.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 1:33 pm por Jarbas

» Pr Paulo Brasil - Nota triste de falecimento
Hoje à(s) 8:23 am por Ed

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

Quem está conectado
69 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 69 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Estudo bíbico " A salvação"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estudo bíbico " A salvação"

Mensagem por Jeanbanak em Sex 22 Abr 2011, 2:40 pm

estudaremos sobre a entrada do pecado no Jardim do Éden; e, consequentemente na terra, através de nossos pais Adão e Eva; e as conseqüências do pecado. Também estudaremos sobre o plano de Deus para o “resgate” - a salvação dos homens pecadores arrependidos. Isto foi possível por meio de um Mediador da parte de Deus, “O Cordeiro de Deus”, Cristo Jesus, nosso Salvador.


1) Leia e medite nas passagens de Gênesis capítulo 2: 15-17, e complete as lacunas conforme for solicitado. Ao meditarmos nestes versos, compreendemos que Deus nosso Criador, ao relacionar-se com nossos pais Adão e Eva, foi franco e fiel, assim como nos relata a Santa Palavra de Deus desde Gênesis ao Apocalipse, demonstrando a pureza e santidade, lealdade e bondade, verdade e sinceridade, e longanimidade de Deus para com todos. O caráter de Deus, bem como sua condição gloriosa, é inquestionável; pois, Deus é Espírito; Deus é amor; Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente - (João 4: 24; I João 4: 8; Salmos 91: 1e I Coríntios 12: 6). Sendo Deus conhecedor de todas as coisas e fundador de tudo, para o nosso próprio bem presente e futuro, assim como foi com nossos pais Adão e Eva desde o princípio, estabeleceu Leis; regras de ordem e paz. De acordo com Gênesis 2: 16 -17, complete as lacunas: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a...................... do................. comereis........................ . Mas da árvore da...................... do.............. e do........... , dela........... comerás; porque no dia em que dela....................... , certamente.......................... .
Nota: Conhecemos pela Santa Palavra de Deus - as Escrituras Sagradas; que no seu mais vasto conteúdo, ela nunca falhou nem nunca falhará. Em Isaías 55: 11; temos a afirmativa: “Assim será a palavra que sair da minha boca (da boca de Deus): ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo que a enviei”. - Concluímos assim; que, Deus falou advertindo ou instruindo a Adão e Eva, quando no princípio da criação proclamou as palavras: “certamente morrerás”; e, eles sabiam e possuíam pleno conhecimento e convicção de que, tal qual a palavra proferida, assim lhes sucederia, caso caíssem em desobediência ao mandado do Senhor. E, com respeito às determinações tomadas por Deus, sabemos que assim foi; é; e será; para sempre e eternamente eficazes, as Palavras do Senhor dos Exércitos; as quais prosperarão naquilo que as enviou.

2) Leia e medite nas passagens de Deuteronômio capítulo 30: 11-20 e complete as lacunas: Verso 11: “Porque este...................... , que hoje te................... , te não é.................. , e tão pouco está.............. de ti. Verso 12: Não está nos........... para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo.............. , e no-lo.............. ouvir, para que o cumpramos? Verso 13: Nem tão pouco está................... do mar, para dizeres: Quem..................... por nós para além do mar, para que no-lo traga e no-lo faça................... , para que o............................? Verso 14: Porque esta ..................... está mui............... de ti, na tua............ , e no teu...................... (pensamento) para a cumprires. Verso 15: Vês aqui, ........... te tenho................. a............. e o......... , e a morte e o mal (livre arbítrio). Verso 16: Porquanto te............... hoje que........... ao Senhor teu......... , que andes nos seus......................... , e que.................... os seus....................... - (Êxodo 20: 1-17); e os seus estatutos e os seus juízos, para que.......... , e te....................... , e o Senhor teu Deus te................. na terra a qual entras a possuir”.
Nota: Prossiga na meditação dos demais versículos de Deuteronômio 30: 17-20 e, com auxílio do Espírito Santo, perceba a conexão que há nestas ordens e promessas de Deus, dadas aqui nestes relatos do Livro de Deuteronômio para o povo do Êxodo, e aquelas do Livro de Gênesis, proferidas no princípio a nossos pais Adão e Eva no Jardim do Éden. Pois, Deus foi, é, e será eternamente e para sempre justo, conciso, preciso, leal, explícito e fiel em tudo e para com todos. Em suas determinações e julgamentos, não há acepção, como podemos concluir das Palavras de Deus, em Deuteronômio capítulo 10; versículos 16, 17.

3) Não desmarque a página de Deuteronômio 30: 17-20. - E, leia e medite na passagem de Gênesis 3: 1-13, e complete as lacunas e responda às perguntas conforme for solicitado. Pois, fazendo esta comparação de ambos os textos; tanto de Deuteronômio como de Gênesis, concluirá que Adão e Eva, possuíam pleno conhecimento das ordenanças de Deus, quanto ao resultado de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, da qual Deus dera ordem que dela não comessem.

a) Leia e medite no Livro de Gênesis 3: 1-3; e responda assinalando, ou sim ou não: Eva possuía ou não, da parte de Deus; a revelação do mal que lhes sucederia, caso comessem do fruto daquela árvore? Sim ( ) - Não ( ) .

b) Agora, leia e medite em Deuteronômio 30: 16-18, e assinale Sim ou Não. De acordo com estes conselhos que Deus deu para o povo do Êxodo; você conclui que o Senhor nosso Criador foi claro com eles? Resposta: Sim ( ) - Não ( ). - E, se eles obedecessem às Palavras de Deus, teriam vida? Resposta: Sim ( ) - Não ( ) . - Porém, se eles, deixando-se seduzir a exemplo de Adão e Eva, desobedecendo ao mandamento do Senhor; receberiam eles, a promessa de conquistar e de habitar na terra de Canaã? - Sim ( ) - Não ( ).

c) Também leia e medite em Gênesis 3: 4,5; e responda com suas próprias palavras: De acordo com estes versos; você conclui que, a serpente (Satanás) ao falar com a mulher (Eva), estava seduzindo-a para o bem, em demonstração de amor ao Criador, e cumprindo com as Santas Palavras do Senhor; ou estava Satanás seduzindo-a para a desobediência e para a rebelião com Deus? Resposta:........................................................................................................................... .

d) Estudando e meditando também em Gênesis 3: 6,7; responda com suas próprias palavras: Quem mais foi enganado com Eva?......................................... . E, após cometerem aquele ato criminoso de desobediência a Deus; por que Adão e Eva cobriram sua nudez com folhas? ........................................................................................................................................................ ....................................................................................................................................................... .

e) Dando continuidade na meditação de Gênesis 3: 8-10; concluímos que Deus não abandonou totalmente a Adão e Eva, porque passeando o Senhor Deus pelo Jardim, permitiu que eles ouvissem a voz de Seu Criador. Responda: Ao ouvir a voz de Deus (verso 8), que atitude tomou o casal desobediente?.................................................................. . Ainda, dentro desta meditação; responda assinalando com sim ou não: Ao ouvir a voz de Deus, (versos 9, 10), Adão sentiu-se como Filho leal e encorajado? ( ) Sim; ( ) Não. - Se a resposta foi “Não”, então explique: ................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ .

f) Também medite em Gênesis 3: 11-13, e responda: Pela declaração de Eva, feita a Deus (verso 13); você conclui que a serpente (Satanás) induziu Eva para a verdade; e, para o cumprimento ao mandamento de Deus?........................................................................................ .

g) Agora, retornando ao contexto de Deuteronômio 30: 19,20; faça uma meditação e responda conforme solicitado: De acordo com o verso 19, conclui-se que Deus fez uma proposição ao povo do Êxodo; a qual coincide com a proposição feita a Adão e Eva no Paraíso - (Gênesis 2: 16,17). Assim, O Senhor demonstra sempre o mesmo caráter e fidelidade de Sua Santa Palavra; ou seja: Deus propõe em ambos os casos a possibilidade de livre escolha - “livre-arbítrio”. Responda de acordo com a passagem de Deuteronômio 30: 19; completando as lacunas da parte final do versículo: “Escolhe, pois, a................. , para que................... , tu e a tua.......................”.

h) Prossiga completando as lacunas de Deuteronômio capítulo 30: 20; só a primeira parte: “Amando ao Senhor teu Deus, dando................. à sua....... , e te.................... a Ele: pois, Ele é a tua................ , e a........................ dos teus.............. .


4) Leia e medite no Livro de Apocalipse; capítulo 2: 18-24, do qual faremos um breve comentário. Depois, responda conforme solicitado: [Os versos 20 e 24 relatam os enganos do Dragão, a antiga Serpente, o Diabo, Satanás; que engana e seduz os Servos de Deus, arrastando quantos pode para a rebelião; tal qual ele mesmo fez e faz contra Deus e contra as Leis de Deus. Satanás, na profundeza de sua loucura, lança mão de tudo o que pode, sejam homens (Judas Escariotes), sejam mulheres (Jezabel) e até mesmo de animais (serpente), conforme vimos nos relatos de Apocalipse 2: 20 e Gênesis 3: 1-5. Satanás, usando das suas profundezas e prodígios da mentira; ainda no Jardim do Éden quando enganou Eva - (Gênesis 3: 1-5); fez naquela oportunidade, aquilo que hoje faz com homens e mulheres pactuantes da feitiçaria e do espiritismo em geral; numa parceria com os descendentes de Adão e Eva; os chamados “médiuns espíritas”, os quais falam pela boca sedutora e mentirosa de Satanás e de seus anjos maus. Satanás, no Jardim do Éden, falando pela boca da serpente, seduziu Eva, e esta, a Adão, que desta maneira trouxe ao gênero humano o pecado na terra; ou seja: a iniqüidade que é a transgressão às Leis de Deus. No capítulo 2 de Apocalipse, versículos 20-23; temos a história de uma feiticeira, intitulada de profetiza; e, pelos relatos bíblicos, entendemos que esta mulher fazia parte da Igreja de Tiatira. Responda, de acordo com o versículo 20: Qual foi o título pejorativo e figurativo que recebeu esta mulher; falsa profetiza de Tiatira?................................. .


5) A Bíblia Sagrada, também pode ser comparada a um pequenino resumo das Palavras de Deus; embora alguns possam achar que ela seja um tanto volumosa por conter sessenta e seis livros inspirados. Porém, o querido e amado João, nosso irmão na fé e Apóstolo de Cristo Jesus, falando sobre o quanto Jesus ensinou e operou, quando esteve cumprindo o Ministério do Cordeiro de Deus, disse no Evangelho segundo João, capítulo 21: 24,25 que: “Cuido que nem ainda o mundo inteiro poderia conter os livros que seriam escritos”. Portanto, concluímos com toda a certeza de que, se aquilo que Jesus falou e ensinou na presença dos Apóstolos, fosse tudo escrito, seriam tantos os livros escritos, que nem mesmo juntando todas as prateleiras do mundo, isto não seria o suficiente para guardar os livros que seriam escritos. Assim, quanto mais tem falado o Pai, pela boca dos Santos Patriarcas; dos santos Profetas e Profetizas; e por meio de Seu Filho Jesus Cristo. - É necessário observar que as palavras pronunciadas por Deus, são também princípios. Vejamos um bom exemplo, lendo o Livro de Êxodo 20: 1-17. Temos ali os Dez Mandamentos da Santa Lei de Deus. Se, por exemplo, tomarmos o versículo 3, no qual nos é apresentado o Primeiro Mandamento; e meditarmos na frase: “Não terás outros deuses diante de mim”; perceberemos que estas palavras contemplam vários princípios. Por exemplo: Se um homem casa-se com uma mulher que diz amá-la, e com ela faz uma aliança, e promete amá-la e respeitá-la e manter a ela sua fidelidade conjugal; como se sentiria sua mulher, se descobrisse que seu marido possui uma amante? Esta mulher, concluirá certamente que, vários princípios da aliança entre ambos, foram quebrados; menosprezados e tornados vazios e sem eficácia. Assim, ao meditarmos no Primeiro Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim”; percebemos vários princípios requeridos por Deus, como: Respeito, amor, adoração, fidelidade, lealdade, e reconhecê-lo como Criador, Salvador, Mantenedor, Instrutor, Pai; Amigo, Longânimo, Benigno, Protetor, Vivificador e etcétera e etcétera. Como estamos falando de princípios; leia e medite agora, num versículo pequenino, mas cheio de princípios, registrado em Gênesis 3: 21; e complete as lacunas: “E.......... o Senhor Deus a................ e a sua................. túnicas de........... , e os.....................”. Perguntamos: Você poderia descrever quantos princípios possui este pequenino versículo? Vamos meditar juntos: O verso inicia dizendo que: Deus “fez”. - Teria Deus, chamado seu Filho (O Verbo de Deus) para criar túnicas? Ouve ali algum milagre? Também percebemos que o versículo termina com a palavra “os vestiu”. Adão e Eva, na presença de Deus, estariam apresentando sintomas de frio? Por que o Senhor os Vestiu? Na verdade, o que temos neste pequenino versículo, é o grande princípio do amor de Deus para com todas as suas criaturas; e temos ainda mais: o grande plano de Salvação; o qual foi planejado desde a fundação do mundo - (Apocalipse 13: 8), por Deus e Cristo - O Verbo de Deus; cujo Filho veio a este mundo como “Cordeiro de Deus” - (João 3: 16-21; João 1: 1-5 e Hebreus 4: 1-13), para salvar o que se havia perdido. Também é correto afirmar que a Bíblia se explica por si só, principalmente quando na meditação analisamos e comparamos textos e contextos, desde Gênesis até ao Apocalipse, buscando a coerência e o sincronismo perfeito das pronunciações do Senhor nosso Deus; como nos adverte o Livro de Isaías 28: 10; onde nos relata que o entendimento da Palavra de Deus encontra-se: “um pouco aqui, um pouco ali”; desviando-se assim o crente fiél, de errar; não fazendo interpretações de cunho particular. - Ao meditarmos nas passagens citadas acima, principalmente no Evangelho de João 3: 16-21; obtemos boa parte das respostas referentes ao capítulo 3: 21, do Livro de Gênesis. Ficando assim bem entendido que Deus, para “fazer” (túnicas de pele), necessitou sacrificar o “Cordeiro”. Isto fez Deus, para vestir o casal pecador, por causa da nudez do pecado, e trazer para Adão e Eva e à sua descendência, a oportunidade de salvação. Pois, isto certamente é uma parábola; ou simbolismo verdadeiro e alusivo ao “Cordeiro de Deus” – Cristo, O Filho de Deus” - (João 1: 29 e 36). - Jesus, através de seu precioso sangue derramado no calvário, e de seu corpo ali moído, nos reveste de pureza; santidade; e resgata-nos em glória, para a glória do Pai, naquela imagem e semelhança gloriosa que haviam sido criados nossos pais no princípio da criação de Deus; o que, na verdade havia-se perdido com a entrada da lepra do pecado; porque o pecado faz divisão entre a criatura e o criador - (Isaías 59: 2); e porque: “o salário do pecado é a morte”- (Romanos 6:23).


6) Leia e medite na Epístola de Paulo aos Romanos 5: 12 e 19; e também no capítulo 6: 22 e 23, respondendo às perguntas conforme solicitado: Com base na primeira passagem indicada acima, responda: A partir de Adão e Eva, e em todos os tempos; quantos no mundo, tornaram-se pecadores? Resposta:................................................................ . - O capítulo 6: 22 e 23; afirma que, para retornarmos à condição de Servos e Filhos de Deus, nos é necessário estarmos libertos do pecado; porque o salário do pecado é a morte. Responda com base em Romanos 6: 23: Através de quem, Deus nos reconcilia consigo mesmo pelo dom gratuito da vida eterna?................................................................................................................................. .
Observação: Na Epístola de Tiago 4: 17; também encontramos maior esclarecimento sobre o que significa a iniqüidade, a qual é: a rebelião ou a transgressão às Leis de Deus. O verso 17, diz: “Aquele que sabe fazer o bem (concebeu a Palavra de Deus para praticá-la) e o não faz, comete pecado (iniqüidade)”.
Nota: Ao meditarmos na passagem da Epístola que o Apóstolo Paulo escreveu aos Romanos, capítulo 5: 12 percebemos a gravidade do pecado, que é a desobediência às Leis de amor ou Lei da liberdade; com a qual Deus nos protege para nosso próprio bem. Esta rebelião contra Deus e suas Leis, é desmotivada e débil; pois, quem obedece às leis de Deus encontra-se isento das sanções que a Lei impõe. Foi através da transgressão da Lei de Deus, que a morte passou a todos os homens.


7) Poderíamos nós, os homens, por nosso próprio esforço ou domínio próprio ou disciplina, resolvermos o grave problema do pecado? Meditemos nas Santas Palavras de Deus, através do servo do Senhor, o Profeta Jeremias; no capítulo 2: 22 e 13: 23; completando as lacunas conforme segue: “Pelo que, ainda que te................ com................... e amontoes............ , a tua..................... (pecado) estará....................... diante de mim, diz o Senhor dos Exércitos”. Jeremias 13: 23 “Pode o Etíope (cor escura) mudar a sua............ , ou o leopardo as suas ......................? Nesse caso também vós (pecadores) podereis fazer o............... , sendo ensinados (filhos de Adão e Eva) a fazer o..............”.
Nota: Também no Livro de Salmos, 51: 5; esclarece: “Eis que em iniqüidade fui formado (simbolizando Eva como a mãe de todos os viventes) e em pecado me concebeu minha mãe (mãe Eva)”. - Assim, concluímos que é impossível para o ser humano resolver o grave problema do pecado. Porém, o Senhor nosso Deus, sendo perdoador e longânimo embora também sendo Deus Santo e Justo, não nos deixou entregues à mercê daquele que nos seduziu para o pecado - (Satanás), o qual ao contrário de Deus; quer nos escravizar mantendo-nos subjugados pelo pecado e por fim levar-nos a colher a morte eterna. Nosso Pai Celestial proveu-nos o escape, através do “Cordeiro de Deus”; para aqueles que, usando de seu livre arbítrio, aceitarem viver uma nova vida “em Cristo Jesus”. - Veremos nos estudos subseqüentes, algumas das providências de nosso Bom Deus, ofertando-nos a reconciliação e salvação, para os pecadores arrependidos.


8) Leia e medite no Evangelho de João 3: 14-19 e na seqüência; também em Gálatas 3: 13, 14, completando as lacunas, conforme solicitado: João 3: 14: “E, como Moisés levantou a serpente (de bronze) no.................. [como uma figura de maldição - (Gálatas 3: 13,14)], assim importa que o............ do homem (Cristo) seja................... (Pendurado no madeiro)”. Verso 15 “Para que............. aquele que nele.......... não................. , mas tenha a.............. eterna”. Verso 16 “Porque Deus............... o............... de tal maneira que......... o seu............... Unigênito, para que ............. aquele que nele crê........... pereça, mas tenha a vida eterna”. Verso 17 “Porque Deus ..................... o seu.............. ao mundo, não para que......................... o mundo, mas para que o mundo fosse.................... por...........”. Verso 18 “Quem crê............... (Cristo), não é.................. , mas quem............ crê já está condenado; porquanto........... crê no....................... (autoridade) do Unigênito................ de..........”. Verso 19 “E a....................... é esta: Que a luz (Cristo) veio ao ................ , e os..................... amaram.......... as............... do que a luz, porque as suas.................. eram...................”. - Idem, Gálatas 3: 13,14: “Cristo nos ........................... da.......................... da Lei, fazendo-se......................... por nós; porque está escrito.................. todo aquele que for........................ no......................... ; Verso 14: “Para que a bênção de Abraão chegasse aos ...................... (não circuncidados na carne) por................. Cristo, e para que pela.................. nós ....................... a........................ do....................” (Espírito Santo).
Nota: Assim, através destas passagens, já é possível entender claramente quão grande amor tem por nós O Pai, chegando a demonstrar Seu incomparável amor, dando ao mundo Seu Unigênito Filho, o qual derramou cada gota de sangue, uma morte “vicária”, ou seja: morte substituta; sim, substituta, porque Cristo Jesus, morreu por cada pecador; pois, “o salário do pecado é a morte” - (Romanos 6: 23). Cristo morreu por mim e por você, ou seja: por cada pecador que arrependido, confessa seus pecados e os deixa - conforme nos adverte as Santas Escrituras, em Provérbios 28: 13. Assim, Deus através de seu Filho, resgatou o que se havia perdido, e o castigo que nos traz a paz (paz com Deus) estava sobre O Cordeiro - Cristo, e “pelas suas pisaduras fomos sarados” - (Isaías 53:
5). Ainda há na Santa Bíblia, dezenas de passagens confirmando este assunto, o qual pode ser pesquisado posteriormente.


9) Leia e medite no Livro do Profeta Isaías 53: 3-12 e responda conforme solicitado:

a) De acordo com o verso 4; responda: O que foi que Jesus Cristo levou sobre si?....................... ....................................................................................................................................................... .

b) De acordo com o verso 6; responda: O que foi que o Senhor fez cair sobre o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo? ......................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... .

c) De conformidade com o verso 7; temos o entendimento de que, Cristo foi comparado figurativamente com um cordeiro, ou com uma ovelha. Responda: Esta comparação se deu: por ser Jesus Cristo um Filho murmurador; ou por ser um Filho obediente?...................................... .

d) Agora, complete as lacunas de acordo com os versos 11 e 12. “O trabalho (sacrifício) de sua................ (alma vivente, pessoa) ele (Cristo) verá,
e................ satisfeito (sim, Cristo sentirá satisfação quando o pecador arrependendo-se de seus pecados, aceitar viver uma vida nova; “Reformada”; e assim obter pelos méritos e pela graça de Cristo, a vida eterna); com o seu conhecimento o meu servo, justificará a............... (todos quantos, pelo uso do livre arbítrio, aceitam a proposição do Pai e do Filho - o Plano de Salvação): porque as........................... deles ........................ sobre si. Pelo que lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto...................... a sua............... na............... , e foi contado com os.................... (quando foi crucificado entre dois ladrões - no calvário); mas ele levou sobre si o................... de muitos, e pelos transgressores...................... [geme e intercede; pois Cristo é o único Mediador e Intercessor junto ao Pai; tendo Cristo, após sua ressurreição se assentado à direita da Majestade e recebido do Pai a promessa do Espírito Santo; sendo Cristo Exaltado, Ele mesmo, O Espírito Santo que procede de Deus. - Observação: daremos mais informações a este assunto do Espírito Santo que procede de Deus, em meditação específica, mais adiante, no Módulo de número sete (7)]”.

10) Muitos que, denominando-se com o título de “Cristãos”, mas estando ainda “inchados”- (I Coríntios 8: 1), sim, inchados por não compreendem que a Palavra de Deus se discerne espiritualmente, também não podem perceber o propósito de Deus quanto ao derramamento de sangue, para salvar o pecador. Vamos meditar neste assunto, para que nossa mente esteja mais esclarecida, lendo e meditando nas passagens bíblicas indicadas a seguir, e respondendo conforme for solicitado:

a) Leia e medite em todo o capítulo de Hebreus 9; e, depois responda: Pode haver remissão de pecados sem derramamento de sangue?.......................................................................................... ....................................................................................................................................................... .

b) De acordo com Hebreus 9: 8-15; e, meditando nestes versículos, percebemos que o sacrifício de Cristo oferecido no Calvário, é superior ao oferecido pela “lei”; lei cerimonial da antiga aliança, onde o Sumo Sacerdote oferecia o sangue de animais, embora sem defeito algum; uma figura do sangue imaculado do “Cordeiro de Deus”, até que o verdadeiro Cordeiro viesse a ser manifesto; sim, o sangue de Cristo é superior; porque é sangue do Cordeiro de Deus Imaculado - O Filho de Deus. - Ainda, meditando na passagem acima; complete as lacunas do verso 15: “E por isso (Cristo) é...................... de um novo...................... (aliança) para que, intervindo a morte para............................. das transgressões que havia debaixo do.............................. testamento, os chamados recebam a...................... da..................... eterna”.

c) Leia e medite na passagem de I Coríntios 15: 16-28; e, responda conforme solicitado. Os Cristãos que são chamados, e eleitos para a herança eterna, reconhecem que não há “reencarnação”, mas sim “ressurreição”; e, que haverá “transladação” ou arrebatamento, como alguns assim a denominam, e isto só ocorrerá por ocasião da volta de Cristo Jesus, conforme nos relata a Santa Palavra na Epístola de I Tessalonicenses 4: 13-18; I aos Coríntios 15: 33-58; e Apocalipse 1: 7. - Meditando no capítulo de I Coríntios 15: 20 e 21; percebemos que tal mensagem nos transmite uma eterna segurança e certeza com convicção da eficácia do Plano de Salvação, elaborado por Deus e por seu Filho “O Verbo” de Deus, Cristo Jesus; porque se Cristo “O Cordeiro” de Deus não houvesse ressuscitado dos mortos, todos nós descendentes de Adão e Eva; toda a raça humana estaria eternamente perdida; sem a possibilidade de reconciliação com nosso Deus e Pai Criador. Agora, meditando na Epístola de I Coríntios 15: 26, responda: Qual será o último inimigo, que Cristo vencerá e aniquilará? Resposta:........................................................................................................................................ .

d) Também leia e medite em Atos dos Apóstolos 4: 8-12 e responda: Além de Cristo, há algum outro ser, que seja Consolador, Mediador ou Intercessor, pelo qual devamos buscar a nossa Salvação?....................................................................................................................................... .

e) Leia e medite no Evangelho de João 14: 6 e complete as lacunas: “Disse-lhes Jesus:......... sou o.................... , e a.................. e a............ . Ninguém............ ao........... , senão por........... (Cristo, nosso único e suficiente Mediador)”.

f) Leia e medite também em Atos dos Apóstolos capítulo 2: 32-39; e depois, responda conforme for solicitado. - Observação: Percebemos na meditação destes versos que, Jesus Cristo ressuscitou pelo Poder de Deus, e foi exaltado à direita do Trono da Majestade e recebeu do Pai a promessa do Espírito Santo, ou seja: Deus deu a Cristo todo Poder e Autoridade assim na terra como nos céus; como nos confirma a passagem de Mateus 28: 18. Outrossim, nas revelações do Apocalipse 3: 1; 4: 5 e 5: 6; também nos confirma que Deus outorgou para Cristo, a totalidade de Seu Espírito; pois quando na revelação fala sobre o número “sete” - (sete Espíritos), refere-se à totalidade; e quando fala de “pontas ou chifres” refere-se a Poder, Virtude “de” Deus, Poder “de” Deus, querendo a expressão “de”, referir-se ou significar “que procede” ou “que vem” da fonte; que é Deus. Também, como vimos anteriormente, nas passagens de I aos Coríntios 15: 20-47 onde fala do corpo animal e do corpo espiritual; claramente entendemos conforme nos confirma o versículo 45, que Cristo é “Espírito Vivificante”. No Livro de Atos dos Apóstolos 2: 33; revela este versículo; que Cristo por ocasião do Pentecostes, derramou “isto” que vós agora “vedes” e “ouvis”. Perguntem-se: O que viam? No mesmo capítulo de Atos 2: 2,3; temos o esclarecimento: Cristo soprou (João 20: 22) sobre seus discípulos e foram “vistas” línguas de fogo (a Glória de Deus pelo Espírito de Cristo) que pousou sobre eles. - E, o que eles ouviram? Também Atos 2: 4-12 esclarece: Conforme Cristo lhes concedia, os discípulos “falavam” em várias línguas, para que todos os que ali se faziam presentes; de várias nações e línguas, pudessem entender as “boa novas” da Salvação. Amém? Amém! - Agora, voltando ao texto de Atos dos Apóstolos 2: 37-39, complete as lacunas: “E, ouvindo eles isto, .......................... em seus corações (mentes) e.............................. a Pedro e aos demais Apóstolos: Que.................. varões irmãos? E disse-lhes Pedro:...................... , e cada um de vós seja................. em........... de.............. Cristo (observamos que Pedro não disse que seriam batizados em nome de uma pagã trindade, mas em nome de Jesus Cristo), para..................... dos .................. ; e recebereis o......... do................. Santo (Dom de Deus, através de Cristo - o qual é Espírito, e é Santo e procede de Deus). Porque a “promessa” vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a.............. os que estão longe: a................... quantos Deus nosso Senhor.......................”. - Para finalizar este módulo de estudos; leia e medite em Atos dos Apóstolos 22: 1-22 sobre a real história de um homem que era perseguidor dos Servos de Deus e de Cristo, um homem que ajudou a apedrejar a Estevão o qual era um crente fiel e cheio do Espírito Santo de Cristo; pois, que Cristo habitava em seu coração - “mente”; e, hoje continua a habitar nos crentes fiéis - (Atos dos Apóstolos 6: 8-15 e 7: 1-55; e Apocalipse 3: 20-23). Tendo meditado nestas passagens acima mencionadas; sugerimos que também se faça uma reflexão sobre o chamado que se encontra em Atos dos Apóstolos 22: 16. Esta é uma decisão que todos os que querem obter a vida eterna devem tomar; e, isto deve ocorrer, assim que estiverem preparados; quando já tenhamos finalizado o estudo dos Módulos propostos. - Deus vos abençoe! Amém!


Antes de passarmos de um módulo para outro, devemos dar um passo muito importante: Trata-se de nosso compromisso de fé; como segue:
( ) Não há dúvidas quanto ao Módulo estudado; estou apto a prosseguir na pesquisa.
( ) Aceito, após este estudo; que, possuo o conhecimento de que Deus proveu para mim a Salvação, através do sacrifício de seu Filho Cristo Jesus; quero e desejo ser salvo, e prometo não jogar no lixo deste mundo, um tão grande sacrifício vindo dos céus para mim; assim, renuncio às cobiças deste mundo e abraço a salvação que Deus oferece, nos méritos de Seu Filho, Jesus Cristo.
( ) Aceito prosseguir aprendendo cada dia mais, sobre a parte que cabe a mim fazer no Plano da Salvação; pois, compreendi que Deus e Cristo já fizeram a melhor parte, e que estão dispostos a ajudar-me; porém, eles não interferem em meu livre arbítrio.


E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 978
Idade : 28
Localização : são josé dos pinhais
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/10/2010

http://www.averdadebiblica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum