.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 10:47 pm por Lit San Ares

» A eleição torna-nos robôs?
Ontem à(s) 10:29 pm por Lit San Ares

» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Ontem à(s) 9:45 pm por Lit San Ares

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 8:44 pm por Lit San Ares

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 7:44 pm por Jarbas

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Ontem à(s) 4:46 pm por Cartman

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Ontem à(s) 3:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Ontem à(s) 10:02 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» O homem na lua...
Qui 01 Dez 2016, 11:38 pm por Khwey

Quem está conectado
68 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 65 Visitantes :: 3 Motores de busca

Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Debates Especulativos E Hipotéticos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Debates Especulativos E Hipotéticos.

Mensagem por Cal em Seg 31 Jan 2011, 9:50 pm

Notei que existe uma imensa dificuldade para alguns entenderem sejam cristãos ou ateus o conceito de debate especulativo, vou tentar esclarecer da melhor forma possivel o tema, utilidade e uso adequado dessa ferramenta teórica principalmente em um ambiente de opiniões discordes (sem as quais um debate sequer é válido).

Tema: Um forista posta um tema do tipo "O que Jesus fez dos 12 aos 30 anos?", segundo a pressuposição lógica do tópico ele se refere ao fato de que nos relatos dos evangelhos omitem tal dado e ele(a) gostaria de saber as especulações a esse respeito de outros foristas, logo para tal tem que se pressupor que os relatos dos evangelhos correspondam aos eventos históricos, se essa pressuposição é correta ou falha não vem ao caso debatido, logo postagens do tipo "Que provas você tem que Jesus existiu?" ou ainda "Você é ateu então não tenho que lhe dar ouvidos" não cabem ao tema, não acrescentam intelectualmente nada além de servirem para causar animosidades desnecessárias e poluirem o tópico visualmente.

Utilidade: Saber a opinião dos outros sobre determinado assunto gera um parâmetro de comparação com o seu, ajuda a aprender conceitos novos e expressões além de servir para a correção de erros que de outra forma não seriam detectados, não importa se você concorda ou não com a pressuposição inicial e sim que se aprenda.

Uso adequado: Debates especulativos não demandam provas para a pressuposição mas isso tem um preço, as conclusões advindas desse tipo de debate ficam restritos aos mesmos, portanto do mesmo modo que a pergunta "Deus existe?" não faz sentido em um debate desses levar as conclusões dos mesmos aos debates sobre as bases pressupostas não tem peso.



A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Debates Especulativos E Hipotéticos.

Mensagem por David de Oliveira em Seg 31 Jan 2011, 10:12 pm

O grande problema é que os "donos da verdade", ou aqueles que já "são salvos" ou aqueles "exegetas iluminados" ou aqueles "mais santos" etc. não admitem relacionar conosco, pobres seres nojentos.
Ateus, pessoas questionativas, pessoas que não aceitam suas doutrinas, pessoas que não têm igrejas, pessoas que não podem ser salvas etc. não são dignos de participar de diálogos que só a eles cabe maniestações.


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8352
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Debates Especulativos E Hipotéticos.

Mensagem por Donatello em Ter 01 Fev 2011, 9:47 am

Cal, ao se iniciar um debate especulativo a primeira coisa que deve ser marcada é que realmente o autor está disposto a tratar o tema (durante o debate) como mera especulação.

No tópico que (creio) te levou a elaborar este esta não é a postura observada. Seria algo como por exemplo houvesse um viceíno debatendo futebol com um flamenguista e em determinado ponto da conversa depois de o Flamenguista citar todos os vices do Basco e lembrar que o Basco é o único time do Rio que tem mais vices do que campeonatos e zombar da descida da segundona no Brasileirão em 2008 e sacanear pela iminente descida à segundinha do Cariocão em 2011 pelo fato de de o Basco estar na zona, o viceíno respondesse "E se sua mãe também tiver na zona? Só por suposição?"

É óbvio que apesar da presença do "se" e do "só por suposição" seria errado tratar a frase apenas como hipotética: o contexto e o tom mostram que não é.

Agora, vamos imaginar uma outra situação. Dois colegas estavam conversando em um ônibus enquanto voltavam do ensino médio quando passam por uma zona de baixo meretrício e zoam as prostitutas que estão se preparando para o trabalho noturno. Nisto um dos colegas lembra de uma conversa que ele teve com uma menina também da mesma escola federal algumas semanas atrás e que disse que a mãe dela já tinha sido quenga na adolescência, até encontrar um cara rico (o pai da menina) e casar com ele.

Após lembrar do fato o moleque conta a história da menina, relaciona com o fato de terem passado em um prostíbulo e terem zoado as raparigas e conclui, pensativo: "Cara, já pensou se é sua mãe que tá na zona? Eu fico pensando nisso às vezes, e você?"

Esta sim seria uma questão especulativa, e mereceria ser tratada como tal. O mero uso do "se" não basta.

Donatello
Safira
Safira

Número de Mensagens : 101
flag : Argentina
Data de inscrição : 15/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Debates Especulativos E Hipotéticos.

Mensagem por Khwey em Ter 01 Fev 2011, 2:37 pm

Cal escreveu:Notei que existe uma imensa dificuldade para alguns entenderem sejam cristãos ou ateus o conceito de debate especulativo, vou tentar esclarecer da melhor forma possivel o tema, utilidade e uso adequado dessa ferramenta teórica principalmente em um ambiente de opiniões discordes (sem as quais um debate sequer é válido).
Eu sonho com um debate em alto nível, mas como disse o David, a maioria aqui é santo, sabe tudo e já está salvo porque aceitou Jesus ou porque observa dez mandamentos, ou então diz que Deus não existe e pronto.

Quem é ateu já está perdido, e quem tem a coragem de expor idéias diferentes a serem discutidas é anticristo, espírita, herege, etc...

Isto com o que você "sonha" só é possível com pessoas de mente aberta, que raciocinam e que tenham a capacidade em discutir os detalhes dos contos de fadas.

Ou seja, o fato de algo ser tomado como uma ficção não impede um debate, pois podemos discutir tranquilamente os erros e acertos em "Guerra nas estrelas", independente se alguém crê ou não que tal aventura seja possível.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17150
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Debates Especulativos E Hipotéticos.

Mensagem por Cal em Ter 01 Fev 2011, 2:46 pm

Donatello, é exatamente esses erros que pretendo expor com esse tópico, a dificuldade das pessoas de argumentarem por hipotese da forma correta, e o erro de interpretação de alguns por aqueles que assim o procedem.

Em outro fórum fui acusado de ser um cristão fingindo ser ateu só pelo fato de conseguir debater temas bíblicos com essa ferramenta.


A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Debates Especulativos E Hipotéticos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:24 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum