.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
86 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 86 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O relato da criação descrito em Gênesis é literal ou simbólico ?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O relato da criação descrito em Gênesis é literal ou simbólico ?

Mensagem por Eduardo em Qui 28 Out 2010, 7:43 pm

silvamelo escreveu:
Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:
Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:Portanto, é possível rastrear as etapas da criação, através da observação, e este é o trabalho da ciência. Por quê, então, o medo das descobertas?
Como cientista eu discordo do darwinismo e como cristão eu lhe pergunto, o pecado original aconteceu ?
Faço minhas as palavras do Lucas:
lucas oliveira escreveu:
Eduardo escreveu:
lucas oliveira escreveu:Acredito que tem muita coisa simbólica em Gênesis, por exemplo: ... O fruto proibido, o pecado...
O pecado foi simbólico ?
Quiz dizer que o fruto proibido pode significar um pecado, a desobediência do ser humano, entende?
Não exatamente o fato de comer o fruto, mas sim de desobedecer a Deus.
Então o episodio do fruto proibido é literal ?
Como afirmar com certeza que o tal "fruto" era literalmente um fruto? Qual seria o peso disso e de que forma essa certeza poderia afetar a minha fé?
As consequencias da inexistencia do pecado original são tremendamente cruciais. Se não há pecado a morte de Cristo foi em vão, se isso for verdade todo o cenário cristão não passa de uma farsa.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Mensagem por famado em Qui 28 Out 2010, 8:37 pm

Caraca, não havia pensado nisso.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Eduardo em Qui 28 Out 2010, 8:43 pm

famado escreveu:Caraca, não havia pensado nisso.
Meu amigo e irmão famado, ainda bem que existem pessoas como você, sincero e em busca da verdade e não de uma disputa teológica. Meus sinceros parabéns. Se todos fossem iguais a você, que maravilha seria viver.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por famado em Qui 28 Out 2010, 8:48 pm

Obrigado. Mas Eduardo, veja, se a evolução existe, talvez não invalide a existência do pecado original. Adão poderia representar o homem plenamente consciente e capaz de escolher entre o bem e o mal (o homo sapiens enfim), posto que os anteriores eram "inocentes". Sei la... difícil... De qualquer maneira, creio em Jesus e no seu trabalho salvador.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Qui 28 Out 2010, 10:00 pm

famado escreveu:... se a evolução existe, talvez não invalide a existência do pecado original. Adão poderia representar o homem plenamente consciente e capaz de escolher entre o bem e o mal (o homo sapiens enfim), posto que os anteriores eram "inocentes". Sei la... difícil... De qualquer maneira, creio em Jesus e no seu trabalho salvador.
Não é tão simples assim. Cristo, Paulo e os discipulos acreditavam na existência de Adão, Eva e o pecado original. Eles acreditavam na literalidade das palavras de Gênesis.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por coldsnip em Sex 29 Out 2010, 1:38 am

Eduardo escreveu:Como cientista eu discordo do darwinismo

essa foi boa! e eu sou um adventista enrustido japinha

mas me conta uma coisa oh cientista, como você avalia sua crença religiosa através do método científico, outra coisa, qual teoria adotada por você referente á origem da vida, já que o criacionismo não é ciência?

Eduardo escreveu:
nandokiss escreveu:Eduardo, voce disse que é cientista. qual sua especialidade na ciência, sua area de atuação?
Quimica .

será que é sensato um químico questionar conhecimento da área de ciências biológicas, ou você questiona "cientificamente" a teoria evolucionista porque esqueceu de mencionar que é biólogo?

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por Fish em Sex 29 Out 2010, 1:50 am

Eduardo escreveu:
famado escreveu:... se a evolução existe, talvez não invalide a existência do pecado original. Adão poderia representar o homem plenamente consciente e capaz de escolher entre o bem e o mal (o homo sapiens enfim), posto que os anteriores eram "inocentes". Sei la... difícil... De qualquer maneira, creio em Jesus e no seu trabalho salvador.
Não é tão simples assim. Cristo, Paulo e os discipulos acreditavam na existência de Adão, Eva e o pecado original. Eles acreditavam na literalidade das palavras de Gênesis.

Cristo disse que tudo era literal? Essa é nova pra mim, axu que o máximo que eu vi foi quando Jesus disse que "no início foram criados homem e mulher", soh isso. Se tô errado, peço desculpas...

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por silvamelo em Sex 29 Out 2010, 2:20 am

As consequencias da inexistencia do pecado original são tremendamente cruciais. Se não há pecado a morte de Cristo foi em vão, se isso for verdade todo o cenário cristão não passa de uma farsa.
Não me referi à "inexistência do pecado original". Isso, para mim, é um fato. Disse a respeito do fruto ser algo literal ou se referir a uma atitude de desobediência. Não é assim que funciona uma parábola, fazendo analogia por meio de um conto peculiar à compreenão do ouvinte? Pode até ter sido assim como diz o Famado:

"Adão poderia representar o homem plenamente consciente e capaz de escolher entre o bem e o mal (o homo sapiens enfim), posto que os anteriores eram "inocentes". Sei la... difícil... De qualquer maneira, creio em Jesus e no seu trabalho salvador."

Meu amigo e irmão famado, ainda bem que existem pessoas como você, sincero e em busca da verdade e não de uma disputa teológica.
Amigo, não insinue nada a meu respeito. Fale diretamente. Estou sendo sincero com você. Pior do que a "disputa teológica" é alguém ficar jogando palavras no ar. Isso sim não soa nada honesto. Eu tenho uma cabeça, com um cérebro dentro, dádiva de Deus, e ainda ninguém veio até mim, me proibindo de usá-lo. Quem não gosta do debate, deve postar num blog... Se a insinuação não foi para mim, a repreenção continua valendo, porque, da mesma forma, foi para atingir alguém e isso não fica legal em você.

Me desculpe a franqueza. Eu inclusive admiro a sua pessoa. Não tenho a mínima inteção de partir para o confronto com você. Vamos manter o nível de respeito e admiração, sem misturar as coisas, procurando compreender o que o outro está dizendo, ao invés de ficar com raivinha, porque não disse o que você queria ouvir.

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Fish em Sex 29 Out 2010, 11:59 am

Não me referi à "inexistência do pecado original". Isso, para mim, é um fato. Disse a respeito do fruto ser algo literal ou se referir a uma atitude de desobediência. Não é assim que funciona uma parábola, fazendo analogia por meio de um conto peculiar à compreenão do ouvinte? Pode até ter sido assim como diz o Famado:

"Adão poderia representar o homem plenamente consciente e capaz de escolher entre o bem e o mal (o homo sapiens enfim), posto que os anteriores eram "inocentes". Sei la... difícil... De qualquer maneira, creio em Jesus e no seu trabalho salvador."

Eu penso de forma similar, penso que em Adão começou a regeneração dos anjos caidos que se encarnaram, antes do homem, nenhum organismo deveria ser apropriado para receber um desses espíritos, e que antes de provar do "fruto" do conhecimento do bem e do mal, Adão e Eva viviam na ignorância espiritual. A partir do momento que Adão e Eva comeram do fruto conheceram a verdade sobre a suas condições. Assim, naum podendo mais viver em inocência e harmonia com o Criador como antes, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden.

Esse é o tal "pecado original" que dizem, que eh realmente um pecado, se n fosse por ele ainda viveriamos no Éden, a realidade seria outra.

Amigo, não insinue nada a meu respeito. Fale diretamente. Estou sendo sincero com você. Pior do que a "disputa teológica" é alguém ficar jogando palavras no ar. Isso sim não soa nada honesto. Eu tenho uma cabeça, com um cérebro dentro, dádiva de Deus, e ainda ninguém veio até mim, me proibindo de usá-lo. Quem não gosta do debate, deve postar num blog... Se a insinuação não foi para mim, a repreenção continua valendo, porque, da mesma forma, foi para atingir alguém e isso não fica legal em você.

Me desculpe a franqueza. Eu inclusive admiro a sua pessoa. Não tenho a mínima inteção de partir para o confronto com você. Vamos manter o nível de respeito e admiração, sem misturar as coisas, procurando compreender o que o outro está dizendo, ao invés de ficar com raivinha, porque não disse o que você queria ouvir.

palminhas

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Khwey em Sex 29 Out 2010, 12:32 pm

Onde é que arrumarão esse "pecado original"???
Qual seria o pecado "paraguaio"?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16974

Mensagem por famado em Sex 29 Out 2010, 1:18 pm

[quote="coldsnip"]
coldsnip escreveu:

mas me conta uma coisa oh cientista, como você avalia sua crença religiosa...

Vc Coldsnip é cientista? Está se preparando para ser? Está se doutorando ou já é doutor em biologia ou física? Tem artigos publicados nestas áreas? Teria o amigo mais autoridade que o Eduardo para legitimar ou não a evolução?

Ou seria apenas mais um leigo bem informado, como tantos outros que poluem os fóruns ateístas com suas assertivas pró-evolucionismo?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por coldsnip em Sab 30 Out 2010, 2:34 am

famado escreveu:
coldsnip escreveu:

mas me conta uma coisa oh cientista, como você avalia sua crença religiosa...

Antes de mais nada, quando se faz uma citação das palavras de outrem em um fórum de debates, o que se espera de quem faz a citação é o mínimo de decoro no uso desta citação, usando-a de forma integral ou sem “edições” que cerceiem o cerne da citação caracterizando uma conduta de má fé.

Pense nisso da próxima vez que for bancar o “advogado do diabo” e resolver adotar reticências pra facilitar acessos de falácias gratuitas...

famado escreveu:Vc Coldsnip é cientista? Está se preparando para ser? Está se doutorando ou já é doutor em biologia ou física? Tem artigos publicados nestas áreas? Teria o amigo mais autoridade que o Eduardo para legitimar ou não a evolução?
Questões de foro íntimo não são da sua conta, mas a partir do momento que são manifestadas estão sujeitas ao ponto de vista alheio, como ocorreu com o Eduardo.

Quanto a sua preocupação excessiva com meus atributos intelectuais, aconselho a se preocupar mais com seus próprios atributos intelectuais, haja visto que em nenhum momento eu “legitimei” a Teoria Evolucionista como você alega, se a minha citação fosse postada na íntegra ficaria claro que o que fiz, foi fazer perguntas e não legitimar teorias.

Logo não faz sentido um questionamento baseando em incoerências .

famado escreveu:Ou seria apenas mais um leigo bem informado, como tantos outros que poluem os fóruns ateístas com suas assertivas pró-evolucionismo?
Quando se faz uma afirmação desse nível, é necessário material probatório que alegue a acusação, sugiro que pesquise por conteúdo científico evolucionista de minha autoria e que você considere “poluição”, aí sim analisaremos e constataremos quem realmente está poluindo, se ficar constatada tal atitude de minha parte, será feita por mim uma retratação pública no fórum, no mais isso não passa de difamação.

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Sab 30 Out 2010, 7:32 pm

coldsnip escreveu:
Antes de mais nada, quando se faz uma citação das palavras de outrem em um fórum de debates, o que se espera de quem faz a citação é o mínimo de decoro no uso desta citação, usando-a de forma integral ou sem “edições” que cerceiem o cerne da citação caracterizando uma conduta de má fé.

Pense nisso da próxima vez que for bancar o “advogado do diabo” e resolver adotar reticências pra facilitar acessos de falácias gratuitas...
Saída pela esquerda

famado escreveu:Vc Coldsnip é cientista? Está se preparando para ser? Está se doutorando ou já é doutor em biologia ou física? Tem artigos publicados nestas áreas? Teria o amigo mais autoridade que o Eduardo para legitimar ou não a evolução?
Questões de foro íntimo não são da sua conta...
... Quanto a sua preocupação excessiva com meus atributos intelectuais, aconselho a se preocupar mais com seus próprios atributos intelectuais,
Saída pela direita

...haja visto que em nenhum momento eu “legitimei” a Teoria Evolucionista ...
Mas está tentando denegrir a imagem do outro forista. Tá tentando humilhar o colega com desprezo pela formação e competência dele. Conheço bem este comportamento. Pelo deboche e escárnio se tenta desqualificar a opinião do outro. Não trilhe este caminho, é muito feio fazer isso.

famado escreveu:Ou seria apenas mais um leigo bem informado, como tantos outros que poluem os fóruns ateístas com suas assertivas pró-evolucionismo?
Quando se faz uma afirmação desse nível, é necessário material probatório que alegue a acusação, sugiro que pesquise por conteúdo científico evolucionista de minha autoria e que você considere “poluição”, aí sim analisaremos e constataremos quem realmente está poluindo, se ficar constatada tal atitude de minha parte, será feita por mim uma retratação pública no fórum, no mais isso não passa de difamação.
Rodeios, evasivas, tergiversou.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por coldsnip em Seg 01 Nov 2010, 3:10 am

famado escreveu:
coldsnip escreveu:

Saída pela esquerda

coldsnip escreveu:
Questões de foro íntimo não são da sua conta...
... Quanto a sua preocupação excessiva com meus atributos intelectuais, aconselho a se preocupar mais com seus próprios atributos intelectuais,
Saída pela direita.

coldsnip escreveu:

Rodeios, evasivas, tergiversou.

Depois de respostas tão dúbias como essas, você apenas mostra o quanto é ambíguo.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:...haja visto que em nenhum momento eu “legitimei” a Teoria Evolucionista ...
Mas está tentando denegrir a imagem do outro forista. Tá tentando humilhar o colega com desprezo pela formação e competência dele. Conheço bem este comportamento. Pelo deboche e escárnio se tenta desqualificar a opinião do outro. Não trilhe este caminho, é muito feio fazer isso.

Bom, vamos aos acontecimentos...

Eduardo disse que é cientista,
perguntas 1 e 2,

coldsnip escreveu:Como você avalia sua crença religiosa através do método científico?

Qual teoria adotada por você referente á origem da vida, já que o criacionismo não é ciência?

Depois ele disse que sua especialidade é química, pergunta 3,

coldsnip escreveu:será que é sensato um químico questionar conhecimento da área de ciências biológicas, ou você questiona "cientificamente" a teoria evolucionista porque esqueceu de mencionar que é biólogo?

E foi com isso que você considerou que eu: denegri, humilhei e desprezei a formação e competência dele.

Após esmiuçar as perguntas com calma, você verá que seu chilique foi em vão.

Mas mesmo assim vou te dar uma pequena informação:

Se o Eduardo considerar o post ofensivo, ele tem pleno e total direito de reporta-lo aos administradores do fórum e o post terá seu devido julgamento por pessoal competente que está aqui pra isso, moderar!

Logo, não cabe a você tentar exercer de forma espalhafatosa e patética uma função que não lhe compete, se você quer tomar as dores de algum forista, ao menos o faça da maneira correta, reportando!

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Seg 01 Nov 2010, 8:15 am

Vc sabe o que escreveu e sabe que foi deletério. Sua consciência é quem te julga.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Seg 01 Nov 2010, 12:07 pm

coldsnip escreveu:será que é sensato um químico questionar conhecimento da área de ciências biológicas, ou você questiona "cientificamente" a teoria evolucionista porque esqueceu de mencionar que é biólogo?
E você acha mesmo que a química está fora das pesquisas sobre evolução ?

Um exemplo clássico da abrangência da química na TE é a crítica à Abordagem da Evolução em Livros Didáticos de Biologia com ênfase na origem da vida - Teoria da evolução química (Teoria de Oparin-Haldane e o experimento de Miller-Urey), ver AMABIS & MARTHO (1997), Cap. 1 Breve História das Origens, p. 2-15, (2002), Cap. 2 A origem da biosfera, p. 2-15 (2004). A teoria da evolução de Darwin especulou como que a vida poderia ter começado num “pequeno lago quente” (Francis Darwin, ed., "The Life and Letters of Charles Darwin", Vol. 2, p. 202). A teoria da evolução química geralmente apresentada nos livros didáticos é a de Oparin-Haldane dos anos 1930s do século 20.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por coldsnip em Ter 02 Nov 2010, 12:33 am

famado escreveu:Vc sabe o que escreveu e sabe que foi deletério. Sua consciência é quem te julga.

fica tranquilo, sábado que vem, na hora da cervejinha depois da pelada eu explico pessoalmente pra ele Wink

Eduardo escreveu:
E você acha mesmo que a química está fora das pesquisas sobre evolução ?

Um exemplo clássico da abrangência da química na TE é a crítica à Abordagem da Evolução em Livros Didáticos de Biologia com ênfase na origem da vida - Teoria da evolução química (Teoria de Oparin-Haldane e o experimento de Miller-Urey), ver AMABIS & MARTHO (1997), Cap. 1 Breve História das Origens, p. 2-15, (2002), Cap. 2 A origem da biosfera, p. 2-15 (2004). A teoria da evolução de Darwin especulou como que a vida poderia ter começado num “pequeno lago quente” (Francis Darwin, ed., "The Life and Letters of Charles Darwin", Vol. 2, p. 202). A teoria da evolução química geralmente apresentada nos livros didáticos é a de Oparin-Haldane dos anos 1930s do século 20.

mas já percebeu que você nunca fala sobre essa parte específica?

desde quando me cadastrei, seus posts criacionistas argumentam única e exclusivamente no campo das ciências biológicas :chapeu:

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Sab 02 Abr 2011, 9:56 am

Chega a ser cômico que alguns tentam encontrar a todo o custo "Evidencias históricas para a ressureição de Jesus" e declaram descrença quase ateista no relato da criação de Gênesis. Os conceitos de criação e salvação estão inseparavelmente ligados. Portanto, é ilógico desconsiderar Jesus como Criador ou reinterpretar sua atividade criadora em um processo evolutivo e ainda mantê-Lo como Salvador. É inconsistente reivindicar que Jesus nos salvou através de sua única e definitiva morte na cruz, um curto evento na história, e manter que Ele nos criou através de um processo, que levou milhões ou bilhões de anos e envolve a morte como um mecanismo crucial. Com a evolução, nada começa perfeito, tudo começa com pequenas coisas primitivas que se movem, que evoluem em macacos e, finalmente, humanos. Não existe estado perfeito do qual cair. Esse cenário transforma todo o plano da salvação em uma tolice, pois jamais houve uma queda.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

relato da criação

Mensagem por sabino-sp em Ter 19 Abr 2011, 10:35 pm

Eduardo escreveu:O relato da criação descrito em Gênesis é literal ou simbólico ?

O teólogo Christopher Southgate fala sobre "um falso e igualmente não científico apelo para a queda histórica". E a filósofa-teóloga "Patrícia A. Williams objeta às narrativas da queda... De seu ponto de vista elas são uma má interpretação de Genesis 2-3, que [de acordo com ela] foram mal-interpretadas muito tempo atrás por Paulo a fim de prover a 'catástrofe' da qual o evento de Cristo é a nossa 'salvação'".

Pelo menos, ela deixa claro que: Acredita que Paulo não falou a verdade e que se não houve criação, não houve queda, e a vinda de Jesus não significou salvação do pecado para a humanidade.

Acreditando nessa hipótese muitos cristãos são inconsistentes de acreditar em Jesus como Salvador enquanto negam a Jesus como Criador. Os conceitos de criação e salvação estão inseparavelmente ligados. Portanto, é ilógico desconsiderar Jesus como Criador ou reinterpretar sua atividade criadora em um processo evolutivo e ainda mantê-Lo como Salvador. É inconsistente reivindicar que Jesus nos salvou através de sua única e definitiva morte na cruz, um curto evento na história, e manter que Ele nos criou através de um processo, que levou milhões ou bilhões de anos e envolve a morte como um mecanismo crucial.

Com a evolução, nada começa perfeito, tudo começa com pequenas coisas primitivas que se movem, que evoluem em macacos e, finalmente, humanos. Não existe estado perfeito do qual cair. Esse cenário transforma todo o plano da salvação em uma tolice, pois jamais houve uma queda.

Desculpe eduardo vc escreveu quase um livro , podia fazer um resumo a gente entenderia
na minha opinião é bem simples nós vemos segundo o que vivemos nossos dias são poucos precisamos entender que Deus é eterno e o tempo não conta diante da eternidade Hum dia e 1000 anos para Deus são iguais então é simbólico

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por Eduardo em Qua 20 Abr 2011, 5:13 pm

Esse é seu argumento ? Só isso ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

como ver a Deus

Mensagem por sabino-sp em Qua 20 Abr 2011, 5:46 pm

Eduardo escreveu:Esse é seu argumento ? Só isso ?

Deus é grandioso seu poder vai além da nossa compreenção
quanto a Jesus sua vida mensagens ensinamentos nos encaminharam nos caminhos de Deus fazendo com que se seguirmos o que nos manda seremos melhores, nada invalida o que foi feito é minha opinião

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:39 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: