.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
35 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 34 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Tempo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

professor O Tempo

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 3:50 pm

O mundo espiritual está sujeito ao nosso tempo cronológico (este que a bíblia chama de krónos)? Eu tenho subsidio para dizer que não. Se o mundo espiritual não se submete ao krónos, não tem sentido falarmos mais nada em relação ao sono da morte. Como é o tempo lá? Lá existe tempo? O retorno de Jesus, o juízo final, o porvir, enfim, não poderia tudo já estar acontecendo agora? Precisamos resolver o tempo para resolver o desenrolar dos fatos no mundo onde Deus se encontra.

Mesmo dentro de uma visão puramente materialista, o tempo não é absoluto. Einstein mostrou que o tempo é relativo. Grandes campos gravitacionais e a velocidade do viajante provocam o que se chama de dilatação temporal. Assim, considere um caso hipotético de dois irmãos gêmeos, onde um entra em uma espaçonave e viaja a uma velocidade próxima à da Luz, e o outro espera na terra. O viajante viaja por cinco minutos. Quando ele voltar, seu irmão estará mais velho que ele alguns anos (bem, não sei se seriam anos, mas terá passado um tempo maior que os 5 minutos).

Deus falou para Moisés que ele era o Eu Sou. Jesus disse para os fariseus que “antes que Abraão existisse, Eu sou”. Esta expressão não dá uma idéia de que Deus não se submete ao tempo? O Salmo 139 tb dá a entender isso. “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” O Salmo 90 fala que “para Ele, mil anos são como o dia de ontem que passou”. Pedro fala que “para Deus, mil anos é como um dia e um dia como mil anos”.

Acho que podemos postular que tudo que esperamos acontecer está acontecendo agora na presença de Deus. Assim, não valeria mais falar em estado intermediário e sono da morte.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

professor Re: O Tempo

Mensagem por silvamelo em Dom 17 Out 2010, 3:22 am

A nossa existência no universo depende inveriavelmente do tempo. Nossa fisiologia e psicologia estão totalmente adaptadas e são totalmente dependentes do tempo para se situar e se desenvolver. Por isso, não é possível para nós concebermos um ambiente onde o tempo não transcorra.

Mas sabemos que passaremos por uma transformação. Essa nova condição em que estaremos possivelmente nos permitirá interagir com a eternidade. Contudo, pelos relatos bíblicos, as esferas espirituais parecem estar conectadas com a esfera do nosso universo, dando a entender que os seres espirituais também estão subordinados ao tempo ou a alguma forma similar de cronologia.

Esse realmente é um assunto muito difícil de ser abordado, porque não fazemos nenhuma idéia de como serão as coisas por lá.

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por famado em Dom 17 Out 2010, 8:00 am

Absolutamente certo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jeanbanak em Dom 17 Out 2010, 12:17 pm

Pedro fala que “para Deus, mil anos é como um dia e um dia como mil anos”.

Na verdade essa passagem acima afirma o entendimento sobre os chamados dias proféticos
ou seja um dia = a um ano em lingguagem profética exclusvamente biblica

da mesma forma que tempo em linguagem profética na bilblia significa ano assim temos

um tempo dois tempos e metade de um tempo
que foi interpretado como tres anos e meio

Mas acho que os tempos espiritual/ terreno etão interligados

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 978

http://www.averdadebiblica.com

Mensagem por famado em Dom 17 Out 2010, 12:23 pm

Acho que não.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jeanbanak em Dom 17 Out 2010, 1:29 pm

famado escreveu:Acho que não.

vejamos o que a biblia nos diz

depois ouvi um santo que falava e disse aquele à que falava :
Aré quando durará a visão do contínuo scrificio eda transgrassão assoladora
para que seja entregua o santuário e os exercitos a fim de que sejam pisados?

E ele me disse: Até duas mil trezentas tardes e manhas; e o santuário será purificado

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por famado em Dom 17 Out 2010, 1:53 pm

Isso não se refere ao tempo como eu estou abordando neste tópico. Estes são símbolos escatológicos. Estou falando do Krónos, o tempo cronológico, uma grandeza física. A grande questão é se esse tempo decorre como o nosso no mundo espiritual.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Dom 17 Out 2010, 6:34 pm

Segundo a Biblia Famado parece não haver divisão cronológica entre as esferas espiritual e material, digo isso com base nas ações atribuidas a deus que parecem seguir uma linha de eventos inter-relacionados com a cronologia terrestre.

Vou citar o caso de Jó, deus e o diabo fazem uma aposta sobre a reação de Jó diante de determinadas circunstâncias, diante das primeiras reações favoraveis de Jó a posição de deus, o diabo tenta rever algumas condições da aposta, o que indica que não se passaram mil anos terrestres em um dia espiritual.

Acredito que a passagem mil anos são como um dia se referem a eternidade da condição divina e não um postulado sobre uma suposta diferença temporal quanto as duas esferas.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por famado em Dom 17 Out 2010, 9:41 pm

É possível.

Mas veja, Jó é um romance. Ele foi escrito em um rebuscado hebraico atribuído a Moisés. É todo rimado, com exceção do prólogo. Muito provavelmente, o personagem nunca existiu. É uma história idealizada com fins didáticos. O diálogo de Deus e satanás é, assim, uma "peça teatral". Assemelha-se a uma parábola. Não se pode tirar literalidade dali.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jeanbanak em Dom 17 Out 2010, 11:13 pm

famado escreveu:O mundo espiritual está sujeito ao nosso tempo cronológico (este que a bíblia chama de krónos)? Eu tenho subsidio para dizer que não. Se o mundo espiritual não se submete ao krónos, não tem sentido falarmos mais nada em relação ao sono da morte. Como é o tempo lá? Lá existe tempo? O retorno de Jesus, o juízo final, o porvir, enfim, não poderia tudo já estar acontecendo agora? Precisamos resolver o tempo para resolver o desenrolar dos fatos no mundo onde Deus se encontra.

Mesmo dentro de uma visão puramente materialista, o tempo não é absoluto. Einstein mostrou que o tempo é relativo. Grandes campos gravitacionais e a velocidade do viajante provocam o que se chama de dilatação temporal. Assim, considere um caso hipotético de dois irmãos gêmeos, onde um entra em uma espaçonave e viaja a uma velocidade próxima à da Luz, e o outro espera na terra. O viajante viaja por cinco minutos. Quando ele voltar, seu irmão estará mais velho que ele alguns anos (bem, não sei se seriam anos, mas terá passado um tempo maior que os 5 minutos).

Deus falou para Moisés que ele era o Eu Sou. Jesus disse para os fariseus que “antes que Abraão existisse, Eu sou”. Esta expressão não dá uma idéia de que Deus não se submete ao tempo? O Salmo 139 tb dá a entender isso. “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” O Salmo 90 fala que “para Ele, mil anos são como o dia de ontem que passou”. Pedro fala que “para Deus, mil anos é como um dia e um dia como mil anos”.

Acho que podemos postular que tudo que esperamos acontecer está acontecendo agora na presença de Deus. Assim, não valeria mais falar em estado intermediário e sono da morte.

Onde esta este texto em que a biblia chama o tempo de krónos?

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Well em Seg 18 Out 2010, 8:28 am

A eternidade pode ser considerada como tempo?

Nossa luta não é contra a carne e nem o sangue, mas, contra o mundo espiritual maligno. Isso mostra claramente a interação que há entre eles e nós, tanto para o lado do bem quanto para o lado do mal.

Deus não se submete ao tempo, penso ser ELE um Ser atemporal, mas e os anjos e nós? Para Deus todos vivem. Lembram dessa passagem no tocante à ressurreição? Quem sabe para Deus existe um eterno agora? Entretanto, para nós com certeza não existe. Para nós e os demais seres que DEus criou existe uma linha de tempo sim a ser cumprida e há uma interação entre o mundo espiritual e nós, como citei acima.

[ ]s.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Josoco em Seg 18 Out 2010, 9:06 am

O tempo é sucessão de acontecimetos: um acontecimeto depois outro e outro e assim indefinidamente. A forma como medir o tempo é variável, mas não é o tempo, tempo é sucessão.

Como as coisas acontecem na eternidade, claro que na eternidade existe o tempo...

Eterna+Idade = eternidade, ou seja sempre jovem, esse é o significado da palavra eternidade, juventude para sempre.

Não existe momentos de crise, existe pessoas que entram em crise em certos momentos

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

Mensagem por Jeanbanak em Seg 18 Out 2010, 1:16 pm

"a erterna-idade" de Deus não seria então uma base para não duvidarmos que um dia é como um ano e um ano como um dia como fala acho o profeta daniel. talvez seja literalemnte uma metáfora no que diz respeito a eternidade... :pens:

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por famado em Ter 02 Nov 2010, 11:14 am

Adventismo hoje escreveu:

Onde esta este texto em que a biblia chama o tempo de krónos?

Em todo o NT. Tempo em grego ou é krónos (se tem o sentido de tempo físico) ou é kairós (se tem o sentido de uma data que só Deus conhece).

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Ter 02 Nov 2010, 2:26 pm

O tempo é algo que passa a existir quando se determina um início, um fim ou ambos.

Seja em qualquer dimensão, se for determinado assim, ali estará o tempo.

O tempo é algo que depende de referencial para existir, assim como a posição dos objetos.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:00 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: