.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
81 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 78 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira, gusto, Rodrigão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O relato da criação descrito em Gênesis é literal ou simbólico ?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O relato da criação descrito em Gênesis é literal ou simbólico ?

Mensagem por Eduardo em Dom 24 Out 2010, 10:39 pm

Fish escreveu:
Eduardo escreveu:
Fish escreveu:
Eduardo escreveu:
Fish escreveu:
Eduardo escreveu:
Fish escreveu:
Eduardo escreveu:Fish, então o pecado original não existiu ?

Foi como eu quis dizer no outro post. Creio que todos os homens já nasceram em pecado não porque os pais dele pecaram, ou porque Adão pecou, mas porque nós jah haviamos pecado antes msm de nascer.
Deus criou a humanidade sob o dominio do pecado ?
O que eu creio e posso dizer foi que a humanidade jah nasceu corrompida, Adão soh fez saber dessa condição ao provar do fruto do conhecimento do bem e do mal oferecido pela serpente.
Insisto, Deus criou a humanidade sob o dominnio do pecado ?
N sei, naum da pra eu afirma isso, pq obviamente isso eh algo q tem várias implicações...
Exatamente, sua interpretação simbólica de Gn 1,2 coloca todo cristianismo em xeque.
Como assim coloca "todo o cristianismo em xeque"?
Sua versão faz de Deus o criador de uma humanidade já pecadora desde o principio.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Mensagem por Fish em Dom 24 Out 2010, 10:53 pm

Eduardo escreveu:
Fish escreveu:
Eduardo escreveu:
Fish escreveu:
Eduardo escreveu:
Fish escreveu:
Eduardo escreveu:
Fish escreveu:
Eduardo escreveu:Fish, então o pecado original não existiu ?

Foi como eu quis dizer no outro post. Creio que todos os homens já nasceram em pecado não porque os pais dele pecaram, ou porque Adão pecou, mas porque nós jah haviamos pecado antes msm de nascer.
Deus criou a humanidade sob o dominio do pecado ?
O que eu creio e posso dizer foi que a humanidade jah nasceu corrompida, Adão soh fez saber dessa condição ao provar do fruto do conhecimento do bem e do mal oferecido pela serpente.
Insisto, Deus criou a humanidade sob o dominnio do pecado ?
N sei, naum da pra eu afirma isso, pq obviamente isso eh algo q tem várias implicações...
Exatamente, sua interpretação simbólica de Gn 1,2 coloca todo cristianismo em xeque.
Como assim coloca "todo o cristianismo em xeque"?
Sua versão faz de Deus o criador de uma humanidade já pecadora desde o principio.

............

Naum, essa versão faz de Deus o Criador de Tudo, incluindo os anjos, todos antes perfeitos. Com a revolta no Céu os anjos rebeldes vão para dimensões inferiores e passam a habitar corpos materiais, viram humanos, tendo a oportunidade de serem resgatados por Jesus.

Não é que "a humanidade seja pecadora desde o início", no caso nossos espíritos eh que são muito mais antigos que a dita "humanidade", apenas habitando corpos apropriados nessa dimensão decaída para sermos resgatados, dimensão esta que eh vizinha da verdadeira e perfeita dimensão Criada por Deus, o Reino dos Céus, onde Ele habita.

A única diferença, é que ao invés da primeira transgressão ter sido na Terra, ela foi no Céu, no qual, no início, todos foram criados sem pecado e perfeitos antes do conflito nas regiões celestes. Tendeu?

Não axo que isto ponha "todo o cristianismo em xeque", muito pelo contrário, mostra a perfeita misericórdia de Deus para com as suas criaturas, explica da onde viemos e para onde vamos. O que fica em "xeque" msm eh dita a teoria da predestinação, a qual, diga-se de passagem, eu nunca gostei muito.

Última edição por Fish em Dom 24 Out 2010, 11:26 pm, editado 1 vez(es)

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Eduardo em Dom 24 Out 2010, 11:24 pm

Fish escreveu:Naum, essa versão faz de Deus o Criador de Tudo, incluindo os anjos, todos antes perfeitos. Com a revolta no Céu os anjos rebeldes vão para dimensões inferiores e passam a habitar corpos materiais, viram humanos...
Encerro nossa conversa aqui mesmo.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por coldsnip em Seg 25 Out 2010, 1:20 am

Que diferença faz pro Deus onisciente, se houve um momento que a humanidade vai cair em pecado ou se ela já foi feita pecadora desde o principio???

isso é um detalhe trivial, perante uma suposta onisciência... ta loco

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por Fish em Seg 25 Out 2010, 1:28 am

coldsnip escreveu:Que diferença faz pro Deus onisciente, se houve um momento que a humanidade vai cair em pecado ou se ela já foi feita pecadora desde o principio???

isso é um detalhe trivial, perante uma suposta onisciência... ta loco

Deus sabe tudo, mas respeita o livre-arbítrio.

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por coldsnip em Seg 25 Out 2010, 1:35 am

eu sou um ser onisciente...
e nas horas vagas eu jogo truco com uns amigos...

eu conheço cada carta na mão de cada jogador,
eu antevejo o jogo inteiro antecipadamente, jogada por jogada.

qual a diferença se alguém blefa perante minha onisciência? nenhuma, afinal eu já sabia disso e isso não interfere no resultado final que eu já conheço!

perante uma situação dessas tudo se torna irrelevante perante minha onisciência. concordam?

ou vocês interpretam no mesmo contexto que Deus criou o homem e depositou uma expectativa perante seu comportamento, e pra ele foi uma "surpresa" o homem cair no pecado original?

se o onisciente criou, ele sabe desde o principio cada variavel dessa equação, e se existe algo a ser julgado, não é o comportamento humano e sim quem criou esse alguem mesmo sabendo que ele iria supostamente desobedece-lo. :p

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Fish em Seg 25 Out 2010, 1:48 am

coldsnip escreveu:eu sou um ser onisciente...
e nas horas vagas eu jogo truco com uns amigos...

eu conheço cada carta na mão de cada jogador,
eu antevejo o jogo inteiro antecipadamente, jogada por jogada.

qual a diferença se alguém blefa perante minha onisciência? nenhuma, afinal eu já sabia disso e isso não interfere no resultado final que eu já conheço!

perante uma situação dessas tudo se torna irrelevante perante minha onisciência. concordam?

ou vocês interpretam no mesmo contexto que Deus criou o homem e depositou uma expectativa perante seu comportamento, e pra ele foi uma "surpresa" o homem cair no pecado original?

se o onisciente criou, ele sabe desde o principio cada variavel dessa equação, e se existe algo a ser julgado, não é o comportamento humano e sim quem criou esse alguem mesmo sabendo que ele iria supostamente desobedece-lo. :p

Seguindo essa sua lógica, Deus deveria ter criado rôbos ao invés de seres humanos.

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por coldsnip em Seg 25 Out 2010, 2:10 am

Fish escreveu:
Seguindo essa sua lógica, Deus deveria ter criado rôbos ao invés de seres humanos.

aí meu caro, é entre você e ele... :risadinha:

minha lógica só demonstra que se existe o mal, o onisciente sabia desde o princípio e criou esse mal ciente do que estava fazendo... eba

vamos usar o exemplo dos robôs que você deu idéia...

sou um engenheiro mecatrônico e penso em desenvolver um robô...
mesmo pra mim, um mero humano mortal que está longe de ser onisciente, tenho pleno controle e conhecimento do que estou fazendo, e antes mesmo do resultado final, eu conheço cada "comportamento" que meu robô pode ter.

assim é Deus onisciente,
ele cria seres com o chamado livre arbitrio, porem nesse caso ele conhece suas escolhas antes mesmo que sejam feitas.

se eu crio um robô com capacidade de reconhecer e explorar o ambiente com total mobilidade, inclusive escalar paredes, mas eu não gosto que ele escale paredes pois elas ficam sujas...
é certo eu me "irritar" com essa capacidade de escalar paredes mesmo sabendo que fui eu quem o projetei ciente disso?

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Fish em Seg 25 Out 2010, 10:25 pm

coldsnip escreveu:
Fish escreveu:

aí meu caro, é entre você e ele... :risadinha:

minha lógica só demonstra que se existe o mal, o onisciente sabia desde o princípio e criou esse mal ciente do que estava fazendo... eba

vamos usar o exemplo dos robôs que você deu idéia...

sou um engenheiro mecatrônico e penso em desenvolver um robô...
mesmo pra mim, um mero humano mortal que está longe de ser onisciente, tenho pleno controle e conhecimento do que estou fazendo, e antes mesmo do resultado final, eu conheço cada "comportamento" que meu robô pode ter.

assim é Deus onisciente,
ele cria seres com o chamado livre arbitrio, porem nesse caso ele conhece suas escolhas antes mesmo que sejam feitas.

se eu crio um robô com capacidade de reconhecer e explorar o ambiente com total mobilidade, inclusive escalar paredes, mas eu não gosto que ele escale paredes pois elas ficam sujas...
é certo eu me "irritar" com essa capacidade de escalar paredes mesmo sabendo que fui eu quem o projetei ciente disso?

Aih eh que está, creio que, antes virmos para esse realidade decaída, tomamos parte da rebelião contra Deus no Céu, por isso vivemos em um universo decaido, fadado a morte, com dualidade, bem e mal, etc. Creio que estamos aqui, porque fizemos besteira antes, do contrário ainda estariamos no Céu, onde só há bem. Por isso, eh justo que vivamos em um ambiente onde o mal existe, ehj injusto que reclamemos com Deus por isto, pois erramos quando tudo estava bom.

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por coldsnip em Ter 26 Out 2010, 2:19 am

sua resposta fugiu um pouco do escopo do meu post, mas tudo bem...

quanto ao teor das suas palavras, acho que o Eduardo não vai gostar :risadinha:

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por silvamelo em Ter 26 Out 2010, 2:39 am

Tem o caráter simbólico no fato de não se importar em trazer dados científicos de como se deu a criação. Tem o caráter literal em demonstrar que Adão é o primeiro homem na terra, sendo também o primeiro homem a transgredir o mandamento de Deus.

Depois de haver plantado um jardim e de ter criado o homem, Deus o colocou ali. Isso demonstra que o homem foi criado em um outro ambiente fora do Jardim. Aí eu pergunto: Dá para afirmar convictamente, pelo Gênesis, que Deus partiu de um processo puramente criacionista ou que Ele usou de um processo evolutivo na criação do homem?

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por lucas oliveira em Ter 26 Out 2010, 5:00 pm

Acredito que tem muita coisa simbólica em Gênesis, por exemplo:
A serpente, o diabo, o enganador. O fruto proibido, o pecado.

A respeito da criação fico com dúvidas, tanto a interpretação literal quanto não literal têm discordâncias. Mas não descarto uma interpretação não literal, pois, veja bem, Moisés teve uma visão do mundo sendo criado, portanto, Deus não lhe mostraria isso em milhões e milhões de anos, mas resumiria a visão em alguns dias para que Moisés pudesse ver tudo antes da morte e assim, escrevesse o que viu.

lucas oliveira
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por Eduardo em Ter 26 Out 2010, 7:53 pm

lucas oliveira escreveu:Acredito que tem muita coisa simbólica em Gênesis, por exemplo: ... O fruto proibido, o pecado...
O pecado foi simbólico ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Ter 26 Out 2010, 11:37 pm

Existe linguagem e linguagens, se você fizer um curso de letras(português), o primeiro livro da ementa será Bíblia, por que?...

É narração, é poesia, é fatos, é leis, é romance, é uma língua, é o LIVRO.

Até os vernáculos escritores da língua portuguesa são maluquinhos por Este LIVRO, e o cita muito.

Mas convenhamos, O homem Jesus andou sobre as aguas, se Ele pode fazer isto, Ele pode fazer qualquer coisa, inclusive: criar o mundo em 6 dias.
pois quem controla o micro, controla o macro. não é questão de tamanho do que se pode fazer. mas que Ele pode realmente fazer, pois tem poder para isso.

Esta questão: será que é literal ou figurado? tendeciosamente inclinada... não! completamente arriada para cientificismo, só nos atrasa.

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 240

Mensagem por silvamelo em Qua 27 Out 2010, 1:54 am

Elder Henrique de Souza escreveu:Existe linguagem e linguagens, se você fizer um curso de letras(português), o primeiro livro da ementa será Bíblia, por que?...

É narração, é poesia, é fatos, é leis, é romance, é uma língua, é o LIVRO.

Até os vernáculos escritores da língua portuguesa são maluquinhos por Este LIVRO, e o cita muito.

Mas convenhamos, O homem Jesus andou sobre as aguas, se Ele pode fazer isto, Ele pode fazer qualquer coisa, inclusive: criar o mundo em 6 dias.
pois quem controla o micro, controla o macro. não é questão de tamanho do que se pode fazer. mas que Ele pode realmente fazer, pois tem poder para isso.

Esta questão: será que é literal ou figurado? tendeciosamente inclinada... não! completamente arriada para cientificismo, só nos atrasa.
Claro que Deus poderia ter feito tudo em 6 dias literais. Eu jamais duvidaria disso! Mas quando você olha para a natureza e repara como as coisas funcionam ordenadamente, obedecendo todas as leis naturais estabelecidas, você percebe como Deus é organizado.

Portanto, é possível rastrear as etapas da criação, através da observação, e este é o trabalho da ciência. Por quê, então, o medo das descobertas?

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por nandokiss em Qua 27 Out 2010, 8:43 am

O criacionismo é impossivel de ser constatado pela ciencia.
ele nao possui um conjunto coerente de fundamentos. ele simplesmente nega a evolução. A CRIAÇÃO NÃO É OBSERVÁVEL EM NÍVEL ALGUM! Não se pode ver sequer uma Micro-Criação para supor uma Macro-Criação. Simplesmente não há Criação alguma, em lugar algum, e nem sequer pode ser concebida sem violar o Primeiro Princípio da TERMODINÂMICA. :risadinha:

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por Eduardo em Qua 27 Out 2010, 1:56 pm

silvamelo escreveu:Portanto, é possível rastrear as etapas da criação, através da observação, e este é o trabalho da ciência. Por quê, então, o medo das descobertas?
Como cientista eu discordo do darwinismo e como cristão eu lhe pergunto, o pecado original aconteceu ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por lucas oliveira em Qua 27 Out 2010, 3:25 pm

Eduardo escreveu:
lucas oliveira escreveu:Acredito que tem muita coisa simbólica em Gênesis, por exemplo: ... O fruto proibido, o pecado...
O pecado foi simbólico ?

Quiz dizer que o fruto proibido pode significar um pecado, a desobediência do ser humano, entende?
Não exatamente o fato de comer o fruto, mas sim de desobedecer a Deus.

lucas oliveira
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por silvamelo em Qua 27 Out 2010, 3:53 pm

Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:Portanto, é possível rastrear as etapas da criação, através da observação, e este é o trabalho da ciência. Por quê, então, o medo das descobertas?
Como cientista eu discordo do darwinismo e como cristão eu lhe pergunto, o pecado original aconteceu ?
Faço minhas as palavras do Lucas:
lucas oliveira escreveu:
Eduardo escreveu:
O pecado foi simbólico ?

Quiz dizer que o fruto proibido pode significar um pecado, a desobediência do ser humano, entende?

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Eduardo em Qua 27 Out 2010, 7:30 pm

silvamelo escreveu:
Eduardo escreveu:
lucas oliveira escreveu:
Eduardo escreveu:
O pecado foi simbólico ?

Então o episodio do fruto proibido é literal ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por nandokiss em Qua 27 Out 2010, 8:21 pm

Eduardo, voce disse que é cientista. qual sua especialidade na ciência, sua area de atuação?

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por Eduardo em Qua 27 Out 2010, 8:50 pm

nandokiss escreveu:Eduardo, voce disse que é cientista. qual sua especialidade na ciência, sua area de atuação?
Quimica.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por silvamelo em Qui 28 Out 2010, 1:18 am

Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:
Eduardo escreveu:
lucas oliveira escreveu:
Eduardo escreveu:
O pecado foi simbólico ?

Então o episodio do fruto proibido é literal ?
Como afirmar com certeza que o tal "fruto" era literalmente um fruto? Qual seria o peso disso e de que forma essa certeza poderia afetar a minha fé?

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Qui 28 Out 2010, 2:51 pm

nandokiss escreveu:O criacionismo é impossivel de ser constatado pela ciencia.
ele nao possui um conjunto coerente de fundamentos. ele simplesmente nega a evolução. A CRIAÇÃO NÃO É OBSERVÁVEL EM NÍVEL ALGUM! Não se pode ver sequer uma Micro-Criação para supor uma Macro-Criação. Simplesmente não há Criação alguma, em lugar algum, e nem sequer pode ser concebida sem violar o Primeiro Princípio da TERMODINÂMICA. :risadinha:
A evolução é coerente?!! hahahaha

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 240

Mensagem por dedo-duro em Qui 28 Out 2010, 5:56 pm

.
Muito bem Elder.

Acho que o Nanado já está preparado para aprender os axiomas da ciência do criacionismo. Aliás, quais são eles, mesmo?

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:05 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: