.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
57 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 55 Visitantes :: 1 Motor de busca

Christiano, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

"Deus Existe" - Provas...

Página 5 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: "Deus Existe" - Provas...

Mensagem por Cal em Qui 22 Nov 2012, 5:31 pm

famado escreveu:
Eu já provei por A + B que Deus existe.
Não, você apenas afirmou, é bem diferente de provar.

Para ter provado você primeiro deveria demonstrar algo que deixasse claro a existência de um deus, não o fez.

Ou ter provado a ação de deus causando o universo, ou pelo menos algo sobrenatural causando algo menor para começarmos a especular se o mesmo ocorreria em uma escala maior.

O que você fez foi apenas uma regressão infinita no limite do conhecimento humano e afirmou que deus está lá, sem provas da existência do mesmo e sem provas de sua ação, apelando para o eterno deus das lacunas, que fica aonde o conhecimento não alcança.

Podemos provar que vacinas imunizam as pessoas, peguemos o quadro de doenças e o número de vítimas delas antes dos períodos de vacinação em massa e depois desse período, enquanto as pessoas sofriam com Varíola ou Poliomelite no período anterior as vacinas elas foram erradicadas nos países que dispõe desse mecanismo.

Isso é prova, dados e informações específicas, agentes determinados, base estatística, averiguação dos eventos.

O resto é especulação, fé e possibilidades.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
flag : Brasil

Mensagem por rasabino em Qui 22 Nov 2012, 7:13 pm

famado escreveu:
ewqueiroz escreveu:
Cal escreveu:
famado escreveu:Tenho dito.
Você e muitos outros.

Mas o tópico é "Deus Existe" - Provas...

E não "Deus Existe" - Afirmações...
Será muito difícil algum crente provar pra um ateu que Deus existe de uma forma natural, sendo Deus um ser sobrenatural (como todo crente crê) ou, como o ateu quer que o crente prove, sendo que o crente crê de uma forma muito diferente de um ateu. É a mesma coisa em relação a muitas teorias científicas para o crente.

Eu já provei por A + B que Deus existe. Não tem essa de que
não há provas. Há sim. Alei da causa e efeito prova a existência de Deus. Só
que eles nunca aceitarão, mesmo se o próprio Deus aperecer-lhes na frente e
dizer "Olha eu aqui". É uma questão de opção.

Simples: Deus é amor! Se eu consigo amar meu próximo então provo que o amor existe! Se o amor existe... Deus também existe!

I João 4:7
7 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

rasabino
Safira
Safira

Número de Mensagens : 174

http://www.o-evangelho-vive.blogminister.com

Mensagem por ewqueiroz em Qui 22 Nov 2012, 10:51 pm

Cal escreveu:
ewqueiroz escreveu:
Cal escreveu:
Você e muitos outros.

Será muito difícil algum crente provar pra um ateu que Deus existe de uma forma natural, sendo Deus um ser sobrenatural (como todo crente crê) ou, como o ateu quer que o crente prove, sendo que o crente crê de uma forma muito diferente de um ateu. É a mesma coisa em relação a muitas teorias científicas para o crente.
Ok, entendi, mas note que não fui eu que criei o tópico afirmando ter provas, não fui eu que disse que é uma tese provada que outros não aceitam por teimosia, se Deus não pode ser provado então não digam que provas existem.

Uma pessoa de livre vontade acreditar em deus? Sem problema. positivinho

Uma religião ter uma doutrina aonde diz que deus existe, e segue ela quem quiser? Sem problema. positivinho

Alguém dizer que a existência de deus está provada e quem não acredita está apenas sendo teimoso? Sem chance. Negativo
A questão não é ter provas que todos aceitem, o problema é que a ciencia não se interessa estudar algo que ela sabe que ira contradizer a maioria de suas principais teses e depois ficar com a cara no chão. E dificilmente ira aceitar quaisquer provas. Deus não é tão simples de explicar, e não é ele quem precisa de nós, somos nós que precisamos dele.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente (Hebreus 13:8).

ewqueiroz
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 215

Mensagem por Jumper em Qui 22 Nov 2012, 11:30 pm

A questão não é ter provas que todos aceitem, o problema é que a ciencia não se interessa estudar algo que ela sabe que ira contradizer a maioria de suas principais teses e depois ficar com a cara no chão. E dificilmente ira aceitar quaisquer provas. Deus não é tão simples de explicar, e não é ele quem precisa de nós, somos nós que precisamos dele.
Então Deus é questão de fé... ciência não lida com fé, seja ela qual for.

Existem mais de 5.000 deuses na cultura humana... o deus cristão é apenas um entre estes, o fato de ser a sua crença não muda esse simples fato.
E não há como ser parcial em favor de um deus sem levar em consideração todos os outros.

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por ewqueiroz em Sex 23 Nov 2012, 12:13 am

Jumper escreveu:
Então Deus é questão de fé... ciência não lida com fé, seja ela qual for.

Existem mais de 5.000 deuses na cultura humana... o deus cristão é apenas um entre estes, o fato de ser a sua crença não muda esse simples fato.
E não há como ser parcial em favor de um deus sem levar em consideração todos os outros.
Ou seja, a ciencia não se interessa em estudar nenhum desses mais de 5.000 deuses. Por que será?

ewqueiroz
Pérola
Pérola

Mensagem por Cal em Sex 23 Nov 2012, 12:38 am

ewqueiroz escreveu:
Ou seja, a ciencia não se interessa em estudar nenhum desses mais de 5.000 deuses. Por que será?
Por que a ciência lida com informações, dados e evidências.

Ou essas divindades não existem ou não deixam nenhum rastro pelos quais elas poderiam ser detectadas por qualquer método conhecido, de um jeito ou de outro não fazem parte do escopo da ciência.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por ewqueiroz em Sex 23 Nov 2012, 12:49 am

Cal escreveu:
ewqueiroz escreveu:

Ou essas divindades não existem ou não deixam nenhum rastro pelos quais elas poderiam ser detectadas por qualquer método conhecido, de um jeito ou de outro não fazem parte do escopo da ciência.
Ou seja, não fazem parte do interesse da ciencia. Em todas as descobertas da ciencia foram buscados varios metodos ate a confirmação. Existem diversos fatos porem, pelo que percebo, a ciencia nao tem a minima intenção de estudar algo ameaçador (para diversas teorias cientificas) como a religião.

ewqueiroz
Pérola
Pérola

Mensagem por Cal em Sex 23 Nov 2012, 1:04 am

ewqueiroz escreveu:
Cal escreveu:
ewqueiroz escreveu:

Ou seja, não fazem parte do interesse da ciencia. Em todas as descobertas da ciencia foram buscados varios metodos ate a confirmação. Existem diversos fatos porem, pelo que percebo, a ciencia nao tem a minima intenção de estudar algo ameaçador (para diversas teorias cientificas) como a religião.
Não é por medo ou por falta de interesse, é por falta de dados.

A ciência desconhecia a existência de microorganismos há 500 anos atrás, quando os equipamentos se desenvolveram ao ponto de poder detectá-los abriu-se uma nova área de estudos, a microbiologia.

Quando e se algo semelhante acontecer sobre os supostos seres espirituais a ciência fará o mesmo, mas sem dados sem ciência, ficando restritos as crenças de cada um.

E é claro que não deveríamos descartar a hipótese de simplesmente tais seres não existirem.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por ewqueiroz em Sex 23 Nov 2012, 1:09 am

Cal escreveu:
ewqueiroz escreveu:
Cal escreveu:
ewqueiroz escreveu:

Não é por medo ou por falta de interesse, é por falta de dados.

A ciência desconhecia a existência de microorganismos há 500 anos atrás, quando os equipamentos se desenvolveram ao ponto de poder detectá-los abriu-se uma nova área de estudos, a microbiologia.

Quando algo semelhante acontecer sobre os supostos seres espirituais a ciência fará o mesmo, mas sem dados sem ciência, ficando restritos as crenças de cada um.
Quais seriam esses dados?

ewqueiroz
Pérola
Pérola

Mensagem por Cal em Sex 23 Nov 2012, 1:14 am

ewqueiroz escreveu:Quais seriam esses dados?
Não sei, não sei nem se tais existem, mas do futuro ninguém sabe, hipoteticamente, vamos supor que existam tais seres e que eles emitam uma certa radiação por nós desconhecida e que no futuro desenvolvemos aparelhos que detectam tal radiação, a partir daí teríamos uma base para estudar e assim como aconteceu com a microbiologia aconteceria com a "espiritologia".

O que não dá é dizer que existem e que devem ser chamados de ciência sem dado algum para se verificar, o máximo que é possível é acreditar que existam e só.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por ewqueiroz em Sex 23 Nov 2012, 1:29 am

Se realmente buscam e não acharam será que não é por que estão buscando de forma errada (se é que relmente buscam)?
Até onde eu saiba, as descobertas cientificas não foram diretamente, ou seja, foram cometidos diversos erros ate chegarem a conclusão exata.
O dificil não é acreditar, e sim provar por metodos cientificos, algo que a ciencia "não é capaz de explicar" (atualmente).

ewqueiroz
Pérola
Pérola

Mensagem por Cal em Sex 23 Nov 2012, 1:38 am

ewqueiroz escreveu:Se realmente buscam e não acharam será que não é por que estão buscando de forma errada (se é que relmente buscam)?
Houve uma serie de pesquisas no final do século XIX e no decorrer do século XX tentando provar a existência do espírito nas E.Q.M's, o ponto é que não encontraram nada, absolutamente nada, nem um traço, resquício, resíduo ou o que quer que fosse indicando a existência do espírito ou alguma forma de consciência pós morte, não uma que passassse pelo crivo do método científico, não arrisco dizer nada sobre o futuro, não sei o que acontecerá nele, talvez se descubra ou não novos parâmetros e princípios, mas no passado e no presente não existe qualquer dado detectável para que possa ser estudado.

E falta de interesse não é, todos gostariam de saber o que acontece depois da morte caso acontecesse algo de fato.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por ewqueiroz em Sex 23 Nov 2012, 2:01 am

Cal escreveu:
ewqueiroz escreveu:Se realmente buscam e não acharam será que não é por que estão buscando de forma errada (se é que relmente buscam)?
Houve uma serie de pesquisas no final do século XIX e no decorrer do século XX tentando provar a existência do espírito nas E.Q.M's, o ponto é que não encontraram nada, absolutamente nada, nem um traço, resquício, resíduo ou o que quer que fosse indicando a existência do espírito ou alguma forma de consciência pós morte, não uma que passassse pelo crivo do método científico, não arrisco dizer nada sobre o futuro, não sei o que acontecerá nele, talvez se descubra ou não novos parâmetros e princípios, mas no passado e no presente não existe qualquer dado detectável para que possa ser estudado.

E falta de interesse não é, todos gostariam de saber o que acontece depois da morte caso acontecesse algo de fato.
É como eu disse Cal, sera muito dificil explicar algo que a ciencia não consegue explicar, com métodos cientificos (que é a maneira que voces querem)

ewqueiroz
Pérola
Pérola

Mensagem por Jumper em Sex 23 Nov 2012, 9:27 am

É como eu disse Cal, sera muito dificil explicar algo que a ciencia não consegue explicar, com métodos cientificos (que é a maneira que voces querem)
Verdade... é muito mais fácil dizer para ter fé e acreditar sem precisar de constatação alguma.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Sab 24 Nov 2012, 11:06 am

rasabino escreveu:
famado escreveu:
ewqueiroz escreveu:
Cal escreveu:
Você e muitos outros.

Eu já provei por A + B que Deus existe. Não tem essa de que
não há provas. Há sim. Alei da causa e efeito prova a existência de Deus. Só
que eles nunca aceitarão, mesmo se o próprio Deus aperecer-lhes na frente e
dizer "Olha eu aqui". É uma questão de opção.

Simples: Deus é amor! Se eu consigo amar meu próximo então provo que o amor existe! Se o amor existe... Deus também existe!

I João 4:7
7 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Tem que ser uma prova científica. E eu já apresentei. Pura lógica e matemática. Mas não adianta nada.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por famado em Sab 24 Nov 2012, 11:11 am

Cal escreveu:
famado escreveu:
Eu já provei por A + B que Deus existe.
Não, você apenas afirmou, é bem diferente de provar.

Para ter provado você primeiro deveria demonstrar algo que deixasse claro a existência de um deus, não o fez.
Fiz sim e vc fica de teimosia e blá-blá-blá. E cada vez que eu avançar na prova lógica e matemática que apresentei, vc quererá mais. Tal como aquela acusação que fazem em relação aos criacionistas literalistas, que sempre vão querer um novo transicional. Típico dois pesos e duas medidas.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jumper em Sab 24 Nov 2012, 2:27 pm

Tem que ser uma prova científica. E eu já apresentei. Pura lógica e matemática. Mas não adianta nada.
Logica não serve pois com lógica se prova qualquer coisa. É no máximo um ponto de partida. Lógica distorcida onde se descarta outras explicações por irem contra tal lógica, não é lógica.
Matematica eu não vi, usar "infinito" em argumentos não é o que eu chamaria de pura matemática.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Sab 24 Nov 2012, 4:21 pm

Vc optou por não crer em Deus. Assim, pedir uma prova é pura retórica. Ela pode vir, como veio através de minha explicação, mas vc quererá sempre algo a mais, que te satisfaça na sua opção de não aceitar a existência de Deus.

Amigão, já tô careca e de cabeça branca. Já conheço vcs de muitos carnavais.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jumper em Sab 24 Nov 2012, 6:18 pm

famado escreveu:Vc optou por não crer em Deus. Assim, pedir uma prova é pura retórica. Ela pode vir, como veio através de minha explicação, mas vc quererá sempre algo a mais, que te satisfaça na sua opção de não aceitar a existência de Deus.

Provas independem de crença.
Se uma prova depende de crença então a prova em si é uma crença.

Se Deus/Alá/Odin/Bumba/Papai Noel existem eu quero saber, mas eu não aceito lógicas falsas forçadas para provar tais seres.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rcassiadcn em Sab 24 Nov 2012, 6:36 pm

Umas das provas de que Deus existe é a sua propria criacao, vc e eu somos uma delas.O ato de criar, ou trazer à existência, alguém ou alguma coisa. Pode também referir-se àquilo que foi criado ou trazido à existência. A palavra hebraica ba·ráʼ e a grega ktí·zo, ambas significando “criar”, são usadas exclusivamente com referência à criação divina.
Em todas as Escrituras, Jeová Deus é identificado como o Criador. Ele é “o Criador dos céus, . . . o Formador da terra e Aquele que a fez”. (Is 45:18) Ele é “o Formador dos montes e o Criador do vento” (Am 4:13) e é “Aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e todas as coisas neles”. (At 4:24; 14:15; 17:24) “Deus . . . criou todas as coisas.” (Ef 3:9) Jesus Cristo reconheceu a Jeová como Aquele que criou os humanos, fazendo-os macho e fêmea. (Mt 19:4; Mr 10:6) Portanto, Jeová é apropriada e exclusivamente chamado de “o Criador”. — Is 40:28.
É por causa da vontade de Deus que todas as coisas “existiram e foram criadas”. (Re 4:11) Jeová, que tem existido por todo o tempo, estava sozinho antes de a criação ter começo. — Sal 90:1, 2 "Ó Jeová, tu mesmo mostraste ser uma verdadeira habitação para nós. Durante geração após geração. Antes de nascerem os próprios montes Ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, Sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus.

rcassiadcn
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 99
flag : Alemanha

Mensagem por Lit San Ares em Sab 24 Nov 2012, 7:23 pm

Ahhh... Eu vou mais para o lado de Kant.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1811

Mensagem por famado em Dom 25 Nov 2012, 3:09 pm

rcassiadcn escreveu:Umas das provas de que Deus existe é a sua propria criacao, vc e eu somos uma delas.O ato de criar, ou trazer à existência, alguém ou alguma coisa. Pode também referir-se àquilo que foi criado ou trazido à existência. A palavra hebraica ba·ráʼ e a grega ktí·zo, ambas significando “criar”, são usadas exclusivamente com referência à criação divina.
Em todas as Escrituras, Jeová Deus é identificado como o Criador. Ele é “o Criador dos céus, . . . o Formador da terra e Aquele que a fez”. (Is 45:18) Ele é “o Formador dos montes e o Criador do vento” (Am 4:13) e é “Aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e todas as coisas neles”. (At 4:24; 14:15; 17:24) “Deus . . . criou todas as coisas.” (Ef 3:9) Jesus Cristo reconheceu a Jeová como Aquele que criou os humanos, fazendo-os macho e fêmea. (Mt 19:4; Mr 10:6) Portanto, Jeová é apropriada e exclusivamente chamado de “o Criador”. — Is 40:28.
É por causa da vontade de Deus que todas as coisas “existiram e foram criadas”. (Re 4:11) Jeová, que tem existido por todo o tempo, estava sozinho antes de a criação ter começo. — Sal 90:1, 2 "Ó Jeová, tu mesmo mostraste ser uma verdadeira habitação para nós. Durante geração após geração. Antes de nascerem os próprios montes Ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, Sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus.

Meu caro, essa sua explicação não serve para não crentes. Os ateus buscam provas científicas da existência de Deus e não afirmações de acordo com a bíblia.

A maneira científica, lógica e matemática de provar a existência de Deus é através de lei da causa e efeito.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por abençoado em Dom 25 Nov 2012, 10:33 pm

Jumper escreveu:
famado escreveu:Vc optou por não crer em Deus. Assim, pedir uma prova é pura retórica. Ela pode vir, como veio através de minha explicação, mas vc quererá sempre algo a mais, que te satisfaça na sua opção de não aceitar a existência de Deus.

Provas independem de crença.
Se uma prova depende de crença então a prova em si é uma crença.

Se Deus/Alá/Odin/Bumba/Papai Noel existem eu quero saber, mas eu não aceito lógicas falsas forçadas para provar tais seres.

Deus e Alah são o mesmo Deus, segundo perspetivas diferentes (islâmica e cristã).

Odin é um deus com forma humana ,não imaterial, e o Papai Noel uma figura de uma lenda antiga. Não servem como comparação por terem valores ontologicamente diferentes.

Sua argumentação é uma variação da chamada 'falácia do coelho da Páscoa', que já foi refutada , entre outros, por Vicent Cheug ou William Lane Craig.

Existem muitos argumentos para a existência de Deus desde os tempos de Agostinho.Atualmente, existe um ressurgimento na filosofia anglo saxônica. Segue este vídeo, é capaz de ajudar:

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por Cal em Dom 25 Nov 2012, 10:52 pm

abençoado escreveu:Odin é um deus com forma humana ,não imaterial, e o Papai Noel uma figura de uma lenda antiga. Não servem como comparação por terem valores ontologicamente diferentes.
E quem sugeriu uma comparação ontológica? Nenhuma comparação dessa natureza foi feita, o que o Jumper fez foi comparar o número de evidências sobre a manifestação ou detecção entre os alegados seres na realidade objetiva, e nessa comparação os resultados entre as diferentes divindades e personalidades é o mesmo, ou seja, zero.

Você pode argumentar que o empirismo não é a única forma de conhecimento, ou a única epistemologia para a solução de problemas, mas quando se fala em provas se pressupõe a base epistêmica empiricista, daí a contestação.

Deus, nos valores ontológicos teístas pode ser defendido como parte de um arcabouço de crenças pessoais, doutrina religiosa ou dentro do escopo de possibilidades do desconhecido mas não como uma tese provada como o Famado está tentando defender.

E por mais que ele tente negar, sem uma demonstração empírica do sobrenatural criando elementos materiais ou traço detectável de alguma ação divina não há o que defender como prova, fazer uma regressão infinita e colocar deus no final dela tendo por base nenhuma evidência de tal não é uma prova.

Existem muitos argumentos para a existência de Deus desde os tempos de Agostinho.Atualmente, existe um ressurgimento na filosofia anglo saxônica. Segue este vídeo, é capaz de ajudar:
Argumentos existem, se eles são bons o bastante para determinar as crenças pessoais de alguém é decisão de cada um, agora provas, no sentido usual que damos a esse termo, não existem.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por abençoado em Seg 26 Nov 2012, 4:33 pm

Cal escreveu:
abençoado escreveu:Odin é um deus com forma humana ,não imaterial, e o Papai Noel uma figura de uma lenda antiga. Não servem como comparação por terem valores ontologicamente diferentes.
E quem sugeriu uma comparação ontológica? Nenhuma comparação dessa natureza foi feita, o que o Jumper fez foi comparar o número de evidências sobre a manifestação ou detecção entre os alegados seres na realidade objetiva, e nessa comparação os resultados entre as diferentes divindades e personalidades é o mesmo, ou seja, zero.

Deus e o 'Papai Noel' não possuem o mesmo status metafísico, é uma comparação epistemologicamente falha.

Outro motivo é que a relevância que um e outro têm para a humanidade é totalmente diferente.

Você pode argumentar que o empirismo não é a única forma de conhecimento, ou a única epistemologia para a solução de problemas, mas quando se fala em provas se pressupõe a base epistêmica empiricista, daí a contestação.

Deus, nos valores ontológicos teístas pode ser defendido como parte de um arcabouço de crenças pessoais, doutrina religiosa ou dentro do escopo de possibilidades do desconhecido mas não como uma tese provada como o Famado está tentando defender.

Existem argumentos filosóficos teístas baseados em evidências empíricas, como por exemplo, o Argumento Kalam é apoiado pela Teoria do Big Bang (P1 = O Uníverso começou a existir).

Mas é claro que teses filosóficas ou mesmo humanísticas não têm o mesmo valor de uma verdade matemática ou exata.

E por mais que ele tente negar, sem uma demonstração empírica do sobrenatural criando elementos materiais ou traço detectável de alguma ação divina não há o que defender como prova, fazer uma regressão infinita e colocar deus no final dela tendo por base nenhuma evidência de tal não é uma prova.

Não se trata de fazer uma 'regressão' mas sim se socorrer da filosofia e do pensamento lógico para explicar verdades empíricas.

O conhecimento sempre fez isso, desde sempre.

Argumentos existem, se eles são bons o bastante para determinar as crenças pessoais de alguém é decisão de cada um, agora provas, no sentido usual que damos a esse termo, não existem.

Mas esses argumentos são explicações de dados empíricos, do real que todos conhecemos.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:32 pm

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: