.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
82 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 79 Visitantes :: 2 Motores de busca

Eterna, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Os cinco solas

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os cinco solas

Mensagem por famado em Dom 31 Out 2010, 1:51 pm

Hoje, 31 de outubro, é aniversário da reforma protestante. Os cinco solas são a base das 95 teses de Martinho Lutero, o herói reformador do cristianismo medieval.

Sola Spriptura – Somente as Escrituras (a Bíblia) contêm a verdade e são sagradas. Ele disse isso querendo se referir ao fato de que as encíclicas papais e a tradição da então ICAR tinham a mesma autoridade da bíblia. Para ele, somente a bíblia tinha autoridade;

Solus Christus – Somente Cristo. Só Ele é o caminho, só Ele, em detrimento de qualquer outro ícone religioso;

Sola Gratia – Somente a Graça. A salvação é pela graça. Trata-se de uma dádiva divina. Um presente imerecido;

Sola Fide – Somente a fé. A salvação é mediante a fé. Quer dizer que não há nada que o homem possa fazer por si só ou de complementar para merecer a salvação. É apenas a fé em Cristo, ou seja, aceitar que Jesus é o promotor da salvação e estender isso à própria vida.

Soli Deo Glori – Somente a Deus seja a glória. Somente Deus é diferenciado e merece louvor e proeminência. Não há especiais. Todos os homens são iguais, sejam clérigos sejam leigos. Ninguém tem proeminência sobre os outros. Nenhum homem é visto por Deus como mais especial ou mais digno.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Re: Os cinco solas

Mensagem por famado em Dom 31 Out 2010, 1:55 pm

Fala sério, o véio Luterão mandou muito bem.

Eu não me orgulho de muitas coisas. Por exemplo, não me orgulho de ser brasileiro, mas tenho o maior orgulho de ser cristão protestante. Digo com a barriga cheia de reis "Sou cristão de origem e cunho protestante!"

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por oliveira leite em Dom 31 Out 2010, 6:23 pm

Martinho Lutero foi o cara

fez a lingua Alemã ser unificada
lutou contra a Igreja Catolica e contra reis e principes

A reforma protestante não foi feita por um protestante
foi feita pelos Padres da ICAR

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por abençoado em Dom 31 Out 2010, 6:52 pm

positivinho Boa iniciativa!

Lembremo-nos que este não é mais dia das bruxas mas dia da Reforma Protestante :risadinha:

Oliveira,é claro que sim..mas Lutero acabou por ser excomungado e aí tornou-se o primeiro protestante.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por famado em Dom 31 Out 2010, 7:13 pm

Como que ele não morreu na inquisição?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Dom 31 Out 2010, 9:35 pm

Acabei de ver a super produção "Luther". Com Joseph Fiennes (o mesmo ator de Shakespeare Apaixonado). Na verdade Lutero foi julgado no tribunal da inquisição, mas o príncipe governador de Wittenberg, onde ele lecionava, convenceu o imperador da Saxônia, Carlos V, a julgar-lhe em território alemão, a dar-lhe um salvo conduto e o livrou de ser assassinado no retorno pra casa. A Alemanha entrou no maior caos social. O imperador saxão quis extinguir a igreja luterana mas os demais príncipes governadores apoiaram a Lutero. Com isso seguiu-se o rompimento da Saxônia com a ICAR e grande influência do reformador na política, economia, cultura, música, etc., em todo o norte europeu.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Seg 01 Nov 2010, 9:22 pm

famado escreveu:Hoje, 31 de outubro, é aniversário da reforma protestante. Os cinco solas são a base das 95 teses de Martinho Lutero, o herói reformador do cristianismo medieval.

Sola Spriptura – Somente as Escrituras (a Bíblia) contêm a verdade e são sagradas. Ele disse isso querendo se referir ao fato de que as encíclicas papais e a tradição da então ICAR tinham a mesma autoridade da bíblia. Para ele, somente a bíblia tinha autoridade;

Solus Christus – Somente Cristo. Só Ele é o caminho, só Ele, em detrimento de qualquer outro ícone religioso;

Sola Gratia – Somente a Graça. A salvação é pela graça. Trata-se de uma dádiva divina. Um presente imerecido;

Sola Fide – Somente a fé. A salvação é mediante a fé. Quer dizer que não há nada que o homem possa fazer por si só ou de complementar para merecer a salvação. É apenas a fé em Cristo, ou seja, aceitar que Jesus é o promotor da salvação e estender isso à própria vida.

Soli Deo Glori – Somente a Deus seja a glória. Somente Deus é diferenciado e merece louvor e proeminência. Não há especiais. Todos os homens são iguais, sejam clérigos sejam leigos. Ninguém tem proeminência sobre os outros. Nenhum homem é visto por Deus como mais especial ou mais digno.
Famado os cinco solas pelo que eu saiba é calvinista, posterior a Lutero, tudo bem que é de fato a base da reforma, porque que tudo que é calvinista neste fórum tem que ser camuflado, a inquisição tá por aqui? em que buraco se esconderam os presbiterianos neste fórum? o único tópico sobre predestinação que eu vi foi trancado.
não gosto de Lutero por que ele era anti-semita, ate Hitler sitou Lutero: "Estou terminando a obra de Lutero".
Lutero apoiou a morte de milhares de camponeses, ficando do lado dos burgueses(antiga nobreza alemã interesseira) .

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 240

Mensagem por Cal em Seg 01 Nov 2010, 9:41 pm

Realmente o calvinismo anda em baixa Elder, mas acho que não é apenas nesse fórum e sim no Brasil inteiro (não saberia dizer em outros países).

Eu frequento vários fóruns ateus e cristãos e esse é um assunto praticamente esquecido.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por famado em Seg 01 Nov 2010, 10:11 pm

Calvino x Armínius é tema morto. Ninguém se interessa mais. Só o pastorgentil, que andou postando algo sobre o teísmo aberto, teologia do processo e outras idéias arminianas extremas, sobre as quais ninguém deu a menor importância.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Seg 01 Nov 2010, 10:31 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:
Famado os cinco solas pelo que eu saiba é calvinista, posterior a Lutero, tudo bem que é de fato a base da reforma, porque que tudo que é calvinista neste fórum tem que ser camuflado, a inquisição tá por aqui? em que buraco se esconderam os presbiterianos neste fórum? o único tópico sobre predestinação que eu vi foi trancado.
não gosto de Lutero por que ele era anti-semita, ate Hitler sitou Lutero: "Estou terminando a obra de Lutero".
Lutero apoiou a morte de milhares de camponeses, ficando do lado dos burgueses(antiga nobreza alemã interesseira) .

Bem, agora fiquei na dúvida sobre a autoria dos cinco solas, mas permita-me defender Lutero. Ele não liderou a morte dos camponeses. Ele foi julgado pelo tribunal da inquisição e teve que se exilar pra não morrer. Um professor da universidade onde se doutorou, além de outros líderes oportunistas, interpretaram errado suas idéias e resolveram pegar em armas para matar os clérigos católicos. As autoridades então chacinaram os rebeldes. Morreram milhares, mas ele foi contra toda e qualquer forma de violência. Suas armas eram as palavras e a caneta.

Ele realmente escreveu um livro anti-semita chamado "Sobre judeus e suas mentiras". Este livro foi usado por alguns nazistas quando foram julgados em tribunais de guerra. Mas o desacordo de Lutero estava apenas no campo das idéias. Ele nunca recomendou que os matassem.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Seg 01 Nov 2010, 11:10 pm

E como explica os livros de historia?

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Ter 02 Nov 2010, 11:22 am

Vc tem fontes que mostram que Lutero recomendou o assassinato de pessoas e especialmente de judeus?

Olha, pode até ser, visto que a idade média foi realmente um retrocesso social na Europa, mas acho difícil ser verdade.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Ter 02 Nov 2010, 1:09 pm

famado e Elder, encontrei alguns relatos sobre a perseguição de Lutero aos camponeses anabatistas feitas pelo escritor Stefan Zweig em seu livro "Os caminhos da Verdade", páginas 184 e 198:

"Lutero abraçava, sem restrições e definitivamente, a causa da autoridade contra o povo. O asno, dizia ele, precisa de pauladas; a plebe deve ser governada com a força... Iniciava-se já a perseguição aos livres pensadores e aos dissidentes, instaurava-se a ditadura do partidarismo... Arrancava-se a língua aos anabatistas, atenazavam-se com ferros candentes e condenavam-se a fogueira como hereges os pregadores, profanavam-se os templos, queimavam-se os livros e incendiavam-se as cidades."

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por famado em Ter 02 Nov 2010, 2:59 pm

Pois é, essas foram iniciativas tomadas por autoridades e lideranças que interpretavam suas palavras ao pé da letra. Tudo começou no seu exílio (quando fugia da inquisição e durante o qual traduziu a bíblia para o alemão). Como ele era dado como morto, simpatizantes insuflaram o povo escorchado pelos cobradores de impostos a se rebelar. Era o mesmo que, de certa forma, a inquisição fazia. Interpretação literal das palavras de Cristo. O literalismo leva a isso.

O mesmo fizeram os nazistas.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Ter 02 Nov 2010, 3:02 pm

Além do que, interessa aos inimigos da reforma, manchar a memória do herói reformador. Há relatos e relatos, livros e livros. Mas sua obra é indelével e inexoráveis foram os resultados. Esse fórum de cristãos evangélicos que o diga.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Ter 02 Nov 2010, 3:11 pm

Famado, em grandes revoluções sociais e em guerras a primeira a morrer é a verdade.

O que temos são variadas versões do ocorrido...

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por famado em Ter 02 Nov 2010, 3:36 pm

De fato.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Ter 02 Nov 2010, 11:44 pm

Famado ouve outros varões corajosos que tentaram reformar e pagaram isso com a vida, só um ex. João huss a quem muito admiro, Lutero não queria criar um nova denominação, mas continuar abraçado ao seu clero, tanto é que calvino fundamentou sua congregação antes dele, João huss profetizou a respeito de Lutero dizendo: "Vocês estão matando um pato, mas logo vira um ganso". em alemão Huss quer dizer pato, Lutero quer dizer ganso. os livros de historia é que dizem que Lutero disse quanto aos camponeses: O destino dos cães raivosos é a morte pela espada.
havia uma grande revolta e os nobres reclamaram: foi pra isso que apoiamos lutero? e lutero os apoiou.
"Os grandes personagens da historia" da editora Abril.
o que me deixa indignado é que estes camponeses passaram gerações sendo explorados e oprimidos ao extremo para serem chamados de cães raivosos, onda há opressão é eminente a revolta, lutero se revoltou contra mentiras que oprimiam o povo, mas estes camponeses tinham que continuar sendo oprimidos pelos interesseiros protetores de lutero, lutero então foi interesseira também. João huss e os outros nunca.
Lutero só nos serviu para o exito. quanto a seu caráter não me admira muito não.
Sou presbiteriano, mas sei que geneva era a roma protestante e lá se queimava pessoas também, e olha só: geneva era governada por calvino e ele participou da execução de varios, e não precisavam divergir muito da doutrina de calvino, mas em um único ponto como a trindade... E a historia se repete, muda-se o nome e faz-se a mesmas coisas... o que será que aprendemos com a reforma? lembra-se quando muitos foram queimados por bruxaria(falsamente)?... foram os puritanos que queimaram! isto me decepciona... mas Deus jamais!

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Qua 03 Nov 2010, 12:00 pm

O filme "As Bruxas de Salem" mostra os puritanos assassinando pessoas tal como na inquisição. De fato, não foi prerrogativa unicamente da ICAR.

Não precisamos ir muito longe. O conflito protestantes x católicos na Irlanda do Norte é algo de 20 anos atrás. Era um matando o outro e vc não sabe quem tinha razão.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por abençoado em Qua 03 Nov 2010, 12:44 pm

Sou presbiteriano, mas sei que geneva era a roma protestante e lá se queimava pessoas também, e olha só: geneva era governada por calvino e ele participou da execução de varios, e não precisavam divergir muito da doutrina de calvino, mas em um único ponto como a trindade... E a historia se repete, muda-se o nome e faz-se a mesmas coisas... o que será que aprendemos com a reforma? lembra-se quando muitos foram queimados por bruxaria(falsamente)?... foram os puritanos que queimaram! isto me decepciona... mas Deus jamais!

Prebesteriano de Soteriologia calvinista? :chapeu:

Bem,não se podem negar os exageros cometidos pelos puritanos..mas como teólogos e expositores das Escrituras,nunca se levantaram semelhantes..Atrevo-me a dizer que foi o maior avivamento que já aconteceu neste mundo,bem diferente dos emocionalismos de hoje em dia em certos movimentos..

A teologia de hoje está a anos-luz da teologia puritana.Só foi pena,de fato,o radicalismo em que caiu.

Outro filme também sobre o tema é "Scarlett letter - A letra escarlate".Assisti no fim de semana :risadinha:

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por abençoado em Qua 03 Nov 2010, 12:56 pm

Realmente o calvinismo anda em baixa Elder, mas acho que não é apenas nesse fórum e sim no Brasil inteiro (não saberia dizer em outros países).

Eu frequento vários fóruns ateus e cristãos e esse é um assunto praticamente esquecido.

"Fazemos muitas manobras no quartel,mas não saímos dele".Esta frase disse um administrador de um fórum reformado bastante conhecido e já citado aqui neste fórum - o monergismo.

E de fato ele tem razão..o calvinismo tem teólogos brilhantes,não encontra par a intrepretar a Bíblia,não é "teologia fast food"como vemos hoje em dia..mas falta divulgação..E o cristianismo tem precisado (e muito)da riqueza da doutrina da reforma protestante.

Pois bem,então,como cristão reformado apelo a todos os reformados/calvinistas do fórum que deiam a cara...não há nada como um bom velho debate calvinistas-arminianos Wink

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Qua 03 Nov 2010, 1:06 pm

Este tópico é comemorativo da reforma. Calvinismo x arminianismo é off topic!

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por abençoado em Qua 03 Nov 2010, 11:40 pm

Podemos abrir um tópico.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por nandokiss em Qui 04 Nov 2010, 12:48 am

um dos grandes crimes de calvino foi ter mandado queimar seu amigo, o medico mistico Servet...

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Qui 04 Nov 2010, 9:34 pm

abençoado escreveu:

Podemos abrir um tópico.

acabei de ver este fórum(monergismo)! valeu!
concordo!
E podemos começar por aqui!
Pra começar quais congregações utiliza os cinco solas?...
abençoado tem razão a teologia fast food infelizmente é a teologia utilizada hoje, mas calvino interpretava as escrituras como um jurista nato dos direitos de nossa Fé.
Pode ver famado, os cinco solas é pura jurisprudência, Um modo juridico de ver as escrituras, e funciona, pois ninguém utiliza filosofia para libertar um prisioneiro ou um escravo do mundo, mas leis e direitos.
E a bíblia é de fato um texto jurídico, pois usam este texto para fazer valer os argumentos e direitos da Fé, a bíblia é constituição una absoluta.
Nela confirmamos o que cremos e sabemos.
Então famado quais são as congregações dos cinco solas? ou você é destes que só come em fast food?

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:18 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: