.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Tópicos similares
Últimos assuntos
Quem está conectado
Há 31 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 30 Visitantes :: 2 Motores de buscaJarbas
O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10
Os cinco solas
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Os cinco solas
Hoje, 31 de outubro, é aniversário da reforma protestante. Os cinco solas são a base das 95 teses de Martinho Lutero, o herói reformador do cristianismo medieval.
Sola Spriptura – Somente as Escrituras (a Bíblia) contêm a verdade e são sagradas. Ele disse isso querendo se referir ao fato de que as encíclicas papais e a tradição da então ICAR tinham a mesma autoridade da bíblia. Para ele, somente a bíblia tinha autoridade;
Solus Christus – Somente Cristo. Só Ele é o caminho, só Ele, em detrimento de qualquer outro ícone religioso;
Sola Gratia – Somente a Graça. A salvação é pela graça. Trata-se de uma dádiva divina. Um presente imerecido;
Sola Fide – Somente a fé. A salvação é mediante a fé. Quer dizer que não há nada que o homem possa fazer por si só ou de complementar para merecer a salvação. É apenas a fé em Cristo, ou seja, aceitar que Jesus é o promotor da salvação e estender isso à própria vida.
Soli Deo Glori – Somente a Deus seja a glória. Somente Deus é diferenciado e merece louvor e proeminência. Não há especiais. Todos os homens são iguais, sejam clérigos sejam leigos. Ninguém tem proeminência sobre os outros. Nenhum homem é visto por Deus como mais especial ou mais digno.
Sola Spriptura – Somente as Escrituras (a Bíblia) contêm a verdade e são sagradas. Ele disse isso querendo se referir ao fato de que as encíclicas papais e a tradição da então ICAR tinham a mesma autoridade da bíblia. Para ele, somente a bíblia tinha autoridade;
Solus Christus – Somente Cristo. Só Ele é o caminho, só Ele, em detrimento de qualquer outro ícone religioso;
Sola Gratia – Somente a Graça. A salvação é pela graça. Trata-se de uma dádiva divina. Um presente imerecido;
Sola Fide – Somente a fé. A salvação é mediante a fé. Quer dizer que não há nada que o homem possa fazer por si só ou de complementar para merecer a salvação. É apenas a fé em Cristo, ou seja, aceitar que Jesus é o promotor da salvação e estender isso à própria vida.
Soli Deo Glori – Somente a Deus seja a glória. Somente Deus é diferenciado e merece louvor e proeminência. Não há especiais. Todos os homens são iguais, sejam clérigos sejam leigos. Ninguém tem proeminência sobre os outros. Nenhum homem é visto por Deus como mais especial ou mais digno.

famado- Sol

- Número de Mensagens: 2940
flag:
Re: Os cinco solas
Fala sério, o véio Luterão mandou muito bem.
Eu não me orgulho de muitas coisas. Por exemplo, não me orgulho de ser brasileiro, mas tenho o maior orgulho de ser cristão protestante. Digo com a barriga cheia de reis "Sou cristão de origem e cunho protestante!"
Eu não me orgulho de muitas coisas. Por exemplo, não me orgulho de ser brasileiro, mas tenho o maior orgulho de ser cristão protestante. Digo com a barriga cheia de reis "Sou cristão de origem e cunho protestante!"

famado- Sol

flag:
Martinho Lutero foi o cara
fez a lingua Alemã ser unificada
lutou contra a Igreja Catolica e contra reis e principes
A reforma protestante não foi feita por um protestante
foi feita pelos Padres da ICAR
fez a lingua Alemã ser unificada
lutou contra a Igreja Catolica e contra reis e principes
A reforma protestante não foi feita por um protestante
foi feita pelos Padres da ICAR

oliveira leite- moderador

- Número de Mensagens: 4013
flag:
Boa iniciativa!Lembremo-nos que este não é mais dia das bruxas mas dia da Reforma Protestante
Oliveira,é claro que sim..mas Lutero acabou por ser excomungado e aí tornou-se o primeiro protestante.
abençoado- Diamante Azul

- Número de Mensagens: 1422
flag:
Como que ele não morreu na inquisição?

famado- Sol

flag:
Acabei de ver a super produção "Luther". Com Joseph Fiennes (o mesmo ator de Shakespeare Apaixonado). Na verdade Lutero foi julgado no tribunal da inquisição, mas o príncipe governador de Wittenberg, onde ele lecionava, convenceu o imperador da Saxônia, Carlos V, a julgar-lhe em território alemão, a dar-lhe um salvo conduto e o livrou de ser assassinado no retorno pra casa. A Alemanha entrou no maior caos social. O imperador saxão quis extinguir a igreja luterana mas os demais príncipes governadores apoiaram a Lutero. Com isso seguiu-se o rompimento da Saxônia com a ICAR e grande influência do reformador na política, economia, cultura, música, etc., em todo o norte europeu.

famado- Sol

flag:
famado escreveu:Hoje, 31 de outubro, é aniversário da reforma protestante. Os cinco solas são a base das 95 teses de Martinho Lutero, o herói reformador do cristianismo medieval.
Famado os cinco solas pelo que eu saiba é calvinista, posterior a Lutero, tudo bem que é de fato a base da reforma, porque que tudo que é calvinista neste fórum tem que ser camuflado, a inquisição tá por aqui? em que buraco se esconderam os presbiterianos neste fórum? o único tópico sobre predestinação que eu vi foi trancado.
não gosto de Lutero por que ele era anti-semita, ate Hitler sitou Lutero: "Estou terminando a obra de Lutero".
Lutero apoiou a morte de milhares de camponeses, ficando do lado dos burgueses(antiga nobreza alemã interesseira) .

Elder Henrique de Souza- Pérola

- Número de Mensagens: 219
flag:
Realmente o calvinismo anda em baixa Elder, mas acho que não é apenas nesse fórum e sim no Brasil inteiro (não saberia dizer em outros países).
Eu frequento vários fóruns ateus e cristãos e esse é um assunto praticamente esquecido.
Eu frequento vários fóruns ateus e cristãos e esse é um assunto praticamente esquecido.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal- Moderador Agnóstico

- Número de Mensagens: 2408
flag:
Calvino x Armínius é tema morto. Ninguém se interessa mais. Só o pastorgentil, que andou postando algo sobre o teísmo aberto, teologia do processo e outras idéias arminianas extremas, sobre as quais ninguém deu a menor importância.

famado- Sol

flag:
Elder Henrique de Souza escreveu:
Famado os cinco solas pelo que eu saiba é calvinista, posterior a Lutero, tudo bem que é de fato a base da reforma, porque que tudo que é calvinista neste fórum tem que ser camuflado, a inquisição tá por aqui? em que buraco se esconderam os presbiterianos neste fórum? o único tópico sobre predestinação que eu vi foi trancado.
não gosto de Lutero por que ele era anti-semita, ate Hitler sitou Lutero: "Estou terminando a obra de Lutero".
Lutero apoiou a morte de milhares de camponeses, ficando do lado dos burgueses(antiga nobreza alemã interesseira) .
Bem, agora fiquei na dúvida sobre a autoria dos cinco solas, mas permita-me defender Lutero. Ele não liderou a morte dos camponeses. Ele foi julgado pelo tribunal da inquisição e teve que se exilar pra não morrer. Um professor da universidade onde se doutorou, além de outros líderes oportunistas, interpretaram errado suas idéias e resolveram pegar em armas para matar os clérigos católicos. As autoridades então chacinaram os rebeldes. Morreram milhares, mas ele foi contra toda e qualquer forma de violência. Suas armas eram as palavras e a caneta.
Ele realmente escreveu um livro anti-semita chamado "Sobre judeus e suas mentiras". Este livro foi usado por alguns nazistas quando foram julgados em tribunais de guerra. Mas o desacordo de Lutero estava apenas no campo das idéias. Ele nunca recomendou que os matassem.

famado- Sol

flag:
E como explica os livros de historia?

flag:
Vc tem fontes que mostram que Lutero recomendou o assassinato de pessoas e especialmente de judeus?
Olha, pode até ser, visto que a idade média foi realmente um retrocesso social na Europa, mas acho difícil ser verdade.
Olha, pode até ser, visto que a idade média foi realmente um retrocesso social na Europa, mas acho difícil ser verdade.

famado- Sol

flag:
famado e Elder, encontrei alguns relatos sobre a perseguição de Lutero aos camponeses anabatistas feitas pelo escritor Stefan Zweig em seu livro "Os caminhos da Verdade", páginas 184 e 198:
"Lutero abraçava, sem restrições e definitivamente, a causa da autoridade contra o povo. O asno, dizia ele, precisa de pauladas; a plebe deve ser governada com a força... Iniciava-se já a perseguição aos livres pensadores e aos dissidentes, instaurava-se a ditadura do partidarismo... Arrancava-se a língua aos anabatistas, atenazavam-se com ferros candentes e condenavam-se a fogueira como hereges os pregadores, profanavam-se os templos, queimavam-se os livros e incendiavam-se as cidades."
"Lutero abraçava, sem restrições e definitivamente, a causa da autoridade contra o povo. O asno, dizia ele, precisa de pauladas; a plebe deve ser governada com a força... Iniciava-se já a perseguição aos livres pensadores e aos dissidentes, instaurava-se a ditadura do partidarismo... Arrancava-se a língua aos anabatistas, atenazavam-se com ferros candentes e condenavam-se a fogueira como hereges os pregadores, profanavam-se os templos, queimavam-se os livros e incendiavam-se as cidades."
Pois é, essas foram iniciativas tomadas por autoridades e lideranças que interpretavam suas palavras ao pé da letra. Tudo começou no seu exílio (quando fugia da inquisição e durante o qual traduziu a bíblia para o alemão). Como ele era dado como morto, simpatizantes insuflaram o povo escorchado pelos cobradores de impostos a se rebelar. Era o mesmo que, de certa forma, a inquisição fazia. Interpretação literal das palavras de Cristo. O literalismo leva a isso.
O mesmo fizeram os nazistas.
O mesmo fizeram os nazistas.

famado- Sol

flag:
Além do que, interessa aos inimigos da reforma, manchar a memória do herói reformador. Há relatos e relatos, livros e livros. Mas sua obra é indelével e inexoráveis foram os resultados. Esse fórum de cristãos evangélicos que o diga.

famado- Sol

flag:
Famado, em grandes revoluções sociais e em guerras a primeira a morrer é a verdade.
O que temos são variadas versões do ocorrido...
O que temos são variadas versões do ocorrido...

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal- Moderador Agnóstico

- Número de Mensagens: 2408
flag:
De fato.

famado- Sol

flag:
Famado ouve outros varões corajosos que tentaram reformar e pagaram isso com a vida, só um ex. João huss a quem muito admiro, Lutero não queria criar um nova denominação, mas continuar abraçado ao seu clero, tanto é que calvino fundamentou sua congregação antes dele, João huss profetizou a respeito de Lutero dizendo: "Vocês estão matando um pato, mas logo vira um ganso". em alemão Huss quer dizer pato, Lutero quer dizer ganso. os livros de historia é que dizem que Lutero disse quanto aos camponeses: O destino dos cães raivosos é a morte pela espada.
havia uma grande revolta e os nobres reclamaram: foi pra isso que apoiamos lutero? e lutero os apoiou.
"Os grandes personagens da historia" da editora Abril.
o que me deixa indignado é que estes camponeses passaram gerações sendo explorados e oprimidos ao extremo para serem chamados de cães raivosos, onda há opressão é eminente a revolta, lutero se revoltou contra mentiras que oprimiam o povo, mas estes camponeses tinham que continuar sendo oprimidos pelos interesseiros protetores de lutero, lutero então foi interesseira também. João huss e os outros nunca.
Lutero só nos serviu para o exito. quanto a seu caráter não me admira muito não.
Sou presbiteriano, mas sei que geneva era a roma protestante e lá se queimava pessoas também, e olha só: geneva era governada por calvino e ele participou da execução de varios, e não precisavam divergir muito da doutrina de calvino, mas em um único ponto como a trindade... E a historia se repete, muda-se o nome e faz-se a mesmas coisas... o que será que aprendemos com a reforma? lembra-se quando muitos foram queimados por bruxaria(falsamente)?... foram os puritanos que queimaram! isto me decepciona... mas Deus jamais!
havia uma grande revolta e os nobres reclamaram: foi pra isso que apoiamos lutero? e lutero os apoiou.
"Os grandes personagens da historia" da editora Abril.
o que me deixa indignado é que estes camponeses passaram gerações sendo explorados e oprimidos ao extremo para serem chamados de cães raivosos, onda há opressão é eminente a revolta, lutero se revoltou contra mentiras que oprimiam o povo, mas estes camponeses tinham que continuar sendo oprimidos pelos interesseiros protetores de lutero, lutero então foi interesseira também. João huss e os outros nunca.
Lutero só nos serviu para o exito. quanto a seu caráter não me admira muito não.
Sou presbiteriano, mas sei que geneva era a roma protestante e lá se queimava pessoas também, e olha só: geneva era governada por calvino e ele participou da execução de varios, e não precisavam divergir muito da doutrina de calvino, mas em um único ponto como a trindade... E a historia se repete, muda-se o nome e faz-se a mesmas coisas... o que será que aprendemos com a reforma? lembra-se quando muitos foram queimados por bruxaria(falsamente)?... foram os puritanos que queimaram! isto me decepciona... mas Deus jamais!

flag:
O filme "As Bruxas de Salem" mostra os puritanos assassinando pessoas tal como na inquisição. De fato, não foi prerrogativa unicamente da ICAR.
Não precisamos ir muito longe. O conflito protestantes x católicos na Irlanda do Norte é algo de 20 anos atrás. Era um matando o outro e vc não sabe quem tinha razão.
Não precisamos ir muito longe. O conflito protestantes x católicos na Irlanda do Norte é algo de 20 anos atrás. Era um matando o outro e vc não sabe quem tinha razão.

famado- Sol

flag:
Prebesteriano de Soteriologia calvinista?
Bem,não se podem negar os exageros cometidos pelos puritanos..mas como teólogos e expositores das Escrituras,nunca se levantaram semelhantes..Atrevo-me a dizer que foi o maior avivamento que já aconteceu neste mundo,bem diferente dos emocionalismos de hoje em dia em certos movimentos..
A teologia de hoje está a anos-luz da teologia puritana.Só foi pena,de fato,o radicalismo em que caiu.
Outro filme também sobre o tema é "Scarlett letter - A letra escarlate".Assisti no fim de semana
abençoado- Diamante Azul

flag:
Realmente o calvinismo anda em baixa Elder, mas acho que não é apenas nesse fórum e sim no Brasil inteiro (não saberia dizer em outros países).
"Fazemos muitas manobras no quartel,mas não saímos dele".Esta frase disse um administrador de um fórum reformado bastante conhecido e já citado aqui neste fórum - o monergismo.
E de fato ele tem razão..o calvinismo tem teólogos brilhantes,não encontra par a intrepretar a Bíblia,não é "teologia fast food"como vemos hoje em dia..mas falta divulgação..E o cristianismo tem precisado (e muito)da riqueza da doutrina da reforma protestante.
Pois bem,então,como cristão reformado apelo a todos os reformados/calvinistas do fórum que deiam a cara...não há nada como um bom velho debate calvinistas-arminianos

abençoado- Diamante Azul

flag:
Este tópico é comemorativo da reforma. Calvinismo x arminianismo é off topic!

famado- Sol

flag:
Este tópico é comemorativo da reforma. Calvinismo x arminianismo é off topic!
Podemos abrir um tópico.
abençoado- Diamante Azul

flag:
um dos grandes crimes de calvino foi ter mandado queimar seu amigo, o medico mistico Servet...

nandokiss- Esmeralda

- Número de Mensagens: 969
flag:
abençoado escreveu:Este tópico é comemorativo da reforma. Calvinismo x arminianismo é off topic!
Podemos abrir um tópico.
acabei de ver este fórum(monergismo)! valeu!
concordo!
E podemos começar por aqui!
Pra começar quais congregações utiliza os cinco solas?...
abençoado tem razão a teologia fast food infelizmente é a teologia utilizada hoje, mas calvino interpretava as escrituras como um jurista nato dos direitos de nossa Fé.
Pode ver famado, os cinco solas é pura jurisprudência, Um modo juridico de ver as escrituras, e funciona, pois ninguém utiliza filosofia para libertar um prisioneiro ou um escravo do mundo, mas leis e direitos.
E a bíblia é de fato um texto jurídico, pois usam este texto para fazer valer os argumentos e direitos da Fé, a bíblia é constituição una absoluta.
Nela confirmamos o que cremos e sabemos.
Então famado quais são as congregações dos cinco solas? ou você é destes que só come em fast food?

flag:
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Tópicos similares» Cinco milhões de portugueses vivem no estrangeiro, o que equivale a metade da população de Portugal
» Cinco Maneiras de Afastar seu Filho da Igreja
» múltiplos de cinco !!
» Probabilidade - (cinco amigos)
» A Família entre Cinco Revoluções
» Cinco Maneiras de Afastar seu Filho da Igreja
» múltiplos de cinco !!
» Probabilidade - (cinco amigos)
» A Família entre Cinco Revoluções
Página 1 de 3
Permissão deste fórum: