.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
48 usuários online :: 1 usuário cadastrado, 1 Invisível e 46 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Tomé

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tomé

Mensagem por nandokiss em Qua 10 Nov 2010, 10:26 am

a tradição diz que tomé foi flagelado na Asia, na ìndia mais precisamente. isso condiz?

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Re: Tomé

Mensagem por Cal em Qua 10 Nov 2010, 12:34 pm

E que ele para chegar até lá se vendeu como escravo em um navio.

Acho que esse relato está em um dos evangelhos apócrifos.

Esse é um ponto que eu gostaria de ver esclarecido, qual o critério utilizado para separar os chamados autógrafos, antileugomenas e apócrifos?

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
flag : Brasil

Mensagem por Khwey em Qua 10 Nov 2010, 1:09 pm

Cal escreveu:E que ele para chegar até lá se vendeu como escravo em um navio.

Esse é um ponto que eu gostaria de ver esclarecido, qual o critério utilizado para separar os chamados autógrafos, antileugomenas e apócrifos?
Examinai tudo. Retende o bem.(I Tess 5:21)

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Dom 14 Nov 2010, 3:24 am

Cal, o Canon do “novum testamentum et Romani!”, Mas os evangélicos não sabem disto, pelo menos a maioria, e o Canon do antigo nunca existiu, os livros do hebraico foram automaticamente aceitos pelo povo a medida que eram escritos pelos autores: profetas e lideres judeus, portanto inquestionáveis, mas realmente, até o titulo "novo testamento" foi criado por um "papa!" e a idéia também. Antigamente as congregações da Ásia e Grécia não liam e consideravam inspirada a mesma lista de livros, quanto a isto realmente não eram unânimes, nos debates havia o problema de uns considerarem os seus inspirados e outros não.
Em muitas congregações Tiago, Hebreus, e Apocalipse não eram lidos por não considerarem inspirados, cada uma tinha sua lista de livros, tinha até um pastor de hermas que ainda não li, mas vou ler... Mas aí veio a Igreja do império e disse vocês vão ler A, B, C e D, e isso é assim! Pronto e acabou! Quem disser o contrario é herege! Sabe Cal!... Ser chamado de herege naquela época não era bom pra saúde!...
Mas realmente Cal, alguns apócrifos ou deuterocanonicos são tão bizarros que chegam a serem ridículos: cheios de cenas novelísticas, anacronismos, incontundentes em seus relatos, outros nem acrescentam nem tiram, contem doutrinas suspeitas( gnósticas) de épocas posteriores aos relatos e eventos afirmados nos próprios apócrifos, não tinham autoria relevante, mas se for por isso alguns livros das escrituras estariam fora também, digo isto quanto alguns escritores do novo testamento por autoria “relevante” como o problemático Marcos bastante apontado pelos céticos como Bart D. Hermam.
Quanto aos livros de Paulo, Tiago, Pedro, João homens que conheceram diretamente Jesus, cujo testemunho é reafirmado entre eles, e citados pelo próprio Jesus é considerável sua inspiração, mas alguns apócrifos como Enoque são citados por Tiago e Apocalipse, parece que hebreus também, por falar nisso quem sabe a autoria de hebreus?...
Em alguns não há autografo e o texto não cita quem escreveu como por Ex. Mateus. A tradição é que atribui a autoria de A,B ou C.
Quanto aos livros do texto hebraico, são legítimos.
O texto grego sempre foi problemático.
Você já leu Bart D. Hermam?
A tradição Católica é que diz isto sobre Tome, mas baseada em quê eu não sei. Muitas doutrinas seguidas hoje estranhamente são afirmadas por apócrifos...

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 240

Mensagem por Cal em Ter 16 Nov 2010, 8:25 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:
Em muitas congregações Tiago, Hebreus, e Apocalipse não eram lidos por não considerarem inspirados, cada uma tinha sua lista de livros, tinha até um pastor de hermas que ainda não li, mas vou ler... Mas aí veio a Igreja do império e disse vocês vão ler A, B, C e D, e isso é assim! Pronto e acabou! Quem disser o contrario é herege! Sabe Cal!... Ser chamado de herege naquela época não era bom pra saúde!...
(grifo meu) Ok, e depois desse critério "santo e bondoso" ter sido utilizado você acha correto os cristãos atuais dizerem que tais livros dizem verdades inquestionaveis e tentarem até mesmo prever o futuro com base neles?

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Qua 17 Nov 2010, 5:18 am

Tu só sabe disso porque te disse!... :risadinha:
E a filosofia, Call, é baseada em que escritos?... Platão e a mitologia?... hummm!
As escrituras tem provado sua veracidade histórica, a historia sempre é contada por vencedores, mas na bíblia nem sempre, isto é sinal de um livro sincero! Alguns cristãos é que não são, não confunda estes cristãos com a bíblia.
E nos não somos a igreja do império.
O império mesmo queimou muitos manuscritos cristãos naquela época, e Paulo fala de outras cartas, Lucas, também fala de outros escritos, muitos outros, mas quem disse que são os apócrifos?
quanto a:cristãos atuais dizerem que tais livros dizem verdades inquestionaveis e tentarem até mesmo prever o futuro com base neles?
Que livros?... eles(cristãos de hoje) mesmos vivem se questionando!...
E você parece mais supersticioso quanto a Este Livro do que eles!
Mas agente deveria usar a filosofia ateísta, né?... Nãozinho
O Livro é formidável, Call, não é só os cristãos que dizem isto!
O livro está aí, sobreviveu a ignorância de roma, e o modo supersticioso de conserva-lo nos valeu apena, mas o texto grego é problemático, por não ter sido copiado de uma forma profissional como texto hebraico, mas com um texto tão vasto, creio que mais de 90% dos problemas textuais podem ser resolvido com exegese e semântica, Lingüística, jurisprudência, bom senso, mas quem usa isso?
de onde vem estes valores: De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." ( Rui Barbosa )
Você gosta destes valores Call? Deus é defensor destes valores.
Lembre-se que não é um livro, mas livros e livros, e Deus não depende de papel e tinta para se auto definir.
Antes do Livro Ele já era famoso, mas famoso que o ateísmo, filosofia, mitologia, blablasofia e etc.
Você é que nem Max call?... um ateísta pratico?... é assim que chamam?...
Quer mudar o mundo Call?... Por isso Rui Barbosa?...
Como você quer mudar o mundo Call?...
Que nem Tomé?...
Tem que acreditar,Call, tem que ter muita fé pra isso!

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Mensagem por Cal em Qua 17 Nov 2010, 2:59 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:Tu só sabe disso porque te disse!... :risadinha:
Não menosprezei você em nenhuma oportunidade, peço por favor a reciprocidade, eu já estava ciente do fato por ter lido um texto do fórum ateu do qual sou moderador e que inclusive já postei o link aqui, se duvidar posso postá-lo novamente e mostrar o link anterior.

Quanto a mudar o mundo eu sei que não posso, dou por satisfeito agir com dignidade, consciência ambiental e não contribuir para fazer desse mundo a droga que ele é.

Em tempo, se escreve Cal com apenas um L.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Josoco em Qua 17 Nov 2010, 6:40 pm

Os cristãos do 2º século foram quem selecionaram os livros que fazem parte do NT. Naquele tempo a perseguição do Império Romano era intensa contra os cristãos, quem fosse pego com um livro do NT era condenado a morte. Então os cristão tomaram uma decisão adotando um critério.

A decisão: "Se temos de morrer por ter um livro do NT que sej pelo livro certo."

O critério: "Só aceiaremos livros escritos por pessoas que viveram e viram Jesus pessoalmente." A única exceção foram os escritos de Paulo.

Com o tempo os estudiosos inventaram outros critérios, contudo foi este o critério decisivo para a formação do NT.

Não dono da verdade, sou filho do dono

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Qua 17 Nov 2010, 8:20 pm

Cal escreveu:
Elder Henrique de Souza escreveu:Tu só sabe disso porque te disse!... :risadinha:
Não menosprezei você em nenhuma oportunidade, peço por favor a reciprocidade, eu já estava ciente do fato por ter lido um texto do fórum ateu do qual sou moderador e que inclusive já postei o link aqui, se duvidar posso postá-lo novamente e mostrar o link anterior.

Quanto a mudar o mundo eu sei que não posso, dou por satisfeito agir com dignidade, consciência ambiental e não contribuir para fazer desse mundo a droga que ele é.

Em tempo, se escreve Cal com apenas um L.
Acho que me expressei mal, a :risadinha:, era pra dizer que estava tirando onda, E onde foi que eu vi com 2 L,? não me lembro, mas eu ja vi.
mas você não respondeu por que Rui barbosa.

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Qua 17 Nov 2010, 9:47 pm

Cal escreveu:(grifo meu) Ok, e depois desse critério "santo e bondoso" ter sido utilizado você acha correto os cristãos atuais dizerem que tais livros dizem verdades inquestionaveis e tentarem até mesmo prever o futuro com base neles?

Cara, a bíblia realmente contem erros, mas são erros irrelevantes. Não vejo nenhuma incoerência que a inviabilize. O que, para vc, inviabiliza a bíblia?

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Khwey em Qua 17 Nov 2010, 10:24 pm

A questão que ele aborda é o critério usado para separar da bíblia os livros considerados apócrifos.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por famado em Qui 18 Nov 2010, 8:43 am

Entendo e até acho que seja uma questão legítima. Mas, falando do conjunto que hoje consideramos canônico, não vejo nada que deprecie o conteúdo.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:41 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: