso, é IGUALZINHO o pensamento do católico que poderia dizer: "Amigo evangélico, se não quiser cultuar imagens, tudo bem. Não é obrigado a fazê-lo. Mas não nos incomode com essas suas regras que não consideramos válidas. . ."

Igualzinho, reparou?!

A. Guimarães
¹
¹

Mensagem por oliveira leite em Qui 26 Maio 2011, 9:06 am

Não incomodo os catolicos
quem icomoda é a Biblia
a Biblia é quem incomoda o homem
seja ele de que credo for
Jesus incomodou
Ele é o elo de muitos povos
o elo entra gentios e judeus

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Sex 27 Maio 2011, 9:12 pm

Articulador escreveu:
Ton escreveu:Pode excluir, mas você deve saber que Yeshua, os Apóstolos e os Profetas também usaram um verso pra repreender, alertar e corrigir pessoas.
Se não tem nada a comentar de verdade, nos polpe de floods.

Articulador escreveu:
Ton escreveu:A palavra grega vertida como "ordenança" é "dogma"<1378>, que aparece 5x no NT.
que bom que me ajudas a te refutar, na tua tentativa inócua de confusão semântica,
então temos que ordenança = dogmas , no entanto está escrito em português bem legíveil : Lei dos mandamentos que CONSISTIA (era composta) de ordenanças , logo está escrito que os TORÁ (lei dos mandamentos) = ORDENANÇAS = DOGMAS = NOME QUE VC QUISER = mesmo efeito.
A única lei de mandamentos que era composta de dogmas é a Tradição dos Anciãos, os Ensinos Rabínicos que violavam a Torah do Eterno

Articulador escreveu:Agora que a confusão bobinha está refutada, vamos ver se esta divisão artificial , desleal com Cristo , se subsiste nos próprios contextos :
(I Crônicas 15:13) - Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o SENHOR nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança.
(Ezequiel 44:8) - E não guardastes a ordenança a respeito das minhas coisas sagradas; antes vos constituístes, a vós mesmos, guardas da minha ordenança no meu santuário.
Bom, o sr só pode estar se fazendo de bobo ...
Você que está com confusão semantica, e devia se policiar ... pois trato da distinção de "mandamento" ('entole') "ordenança" ('dogma') no teor da língua grega e não da hebraica. Não me venha com suas espertezas.

Articulador escreveu:(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Nenhum Mandamento de DEUS é contra nós ...
A Lei é Santa, e o Mandamento Justo e Bom. Não se esqueça da CLARA DECLARAÇÃO de Saulo.

Articulador escreveu:(Colossenses 2:15) - E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
(Colossenses 2:16) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
O vs 16, da praxe dos de seu comitê, é levado a ser entendido como uma motivação para não obedecer aos Mandamentos dados por DEUS a Israel.
No entanto, o vs 16 pode muito bem, conforme contexto, ser entendido como uma motivação para ignorar os que reprovam gentios enxertados a obedecer Mandamentos dados a Israel, como há exemplos inúmeros.

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Convidad em Sab 28 Maio 2011, 9:27 am

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:Pode excluir, mas você deve saber que Yeshua, os Apóstolos e os Profetas também usaram um verso pra repreender, alertar e corrigir pessoas.
Se não tem nada a comentar de verdade, nos polpe de floods.

foi teu, não tem ingênuo aqui não, pelo contrário minha manifestação foi para evitar mensagens inúteis, portanto flood, evite .

Articulador escreveu:
Ton escreveu:A palavra grega vertida como "ordenança" é "dogma"<1378>, que aparece 5x no NT.
A única lei de mandamentos que era composta de dogmas é a Tradição dos Anciãos, os Ensinos Rabínicos que violavam a Torah do Eterno

isto sim foi FLOOD , repetiu teu argumento SEM resolver a tréplica, portanto repito-a :
ORDENANÇAS = DOGMAS = NOME QUE VC QUISER = mesmo efeito
usando a mesma sinomia que você disse equivaler.

Articulador escreveu:Agora que a confusão bobinha está refutada, vamos ver se esta divisão artificial , desleal com Cristo , se subsiste nos próprios contextos :
Bom, o sr só pode estar se fazendo de bobo ...
Você que está com confusão semantica, e devia se policiar ... pois trato da distinção de "mandamento" ('entole') "ordenança" ('dogma') no teor da língua grega e não da hebraica. Não me venha com suas espertezas.

não quero saber das tuas divisões artificiais e desleais com a palavra, estou acima apresentando BÍBLIA , se ela lhe doi os olhos, já não é problema meu , e POR ELA está demonstrando que a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças, abrangia mandamentos morais, mandamentos com promessa, etc.. Você mesmo deu como sinômica ordenanças = dogmas . Já está provado que em Colossenses 2;16 está falando do SÁBADO , e o contexto fala de abolição de ORDENANÇAS , portanto mais uma vez , sábado = ordenança = dogma . Fora o enfado de vocês virem com estas desculpas raquíticas tentando separar a lei por conveniência, sem o mínimo critério bíblico, apenas um lego forjado para não obedecer ensinos claros do NT.

Articulador escreveu:(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Nenhum Mandamento de DEUS é contra nós ...
A Lei é Santa, e o Mandamento Justo e Bom. Não se esqueça da CLARA DECLARAÇÃO de Saulo.

não é o que Colossenses 2:14 e Efésios 2;16 falam, portanto vc floodou de novo, sem resolver a tréplica . E para completar o mesmo contexto que fala que a lei é Santa, também prova que ela é contra nós.

Articulador escreveu:(Colossenses 2:15) - E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
O vs 16, da praxe dos de seu comitê, é levado a ser entendido como uma motivação para não obedecer aos Mandamentos dados por DEUS a Israel.
No entanto, o vs 16 pode muito bem, conforme contexto, ser entendido como uma motivação para ignorar os que reprovam gentios enxertados a obedecer Mandamentos dados a Israel, como há exemplos inúmeros.

exato : para não obedecer os EX-mandamentos obras da lei , assim como você não obedece o 'casar com cunhada viúva', 'não usar serviçais nos shabat', 'circuncidar o prepúcio', etc.. , mas vocês não o aceitam por isto aqui "pelas vossas tradições inutilizais os mandamentos de Deus" , quanto a outra tentativa boba de colocar o verso ao contrário, isto é risível , já que no verso 14 mostra que o contexto fala da CÉDULA RISCADA contra nós em suas ordenanças, seria impossível inverter o jogo, tenha mais respeito pelos contextos bíblicos.

se for me treplicar, veja se dá respostas mesmo, não meros repetecos , ou pior - vir me enfadar falando sobre 'contexto', quando uma linha antes o contexto lhe recrimina.

Convidad
Convidado

Mensagem por Eduardo em Sab 28 Maio 2011, 10:45 am

oliveira leite escreveu:Guimarãos, tu vai ficar nesse recorta e cola... não tens opinião propria para debater... parece que cegaste da mente e lutas contra o sabado... se alguém quiser guardar o sabado... o que importa a nós... contanto que reconheçam a Cristo como filho de Deus e salvador do mundo...
Ele está tocando em um tema importante, a saber, o distanciamento que a igreja evangélica está tomando em relação a reforma protestante.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Sab 28 Maio 2011, 2:57 pm

Olá amigos.

Analisando a pagina e o tópico percebi que só nesta pagina o termo LEI ocorre cerca de 90 vezes e os debatedores mais freqüentes dele é o Diego que já conheço, e o Xan.

Realmente a questão sempre foi a LEI, a LEI judaica sempre foi admirada em todo mundo, infelizmente nosso código é baseado no romano, mas o código romano é uma compilação de muitas outras leis de muitos povos, inclusive judaico.

Não quero dar corda para os judeus.

Os judeus sempre foram um povo de mentalidade ortopratica, ou seja eles usam a lei para interpretar o mundo.

Já os romanos e gregos usavam a filosofia para interpretar o mundo.

Infelizmente parece que os judeus se tonaram tão helênicos e ocidentalistas quanto a maioria dos protestantes modernos( cortando a corda dos judeus), afinal eles ficaram muito longe de sua amada e famigerada terra, claro, conservaram suas tradições, mas será que conservaram aquele tão precioso modo de pensar(ortopratico) ou só as velhas tradições e superstições.

Cristo era judeu e muito me interessa o modo Dele pensar, mas até mesmo Ele discordava dos TRADICIONAIS judeus da época!

Então agora pois, segurando as franjas do teu Talit, ó Judeu, te pesso: Dá-me do teu Deus e da tua lei se é que tens.

Se houvesse uma cinagoga em minha cidade, certamente eu iria para lá, mas será que encontraria o teu Elohim lá?... Será que eu encontraria o Yeshua lá?...

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 240

Mensagem por Eduardo em Sab 28 Maio 2011, 3:03 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:Cristo era judeu e muito me interessa o modo Dele pensar, mas até mesmo Ele discordava dos TRADICIONAIS judeus da época!
Exemplifique, por favor.
Então agora pois, segurando as franjas do teu Talit, ó Judeu, te pesso: Dá-me do teu Deus e da tua lei se é que tens.
Flood, articulador.
Se houvesse uma cinagoga em minha cidade, certamente eu iria para lá, mas será que encontraria o teu Elohim lá?... Será que eu encontraria o Yeshua lá?...
O que impede Deus entrar em qualquer lugar ?
Esse pensamento é meio antisemita.

Visite-me no Fórum Adventista:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Convidad em Sab 28 Maio 2011, 3:10 pm

Eduardo escreveu:
Flood, articulador.

Eduardo, pare de queixas bobas ,
é o que tenho a dizer, o fórum não aceita floods, assim como não aceita provocações, inclusive as tuas
, para isto que foi tão escolástico no detalhamento do que é flood. Aviso desde agora TODAS as tuas mensagens que não forem relativas aos tópicos serão apagadas doravante. As vezes pedimos com jeitinho , mas as pessoas fazem questão de testar os limites.

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:35 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: