.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
70 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 69 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

"Lógica" dos argumentos ateístas (2)

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: "Lógica" dos argumentos ateístas (2)

Mensagem por Jumper em Seg 03 Jan 2011, 2:38 pm

Eduardo escreveu:Jumper, você é partidário do relativismo antropológico ?
Depende... tudo é relativo, toda "moral" e "ética" são dependentes da cultura onde estão inseridas.
Para os islâmicos poligamia é bem aceito desde que o homem consiga manter as mulheres.
Sexo com animais? Na India antiga rainhas transavam com cavalos para que seus filhos nascessem mais fortes.
Incesto? É coisa comum com os mormons acredito, assim como poligamia.
Escravidão? Algo totalmente aceito pela igreja católica até pouco mais de 100 anos atrás.
Homossexualismo era bem aceito na sociedade romana ou grega...
Veja bem, eu não advogo nenhum desses comportamentos. Mas no final tudo é relativo à sociedade onde se está inserido.

E, argumentar que homossexualismo é igual a bestialidade é algo de uma desonestidade tamanha que me dá nojo.

E porque esse assunto veio parar nesse tópico afinal? Só falta dizer que ateus são homossexuais que curtem comer uma cabrita...

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil

Mensagem por Eduardo em Seg 03 Jan 2011, 2:57 pm

Jumper escreveu:
Depende... tudo é relativo, toda "moral" e "ética" são dependentes da cultura onde estão inseridas... Veja bem, eu não advogo nenhum desses comportamentos. Mas no final tudo é relativo à sociedade onde se está inserido.
Na sua opinião, esses atos devem ser tolerados em uma sociedade Laica ?

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Cal em Seg 03 Jan 2011, 3:09 pm

dedo-duro escreveu:Não sei o que o Cal quer dizer com padrão cristão. No Brasil temos 90% de população cristã e, ao mesmo tempo, todos os tipos possíveis de "desvio" sexual. Com certeza os cristãos nacionais não cumprem o que pregam.
O padrão cristão de sexualidade é virgindade até o casamento, heterossexualidade e monogamia, a pessoa só pode se casar com outra pessoa no caso de morte do cônjuge anterior.

Quanto as distorções do comportamento pelas pessoas eu costumo dizer o seguinte:

Se uma pessoa filtra o padrão religioso com base em padrões seculares tal pessoa não é religiosa e sim secular.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Gilberto em Seg 03 Jan 2011, 3:50 pm

famado escreveu:
Então vc há de concordar...

O Seu Valdomiro casou-se com a Dona Ruth e agora quer casar com a Claudia tb. Ele quer duas esposas, talvez três, tudo legalizado. Por que não pode? Ele quer apoio do Estado. É ele e são suas esposas que decidem o que é melhor pra eles...

O Eleutério resolveu somente ter relações sexuais com sua égua. Inclusive quer o reconhecimento do Estado pra poder casar com ela e deixar herança. É ele quem decide o que é melhor pra ele...

A mãe da Flavinha quer que ela se case legalmente, mas ela não quer. Quer viver pra sempre com seu companheiro Marcelo e ter toda a cobertura do Estado para efeito de herança, partilha, pensão, etc. São eles que decidem o que é melhor pra eles...

O Antônio quer casar-se com sua irmã Eleonora. Eles estão apaixonados e são eles que decidem o que é melhor pra eles...

O Seu Carlos quer ter um filho com sua filha Malvina. Ela tb quer ter esse filho de seu pai. São eles que decidem o que é melhor pra eles...

O Edmundo fez um filho na própria mãe. Eles são amantes há 10 anos. São eles que decidem o que é melhor pra eles...

A Claudinha e o Alexandre são casados mas podem ter relações sexuais com outros parceiros, conforme combinaram seu casamento aberto. São eles que decidem o que é melhor pra eles...

Todo mundo quer o reconhecimento do Estado, direitos e benefícios para suas uniões estáveis, seja com animais, mãe, pai, irmão, várias esposas... Mas só vejo os ateístas defenderem os homossexuais. Por que a discriminação com todos estes outros casos?
Hehe Famado ... vc é mais brabo do que eu pensava ... vamos lá.

Eu considero que todas essas suas questões hipotéticas ou não que vc levantou são resolvidas sob o ponto de vista da utilidade (utilitarista) pública, represatividade política, etc. Ou seja, se tiver um grupo que consiga uma representatividade política suficiente para que por exemplo consiga algum apoio político relevante para que o seu Eleutério possa ter o seu casamento com a sua eguinha amparado de alguma forma ... para mim tanto faz ... Eu não ligo muito para a defesa dos animais, mas vc sabe que isso está sendo cada vez mais valorizado na nossa sociedade ... veja o poder que os partidos verdes e análogos estão adquirindo ... se é importante e bom para eles, e se eles não me obrigarem a casar com uma eguinha ... que eles sejam felizes.

Agora se alguma dessas suas situações hipotéticas pudessem trazer consigo outros conflitos, aí temos que analisar os prós e os contra. Por exemplo, se o homossexualismo atingisse 90% da população de modo que a cada geração morressem 90% da população e somente fossem repostos 10% dos habitantes do planeta. É claro que uma situação dessas iria necessitar algum tipo de intervenção ... não sei qual pois os 90% de homossexuais provavelmente estariam dominando o poder em todas as esferas, e provavelmente eles iriam decidir a parada ...

Um outro exemplo que posso imaginar é se a poligamia fosse legalizada e se 5% dos homens ficassem com todas as mulheres. É claro que os outros 95% dos homens iriam mudar essa situação de alguma forma ...

O que eu quero dizer é que qualquer hipótese mais drástica de mudança do status legal de conceitos morais familiares que vc questionou vai ter que passar pelo crivo do bom senso da sociedade em geral e ter que se adequar para não trazer mais problemas do que o simples reconhecimento do direito de viver uma forma de vida não convencional. O que vai de encontro com a minha opinião pessoal.

Gilberto
Safira
Safira

Número de Mensagens : 151

Mensagem por Gilberto em Seg 03 Jan 2011, 4:27 pm

famado escreveu:O meu amigo Gilberto ficou calado. Acho que ele acha que a égua não deve ter o reconhecimento do Estado. Somente os homossexuais. Discriminação e preconceito dessa gente!!!
Vamos lá agora mais especificamente com respeito aos homossexuais. Deixe eu te explicar pq eu acho que os homossexuais já devam ter os seus direitos (deveres e restrições) reconhecidos pelo estado.

Os homossexuais se constituiram em um grupo social significativo, ainda mais quando contam com o apoio de heterossexuais que os apoiam no reconhecimento e regulamentação dos seus direitos. Os homossexuais, o comportamento homossexual, a homo-afetividade, e a atividade sexual gay não trazem prejuizos para o resto da sociedade. Logo não há impedimentos ou conflitos relevantes para que eles tenham a liberdade de vida homossexual.

E não somente por questão de liberdade de direitos, mas também porque eu acho que a repressão só deva ser implementada em casos mais extremos. E não é só por opinião pessoal, ou ideologia, mas também por precaução pois acho que quanto mais exemplos de restrições a liberdade individual tivermosna sociedade (no meu modo de ver), mais perigo de que nossa liberdade possa ser violada de outras. Esse é o motivo principal de os grupos homossexuais contarem com o apoio de outros grupos heterossexuais, pois muitos heterossexuais como eu acham a questão da intimidade homossexual, uma questão particular sem muita importância, mas nos preocupamos e nos solidarizamos muito com a questão da violação de direitos individuais básicos, como consideramos o direito de livre escolha do parceiro sexual.

Eu acho que vc pode ter todos os motivos contra o homossexualismo, mas a não ser que eles lhe causem prejuízo, não entendo pq vc seria contra a liberdade deles e o seu reconhecimento pelo estado. Vc poderia esclarecer melhor essa sua opinião?

Gilberto
Safira
Safira

Mensagem por famado em Seg 03 Jan 2011, 4:46 pm

Gilberto escreveu:
Hehe Famado ... vc é mais brabo do que eu pensava ... vamos lá.
Brabo em que sentido?

Eu considero que todas essas suas questões hipotéticas ou não que vc levantou são resolvidas sob o ponto de vista da utilidade (utilitarista) pública, represatividade política, etc. Ou seja, se tiver um grupo que consiga uma representatividade política suficiente para que por exemplo consiga algum apoio político relevante para que o seu Eleutério possa ter o seu casamento com a sua eguinha amparado de alguma forma ... para mim tanto faz ... Eu não ligo muito para a defesa dos animais, mas vc sabe que isso está sendo cada vez mais valorizado na nossa sociedade ... veja o poder que os partidos verdes e análogos estão adquirindo ... se é importante e bom para eles, e se eles não me obrigarem a casar com uma eguinha ... que eles sejam felizes.

Agora se alguma dessas suas situações hipotéticas pudessem trazer consigo outros conflitos, aí temos que analisar os prós e os contra. Por exemplo, se o homossexualismo atingisse 90% da população de modo que a cada geração morressem 90% da população e somente fossem repostos 10% dos habitantes do planeta. É claro que uma situação dessas iria necessitar algum tipo de intervenção ... não sei qual pois os 90% de homossexuais provavelmente estariam dominando o poder em todas as esferas, e provavelmente eles iriam decidir a parada ...

Um outro exemplo que posso imaginar é se a poligamia fosse legalizada e se 5% dos homens ficassem com todas as mulheres. É claro que os outros 95% dos homens iriam mudar essa situação de alguma forma ...

O que eu quero dizer é que qualquer hipótese mais drástica de mudança do status legal de conceitos morais familiares que vc questionou vai ter que passar pelo crivo do bom senso da sociedade em geral e ter que se adequar para não trazer mais problemas do que o simples reconhecimento do direito de viver uma forma de vida não convencional. O que vai de encontro com a minha opinião pessoal.

Ok. Muito bem respondido. Vc acha que quando os exemplos que citei se tornarem um número razoável, eles deverão reivindicar seus direitos como os homossexuais fazem e terão o seu apoio. Ok, era isso mesmo que eu esperava. Resposta muito coerente e corajosa. Diferentes de uns aí que se esquivam de responder, preferindo me chamar de enrustido, comediante, causador de tumulto, etc.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Gilberto em Seg 03 Jan 2011, 4:57 pm

[quote="dedo-duro"]
... se você for um positivista linha dura.
Sim, acho que sou, mas somente no que diz respeito a ciência (filosofia natural). No que diz respeito ao positivismo político ... to completamente por fora.

Agora achei legal a sua descrição da importância da metafísica no desenvolvimento da filosofia e até da ciência. Só para tentar esclarecer melhor, a relatividade de Eistein foi feita inicialmente através do trabalho puramente teórico, mas embasada em todo o conhecimento científico anterior, no sentido que o trabalho que ele fez não era uma metafísica "imaginada", mas uma análise mais "corajosa" da estrutura e limites da mecânica clássica Newtoniana que resultou ser correta. E os trabalhos de Einstein eram científicos pq ele procurava explicar as suas teorias e demonstrá-las teoricamente e experimentalmente (ele veio até ao Brasil para confirmar uma de suas previsões). E se formos ver bem, o próprio trabalho de Newton foi bastante teórico e "metafísico" inicialmente (ele era alquimista), depois é que o desenvimento da física clássica agregou a teoria com a experimentação.

Última edição por Gilberto em Seg 03 Jan 2011, 4:59 pm, editado 1 vez(es)

Gilberto
Safira
Safira

Mensagem por famado em Seg 03 Jan 2011, 4:58 pm

Gilberto escreveu:...Esse é o motivo principal de os grupos homossexuais contarem com o apoio de outros grupos heterossexuais, pois muitos heterossexuais como eu acham a questão da intimidade homossexual, uma questão particular sem muita importância, mas nos preocupamos e nos solidarizamos muito com a questão da violação de direitos individuais básicos, como consideramos o direito de livre escolha do parceiro sexual.
Concordo, inclusive de ter como parceiro sexual a égua.

Eu acho que vc pode ter todos os motivos contra o homossexualismo, mas a não ser que eles lhe causem prejuízo, não entendo pq vc seria contra a liberdade deles e o seu reconhecimento pelo estado. Vc poderia esclarecer melhor essa sua opinião?
Não tenho nada contra a liberdade dos homossexuais, nem de prática e nem de expressão. Contudo, como cidadão, não sou a favor do casamento reconhecido pelo Estado, posto que os exemplos que citei, embora pareçam gozação, tb deveriam ter os mesmos direitos.

Como crente, minha opinião é: Não me importo com o que o Estado decide ou quem ele apóia. Como crente, entendo que o Estado não deve se envolver em questões de fé, assim como as religiões não devem se envolver em questões políticas.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Gilberto em Seg 03 Jan 2011, 5:15 pm

famado escreveu: Brabo em que sentido?
No sentido de ter algumas opiniões curiosas e excêntricas (algumas pessoas mais bravas parecem um pouco excêntricas).

famado escreveu:
Ok. Muito bem respondido. Vc acha que quando os exemplos que citei se tornarem um número razoável, eles deverão reivindicar seus direitos ...
Em uma democracia representativa ... é mais ou menos por aí. Mas esses grupos sempre vão ser limitados pelos conflitos e prejuízos a terceiros que por ventura eles possam causar. No final vai tudo depender da negociação e capacidade política de cada grupo.

famado escreveu:
e terão o seu apoio.
Se o direito reinvindicado não trazer prejuízos a mim como efeito colateral. Terão o meu apoio não exatamente pq eu possa ser simpatizante com a reinvindicação em particular, mas pq eu sou a favor da liberdade individual (com responsabilidade, claro).

famado escreveu:
Diferentes de uns aí que se esquivam de responder, preferindo me chamar de enrustido, comediante, causador de tumulto, etc.
Vc até parece ser calmo ... agora enrustido não sei ... hehe
Mas fica tranquilo pq em assuntos morais o pessoal (eu tb) é muito confuso.

Gilberto
Safira
Safira

Mensagem por Gilberto em Seg 03 Jan 2011, 5:36 pm

famado escreveu:Concordo, inclusive de ter como parceiro sexual a égua.
óia, eu não tenho nada contra o sujeito pegar a eguinha no barranco , mas o pessoal dos direitos dos animais pode reclamar de abuso de incapaz ... hehe. Já li uma notícia de que na inglaterra um senhor pegava uma golfinha (golfinho femea), não sei como e foi condenado pela justiça (não sei a pena). Nos EUA tb teve recentemente um caso de um dono de uma égua que processou o vizinho por abuso sexual de sua égua, e parece que nesse caso o "depravado" tinha um caso especial com tal da égua pq ele já tinha sido pego antes e tinha uma proibição judicial de se aproximar da égua (coisa de americano), e mesmo assim o amor falou mais alto e o doido não aguentou a distância do seu amor ... até parece coisa do filme do Ace Ventura.

Gilberto
Safira
Safira

Mensagem por famado em Seg 03 Jan 2011, 6:21 pm

Eu tenho um amigo, engenheiro, empresário, que já foi petroleiro e, pasme, pediu demissão da petrossauro por achar que ganhava pouco. Ele conta que já pegou tudo que é animal. Ele foi criado na roça e diz que tinha uma atração especial por uma égua. Ele disse que ele saía com a égua e ela já conhecia o caminho até o local onde ele tinha relações com ela. Ele disse que subia na pedra e ela se abaixava um pouco. Ele disse que passava a mão na anca da égua e aquilo o excitava sobremaneira. Ele, inclusive, falava com uma certa ternura. A criatura que ele mais gostava de copular era esta égua.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jumper em Ter 04 Jan 2011, 12:07 am

Eduardo escreveu:
Jumper escreveu:
Depende... tudo é relativo, toda "moral" e "ética" são dependentes da cultura onde estão inseridas... Veja bem, eu não advogo nenhum desses comportamentos. Mas no final tudo é relativo à sociedade onde se está inserido.
O que isso tem a ver com religião? Se há religiões que incitam a poligamia e o incesto eu diria que em uma sociedade laica a ocorrencia de tais atos seria menor.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Ter 04 Jan 2011, 8:18 pm

concordo com o Gilberto quanto ao positivismo.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por famado em Qua 05 Jan 2011, 9:32 am

Jumper escreveu:
Eduardo escreveu:
Jumper escreveu:
O que isso tem a ver com religião? Se há religiões que incitam a poligamia e o incesto eu diria que em uma sociedade laica a ocorrencia de tais atos seria menor.

O povo Zulu (África do Sul, incluindo o presidente Zuma) e os povos indígenas, por exemplo, são polígamos e isso não é por motivo religioso. A sociedade ocidental é monógama por causa, muito provavelmente, por influência do cristianismo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jumper em Qua 05 Jan 2011, 12:09 pm

famado escreveu:
Jumper escreveu:
Eduardo escreveu:
Jumper escreveu:

O povo Zulu (África do Sul, incluindo o presidente Zuma) e os povos indígenas, por exemplo, são polígamos e isso não é por motivo religioso. A sociedade ocidental é monógama por causa, muito provavelmente, por influência do cristianismo.
Acho dificil, monogamia já era comum bem antes do cristianismo surgir, Roma antiga ja usava essa forma de casamento (que é a sociedade na qual a nossa herdou muita coisa) e até no Egito antigo já era comum.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Qua 05 Jan 2011, 12:45 pm

Cara, que bom que há pessoas, além de mim, e por motivos que não são religiosos, que se opõem ao casamento gay reconhecido pelo Estado. De minha parte, não sou contra a liberdade dos homossexuais, tão pouco cercear sua expressão ou prática. Entendo que é uma questão pessoal. Só acho que outros grupos, tais como os que exemplifiquei, deveriam ter os mesmos direitos perante o Estado. Ou talvez, o Estado não devesse dar direitos a nenhum deles, a não ser ao convencional (casamento entre homem e mulher), em nome da defesa do que realmente representa uma família. O casamento, ao meu ver, tem por finalidade a união de um homem e uma mulher, para a procriação.

PS.:

Como eu disse, a ICAR não casa nem heterossexuais que, comprovadamente, não sejam capazes de gerar filhos, por entender que o objetivo final do casamento e a perpetuação da espécie. Conheci um homem que era amputado da cintura pra baixo. Não tinha órgãos genitais e nem testículos. Ele foi impedido de se casar na ICAR.

(Bem, com o advento da clonagem e outros métodos de reprodução, não sei se a ICAR mudou ou mudará de opinião.)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Qua 05 Jan 2011, 1:08 pm

famado escreveu:Eu tenho um amigo, engenheiro, empresário, que já foi petroleiro e, pasme, pediu demissão da petrossauro por achar que ganhava pouco. Ele conta que já pegou tudo que é animal. Ele foi criado na roça e diz que tinha uma atração especial por uma égua. Ele disse que ele saía com a égua e ela já conhecia o caminho até o local onde ele tinha relações com ela. Ele disse que subia na pedra e ela se abaixava um pouco. Ele disse que passava a mão na anca da égua e aquilo o excitava sobremaneira. Ele, inclusive, falava com uma certa ternura. A criatura que ele mais gostava de copular era esta égua.
O que você diria para ele hoje ?

Visite-me no Fórum Adventista:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por famado em Qua 05 Jan 2011, 4:48 pm

Eduardo meu irmão. Eu não sou a favor de zoofilia, poligamia, adultério consentido, incesto consentido, juntar os trapinhos, etc. Mas acho que quem defende com tanta veemência o homossexualismo e seu reconhecimento pelo estado com direitos e benefícios, deveria defender na mesma medida estes casos.

Esse meu amigo é um cara louco. Quando ele contou essa história eu fiquei calado. Dizer o que? Vc acha que um cara destes vai mudar a opinião? Mas o pior é que o indivíduo tem família, filhos e tal.

Mas, quer saber? O cara se deitar com a égua ou se deitar com outro macho pra levar no fi-o-fó acaba sendo a mesma coisa. Tudo degenerado.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por dedo-duro em Qua 05 Jan 2011, 6:15 pm

A defesa na crença em deus implica na defesa das cruzadas, da inquisição, do governo Bush e da Jihad islâmica, ao mesmo tempo.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Qua 05 Jan 2011, 6:21 pm

O Governo Bush foi apenas mais um dentre tantos republicanos. Não vi nada demais. Conservadorismo, guerras no Oriente Médio... Nada disso foi novo e nem tão reprovável assim. E te digo mais, como o eleitorado americano é como qualquer outro em termos de memória, está creditando a atual crise ao Obama (e não ao seu antecessor) e elegeu um congresso de maioria republicana. O Obama que se cuide, pois ta arriscado perder a reeleição e devolver a presidência pros republicanos.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por dedo-duro em Qua 05 Jan 2011, 6:40 pm

não falei.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Qui 06 Jan 2011, 8:09 am

O que não quer dizer que defenderemos as cruzadas, a inquisição e as Jihads islâmicas.

Mas o partido Republicano dos Estados Unidos é sagrado! japinha

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por dedo-duro em Qui 06 Jan 2011, 5:36 pm

não quer dizer que defenderemos as cruzadas, a inquisição e as Jihads islâmicas.

Deveria defender, senão seria incoerência.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Sex 07 Jan 2011, 11:07 am

Entendi agora sua comparação. De certa forma tem algum sentido. Embora o teísmo não seja uníssono, tal como o ateísmo.

Ok. Vou defender as cruzadas e a inquisição, mas as Jihads islâmicas eu não poderia por não concordar com a doutrina muçulmana. Daí, deixo pros seguidores de Maomé.

As cruzadas foram fruto da degeneração do conceito de cristianismo da ICAR na baixa idade Média, misturado a uma interpretação bíblica equivocada. Eles tomaram o VT como base literal e deram uma de povo hebreu da época de David. Foi uma carnificina.

A inquisição foi tb uma deturpação da ICAR a respeito de como as pessoas devem se converter a Cristo. Daí, todos que eram contra o ponto de vista da Igreja Romana foram castigados ou mortos. Contudo, há que ser observado que a inquisição ganhou mais força em Portugal e na Espanha que nos outros países. Isto pq os reis daqueles países encontraram nela uma boa desculpa para levar a cabo seus planos escusos de domínio despótico.

Outra coisa importante é que a inquisição e as cruzadas devem ser entendidas e interpretadas conforme a realidade cultural, moral e ética locaise temporais. Não se pode fazer uma análise conforme nossa cultura, moral e ética corrente.

Ademais, quem deveria, por coerência, defender as cruzadas e a Inquisição são os católicos. Aqui é um fórum cristão evangélico protestante.

Última edição por famado em Sex 07 Jan 2011, 7:01 pm, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por dedo-duro em Sex 07 Jan 2011, 6:12 pm

Preconceito contra os islâmicos. São tão teístas quanto você. Deveria defender os pontos de vistas deles.

E os evangélicos também fizeram inquisição, embora seja menos divulgada.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:54 pm

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: