.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
55 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

Rogerio1972

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Para que serve a ressurreição se os mortos já estão vivos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Eduardo em Dom 27 Fev 2011, 8:00 pm

Neste ponto especifico os espiritas tem um argumento mais forte que os cristãos que tentam em vão conciliar as doutrinas da ressurreição e da imortalidade da alma. Não vejo como a ressurreição pode se conciliar com a teologia platônica da imortalidade da alma que se infiltrou no cristianismo. Sob essa pespectiva, para que serve a ressurreição se a alma é superior ao corpo e já está no céu, na presença de Deus ?
Ed René Kivitz é um conhecido escritor evangélico. Além de teólogo com mestrado em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo), ele é pastor da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo, capital... Em uma de suas recentes palestras, intitulada “O evangelho todo para o homem todo”, ele explica: “O cristianismo não ensina a imortalidade da alma, ensina a ressurreição. O que não morreu, não pode ressuscitar. Quem acredita na ressurreição, necessariamente deve acreditar na realidade da morte... “A ideia da imortalidade da alma não é cristã, é grega”, prossegue Kivitz. Fonte: Ibab

http://www.ibab.com.br/guiasdeestudo/vinho_novo_odres_novos-06.pdf

http://www.ibab.com.br/palavra-pastoral.php?id=123

Última edição por Eduardo em Dom 27 Fev 2011, 8:55 pm, editado 6 vez(es)

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Re: Para que serve a ressurreição se os mortos já estão vivos?

Mensagem por Well em Dom 27 Fev 2011, 8:47 pm

Eduardo, quem acredita na imortalidade da alma crê que a ressurreição será apenas para o corpo que morreu.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Eduardo em Dom 27 Fev 2011, 8:53 pm

Well escreveu:Eduardo, quem acredita na imortalidade da alma crê que a ressurreição será apenas para o corpo que morreu.
A ressurreição do corpo que morreu forçará a alma imortal que já está no paraiso a voltar para um corpo limitado e inferior, que segundo Platão é a prisão da alma. Isso me parece pouco coerente.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Well em Dom 27 Fev 2011, 9:41 pm

Sim, parece pouco coerente.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por silvamelo em Seg 28 Fev 2011, 3:00 am

Eduardo escreveu:
Well escreveu:Eduardo, quem acredita na imortalidade da alma crê que a ressurreição será apenas para o corpo que morreu.
A ressurreição do corpo que morreu forçará a alma imortal que já está no paraiso a voltar para um corpo limitado e inferior, que segundo Platão é a prisão da alma. Isso me parece pouco coerente.
Quando o justo ressuscita o seu corpo é transformado para uma condição de incorrupitibilidade (1 Coríntios 15:52). Isto sugere que esse corpo não é mais limitado e inferior...

Embora este assunto não esteja totalmente revelado na Escritura, ao que tudo indica, a alma depende do corpo para exercer a atividade individual plena ou para responder integralmente por si. A prova disso é que até os condenados ressuscitarão, antes de serem jogados no lago de fogo e responderem por seus atos por meio do corpo (Daniel 12:2; Apocalipse 20:17; 2 Coríntios 5:10).

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Khwey em Seg 28 Fev 2011, 8:40 am

Os mortos estão vivos mas não vivem no mesmo padrão daqueles que ainda tem corpos.

Portanto, a ressurreição implica em ganhar um corpo e viver na terra, assim como a pessoa era antes de sair dela.

Jesus ilustrou isto com perfeição.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16972

Mensagem por David de Oliveira em Seg 28 Fev 2011, 9:05 am

A ressurreição é a salvação propriamente dita.

Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:40.
40 Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei. João 6:39.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8178

Mensagem por famado em Seg 28 Fev 2011, 10:52 am

O fato do corpo ter que ressuscitar não inviabiliza a possibilidade da alma (ou do espírito... sei lá) estar viva em algum lugar, esperando este evento. Além do mais, o corpo que ressurgirá será um exemplar glorificado, tal como o dos anjos e de Jesus ressurreto. Não se trata de um corpo decadente como o nosso, tão pouco um zumbi como os do Thriller do Michael Jackson.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por David_JP em Seg 28 Fev 2011, 4:49 pm

Olá Eduardo, Paz do Senhor Jesus

O amigo crê no "sono da alma"? Acredita que a pessoa, quando morre, fica inconsciente?

É certo que algumas pessoas acreditam que a alma está "incrustada" no corpo, de tal forma, que esta perde a consciência, quando o corpo morre. É assim que o irmão crê?

Em Cristo

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por Eduardo em Seg 28 Fev 2011, 6:13 pm

Eu creio que o ser humano é a alma, não creio em nenhum tipo de dualismo. Como diz o Pr. Ed René Kivitz, o ser humano é integral e indivisivel:
... unidade corpo/espírito, que atende pelo nome de alma vivente. A alma não é um terceiro elemento, como café (corpo), leite (espírito) e canela (alma). A alma é o nome do conjunto corpo (café) e espírito (leite). A alma é o café com leite, misturados originalmente com intenções definitivas.

"Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente." [Gênesis 2.7]
Essa pespectiva torna a ressurreição bem mais significativa.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Seg 28 Fev 2011, 6:25 pm

famado escreveu:O fato do corpo ter que ressuscitar não inviabiliza a possibilidade da alma (ou do espírito... sei lá) estar viva em algum lugar, esperando este evento. Além do mais, o corpo que ressurgirá será um exemplar glorificado, tal como o dos anjos e de Jesus ressurreto. Não se trata de um corpo decadente como o nosso, tão pouco um zumbi como os do Thriller do Michael Jackson.

positivinho

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Seg 28 Fev 2011, 6:36 pm

A ideia de que a alma não foi feita para viver sem o corpo parece mais um remendo, uma tentativa de conciliar o ensino pagão da imortalidade da alma com o ensino biblico da ressurreição. O fato é que essa suposta dependência não encontra base biblica. E outra, o termo alma é uma tradução infeliz e tardia, esse termo é derivado do latim "anima" que significa vida.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por famado em Seg 28 Fev 2011, 6:49 pm

No grego é psiquê ou seja, mente. Mas isso não quer dizer muita coisa. Aliás, em termos do que seja corpo, alma e espírito, dá pra concluir um monte de coisas, inclusive nada.

Ok, vc é monista, outros são dualistas ou dicotomistas, outros ainda são tricotomistas. Todos alegam estar certos e todos apresentam um sem número de versos que dão base ao seu ponto de vista. Bem, se há algo difícil de interpretar na bíblia, eis o maior de todos.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por David de Oliveira em Seg 28 Fev 2011, 7:14 pm

O que importa é que temos a esperança de ter um "envólucro" muito melhor!

Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual.(...) 1 Coríntios 15:44

(Jesus) Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, Filipenses 3:21

Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. 2 Coríntios 5:8

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Seg 28 Fev 2011, 7:32 pm

famado escreveu:No grego é psiquê ou seja, mente. Mas isso não quer dizer muita coisa. Aliás, em termos do que seja corpo, alma e espírito, dá pra concluir um monte de coisas, inclusive nada.

Ok, vc é monista, outros são dualistas ou dicotomistas, outros ainda são tricotomistas. Todos alegam estar certos e todos apresentam um sem número de versos que dão base ao seu ponto de vista. Bem, se há algo difícil de interpretar na bíblia, eis o maior de todos.
japinha

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Khwey em Seg 28 Fev 2011, 8:38 pm

Quem está sempre certa é a bíblia:

E o mesmo Deus de paz vos santifique
em tudo; e todo o vosso
espírito, e alma, e
corpo, sejam plenamente conservados
irrepreensíveis para a vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo.
(I Tess 5:23)

O que atrapalha o entendimento destas coisas tão claras são as tais "doutrinas"!

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16972

Mensagem por Eduardo em Seg 28 Fev 2011, 8:55 pm

Nem nisso vocês se entendem, uns são dico outros são trico.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por famado em Ter 01 Mar 2011, 8:58 am

E vc é mono.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:42 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: