.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
54 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 53 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Deus é uma Estrela!

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

professor Re: Deus é uma Estrela!

Mensagem por Jumper em Qua 13 Out 2010, 2:36 pm

Sim... você está pensando em termos absolutos... como se 1km sempre fosse 1km, o que aconteceria se com o tempo esse 1km virasse 2km? (Não a medida "km" que mudaria mas sim a medida entre 2 pontos do espaço)

Imagine a separação dos continentes da América do Sul e África de cerca de 4cm/ano como um exemplo disso. Se você colocasse 2 estacas em cada um dos continentes e medisse a distância inicial seria y, no ano seguinte seria y+4cm e assim por diante... milhões de anos depois seria 2.y.

É por isso que temos o desvio para o vermelho das galáxias tão forte, se não fosse por essa expansão do universo o efeito seria bem menor.

Meu email é cristianorj@gmail.com, me mande esse artigo para eu dar uma conferida.

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil

Mensagem por famado em Qua 13 Out 2010, 3:02 pm

Sua explicação da velocidade relativa está ok, mas o problema é que não se pode chegar a uma velocidade relativa muito maior que 2x a velocidade da luz! Não vejo como poderia ser viável 4x, nem em termos relativos. Mas... vá lá...

Quanto ao artigo, Ok. Só peço sua paciência que eu mando no dia 25 de outubro. Agora estou em um lugar do Brasil que não é a minha casa. O artigo está lá e eu escaneio e te mando quando eu chegar.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por coldsnip em Qui 14 Out 2010, 3:04 am

famado escreveu:
coldsnip escreveu:

O assunto do tópico não tem nada a ver como o que o Hawkins pensa sobre Deus, muito pelo contrário, o tema levantado aqui é bastante simples.

O tema trata da fusão nuclear das estralas e das explosões de super nova que “criam” átomos mais “pesados” que hidrogênio e hélio e isso é bem conhecido e aceito no meio científico.

Você bem que poderia dar sua contribuição ao tópico dizendo o que pensa a respeito...

Seu viés de pensamento é materialista.
Não considero meu pensamento “materialista”, se cheguei a essa conclusão for por meio de racionalidade e questionamento.

famado escreveu:Eu acredito no Gênesis 1. Não sei se ele é alegórico ou literal. Se toda esta discussão de estrelas e átomos está descrito naquelas palavras, eu não sei.
Tudo bem se você acredita do gênesis 1, mas acontece que fica meio difícil “encaixar” conceitos descobertos pela ciência em um texto tão conciso, direto e que explica de forma simples e clara a opinião religiosa sobre a origem do universo, é como tentar misturar água e óleo e esperar por uma mistura homogênea.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:
Você tem dúvidas sobre a existência de um big bang?
Vc tb deveria ter. Tal como tantos outros cientistas.

É claro que tenho algumas dúvidas, e não vejo nada de mais nisso, afinal o conhecimento com que lido não é dogmático, aliás o conhecimento científico é o mais humilde, pois pede a todo momento pra ser testado e verificado para que se elimine as inveracidades das alegações.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Já viu uma Televisão “fora do ar” ou um rádio mal sintonizado?
Pois essa “anomalia” é causada pela Radiação Cósmica de Fundo em Microondas, á partir do momento que os fótons da “grande explosão” começaram a se propagar, a tendência é que eles só irão perder energia e comecem a “esfriar” e variar o comprimento das ondas eletromagnéticas...
se você conhece o espectro eletromagnético e o Efeito Compton vai entender bem essa correlação, há alguns bilhões de anos seria possível ver o “clarão” do Big Bang todas as noites, mas como essa radiação não é mais luz visível devido ao tempo decorrido eu me contento com minha TV fora do ar.

Há tantas explicações nesta área e elas parecem tão convincentes... Depois se postula outra coisa e tudo cai por terra.

É por isso que você prefere o conhecimento absoluto da religião?
Por ter medo de crer em algo que pode ser desconsiderado futuramente?

Pois eu digo que é errando que se aprende e foi por meio dessas ousadias ideológicas que a humanidade viu o seu maior salto tecnológico dos últimos 100 anos superar todo o conhecimento adquirido de milênios.

Quanto a credibilidade do conhecimento científico que pode ser relativo, eu lhe digo que alguns absolutos do conhecimento científico se destacam, basta ver seu computador bem na sua frente lhe permitindo interagir com pessoas que você nunca viu, seu carro te leva pra cima e pra baixo, com um avião você atravessa o atlântico em algumas horas e pode ter certeza ABSOLUTA que pra tudo isso funcionar, nada foi aprendido no livro de “verdades absolutas religiosas” e particularmente, eu considero o conhecimento científico como o maior legado de nossa espécie.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Acho que você se confundiu um pouco, uma coisa não exclui a outra.
Os astrônomos começaram a mapear a “estrutura” do cosmo e notaram que em certas regiões existem aglomerados de galáxias enquanto outras regiões “vácuos” com milhares de anos luz de extensão, fazendo uma analogia barata, parece com uma teia de aranha(não confunda com teia cósmica).
Algumas áreas onde ocorrem o efeito doppler de “redshifts” cosmológicos, parecem estar associadas diretamente com esses “grandes vácuos”, parece ser um conceito estranho mas a energia escura que preenche 72% do universo conhecido e que expande o universo nada mais é qua “força do vácuo”, já nas regiões com aglomerados cósmicos ocorre sim o efeito de contração devido a força gravitacional, porém essa força tende a ser superada pela energia escura.

Não, não me confundi. Posso te mandar o artigo. Li na Scientific American. Tudo bem, não é uma revista científica propriamente dita, mas é muito querida por vcs ateístas.

Se puder me manda o artigo até porque você escreveu isso:
“O balanço de massa negativo (que fez com que postulassem o ad hoc chamado massa escura)”
Eu já ouvi falar sobre “massa inercial negativa” e não massa negativa.
coldsnip@gmail.com

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Primeiramente o big bang não é um modelo de universo, ele é a teoria mais aceita sobre a origem do universo.

Quanto a esse papo sobre galáxias distantes serem reflexos de outras próximas, particularmente duvido muito, os quasares são os objetos astronômicos mais distantes do universo observável, ou seja quando você olha pra um quasar há alguns bilhões de anos-luz de distância, na verdade você está olhando pro universo “jovem” ainda em formação e na verdade aquele quasar nem pode existir mais,

Procure na internet que vc acha alguma coisas sobre reflexo de galaxias e tamanho do universo.

Pesquisei e não encontrei nada, se tiver algum material ou link pode mandar.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:e um fato que emperra ainda mais as descobertas sobre o universo observável é que segundo a relatividade de Einstein nada no universo viaja mais rápido que a velocidade da luz, mas o universo em si pode se expandir mais rápido que a velocidade da luz, ou seja se o universo se expandir 10x mais rápido que a velocidade da luz, nós apenas vamos “enxergar” até um determinado ponto porque é a luz que determina a “fronteira” do observável, mas é como dizem por aí, são os desafios que movem a engenhosidade humana.

Veja que os postulados caem por terra. Para Einstein a velocidade limite é a da luz, agora vc fala que não.

Você se confundiu completamente, eu que eu disse não contraria a relatividade geral, vou tentar explicar de forma clara através de uma analogia simples:

Eu disse que nada que contenha massa e se encontre DENTRO do universo pode se deslocar mais rápido que a velocidade da luz, porém o próprio universo pode se expandir bem mais rápido que a velocidade da luz.

Traduzindo:

Imagine um balão de festas de aniversário.
Imagine que ele represente o universo.
Imagine que exista uma formiga dentro desse balão.
Imagine que a velocidade que essa formiga se desloca seja chamada de “Velocidade da Luz” e é igual a 1 cm/s.
Imagine que nada dentro do balão possa se deslocar mais rápido que essa velocidade, porém o balão ao ser enchido pode se expandir mais rápido que essa velocidade.
Eu posso dar um belo sopro e o balão poderá se inflar 5 cm/s para todas as direções; Simples assim.

famado escreveu:No geral, é importante observar que vcs ateistas, que levantam a bandeira de que a ciência é o que importa, tomam postulados científicos, muitas vezes, como verdades absolutas. É justamente o que vc está fazendo com relação ao big bang e à massa e energia escura.

Quando vejo palavras como essas, fica evidente uma certa ingenuidade de sua parte.

Conceitos como Big Bang, energia e matéria escura não foram criados da noite pro dia num ímpeto de insensatez de uns poucos indivíduos, e nem quem aceita esses conceitos, os receberam de forma imposta e “mastigada” como é feito com os conceitos religiosos, que nem sequer permitem que suas incoerências sejam corrigidas pois se julga absoluto, perfeito e isento de experimentação.

alguém num belo dia notou algo estranho no telescópio, porem essa coisa não emitia radiação eletromagnética e nem interagia com ela, ou seja era completamente invisível, não podia ser “vista” por nenhum tipo de aparelho que
detecta todas as ondas do espectro eletromagnético.
Ai num belo dia as pessoas começam a notar que essa coisa podia ser “vista” não fisicamente e sim pela interação gravitacional, e “nomearam” essa coisa de matéria escura e através da observação notaram que 23% do universo é feito dessa matéria escura, contra 5% da matéria bariônica que é a parte visível e da qual somos feitos, é assim que funciona o conhecimento científico e a aceitação desse conhecimento não é feita através da imposição

por isso que penso que a ingenuidade se encontra em quem tem conhecimento científico e ainda assim se apega a esses conceitos que se auto-proclamam absolutos e isentos de questionamento. mas o que importa é que a liberdade de pensamento nos garante esse direito de escolha.

famado escreveu:No artigo que te enviarei vc verá que o modelo do Queijo Suíço não precisa disso.

Estarei aguardando... Wink

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por coldsnip em Qui 14 Out 2010, 3:12 am

silvamelo escreveu:
coldsnip escreveu:Todos os cristãos tem uma concepção comum quanto á quem os criou e criou o planeta: Deus.

Mas e se eu disser que, exceto o hidrogênio e hélio,
cada átomo do seu corpo cristão foi "criado" por uma estrela, então se pra você, quem lhe criou foi Deus, automaticamente essa estrela passa a ser Deus! a gravidade, a entropia e as reações químicas fizeram o resto.

O que pensam á respeito?

Ignorando a ideia subentendida, que você parece querer passar, de que somos uns idiotas, vamos nos concentrar na pureza e inocência da pergunta.

Se você se sentiu ridicularizado com a pergunta, poderia se dar o direito de não respondê-la, no entanto meu interesse não foi esse que você especula, minha intenção demonstrar a diferença entre algo que é tido como sólido e amplamente aceito pelo meio científico e que contradiz o conhecimento religioso sobre o mesmo tema.

silvamelo escreveu:Deus não é uma estrela. Deus criou o universo e as leis da física que o regem. As partículas, que deram origem às núvens de hidrogênio, que deram origem às estrelas, que deram origem aos planetas, que deram origem à vida, que originou o homem. Nenhuma dessas etapas é Deus, mas Deus é o autor de todas essas etapas. Foi para isso que Ele criou as leis da física!

E essa é uma grande heresia especulatória do ponto de vista religioso e garanto que se fosse dita há 500 anos, o autor dessa declaração teria a fogueira como destino certo.
O conhecimento bíblico desconhece planetas, nuvens de hidrogênio, leis da física e mesmo assim se proclama absoluto, perfeito e inquestionável, talvez não tenha como discutir descobertas com quem se apóia em dogmas.

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Qui 14 Out 2010, 7:18 am

coldsnip escreveu:
Não considero meu pensamento “materialista”, se cheguei a essa conclusão for por meio de racionalidade e questionamento.

Seu pensamento é essencialmente materialista então.

Tudo bem se você acredita do gênesis 1, mas acontece que fica meio difícil “encaixar” conceitos descobertos pela ciência em um texto tão conciso, direto e que explica de forma simples e clara a opinião religiosa sobre a origem do universo, é como tentar misturar água e óleo e esperar por uma mistura homogênea.
O que mostra que seu conhecimento científico é díspare em relação ao seu conhecimento bíblico.

É claro que tenho algumas dúvidas, e não vejo nada de mais nisso, afinal o conhecimento com que lido não é dogmático, aliás o conhecimento científico é o mais humilde, pois pede a todo momento pra ser testado e verificado para que se elimine as inveracidades das alegações.
Eu concordo com isso, mas não parece verdade para muitos ateístas.

É por isso que você prefere o conhecimento absoluto da religião?
Não, é por isso que não acredito piamente em teorias. Apenas as considero uma probabilidade a mais. Mas não parece que isso seja verdade para muitos ateístas.

Eu já ouvi falar sobre “massa inercial negativa” e não massa negativa.
Não é massa negativa. Eu me expressei mal. Ocorre que falta massa para viabilizar o big bang. Daí se postulou que a massa que falta é a massa escura, que ninguém nunca viu. Daí se começou a procurar subterfúgios para viabilizar a massa escura (e a energia escura tb). Daí virou verdade absoluta para alguns ateístas. Mas mesmo para os cientistas é algo ainda sem muita base.

Pesquisei e não encontrei nada, se tiver algum material ou link pode mandar.
Vou mandar.

Você se confundiu completamente, eu que eu disse não contraria a relatividade geral, vou tentar explicar de forma clara através de uma analogia simples:

Eu disse que nada que contenha massa e se encontre DENTRO do universo pode se deslocar mais rápido que a velocidade da luz, porém o próprio universo pode se expandir bem mais rápido que a velocidade da luz.

Traduzindo:

Imagine que a velocidade que essa formiga se desloca seja chamada de “Velocidade da Luz” e é igual a 1 cm/s.
Imagine que nada dentro do balão possa se deslocar mais rápido que essa velocidade, porém o balão ao ser enchido pode se expandir mais rápido que essa velocidade.
Eu posso dar um belo sopro e o balão poderá se inflar 5 cm/s para todas as direções; Simples assim.
Não sabia e não entendi muito bem, mas não se preocupe.

Quando vejo palavras como essas, fica evidente uma certa ingenuidade de sua parte.

Conceitos como ... energia e matéria escura não foram criados da noite pro dia num ímpeto de insensatez...
Foram sim. Quando vejo palavras como essas, fica evidente uma certa ingenuidade de sua parte. Inclusive se investe milhões em pesquisa sobre algo que provavelmente não existe.

famado escreveu:No artigo que te enviarei vc verá que o modelo do Queijo Suíço não precisa disso.

Estarei aguardando... Wink
Como não estou em casa agora, vou te enviar em 25 de outubro. Vale a pena aguardar.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por silvamelo em Qui 14 Out 2010, 1:33 pm

Se você se sentiu ridicularizado com a pergunta, poderia se dar o direito de não respondê-la,
Você se deu o direito de formulá-la, o que me dá o direito de respondê-la, ainda que eu me sinta ou não ridicularizado...

no entanto meu interesse não foi esse que você especula,
É bom que você esclareça isso com suas próprias palavras! Dada a sua capacidade intelectual, era de se esperar mais de você, pois tal indagação ficou bem aquém do que se esperava para a sua pessoa, dando margem para a minha especulação...

minha intenção demonstrar a diferença entre algo que é tido como sólido e amplamente aceito pelo meio científico e que contradiz o conhecimento religioso sobre o mesmo tema.
Aqui você esclareceu tudo! Em outras palavras, a sua intenção era demonstrar que os crentes não sabem nada de ciência... Sinto muito por você...

E essa é uma grande heresia especulatória do ponto de vista religioso e garanto que se fosse dita há 500 anos, o autor dessa declaração teria a fogueira como destino certo.
"Essa é" ou "essa era"? Não seja malicioso nas suas colocações! O ponto de vista religioso de hoje não tem nada mais a ver com o de 500 anos atrás, nem mesmo para a ICAR. A ciência e a religião sempre andaram juntas, até que ocorressem alguns desmandos. Agora surgem fanáticos de ambos os lados tentando desacreditar uma à outra...

O conhecimento bíblico desconhece planetas, nuvens de hidrogênio, leis da física e mesmo assim se proclama absoluto, perfeito e inquestionável
O seu conhecimento bíblico é limitadíssimo; procure estudar mais o tema; faça uma forcinha, já que você quer tanto vir aqui para debater com a gente...

talvez não tenha como discutir descobertas com quem se apóia em dogmas
É verdade!

Eu posso dar um belo sopro e o balão poderá se inflar 5 cm/s para todas as direções;
Muito bom! Estou vendo progressos aqui!!! Pela sua explanação, você admite um "belo sopro no balão", capaz de romprer com as leis da física! Você é mais crente do que imagina...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Jumper em Qui 14 Out 2010, 10:07 pm

famado escreveu:Sua explicação da velocidade relativa está ok, mas o problema é que não se pode chegar a uma velocidade relativa muito maior que 2x a velocidade da luz! Não vejo como poderia ser viável 4x, nem em termos relativos. Mas... vá lá...
Voce não entendeu o que eu falei sobre universo em expansão então... mas fisicamente é possivel sim já que o universo se expande.

famado escreveu:
Quanto ao artigo, Ok. Só peço sua paciência que eu mando no dia 25 de outubro. Agora estou em um lugar do Brasil que não é a minha casa. O artigo está lá e eu escaneio e te mando quando eu chegar.
ok

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por coldsnip em Sex 15 Out 2010, 1:38 am

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Não considero meu pensamento “materialista”, se cheguei a essa conclusão for por meio de racionalidade e questionamento.

Seu pensamento é essencialmente materialista então.

Pensamento Materialista é uma definição filosófica muito restrita e ultrapassada, o termo foi cunhado há mais de 300 anos, meu pensamento é científico e é completamente diferente de pensamento materialista.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Tudo bem se você acredita do gênesis 1, mas acontece que fica meio difícil “encaixar” conceitos descobertos pela ciência em um texto tão conciso, direto e que explica de forma simples e clara a opinião religiosa sobre a origem do universo, é como tentar misturar água e óleo e esperar por uma mistura homogênea.

O que mostra que seu conhecimento científico é díspare em relação ao seu conhecimento bíblico.

Negativo!
A religião atualmente está constantemente revolucionando seus conceitos para “encaixa-los” á descobertas científicas.
Só pra se ter idéia, Galileu foi preso e humilhado quando disse que o universo não era geocêntrico, mas hoje existem apologéticos que vasculham a bíblia só pra encontrar uma única frase que apóie o que Galileu disse, agora tem uns americanos fanáticos que disseram ter encontrado evidências bíblicas falando de flutuações quânticas de vácuo, isso beira o cúmulo do ridículo, afinal a fé não precisa da ciência, ou precisa?

famado escreveu:
coldsnip escreveu:É claro que tenho algumas dúvidas, e não vejo nada de mais nisso, afinal o conhecimento com que lido não é dogmático, aliás o conhecimento científico é o mais humilde, pois pede a todo momento pra ser testado e verificado para que se elimine as inveracidades das alegações.

Eu concordo com isso, mas não parece verdade para muitos ateístas.

Ateísmo não tem um censo comum porque não se trata de algo padronizado como uma religião, pessoas são atéias por difetentes motivos.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:É por isso que você prefere o conhecimento absoluto da religião?

Não, é por isso que não acredito piamente em teorias. Apenas as considero uma probabilidade a mais. Mas não parece que isso seja verdade para muitos ateístas.

Entendi.

Você não gosta de conhecimento adquirido de forma metódica e sistemática através da observação, análise e constatação por preferir o conhecimento supostamente absoluto, que foi escrito por pessoas há alguns milênios, e essas pessoas não observaram, analisaram ou constataram metodicamente e sistematicamente os conceitos que você adota.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Eu já ouvi falar sobre “massa inercial negativa” e não massa negativa.

Não é massa negativa. Eu me expressei mal. Ocorre que falta massa para viabilizar o big bang. Daí se postulou que a massa que falta é a massa escura, que ninguém nunca viu. Daí se começou a procurar subterfúgios para viabilizar a massa escura (e a energia escura tb). Daí virou verdade absoluta para alguns ateístas. Mas mesmo para os cientistas é algo ainda sem muita base.

Sem base pra você! Não leu minha historinha?
alguém num belo dia notou algo estranho no telescópio, porem essa coisa não emitia radiação eletromagnética e nem interagia com ela, ou seja era completamente invisível, não podia ser “vista” por nenhum tipo de aparelho que
detecta todas as ondas do espectro eletromagnético.
Ai num belo dia as pessoas começam a notar que essa coisa podia ser “vista” não fisicamente e sim pela interação gravitacional, e “nomearam” essa coisa de matéria escura e através da observação notaram que 23% do universo é feito dessa matéria escura, contra 5% da matéria bariônica que é a parte visível e da qual somos feitos, é assim que funciona o conhecimento científico e a aceitação desse conhecimento não é feita através da imposição

Todos conhecem bem a interação gravitacional da matéria escura, se você acredita que mesmo assim ela é hipotética, como você consegue acreditar em Deus?
Isso é bem paradoxal, o sujeito acredita em Deus mas não acredita em algo que não pode ser sentido, visto ou materializado, mas pode ser detectado.
O paradoxo é que nesse caso fica:
1x0 pra matéria escura.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Pesquisei e não encontrei nada, se tiver algum material ou link pode mandar.

Vou mandar.
Ok positivinho

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Você se confundiu completamente, eu que eu disse não contraria a relatividade geral, vou tentar explicar de forma clara através de uma analogia simples:

Traduzindo:

Não sabia e não entendi muito bem, mas não se preocupe.

Ah fala sério, esse analogia pode ser entendida até por uma criança!
Você não entendeu ou não quer entender?

famado escreveu:
coldsnip escreveu:Quando vejo palavras como essas, fica evidente uma certa ingenuidade de sua parte.

Conceitos como ... energia e matéria escura não foram criados da noite pro dia num ímpeto de insensatez...

Foram sim. Quando vejo palavras como essas, fica evidente uma certa ingenuidade de sua parte. Inclusive se investe milhões em pesquisa sobre algo que provavelmente não existe.
Quanto ceticismo!
To começando a desconfiar que você seja um “fake” eba
É como eu disse antes, o Deus que você acredita que não pode ser evidenciado tem menos crédito que a matéria escura, que pelo menos nota-se a interação dela.

famado escreveu:
coldsnip escreveu:No artigo que te enviarei vc verá que o modelo do Queijo Suíço não precisa disso.
Estarei aguardando...
Como não estou em casa agora, vou te enviar em 25 de outubro. Vale a pena aguardar.

ok positivinho

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por coldsnip em Sex 15 Out 2010, 1:49 am

silvamelo escreveu:
coldsnip escreveu:Se você se sentiu ridicularizado com a pergunta, poderia se dar o direito de não respondê-la,

Você se deu o direito de formulá-la, o que me dá o direito de respondê-la, ainda que eu me sinta ou não ridicularizado...
Atitude Louvável.

silvamelo escreveu:
coldsnip escreveu:no entanto meu interesse não foi esse que você especula,

É bom que você esclareça isso com suas próprias palavras! Dada a sua capacidade intelectual, era de se esperar mais de você, pois tal indagação ficou bem aquém do que se esperava para a sua pessoa, dando margem para a minha especulação...

Não é do meu feitio criar situações vexatórias ou que exponham alguém ao ridículo simplesmente por diferenças ideológicas, estamos em espaço dedicado a fomentação exclusiva do debate ideológico saudável e existem meios que garantem esse funcionamento, a moderação que é amparada por regras pré-estabelecidas para combater a ridicularização da fé cristã, é o meio mais eficaz para se combater perguntas supostamente ridicularizadoras, é de pleno direito que qualquer forista cristão, reportar o que lhe julgar necessário, se você se sentiu de alguma maneira ridicularizado com a pergunta, peço minhas sinceras desculpas, mas se não quiser se deparar com pontos de vista adversos dos seus, um forum cristão que permite a opinião atéia não é o lugar mais recomendado.

silvamelo escreveu:
coldsnip escreveu:minha intenção demonstrar a diferença entre algo que é tido como sólido e amplamente aceito pelo meio científico e que contradiz o conhecimento religioso sobre o mesmo tema.

Aqui você esclareceu tudo! Em outras palavras, a sua intenção era demonstrar que os crentes não sabem nada de ciência... Sinto muito por você...

Não é interpretando a opinião de outrem de maneira arbitrária e falaciosa que se chega a um consenso, conheço muitos cristãos com uma gama de conhecimento científico mais vasta que muitos ateus, o detalhe é que quando existem incoerências entre os dois conhecimentos, o científico que é excluído.

silvamelo escreveu:
coldsnip escreveu:E essa é uma grande heresia especulatória do ponto de vista religioso e garanto que se fosse dita há 500 anos, o autor dessa declaração teria a fogueira como destino certo.

"Essa é" ou "essa era"? Não seja malicioso nas suas colocações! O ponto de vista religioso de hoje não tem nada mais a ver com o de 500 anos atrás, nem mesmo para a ICAR. A ciência e a religião sempre andaram juntas, até que ocorressem alguns desmandos. Agora surgem fanáticos de ambos os lados tentando desacreditar uma à outra...

Ciência e religião sempre andaram juntas?(Giordano Bruno que o diga) Não seja sarcástico.

Quanto a sua resposta anterior, eu posso provar que suas alegações são heréticas pois não existe uma frase sequer que embase essas alegações, essas são suposições pessoais.
Você disse:
Deus não é uma estrela. Deus criou o universo e as leis da física que o regem. As partículas, que deram origem às núvens de hidrogênio, que deram origem às estrelas, que deram origem aos planetas, que deram origem à vida, que originou o homem. Nenhuma dessas etapas é Deus, mas Deus é o autor de todas essas etapas. Foi para isso que Ele criou as leis da física!

Porém não citou referência bíblica que apóie o argumento.

silvamelo escreveu:
coldsnip escreveu:O conhecimento bíblico desconhece planetas, nuvens de hidrogênio, leis da física e mesmo assim se proclama absoluto, perfeito e inquestionável

O seu conhecimento bíblico é limitadíssimo; procure estudar mais o tema; faça uma forcinha, já que você quer tanto vir aqui para debater com a gente...

O que você quer dizer com conhecimento bíblico limitado?
Que eu li a bíblia inteira, li explicações sobre leis físicas, planetas, e nuvens de hidrogênio e não me dei conta que tinha lido?
Você ao contrario de mim, parece ter ampla certeza de que esses temas são facilmente encontrados lá, estou certo?

silvamelo escreveu:
coldsnip escreveu:talvez não tenha como discutir descobertas com quem se apóia em dogmas

É verdade!
Eu posso dar um belo sopro e o balão poderá se inflar 5 cm/s para todas as direções

Muito bom! Estou vendo progressos aqui!!! Pela sua explanação, você admite um "belo sopro no balão", capaz de romprer com as leis da física! Você é mais crente do que imagina

As vezes se faz necessário criar analogias de fácil compreensão até para uma criança, para que mentes adultas impregnadas de conceitos absolutos e inflexíveis, consigam entender certos conceitos científicos, mas se você acha que entendeu essa analogia barata, que tal trocarmos as variáveis?

Imagine que o que faz esse balão expandir é o vácuo...

Aposto que agora ficou mais difícil né? vai tantar processar e assimilar essa informação por conta própria ou precisa de uma analogia?

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por silvamelo em Sex 15 Out 2010, 3:26 am

Não é do meu feitio criar situações vexatórias ou que exponham alguém ao ridículo simplesmente por diferenças ideológicas, estamos em espaço dedicado a fomentação exclusiva do debate ideológico saudável e existem meios que garantem esse funcionamento, a moderação que é amparada por regras pré-estabelecidas para combater a ridicularização da fé cristã, é o meio mais eficaz para se combater perguntas supostamente ridicularizadoras, é de pleno direito que qualquer forista cristão, reportar o que lhe julgar necessário, se você se sentiu de alguma maneira ridicularizado com a pergunta, peço minhas sinceras desculpas, mas se não quiser se deparar com pontos de vista adversos dos seus, um forum cristão que permite a opinião atéia não é o lugar mais recomendado.
Politicamente correto, agora... Não me senti ridicularizado por você. Aqui já apareceu coisa muito pior... Só disse que esperava mais de você. Será que me enganei? Mas você pode expressar a sua opinião à vontade, que eu não vou tomar nenhuma atitude contra você por isso, desde que respeite as regras. Só não espere que eu assista a tudo o que você escreve e fique em silêncio...

Não é interpretando a opinião de outrem de maneira arbitrária e falaciosa que se chega a um consenso, conheço muitos cristãos com uma gama de conhecimento científico mais vasta que muitos ateus, o detalhe é que quando existem incoerências entre os dois conhecimentos, o científico que é excluído.
Interpretação arbitrária minha ou você se expressou mau? Você escreveu:

"minha intenção demonstrar a diferença entre algo que é tido como sólido e amplamente aceito pelo meio científico e que contradiz o conhecimento religioso sobre o mesmo tema."

O que você quis dizer com isso?

Ciência e religião sempre andaram juntas?(Giordano Bruno que o diga) Não seja sarcástico.

Quanto a sua resposta anterior, eu posso provar que suas alegações são heréticas pois não existe uma frase sequer que embase essas alegações, essas são suposições pessoais.
Você disse:

Deus não é uma estrela. Deus criou o universo e as leis da física que o regem. As partículas, que deram origem às núvens de hidrogênio, que deram origem às estrelas, que deram origem aos planetas, que deram origem à vida, que originou o homem. Nenhuma dessas etapas é Deus, mas Deus é o autor de todas essas etapas. Foi para isso que Ele criou as leis da física!

Porém não citou referência bíblica que apóie o argumento.
Minhas alegações são heréticas em relação à que linha de pensamento cristão? A Bíblia não é um livro científico. O objetivo de Deus com a Sua Palavra é somente resgatar o homem do seu estado decaído. Quem quer tomar do livro Sagrado como referência para tratar de ciência não vai conseguir muita coisa. Ela trata do que ocorreu, através de parábolas, sem dar detalhes científicos.

Agora, se lá estiver escrito que um crente tem que ser uma pessoa bitolada, que não pode estudar e tem de rejeitar todas as descobertas científicas, então você me mostre onde está escrito, porque eu ainda não li isso em lugar nenhum...

O que você quer dizer com conhecimento bíblico limitado?
Que eu li a bíblia inteira, li explicações sobre leis físicas, planetas, e nuvens de hidrogênio e não me dei conta que tinha lido?
Que você não conseguiu compreender o caráter desse Livro ainda...

Você ao contrario de mim, parece ter ampla certeza de que esses temas são facilmente encontrados lá, estou certo?
Não necessariamente. Mas o que Deus quer demonstrar com o Livro, você vai encontrar...

As vezes se faz necessário criar analogias de fácil compreensão até para uma criança, para que mentes adultas impregnadas de conceitos absolutos e inflexíveis, consigam entender certos conceitos científicos, mas se você acha que entendeu essa analogia barata, que tal trocarmos as variáveis?
Bobagem... Não pretendo entrar numa disputinha de conhecimento científico com você... Quer conhecer sobre a Palavra? Aqui tem café no bule!!!

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Sex 15 Out 2010, 6:49 am

coldsnip escreveu:
Quanto ceticismo!
To começando a desconfiar que você seja um “fake” eba
É como eu disse antes, o Deus que você acredita que não pode ser evidenciado tem menos crédito que a matéria escura, que pelo menos nota-se a interação dela.

Tá vendo aí?! Olha que vc vai mudar muito sua opinião quando eu te mostrar o artigo. Nessas horas é que se vê como muitos tomaram a matéria e a energia escura como algo certo. Teceram um cabedal de pulicações sobre algo que não existe e fica um montão de gente dizendo "que legal, é isso mesmo". É como a história do rei nu. Fizeram várias teses sobre a linda roupa invisível do rei, sendo que ele estava nu.

Última edição por famado em Sex 15 Out 2010, 2:25 pm, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Sex 15 Out 2010, 1:35 pm

Bem, como somente enviarei o artigo em 25 de outubro, enviei para os que me pediram, um artigo que põe em cheque a energia escura. Deleitem-se neste por enquanto.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por silvamelo em Sex 15 Out 2010, 2:16 pm

famado escreveu:Bem, como somente enviarei o artigo em 25 de outubro, enviei para os que me pediram, um artigo que põe em cheque a energia escura. Deleitem-se neste por enquanto.
Manda aí pra mim também, Famado!

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Sex 15 Out 2010, 2:23 pm

Manda o e-mail.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por oliveira leite em Sex 15 Out 2010, 5:23 pm

coldsnip escreveu:Todos os cristãos tem uma concepção comum quanto á quem os criou e criou o planeta: Deus.

Mas e se eu disser que, exceto o hidrogênio e hélio,
cada átomo do seu corpo cristão foi "criado" por uma estrela, então se pra você, quem lhe criou foi Deus, automaticamente essa estrela passa a ser Deus! a gravidade, a entropia e as reações químicas fizeram o resto.

O que pensam á respeito?

Mas rapaz que coisa interessante
rapaz...
pense num raciocinio de valor
japinha
só faltou dizer que beterraba é uma flor

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por lucas oliveira em Sex 15 Out 2010, 6:42 pm

Deus é uma Estrela!

Pelo menos você acredita que Ele existe.

lucas oliveira
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por Jumper em Sex 15 Out 2010, 11:27 pm

Famado... li o artigo, realmente ele é muito bom... mas não é que ele coloca em xeque a Energia Escura, na verdade o que ele fala de Energia Escura é a Constante Cosmológica, o que o artigo faz é dar uma explicação alternativa.
Segundo uma discussão sobre o artigo, o nosso universo na verdade é fractal e não homogêneo, o que requere que várias teorias cosmológicas sejam revistas.

E uma boa critica sobre esse artigo pode ser visto aqui:
http://www.newscientist.com/blog/space/2008/07/are-we-living-in-giant-cosmic-void.html

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por silvamelo em Sab 16 Out 2010, 12:57 am

famado escreveu:Manda o e-mail.
Famado, é interssante mesmo o artigo. Mas vejo que ele lança mais dúvidas no ar... Ele postula que nosso grupo galático se encontra numa "zona vazia". Pelos cálculos, isso explicaria a variação da velocidade verificada na explosão de uma supernova distante, tornando desnecessário lançar mão de um modelo regido por uma "energia escura". Contudo, a capacidade observacional de que dispomos atualmente inviabiliza a comprovação dessa tese. Isto significa que voltamos a estaca zero...

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 8:12 am

Ele realmente põe a energia escura em cheque (ou xeque). Embora não seja um xeque mate. Pois é justamente o que digo. A energia escura, assim como a massa escura, são postulados necessários para que o big bang se viabilize. Caso contrário, faltariam 85% de massa (ou algo aproximado a este percentual). O postulante disse “Pô, mas falta massa... Ah, então deve haver uma massa que eu não consigo ver... deve ser isso... É, vou chamá-la de massa escura”. Quando ele apresentou o modelo, alguém da platéia disse “Mas falta massa, conseqüentemente, energia!”... Aí alguém falou “cala a boca aí e fica quieto!” japinha

No modelo de queijo suíço, dois problemas são resolvidos: a pouca massa (não necessita de massa escura) e a variedade de taxas de expansão que se observa.

O que se torna importante dizer e que há um bom número de cientistas que entende que a massa escura (assim como a energia escura) precisa ser resolvida. Há outros que dizem que realmente não existem (e não são poucos) e há outros que a abraçaram como verdade inquestionável.

E depois me acusam de crer em Deus sem provas.

Última edição por famado em Sab 16 Out 2010, 11:53 am, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por silvamelo em Sab 16 Out 2010, 10:45 am

famado escreveu:Ele realmente põe a energia escura em cheque (ou xeque). Embora não seja um xeque mate. Pois é justamente o que digo. A energia escura, assim como a massa escura, são postulados necessários para que o big bang se viabilize. Caso contrário, faltariam 85% de massa (ou algo aproximado a este percentual). O postulante disse “Pô, mas falta massa... Ah, então deve haver uma massa que eu não consigo ver... deve ser isso... É, vou chamá-la de massa escura”. Quando ele apresentou o modelo, alguém da platéia disse “Mas falta massa, conseqüentemente, energia!”... Aí alguém falou “cala a borá aí e fica quieto!” japinha

No modelo de queijo suíço, dois problemas são resolvidos: a pouca massa (não necessita de massa escura) e a variedade de taxas de expansão que se observa.

O que se torna importante dizer e que há um bom número de cientistas que entende que a massa escura (assim como a energia escura) precisa ser resolvida. Há outros que dizem que realmente não existem (e não são poucos) e há outros que a abraçaram como verdade inquestionável.

:risadinha:

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Jumper em Sab 16 Out 2010, 3:55 pm

são postulados necessários para que o big bang se viabilize.
Ah, entendi... você quer acabar com a energia escura para acabar com o Big bang...
Sinto muito mas não é bem por aí, o Big Bang trata do fato das galáxias estarem expandindo, ponto. Já a energia escura trata do fato que essa expansão deveria estar desacelando mas o que se nota é que ela está acelerando mais e mais, ou seja, ao invés de termos um Big Crunch num universo sem energia escura, teremos um Big Rip.
Energia Escura é detectável via lentes gravitacionais, se fez um mapa dela, a gente pode não saber o que ela é mas seus efeitos são visíveis.

Nossa, vocês tem fixação no Big Bang...

Nada é inquestionável... ela pode ficar em voga por anos mas caso se prove deficiente ou falha, uma nova teoria deve ser montada para explicar as observações.
Podemos nunca saber ao certo o que forma ela, se são universos paralelos ou uma peculiaridade do universo mas isso com certeza não implica em dar como explicação goddidit.

Acusamos sim por ser por razões culturais e emocionais, sendo parcial e sem levar em contar fatos ou evidências para comprovar sua fé. Se fosse outra cultura e outra religião você defenderia esse outro deus da mesma forma.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 4:18 pm

Jumper escreveu:
Ah, entendi... você quer acabar com a energia escura para acabar com o Big bang...
Não. Eu até acho o big bang simpático.

Energia Escura é detectável via lentes gravitacionais, se fez um mapa dela, a gente pode não saber o que ela é mas seus efeitos são visíveis.
Aff.

Nossa, vocês tem fixação no Big Bang...
Ele deveria ser mais elegante.

... mas isso com certeza não implica em dar como explicação goddidit.
Vc parte do pressuposto inflexível que Deus não existe. Ao invés de considerar a possibilidade. É o típico pensamente materialista, que diz "o evento A não vai acontecer porque Deus não existe" em lugar de dizer "o evento A pode acontecer, caso Deus exista, embora eu ache pouco provável que Ele exista". Eu acho mais recomendável duvidar, do que estabelecer que Deus não existe.

Acusamos sim por ser por razões culturais e emocionais, sendo parcial e sem levar em contar fatos ou evidências para comprovar sua fé. Se fosse outra cultura e outra religião você defenderia esse outro deus da mesma forma.
Típico argumento materialista. Saiba que Deus não se manifestará em uma teofania para vc e todos os materialistas do mundo ficarem satisfeitos. Outrossim, as pessoas crêem em Deus por experiência pessoal. Deus está mais perto de vc do que vc possa imaginar, mas se recusa ver.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por dedo-duro em Sab 16 Out 2010, 4:30 pm

Vc parte do pressuposto inflexível que Deus não existe. Ao invés de considerar a possibilidade. É o típico pensamente materialista, que diz "o evento A não vai acontecer porque Deus não existe" em lugar de dizer "o evento A pode acontecer, caso Deus exista, embora eu ache pouco provável que Ele exista". Eu acho mais recomendável duvidar, do que estabelecer que Deus não existe.

Eu vejo um cachorro morder a mulher. Um fato do dia-a-dia.

Para o Famado, eu deveria considerar, antes, a possibilidade de deus ter feito o cachorro morder a mulher, ou ainda, que deus fez com que a mulher se deixasse ser mordida, ou ambos.

Tem algo mais, desnecessário, nisso aí. :risadinha:

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por famado em Sab 16 Out 2010, 4:38 pm

Não é nada disso. Mas seria isso:

Um ente querido seu está desenganado. Daí vc diz, “não adianta pedir a Deus, porque Ele não existe”. Este é um pressuposto inflexível. Neste caso, seria mais recomendável dizer, “eu vou pedir a Deus, porque, embora eu ache pouco provável que Ele exista, se Ele existir, pode ser que me ouça”.

Veja que esse é um pensamento mais sofisticado, faça alguma força para entender.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por dedo-duro em Sab 16 Out 2010, 4:43 pm

.
.
Falácias de apelo emocional não tem nada de sofisticado. Picaretagem da mais comum e banal.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:18 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: