.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
25 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A ciência pode nos dizer o que é bom?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por Eduardo em Qua 13 Out 2010, 6:49 pm

A ciência pode nos dizer o que é bom?


A ciência está rapidamente se tornando a religião do homem moderno, e a iniciativa para desbancar o cristianismo vem sendo tomada pelos novos ateus, como Sam Harris. Jon Stewart, do The Daily Show, entrevistou Harris no começo desta semana sobre seu novo livro, no qual ele argumenta que a ciência pode nos guiar ao verdadeiro conhecimento do que é bom. Ele não tem em vista o bom no aspecto utilitário, como no caso da máquina que trabalha, ou da medicina que cura, mas bom no sentido moral, como um caminho superior para viver a vida, que é única. Harris começou a entrevista apontando que o mundo tem um problema: encontrar um código moral comum pelo qual viver. Ele lamenta que os únicos que pensam haver verdadeiramente respostas corretas para questões morais são religiosos fanáticos [sic] que imaginam a Terra sendo da idade de seis mil anos. Todos os outros, ele argumenta, pensam que há algo suspeito sobre a noção de moral verdadeira. A despeito disso, ele insiste, apesar de tudo, que a ciência pode ceder naquilo que se tem considerado os cristãos errados por todos estes séculos: verdadeiras respostas sobre moral. Ela pode prover isso, afirma Harris, sem a bagagem da religião, a qual ele insiste dar ao povo más razões para sermos bons, enquanto boas razões – presumivelmente vindas da ciência – estão disponíveis atualmente.

Harris é provavelmente bem intencionado – acima de tudo, o mundo tem realmente um problema –, mas ele faz uma confusão básica. Ele está assumindo que, pelo fato de algumas pessoas abusarem da religião e fazerem coisas erradas em nome da religião, a religião em si não pode ser uma origem para o verdadeiro conhecimento moral. O comportamento de pessoas más, é evidente, nos revela algo sobre aquelas pessoas, mas não muito sobre se a religião que elas se propõem a seguir é verdadeira ou não. Harris comete esse erro para tentar conseguir que a ciência faça algo que ela não pode. Entendendo que a ciência é boa em sua busca pela verdade, com todos os seus modelos, e que a ciência é moderna e não possui a bagagem da “religião organizada”, ele conclui que a ciência é a escolha perfeita para o moderno e neutro banco de dados.

Mas isso é simplesmente falacioso. A ciência não pode descobrir verdadeira moral mais do que ela pode explicar por que a coragem na batalha é preferível à covardia. Sobretudo, a covardia não seria mais satisfatória para salvar sua vida e preservar seus genes para a próxima geração? A ciência pode analisar a frequência estatística da coragem, e talvez porque ela esteja ocorrendo no cérebro de uma pessoa destemida, mas ela não pode jamais nos dizer porque é “melhor” arriscar a vida pela salvação da vida de um amigo.

Stewart nunca se incomodou em desafiar Harris sobre conceitos tais como “melhor”, ou a definição de “bom”, para que se importasse. Como pode Harris usar a ciência para determinar o que é bom, sem primeiro ter noção do que é “bom”?! Cada exemplo de “bom” não é significativo somente se, em primeiro lugar, alguém tem em mente uma escala, um continuum no qual as coisas se movam do terrível, para o ruim, para o bom, para o melhor, e, por último, e talvez apenas teoricamente, para o “melhor”? Qual é a origem dessa escala para Harris?

Stewart nem se incomodou de pedir a Harris que explicasse como a ciência – essa suposta origem do conhecimento moral – poderia, por exemplo, condenar um verdadeiro Dr. Mal, como o famigerado Anjo da Morte do Terceiro Reich de Hitler. Educado na Universidade de Frankfurt em Medicina e Filosofia, a dissertação de Josef Mengele em 1935 trata de supostas diferenças raciais na estrutura da mandíbula inferior. Seu trabalho “científico” incluiu do mesmo modo descidas bárbaras dentro do mal, como deixar pacientes em câmaras de pressão, testando-os com drogas, experimentos com castração, congelamento e exposição a outros traumas. Outros experimentos ameaçadores incluíram tolerância a isolamento, injeções com germes letais e a remoção de órgãos. Seus registros de laboratório estavam sem dúvida meticulosamente documentados e ele não estava, aparentemente, violando qualquer das “leis” do estado nazista. Esse monstro poderia sem dúvida explicar que ele estava meramente usando o método científico para melhorar a vida daqueles que os nazistas consideravam dignos. E, a fim de não pensarmos somente nos regimes bárbaros, como os de Hitler, poderíamos descer dentro de escuridão semelhante: notícias recentes revelam experimentos feitos por cientistas americanos na década de 1960, nas quais pacientes mentais foram intencionalmente expostos a doenças venéreas.

Então, não Sr. Harris, a ciência pura não está onde você poderá encontrar conhecimento moral. A ciência é meramente uma metodologia para adquirir conhecimento prático, para coletar evidência, descrever inferências e testar uma de suas descobertas. Ela não pode realmente responder questões profundas. Ela não pode nos dizer por que nos reconhecemos e amamos a beleza, ou o que é o amor, o que importa. Ela não pode explicar como sabemos que lealdade é boa e traição, má, ou o que o mal é atualmente. Ela não pode demonstrar por que música ou poesia, ou uma poderosa história podem comover a alma, ou dar sentido ao sentimento de reverência quando olhamos para os céu em uma noite estrelada. Mais significativamente, como Mengele esclareceu, ela não pode prover embasamento para nosso conhecimento moral, que todos os seres humanos têm intrinsecamente valor e explicar por que o valor deveria ser respeitado.

Não, Sr. Harris, se você precisa responder sobre o que é bom, o que é certo, o que é nobre – o que é melhor para o futuro da humanidade –, você deveria primeiro identificar o início de tudo o que é bom, tudo o que é certo, tudo o que é nobre. Mas você não encontraria essas respostas em um livro de ciência. A fonte da ciência, e de tudo o mais, foram deixados em um livro diferente.

(Traduzido do blog PleaseConvinceMe e republicado por Questão de Confiança)


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por dedo-duro em Qua 13 Out 2010, 7:21 pm

O bem e o mal são mistificações criadas pelo cristianismo.

Na vida temos coisas boas e ruins, conforme a circunstância. Nada pertence ao bem ou ao mal absolutamente.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por Eduardo em Qua 13 Out 2010, 7:34 pm

dedo-duro escreveu:O bem e o mal são mistificações criadas pelo cristianismo. Na vida temos coisas boas e ruins, conforme a circunstância. Nada pertence ao bem ou ao mal absolutamente.
Essa é a autêntica moral ateista.


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por dedo-duro em Qua 13 Out 2010, 7:41 pm

com certeza.

A moral ateista é como a medicina. Um remédio para cada doença/paciente.

O cristianismo usaria o mesmo remédio para todas doenças.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por Cal em Qua 13 Out 2010, 9:18 pm

O ateísmo não é moral nem imoral, ele é amoral.

O ateísmo é apenas a negação de deus(es).

O que não significa que ateus sejam imorais, na verdade em estados laicos os ateus são os menos envolvidos na criminalidade, por exemplo nos EUA os ateus equivalem a 7% da população geral e apenas 1% da população carcerária.


A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por dedo-duro em Qua 13 Out 2010, 10:09 pm

Não consigo conceber um ateu que creia numa moral absoluta.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por Eduardo em Qua 13 Out 2010, 10:12 pm

Harris argumenta que a ciência pode nos guiar ao verdadeiro conhecimento do que é bom. Ele não tem em vista o bom no aspecto utilitário, como no caso da máquina que trabalha, ou da medicina que cura, mas bom no sentido moral, como um caminho superior para viver a vida.


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por dedo-duro em Qua 13 Out 2010, 10:29 pm

.
Não sei ainda dizer qual é a dele. Encaro o Harris como mais um pseudo-erudito. Harris é aquele tipo de ateu que, ao invés de levar o ateísmo adiante, com novas perspectivas, prefere voltar a antigos conceitos. Moral já é um termo antigo. Ele deveria ler mais Nietzsche, que foi totalmente honesto ao que tange à questão.


dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por coldsnip em Qui 14 Out 2010, 4:30 am

A moral nada mais é que um conceito social humano adquirido, trata de parâmetros comportamentais que o indivíduo é condicionado a se guiar pelos costumes culturais que lhe foram impostos.

A vida em sociedade se mostrou a mais vantajosa pros humanos primitivos: segurança, maior oferta de alimento e claro, uma grande quantidade de fêmeas agrupadas eba

mas para a convivencia em grupo se tornar viável, eram precisos certos limites individuais em detrimento do grupo, esses limites visavam a estabilização do grupo e para isso comportamentos desestabilizadores tendiam a ser reprimidos: agressões físicas, roubo, assassinato, estupro, etc.

a moral como a conhecemos é a evolução de um comportamento indivídual em pról da estabilidade coletiva de um grupo e contribuiu para o sucesso da vida social de nossa espécie, posteriormente essa noção primitiva de moral se modificou, fundindo-se em ensinamentos religiosos e se tornou extremanente eficaz no controle sobre o comportamento do indivíduo pois colocava a vida eterna em jogo.

enfim, somos bem sucedidos como indivíduos hoje, graças a um "modelo comportamental social" que possibilitou a convivencia conjunta com outros indivíduos e com certeza esse conceito de moral se transforma todos os dias a medida que uma sociedade evolui pois se trata basicamente de costumes.

no tempo da minha avó por exemplo, as moças não podiam entrar na sala enquanto o pai recebia visita, hoje as netas dela voltam pra casa a 1 da manhã.

um paradoxo comum,
um crente uma vez me disse que se o mundo fosso todo ateu seria um caos, pois não teria espaço pra moral.

eu digo que o conceito moral é transmitido de forma cultural e pais ateus mesmo sem uma referência religiosa sobre moral, não vão ensinar seus filhos que matar, roubar e estuprar é certo, até porque existe um sistema judicial, que de certa forma faz o que a religião fazia no passado: prevê um sistema de coerção para comportamentos individuais que são danosos á vida em sociedade.


Eduardo escreveu:Stewart nem se incomodou de pedir a Harris que explicasse como a ciência – essa suposta origem do conhecimento moral – poderia, por exemplo, condenar um verdadeiro Dr. Mal, como o famigerado Anjo da Morte do Terceiro Reich de Hitler.

A moral de Hitler era biblica:

ele acreditava que Jesus era loiro de olhos azuis e que na verdade fundara um conclave germânico na galiléia para combater os Judeus, ele se apoiava em trechos como a condenação a cruz pelo próprio povo judeu e outras passagens de conflitos ideologicos entre Jesus e outros judeus.




coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300
flag : Brasil
Data de inscrição : 24/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por dedo-duro em Qui 14 Out 2010, 5:56 pm

Não há como falar em moral sem cair no dogmatismo. O Bem (assim mesmo, com letra maiúscula) seria válido a tudo, sem distinção, bem como o Mal seria assim por essência. Nietzsche, afirmava que o mundo não fazia julgamentos de Bem e Mal, que as coisas somente acontecem, isto é, "a natureza", entendendo o humano como parte dela, não se importa com nossas valorações. Assim devemos superar a moral. Como um ínicio dessa superação, o fílósofo nos orientou a pensar em termos de bom e mau. Assim teríamos coisas conveniente ou incovenientes para uma dada situação. Tal tipo de raciocínio, como já disse, aproxima-se muito da medicina, em que se deve buscar uma solução para cada caso.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por lucas oliveira em Sex 15 Out 2010, 7:03 pm

A ciência pode nos dizer o que é bom?

Não.

A ciência DEVIA servir para pesquisar e encontrar respostas sobre o universo.

Atualmente serve para dizer que Deus não existe(como se existisse alguma prova para isso) e,pra não deixar os ateus saírem por aí fazendo tudo o que querem,agora serve também para ''conscientizar'' as pessoas.

lucas oliveira
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211
Data de inscrição : 29/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por dedo-duro em Sex 15 Out 2010, 7:22 pm

A ciência DEVIA servir para pesquisar e encontrar respostas sobre o universo.

Pensei que as respostas estivessem no seu livro sagrado.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por Khwey em Sex 15 Out 2010, 9:50 pm

O livro sagrado não é um livro científico.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por Jumper em Sex 15 Out 2010, 11:37 pm

lucas oliveira escreveu:
A ciência pode nos dizer o que é bom?

Não.

A ciência DEVIA servir para pesquisar e encontrar respostas sobre o universo.

Atualmente serve para dizer que Deus não existe(como se existisse alguma prova para isso) e,pra não deixar os ateus saírem por aí fazendo tudo o que querem,agora serve também para ''conscientizar'' as pessoas.
Ciência não lida com metafísica e ciência não é contra nenhum deus em particular, o problema é que é dificil manter crença em um deus da chuva depois que se descobriu como o clima funciona ou crença no deus Sol depois que se estudou a composição estelar do mesmo.

O "problema" é que a ciência avança, novas áreas antes desconhecidas são descobertas e explicadas, cada vez menos se depende da crença em um deus para algo... deuses que antes explicavam tudo hoje em dia se escondem nas lacunas do conhecimento.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A ciência pode nos dizer o que é bom?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:53 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum