.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O que você está ouvindo agora?
Ontem à(s) 11:49 pm por Jarbas

» Não ameis o mundo...
Seg 11 Dez 2017, 9:59 pm por Criaturo

» O papa João Paulo II vai ressuscitar? (preferível que católicos não leiam)
Seg 11 Dez 2017, 5:54 pm por Anderson Cargnin Vanerlin

» Consequências da Reeleição
Dom 10 Dez 2017, 2:41 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Hipocrisia Hebraica
Dom 10 Dez 2017, 12:26 pm por irmão

» Fórum Adventista
Sab 09 Dez 2017, 10:32 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Sab 09 Dez 2017, 7:02 pm por Jarbas

» imbecilidade...
Sab 09 Dez 2017, 2:11 pm por gusto

» Fomos projetados ? E o que nos faz HUMANOS e não meros animais ?
Sex 08 Dez 2017, 7:57 pm por Criaturo

Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10


Contra fatos não há argumentos, ou contra argumentos não há fatos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Contra fatos não há argumentos, ou contra argumentos não há fatos?

Mensagem por coldsnip em Sab 02 Abr 2011, 8:38 pm

É o que se observa: uma dicotomia antagônica no que se refere à forma como os conhecimentos são buscados e absorvidos pelas duas correntes de Conhecimento, dominantes no mundo.

Uma prima pela obediência completa às Leis do Universo, e só reconhece o que ele confirma e, ainda assim, SEMPRE provisoriamente.

A outra prima pelo auto-convencimento, prescindindo por completo das confirmações que o Universo deveria oferecer no suporte dos conceitos que a sustentam, e é SEMPRE perene em suas assertivas.

Por que, em pleno século XXI, o Homem deveria, AINDA, escolher o que ACHA que sabe, em detrimento do que o Universo lhe diz?

Afinal, sem o Universo a lhe informar sobre o que é e o que não é verdade, tudo o que resta é a própria imaginação do que ela seja, explicando-a, portanto, com assertivas pré-estabelecidas impostas sob o jugo da fé e que nem ao menos podem ser questionadas ou postas em dúvida.

Se na vida diária, no contato com a Natureza e com os demais seres vivos, cada um de nós sempre opera de acordo com o que a Realidade nos informa, não seria o supra-sumo da abstração considerar que existem entes invisíveis por trás das coisas?

Quando decidimos pegar o guarda-chuva não é porque consultamos Thor, e quando decidimos não emprestar R$100,00 àquele amigo não é porque consultamos algum oráculo de plantão; tudo se passa de acordo com os conhecimentos que temos sobre a REALIDADE visível, tangível, prática (algo redundante, eu sei).

Por que deveria ser diferente no que se refere a deidades e afins, que têm, a seu lado, apenas a imaginação e o auto-convencimento (explorados por outros homens, e os dizeres de livros de origem incerta (sabidamente (por quem estuda, é claro) manipulados ao longo do tempo para criar estamentos religiosos)?

Não é a suprema tolice optar por ancorar a própria Vida a conceitos que a Realidade não confirma, ao invés de NELA buscar todos os apoios necessários à Felicidade e Bem Estar verdadeiros?

Seria como permitir que a criança salte do décimo andar apenas porque ela "pensa" que é o Super-Homem (imaginação e auto-convencimento), e desconhece a Lei da Gravidade (o Universo e suas Leis estabelecendo o que devemos fazer)...


avatar
coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300
flag : Brasil
Data de inscrição : 24/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contra fatos não há argumentos, ou contra argumentos não há fatos?

Mensagem por Convidad em Dom 03 Abr 2011, 5:32 pm


teu post é contra teu ateismo.
pois ateismo é a mera dialética tentando criar 'Evidência' de inexistência , portanto os ateus negacionistas o tempo inteiro tentam com 'ARGUMENTOS' gerar um fato (inexistência).

Usando TUA medida , isto então pode ser nomeado 'suprema tolice'.
o resto do post se revolve na antológica frase de Sagan , que espelha o que é metodologia científica moderna "ausência de evidência não é evidência de ausência".

Aliás tem mais um 'a priori' na tua redação ,
A TUA realidade não confirma um ente divino , isto não significa que a minha e de milhões outros padeça do mesmo limite - como todos sabemos , há a realidade íntima , que não precisa ser mais desprovida que a que pode ser provada a terceiros , apenas é mais individualizada e restrita como meio de prova (daí ateu algum provar a inexistência de Deus).


Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum