.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
57 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 56 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Maravilhosos hinos de louvor à Deus Nenhum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Maravilhosos hinos de louvor à Deus Nenhum

Mensagem por Donatello em Sab 22 Jan 2011, 11:49 am

"Canção ateísta" é como os ateus costumam chamar canções de música popular cujas letras explicitem alguma forma de crítica à idéia da existência de deus ou a algum aspecto da moral/prática religiosa.

Citarei três destes hinos e os demais foristas podem comentá-los, criticá-los ou postar novos.

Roger Waters criou um álbum conceitual sobre a Guerra do Golfo chamado Amused to Death. O principal apontamento que o declaradamente ateu ex-líder e baixista do Pink Floyd faz ao longo do disco é para o caráter notadamente "santo" de tal guerra; das justificativas islâmicas de um lado e cristãs de outro para a carnificina. Duas das canções do disco dentre as minhas três prediletas (a outra é The Bravery Of Being Out Of Range, que numa tradução livre pode ser nomeada como "A coragem de ser covarde" ou numa tradução menos livre "A coragem de estar fora de alcance") falam deste aspecto religioso da Guerra de Bush I X Sadam.

A uma destas canções é What God Wants - Part I que me parece sobretudo sobre os meios que deus usa para conquistar tudo que quer, seja a majorietariedade cristã na Europa da Idade Média, seja o predomínio islâmico no Oriente Médio, seja a vitória Estadunidense na Guerra do Iraque, seja a manutenção da virgindade e do medo de usufruir a sexualidade em uma adolescente filha de pais muito beatos: o que deus quer deus consegue, sabe deus por quais métodos e com quais consequencias.

A canção começa com um coro que lembra os coros das igrejas protestantes (O que deus quer, ele consegue ele nos ajudará...) e faz o ouvinte desavisado realmente pensar que se trata de um hino religioso, mas a real intenção discursiva de Waters começa a aparecer quando o ranger de grandes portões se abrindo seguido de gritos de guerra repetindo as mesmas frases aparecem e então entram voz e letra de Waters.

Letra, tradução e vídeo estão aqui: http://letras.terra.com.br/roger-waters/524391/traducao.html

A segunda canção é também do Álbum Amused To Death e fala de como os religiosos estão condicionados a ver em tudo que é bom a obra de deus e em tudo que é ruim a obra do homem, It's a Miracle: é aquela velha história de que ninguém vai ao templo agradecer o diagnóstico de um tumor malígno, mas muita gente oferece cultos em ação de graça após, por meio de intervenções humanas estudadas e aperfeiçoadas ao longo das últimas décadas, se vê curado de tal carcinoma.

Waters lista uma série de milagres produzidos pelo homem, e na última estrofe cita um milagre que não tem qualquer intervenção humana (o ápice de emoção nesta música para mim é quando ele menciona "and a doctor, in Manhattan, saved a dying man for free, it's a miracle": eu quase invarialvelmente solto umas gotas de machesa pelos olhos)

Letra, tradução e vídeo: http://letras.terra.com.br/roger-waters/173916/traducao.html

A terceira faixa foi a que me deu a idéia de criar este tópico (eu tinha a usado como ilustração no tópico sobre a volta de Jesus marcada desde fazem quase 2000 anos para breve, mas a resposta foi deletada porque ateus não podem postar no fórum escatologia e eu não sabia desta regra). Eternal Life foi composta por uma divindade, uma destas divindades falhas e mortais nas quais alguns de nós seres humanos nos transformamos, uma divindade tão falha que em uma maldita noite do mais maldito de todos os meses de maio (o de 97) resolveu nadar, provavelmente bêbado ou drogado, em um dos violentos afluentes do Rio Mississipi. As correntezas não respeitam nenhuma divindade e arrastaram o mais sagrado dos Buckleys por kilômetros.

A letra fala de como há gente capaz de disseminar o ódio e de agredir e de matar e de comemorar a ocorrência de desastres e de espancar a filha por ela não ser mais virgem e o filho por este gostar de fazer sexo com homens... e tudo isto por acreditar que estas coisas pavimentam a estrada para uma vida eterna quando a vida eterna, diz Jeff Buckley, é aquela para a qual estes homens estão dando as costas (pois que seja eterna enquanto dure).

A frase chave desta música e que geralmente me faz berrar a todos os meus bronquíticos pulmões é "conte-me: onde anda o amor que seu profeta ensinava?".

Letra e tradução e vídeo: http://letras.terra.com.br/jeff-buckley/6110/traducao.html

Donatello
Safira
Safira

Número de Mensagens : 101
flag : Argentina

Re: Maravilhosos hinos de louvor à Deus Nenhum

Mensagem por famado em Sab 22 Jan 2011, 9:45 pm

Comentar o que? Suas canções são apenas a afirmação dos argumentos correntemente utilizados pelos ateístas. As religiões são a causa das muitas guerras, Deus não tem utilidade, a moral religiosa é burra, o homossexualismo não é imoral...

Em contrapartida, nós argumentamos que a natureza humana é maligna mesmo e verdadeiros cristãos não agem a favor do mal. As religiões são ruins mas Jesus é bom e nossa religião é Jesus. Deus odeia o homossexualismo mas ama o homossexual e por aí vai...

Sabe uma coisa que me agrada? Elencar o ponto de vista das correntes de pensamento. Nesse momento estou escrevendo um livro com alguns pastores sobre como as diversas correntes cristãs encaram os diversos temas bíblicos: Vida após a morte, inferno, soteriologia, escatologia, natureza humana, etc.

Semelhantemente, mas sem tanto compromisso, estou elencando em um tópico os argumentos mais utilizados na dialética ateísta.

Não há nada de novo debaixo do sol. Epa! Acho que isso já foi dito em um certo livro...

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: