.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
57 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A "dialética" cristã

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A "dialética" cristã

Mensagem por famado em Ter 15 Fev 2011, 4:13 pm

lordakner escreveu:
O ônus da prova cabe a quem afirma, filho. oh my

Funciona assim:

a) O crente afirma que deus existe.
b) O Ateu não acredita e pede provas da alegada existência.
( Usa o "ônus da prova")

c) O Crente não tem provas e pede ao ateu que prove a inexistência de deus.
(Inversão do ônus da prova)

entendeu?
Não...

Funciona assim:

a) O ateu afirma que Deus não existe e que as histórias da bíblia são falsas;
b) O crente pede provas das alegadas inexistência e falsidade
( Usa o "ônus da prova");

c) O ateu diz que não tem provas e pede ao crente que prove a existência de Deus e a veracidade das histórias da bíblia.

entendeu?

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Mensagem por oliveira leite em Ter 15 Fev 2011, 4:35 pm

Certa vez alguns homens pediram a Jesus um sinal (uma prova)
e Ele respondeu
"uma geração má e peversa me pede uma prova"

mas nenhuma prova será dada a não ser a de Jonas, falando sobre a sua ressureição

a ressureição de Cristo será a unica prova que o homem seja quem for terá

tudo será uma questão de fé
quem se aproxima de Deus deve crer que Ele exista
do contrario
nada feito

mas creio que os ateus que aqui se encontram procuram crer em Deus
dai eles pedirem uma prova para os crentes
seria fé se pudessemos provar alguma coisa?

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por lordakner em Ter 15 Fev 2011, 9:46 pm

oliveira leite escreveu:
então essa discussão de Deus existe ou não se torna quase infrutifera quando vemos que homens como os indios mais atrasados da terra se curvavam diante de Sol e Lua, mostrando inconscientemente que eles também não aceitavam um mundo tão complexo sem um criador
Exatamente.
Eles eram índios.
Nós não somos.
Eles não entendiam os mecanismos que regem a complexidade do Universo.
Nós podemos entender, em pleno século XXI.
Nós não precisamos mais nos curvar.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por lordakner em Ter 15 Fev 2011, 9:50 pm

famado escreveu:
lordakner escreveu:
O ônus da prova cabe a quem afirma, filho. oh my

Funciona assim:

a) O crente afirma que deus existe.
b) O Ateu não acredita e pede provas da alegada existência.
( Usa o "ônus da prova")

c) O Crente não tem provas e pede ao ateu que prove a inexistência de deus.

entendeu?
Não...

Funciona assim:

a) O ateu afirma que Deus não existe e que as histórias da bíblia são falsas;
b) O crente pede provas das alegadas inexistência e falsidade
( Usa o "ônus da prova");

c) O ateu diz que não tem provas e pede ao crente que prove a existência de Deus e a veracidade das histórias da bíblia.

entendeu?
Qualquer um sabe que não se prova a "inexistência" de algo, principalmente quando quem alega a "existência" sai com frases do tipo:
"- Ah... mas está escrito na bíbria"
"- Ah... você não pode vê-lo, tocá-lo ou prová-lo ... mas ele existe!"
"-Eu sei que ele existe, no fundinho do meu coração".

oh my oh my oh my oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por ukara em Qua 16 Fev 2011, 12:11 am

Já ouviu falar em advogado do diabo? sabe qual era a função dele?

ukara
Safira
Safira

Número de Mensagens : 103

Mensagem por Fabris em Qua 16 Fev 2011, 9:53 am

ukara escreveu:"ônus da prova", assim como "dúvida razoável" são termos jurídicos para se beneficiar o réu, e não termos científicos. Então vocês ficam disputando para serem réus. Quem for o mais coitadinho fica como réu, e cabe ao outro provar que o coitadinho não é tão coitadinho assim.
Errado!
Ônus da prova a quem afirma é uma consequência do processo lógico. Ela existe porque não se pode demonstrar ausência de algo sem que se faça pesquisa universal, o que é impossível. Traduzindo em termos filosóficos: a ausência de evidência não é evidência de ausência.
Assim, da mesma forma que um ateu não consegue demonstrar cientificamente a inexistência de Deus, nenhum cristão consegue (sem apelar para a fé pessoal) demonstrar cientificamente a inexistência do Exu Caveira, Oxum ou qualquer dos 6.999 outros deuses cultuados.
O que se pode fazer é demonstrar a incongruência lógico-filosófica de uma divindade, a partir de suas alegadas propriedades.
Se você estuda psicologia, conhece um pouco de metodologia científica e sabe que qualquer afirmativa que se faz (H1) deve ser confrontada com sua contraparte negativa (H0), através de experimentação e análise inclusive estatística (já que H1 poderia ser comprovada por mero acaso).

Em tempo: quem afirma uma negativa está sempre negando algo. Cabe a quem afirma provar.

Como eu já disse: provem de forma experimental que Deus existe e eu me converto rapidinho no mais pio dos cristãos.

"Amigo, me gustas mucho, pero tu madre me gusta más" (Hino nacional de Marisales)

Fabris
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 780

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 11:03 am

abençoado escreveu:

Nietzche - "Para mim o ateísmo não é nem uma consequência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto" (Ecce Homo, pt.II, af.1)"

Como tenho dito...

A Dialética Ateísta

19 - Ateus fortes não gostam de ser chamados de ateus, posto que alegam que todo o universo é ateu, a natureza é ateísta enfim, então, para eles não faz sentido intitular alguém de ateu. Ateus fracos não gostam de ser intitulados agnósticos, embora não haja, em termos práticos, qualquer diferença entre as duas posições;

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 11:12 am

lordakner escreveu:que não se prova a "inexistência" de algo,
Prove que não se prova a inexistência de algo ou cale-se para sempre

principalmente quando quem alega a "existência" sai com frases do tipo:
"- Ah... mas está escrito na bíbria"
"- Ah... você não pode vê-lo, tocá-lo ou prová-lo ... mas ele existe!"
"-Eu sei que ele existe, no fundinho do meu coração".

oh my oh my oh my oh my

Eu alego peremptóriamente que ateus são pessoas inexperientes. Todos, sem exceção. Falta-lhes experienciar algo que prove que Deus existe.

Por outro lado, a maioria dos teístas (e eu me incluo aí) tiveram esta experiência com o sobrenatural (nem todos, muitos crêem apenas por fé ou foram condicioados). Contudo, Afirmo tb que não há uma prova publica. Não existem teofanias aceitáveis. Há, outrossim, experiências individuais, que não provam nada a outro que não o próprio experiente.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Qua 16 Fev 2011, 11:34 am

O nome disso é apelo a exclusividade Famado, o mesmo utilizado por espíritas quando afirmam que só aqueles com o dom da mediunidade podem falar com os mortos, ou ufólogos quando dizem que só as pessoas de "mente aberta" recebem a visita dos ETs e por aí vai...

Nesse ponto que valorizamos tanto a ciência e suas conquistas, se vacinarmos um ateu, cristão, espírita e ufólogo todos serão imunizados independente deles aceitarem, acreditarem ou compreenderem os mecanismos de imunização.

Novamente eu pergunto, será que crenças tão contraditórias são todas reais? Afinal se validarmos uma delas com base em relatos pessoais deveriamos validar todas, será que a realidade é maleável e se transforma de acordo com a crença pessoal de cada um? Se a resposta for não, então essas experiências pessoais são inuteis para defender alegações tão extremas como essas.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 11:47 am

Cal escreveu:O nome disso é apelo a exclusividade Famado, o mesmo utilizado por espíritas quando afirmam que só aqueles com o dom da mediunidade podem falar com os mortos, ou ufólogos quando dizem que só as pessoas de "mente aberta" recebem a visita dos ETs e por aí vai...

Não há teofanias. Se houvesse, não estaríamos aqui. Não existiriam ateístas, nem diversidade de religiões. Bastaria Deus se manifestar e esclarecer logo tudo. Isso não existe. Não por enquanto.

Nesse ponto que valorizamos tanto a ciência e suas conquistas, se vacinarmos um ateu, cristão, espírita e ufólogo todos serão imunizados independente deles aceitarem, acreditarem ou compreenderem os mecanismos de imunização.
A ciência não pode tratar de assuntos que não sejam puramente materiais. Ela não se presta a isso. Não há termos de comparação. Essa comparação não é legítima.

Novamente eu pergunto, será que crenças tão contraditórias são todas reais? Afinal se validarmos uma delas com base em relatos pessoais deveriamos validar todas, será que a realidade é maleável e se transforma de acordo com a crença pessoal de cada um? Se a resposta for não, então essas experiências pessoais são inuteis para defender alegações tão extremas como essas.

As experiências não dependem do caráter da divindade, mas de que ela exista. Não tenho dúvidas de que há diversas experiências sobrenaturais nas diversas religiões. O que eu discutiria é o caráter da divindade, entidade ou "espírito" que se manifesta. Mas as experiências são válidas como prova para o experiente, de que algo sobrenatural existe.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Qua 16 Fev 2011, 11:52 am

famado escreveu:Não há teofanias. Se houvesse, não estaríamos aqui. Não existiriam ateístas, nem diversidade de religiões. Bastaria Deus se manifestar e esclarecer logo tudo. Isso não existe. Não por enquanto.
Grifo meu, entendeu o motivo de nossa descrença?

A ciência não pode tratar de assuntos que não sejam puramente materiais. Ela não se presta a isso. Não há termos de comparação. Essa comparação não é legítima.
Mas ela nos dá um excelente motivo para considerarmos que não existe nada além do físico, pelo menos naquilo que podemos interagir e formar padrões de conduta.
As experiências não dependem do caráter da divindade, mas de que ela exista. Não tenho dúvidas de que há diversas experiências sobrenaturais nas diversas religiões. O que eu discutiria é o caráter da divindade, entidade ou "espírito" que se manifesta. Mas as experiências são válidas como prova para o experiente de que algo sobrenatural existe.
Não seria possível simplesmente que tais individuos tenham se iludido ou interpretaram eventos equivocadamente?

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 12:00 pm

Essa sua última pergunta mostra o quanto pertinazes são os ateístas (pelo menos a maioria).

Tem um ateísta que conheço que vê coisas incríveis. Ele tem experiências como as do garoto do filme "sexto sentido". Ele entra em algum lugar e toma sustos com entidades e "espíritos". Mas sabe o que ele diz? Ele afirma que deve ser algo de errado no cérebro dele, pois sabe que o sobrenatural não existe.

Ora, meu caro Cal, esse daí, nem vendo crê, porque, na verdade, não quer crer. Decidiu não crer. Tem interesse em que algo de sobrenatural não exista.

Obs.
Obviamente que, no meu ponto de vista, ele apenas vê aparições demoníacas travestidas de espíritos desencarnados.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por oliveira leite em Qua 16 Fev 2011, 12:54 pm

lordakner escreveu:
oliveira leite escreveu:
então essa discussão de Deus existe ou não se torna quase infrutifera quando vemos que homens como os indios mais atrasados da terra se curvavam diante de Sol e Lua, mostrando inconscientemente que eles também não aceitavam um mundo tão complexo sem um criador
Exatamente.
Eles eram índios.
Nós não somos.

É exatamente isso que não entendo Lord
descobrimos o mundo
A lei de Newton diz que nada se movimenta se alguém não empurar
(lei da inercia)
ai com todo o estudo me fico perguntando
Quem empurrou os planetas, essa dinamica louca que gostaria de entender
a vida e tantas outras coisas
quanto mais aprendemos encontramos respostas cientificas
mas elas por si só não satisfazem
então os indios suspeitavam o que hoje muitos afirmam
Há um Deus
e lhe garanto
não precisa ser ignorante para pensar assim
existem médicos, doutores, cientistas que creem assim também

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por lordakner em Qua 16 Fev 2011, 12:58 pm

famado escreveu:
Eu alego peremptóriamente que ateus são pessoas inexperientes. Todos, sem exceção. Falta-lhes experienciar algo que prove que Deus existe.

Por outro lado, a maioria dos teístas (e eu me incluo aí) tiveram esta experiência com o sobrenatural (nem todos, muitos crêem apenas por fé ou foram condicioados). Contudo, Afirmo tb que não há uma prova publica. Não existem teofanias aceitáveis. Há, outrossim, experiências individuais, que não provam nada a outro que não o próprio experiente.
Experiência sobrenatural e individual... O hospício está cheio de indivíduos que também tiveram, os terreiros de umbanda e o Parque da Agulha em Amsterdã também.
oh my oh my oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por lordakner em Qua 16 Fev 2011, 1:02 pm

oliveira leite escreveu:
lordakner escreveu:
oliveira leite escreveu:
Exatamente.
Eles eram índios.
Nós não somos.

É exatamente isso que não entendo Lord
descobrimos o mundo
(lei da inercia)

Há um Deus
e lhe garanto

Oliveira,

Respostas científicas não existem para "satisfazerem".
Existem para "Explicarem".
A religião é que se propõe a "Satisfazer".
As carências individuais são muito grandes.
E Teístas não querem "Explicações".
Querem satisfazer seus medos e problemas individuais.
Algum crente está REALMENTE preocupado com os detalhes da física que rege o universo?
Me parecem mais preocupados com seus problemas individuais.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Cal em Qua 16 Fev 2011, 1:03 pm

oliveira leite escreveu:É exatamente isso que não entendo Lord
descobrimos o mundo
(lei da inercia)
Há um Deus
e lhe garanto
Grifo meu,

Oliveira, perguntar "quem" empurrou os planetas é um pedido de princípio, pressupõe que exista uma entidade fazendo as coisas e eventos para os quais não temos respostas, a primeira vista esse tipo de resposta parece resolver o problema, mas basta refletir um pouco para perceber que ao invés disso ela acrescenta um nível maior de complexibilidade, além de termos que explicar as interações e eventos dos fenomenos naturais teríamos que explicar a existência e as interações realizadas por supostos seres sobrenaturais que convenhamos dispõe de descrições tão extremas e contraditórias que não solucionam as questões em absolutamente nada.

Um outro dado que precisa ser levado em conta, a ciência só deu seu enorme salto de qualidade quando abandonou pedidos de princípio e passou a desenvolver conhecimento a posteriori baseados na observação e teorias experimentais.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 1:35 pm

lordakner escreveu:
famado escreveu:

Experiência sobrenatural e individual... O hospício está cheio de indivíduos que também tiveram, os terreiros de umbanda e o Parque da Agulha em Amsterdã também.
oh my oh my oh my

Seguindo sua conclusão, a maioria da população mundial deveria ser internada, por estar indiscutivelmente louca. Inclusive vc deve achar que estou louco, ou, como acham os ateus, sou charlatão ou auto-sugerido.

Como tenho dito, nada poderá provar a existência de Deus se vc não quer que Ele exista, não quer crer e não aceitará nada como prova. A maioria de vcs, nem vendo crerá.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Qua 16 Fev 2011, 1:44 pm

Nada disso, diante de evidências válidas eu me convenço, eu não acredito em visita de ETs mas se uma baita nave-mãe pairar nos céus diante de todos o que eu diria, claro que vou duvidar de uma visita exclusiva sem evidências baseada em um relato.

Eu não acredito em comunicação com os mortos, mas se um médium solucionar com 100% de acerto vários casos de desaparecidos inclusive aqueles que sumiram antes dele nascer eu me convenço que ele fala com os mortos.

Se um cristão em nome de Jesus em um ambiente controlado (para evitar fraudes e presdigitação) conseguir andar sobre a água ou controlar o clima igual ao feito por Jesus nos evangelhos eu acredito na hora.

O que não vamos jamais aceitar como evidência de alegações extraordinárias são experiências pessoais sujeitas as abstrações e subjetividades inerentes a todos nós.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 1:47 pm

Cal escreveu:... em um ambiente controlado ...

japinha

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 1:48 pm

Cara, e se vc viver uma experiência individual?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Qua 16 Fev 2011, 1:59 pm

Vamos supor que tal evento ocorra e que eu tivesse certeza quanto a sua veracidade e sobrenaturalidade, esse evento poderia servir de base para que eu saiba da existência do sobrenatural, mas uma vez que tal experiência não poderia ser repetida por outras pessoas e que elas chegassem aos mesmos resultados eu não poderia usá-la de base para provar as outras pessoas que o sobrenatural existe.

Mas talvez você não tenha percebido uma certa imoralidade em tudo isso quando se espera tal evento do deus cristão, estaria em jogo a vida eterna, o fato dele revelar-se a uma seleta categoria de escolhidos é elitista e gera as perguntas.

Por que não se revelar a todos? Por que não dissipar as dúvidas quanto a sua existência e preferências quando tantas questões estão em jogo?

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 2:19 pm

Mas Ele o faz. Vc é que não quer ver. Procure, investigue e constate o que é absolutamente patente.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Marilyn Manson em Qua 16 Fev 2011, 2:30 pm

famado escreveu:Mas Ele o faz. Vc é que não quer ver. Procure, investigue e constate o que é absolutamente patente.

Mostre-me ó pregador....
"Como veremos se não há quem nos mostre?" :sim:

Marilyn Manson
¹
¹

Número de Mensagens : 304

Mensagem por Cal em Qua 16 Fev 2011, 2:30 pm

famado escreveu:Mas Ele o faz. Vc é que não quer ver. Procure, investigue e constate o que é absolutamente patente.
O fato de eu ter chegado a uma conclusão diferente da sua o obriga a uma pressuposição de que a falha seja inerentemente minha e não a sua?

Eu não quero ver???

Você acha mesmo que a acusação de perspectivas e anseios pessoais obscurecendo a visão dos fatos se aplica aos ateus? Se aplica a mim?

Você acha que eu defendo a idéia de uma natureza indiferente, da morte como evento final, de que a vida seja uma insana e sem sentido luta pela sobrevivência porque eu quero?

Você acha que eu considero os eventos da vida como um monstro desgraçado como Stalin viver mais de 70 anos e uma criança sofrer uma morte horrenda e dolorosa por distrofia muscular regidos pela pura aleatoriedade como ato de minha vontade?

Eu considero essas descrições como reais pelo fato delas estarem de acordo com as evidências e conclusões lógicas daquilo que podemos observar.

Tais acusações de terem sua visão dos fatos obscurecidos pelos anseios pessoais tem muito mais respaldo nos cristãos e demais religiosos do que nos céticos.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Qua 16 Fev 2011, 2:51 pm

Cal escreveu:
O fato de eu ter chegado a uma conclusão diferente da sua o obriga a uma pressuposição de que a falha seja inerentemente minha e não a sua?

Eu não quero ver???

Você acha mesmo que a acusação de perspectivas e anseios pessoais obscurecendo a visão dos fatos se aplica aos ateus? Se aplica a mim?

Você acha que eu defendo a idéia de uma natureza indiferente, da morte como evento final, de que a vida seja uma insana e sem sentido luta pela sobrevivência porque eu quero?

Você acha que eu considero os eventos da vida como um monstro desgraçado como Stalin viver mais de 70 anos e uma criança sofrer uma morte horrenda e dolorosa por distrofia muscular regidos pela pura aleatoriedade como ato de minha vontade?

Sim para todas as perguntas

Eu considero essas descrições como reais pelo fato delas estarem de acordo com as evidências e conclusões lógicas daquilo que podemos observar.

Tais acusações de terem sua visão dos fatos obscurecidos pelos anseios pessoais tem muito mais respaldo nos cristãos e demais religiosos do que nos céticos.

Vc chegou à conclusão de que Deus não existe (ou muito muito provavelmente não existe) desde quando?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:22 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: