.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
52 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 51 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Comprovando Deus Pela Lógica:

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Comprovando Deus Pela Lógica:

Mensagem por Cal em Sab 13 Nov 2010, 6:25 pm

Well escreveu:
1- Você acha, Cal? Eu não penso assim.
2- Mas já que está fazendo questão de datas, veja a profecia das 70 semanas.
3- Sim, em se tratando de escatologia todos concordam em discordar, com raras exceções.
4- "Nada se ganha com uma mera resposta a objeções, enquanto persistir o preconceito original, de que ‘não pode haver profecia sobrenatural’." De modo que o preconceito os cega. Mas esta é a escolha — e a perda — deles.
1- Quando a alegação é sobre uma suposta capacidade do profeta de prever eventos futuros por revelação divina é extremamente importante, eu descreveria até como fator determinante, o fato dos relatos em sua maioria serem omissos nesse aspecto depõe irremediavelmente contra a alegação.

2- Esse é um excelente exemplo, veja os adventistas, usaram dessa profecia para preverem o retorno de Jesus em 1844, anunciaram isso aos quatro ventos, quando a realidade contrariou as crenças qual foi a atitude? Descartaram a alegação como falha? Não. Ao invés disso ¨¨reinterpretaram o texto¨¨, com critérios e atitudes tão permissivas e protecionistas você valida qualquer coisa, só não espere que todas as outras pessoas ajam dessa forma.

3- E isso não seria mais um dado contra a alegação? Se nem seus próprios defensores apaixonados conseguem lhe dar um sentido e claramente atribuir os supostos eventos ao qual a profecia se refere como você espera alguma credibilidade externa e isenta?

4- Não faço objeções as alegações proféticas com base em preconceitos, e sim com base em aspectos racionais, que são respectivamente:

a) Datação: Alegar que algo vai ocorrer no futuro sem datar e além disso fatos terminais (morte, fim, queda, destruição, falência) é fácil, qualquer um faz isso, eu poderia afirmar por exemplo que a cidade de Mogi-Mirim será destruida, se eu não disser quando isso vai ocorrer eu acertarei, não importa quanto tempo tenha que se esperar, 50, 500 ou 5000 anos, um desastre natural, uma guerra, uma revolução... ou o que seja, de um jeito ou de outro a cidade cessará pois nada é eterno, muito menos impérios antigos que viviam em guerra.

b) Relevância: Prever que uma pessoa famosa vai morrer esse ano é fácil, astrólogos fazem isso o tempo todo, prever que impérios em guerra cairão também, a única profecia bíblica que tem como escopo um evento inédito e portanto relevante quando consideramos alegações extraordinárias é o da volta de Jesus que está na categoria de ¨¨profecias que ainda não se cumpriram¨¨ que sejamos sinceros não vale como argumento para defender a veracidade delas, correto?

c) Símbolos: A profecia fala de um dragão, aí vem um apologista cristão e fala que a profecia se refere a ¨¨fulano¨¨ ou ao país ¨¨tal¨¨ e que os outros eventos logo ocorrerão, a partir daí passam-se os anos os outros eventos não ocorrem e todos os que endossaram a pregação fingem que não tiveram nada a ver com isso, só para depois aparecer outro apologista e apontar outro ¨¨fulano¨¨ sem é claro fazer nenhuma menção ao fragoroso e humilhante fracasso de seu antecessor e repetir todo o processo, ora se basta reinterpretar os símbolos conforme os eventos ocorrem e principalmente com base nas subjetivas perspectivas pessoais de seus autores não é de se admirar que nunca cheguem a um consenso, repito que esse critério de profecias por símbolos a serem interpretados é muito frágil logicamente.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
flag : Brasil

Mensagem por Well em Sab 13 Nov 2010, 7:20 pm

Cal,
1 - A maioria das profecias, que eu me lembre, não fixam datas e todas cumpriram-se. 28% da Bíblia é profecia. Não me peça para mostrar todas, por favor. Dei-te alguns exemplos (Salmos, Isaías e Mateus), se não foram contundentes para você, vamos falar neles novamente pontuando o que você julgou como um fraco argumento, caso queira;

2 - É verdade, mas não devemos pensar que por causa de uma parte errada julguemos o todo como errado também;

3 - Eu espero uma credibilidade a partir do momento que as interpretações se transformem em fatos;

4 - a) Ok. Qual dos exemplos que citei foram tão genéricos assim?

b) Em Daniel 2, o autor fala de impérios que surgiriam e que cairiam e no decorrer do livro ele nomeia três dos quatro impérios antes deles entrarem no cenário mundial. Vide o tópico, caso vc questione a datação do livro;

c) É verdade. Quem tem boca fala o que quer. Temos que ver os fatos.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Cal em Sab 13 Nov 2010, 8:00 pm

1- Cumpriram-se ou ainda irão cumprir? Vendo o tópico sobre Tessalonicenses ll no espaço de escatologia parece que ainda não chegaram em um acordo, a falta de datas depõe contra a credibilidade desse cumprimento, talvez eu deva citar Nostradamus, seus defensores usam de simbologia sem datação também, justamente o fato das profecias desse sujeito não serem levadas a sério pela maioria das pessoas.

2- Se o todo seguir o mesmo critério permissivo ele acaba cometendo o mesmo erro.

3- Muito mais do que isso, para as profecias serem levadas a sério seus defensores devem ANTECIPAR os eventos e descreve-los antes de ocorrerem, e não reinterpretar símbolos encaixando nos eventos depois que eles ocorrem.

4- a) Os exemplos que você citou que se cumpriram nos relatos dos evangelhos não foram genéricos, mas você precisa de comprovação extra-bíblica, como já foi dito, algo não pode ser evidência de si mesmo.

b) Por favor, esclareça a parte ¨¨Entrarem no cenário mundial¨¨, o que exatamente você está afirmando com isso?

c) O fato dos apologistas não aprenderem com os erros de seus antepassados é mais um fator contra a credibilidade, tanto deles quanto dos textos que defendem de forma tão controversa.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Well em Dom 14 Nov 2010, 12:54 pm

Cal,
1 - Você tem razão. Algumas se cumpriram e outras ainda não;
2 - se seguir, cometerá o mesmo erro;
3 - Em Daniel 2 ocorreu a antecipação;
4 -
a) A comprovação extrabíblica de Mat. 24.14 está aí o tempo todo. É só analisar quando Jesus deu a ordem, quando essa ordem foi escrita, como era o ambiente político desfavorável a Jesus e seus seguidores, a total inexistência da tecnologia nas comunicações, ou seja, tudo era contra, mas Jesus deu a ordem e a ordem está aí, cumprindo-se fielmente, faltando apenas a última parte: o fim dessa Era e o começo da nova Era;

b) À época do sonho de Nabucodonosor só existia, é óbvio, o seu império (Babilônia). Daniel disse que existe um Deus no céu que revela o futuro. Daniel, então, no decorrer do livro vaticinou os impérios que sucederiam ao de Babilônia: Medo-Pérsia e Grécia e chamou ao quarto império de "o animal com fortes dentes de ferro". Contestações a respeito da datação do livro, favor postar nos tópicos afins que já foram citados por mim; e

c) Os erros humanos nunca foram impedimentos para os desígnios de Deus.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:09 pm

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares