.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
73 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 71 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

os ateus teriam vergonha de se dizerem isto?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: os ateus teriam vergonha de se dizerem isto?

Mensagem por Convidad em Seg 11 Abr 2011, 8:09 pm

lordakner escreveu:
Articulador escreveu:
lordakner escreveu:
Articulador escreveu:
silvamelo escreveu:
Articulador escreveu:o Islã ainda continuar com esta prática
Você tem como comprovar essa afirmação, ou ainda, existe esta instrução no Alcorão?

úé , provar o que silvamelo , que o Islã ensina apedrejamento ? vcs tão de brincadeira , não sabem isto ? , deveriam estar mais preocupados com as atitudes do Akner, que escandalizam , do que ficar pedindo provas de obviedades mundialmente conhecidas.

Denunciado á moderação.

Lhe foi perguntado por PROVAS e você simplesmente REPETE a DIFAMAÇÃO, apesar de ter-lhe sido apresentado um PRONUNCIAMENTO de uma Autoridade Islãmica sobre a questão, em evento reconhecido até por cristãos (Rádio VATICANO)

Soa como uma advertência o sermão pronunciado na última segunda-feira pelo grão-muftida Arábia Saudita, na mesquita de Namira, aos pés do Monte Arafat, diante de pelo menos dois milhões de peregrinos presentes dentro, mas
principalmente fora do edifício de culto, localizado a cerca de 20 km a
sudeste de Meca.

A autoridade religiosa pediu explicitamente que se
rejeite a violência e o terrorismo em todas suas formas; “qualquer
pessoa que pratique essas ações está de fato traindo os princípios do
Islã, uma religião que deseja e pede a paz”.

peça mais uma vez à moderação ,
quero ver o 'EFEITO' deste pedido estapafúrdio (mais um, e a moderação continua na leniência com o Akner) . Depois de eu ver se algum moderador aqui saiu direto da época dos dinos (nunca viu um jornal) , aí vou apensar as provas de tal 'desafio' tolo.

Se é estapafúrdio ou não, o futuro dirá.
Existem outros canais de questionamento do que você disse.
E, se você acha que os Religiosos que professam a Religião Islãmica tem a mesma visão da moderação, não tem com que se preocupar.
Boa sorte.

ameaça infantil Akner .
pessoas como eu que ZELAM pelo que sai a boca , não tem mesmo com o que se preocupar.
Só tome cuidado para não se ridicularizar , quando for dizer que 'o Articulador inventou que na Sharia - lei Islâmica - se manda apedrejar', e ver até eles zombarem de teu desconhecimento.

Convidad
Convidado

Mensagem por silvamelo em Seg 11 Abr 2011, 10:35 pm

Articulador escreveu:Silvamelo ,
primeiro vc deu valia a queixa de um camarada que VIVE a denegir teu Redentor neste fórum , VIVE a provocar , VIVE a usar ad-hominens, VIVE a linkar os debates (descontextualizados) daqui para zombar em outros fóruns , tem expulsão , tem advertências várias , e isto por quase 03 anos , e todos vcs sabem disto . A perspicácia que eu tinha que ter ,é ser errado alguém virem-me apontar leis , por uma queixa tão rasa do Akner , como eu sendo um 'potêncial criminoso' caso não me explicasse , em um fórum cristão , onde presumivelmente teríamos o MÍNIMO de liberdade de proselitar diferenças de crenças , deixe que os seculares já se preocupam demais em tentar nos criminalizar .
Ok, procurarei ser mais criterioso com o que vier deles...

Fique na Paz!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417
flag : Brasil

Mensagem por Convidad em Ter 12 Abr 2011, 9:54 am

silvamelo escreveu:
Articulador escreveu:Silvamelo ,
primeiro vc deu valia a queixa de um camarada que VIVE a denegir teu Redentor neste fórum , VIVE a provocar , VIVE a usar ad-hominens, VIVE a linkar os debates (descontextualizados) daqui para zombar em outros fóruns , tem expulsão , tem advertências várias , e isto por quase 03 anos , e todos vcs sabem disto . A perspicácia que eu tinha que ter ,é ser errado virem-me apontar leis , por uma queixa tão rasa do Akner , como eu sendo um 'potêncial criminoso' caso não me explicasse , em um fórum cristão , onde presumivelmente teríamos o MÍNIMO de liberdade de proselitar diferenças de crenças , deixe que os seculares já se preocupam demais em tentar nos criminalizar .
Ok, procurarei ser mais criterioso com o que vier deles...

Fique na Paz!

MUITO obrigado pelo entendimento , em qualquer grau.
só não quero ser confundido com pessoas com outros comportamentos, mas sei que moderar é uma arte difícil.
Gostaria de lembrar, por fim , que qualquer pessoa 'combativa' apologéticamente , recebe pressão da parte ideológicamente contrária , faz parte do 'jogo' , porque desde Cristo temos sido ensinados que o secularimso se incomoda com nossas posições , salvo quando nos omitimos.

abraço e Paz em Cristo.

Convidad
Convidado

maçõns

Mensagem por sabino-sp em Ter 12 Abr 2011, 10:53 am

Sarah escreveu:Olá Sabino,

ja fui rosa cruz que não é religião sei que a maçonaria também não é e tem um templo é só cuiriosidade mesmo
Muitas pessoas , até mesmo maçons dizem que a Maçonaria não é uma religião. Mas....no próprio livro usado por eles o Moral and Dogmas, página 213, escrito pelo lider maçon do rito escocês, Albert Pike, diz: "Toda loja é um templo de religião e seu ensino instrução em religião."

Religião remete a um conjunto de práticas e princípios que regem as relações entre o homem e a divindade. Isso é fato nas sociedades secretas.

Na paz,

Sarah Wink

Ola Irmã Sara a paz
sei mais sobre amorc que estive lá sobre maçonaria o que se diz é que tem gente de todas religiões lá inclusive pastores evangélicos
não se consideram religião pelo menos é o que esta escrito sobre o que é maçonaria

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por lordakner em Ter 12 Abr 2011, 1:14 pm

Articulador escreveu:
ameaça infantil Akner .
pessoas como eu que ZELAM pelo que sai a boca , não tem mesmo com o que se preocupar.
Só tome cuidado para não se ridicularizar , quando for dizer que 'o Articulador inventou que na Sharia - lei Islâmica - se manda apedrejar', e ver até eles zombarem de teu desconhecimento.
Você ainda acha que o Islã, enquanto religião, defende o apedrejamento?
Porque, se for buscar um trecho isolado do Corão, na mesma medida podemos citar Leis da Bíblia que defendem o mesmo.

Mas repito:
Você ainda acha que o Islã, enquanto religião defende o apedrejamento?

Sim o não? oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por Milamber em Ter 12 Abr 2011, 1:57 pm

O único trecho da revelação (bíblia, tora e alcorão) que fala em apedrejamento esta na bíblia. Em nenhum outro existe.
Isto sempre me divertiu, judeus e cristãos cuspindo para o ar e você, caro leitor, imagine o resto...

O que se pode dizer é; dane-se a lei divina. Poucos crentes têm a coragem de ser honestos, ficam manobrando em vertiginosos malabarismos para evitarem a verdade acerca de seus livros.
A bíblia é imperfeita e como tal não é uma boa fonte de ensinamento moral.

Considero ser necessária muita coragem para pensar neste assunto, pois aceitar a realidade abalaria a fé do mais firme convicto dos crentes.
Tudo é simples: Se a bíblia é a palavra de Deus, então e imperfeita. Se deve ser aplicada no contexto histórico, então é imperfeita.
Se é imperfeito, não precisamos dela para nada...

1- Não será permitido:

a. Qualquer tipo de escárnio, desrespeito, irreverência ou o uso indevido do nome de Deus;

Milamber
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 207
flag : Portugal

Mensagem por Convidad em Qua 13 Abr 2011, 10:50 am

primeiramente senhores ,
deixem de má-fé argumentativa.

Todos aqui são crescidinhos e sabem que o a religião Islâmica NÃO se sustenta apenas pelo Corão , mas pela tradição dos Sheiks e Hadiths. Se decidiram 'esquecer' isto , para fazer críticas tolas ao cristianismo , a falha não é nossa , é de falta de postura de vocês:

6. Diferenças entre os Alcorões
Evidências: Mesmo durante a época de Uthaman, o califa que RE-EDITOU o Alcorão, estavam faltando versos em algumas copias do Alcorão e que estavam presentes em outros Alcorões. Por exemplo: O Alcorão tem hoje 114 Suras, PORÉM no Alcorão de Ibn Masud, haviam somente haviam 111 Suras. Ele não incluiu a primeira Sura “AL-FATIHA” e as duas ultimas Suras 113 e 114 no seu Alcorão. POR QUE? Ibn Masud não acreditava que estas Suras pertenciam ao Alcorão. Estas suras são ORAÇÕES. Mas quem era Ibn Masud para afirmar tais coisas? Vocês se lembram que o próprio Mohamed disse que Masud estava entre OS MELHORES RECITADORES do Alcorão. O próprio Mohamed o recomendou e disse que os muçulmanos deveriam aprender o Alcorão dele: Bukhari Vol. 6, Hadith 521 “Narrado por Masruq: ... Eu ouvi o Profeta dizendo, “Tome (aprenda) o Alcorão de quatro (homens): Abdullah bin Masud, Salim, Muadh e Ubai bin Kab.” . Outra hadith de Bukhari AFIRMA CATEGORICAMENTE que Ibn Masud não tinha as duas SURAS 113 e 114 no seu ...

Certa ocasião, Zaid, o mesmo que RE-ORGANIZOU o Alcorão, confessou que um verso estava desaparecido do Alcorão: “Zaid lembrou de um outro VERSO que estava DESAPARECIDO e AINDA FALTAVA no Alcorão. “Dentre os crentes, há homens que cumpriram o que haviam pactuado com Allah” (Sura 33:23) ENTÃO NOS O INSERIMOS NO (respectivo) texto da Sura” . (as-Suyuti, Al-Itqan fii Ulum al-Qur'an, p.138). Sobre o verso 'sumido' do apedrejamento :
Veja a história em Bukhari, Vol 6, numero 527: “Narrado por Ibn Abbas: Umar disse: “Ubai era o MELHOR na recitação do Alcorão dentre todos nós, NO ENTANTO, nós abandonamos algumas coisas que ele recitava. Ubai disse: “Eu tomei as recitações (ou aprendi) da boca do Apóstolo de Allah e eu não abandonarei isso por coisa alguma.”

Outra tradição que lança luz sobre a história do Alcorão se encontra em Bukhari Volume 8, 82, 816. Nesta tradição fica claro que Umar estava questionando o porquê o VERSO DO APEDREJAMENTO não estava no texto do Alcorão. Se você procurar hoje você não irá encontrá-lo. Mas a história confirma que esta foi uma das OBRIGAÇÕES que ALLAH ORDENOU, porém ela não se encontra no Alcorão. O que isso quer dizer? O Alcorão foi ALTERADO depois da morte de Mohamed.

Bukhari Volume 8, 82, 816: Narrado por Ibn Abbas: Umar disse: “Eu temo que depois de ter-se passado um logo tempo, as pessoas poderão dizer: “Nos não achamos os versos de Rajam (apedrejamento até a morte) no Livro Santo”, e consequentemente eles poderão se DESVIAR deixando de fazer uma OBRIGAÇÃO que Allah tem revelado. Lo! Eu CONFIRMO que a penalidade de Rajam (apedrejamento) seja aplicada naquele que comete intercurso sexual ilícito, e se ele já for casado e se o crime for confirmado por testemunhas ou gravidez ou confissão”. Sufyan adicionou, “Eu MEMORIZEI esta narração nesta maneira.” Umar adicionou, “Seguramente o Apóstolo de Allah cumpriu a penalidade do Rajam (apedrejamento), e todos nos também depois dele”.
http://www.rafikresponde.com/home/224-o-milagre-do-alcorao-o-livro-perfeito-parte-3.html

reconfirmando :
Bukhari: vol. 8, hadith 817, p. 539-540; livro 82
Allá enviou Mohamed com a Verdade e revelou o Livro Sagrado a ele, e ao longo do que Allá revelou estava o Verso do Rajam (o apedrejamento de uma pessoa casada [homem ou mulher] que cometesse um ato sexual ilegal), e nós recitamos este Verso, o entendemos e o memorizamos. O Apóstolo de Allá levou a cabo a punição por apedrejamento e nós também o fizemos após ele. Temo que após muito tempo passado alguém diga, ‘Por Allá, nós não encontramos o Verso do Rajam no Livro de Allá’, e assim eles se desencaminharão deixando de lado um dever que Allá revelou.
http://solascriptura-tt.org/Seitas/ComoEPorqueAlcoraoFoiPadronizado-SGreen.htm

Apedrejamento é parte da Sharia (lei islâmica) de vários países :
O apedrejamento está previsto na lei islâmica, a Sharia, para punir tanto mulheres como homens adúlteros e homossexuais. Alguns países muçulmanos, como o Irã, o Sudão e a Nigéria instituíram esta visão radical do Islã em seu sistema judicial. A prática resiste também no Afeganistão e no Paquistão, que já aboliram esta pena.

Nesses países, a pena é raramente aplicada pelo Estado, o que não significa que pessoas não sejam apedrejadas até a morte. Encorajadas pela Sharia, comunidades aplicam o apedrejamento como uma forma de fazer justiça com as próprias mãos, e mulheres que, ao contrário de Sakineh, não tiveram sequer um julgamento, morrem em silêncio, muitas vezes pelas mãos dos homens da própria família.

A pena de morte por apedrejamento voltou a ser imposta no Irã após a Revolução Iraniana de 1979, quando o país passou a ter um regime teocrático islâmico. Desde então, 109 pessoas morreram apedrejadas, segundo o Comitê Internacional Contra Apedrejamento. Mesmo que o judiciário iraniano regularmente suspenda as execuções por apedrejamento, frequentemente os condenados são executados de outras maneiras, como na forca.

Mais sobre apedrejamento e absurdos do Islâ :
Encontramos no Sunan Ibn Majah, Livro do Nikah, Hadith 1934“Narrado por Aisha: “O verso do apedrejamento e do AMAMENTAR DE UM ADULTO, foi revelado DEZ VEZES, e eles foram escritos em um papel e mantidos debaixo da cama. Quando o Mensageiro de Allah (SAWW) faleceu e nos estávamos preocupados com a sua morte, UM BODE ENTROU E COMEU O PAPEL ....
O Jornal New York Times, fez uma matéria em 11 de Junho de 2007, exatamente a 3 anos atrás, onde os Lideres religiosos do Egito (entre eles o Grande Mufti Sheikh Ali Gomaa) declararam em uma “Fatwa” que a proibição de que um homem e uma mulher estejam juntos poderia ser levantada se a MULHER DEIXA O MARMANJO MAMAR NELA POR CINCO VEZES. Logo após, os lideres Islâmicos declararam que “TOMAR URINA DO PROFETA” era considerado uma bênção. Se você sabe ler inglês, você ira se divertir e se educar com este brilhante artigo do New York Times.

O artigo também fala do chefe do Departamento de Ensinos do Profeta na Universidade Al Azhar que disse que um homem pode MAMAR uma mulher a fim de superar a necessidade de usar véu diante dele. As suas palavras foram: “Amamentar um adulto coloca um FIM no problema de se encontrar privadamente e não proíbe o casamento” também foi dito “Uma mulher no trabalho pode retirar o véu ou revelar o seu cabelo em frente de alguém a quem ela deu de mamar”.

Hadiths confirmam apedrejamento.
Apesar de não haver menção ao apedrejamento no Alcorão - que estipula a pena de cem chibatadas ou de prisão perpétua para adúlteros - defensores deste tipo de condenação afirmam que ela está no Hadith, uma compilação sagrada de leis, lendas e histórias sobre Maomé e, por isso, faz parte da Sharia, a lei muçulmana.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-condenados-ao-apedrejamento-no-ira

Sharia é lei RELIGIOSA , e aceita pela população como tal :
Xaria é o nome que o Islã dá ao seu código de leis. No Irã, assim como outras sociedades islâmicas, diferentemente das sociedades ocidentais contemporâneas, o regime é teocrático. Ou seja, religião e direito, religião e política não se separam e a vida dos cidadãos é regida pela lei religiosa. Todas as leis são religiosas e baseadas nas escrituras sagradas e nos ditos dos líderes religiosos. Ou seja, o Alcorão é a fonte primordial da jurisprudência islâmica, sendo a segunda a Suna, narrativa da vida e dos caminhos do profeta e os ahadith, ou narrações do profeta. ..Entre todo esse meandro de sutis diferenciações interpretativas, próprias a todas as religiões, está sendo decidido o destino de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a bela iraniana de olhos negros e tristes. Apesar de não haver menção ao apedrejamento no Alcorão, defensores deste tipo de condenação afirmam que ela está em um Hadith e, portanto, é narrativa do profeta e como tal, sagrada e parte do corpo da Xaria.. Assim, o apedrejamento de Sakineh parece inevitável..
http://www.jornalahoraonline.com.br/coluna.php?id=3194&t=colunas

Ao Akner :
aprendenta que uma vez refutado , refutado para sempre , pouco me importa se você tava tentando posar de 'belo' para outro fórum-ateista , se não tem consciência das bobagens que fala , e não quer passar vergonha perante os teus de farda , não diga.

Ao Milamber :
tá precisando parar com esta conversinha de 'conheço o Islã' , motivo para crítica todo mundo deseja achar, mas a veracidade nos impõe CONHECER do que falamos , e zelar da imparcialidade para quem usaremos o que dizemos conhecer, NISTO inicia-se o verdadeiro humanismo.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 13 Abr 2011, 11:02 am

Milamber escreveu:O único trecho da revelação (bíblia, tora e alcorão) que fala em apedrejamento esta na bíblia. Em nenhum outro existe.
Isto sempre me divertiu, judeus e cristãos cuspindo para o ar e você, caro leitor, imagine o resto...

O que se pode dizer é; dane-se a lei divina. Poucos crentes têm a coragem de ser honestos, ficam manobrando em vertiginosos malabarismos para evitarem a verdade acerca de seus livros.
A bíblia é imperfeita e como tal não é uma boa fonte de ensinamento moral.

Considero ser necessária muita coragem para pensar neste assunto, pois aceitar a realidade abalaria a fé do mais firme convicto dos crentes.
Tudo é simples: Se a bíblia é a palavra de Deus, então e imperfeita. Se deve ser aplicada no contexto histórico, então é imperfeita.
Se é imperfeito, não precisamos dela para nada...

Pois é milamber , e o ÚNICO trecho que diz para NÃO apedrejar está na bíblia (exatamente a primeira manifestação publica de Jesus sobre entendimento doutrinário , ao IMPEDIR o apedrejamento de uma adúltera) , e isto vc 'esqueceu' , não é ?!

Então vemos que não é de nossa parte a falta de honestidade , é de quem é DESMEMORIADO da ENORME diferença entre haver uma regra de lapidação para um povo de 3500 anos atrás , enquanto tenta usar isto para 'equilibrar' as coisas com o apedrejamento HOJE pelo Islão.

Por fim , tirando tua crítica mesquinha para um suposto humanista (e como já lhe disse, humanismo COMEÇA no apuro imparcial comparativo) , temos outra bobagem de tua lavra (decoreba de argumento superficial do ateismo-militante), é JUSTAMENTE porque as regras punitivas (não a moralidade em sí) dependem de CONTEXTO HISTÓRICO , que faz a palavra de Deus ser perfeita , óbvio - o perfeito é o PERFEITAMENTE ADEQUADO ao padrão social do homem , embora seja ululante ,considero que precise CORAGEM para um ateu abandonar o bunker da crítica rasa .

Convidad
Convidado

Mensagem por abençoado em Dom 24 Abr 2011, 9:48 pm

Por fim , tirando tua crítica mesquinha para um suposto humanista (e como já lhe disse, humanismo COMEÇA no apuro imparcial comparativo) , temos outra bobagem de tua lavra (decoreba de argumento superficial do ateismo-militante), é JUSTAMENTE porque as regras punitivas (não a moralidade em sí) dependem de CONTEXTO HISTÓRICO , que faz a palavra de Deus ser perfeita , óbvio - o perfeito é o PERFEITAMENTE ADEQUADO ao padrão social do homem , embora seja ululante ,considero que precise CORAGEM para um ateu abandonar o bunker da crítica rasa
´

Esperemos que tenha caído a ficha de uma vez por todas :chapeu:

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por lordakner em Dom 24 Abr 2011, 10:04 pm

lordakner escreveu:
lordakner escreveu:Roma, 18 nov (RV) - “Uma das características mais importantes do
Islã é a moderação, tanto na prática da religião como no comportamento
dos seus fiéis; outro aspecto essencial é a existência de um equilíbrio
entre as questões da alma, do corpo e da mente”. Soa como uma
advertência o sermão pronunciado na última segunda-feira pelo
grão-mufti
da Arábia Saudita
, na mesquita de Namira, aos pés do Monte Arafat,
diante de pelo menos dois milhões de peregrinos presentes dentro, mas
sudeste de Meca.

Tratou-se de um chamado à
moderação religiosa destinada principalmente para aqueles que,
escondendo-se atrás da bandeira do Islã, utilizam métodos violentos para
defender a sua fé.

O mar de pessoas se estendia até o Monte Arafat, o
lugar onde o profeta Maomé fez seu último discurso, e onde o fiel
muçulmano, no segundo dia do Hajj, se recolhe em oração e apresenta seus
louvores e arrependimento a Deus, permanecendo ali até o anoitecer,
vestido somente com o “ihram” (um vestido feito de duas peças de tecido
branco sem costura).
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=440062

Até a RÁDIO DO VATICANO deseja por fim à este tipo de Difamação Grosseira.
Isso ninguém comenta...

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por sabino-sp em Dom 24 Abr 2011, 10:09 pm

lordakner escreveu:
lordakner escreveu:
lordakner escreveu:Roma, 18 nov (RV) - “Uma das características mais importantes do
Islã é a moderação, tanto na prática da religião como no comportamento
dos seus fiéis; outro aspecto essencial é a existência de um equilíbrio
entre as questões da alma, do corpo e da mente”. Soa como uma
advertência o sermão pronunciado na última segunda-feira pelo
grão-mufti
da Arábia Saudita
, na mesquita de Namira, aos pés do Monte Arafat,
diante de pelo menos dois milhões de peregrinos presentes dentro, mas
sudeste de Meca.

Tratou-se de um chamado à
moderação religiosa destinada principalmente para aqueles que,
escondendo-se atrás da bandeira do Islã, utilizam métodos violentos para
defender a sua fé.

O mar de pessoas se estendia até o Monte Arafat, o
lugar onde o profeta Maomé fez seu último discurso, e onde o fiel
muçulmano, no segundo dia do Hajj, se recolhe em oração e apresenta seus
louvores e arrependimento a Deus, permanecendo ali até o anoitecer,
vestido somente com o “ihram” (um vestido feito de duas peças de tecido
branco sem costura).
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=440062

Até a RÁDIO DO VATICANO deseja por fim à este tipo de Difamação Grosseira.
Isso ninguém comenta...

só para reflexão
o islamismo é uma das religiões que tem mais adeptos no mundo se fossem todos radicais o mundo seria um caos
são poucas pessoas que fazem este tipo de coisa , não se pode todos pagar pelo pecados de alguns
acho que ja disseram aqui também isto , que não são todos bem poucos

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:10 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: