.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
47 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 46 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Comprovando Deus Pela Lógica:

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comprovando Deus Pela Lógica:

Mensagem por silvamelo em Sex 29 Out 2010, 2:11 pm

Embora haja muitas provas de que Deus existe, muitos insistem em ignorá-las, por não poderem reproduzi-las em laboratório, como se Deus, como a pessoa que é, estivesse interessado em fornecer essas provas. Portanto, para os que buscam provas, elas sempre vão faltar...

Mas, se Deus não se mostra através de provas, poderíamos comprovar a sua existência por outros meios? Certamente que sim! A lógica é um meio eficaz para se chegar a esse fim.

Atenção, ateus: vocês não estão participando desse fórum à toa. Todos vocês estão sendo chamados por Deus. Deus ama os ateus e quer ajuntar para si também os homens de pequena fé, que tenham em seus corações um solo fértil para receber esta semente.

Então, vamos lançar mão dos dados que dispomos para ver a que conclusão chegamos:

O universo só existe porque existem nele seres vivos para constatar essa existência. Os seres vivos são a extremidade final do processo de surgimento do universo. Se o universo chama a vida a existência para que possa se fazer conhecido, isto significa que o propósito do seu surgimento é a vida.

Mas se o universo é comprovadamente aleatório e sem uma vida própria e consciente, logo não pode ter sido ele o propositor da vida, mas alguém por trás desse processo, a dar o destino em todas as etapas.

Se a aleatoriedade do universo não estivesse submissa ao seu destino ele jamais teria existido. Mas se ele foi destinado ao improvável, que é existir, então essa é a comprovação de uma Mente por trás do seu surgimento.

Meu irmão é PhD em física quântica. Como um bom cético, certa vez ele me perguntou como eu poderia provar que Deus existe. Então eu disse a ele:

"Olhe para nós, seres pensantes. Como poderíamos ser resultado do caos? Se nós pensamos, o que quer que tenha nos produzido, tem de ter uma capacidade intelectual indisivelmente superior".

Naquele dia eu calei o meu irmão e o coloquei a pensar...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417
flag : Brasil

Re: Comprovando Deus Pela Lógica:

Mensagem por defelsamu em Sex 29 Out 2010, 2:31 pm

silvamelo escreveu:Embora haja muitas provas de que Deus existe, muitos insistem em ignorá-las, por não poderem reproduzi-las em laboratório, como se Deus, como a pessoa que é, estivesse interessado em fornecer essas provas. Portanto, para os que buscam provas, elas sempre vão faltar...
Embora haja muitas provas de que extra terretre existem, muitos insistem em ignorá-las, por não poderem reproduzi-las em laboratório, como se extra terrestres, como a pessoa que é, estivesse interessado em fornecer essas provas. Portanto, para os que buscam provas, elas sempre vão faltar...

silvamelo escreveu:
Mas, se deus não se mostra através de provas, poderíamos comprovar a sua existência por outros meios? Certamente que sim! A lógica é um meio eficaz para se chegar a esse fim.
Mas, se extra terrestre não se mostra através de provas, poderíamos comprovar a sua existência por outros meios? Certamente que sim! A lógica é um meio eficaz para se chegar a esse fim.

silvamelo escreveu:
Atenção, ateus: vocês não estão participando desse fórum à toa. Todos vocês estão sendo chamados por deus. Deus ama os ateus e quer ajuntar para si também os homens de pequena fé, que tenham em seus corações um solo fértil para receber esta semente.
Atenção, cristãos: vocês não estão participando desse fórum à toa. Todos vocês estão sendo chamados por extra-terrestres. ET'S amam os cristãos e quer ajuntar para si também os homens de pequena fé, que tenham em seus corações um solo fértil para receber esta semente.

silvamelo escreveu:
Então, vamos lançar mão dos dados que dispomos para ver a que conclusão chegamos:
O universo só existe porque existem nele seres vivos para constatar essa existência. Os seres vivos são a extremidade final do processo de surgimento do universo. Se o universo chama a vida a existência para que possa se fazer conhecido, isto significa que o propósito do seu surgimento é a vida.
Errado. São os seres humanos que se adaptam a terra, e não a terra se adaptando aos seres vivos. Isto comprova que a terra não foi feita para sustentar os seres vivos. Os seres avivos apenas descobriram uma forma de sobreviver, sendo que a natureza pouco se importa com nossa existência. Se amanhã ou depois um meteoro vier de encontro a terra, pouco vai importar a sua crença em qualquer deus. Vai todo mundo se lascar.

silvamelo escreveu:
Mas se o universo é comprovadamente aleatório e sem uma vida própria e consciente, logo não pode ter sido ele o propositor da vida, mas alguém por trás desse processo, a dar o destino em todas as etapas.

Se a aleatoriedade do universo não estivesse submissa ao seu destino ele jamais teria existido. Mas se ele foi destinado ao improvável, que é existir, então essa é a comprovação de uma Mente por trás do seu surgimento.
Que viajada...

silvamelo escreveu:
Meu irmão é PhD em física quântica. Como um bom cético, certa vez ele me perguntou como eu poderia provar que Deus existe. Então eu disse a ele:
Meu irmão é PhD em física quântica. Como um bom cético, certa vez ele me perguntou como eu poderia provar que ET'S existe. Então eu disse a ele:

silvamelo escreveu:
"Olhe para nós, seres pensantes. Como poderíamos ser resultado do caos? Se nós pensamos, o que quer que tenha nos produzido, tem de ter uma capacidade intelectual indisivelmente superior".
Exatamente. Mesmo com vários erros de engenharia tende ter alguém por trás disso. Também não faz sentido deixar o assunto somente na esfera da nossa existência terra. De fato, alguém deu origem ao ser intelecutal que nos criou. Na realidade uma coisa fica para depois. Pode o perfeito (deus) criar o imperfeito (homem) ?

silvamelo escreveu:
Naquele dia eu provei que ET'S existem, e meu irmão que não estuda física coisa nenhum ficou calado.

Como podemos ver, qualquer algumento para defender a idéia da existência de algum deus, pode ser utilizado para defender a idéia de qualquer outro ser imaginário.
É uma pena que nenhum deus resista a um raciocinio inteligente.

O MAIOR PRAZER DE UM ATEU INTELIGENTE É BANCAR O IDIOTA, DIANTE DE UM CRISTÃO IDIOTA QUE BANCA O INTELIGENTE.

defelsamu
Safira
Safira

Número de Mensagens : 110

Mensagem por silvamelo em Sex 29 Out 2010, 2:38 pm

defelsamu escreveu:
silvamelo escreveu:Embora haja muitas provas de que Deus existe, muitos insistem em ignorá-las, por não poderem reproduzi-las em laboratório, como se Deus, como a pessoa que é, estivesse interessado em fornecer essas provas. Portanto, para os que buscam provas, elas sempre vão faltar...
Embora haja muitas provas de que extra terretre existem, muitos insistem em ignorá-las, por não poderem reproduzi-las em laboratório, como se extra terrestres, como a pessoa que é, estivesse interessado em fornecer essas provas. Portanto, para os que buscam provas, elas sempre vão faltar...

silvamelo escreveu:
Mas, se deus não se mostra através de provas, poderíamos comprovar a sua existência por outros meios? Certamente que sim! A lógica é um meio eficaz para se chegar a esse fim.
Mas, se extra terrestre não se mostra através de provas, poderíamos comprovar a sua existência por outros meios? Certamente que sim! A lógica é um meio eficaz para se chegar a esse fim.

silvamelo escreveu:
Atenção, ateus: vocês não estão participando desse fórum à toa. Todos vocês estão sendo chamados por deus. Deus ama os ateus e quer ajuntar para si também os homens de pequena fé, que tenham em seus corações um solo fértil para receber esta semente.
Atenção, cristãos: vocês não estão participando desse fórum à toa. Todos vocês estão sendo chamados por extra-terrestres. ET'S amam os cristãos e quer ajuntar para si também os homens de pequena fé, que tenham em seus corações um solo fértil para receber esta semente.

silvamelo escreveu:
Errado. São os seres humanos que se adaptam a terra, e não a terra se adaptando aos seres vivos. Isto comprova que a terra não foi feita para sustentar os seres vivos. Os seres avivos apenas descobriram uma forma de sobreviver, sendo que a natureza pouco se importa com nossa existência. Se amanhã ou depois um meteoro vier de encontro a terra, pouco vai importar a sua crença em qualquer deus. Vai todo mundo se lascar.

silvamelo escreveu:

Que viajada...

silvamelo escreveu:
Meu irmão é PhD em física quântica. Como um bom cético, certa vez ele me perguntou como eu poderia provar que ET'S existe. Então eu disse a ele:

silvamelo escreveu:
Exatamente. Mesmo com vários erros de engenharia tende ter alguém por trás disso. Também não faz sentido deixar o assunto somente na esfera da nossa existência terra. De fato, alguém deu origem ao ser intelecutal que nos criou. Na realidade uma coisa fica para depois. Pode o perfeito (deus) criar o imperfeito (homem) ?

silvamelo escreveu:
Naquele dia eu provei que ET'S existem, e meu irmão que não estuda física coisa nenhum ficou calado.

Como podemos ver, qualquer algumento para defender a idéia da existência de algum deus, pode ser utilizado para defender a idéia de qualquer outro ser imaginário.
É uma pena que nenhum deus resista a um raciocinio inteligente.
Você não leu com atenção o que eu postei, pelo nível da resposta superficial. Se desfaça dessa armadura e comente cada ponto com seriedade e honestidade...

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por defelsamu em Sex 29 Out 2010, 3:01 pm

silvamelo escreveu:
Você não leu com atenção o que eu postei, pelo nível da resposta superficial. Se desfaça dessa armadura e comente cada ponto com seriedade e honestidade...
Como não ? Tive a boa vontade de reponder tópico por tópico.
Enquanto você quiz demonstrar que deve existir um ser superior, eu quis demonstrar que este ser superior, se existe, fica indefinido, podendo com isso, ser qualquer ser imaginário. Apenas demonstro que não existe deus exclusivo. Todo e qualquer argumento pode ser aplicado a qualquer ser imaginário.

Através da lógica, "também provamos" que pode existir: Jeová, Odhim, Thor, Zeus, Hércules, ET'S. Qual deles nos fez ? Não sei. Só sei que pela lógica que você apresentou, eu posso aplicar e "provar" a existência de qualquer um destes que citei.

Isto posto, esta "prova lógica que deus existe" já deixou de ser um argumento válido.

Última edição por defelsamu em Sex 29 Out 2010, 3:11 pm, editado 1 vez(es)

O MAIOR PRAZER DE UM ATEU INTELIGENTE É BANCAR O IDIOTA, DIANTE DE UM CRISTÃO IDIOTA QUE BANCA O INTELIGENTE.

defelsamu
Safira
Safira

Mensagem por nandokiss em Sex 29 Out 2010, 3:04 pm

a vida é resultado de um acidente.
na terra em especial, o Carbono, o Hidrogênio, o Oxigênio, o Nitrogênio, o Enxofre e o Fósforo, denominados coletivamente "elementos biogênicos" combinados acabou dando origem a um ser unicelular, uma bacteria nos seus principios.

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por silvamelo em Sex 29 Out 2010, 3:12 pm

defelsamu escreveu:
silvamelo escreveu:
Como não ? Tive a boa vontade de reponder tópico por tópico.
Enquanto você quiz demonstrar que deve existir um ser superior, eu quis demonstrar que este ser superior, se existe, fica indefinido, podendo com isso, ser qualquer ser imaginário. Apenas demonstro que não existe deus exclusivo. Todo e qualquer argumento pode ser aplicado a qualquer ser imaginário.
Não estou colocando em questão que tipo de "ser imaginário" está por trás da criação. Estou demonstrando pela lógica a existência de uma Mente Criadora. Você está tentando desviar o cerne do tópico com uma falácia que não refuta nada. Um ET seria outro ser vivo, resultado dessa finalidade universal, portanto está demonstrada a falácia. Vamos lá! Você pode! Refute com seriedade e honestidade!

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Sex 29 Out 2010, 3:20 pm

[modo ateu de pensar]
Eu não creio, nunca crerei e não adianta nenhum argumento. Mesmo que provem eu não crerei;
Sou um menino de mente incipiente e quero saber quem fez Deus;
Sou um geek CDF;
Sou discípulo do Dawkins;
Leia “O relojoeiro cego”;
Leia “Deus, um delírio”;
Os cristãos são ingênuos, ignorantes ou praticam desonestidade intelectual;
A TE é um fato;
Eu era crente mas me desconverti;
A bíblia foi alterada e é apenas o livro sagrado de um povo da idade do bronze;
O mostro espaguete voador, o unicórnio rosa, o papai Noel, o coelhinho da páscoa e o saci-pererê têm a mesma probabilidade de existir que Deus e blá-blá-blá.

[/modo ateu de pensar]

Aff... quem é que agüenta mais isso?

Última edição por famado em Sex 29 Out 2010, 3:21 pm, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por silvamelo em Sex 29 Out 2010, 3:20 pm

nandokiss escreveu:a vida é resultado de um acidente.
na terra em especial, o Carbono, o Hidrogênio, o Oxigênio, o Nitrogênio, o Enxofre e o Fósforo, denominados coletivamente "elementos biogênicos" combinados acabou dando origem a um ser unicelular, uma bacteria nos seus principios.
Acidente? A vida não surgiu antes dos meios necessários a sua viabilidade. Ela é o fim que justifica os meios. Se esse "acidente" não fosse proposital em proporcionar os tais "elementos biogênicos", o universo jamais poderia ser chamado a existência.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por defelsamu em Sex 29 Out 2010, 3:25 pm

silvamelo escreveu:
Não estou colocando em questão que tipo de "ser imaginário" está por trás da criação. Estou demonstrando pela lógica a existência de uma Mente Criadora. Você está tentando desviar o cerne do tópico com uma falácia que não refuta nada. Um ET seria outro ser vivo, resultado dessa finalidade universal, portanto está demonstrada a falácia. Vamos lá! Você pode! Refute com seriedade e honestidade!

Como não ? Você não colocou no tópico "comprovando deus pela lógica" ? Foi você que colocou. Você que está definindo quem é esta "mente criadora".

Eu por minha vez uso suas próprias palavras e comprovo qualquer outro ser imaginário que possa ser o dententor desta "mente criadora".

defelsamu
Safira
Safira

Mensagem por defelsamu em Sex 29 Out 2010, 3:29 pm

famado escreveu:[modo ateu de pensar]
Sou um geek CDF;
Leia “Deus, um delírio”;
A TE é um fato;
O mostro espaguete voador, o unicórnio rosa, o papai Noel, o coelhinho da páscoa e o saci-pererê têm a mesma probabilidade de existir que Deus e blá-blá-blá.

[/modo ateu de pensar]

Você está chegando lá amigo. Mais um pouquinho de pesquisa séria que você se liberta. Vamos... eu estou aqui para ajudar, e tem mais.. eu existo e sou real.. não sou ilusão da sua crença ou de sua fé. aleluia! aleluia!

Você só se enganou feio sobre papai noel, coelhinho da páscoa etc. Não é assim. Na realidade, as fábulas da bíblia são tão "verdadeiras" como estas fábulas infantis. Não confunda. Começe sua carreira de forma correta.

defelsamu
Safira
Safira

Mensagem por dedo-duro em Sex 29 Out 2010, 5:32 pm

famado escreveu:[modo ateu de pensar]
Eu não creio, nunca crerei e não adianta nenhum argumento. Mesmo que provem eu não crerei;
Sou um geek CDF;
Leia “Deus, um delírio”;
A TE é um fato;

[/modo ateu de pensar]

Já pensei assim. Hoje estou liberto e sei que vou para o céu com Jesus, sem precisar de nenhuma prova disso.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Cal em Sex 29 Out 2010, 5:42 pm

silvamelo escreveu:1- Embora haja muitas provas de que Deus existe, muitos insistem em ignorá-las, por não poderem reproduzi-las em laboratório, como se Deus, como a pessoa que é, estivesse interessado em fornecer essas provas. Portanto, para os que buscam provas, elas sempre vão faltar...
2- Então, vamos lançar mão dos dados que dispomos para ver a que conclusão chegamos:
3- O universo só existe porque existem nele seres vivos para constatar essa existência. Os seres vivos são a extremidade final do processo de surgimento do universo. Se o universo chama a vida a existência para que possa se fazer conhecido, isto significa que o propósito do seu surgimento é a vida.
4- Mas se o universo é comprovadamente aleatório e sem uma vida própria e consciente, logo não pode ter sido ele o propositor da vida, mas alguém por trás desse processo, a dar o destino em todas as etapas.
5- Se a aleatoriedade do universo não estivesse submissa ao seu destino ele jamais teria existido. Mas se ele foi destinado ao improvável, que é existir, então essa é a comprovação de uma Mente por trás do seu surgimento.
6- Meu irmão é PhD em física quântica...
1- Se deus estivesse tão interessado que nós acreditassemos nele como vocês dizem ele não sonegaria tais provas uma vez que seria absurdamente fácil para ele fazer isso.

2- Ok, vamos lá...

3- Errado, os elementos existentes no universo não dependem de um observador, se nunca houvesse surgido a vida o universo existiria mesmo assim, para provar isso basta comparar os pontos do universo sem vida com aqueles com a vida, a vida é tão rara e isso não impediu a existência de trilhões de astros conhecidos ou não, essa idéia de que o universo ¨¨dependa¨¨ de alguma forma de nós ou que nossas considerações sobre eles são relevantes a sua existência é de um antropocentrismo megalomaniaco.

4- Refutada a premissa do item 3 essa frase perdeu o sentido.

5- Essa visão animista do universo cai por terra diante do avanço do conhecimento humano que demonstra cada vez mais a impessoalidade das leis que o regem.

6- Essa foi uma falácia de apelo a autoridade as avessas, é muito ruim discutir essa questão em termos pessoais.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por silvamelo em Sex 29 Out 2010, 5:50 pm

Como não ? Você não colocou no tópico "comprovando deus pela lógica" ? Foi você que colocou. Você que está definindo quem é esta "mente criadora".
Esse Deus a que eu me refiro poderia ser até mesmo o "espaguete voador", desde que se apresentasse argumentos válidos em favor da sua existência em um tópico específico. Aqui nesse tópico nós estamos tratando da comprovação lógica da existência de Deus (es), seja (m), Ele (s), quem for (em)...

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por coldsnip em Sab 30 Out 2010, 3:56 am

Modo crente [ON]
Deus existe!
Cada um de nós é especial!
O universo foi feito para nós seres humanos, esse é o principal propósito da existência do universo.
A vida, a natureza, o universo são coisas muito complexas, isso prova que houve um projetista!
Modo crente [OFF]

você é muito especial...

o fenômeno que você chama de vida, nada mais é que uma série de reações químicas, não tem nada de sobrenatural nelas,

você é composto por mais de 70% de água,

a cada ano você "troca" 98% dos átomos que compõem seu corpo,

os aminoácidos complexos que formam material genético, foram "produzidos" de maneira bastante simples pelo experimento Urey-Miller nos anos 50,

DNA em termos práticos é "informação", você é metade de informação do seu pai e da sua mãe "fundidas".
você é 50% seu pai,
25% seu avô paterno,
12,5% seu bisavô materno,
6,25% seu tataravô paterno...
há 6 gerações atrás, a "informação" que lhe constitui estava distribuida em 16 indivíduos, você "virtualmente" existia dividido em 16 partes :risadinha:

você só existe hoje como um Humano porque várias séries de eventos de extinção em massa, possibilitaram que seus ancestrais prosperassem, se não fosse o evento KT por exemplo, talvez os velociraptors estariam aqui hoje discutindo a existência ou não do Deus-dinossauro deles :risadinha:

coisas complexas não surgem do acaso, :p um floco de neve que o diga eba

o universo existe há uns 13 bilhões de anos, a terra há 4 bilhões, o homem há 400 mil anos e mesmo assim tudo isso existe em função dele :p

o sol, os planetas, a terra só existem porque uma outra estrela explodiu numa super-nova, se essa estrela fosse maior ou menor, os acontecimentos teriam tomado outros rumos, se a estrela fosse grande demais e tivesse colapsado, talvez hoje aqui seria um buraco negro, se não houvesse essa única estrela não estariamos aqui tendo essa conversa.

se os estudos sobre a teoria das supercordas provarem a existência dos "muitos mundos"
ai o universo passa a se "dividir" diante de cada probabilidade quântica...

ao passo que você escolheu ser cristão, no momento dessa escolha o universo se "divíde" pra comportar todas as outras escolhas possíveis, inclusive ser ateu, então em outro universo você categoricamente seria ateu pra compórtar essa probabilidade quântica :risadinha:

na verdade comportar tantas coisas num cérebro animal evoluido pra desempenhar funções bem mais simples é uma tarefa nada fácil
digamos que ele não foi feito pra "pensar" tanto,
é por isso que explicações simples acerca dessas grandes questões fazem mais sucesso, e são mais facilmente aceitas, quer algo mais fácil que um universo feito em 7 dias?

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por lucas oliveira em Sab 30 Out 2010, 5:59 pm

Puxa...

Deus realmente é inteligente.
Colocou as condições para que acontecesse tudo o que o Coldsnip disse acima em uma única explosão.

Realmente, como Ele sabia que devemos ter 70% de água para sobrevivermos?

É admirável. leluia

lucas oliveira
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por Cal em Sab 30 Out 2010, 6:18 pm

Lucas, para justificar a alegação da explosão temos evidências do afastamento contínuo das galáxias e de seu crescente resfriamento o que indica que em um determinado momento o universo era extremamente denso e de baixissima entropia.

Que evidências vocês tem para sustentar a alegação de deus?

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por lucas oliveira em Sab 30 Out 2010, 6:31 pm

Cal escreveu:Lucas, para justificar a alegação da explosão temos evidências do afastamento contínuo das galáxias e de seu crescente resfriamento o que indica que em um determinado momento o universo era extremamente denso e de baixissima entropia.

Que evidências vocês tem para sustentar a alegação de deus?

Sim, eu sei que o big-bang aconteceu, não precisa falar de afastamento, resfriamento, etc.

E como eu falei antes, o universo partiu de um ponto ZERO, não tinha nada (nem esse zero, hehe). Então teve alguma coisa!

Como eu to sem tempo agora e ja vou desligar o PC, portanto não pretendo repetir um monte de argumentos, deixo aqui alguns links de posts meus:

link 1
link 2
link 3
link 4

Pra completar, deixo aqui um vídeo onde um ateu tenta refutar alguns desses argumentos(dos links acima):

lucas oliveira
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por Cal em Sab 30 Out 2010, 7:17 pm

Sobre o link 1 você disse:

¨¨Em poucas palavras, se não há nada fora do universo material, então não existe nada que possa causar mudança no universo. Entretanto, este está sofrendo mudança. Portanto, tem de haver algo além de mera matéria, além do universo material, que é a soma total de toda matéria, do espaço e do tempo. Essas três grandezas dependem uma das outras. Portanto, tal ser externo está “fora da matéria, do espaço e do tempo”. Ele não sofre mudança. Ele é a Fonte imutável da mudança. Ele é Deus.¨¨

Esse é o argumento da regressão infinita, aonde ele falha?

Ele falha ao arbitrariamente introduzir um conceito não observável (deus) como agente não ponderável e condicionado as premissas básicas.

Você não conclui para depois ver a validade das alegações, primeiro você deve fazer as alegações e SE forem válidas você conclui.

Alegação: A existência de um ser não mensurável, observável, comprovável ou passivel de análise por quaisquer métodos que forem, a alegação de tal ser extraordinário se sustenta em alguma base empirica? NÃO.

Ele então serviria de conclusão a algo sem resposta visto que tal conceito demanda respostas a si mesmo? NÃO.

Todas as perguntas que se faz na regressão infinita ao universo DEVEM ser feitas ao conceito alegado (no caso deus) e se ficarem sem respostas trata-se de uma artificialidade conceitual e arbitrariedade lógica, desqualificando assim a pretensa conclusão.

Ainda no link 1 você disse:

¨¨Podemos investigar a Causa usando a razão, mas há muito mais que Deus revelou sobre si, pois somente Ele seria capaz de se auto-descrever e revelar-se corretamente para nós. Somente uma pessoa é capaz de auto-descrever-se corretamente, pois ninguém a conhece melhor que ela mesma. Por isso, para um conhecimento do Criador, fora exigida uma revelação, uma descrição pessoal; uma versão, um testemunho do próprio.¨¨

Aqui cabe uma pergunta nevrálgica: Se deus faz tanta questão de que as pessoas acreditem nele porque sonegar evidências tão primárias de sua existência (como comunicar-se com todos nós as claras) e ao invés disso se revelar em situações tão dúbias e contraditórias como as alegadas pelas várias religiões e seitas?

Continuarei com os outros links depois...

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Sab 30 Out 2010, 7:45 pm

É engraçado como os materialistas acham que o fato de haver explicação científica sobre uma série de coisas inviabiliza a existência do sobrenatural.

"...vc é 50% do pai e 50% da mãe, 70% de água ... vc estava dividido em 16 indivídous e pererê pão duro..." E daí?

E daí que os pensamentos, emoções e tudo que se passa no cérebro são impulsos elétricos? Algum cristão por acaso acha que seria por mágica? Tá na cara que há explicação científica para todos os fenômenos naturais. Quem acha que não?

Fala sério... Esses caras teimam em achar que crer em Deus é ignorância.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Sab 30 Out 2010, 7:48 pm

Não disse isso Famado, crer em deus como opção de fé é uma opção de cada um...

No entanto esse tópico é chamado COMPROVANDO DEUS PELA LÓGICA, portanto estou usando argumentos lógicos para mostrar aonde tais alegações são falhas.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Sab 30 Out 2010, 7:54 pm

Não me referia a vc, mas ao Coldsnip.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Dom 31 Out 2010, 11:06 am

Certamente quem vai comprovar Deus pela lógica, ou negar, é a ciência e o tempo.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Cal em Dom 31 Out 2010, 12:41 pm

Concordo com você Khwey.

Continuando, Lucas no link 2 você diz:

¨¨Entretanto, se esses graus de perfeição estão relacionados ao ato de existir e se esse ato é causado em criaturas finitas, então é necessário que exista um Ser melhor, uma fonte e um padrão verdadeiros de toda a perfeição que reconhecemos. Este Ser absolutamente perfeito — a “Existência de todos os seres”, a “Perfeição de todas as perfeições” — é Deus.¨¨

Esse é um erro de complexibilidade, ao invés de admitir que é mais lógico o surgimento de seres simples que vão ficando mais complexos ao longo do tempo culminando em seres racionais com a capacidade de atribuir valores (subjetivos ou não) você estabelece que logo no inicio deva ter um ser absolutamente completo e perfeito para que tudo faça sentido, com base naquilo que podemos observar o simples vem antes do complexo e não o inverso.
Não vou entrar em uma discussão semântica e filosófica a respeito do conceito de perfeição visto que isso fugiria muito do tema, mas fique avisado, ¨¨perfeição¨¨ é uma abstração humana tão verificável e concreta quanto ¨¨espirito¨¨ ou ¨¨sobrenatural¨¨, se quiser mesmo defender a idéia de deus em termos lógicos você precisa usar termos mais concretos e verificaveis.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Cal em Dom 31 Out 2010, 12:55 pm

Lucas, ainda sobre o link 2:

Você fala do universo mas foca sua visão apenas no planeta Terra, o nosso planeta é ínfimo em escalas universais, com base em seu texto parece que todo o universo gira ao nosso redor.

Grande parte de seu argumento se baseia em nossos anseios ou necessidades, essa perspectiva é muito inadequada para se analisar questões universais, pois enquanto existe alguns fatores que possam ser caracterizados como uma espécie de ordem aqui no nosso sistema você ignora o ¨¨resto¨¨ do universo esmo e caótico, isso é viés positivo.

Questões morais não entram nessa discussão a menos que você ache que astros inanimados e galáxias imensas dependem de alguma forma de conceitos pessoais.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por silvamelo em Seg 01 Nov 2010, 2:49 am

Cal escreveu:
Se deus estivesse tão interessado que nós acreditassemos nele como vocês dizem ele não sonegaria tais provas uma vez que seria absurdamente fácil para ele fazer isso.
Deus se agrada apenas dos que se achegam a Ele pela fé, e os que resistem à fé deixam Ele desapontado. Mas as suas criaturas, que exercem a fé, lhes dão alegria, não me pergunte porquê! E como Deus que Ele é, tem todo o direito de exercer a sua vontade. Nesse caso, a vida fica difícil para os céticos, pois estes têm uma grande dificuldade para dar um passo assim, coisa que eu não compreendo bem, contudo não cabe a mim examinar esse aspecto.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6).

Como eu disse, não entendo bem como alguém pode ser cético. Meu raciocínio não alcança. Portanto, apelo para o uso da lógica, que é o mais próximo que podemos chegar para comprovar a existência de Deus. Quem sabe isso não amolece algum coração por aí e prepara o solo para alguma sementinha de fé?

Cal escreveu:
silvamelo escreveu:
Errado, os elementos existentes no universo não dependem de um observador, se nunca houvesse surgido a vida o universo existiria mesmo assim, para provar isso basta comparar os pontos do universo sem vida com aqueles com a vida, a vida é tão rara e isso não impediu a existência de trilhões de astros conhecidos ou não, essa idéia de que o universo ¨¨dependa¨¨ de alguma forma de nós ou que nossas considerações sobre eles são relevantes a sua existência é de um antropocentrismo megalomaniaco.
Por mais rara que a vida seja, ela é o requisito único para se experimentar o universo, logo não se trata de antropocentrismo, mas de constatação lógica. Um outro dado importante dentro disso que você falou é que, por mais vasto que seja o universo ou por mais colossais e violentos que sejam determinados astros, a vida como conhecemos e que parece ser viável para desenvolver inteligência, depende de planetas rochosos, com massa não muito maior do que a da terra, e orbitando estrelas pequenas. Ora, não podemos esperar que criaturas colossais se desenvolvam no universo só porque este é colossal. Logo, podemos esperar que o homem seja um padrão em termos de dimensões para supostas criaturas inteligentes no universo, podendo variar pouco, para mais ou para menos. Nosso design e aerodinâmica... Nós somos a Ferrari do universo!

Cal escreveu:Essa visão animista do universo cai por terra diante do avanço do conhecimento humano que demonstra cada vez mais a impessoalidade das leis que o regem.
Não se trata de visão animista do universo, pois se você prestar bem atenção no que eu escrevi, vai verificar que eu também rebato esta ótica, a pesar de deixar inicialmente essa impressão, para desenvolver o raciocínio lógico.

Um outro exemplo para exercitar a lógica:

O ser humano adquiriu conhecimento suficiente para desenvolver tecnologia, manufaturando a matéria-prima que dispõe no meio em que vive, e construindo máquinas para realizar tarefas para si. Cada elemento de matéria-prima isolado na natureza não pode realizar nenhuma tarefa programável. Mas, recebendo o devido tratamento e compondo cada etapa da manufatura, arquitetada e desenvolvida através do conhecimento humano, se obtém máquinas que realizam tarefas para o homem. Logo, podemos concluír que a existência de algo inteligente, que realize tarefas, está condicionado a intervenção de uma inteligência superior arquitetando e manufaturando matéria-prima para esse fim.

Cal escreveu:Essa foi uma falácia de apelo a autoridade as avessas, é muito ruim discutir essa questão em termos pessoais.
Não foi minha intenção usar isso como argumento para validar minha demonstração. Eu sei bem como isso funciona e seria uma atitude reprovável da minha parte... O que eu disse foi apenas para mostrar que o argumento encontrou solidez perante uma autoridade. Foi uma atitude inocente... Me perdoe se pareceu mais que isso...

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:04 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: