.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
79 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 78 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O que é a realidade?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

som O que é a realidade?

Mensagem por Josoco em Seg 18 Out 2010, 12:43 am

"Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora" (Neemias 9.6).

A realidade existe? Nossas vidas não passam de um programa de computador que roda nas nossas mentes? Nossas imagens são apenas uma projeção mental do nosso "eu digital"? Apenas sonhamos enquanto damos um duro medonho no trabalho? Adormecidos, nos entregamos em amor, enquanto as máquinas que dominam o mundo se alimentam das nossas energias?

Com o lançamento do filme Matrix Revolutions, o último da trilogia Matrix dos irmãos Wachowsky, essas perguntas voltam a povoar o consciente da humanidade.

No primeiro episódio da série, o personagem Morfeu nos esclareceu o que é Matrix:

Morfeu: A Matrix é um mundo dos sonhos gerado por computador... Feito para nos controlar... para transformar o ser humano nisso aqui (Morfeu mostra uma bateria).

Neo: Não. Eu não acredito. Não é possível!

Morfeu: Eu não disse que seria fácil, Neo. Eu só disse que seria a verdade.

http://www.chamada.com.br/mensagens/matrix2.html

O que é a realidade?

Existe uma ou várias realidades?

O que é ilusão?

Existe uma ou várias ilusões?

A pergunta é o que nos incomoda, buscar a resposta é o que nos move

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
flag : Brasil

som Re: O que é a realidade?

Mensagem por coldsnip em Seg 18 Out 2010, 3:16 am

kkkkkkkkkk gargalhada

quem diria que logo você é fã de matrix affraid

é a minha obra cinematográfica predileta, já ví a trilogia completa algumas dezenas de vezes e nunca me canso de rever essa obra prima positivinho

há 11 anos atrás quando foi lançado o primeiro filme, eu tinha 12 anos de idade e vivia pensando numa forma de me "desconectar" da matrix e ser resgatado pelos humanos remanescentes de Zion.

bons tempos aqueles...

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por Josoco em Seg 18 Out 2010, 8:57 am

Coldsnip:

Gosto do Senhor dos Anéis, mas Matrix foi o filme que mais me marcou, pela mensagem da realidade, pela beleza dos efeitos especiais, pela mensagem e muitas outras coisas...

Realmente, em dois momentos me marcou esse diálogo um do Francês falando para Neo:

- A liberdade é uma ilusão criada pelos que detém o poder para dar aos que não tem poder a ilusão que são livres.

Outro trecho do Morfeu falando para Neo:

- Existe uma diferença entre saber o caminho e andar nele.

Nestes dias venho pensando no quanto é verdadeiro estas palavras. Não somos livres, não existe livre arbítrio, a realidade tem múltiplas caras e saber o caminho é diferente de andar nele.

Deus não criou pessoas livres, mas pessoas semelhantes a Ele, todos somos relativamente livres e relativamente escravos das nossas necessidades...

O ser humano para alcançar o grau de irmão, deve, necessariamente, passar pelo estágio da lealdade e fraternidade

Josoco
Banido

Mensagem por Josoco em Seg 18 Out 2010, 10:15 am

O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas. A morte, por exemplo, nada tem de terrível, senão tê-lo-ia parecido assim a Sócrates. Mas a opinião que reina em relação á morte, eis o que a faz parecer terrível a nossos olhos. Por conseguinte, quando estivermos embaraçados, perturbados ou penalizados, não o atribuamos a outrem, mas a nós próprios, isto é, às nossas próprias opiniões.

Epicteto, in 'Manual'

Todo homem é um fim em si mesmo, não é um meio para se chegar a um fim

Josoco
Banido

Mensagem por Josoco em Ter 19 Out 2010, 10:45 pm

É certo que o homem fala a si mesmo; não há um único ser racional que o não tenha experimentado. Pode-se até dizer que o mistério do Verbo nunca é mais magnífico do que quando, no interior do homem, vai do pensamento à consciência, e volta da consciência ao pensamento. (...) Diz, fala, exclama cada um consigo mesmo, sem que seja quebrado o silêncio exterior. Há um grande tumulto; tudo fala em nós, excepto a boca. As realidades da alma, por não serem visíveis e palpáveis, nem por isso deixam de ser também realidades.

Victor Hugo, in 'Os Miseráveis'

Os momentos de crise não tonam ninguém bom ou ruim, apenas revelam o que as pessoas são

Josoco
Banido

Mensagem por Khwey em Ter 19 Out 2010, 11:10 pm

Josoco escreveu:
A realidade existe? Nossas vidas não passam de um programa de computador que roda nas nossas mentes? Nossas imagens são apenas uma projeção mental do nosso "eu digital"? Apenas sonhamos enquanto damos um duro medonho no trabalho? Adormecidos, nos entregamos em amor, enquanto as máquinas que dominam o mundo se alimentam das nossas energias?
Eu penso que a realidade existe.

Eu penso que eu sou real, porém creio que possa existir personagens figurativos em ações não reais ou acontecimentos limitados à minha mente.

Josoco escreveu:Com o lançamento do filme Matrix Revolutions, o último da trilogia Matrix dos irmãos Wachowsky, essas perguntas voltam a povoar o consciente da humanidade.
Não só Matrix, mas outras produções como Star Wars suscitam questões neste sentido.

Uma das questões que não me sai da cabeça é se isto foi uma inspiração somente dos autores, ou se alguém de fora pretendeu nos enviar, através desta arte deles, as chamadas mensagens subliminares.

"A realidade existe?
Nossas vidas não passam de um programa de computador que roda nas nossas mentes? Nossas imagens são apenas uma projeção mental do nosso "eu digital"?"

Se estas questões propostas são de sua autoria e de seu interesse, então pode ser que você esteja evoluindo espiritualmente, conseguindo ver mais além do que a visão natural alcança.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Josoco em Qua 20 Out 2010, 10:19 am

Khwey escreveu:

Uma das questões que não me sai da cabeça é se isto foi uma inspiração somente dos autores, ou se alguém de fora pretendeu nos enviar, através desta arte deles, as chamadas mensagens subliminares.

Eu também fiquei com a impressão que alguém, querendo zombar de nós, inspirou a criação deste filme....

Existem duas realidades:

A que todo mundo passa: nascer, cresçer, reproduzir e morrer> Também a realidade que o dia sucede a noite isso para todos.

A realidade vivida por cada um: Existe a realidade de quem está se casando e a de quem está se separando, existe a realidade de quem consegui um emprego e a de quem perdeu seu emprego, existe a realidade de quem ficou rico ganhando na loteria e a de quem vive em extrema pobreza.

Nem tudo que reluz é ouro

Josoco
Banido

Mensagem por Khwey em Qua 20 Out 2010, 11:19 pm

Josoco escreveu:
Khwey escreveu:

Eu também fiquei com a impressão que alguém, querendo zombar de nós, inspirou a criação deste filme....
A impressão que eu tenho é a de que alguém inteligente está jogando migalhas para ver se o nosso cérebro atrofiado consegue ir mais além.

Josoco escreveu:Existem duas realidades:

A que todo mundo passa: nascer, cresçer, reproduzir e morrer> Também a realidade que o dia sucede a noite isso para todos.
Para mim existe uma só realidade, e não é esta em que eu estou vivendo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por lucas oliveira em Qui 21 Out 2010, 10:27 am

Esse filme Matrix foi para ironizar aos que ão conhecem a realidade sobre o grande governo mundial,que esta por trás das cortinas.Se você buscar sobre mensagens subliminares no filme vai encontrar muito simbolismo correspondente a essa elite mundial.

lucas oliveira
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por Khwey em Qui 21 Out 2010, 10:49 am

Este é apenas um dos pontos abordados, à semelhança de "'Vida de Inseto", que foi mais simples em demonstrar a solução para isto.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Josoco em Qui 21 Out 2010, 7:53 pm

Hoje nossa sociedade condena a escravidão. No passado povos foram retirados de seu ambiente e transformados em escravos. Hoje somos livres? Somos meio escravos e meio livres. Somos escravos de nossas necessidades, para satisfazê-las nós mesmo nos escravizamos. Para dar a impressão que somos livres, escolhemos que atividade escrava vamos executar: seja ser engenheiro, seja ser médico ou pedreiro, todos nos escravizamos para ganhar dinheiro e satisfazer nossas necessidades. Os momentos de folga dão uma certa ilusão que somos livres. Isso é que é explorado: o fato de sermos obrigados a fazer coisas para satisfazer as necessidades.

Existe o fato espiritual: a presença de demônios agindo em nossa sociedade.

Talvez seja isso que estes filmes queriam dizer para nós...

Talvez seja mais que isso...

A pergunta é o que nos incomoda, buscar a resposta é o que nos move

Josoco
Banido

Mensagem por coldsnip em Qui 21 Out 2010, 10:18 pm

eu confesso que até 2004 eu vívia em fóruns destrinchando a trama da trilogia matrix, mas após assistir os 3 filmes umas 30 vezes e debater muito eu acabei percebendo o óbvio:

a mitologia de matrix é um grande liquidificador de ideologias que tem de tudo um pouco e por isso acaba agradando a muita gente, resultado...
sucesso comercial

ainda assim sou fã incondicional da obra. positivinho
roteiristas preferem ganhar dinheiro, essa é a verdade sobre o cinema.

pra quem gosta muito de matrix tenho uma dica:

o jogo the matrix: path of neo
você vivência a história na pele do próprio Neo, e ainda tem muitos trechos que não foram mostrados no filme como missões extras e treinamentos de armas, a primeira vez que eu usei o "foco" que é a habilidade de ver o mundo em câmera lenta, eu quase pirei quando comecei a desviar das balas gargalhada

a emoção de vivenciar a história que é o mais marcante que o filme em si, eu recomendo! :chapeu:

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Sex 22 Out 2010, 2:01 am

coldsnip escreveu:
a mitologia de matrix é um grande liquidificador de ideologias que tem de tudo um pouco e por isso acaba agradando a muita gente, resultado...
sucesso comercial
Esta tal ideologia só alguns percebem. O que vende e agrada o povão é a ação do filme com seus efeitos especiais. O conteúdo, quando tem, fica em segundo plano.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Josoco em Sex 22 Out 2010, 12:45 pm

Estou começando a acreditar que esses filmes são só obra de ficção, nada mais que isso, pensar algo além disso é ter uma mente fértil demais...

Existe uma diferença entre saber o caminho e andar nele

Josoco
Banido

Mensagem por coldsnip em Dom 24 Out 2010, 1:38 am

Khwey escreveu:
coldsnip escreveu:
sucesso comercial
Esta tal ideologia só alguns percebem. O que vende e agrada o povão é a ação do filme com seus efeitos especiais. O conteúdo, quando tem, fica em segundo plano.

Khwey,

na verdade você não entendeu bem, o filme não passa apenas uma ideologia específica, na verdade nele contém um mix de várias coisas, por exemplo, você pode se identificar com o filme porque ele contém temas como:
artes marciais, robôs, computadores, romance, armas, carros e motos, estilo de se vestir,
conceitos cristãos sobre ser o "salvador" e bem x mal, conceitos budistas de trilhar o caminho do escolhido e ser o escolhido e mais uma porção de coisas mixadas, com o objetivo de atingir todos os gostos.

Josoco escreveu:Estou começando a acreditar que esses filmes são só obra de ficção, nada mais que isso, pensar algo além disso é ter uma mente fértil demais...

Josoco,

parece que esse filme ainda mexe com sua cabeça...
já que você é um grande fã, vamos filosofar dentro desse mundo:

o mundo como conhecemos na verdade é uma grande realidade virtual gerada por máquinas, que nos mantem vivos dentro de capsulas e imersos em um líquido, tudo isso com um único propósito, gerar energia para alimentar as máquinas.

não estamos no ano de 2010 e sim num futuro distante, dominado pela inteligência artificial das maquinas, elas escravizaram a raça humana e produziram uma realidade virtual baseada no ano de 2010 e que serve pra nos manter entretidos enquanto somos usados pra fornercer energia pra elas de forma pacífica e eficaz.

dentro desses conceitos, a própria religião, as manifestações e experiências de fé que cada indivíduo tem, a bíblia, deus, jesus, não passam de criações das máquinas pra manter a maioria das mentes humanas entretidas assim como as mais diversas religiões do mundo, isso tem um único propósito,
que essas pessoas não percebam a verdadeira realidade:

que elas são escravas das máquinas.

e ai Josoco, se você acredita estar numa realidade virtual, então você está fazendo exatamente o que uma máquina espera que você faça: fique entretido com uma criação delas.

o que você acha?

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Josoco em Dom 24 Out 2010, 5:52 am

coldsnip escreveu:

e ai Josoco, se você acredita estar numa realidade virtual, então você está fazendo exatamente o que uma máquina espera que você faça: fique entretido com uma criação delas.

o que você acha?

Sim assim for e assim não é vc porém, vc está vivendo uma ilusão, a ilusão que está sozinho no mundo. não condeno e nem critico vc por ter tuas dúvidas ou certezas falsas sobre a não existência de Deus. Eu, na minha certeza que Deus existe o procurei muito, por muitos caminhos e meios, disse um dia para mim mesmo: "se Deus existe eu vou encontrá-lo." e foi o que aconteceu.

Talvez vc, na certeza que Ele não existe procura o que? quem? Vc está fazendo exatamente o que um certo tipo de ser espera que vc faça? Nem quero entrar nesse assunto, mas posso te fornecer um teste apenas, para provar que vc é manipulado por seres invísveis, como uma marionete. E o horror maior ainda será quando os outros também, ao fazerem o teste do josoco perceberem que são meras marionetes nas mãos de certos tipos de seres do mundo espiritual. Deles vem a escravidão, não virtual, mas espiritual. Tá afim de fazer o teste do Josoco? Só vou mostrar a verdade, o resto será por tua conta. Vc é quem vai decidir o que vai fazer, se continua escravo ou se rebela?

Josoco
Banido

Mensagem por Khwey em Dom 24 Out 2010, 7:30 pm

coldsnip escreveu:
Khwey escreveu:
coldsnip escreveu:
sucesso comercial

Khwey,

na verdade você não entendeu bem, o filme não passa apenas uma ideologia específica, na verdade nele contém um mix de várias coisas, por exemplo, você pode se identificar com o filme porque ele contém temas como:
artes marciais, robôs, computadores, romance, armas, carros e motos, estilo de se vestir,
conceitos cristãos sobre ser o "salvador" e bem x mal, conceitos budistas de trilhar o caminho do escolhido e ser o escolhido e mais uma porção de coisas mixadas, com o objetivo de atingir todos os gostos.
Você é que não entendeu bem!!!

Um filme não passa apenas uma ideologia específica, na verdade nele contém um mix de várias coisas. Por exemplo, você pode identificar-se com um determinado filme porque nele pode conter temas variados!

Onde foi que eu discordei disto??? hummm

O que eu disse, e está escrito bem claro, é que não são estas ideologias que agradam a muita gente, mas sim a ação e efeitos contido nos filmes.

Tais como: Explosões, tiros, capotamentos, mortes bizarras, monstros predadores e sobrenaturais, situações dramáticas, etc.

O conteúdo, aquilo que para ser captado e entendido depende de uma mente mais educada, quando tem, fica em segundo plano.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Fish em Dom 24 Out 2010, 8:21 pm

Matrix eh um filme feito por gnósticos, eh uma corrente "mística" de acordo com a qual somente com o verdadeiro conheicmento(Gnose) o ser humano poderia se libertar da prisão desta realidade má e ilusória(isso parece com algum filme?).
Por isso, Matrix eh apenas um joguete gnóstico feito pelos irmãos Wacholski(sei lah como se escreve direito) para brincar com nossas mentes.

Nesse filme, um egocêntrico arquiteto de uma Matrix ludibria os seres humanos de uma realidade na qual eles são pilhas usadas por máquinas para o sustento delas, Neo eh uma equação não balanceada que inevitavelmente surge na Matrix de vez em vez causando sempre grandes confusões.

As correspondências são sugestivas e óbvas, esse "arquiteto" é o Deus da Bíblia, que eles quiseram fazer passar por um ser egoísta que usa os humanos para se manter vivo, as máquinas são seus anjos, e Neo seria o nosso libertador dessa opressão espiritual, o Anticristo, sugestivamente posto como algo que o arquiteto(Deus) não poderia controlar. Morpheus eh uma espécie de demônio que instrui Neo nessa guerra e o inicia na realidade do mundo espiritual, que lah eh o real(eles inverteram as coisas). Nunca estranhou o fato de Neo e sua sempre se vestirem de preto quando vão à Matrix?

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por coldsnip em Seg 25 Out 2010, 1:53 am

Josoco

então o teste do Josoco mostra que eu sou manipulado por seres invisiveis???
manda ai, James Randi que me aguarde! gargalhada

Khwey

Mea Culpa!

Fish escreveu:

Nesse filme, um egocêntrico arquiteto de uma Matrix ludibria os seres humanos de uma realidade na qual eles são pilhas usadas por máquinas para o sustento delas, Neo eh uma equação não balanceada que inevitavelmente surge na Matrix de vez em vez causando sempre grandes confusões.

isso pode parecer um papo de nerd matrixmaníaco, mas não é :risadinha:

primeiro o arquiteto não é alguém, ele é um "software" criado pelas maquinas para construir a realidade virtual matrix.

segundo, neo não é uma equação, ele é um ser humano com a mente projetada em uma realidade virtual, a equação está na matrix em sí e ele juntamente com o agente Smith balanceam essa equação, assim como o arquiteto e o oráculo.

Fish escreveu:As correspondências são sugestivas e óbvas, esse "arquiteto" é o Deus da Bíblia, que eles quiseram fazer passar por um ser egoísta que usa os humanos para se manter vivo, as máquinas são seus anjos, e Neo seria o nosso libertador dessa opressão espiritual, o Anticristo, sugestivamente posto como algo que o arquiteto(Deus) não poderia controlar. Morpheus eh uma espécie de demônio que instrui Neo nessa guerra e o inicia na realidade do mundo espiritual, que lah eh o real(eles inverteram as coisas). Nunca estranhou o fato de Neo e sua sempre se vestirem de preto quando vão à Matrix?

novamente, o arquiteto não passa de um software, ou melhor dizendo, ele é um "programa de computador" criado pelas máquinas, ele não existe no mundo real, só dentro da realidade virtual matrix, quanto o resto de morpheus demonio e roupas pretas... se você canalizar essa mente fértil pode até escrever roteiros de cinema :risadinha:

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Fish em Seg 25 Out 2010, 2:27 am

Fish escreveu:As correspondências são sugestivas e óbvas, esse "arquiteto" é o Deus da Bíblia, que eles quiseram fazer passar por um ser egoísta que usa os humanos para se manter vivo, as máquinas são seus anjos, e Neo seria o nosso libertador dessa opressão espiritual, o Anticristo, sugestivamente posto como algo que o arquiteto(Deus) não poderia controlar. Morpheus eh uma espécie de demônio que instrui Neo nessa guerra e o inicia na realidade do mundo espiritual, que lah eh o real(eles inverteram as coisas). Nunca estranhou o fato de Neo e sua sempre se vestirem de preto quando vão à Matrix?

novamente, o arquiteto não passa de um software, ou melhor dizendo, ele é um "programa de computador" criado pelas máquinas, ele não existe no mundo real, só dentro da realidade virtual matrix, quanto o resto de morpheus demonio e roupas pretas... se você canalizar essa mente fértil pode até escrever roteiros de cinema :risadinha:

Um ancião vestido com roupas brancas, sentado em um trono, rodeado pela sua visão omniciente das telas que vigiam a matrix, que criou todo esse sistema no qual os humanos são "prisioneiros" e intitulado de "arquiteto", em provável referência ao "Grande Arquiteto do Universo" dos maçons. Realmente, se isso não for um condicionamento a aceitar o Deus da Bíblia como um Demiurgo, uma divindade imperfeita, ou uma mera alusão a Ele, não sei mais o que pode ser.

Quanto a Morpheus ser um demônio e eles anderem de roupas pretas, a "mente fértil" provavelmente é mais dos criadores do filme do que minha.

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Seg 25 Out 2010, 11:54 am

Se no filme, Morpheus e cia estivessem vestidos de roupas brancas, certamente os "crentes" de mentes férteis iriam pregar que tratavam-se de demônios transvestidos de seres de luz!

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Fish em Seg 25 Out 2010, 9:56 pm

Khwey escreveu:Se no filme, Morpheus e cia estivessem vestidos de roupas brancas, certamente os "crentes" de mentes férteis iriam pregar que tratavam-se de demônios transvestidos de seres de luz!

Pelo menos concorde que seria bastante sugestivo. Jah ouviu falar do filme Equilibrium? O personagem principal Preston, vivido por Christian Bale, era um sacerdote de uma facção chamada Tetragrammaton cujo lider era "o Pai", uma provável referência ao nome do Deus hebraico, cujo nome tem quatro letras(YHWH). Ao final do filme, Preston se rebela e se volta contra a sua antiga facção, que idealizava uma humanidade livre das prejudiciais emoções humanas, vestindo uma roupa branca após a sua "revolta", enquanto que os demais sacerdotes do Tetragrammaton vestem preto.

Preston antes...

e depois.

Bastante sugestivo, não?

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Ter 26 Out 2010, 12:43 am

Qual é a sugestão?

Seria Preston um demônio travestido em um ser da luz?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Fish em Ter 26 Out 2010, 1:15 am

Khwey escreveu:Qual é a sugestão?

Seria Preston um demônio travestido em um ser da luz?

Naum filho, eh algo muito mais simples. Preto eh convencionalmente atribuido as pessoas ruins e aos espíritos maus, branco pelo contrário eh convencionalmente atribuido ao bem e aos espíritos bons, eu disse convencionalmente, naum eh uma lei, mas eh algo praticamente aceito, vide a transfiguração de Jesus quando suas vestes ficaram "resplandecentes de brancura".

O fato do filme retratar os sacerdotes de Tetragrammaton com vestes pretas, e o traidor com vestes brancas, gera uma inversão dessa lógica, ou seja, provavelmente o autor do filme quis por Deus como alguém ruim, como um tirano.

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Ter 26 Out 2010, 1:24 am

Provavelmente o autor do filme quis por Deus como alguém ruim???

Só poderia ter sido esta a ideia do filme???

Não poderia o autor simplesmente ter tido a intenção em demonstrar que aquele tipo de controle não era correto, e que sempre devemos lutar contra o que não é correto, mesmo sendo a minoria?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:12 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: