.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Hoje à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Hoje à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Hoje à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Ontem à(s) 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Ontem à(s) 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
58 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 55 Visitantes :: 1 Motor de busca

irmão, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Se a alma é imortal e autônoma, para que serve o corpo ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Se a alma é imortal e autônoma, para que serve o corpo ?

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 2:42 pm

Se a alma é imortal e independente, para que serve o corpo ?

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Re: Se a alma é imortal e autônoma, para que serve o corpo ?

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 3:22 pm

Editado

Última edição por famado em Sab 16 Out 2010, 3:29 pm, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 3:27 pm

Qual o problema das pessoas com relação ao corpo? O corpo é um veículo para o espírito ora essa. Não são Deus, os anjos, os demônios, satanás, todos espíritos? Eles têm corpo? Não. Então o corpo é apenas um veículo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 3:32 pm

famado escreveu:Qual o problema das pessoas com relação ao corpo? O corpo é um veículo para o espírito ora essa. Não são Deus, os anjos, os demônios, satanás, todos espíritos? Eles têm corpo? Não. Então o corpo é apenas um veículo.
Se existisse essa "alma imortal" o corpo seria desnecessário.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Well em Sab 16 Out 2010, 4:01 pm

Segundo o Ap. Paulo nós teremos um corpo espiritual. Então, continuaremos a ter um corpo só que espiritual.

O homem ganhará a imortalidade por ocasião da sua transformação, onde o ser mortal se revistará da imortalidade. Agora isso não quer dizer que, hoje, o homem não seja um espírito revestido de carne.

- Zac. 12. 1 >>> A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele.

Perceba a diferença entre espírito x mente.

- I Cor. 14.14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.

15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

- I Cor.2.11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus

- I Cor. 5.5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

- O Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (não me lembro a passagem).

- etc.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 4:14 pm

Well escreveu:O homem ganhará a imortalidade por ocasião da sua transformação, onde o ser mortal se revistará da imortalidade. Agora isso não quer dizer que, hoje, o homem não seja um espírito revestido de carne.
Ué, através da alma já não deveriamos ser imortais ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por eliassoares em Sab 16 Out 2010, 4:34 pm

Ha é mesmo ! que me diz de jesus após a resurreição ? luc.24:36-39

"36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações?
39 Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho''.

veja que Jesus saiu da sepultura em carne e osso tendo o mesmo corpo. e não um corpo em espírito..

eliassoares
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 249

Mensagem por eliassoares em Sab 16 Out 2010, 4:48 pm

existem forma de dizer espirito:
espírto angustiado= quando uma pessoa está triste, ou há um vasio na alma.
espírito abatido= quando algém sente solitário ou perde antes querido
espírto de vida= folego, ar, respiração.
espírito alegre= quando uma pessoa está completa de felicidade ou despreocupada de outros problemas.
espírito de demónio= satanás ou anjos maus.
Espírito Santo= Uma pessoa de Deus
espírito imundo= abominação, doutrina falça.

depende da forma que está o texto.
não podemos julgar todos estes espíritos como sendo um único espírito relacionado.

Última edição por eliassoares em Sab 16 Out 2010, 5:18 pm, editado 1 vez(es)

eliassoares
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Sab 16 Out 2010, 5:08 pm

O corpo serve para prender a alma, limitando-a a este sistema de coisas, de modo a cumprir os propósitos que Deus determinou.

Está escrito: "Não podem matar a alma".

Exatamente com todas estas letras acima!

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por eliassoares em Sab 16 Out 2010, 5:13 pm

espírto de puresa= quando se tem uma vida espíritual dedica e devotada a Deus.

- I Cor. 5.5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

fala de uma vida santificada a Deus, e que seja entregue a satnás para destruição da carne... é uma vida espíritual devotada as coisas do mau, pra que a vida da pessoa seja salva no dia do Senhor. Quando Jesus Voltar na Nuvens com seus Anjos.

exemplo: o sujeito está indo a igreja, mas tem relação sexual com a madastra, mulher de seu pai escondido. este tem uma vida espíritual malígna, esta vida espíritual deve ser entregue a satanás, fala de uma nova conversão, uma nova vida espíritual. é assim que funciona, cada pecado arrempedido é colocado sobre as costa de satanás.

veja como se fazia isso no tempo da antiga aliança:

o pecador levavam um cordeiro, colocava sua mão na cabeça do cordeiro e confessava seu pecado, e degolava o animal, o sacerdote parava o sangue com uma bacia, este sangue era feito rituais no santuário santo; quando se fazia um ano, era a vez do sumo sacerdote. ele fazia uma espiação por sua família e toda israel; pegava dois bode: uma escolhia para Deus e outro para Satanás, fazia se o ritual do bode para Deus, neste rituais todos pecados do ano todo eram transferido para o santuario santíssimo.

agora o sumo sacerdote pegava o segundo bode e pegavam as cinsas do sangue queimado no propiciatório e passavam em rituais na cabeça do bode, e neste ritual era transferido para o bode representado por satanás, e ele era levado por uma pessoa bem distante do arraial no deserto e amarravam o bode pra morrer de fome e sede.

é o que Cristo faz hoje, ele pega nossos pecados arrempendido e coloca sobre satanás, no dia do juízo final satanás irá pagar todos pecados que o povo de Deus cometeu. Satanás será o último a ser queimado até se fazer cinsas.

eliassoares
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 8:40 pm

Eduardo escreveu:
famado escreveu:Qual o problema das pessoas com relação ao corpo? O corpo é um veículo para o espírito ora essa. Não são Deus, os anjos, os demônios, satanás, todos espíritos? Eles têm corpo? Não. Então o corpo é apenas um veículo.

Se não existe uma alma imortal, ou um espírito, ou uma personalidade incorpórea (que se chama alma ou espírito, sei lá...), então Deus tem que ter um corpo. A mesma coisa a respeito de satanás, anjos e demônios. O que vc acha? Primeiro precisa resolver esse negócio, pra depois concluirmos alguma coisa sobre a sua pergunta.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 8:49 pm

famado escreveu:
Eduardo escreveu:
Se não existe uma alma imortal, ou um espírito, ou uma personalidade incorpórea (que se chama alma ou espírito, sei lá...), então Deus tem que ter um corpo. A mesma coisa a respeito de satanás, anjos e demônios. O que vc acha? Primeiro precisa resolver esse negócio, pra depois concluirmos alguma coisa sobre a sua pergunta.
Meu irmão, você está misturando temas distintos. Você sabe de que é formado um anjo ? Se não souber fica inútil citá-los para comparação aqui.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 8:57 pm

Khwey escreveu:O corpo serve para prender a alma, limitando-a a este sistema de coisas, de modo a cumprir os propósitos que Deus determinou.
Por que Deus prendeu a "alma" ? A Bíblia defende esse aprisionamento ?

Essa doutrina do corpo como prisão da "alma" é defendida por Platão, para ele o peso do corpo e das paixões sobre a alma, issp que leva ele a dizer que o corpo é prisão da alma.

Última edição por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 9:06 pm, editado 1 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 9:04 pm

Eduardo escreveu:
famado escreveu:
Eduardo escreveu:
Meu irmão, você está misturando temas distintos. Você sabe de que é formado um anjo ? Se não souber fica inútil citá-los para comparação aqui.

Ok, vamos considerar que anjos têm corpos (o que eu não concordo), mas e Deus. Deus tem corpo? Se vc disser que tem, aí eu me retiro deste tópico.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 9:08 pm

famado escreveu:
Eduardo escreveu:
famado escreveu:
Eduardo escreveu:
Ok, vamos considerar que anjos têm corpos (o que eu não concordo), mas e Deus. Deus tem corpo? Se vc disser que tem, aí eu me retiro deste tópico.
Calma irmão, eu não disse nada do que você afirmou agora. Por favor não me entenda mau. Eu fis apenas uma pergunta. Tudo isso é especulação.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 9:21 pm

O que vc precisa entender é que se o corpo é necessário para que a alma (ou o espírito, sei la...) exista, então todos os seres espirituais, incluindo Deus, têm que ter algum tipo de corpo. Caso eles não tenham, então os homens tb podem ser incorpóreos e conscientes no mundo espiritual. Portanto, antes de responder a pergunta do seu tópico, precisa ser resolvida esta questão.

É mais ou menos como a questão do tempo que eu levantei num tópico que ninguem respondeu. Se o mundo espiritual não está submetido ao tempo, então toda esta discussão cai por terra. Tudo já terá acontecido ou está acontecendo, seja ressurreição, volta de Jesus, Juízo final... tudo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 9:30 pm

famado escreveu:O que vc precisa entender é que se o corpo é necessário para que a alma (ou o espírito, sei la...) exista, então todos os seres espirituais, incluindo Deus, têm que ter algum tipo de corpo. Caso eles não tenham, então os homens tb podem ser incorpóreos e conscientes no mundo espiritual.
Acho inadequada essa comparação Deus/homem. Na minha opinião cada cristura tem sua própria constituição pessoal. E elas todas podem ser distintas, mas nós não sabemos se são distintas ou iguais. Por não sabermos do que são feitos Deus e as criaturas todo nosso raciocinio fica comprometido.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Sab 16 Out 2010, 9:40 pm

Isso mesmo!
Não adianta discutirmos um tempo que não nos pertence. Devemos nos preocupar com a nossa realidade a que conhecemos. É por isso que muitas doutrinas não fazem sentido quando checamos com o nosso ambiente terreno.
Não me preocupo mais com coisas fora da nossa realidade e sem respaldo bíblico. É tolice e não leva a nada!

David

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8352

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 9:42 pm

Estou convencido que toda nossa compreensão sobre corpo, alma e espírito, eternidade, escatologia e vida após a morte estará comprometida se não resolvermos a questão sobre o tempo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Eduardo em Sab 16 Out 2010, 9:42 pm

David de Oliveira escreveu:Isso mesmo!
Não adianta discutirmos um tempo que não nos pertence. Devemos nos preocupar com a nossa realidade a que conhecemos. É por isso que muitas doutrinas não fazem sentido quando checamos com o nosso ambiente terreno.
Não me preocupo mais com coisas fora da nossa realidade e sem respaldo bíblico. É tolice e não leva a nada!

David
Até que enfim eu concordo contigo.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jeanbanak em Sab 16 Out 2010, 9:57 pm

Eduardo escreveu:Se a alma é imortal e independente, para que serve o corpo ?

Nós fomos feitos a imagem de Deus concorda?
se sim continuemos...
somos servos desde o princípio daquele que nos fez concorda?
se sim continuemos...
Então o corpo é onde habita o Espirito/Sopro de vida doado por Deus, concorda?
se sim continuemos

11por que qual dos homens conhece as coisas do homem se não o espírito que nele está?
Assim também ninguém sabe as coisas de Deus senão o espírito de Deus.
14Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus , por que lhe parecem loucura
e não pode entende-las, por que elas se discernem espiritualmente. 1cor. 2:11e 14

Deus é Espírito, e importa que os que o adorem o adorem
em espírito e em verdade -- João 4:24

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 978

http://www.averdadebiblica.com

Mensagem por David de Oliveira em Sab 16 Out 2010, 10:03 pm

"Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus , por que lhe parecem loucura e não pode entende-las, por que elas se discernem espiritualmente".

Aqui é que está o perigo...
Tem muita gente que se acha muuuito espiritual...
David

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8352

Mensagem por Jeanbanak em Sab 16 Out 2010, 10:12 pm

David de Oliveira escreveu:"Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus , por que lhe parecem loucura e não pode entende-las, por que elas se discernem espiritualmente".

Aqui é que está o perigo...
Tem muita gente que se acha muuuito espiritual...
David

Não podemos e não devemos nos misturar nem em pensamento com os chamados "espiritualistas com aquele espirito da verdade que procede do Pai...

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 978

http://www.averdadebiblica.com

Mensagem por Well em Sab 16 Out 2010, 11:31 pm

Eduardo escreveu:
Well escreveu:O homem ganhará a imortalidade por ocasião da sua transformação, onde o ser mortal se revistará da imortalidade. Agora isso não quer dizer que, hoje, o homem não seja um espírito revestido de carne.
Ué, através da alma já não deveriamos ser imortais ?
Por favor, releia novamente a minha postagem.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Khwey em Sab 16 Out 2010, 11:50 pm

Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:O corpo serve para prender a alma, limitando-a a este sistema de coisas, de modo a cumprir os propósitos que Deus determinou.
Por que Deus prendeu a "alma" ? A Bíblia defende esse aprisionamento ?
Defende sim.

Porque a perfeita interação com este ambiente em que vivemos depende de um corpo. O nosso corpo é mortal, e quando ele morre não mais interagimos neste mundo.

Base:
Deus fez um lanche com Abraão da mesma forma como Jesus fez com os discípulos quando ressuscitado, ou seja, através de um corpo.

Para interagirmos nesta e também na nova terra, conforme o que foi proposto para estes ambientes, precisamos de um corpo.

Isto é bastante lógico!

Eduardo escreveu:Essa doutrina do corpo como prisão da "alma" é defendida por Platão, para ele o peso do corpo e das paixões sobre a alma, issp que leva ele a dizer que o corpo é prisão da alma.
É o corpo que prende a alma neste ambiente em que vivemos. Isto é demasiadamente lógico segundo as revelações de Cristo, infelizmente para alguns, em parábolas!

Paulo e o desejo por liberdade:

Mas de ambos os lados estou em aperto,
tendo desejo de partir, e estar com Cristo, <-Sem o corpo, ou primeira morte.
porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de
vós, ficar na carne.
(Fil 1:23,24) <- Vida limitada aqui na terra.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:24 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: