.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
23 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A Ortodoxia Cristã Evangélica

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

t? escrito... A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Dom 27 Fev 2011, 3:44 pm

Gostaria de escrever neste tópico algumas definições importantes, que servirão de parâmetro para as diversas discussões entre os próprios cristãos evangélicos e entre estes e os adeptos das demais correntes tidas como cristãs ou com os ateístas.

1 - O que é ser cristão evangélico ou o que caracteriza uma pessoa como cristã evangélica?

Há um credo básico que une todas as denominações evangélicas. Este credo está baseado nos cinco solas. Quem nega os cinco solas ou não crê neles não é cristão evangélico;

Cristão evangélico se considera salvo. Não por seus méritos e nem por obras, mas pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo;

Cristão evangélico acredita inteiramente na bíblia e considera que não há nenhuma outra escritura à sua altura ou qualquer outra coisa ou pessoa que tenha autoridade comparável à dela;

Cristão evangélico acredita que Deus é tri-uno, subsistindo através de três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Desta forma, para estes, Jesus é Deus, assim como o Espírito Santo que habita no crente, quando ele se converte a Jesus.

Nestes termos, estão enquadrados como cristãos evangélicos as denominações tradicionais oriundas da reforma protestante, as denominações pentecostais e as neopentecostais existentes atualmente. Assim, a IURD, a igreja Renascer e todos estes ministérios relacionados aos pastores eletrônicos, são cristãos evangélicos. Mesmo que se baseiem na teologia da prosperidade, ou que enalteçam o uso de ternos e de roupas compridas e sejam cheias de proibições que os mais liberais achem ridículas. Conseqüentemente, não são cristãos evangélicos os católicos, os mórmons, os TJ e os espíritas. Embora estas sejam correntes tecnicamente cristãs.


2 - O que de fato é a bíblia para os cristãos evangélicos?

Para nós, a bíblia é um conjunto de cartas e livros de autoria inspirada por Deus. Agora, o que é ou como foi essa inspiração, não tem definição uníssona entre os cristãos evangélicos;

A bíblia é inerrante. Contudo, para alguns essa inerrância é absoluta e para outros ela se dá apenas quando se fala de assuntos de fé e de sua prática.

Trata-se de um compêndio de difícil interpretação fora do que seja o credo básico evangélico, mas é infalível em relação à sua mensagem, que é anunciar a Jesus Cristo como o salvador da humanidade. Embora muitos cristãos evangélicos não aceitem que a bíblia tenha erros, os que aceitam consideram que tais erros não desmerecem o objetivo da obra e, portanto, o fato de ser inspirada. Por exemplo, se Pedro negou a Jesus somente após o terceiro canto do galo (como descrevem Mateus, Marcos e Lucas), ou negou uma vez antes que o galo cantasse duas e as duas ultimas depois que o bendito galo acabou de cantar seu último có-có-ri-có (como descreve João), não altera em nada o fato da bíblia ter sido inspirada. Tal evento não tem qualquer importância ou é absolutamente irrelevante para o fato de Jesus ser o salvador da humanidade;

Adicionalmente, para nós as inserções feitas por copistas ou as supressões ocorridas ao longo dos milênios, até que a bíblia chegasse ao século XXI, não mudaram as escrituras de maneira grave. Isso é mesmo irrelevante. Consideramos que as escrituras chegaram até aqui de maneira milagrosa. Deus se preocupou em preservá-las e os achados arqueológicos dos manuscritos mais antigos têm comprovado tal milagre.

3 - Para um cristão evangélico, o que realmente é importante na interpretação bíblica, do ponto de vista doutrinário?

A soteriologia. Ela está incluída no credo básico. Ainda que não haja concordância geral sobre a perda ou não da salvação, é entendido por todos os crentes que ela é pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus e não há outro meio. Nem unzinho sequer. Somente Jesus pode dar a salvação, através de seu sacrifício vicário e substitutivo.

Adicionalmente, torna-se importante dizer que, segundo nossa soteriologia, aqueles que não têm a Jesus estão condenados. Aliás, o estado normal do homem é de condenação e por isso precisa ser salvo.

A definição de como seja esta condenação também não é uníssona.

4 - O que é secundário na interpretação bíblica?

Tudo mais, incluindo escatologia, predestinação, estado intermediário, anjos, origem do diabo, etc. Tal fato se traduz em que tais assuntos não têm influência na salvação do homem.

4.1 - Diante das colocações acima, o que seria heresia?

Bem, considerando que a Ortodoxia define o que é crido pelos cristãos evangélicos, ou seja, o que é comum a todos os crentes, heresia seria toda e qualquer doutrina que fere esta ortodoxia.  Por outro lado, opiniões diversas a respeito de questões doutrinárias secundárias não são heresia.

Exemplos do que não é heresia: a doutrina da perda da salvação em oposição à doutrina da não perda; a doutrina da predestinação em oposição à doutrina do livre arbítrio.  Ou seja, tais doutrinas não ferem a ortodoxia cristã evangélica.

Exemplos do que é heresia: as doutrinas do arianismo, da salvação pelas obras e da reencarnação. Ou seja, tais doutrinas ferem os cinco solas, o credo básico cristão evangélico e, assim, a ortodoxia.

5 - Qual a implicação de tais assertivas?

Implica em que os cristãos evangélicos deste fórum não devem ficar com picuinhas uns com os outros, discutindo quem é de Paulo e quem é de Apolo. Estamos muito bem identificados e absolutamente unidos por nosso credo básico.

Tb não precisamos gastar saliva com aqueles que nos julgam desunidos ou que se julgam cristãos evangélicos sem realmente o serem.

6 - O que a ortodoxia cristã evangélica acha das manifestações de espíritos?

Bem, é importante, antes de tudo, dizer que todas as religiões orientais são reencanacionistas e praticam a invocação de espíritos. O mesmo acontece com as religiões tribais, sejam de índios pan-americanos, nativos pan-africanos ou aborígenes. Embora não necessariamente sejam reencarnacionistas, todas praticam a invocação de entidades. Portanto, as manifestações ditas mediúnicas acompanham a humanidade desde que o mundo é mundo, o que mostra que não é prerrogativa exclusiva do espiritismo, em suas mais variadas vertentes, e nem é novidade deste ou dos últimos séculos.

Dito isto, passamos a descrever o que o cristianismo evangélico entende de tais fenômenos: Nós achamos que as manifestações de espíritos ou entidades diversas são simplesmente manifestações demoníacas. São demônios (anjos caídos que um dia foram expulsos das miríades celestiais) que se manifestam em todo e qualquer tipo de invocação mediúnica (excluem-se é claro as que são charlatanismo, auto-sugestão ou transtorno mental). Alguns poderão citar as passagens de I Sm 28 (em que um suposto Samuel se manifesta através da pitonisa) ou da transfiguração de Jesus, como sustentação para a doutrina da consulta aos espíritos, mas a ortodoxia cristã evangélica não considera que tais passagens dêem base a tal interpretação. Para nós, quando a bíblia fala que não se deve invocar ou consultar os espíritos é porque está subentendido que quem se manifesta são os demônios e não os supostos espíritos de pessoas mortas.

Outro ponto importante a ser evidenciado é que entendemos que as invocações de espíritos e entidades são extremamente danosas, desagradam a Deus e se traduzem em comunhão com o maligno. Por outro lado, não queremos condenar nossos amigos espíritas como pessoas boas que são. Reconhecemos seu esforço de caridade, tentativa de ajudar ao próximo e excelentes intenções, mas entendemos que eles estão sendo enganados e precisam se libertar deste laço armado pelo reino de satanás.

7 - Estabelecer datas para o retorno de Jesus é heresia?

Bem, a Ortodoxia Cristã Evangélica diz que não é possível prever a data do retorno de Jesus. Ele mesmo disse isso nos evangelhos, evidenciando que somente o Pai conhece aquele dia. Desta forma, trata-se de heresia o ato de tentar prever e estabelecer quando será a parousia do Salvador.
Ao que se soma, há que se evidenciar, que todos os que se aventuraram em especulações e cálculos desta data, inexoravelmente erraram. Inclusive, seus anúncios ecoam de maneira indelével pelos séculos, manchando a imagem daqueles que acreditaram e os seguiram. Exemplos não faltam na história do cristianismo.

8 - Como a Ortodoxia Cristã Evangélica define Deus?

Não é possível definir Deus completamente. O que se sabe sobre Ele é o que depreendemos da bíblia. Contudo, muito do que há ali são figuras antropomórficas utilizadas para viabilizar o entendimento do homem contemporâneo à sua escrita, não sendo garantidamente literal.

Eis os atributos de Deus conforme nos mostram as Escrituras:

Atributos naturais

São aqueles relativos ao mundo natural, com suas leis físicas, não estando Deus, contudo, sujeito às mesmas.

Asseidade – Deus existe por si mesmo, sendo a causa primaria de todas as coisas, não tendo sido causado por nada ou ninguém;

Espiritualidade
– Deus é espírito. Logo, não é material e, sendo assim, não se sujeita às leia físicas. Aqui a Ortodoxia Cristã Evangélica discorda totalmente do Espiritismo, que diz que espírito é uma forma de energia, e conseqüentemente, material;

Imensidade – Deus transcende os mundos. Desta forma, não está confinado a algum lugar ou limitado de trânsito. Adicionalmente, não se sujeita às leis físicas do nosso mundo quando interage com ele;

Imutabilidade – Deus não muda. Não há nada que o surpreenda, logo, não precisa mudar;

Eternidade
– Não teve início e não terá fim, não sendo ainda sujeito ao tempo. Ainda que interaja com nosso mundo, o tempo não vaza para Deus;

Atributos Imanentes

São atributos permanentes, exclusivos de Deus.

Onipotência – Deus é todo poderoso, não havendo nada que lhe seja impossível;

Onipresença
– Deus está em todos os lugares, o que não se traduz em que todas as coisas sejam parte de Deus, como diria o Panteísmo. Assim, Deus é uma pessoa e não o universo com tudo o que tem dentro. Deus não é impessoal, mas tem personalidade;

Onisciência – Deus sabe de todas as coisas que acontecem, sendo portanto Ele, e só Ele, conhecedor do coração humano, seus pensamentos e planos;

Atributos Morais

São aqueles que dizem respeito ao caráter de Deus

Santo – Deus é separado do erro. Deus não peca, não erra e não se engana;

Justo – Seu julgamento é perfeito;

Sábio – Deus possui toda a sabedoria possível, não podendo, portanto, ser aconselhado;

Misericordioso – Deus é longânime em misericórdia, compadecendo-se do homem, ainda que ele não mereça;

Amoroso – Deus é a essência do amor

Isto posto, torna-se importante esclarecer que os atributos aqui relacionados não totalizam o que ou quem Deus é. Deus possui faculdades e qualidades próprias e inerentes que não conhecemos. Desta forma, não é possível reprová-lo quando submetido a corolários, posto que não podemos limitar alguém sem conhecer todas as suas possibilidades, enfim, Deus não pode ser controlado.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por Ed em Seg 28 Fev 2011, 11:32 am

famado escreveu:
A bíblia tem erros descritivos e é de difícil interpretação fora do que seja o credo básico evangélico.

A Bíblia não tem erros descritivos não, a Bíblia como você disse é de difícil interpretação, isto sim. Em Isaias 55:8 Deus diz: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos... Ou seja, erros aparentes são por nossa interpretação.

Veja o que Jesus diz:

Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.

Já em 2 Reis temos aquela passagem que Elias amaldiçoa uma criançada:

23 Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!
24 E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.


Não há ada de errado em qualquer passagem, nós é que não temos os mesmos pensamentos de Deus. E mais, a bíblia não é um Livro de ciências exatas, apesar de ser narrado por testemunhas oculares.

Em geral há explicações para todas os equívocos, incluindo os mais difíceisrelacionados a numeros (quantidade).

Pode-se meditar nestes versos:

Mat 13:35 - Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

Mar 4:11 - E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,


::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3159 dias de existência com 228867 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por Ed em Seg 28 Fev 2011, 11:34 am

Ah, há um sola que você não mencionou, o SOLA de sapato ou sandália, sem a qual, se não gastarmos a sola do calçado que usamos, não estaremos cumprindo o Ide de Jesus




Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3159 dias de existência com 228867 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Seg 28 Fev 2011, 12:10 pm

Ed escreveu:
famado escreveu:
A bíblia tem erros descritivos e é de difícil interpretação fora do que seja o credo básico evangélico.

A Bíblia não tem erros descritivos não, a Bíblia como você disse é de difícil interpretação, isto sim. Em Isaias 55:8 Deus diz: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos... Ou seja, erros aparentes são por nossa interpretação.

Veja o que Jesus diz:

Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.

Já em 2 Reis temos aquela passagem que Elias amaldiçoa uma criançada:

23 Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!
24 E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.


Não há ada de errado em qualquer passagem, nós é que não temos os mesmos pensamentos de Deus. E mais, a bíblia não é um Livro de ciências exatas, apesar de ser narrado por testemunhas oculares.

Em geral há explicações para todas os equívocos, incluindo os mais difíceisrelacionados a numeros (quantidade).

Pode-se meditar nestes versos:

Mat 13:35 - Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

Mar 4:11 - E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,


::

como eu disse:


...Embora muitos cristãos evangélicos não aceitem que a bíblia tenha erros, os que aceitam consideram que tais erros não desmerecem o objetivo da bíblia e, portanto, o fato de ser inspirada. Por exemplo, se Pedro negou a Jesus somente após o terceiro canto do galo (como descrevem Mateus, Marcos e Lucas), ou negou uma vez antes que o galo cantasse duas e as duas ultimas depois que o bendito galo acabou de cantar seu último có-có-ri-có (como descreve João), não altera em nada o fato da bíblia ter sido inspirada. Tal evento não tem qualquer importância ou é absolutamente irrelevante para o fato de Jesus ser o salvador da humanidade;

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Seg 28 Fev 2011, 12:12 pm

Ed escreveu:Ah, há um sola que você não mencionou, o SOLA de sapato ou sandália, sem a qual, se não gastarmos a sola do calçado que usamos, não estaremos cumprindo o Ide de Jesus



De fato.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Ter 01 Mar 2011, 8:48 am

3 - Para um cristão evangélico, o que realmente é importante na interpretação bíblica, do ponto de vista doutrinário?

A soteriologia. Ela está incluída no credo básico. Ainda que não haja concordância geral sobre a perda ou não da salvação, é entendido por todos os crentes que ela é pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus e não há outro meio. Nem unzinho sequer. Somente Jesus pode dar a salvação, através de seu sacrifício vicário e substitutivo.

Adicionalmente, torna-se importante dizer que, segundo nossa soteriologia, aqueles que não têm a Jesus estão condenados. Aliás, o estado normal do homem é de condenação e por isso precisa ser salvo.

A definição de como seja esta condenação também não é uníssona.

4 - O que é secundário na interpretação bíblica?

Tudo mais, incluindo escatologia, predestinação, estado intermediário, anjos, origem do diabo, etc. Tal fato se traduz em que tais assuntos não têm influência na salvação do homem.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por Well em Ter 01 Mar 2011, 11:26 am

famado escreveu:Para um cristão evangélico, o que realmente é importante na interpretação bíblica do ponto de vista doutrinário?

A soteriologia. Ela está incluída no credo básico. Ainda que não haja concordância geral sobre a perda ou não da salvação, é entendido por todos os crentes que ela é pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus e não há outro meio. Nem unzinho sequer. Somente Jesus pode dar a salvação, através de seu sacrifício vicário e substitutivo.

Adicionalmente, torna-se importante dizer que, segundo nossa soteriologia, aqueles que não têm a Jesus estão condenados. Aliás, o estado normal do homem é de condenação e por isso precisa ser salvo.

A definição de como seja esta condenação também não é uníssona.

O que é secundário na interpretação bíblica?

Tudo o mais, incluindo escatologia, predestinação, estado intermediário, anjos, origem do diabo, etc. Tal fato se traduz em que tais assuntos não têm influência na salvação do homem.
palminhas palminhas palminhas

De fato, caro Famado, a mensagem bíblica é una: somos salvos pela graça de Deus de ter enviado Jesus, de acordo com as profecias, para remir dos pecados aqueles que creem, pois isso é impossível ao homem, segundo palavras do próprio Jesus.


http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870
flag : Brasil
Data de inscrição : 22/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Qui 03 Mar 2011, 11:48 am

5 - Qual a implicação de tais assertivas?

Implica em que os cristãos evangélicos deste fórum não devem ficar com picuinhas uns com os outros, discutindo quem é de Paulo e quem é de Apolo. Estamos muito bem identificados e absolutamente unidos por nosso credo básico.

Tb não precisamos gastar saliva com aqueles que nos julgam desunidos ou que se julgam cristãos evangélicos sem realmente o serem.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Sex 11 Mar 2011, 8:15 am

Beleza. Eu pedi ao Ed pra transferir este tópico da bibliologia para a teologia. Na verdade ele seria mais afeto à eclesiologia, mas como não tem esta área aqui, fica nesta mesmo.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Sex 11 Mar 2011, 9:10 am

6 - O que a ortodoxia cristã evangélica acha das manifestações de espíritos?

Bem, é importante, antes de tudo, dizer que todas as religiões orientais são reencanacionistas e praticam a invocação de espíritos. O mesmo acontece com as religiões tribais, sejam de índios pan-americanos, nativos pan-africanos ou aborígenes. Embora não necessariamente sejam reencarnacionistas, todas praticam a invocação de entidades. Portanto, as manifestações ditas mediúnicas acompanham a humanidade desde que o mundo é mundo, o que mostra que não é prerrogativa exclusiva do espiritismo, em suas mais variadas vertentes, e nem é novidade deste ou dos últimos séculos.

Dito isto, passamos a descrever o que o cristianismo evangélico entende de tais fenômenos: Nós achamos que as manifestações de espíritos ou entidades diversas são simplesmente manifestações demoníacas. São demônios (anjos caídos que um dia foram expulsos das miríades celestiais) que se manifestam em todo e qualquer tipo de invocação mediúnica (excluem-se é claro as que são charlatanismo, auto-sugestão ou transtorno mental). Alguns poderão citar as passagens de I Sm 28 (em que um suposto Samuel se manifesta através da pitonisa) ou da transfiguração de Jesus, como sustentação para a doutrina da consulta aos espíritos, mas a ortodoxia cristã evangélica não considera que tais passagens dêem base a tal interpretação. Para nós, quando a bíblia fala que não se deve invocar ou consultar os espíritos é porque está subentendido que quem se manifesta são os demônios e não os supostos espíritos de pessoas mortas.

Outro ponto importante a ser evidenciado é que entendemos que as invocações de espíritos e entidades são extremamente danosas, desagradam a Deus e se traduzem em comunhão com o maligno. Por outro lado, não queremos condenar nossos amigos espíritas como pessoas boas que são. Reconhecemos seu esforço de caridade, tentativa de ajudar o próximo e excelentes intenções, mas entendemos que eles estão sendo enganados e precisam se libertar deste laço armado pelo reino de satanás.


Última edição por famado em Sab 12 Mar 2011, 2:31 pm, editado 2 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por abençoado em Sex 11 Mar 2011, 3:06 pm

. Por outro lado, não queremos condenar nossos amigos espíritas como pessoas boas que são. Reconhecemos seu esforço de caridade, tentativa de ajudar o próximo e excelentes intenções, mas entendemos que eles estão sendo enganados e precisam se libertar deste laço armado pelo reino de satanás.
positivinho

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 22/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Sex 11 Mar 2011, 8:33 pm

Beleza. Pedi ao Ed para mudar o nome deste tópico de "Definições Importantes" para "A Ortodoxia Cristã Evangélica", por achar mais adequado ao seu propósito de expor e esclarecer o que os cristãos evangélicos pensam a respeito de vários assuntos importantes e que fazem parte de sua ortodoxia. Mais uma vez, espero que seja útil.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Sab 12 Mar 2011, 2:41 pm

Agora fixamos o tópico como fizemos com a Dialética Ateísta. Facilita a referência.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Dom 13 Mar 2011, 1:04 pm

4.1 - Diante das colocações acima, o que seria heresia?

Bem, considerando que a Ortodoxia define o que é crido pelos cristãos evangélicos, ou seja, o que é comum a todos os crentes, heresia seria toda e qualquer doutrina que fere esta ortodoxia. Por outro lado, opiniões diversas a respeito de questões doutrinárias secundárias não são heresias.

Exemplos do que não é heresia:a doutrina da perda da salvação em oposição à doutrina da não perda; a doutrina da predestinação em oposição à doutrina do livre arbítrio. Ou seja, tais doutrinas não ferem a Ortodoxia Cristã Evangélica.

Exemplos do que é heresia: as doutrinas do arianismo, da salvação pelas obras e da reencarnação. Ou seja, tais doutrinas ferem os cinco solas, o credo básico cristão evangélico e, assim, a Ortodoxia.


Última edição por famado em Seg 14 Mar 2011, 3:19 pm, editado 2 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Seg 14 Mar 2011, 9:04 am

7 - Estabelecer datas para o retorno de Jesus é heresia?

Bem, a Ortodoxia Cristã Evangélica diz que não é possível prever a data do retorno de Jesus. Ele mesmo disse isso nos evangelhos, evidenciando que somente o Pai conhece aquele dia. Desta forma, trata-se de heresia o ato de tentar prever e estabelecer quando será a parousia do Senhor.
Ao que se soma, há que se evidenciar, que todos os que se aventuraram em especulações e cálculos desta data, inexoravelmente erraram. Inclusive, seus anúncios ecoam de maneira indelével pelos séculos, manchando a imagem daqueles que acreditaram e os seguiram. Exemplos não faltam na história do cristianismo.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por A. Guimarães em Seg 28 Mar 2011, 10:21 pm

Sem negar os aspectos BÁSICOS da mensagem cristã evangélica, acima discorridos, permitam-me destacar três problemas para os evangélicos em geral entenderem as Escrituras (a meu ver):

* A falta de entender:

a – a razão da escolha divina de Israel. 

Deus não tinha Seu “povo escolhido” só para conceder-lhe privilégios, mas uma MISSÃO. Nesse ponto muitos cristãos se confundem. Não entendem que Israel devia atuar como “testemunhas de IHWH” e luz das nações até os confins da Terra (Isa. 43:10, 11; 49:6).

Por isso Israel situava-se em região ainda hoje tremendamente estratégica--a encruzilhada de três continentes--Europa, Ásia e África.

O papel de Israel era transmitir aos moradores da Terra o conhecimento do verdadeiro Deus, Sua lei e Seu plano de salvação. O Salmo 67 antecipa como o mundo inteiro conheceria e louvaria ao verdadeiro Deus, caso Israel não tivesse falhado em cumprir sua missão.

O apelo para os estrangeiros unirem-se ao concerto com Israel em Isa. 56:2-7 (por sinal, a partir da observância do sábado) se dá no contexto do ideal divino expresso no vs. 7, “a Minha casa será chamada casa de oração para TODOS os povos”.

b – o teor dos debates de Paulo sobre a lei.

A chave para entender isso é Rom. 9:30-32. Paulo diz que a fé NÃO ANULA a lei, e sim a CONFIRMA (Rom. 3:31), e que com a sua mente serve à lei de Deus (Rom. 7:25), a que traz o preceito “não cobiçarás”, sendo santa, justa, boa, espiritual (vs. 7, 8, 12, 14, 22), dela recomendando naturalmente aos GENTIOS de Éfeso e Roma os seus 5o., 6o., 7o., 8o., 9o. e 10o. preceitos (Efé. 6:1-3; 4:24-31; Rom. 13:8-10).

Paulo não condenava a lei, e sim o seu “uso ilegítimo” (1 Tim. 1:8)--tê-la como fonte de justiça, o que nunca representou o seu real papel. Esse uso errado da lei causou o tropeço da nação. Romanos foi escrito depois de Gálatas.

c - o teor dos debates de Cristo quanto ao sábado.

Para isso é só perguntar: Qual era o teor de tais debates com os líderes judeus--SE deviam guardar o sábado, QUANDO guardar o sábado, ou COMO observar o dia no seu devido espírito?

A. Guimarães
¹
¹

Número de Mensagens : 166
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por carlosect em Qua 30 Mar 2011, 9:25 pm

reenviei ao tópico correto


Última edição por carlosect em Qua 30 Mar 2011, 9:50 pm, editado 1 vez(es)

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532
flag : Brasil
Data de inscrição : 06/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por carlosect em Qua 30 Mar 2011, 9:30 pm

cadê o resto que havíamos escrito antes?

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532
flag : Brasil
Data de inscrição : 06/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por carlosect em Qua 30 Mar 2011, 9:44 pm

a gimarães, as nossas conversas foram movidas, faça o seguinte, copie e cole para o outro tópico das leis mosaicas se eu não estiver enganado.

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532
flag : Brasil
Data de inscrição : 06/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Dom 15 Maio 2011, 2:30 pm

Seria o dízimo parte da Ortodoxia Cristã Evangélica?

Bem, não conheço nenhuma igreja evangélica que não seja a favor do dízimo e nunca vi nenhum pastor de tempo integral reconhecer que o dízimo não é neotestamentário. Pelo contrário, alguns que reconheciam que o dízimo não é cabível à igreja quando eram de tempo parcial, passaram cinicamente a pregar o dízimo quando se tornaram dependentes do dinheiro de suas congregações. Pra concluir, se o dízimo faz parte da Ortodoxia Cristão Evangélica, taí algo que discordaria da Ortodoxia.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por Convidad em Dom 15 Maio 2011, 3:38 pm

famado escreveu:Seria o dízimo parte da Ortodoxia Cristã Evangélica?

Bem, não conheço nenhuma igreja evangélica que não seja a favor do dízimo e nunca vi nenhum pastor de tempo integral reconhecer que o dízimo não é neotestamentário. Pelo contrário, alguns que reconheciam que o dízimo não é cabível à igreja quando eram de tempo parcial, passaram cinicamente a pregar o dízimo quando se tornaram dependentes do dinheiro de suas congregações. Pra concluir, se o dízimo faz parte da Ortodoxia Cristão Evangélica, taí algo que discordaria da Ortodoxia.

eu não estou sendo pastor em tempo integral ultimamente , visto que me divido em funções Web , mas já abri uma igreja com outros 2 pastores , que chegou a ter 200 membros , e ficamos combinados desde a fundação que dízimo não era mandamento da graça , todos nós trabalhávamos secularmente , e iamos a noite dar os cultos , o povo contribuia mais que o suficiente para as despesas da igreja , e prestávamos contas mensalmente de todo o gasto. Evidente que o vil metal seduz , mesmo por vias indiretas , e estes casos tem-se mostrado cada vez mais raros.




Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Dom 15 Maio 2011, 3:49 pm

A verdade é que as pessoas dão o dízimo achando que vão receber algo em troca, advindo de Deus e, se não derem, serão castigados. Isso é pregado quase que como uma ameaça. Daí, temos que o povo evangélico é o que mais doa, nada ou muito pouco desse dinheiro, vai para o bem da sociedade (a maior parte vai para a suntuosidade dos templos ou para o bolso dos pastores) e a comunidade evangélica continua sendo aquela camada da sociedade mais pobre, mais inculta e mais fácil de ser manipulada.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por famado em Dom 15 Maio 2011, 3:50 pm

Ademais, seria o dízimo ortodoxo ou heterodoxo?

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por Convidad em Dom 15 Maio 2011, 3:53 pm

famado escreveu:A verdade é que as pessoas dão o dízimo achando que vão receber algo em troca, advindo de Deus e, se não derem, serão castigados. Isso é pregado quase que como uma ameaça. Daí, temos que o povo evangélico é o que mais doa, nada ou muito pouco desse dinheiro, vai para o bem da sociedade (a maior parte vai para a suntuosidade dos templos ou para o bolso dos pastores) e a comunidade evangélica continua sendo aquela camada da sociedade mais pobre, mais inculta e mais fácil de ser manipulada.

vc está sendo bem generalista.
por experiência posso te garantir que a maioria dos evangélicos doam voluntariamente para agradar Deus , o sistema de troca é mais de igrejas neopentecostais como IURD e Renascer, a maioria dos cristãos ainda dá desinteressadamente , sem esperar nada em troca de Deus. Televisão é apenas um sub-set de um AMPLO mundo cristão aí afora , milhares de igrejas de todos os tamanhos e doutrinas, pastores que andam de fusqueta , e chevetinho 89 existem vários por ai.


Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por Cal em Dom 15 Maio 2011, 3:55 pm

famado escreveu:A verdade é que as pessoas dão o dízimo achando que vão receber algo em troca, advindo de Deus e, se não derem, serão castigados. Isso é pregado quase que como uma ameaça. Daí, temos que o povo evangélico é o que mais doa, nada ou muito pouco desse dinheiro, vai para o bem da sociedade (a maior parte vai para a suntuosidade dos templos ou para o bolso dos pastores) e a comunidade evangélica continua sendo aquela camada da sociedade mais pobre, mais inculta e mais fácil de ser manipulada.
O que é teologicamente trágico, visto que as pessoas acabam mesmo acreditando que conseguirão os favores divinos em troca de dinheiro, será que os cristãos nunca leram as passagens sobre Simão Mago?


A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

t? escrito... Re: A Ortodoxia Cristã Evangélica

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:14 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum