.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
79 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 77 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Mentalidade de seita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mentalidade de seita

Mensagem por abençoado em Seg 22 Nov 2010, 12:21 am

Você sabe o que é uma seita? Sabe como identificá-la? Uma seita, à luz da fé cristã evangélica, é uma facção religiosa que tem doutrinas contrárias aos ensinamentos bíblicos. Muitas delas, inclusive, denominam-se cristãs, todavia negam fundamentos básicos da fé cristã. Portanto, tome muito cuidado neste sentido. Abaixo são apresentados 10 critérios que se enquadram em uma seita:

1. Uma seita costuma ver a si própria como a "verdadeira igreja", e exclui as outras denominações e igrejas de serem parte da igreja autêntica de Cristo. Em outras palavras, ela é exclusivista em seu ensinamento. O resultado disto é a insistência para que os convertidos deixem suas igrejas e se unam a eles. Todas as outras igrejas são declaradas como desonestas, enganosas e ilusórias. Há variedades suaves e outras mais radicais desta heresia, mas nem por isso deixam de sê-la.

2. Uma seita tem, na maioria dos casos, uma visão errônea da Trindade. A doutrina clássica da Igreja de "Deus em Três pessoas" é freqüentemente modificada de alguma forma. A maioria das seitas não considera Jesus como sendo igual ao Pai e ao Espírito Santo.

3. Uma seita costuma , seja costuma ter um "Jesus e mais alguma outra coisa" como o fundamento de sua "teologia". Seja com o guardar um determinado dia da semana regras de vestimenta, ou com algum rito especial, uma seita deixa o “Cristo somente” e cai num ensino herético.

4. Uma seita freqüentemente coloca fé e confiança exagerada em seu líder. Para uma personalidade semelhante a um “guru” (que geralmente ganha um título muito dignificante) é dado algum status de semi-deus pelos devotos. Isto resulta na crença de que tudo o que ele ou ela diz, ou faz, deve ser infalível.

5. As seitas freqüentemente taxam a Bíblia de autoritária. No entanto, de maneira prática, elas sempre dão autoridade igual ou maior a outros escritos ou a revelações de outras pessoas, geralmente líderes seus.

6. É comum que uma seita negue a salvação como sendo dependente da graça somente. Eles rejeitam o fundamento do Evangelho Cristão - a expiação - de que Cristo pagou o preço total do pecado do Seu povo, e que o homem não pode contribuir em nada para a sua salvação.

7. As seitas costumam ser extremamente dogmáticas em suas visões escatológicas (crenças com respeito ao final dos tempos) e freqüentemente incluem seus próprios grupos como o cumprimento de profecias com respeito ao final dos tempos.

8. Uma seita freqüentemente urge os membros a deixar suas famílias, abusando de versos tais como “se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26). Algumas seitas insistem para que seus aderentes quebrem todos os laços com membros da família e com amigos.

9. Uma seita freqüentemente reivindica as posses financeiras de um membro para o seu grupo. Alguns líderes de seita demandam que todas as posses sejam transferidas para o nome do líder ou do grupo. Entregar dinheiro, casas e propriedades é considerado como obediência ao mandamento “vai e vende tudo” (Marcos 10:21). A manipulação mental, principalmente controlada através da culpa, é usada para ganhar vantagens financeiras dos membros.
10. As seitas normalmente tomam todas as decisões mais importantes, da vida pessoal e profissional, por seus membros. Não há liberdade para os seus seguidores buscarem a Deus por si mesmos.

Tenhamos cuidado. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância". (João 10:10)


In: http://blogdopastorvaldemir.blogspot.com/2010/11/as-dez-marcas-de-uma-seita.html

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 22/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por Ton em Seg 22 Nov 2010, 9:26 pm

Os apóstolos faziam parte de uma Seita (At 24:14), em que "em todos os lugares se falava contra ela" (At 28:22).
-


Blog Ton |de Tudo|


TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
Idade : 29
Localização : Serra/ES
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por Josoco em Ter 23 Nov 2010, 12:17 pm

Jesus e Paulo já foram considerados hereges e o cristianimo já foi considerdo uma seita, a seita dos nazarenos.

Tudo vai depender de quem julga quem ai, caramba! gargalhada



Em todo debate ou vc defende uma idéia ou a si mesmo

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por Diephe em Ter 23 Nov 2010, 1:02 pm

Só sei que as Escrituras dizem dentro do "povo de Deus" só a minoria se salvaria...
Também diz que a porta é estreita e que poucos acertam com ela... igualmente fala no aprisco de Cristo só as que reconhecessem a sua voz o seguirão...

Isto identifica que a maioria está errada e a minoria certa...

Como Paulo afirma que o mundo considera louco os verdadeiros seguidores de Cristo... fica mais provável que alguma "suposta seita" é que esteja certa... e a "maioria" com o mesmo pensamento estejam de fato todos errados...

Dia de guarda é o que determina entre maioria e minoria... a maioria fica com o domingo e a minoria com o sábado... se Deus despreza o adultério e se a igreja de Cristo é considerada a sua noiva, mistura de igreja é considerada de adultério...
(e olha que nem sou adventista)

Segundo os conceitos acima, o que considero feita por membros de uma seita, como posso saber que não defendem suas teses de seita, como verdadeiras, e dizendo que a igreja verdadeira é uma seita?

Prefiro permanecer do lado das minorias do que do lados das maiorias...
E a bíblia não pode falhar...

Além disso quem disse que as seitas não teriam maior número de seguidores nos últimos dias e que a igreja de Cristo fosse a minoria?



Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. (Romanos 3:11)

Diephe
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 201
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por Ton em Ter 23 Nov 2010, 1:10 pm

Diephe escreveu:e olha que nem sou adventista
Não precisa ser adventista mesmo não. Basta 1 neurônio que funcione.
Afinal, desde os 16anos e católico, tenho a mesma convicção que tenho hoje em relação ao Shabat, Lei, Fé, Graça, Mandamentos, Perseverança dos Santos ... etc.


Blog Ton |de Tudo|


TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
Idade : 29
Localização : Serra/ES
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por famado em Ter 23 Nov 2010, 1:49 pm

Útil o levantamento do abençoado. Espero não estar sendo endereçado a algum forista em específico.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por Ivan Campestrini Ferreira em Ter 23 Nov 2010, 2:31 pm

Seita

(< latim secta = "seguidor", proveniente de sequi = "seguir") é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.

Usualmente conecta-se o termo à sua significação específica (stricto sensu) apenas religiosa, com o que por "seita" entende-se, a priori e de ordinário, imediatamente "seita religiosa". Porém, tal nexo causal não é imperativo, pois nem sempre uma seita está no domínio religioso.



ATOS CAP 24: 14,19,20

14 Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

19 Os quais convinha que estivessem presentes perante ti, e me acusassem, se alguma coisa contra mim tivessem.

20 Ou digam estes mesmos, se acharam em mim alguma iniqüidade, quando compareci perante o conselho,

Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei"). Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.

ATOS CAP 28:22-23

22 No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.

23 E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.

---


Ivan Campestrini Ferreira
Banido

Número de Mensagens : 52
Idade : 32
flag : Israel
Data de inscrição : 24/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por abençoado em Qua 24 Nov 2010, 9:21 pm

Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Atos 15:5

Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. Atos 26:5




abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 22/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por abençoado em Qua 24 Nov 2010, 9:27 pm

Segundo os conceitos acima, o que considero feita por membros de uma seita, como posso saber que não defendem suas teses de seita, como verdadeiras, e dizendo que a igreja verdadeira é uma seita?

Prefiro permanecer do lado das minorias do que do lados das maiorias...
E a bíblia não pode falhar...

Além disso quem disse que as seitas não teriam maior número de seguidores nos últimos dias e que a igreja de Cristo fosse a minoria?

Os fariseus chamavam de seita ao cristianismo de Paulo(seita dos nazarenos - At 24.5).Ele diz "ao caminho que chamam seita".Analise-se outras passagens de Atos e veja-se que a palavra seita associada aos cristãos não é o Espirito Santo que diz:são os fariseus.

A verdadeira "seita"falada em Atos está nos versos acima.Palavras do escritor biblico e uma citação de Paulo desta vez e não nenhuma citação de algum outro grupo contrário ao cristianismo.


Última edição por abençoado em Qua 24 Nov 2010, 9:37 pm, editado 1 vez(es)

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 22/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por abençoado em Qua 24 Nov 2010, 9:29 pm

Atos 24:

Vide vv.14..

Paulo diz que chamam aquele caminho de seita,não diz que é uma seita
Atos 28:

Vide vv. 17..

Quem eram os principais dos judeus?Paulo estava falando a cristãos convertidos?


Última edição por abençoado em Qua 24 Nov 2010, 9:33 pm, editado 1 vez(es)

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 22/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por abençoado em Qua 24 Nov 2010, 9:31 pm

Tudo vai depender de quem julga quem


A Palavra de Deus??!? oh my

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 22/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por eliassoares em Qua 24 Nov 2010, 10:34 pm

nota 10 para o Diephe..

os amigos da referência seita, pois bem, uma seita é uma religião que busca sacrilêgio, ou sacrifício, como retalhar as mãos pra obter uma benção, ou purificação de alma, até perdão de seus pecados por meio de penitência....

como bater com chicote de lámina nas pontas em suas costas, até sangrar.... ou andar km de goelho pra pagar pecado....

coias parecida que não pertence ao evangêlio de Cristo.


agora quando as determinadas palavras escrita na bíblia não se refere a nem uma seita.

assim como guardar o sábado, ou comer certos alimentos....isso é doutrina e conselho bíblico, pois Deus quer que nós tenhamos a melhor saúde possível. e que temos um dia para descanso. e isso não é nem uma seita.

e pelo o que nosso amigo postou vi que elenão sabe o que é uma seita de verdade...

se tiver algum irmão ai que sabe o que é uma seita com mais claresa favor postar aqui para este amigo aprender aluma coisas

eliassoares
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 249
flag : Brasil
Data de inscrição : 09/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por abençoado em Dom 28 Nov 2010, 1:06 pm

nota 10 para o Diephe..

os amigos da referência seita, pois bem, uma seita é uma religião que busca sacrilêgio, ou sacrifício, como retalhar as mãos pra obter uma benção, ou purificação de alma, até perdão de seus pecados por meio de penitência....

como bater com chicote de lámina nas pontas em suas costas, até sangrar.... ou andar km de goelho pra pagar pecado....

coias parecida que não pertence ao evangêlio de Cristo.

Leia as passagens que falam dos fariseus.Postei acima.

agora quando as determinadas palavras escrita na bíblia não se refere a nem uma seita.

assim como guardar o sábado, ou comer certos alimentos....isso é doutrina e conselho bíblico, pois Deus quer que nós tenhamos a melhor saúde possível. e que temos um dia para descanso. e isso não é nem uma seita.

e pelo o que nosso amigo postou vi que elenão sabe o que é uma seita de verdade...

se tiver algum irmão ai que sabe o que é uma seita com mais claresa favor postar aqui para este amigo aprender aluma coisas

Se você se sentiu cutucado..

Poste você mesmo!

As seitas são movimentos que se afastam da ortodoxia.Veja o que você crê,veja se o cristianismo ortodoxo (falo de extra ICAR) pregava isso.

O adventismo não bate certo com a ortodoxia.Das duas uma: ou está totalmente errado ou totalmente certo.A História tem mostrado qual dos dois lados tem razão...não se trata da "minoria ter razão",se assim fosse o camdomblé e o espiritismo também são minorias e ambos sabemos que não estão certos!Quem tem razão é a Palavra e vocês não conseguem simplesmente mostar aquilo que crêem na Bíblia ,intrepretando-a como um todo.90 por cento de suas doutrinas são fundadas em versículos tirados do contexto em que foram escritos e quando assim é,é impossível para alguém que se diga cristão e tema a Deus mudar de posição,pois o ES não pode dar convencimento de algo que não bate certo com a Palavra.Por isso seitas e heresias são uma minoria,mesmo assim.



abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 22/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mentalidade de seita

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:54 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum