.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Sab 03 Dez 2016, 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A Teoria do Comando Divino

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Teoria do Comando Divino

Mensagem por crocrodrilo em Seg 11 Abr 2011, 6:57 pm

Já tem mais de 2000 anos. Parece que Socrates Refutou.

Deus Comanda que haja caridade porque a caridade é Boa, ou somente porque é a vontade de Deus?
Se depende somente do comando divino então Deus poderia comandar a tortura como virtude.
Mas que absurdo, diz o teísta, caridade é que é Bom, por isso Deus comanda. Nesse caso a caridade preexiste a Deus. Sendo assim, Deus não é preciso para que haja caridade. Ou seja, generalizando. A moral não vem de Deus.
E se for dito que a caridade é Deus então a pergunta de onde vem a caridade é tautológica. É como dizer que quando eu faço caridade é Deus. Ou seja, eu como ser humano estou impossibilitado de ser caridoso, porque caridade e Deus têm a mesma identidade. Eu, como pessoa, não posso ter identidade com a caridade, porque esta é posse divina.
Mas porquê complicar? A caridade é apenas um acto de que somos capazes, como comer, beber e reciprocar. Tudo coisas que existem no universo sem necessidade de muletas metasíficas... e que nem por isso perdem valor.

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 55
flag : Japão

Re: A Teoria do Comando Divino

Mensagem por abençoado em Seg 11 Abr 2011, 9:03 pm

Mais um.. :risadinha: rs

Seja bem vindo :chapeu: ..esperemos que use do espaço com responsabilidade e respeito..e que possa conhecer a Verdade genuína em nosso meio.

Paz e bem

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por crocrodrilo em Seg 11 Abr 2011, 9:10 pm

Se montarem uma experiência do estilo cientifico (com grupos de controle, e dados objetivos, ou seja, que possam ser partilhados em publico) que demostre sem qualquer dúvida o poder de Deus... então eu acredito na tal verdade.
De outro modo que razão posso eu ter para acreditar na "Verdade" particular que por aqui vai. E se eu quiser acreditar em Bumba, ou em Deusas Xintoístas?

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por abençoado em Seg 11 Abr 2011, 9:24 pm

Você quer saber se existe algum Deus ou quer saber qual é a revelação correta acerca de Deus?Decida-se.

Portanto,a sua lógica é de que não existe nada para além da indutividade científico-empirica?É isso?

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por abençoado em Seg 11 Abr 2011, 9:28 pm

caridade é que é Bom, por isso Deus comanda. Nesse caso a caridade preexiste a Deus. Sendo assim, Deus não é preciso para que haja caridade

O amor é um atributo de Deus e não um valor externo a Ele mesmo??

Essa me pareceu óbvia
oh my

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por crocrodrilo em Seg 11 Abr 2011, 9:31 pm

Qual é a revelação correcta. A Calvinista, a metodista, a Católica, As evangélicas, etc. Quem decide? No passado era a Espada, porque não havia forma racional de decidir. Isso mudou? Não creio. A única forma de decidir não será através de algo em que as evidências sejam julgadas em públicos. Ora se esta forma justa de decidir se chama indutividade científico-empirica, então que seja. Alguma proposta diferente que possa evitar a espada? No caso de não surgir nada... que é o mais certo, então não há razões para crer. Apenas a velhinha fé sem razões.

Mas porquê afastar o hinduismo, o budismo, o animismo, o xintoísmo o Taoismo, ou o Islamismo da Disputa?

Última edição por crocrodrilo em Seg 11 Abr 2011, 9:40 pm, editado 1 vez(es)

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por crocrodrilo em Seg 11 Abr 2011, 9:37 pm

abençoado escreveu:
caridade é que é Bom, por isso Deus comanda. Nesse caso a caridade preexiste a Deus. Sendo assim, Deus não é preciso para que haja caridade

O amor é um atributo de Deus e não um valor externo a Ele mesmo??

Essa me pareceu óbvia
oh my

Então se o Amor não é externo a Deus os seres humanos não podem ter amor, o que é falso.

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por crocrodrilo em Seg 11 Abr 2011, 9:39 pm

Discutir estas coisas é como discutir o sexo dos anjos. De que vale discutir atributos quando a existência deixa grandes dúvidas? Enfim... ai, caramba!

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por silvamelo em Ter 12 Abr 2011, 12:19 am

O que comprova a existência concreta do amor e da caridade: um teorema de palavras ou o resultado evidenciado pela prática desses atributos? O amor e a caridade existem porque se pode comprovar na prática. É a existência de Deus que não pode ser comprovada, pois a Sua vontade é que os que se achegam a Ele o façam pela fé:

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6).

De modo que Deus fica fora do teorema...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417
flag : Brasil

Mensagem por Convidad em Ter 12 Abr 2011, 10:34 am

crocrodrilo escreveu:Qual é a revelação correcta. A Calvinista, a metodista, a Católica, As evangélicas, etc. Quem decide? No passado era a Espada, porque não havia forma racional de decidir. Isso mudou? Não creio. A única forma de decidir não será através de algo em que as evidências sejam julgadas em públicos. Ora se esta forma justa de decidir se chama indutividade científico-empirica, então que seja. Alguma proposta diferente que possa evitar a espada? No caso de não surgir nada... que é o mais certo, então não há razões para crer. Apenas a velhinha fé sem razões.

Mas porquê afastar o hinduismo, o budismo, o animismo, o xintoísmo o Taoismo, ou o Islamismo da Disputa?

tua tentativa de relativizar tudo , porque há muitos caminhos , não se aprofunda.
você tem MILHÕES de opções em vida , mas tem uma consciência que lhe direciona 100% das vezes para o caminho correto , os que matam , roubam , estupram, hipocritizam , vaidecem, SEMPRE vão contra suas consciências , em algum momento.

Na verdade não existem muitos caminhos , existem 02 (somente) , dois tipos de religião no mundo :
a) as que tentam fazer o homem meritoso para alcançar a divindade (como exercícios de disciplinamentos como mantras , metodologias , caridades , jejuns , rezas repetitivas , etc)
b) a CRISTÃ (única neste parâmetro, e não estou falando do catolicismo) , que diz que é Deus quem se ABAIXA para nos alcançar , fomos eleitos PELA GRAÇA , sem obras , sem méritos , e nada podemos dar a Ele pelo favor imerecido de sermos resgatados.

aí a disputa já ficou mais simples ,
Ou o homem continua a se auto-bajular (na crença ou descrença) , dizendo-se 'suficiente' , OU o homem crê em Deus , e anuiu logo ser um ser que se corrompeu , e precisa de um resgate a custo zero, pois sua 'carteira' de moralidade está vazia , duas únicas opções que abrangem todas as crenças do mundo .

Convidad
Convidado

Mensagem por crocrodrilo em Ter 12 Abr 2011, 6:09 pm

Deixa eu ver. No Cristianismo nós somos tão, mas tão importantes que Deus até se abaixou para nós. Mais do que isso, até morreu por nós. E acreditar nisto não será autobajulação?

Mas essa sua redução a apenas duas escolhas não procede.

Mas também posso jogar esse jogo e tornar as coisas mais simples e práticas:
Os cristãos dizem que Jesus é o caminho da salvação. Maomé disse que Jesus foi apenas um profeta e quem acredita na sua divindade vai parar no Inferno. Qual das suas apostas é mais segura?

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por silvamelo em Qua 13 Abr 2011, 1:02 am

crocrodrilo escreveu:Maomé disse que Jesus foi apenas um profeta e quem acredita na sua divindade vai parar no Inferno. Qual das suas apostas é mais segura?
Você nos pergunta? De nós, você já sabe a resposta! Se você quiser mesmo sinceramente saber a verdade sobre Jesus, se disponha a ter um encontro real com ele, porque você terá!

Mas, pelo seu próprio comentário, é só mais um joguinho ateísta. O problema de muitos de vocês que vem aqui, é que já fizeram as suas apostas e só estão esperando a hora de ver as cartas na mão do oponente. Então, isto aqui é mesmo uma grande diversão, já que vocês não têm a intenção de tentar uma outra cartada.

Isso é muito triste... Não há nada que possamos fazer... Sinto muito...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417
flag : Brasil

Mensagem por crocrodrilo em Qua 13 Abr 2011, 6:30 am

Silva melo, não leve a mal mas eu já fui crente e não considero que experências pessoais de Jesus sejam válidas, tal como experiências do deus ganesha não provam que o hinduísmo é verdadeiro. Então, não há nenhuma tristeza em apresentar outros pensamentos. Quem quiser que julgue pela própria cabeça quem tem mais razão. Eu sei qual a sua resposta como cristão, é sentir ofença pela verdade que outros com
Tanta fé como vc achem que Maomé tem razão. Eu apenas coloco o facto de que essa opção existe de facto. E a sua escolha se deve ao fato de vc ser brasileiro em vez de árabe.

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Convidad em Qua 13 Abr 2011, 8:54 am

crocrodrilo escreveu: Deixa eu ver. No Cristianismo nós somos tão, mas tão importantes que Deus até se abaixou para nós. Mais do que isso, até morreu por nós. E acreditar nisto não será autobajulação?

Os cristãos dizem que Jesus é o caminho da salvação. Maomé disse que Jesus foi apenas um profeta e quem acredita na sua divindade vai parar no Inferno. Qual das suas apostas é mais segura?

exato, não será.
o que faz uma pessoa ser humilde ou não , não é sua importância no ciclo das coisas , é seu posicionamento em relação a esta importância.

Sim, esta redução a 2 éticas-religiosas procede , exatamente como eu disse.
Portanto tua pergunta cabe no mesmo que já lhe foi explanado , dois caminhos que distinguem TODAS as religiões existentes. (Afora que no caso do Islão , basta vc ver quem se baseia - deturpadamente - em quem, tá simples tb por evidências históricas)

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 13 Abr 2011, 9:05 am

crocrodrilo escreveu:Silva melo, não leve a mal mas eu já fui crente e não considero que experências pessoais de Jesus sejam válidas, tal como experiências do deus ganesha não provam que o hinduísmo é verdadeiro. Então, não há nenhuma tristeza em apresentar outros pensamentos. Quem quiser que julgue pela própria cabeça quem tem mais razão. Eu sei qual a sua resposta como cristão, é sentir ofença pela verdade que outros com
Tanta fé como vc achem que Maomé tem razão. Eu apenas coloco o facto de que essa opção existe de facto. E a sua escolha se deve ao fato de vc ser brasileiro em vez de árabe.

vcs precisam mudar o disco.
todo ateu quando questionado nos vem com esta de 'já fui crente' , 99,9% das vezes era apenas uma católico nominal , que pisou duas vezes na missa .

quanto ao geografismo , não tem problema algum para Deus, primeiro ele controlou onde cada um de nós nasceríamos , segundo ele julgará cada pessoa pelo conhecimento que adquiriu , e como aplicou este conhecimento , se em contrário ou favoravelmente à sua consciência nascitura.

Convidad
Convidado

Mensagem por crocrodrilo em Qua 13 Abr 2011, 6:11 pm

Idem

todo ateu quando questionado nos vem com esta de 'já fui crente' , 99,9% das vezes era apenas uma católico nominal , que pisou duas vezes na missa .

Fiz os Sacramentos todos, ia todos os domingos á missa, fui acólito e até uma espécie de criacionista.

quanto ao geografismo , não tem problema algum para Deus, primeiro ele controlou onde cada um de nós nasceríamos , segundo ele julgará cada pessoa pelo conhecimento que adquiriu , e como aplicou este conhecimento , se em contrário ou favoravelmente à sua consciência nascitura.

Ah sim, claro. Deus fez com que bilhões de pessoas nascessem para outras religiões (que contradizem o Cristianismo) para depois ver se elas depois aceitam o cristianismo. Esse seu Deus é realmente muito esperto.

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por crocrodrilo em Qua 13 Abr 2011, 6:16 pm

Articulador escreveu:
crocrodrilo escreveu: Deixa eu ver. No Cristianismo nós somos tão, mas tão importantes que Deus até se abaixou para nós. Mais do que isso, até morreu por nós. E acreditar nisto não será autobajulação?

exato, não será.
o que faz uma pessoa ser humilde ou não , não é sua importância no ciclo das coisas , é seu posicionamento em relação a esta importância.

Portanto tua pergunta cabe no mesmo que já lhe foi explanado , dois caminhos que distinguem TODAS as religiões existentes. (Afora que no caso do Islão , basta vc ver quem se baseia - deturpadamente - em quem, tá simples tb por evidências históricas)

O Cristianismo Tb se baseia no Judaísmo. E o Islamismo bebe na fonte do Judaísmo e não do Cristianismo. Por isso Maomé Rejeitou Jesus como alguém divino. Apenas o reconheceu como um profeta.

E, mantenho que a questão da duas ética não procede.

E

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Convidad em Qua 13 Abr 2011, 7:00 pm

crocrodrilo escreveu:

Idem
a diferença é que o disco riscado de vocês já foi refutado ad-nauseum.

Fiz os Sacramentos todos, ia todos os domingos á missa, fui acólito e até uma espécie de criacionista.

descreio.
e como eu vaticinei , eras católico , quando o termo 'crente' quase sempre é usado como sinônimo de evangélico. Todos sabem que 99% dos ditos católicos são nominais , e desapegados tanto à leitura da bíblia , quanto praxes da religião.

Ah sim, claro. Deus fez com que bilhões de pessoas nascessem para outras religiões (que contradizem o Cristianismo) para depois ver se elas depois aceitam o cristianismo. Esse seu Deus é realmente muito esperto.

tão esperto que sabia onde cada um precisava nascer , para melhor chance de aceitá-lo ou rejeitá-lo , além do outro argumento que usei, que parece que vc 'não viu'.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 13 Abr 2011, 7:10 pm

crocrodrilo escreveu:
Articulador escreveu:

exato, não será.

O Cristianismo Tb se baseia no Judaísmo. E o Islamismo bebe na fonte do Judaísmo e não do Cristianismo. Por isso Maomé Rejeitou Jesus como alguém divino. Apenas o reconheceu como um profeta.

E, mantenho que a questão da duas ética não procede.
E

bobagem .
o Judaísmo É Cristianismo em sua primeira forma, é no Judaísmo que o Messias é prometido , é no Judaísmo que Ele é mostrado redentor e sem pecados , é no Judaísmo que Ele é mostrado SENHOR , Deus com Deus , é no judaísmo que ele é mostrado remissor da humanidade . Além do que teu diversionismo não ajuda , já que o próprio Islã considera Jesus um profeta de Deus , logo TERIA que ouvi-lo , mas não , o contradita .

e quanto ao teu 'mantenho', pode manter a teimosia a vontade , mas refutar o que falei são outros quinhentos.

Convidad
Convidado

Mensagem por crocrodrilo em Sex 15 Abr 2011, 6:00 pm

Então o Cristianismo atual só pode ser falso, porque Jesus foi rejeitado por não ser o messias prometido... alguem poderoso e não alguém que acabou por morrer na cruz

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por crocrodrilo em Sex 15 Abr 2011, 6:09 pm

Articulador escreveu:
crocrodrilo escreveu:

Idem
a diferença é que o disco riscado de vocês já foi refutado ad-nauseum.

descreio.
e como eu vaticinei , eras católico , quando o termo 'crente' quase sempre é usado como sinônimo de evangélico. Todos sabem que 99% dos ditos católicos são nominais , e desapegados tanto à leitura da bíblia , quanto praxes da religião.

tão esperto que sabia onde cada um precisava nascer , para melhor chance de aceitá-lo ou rejeitá-lo , além do outro argumento que usei, que parece que vc 'não viu'.

Bem esse seu Post me lembra algo H.L. Mencken, o genial impio dos anos 20 e 30 do século 20:

A igreja latina, a qual me surpreendo constantemente admirando, apesar de
suas freqüentes e espantosas imbecilidades, sempre deixou bem claro que a religião
não é um silogismo, mas um poema. É acusada pelos dervixes protestantes de sonegar
a Bíblia do povo. Até certo ponto, isto é verdade; mas, no mesmo grau, a igreja é sábia
– e próspera. Seus joguetes com as idéias ficaram restritos aos seus clérigos, os quais
reduziram a coisa a uma inofensiva brincadeira com tecnicalidades – os terríveis
conceitos de Céu e Inferno rebaixados ao nível de um concurso entre senhores de
batina, cada qual tentando enredar os outros. Seus maiores teólogos continuam
desconhecidos de 99% de seus fiéis. Roma, de fato, Não apenas preservou a poesia
original do cristianismo, mas ofereceu contribuições fundamentais àquela poesia – por
exemplo, os santos, a Virgem Maria e a própria liturgia. Uma missa solene deve ser
mil vezes mais impressionante, para um homem com algum autêntico senso religioso,
do que o mais poderoso sermão já trovejado por algum presbiteriano leiloeiro de
Deus. Na presença de uma beleza tão estatelante, não é necessário entupir de lógica o
fiel; ele se convencerá melhor se o deixarem em paz.
A pregação não é uma parte essencial do cerimonial latino. Era muito pouco
empregada na antiga igreja, e creio que seria melhor que a abandonassem de vez ou a
reduzissem a algumas frases mais ou menos formais. Nos Estados Unidos, os religiosos
latinos deixaram-se seduzir pelo exemplo dos protestantes, que geralmente
transformam um ato de adoração num pueril exercício intelectual; em vez de se
aproximarem de Deus através do medo e da admiração, esses protestantes sentam-se
em seus banquinhos, cruzam as pernas e ouvem um bestalhão tentar provar que é
melhor teólogo do que o Papa.

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Convidad em Sex 15 Abr 2011, 6:59 pm

crocrodrilo escreveu:Então o Cristianismo atual só pode ser falso, porque Jesus foi rejeitado por não ser o messias prometido... alguem poderoso e não alguém que acabou por morrer na cruz

tua conclusão foi precipitada , pelo menos.
acho que não preciso te explicar que a crença não significa interpretação infalível das bases da crença (torá). Os Judeus estão tão errados , que na Torá (VT) que eles tanto idolatram , é que está escrito que eles TRAIRIAM O MESSIAS , logo a cegueira é gritante (porque estava prevista também) , eles apenas estão fazendo , o que eles mesmo sabem que iriam fazer .

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sex 15 Abr 2011, 7:44 pm

crocrodrilo escreveu:

Bem esse seu Post me lembra algo H.L. Mencken, o genial impio dos anos 20 e 30 do século 20:

queixa anotada , mas não estou debatendo com Mencken , se você gosta dele , que patrocine PONTUALMENTE alguma tese do sicrano, porque não é de hoje que os que não tem argumentação preferem TERGIVERSAR postando matérias de terceiros , que abranjam vários assuntos que não estão em desenvolvimento no debate , faz parte do 'jogo'.

Convidad
Convidado

Mensagem por crocrodrilo em Sex 15 Abr 2011, 7:52 pm

Articulador escreveu:
crocrodrilo escreveu:

queixa anotada , mas não estou debatendo com Mencken , se você gosta dele , que patrocine PONTUALMENTE alguma tese do sicrano, porque não é de hoje que os que não tem argumentação preferem TERGIVERSAR postando matérias de terceiros , que abranjam vários assuntos que não estão em desenvolvimento no debate , faz parte do 'jogo'.

Qual Queixa? Leia novamente a citação de Mencken tendo em conta o que vc escreveu:

crocrodrilo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Convidad em Sex 15 Abr 2011, 8:34 pm

crocrodrilo escreveu:
Articulador escreveu:
crocrodrilo escreveu:

Qual Queixa? Leia novamente a citação de Mencken tendo em conta o que vc escreveu:

deste tipo aqui, no texto que postou :
Estados Unidos, os religiosos
latinos deixaram-se seduzir pelo exemplo dos protestantes, que geralmente
transformam um ato de adoração num pueril exercício intelectual

percebo que nem lês o que posta, dai eu pedir debate pontual .

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:31 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: