.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
65 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 62 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano, gusto, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Quem são os culpados pela morte de Cristo ?

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem são os culpados pela morte de Cristo ?

Mensagem por Eduardo em Sab 02 Out 2010, 11:11 am

Todos os judeus são culpados pela morte de Cristo ?

Vamos analisar esse tema de uma vez por todas.

Última edição por Eduardo em Sab 15 Jan 2011, 9:58 pm, editado 1 vez(es)

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Re: Quem são os culpados pela morte de Cristo ?

Mensagem por Josoco em Sab 02 Out 2010, 11:17 am

Culpado pela morte de Cristo são as pessoas que o assassinaram e nunca tiveram vontade de se arrependerem. Também as pessoas que não mataram Cristo mas que concordam com o que foi feito, são responsáveis pela sua morte. Pessoas que mesmo tendo errado mas se arrependem de seus erros, eram culpados mas foram absolvidos por Cristo e por isso a essas pessoas não é imputado culpa...

Os momentos de crise servem para revelar o que as pessoas são

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

Mensagem por Ton em Dom 09 Jan 2011, 3:48 pm

"Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel" (At 4:26-27).

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Teísta em Dom 09 Jan 2011, 5:32 pm

Judeus ou Romanos:
Quem são os culpados pela morte de Cristo?

O filme de Mel Gibson trouxe muita polêmica nesse assunto, uns acusam os judeus, outros os romanos (gentios). Afinal de contas, quem são os verdadeiros culpados pela morte de Jesus Cristo?

Segundo os Evangelhos os sacerdotes judeus pediram a crucificação e representando os romanos, Poncio Pilatos a fez executar. E agora? Condenar quem? A Bíblia tem a resposta certa. A morte de Cristo precisa ser vista de outro ângulo e não se deve culpar nem judeus e nem os gentios. A morte de Cristo não partiu de decisões ou poder de homens, mas foi decisão de Deus em enviar seu Filho para nos resgatar da condenação.

Ele prometeu no Jardim do Édem quando não havia nem judeu e nem romanos que da semente da mulher levantaria um para pisar a cabeça da serpente (o diabo). A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). Deus encerrou tudo debaixo da desobediência para com todos usar de misericórdia.

O que levou Cristo a morte foi o pecado de toda a humanidade. Em Adão todos pecaram! Se fosse para culpar alguém, seria então Adão que introduziu o pecado no mundo, foi desobediente a Deus. Todos são culpados pelo pecado.

Cristo entregou a si mesmo para nos resgatar. Ele disse: “Eu dou a minha vida, ninguém a tira” (João 10: 18). Isso foi pelo grande amor de Deus para com a humanidade.
Como fazer então para escapar da condenação pela culpa? João apresenta a solução: “... eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado” – (João 1: 29).
Aquele que lê a Bíblia não fica condenando ninguém, mas procura encontrar-se com Jesus Cristo que morreu por nós no Gólgota, Ele que sem pecado, levou sobre Si os pecados de todos, sofrendo o mais terrível martírio para nos resgatar da nossa vã maneira de viver como diz em (Isaias 53:3 a 7)

“Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.
Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.”

Jesus Cristo passou por esse tão horrendo sacrifício e assim Ele somente Ele pode justificar aquele que Nele crer e aceita-lo como único e suficiente salvador. Cristo verá o trabalho de Sua alma (já viu) e ficará satisfeito, examine o que diz em (Isaias 53:11) “O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si”.

A conclusão é que todos pecaram e destituídos foram da graça de Deus, sendo assim cúmplice da morte de Jesus, todos sem distinção de raças. Venha a Cristo Ele perdoa e salva o pecador.
Creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo (Atos 16: 31). Leia e creia na Bíblia!

Fonte: http://www.bepeli.com.br/estudos_biblicos/ismar_malta/mensagens/judeus_ou_romanos.htm

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)

Teísta
Safira
Safira

Número de Mensagens : 129
flag : Israel

http://www.ricardogondim.com.br

Mensagem por oliveira leite em Dom 09 Jan 2011, 6:03 pm

Jesus disse:
Ninguém tira a minha vida
Eu mesmo a dou
não acho que haja culpados

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por David de Oliveira em Dom 09 Jan 2011, 9:57 pm

Não temos autoridade para julgar nada, mas não devemos nos esquecer que Jesus foi condenado e morto, num julgamento ilegal e covarde. Não devemos nos esquecer quem mandou matar, quem matou e onde foi morto... Isso é um fato e um acontecimento histórico.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8178

Mensagem por Teísta em Dom 09 Jan 2011, 10:38 pm

oliveira leite escreveu:Jesus disse:
Eu mesmo a dou

Apesar de os judeus terem dito "que caia sobre nós e nossa descendência o sangue desse inocente" essa mesma descendência não se responsabilizou por essa morte. Mesmo porque fez parte de um projeto eterno de Deus. "Sem derramamento de sangue não há remissão'. Não é questão de quem é o culpado mas sim o projetista de tudo isso com um projeto sublime, salvar a humanidade de sí mesmo.

No livro de orações judaicas que eu já lhe falei tantas vezes, tem uma passagem que diz:

"Tu nos escolheste dentre as nações" . Os judeus são chamados de "Povo Escolhido". E lógicamente paixão, muitos judeus se perguntam: "mas para que missão eu fui escolhido?"

A resposta está na passagem da Torá (Shemot 19:3-6), na qual D’us se dirige a Moshê (Moisés) logo depois de Sua revelação no Sinai:

Moshê subiu até D’us, e D’us o chamou da montanha, dizendo: "Assim dirás à Casa de Yaacov, e relata aos Filhos de Israel: ‘Vocês viram o que Eu fiz ao Egito, e que Eu os conduzi nas asas de águias e os trouxe para Mim. E agora, se Me ouvirem e cumprirem o Meu pacto serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação sagrada.’ Estas são as palavras que deves falar aos Filhos de Israel."

Estas palavras encerram o motivo pelo qual D’us "escolheu" os judeus; ou seja, para serem um "reino de sacerdotes e uma nação sagrada".

A referência feita a sacerdotes não se refere aos Cohanim, sacerdotes descendentes de Aharon o Sumo Sacerdote, pois obviamente todo Israel não é constituído de sacerdotes naquele sentido. Ao contrário, a referência aqui é à "função sacerdotal". A função sacerdotal é "levar" D’us ao povo, e elevar o povo para ficar mais perto de D’us. O propósito do judeu é levar D’us ao mundo e aproximar o mundo de D’us.

Em nossa associação com o mundo exterior cada um de nós – homem ou mulher – deve cumprir funções sacerdotais. A justaposição de um "reino de sacerdotes" e uma "nação sagrada" indica que sendo sagrados e dedicados à Torá e mitsvot em nossa vida privada, podemos ser embaixadores bem-sucedidos para o mundo exterior. Nosso impacto sobre o mundo exterior está relacionado com nossa dedicação à Torá e mitsvot. Esta "função sacerdotal" foi chamada pelo profeta Yeshayáhu de "uma luz entre as nações".

Onde quer que os judeus se encontrem, na Diáspora ou na Terra de Israel, até um único judeu num canto remoto da terra, cabe a todo judeu e a toda comunidade judaica lembrar que é uma parte, e um representante, de todo o povo judeu, e portanto encarregado desta tarefa. Mesmo quando se encontram na galut (exílio), somente o corpo judaico está no exílio. A alma judaica nunca é exilada e está isenta de qualquer subjugação externa. Conseqüentemente, embora no exílio, os judeus não devem ignorar sua tarefa, nem subestimar sua capacidade, não importa quão limitados possam ser os seus poderes materiais.

A extensão do dever da pessoa está na proporção direta à sua posição na vida. É maior no caso de um indivíduo que ocupa uma posição de certa proeminência que lhe dá oportunidade de exercer influência sobre outros, especialmente os jovens. Estas pessoas devem valorizar a responsabilidade que a Divina Providência investiu nelas para divulgar a luz da Torá e combater as trevas, seja qual for a forma que ela se apresente.

A alma judaica nunca é exilada e está isenta de qualquer subjugação externa.
Que ninguém pense: "Quem sou eu, o que sou eu, para ter tamanha influência?" Pois já vimos – para nossa consternação – o que mesmo uma pequena quantidade de matéria pode fazer em termos de destruição através da liberação da energia atômica. Se tamanho poder está oculto numa pequena quantidade de matéria para destruição – contrariando o desígnio e o propósito da criação – muito maior é o poder criativo confiado a todo indivíduo para trabalhar em harmonia com o Divino propósito. Neste caso, a pessoa recebe capacidades especiais e oportunidades concedidas pela Divina Providência, para atingir a meta para a qual foi criada; a concretização de um mundo no qual "Cada criatura reconhecerá que Tu a criaste, e cada alma declarará: ‘D’us, o D’us de Israel, é Rei, e Seu reinado é supremo sobre tudo’" (Preces de Rosh Hashaná).

Foi dada ao povo judeu a diretiva: "Não pela força ou pelo poder, mas pelo Meu espírito, diz D’us." Para o povo judeu e a comunidade judaica (até para o judeu como indivíduo), capacidades Divinas especiais foram concedidas para cumprir sua tarefa da maneira mais completa possível. Pois, seus poderes físicos estão conectados, e subordinados, aos seus poderes especiais, que são infinitos.

Um exemplo histórico disso é encontrado no tempo do Rei Shelomô, Salomão, quando o povo judeu se destacou entre as nações do mundo por ter atingido o mais alto grau de sua perfeição. Nossos Sábios, referindo-se a esse estado, o descrevem como "a lua em sua plenitude", pois, como se sabe, o povo judeu é comparado à luz, e eles "contam" seu tempo (meses do calendário) pela lua.

Uma das explicações para isso é que, assim como a lua passa por mudanças periódicas em sua aparência, segundo sua posição em relação ao sol cuja luz ela reflete, também o povo judeu passa por mudanças segundo a medida da luz de D’us que refletem, pois está escrito: "Pois D’us Elo-kim é sol e escudo."

Quando falarmos deste povo, deve ser com muita reverência... CUIDADO!

-----------------------------------------------------------------------------------

S YAHUDIMS (HEBREUS) FORAM JULGADO PELO O SEU DEUS E FORAM CONDENADOS A PROFANAR O NOME DO SEU CRIADOR ENTRE AS NAÇÕES GENTILICAS PARA ONDE FORAM ENVIADOS DISPERSOS!

Ezeq. 36;19 E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, Eu os julguei.

Ezeq. 36;20 E, chegando aos gentios para onde foram, "profanaram o meu santo nome", porquanto se dizia deles: Estes são o povo do Eterno Yahuh, e saíram da sua terra.

Vemos nesta profecia, que os hebreus foram e são os causadores de todo o mal que existe hoje na face da terra, em relação à adoração ao Deus dos hebreus, pois, além deles não conseguirem cumprir a torah, eles conseguiram fazer com que o seu Deus se irasse contra todos os povos na terra.

Quebrando assim o pacto/concerto que tinha sido feito com eles, sendo anunciado uma "Nova Aliança" diferente da antiga que tinha sido feita com a casa de David.

Jer. 31;31 Eis que dias vêm, diz o Eterno Yahuh Ul, em que farei uma "aliança nova" com a casa de Yashorul (Israel) e com a casa de Yahudah (Judá).

Seria feito um Novo Casamento com eles, os Yahudims, pois eles invalidaram o antigo casamento. Mais o orgulho deles foi tanto, que eles rejeitaram o Nova Concerto do Seus Deus; que fora anunciado muitos anos antes de acontecer, que o seu Deus iria enviar o Seu Filho amado à terra, deu-lhe um sinal: uma virgem conceberia e daria a luz um filho, mais mesmo assim, eles não aceitaram.

Jer. 31;32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque "eles (os hebreus) invalidaram a minha aliança" apesar de Eu os haver desposado (casado com eles), diz o Yahuh Ul.

Os hebreus criaram tantas leis, que ficaram sem poder falar o Nome do seu Deus fora dos termos de suas terras, como o talmud que proibia e punia com a morte, quem pronunciasse o Nome do Deus Yahuh Ul fora da sinagoga; por casa do talmud, eles foram obrigados a cumprir a profecias de "Profanar o Nome do seu Deus".

Por que? Para onde eles foram levados cativos, eles não podiam pronunciar o Sagrado Nome YHWH (Yahuh); por isto, eles inventaram vários nomes para se referir ao seu Deus, como: Adonay, Elohim, Hashem, Yehovah, Yawe etc. Sendo que, o verdadeiro Nome contido no tetagrama sagrado, é YAHUH!

Com a rejeição do Messias Yahushuah, por que ele era pobre e nasceu numa mangedora, os hebreus ocultaram o verdadeiro Nome do Príncipe e Salvador do mundo; muitos de nós os Gentios, morreram e vão morrer sem saber pronunciar o Nome da Salvação que é Yahushuah Ha-Mashiach, porque? O orgulho deste povo hebreu em cultivar a fé no seu Deus somente para eles, causou essa deficiência cronica que se ver no mundo hoje.

Há-shatan aproveitou deste deslize dos hebreus e criou uma bíblia onde manda adorar vários deuses pagãos e ocultou o verdadeiro Nome da Salvação e também o verdadeiro Nome do Criador; assim sendo, o mundo hoje adora cobras, crocodilos, porcos, bodes e aranhas, amam mais a criatura do que o seu Criador.

Quem foi o culpado de tudo isto?

Vemos as palavras dos seus ancestrais na escolha do preso que deveria ser soltos, tinham dois presos, um Jesus de Barrabás e o outro Yahushuah Ben Yoshef, foi sugerido por Pilatos aquém os hebreus queriam soltar, Jesus o assassino Barrabás ou Yahushuah o Messias? Eles escolheram o Jesus assassino e condenaram o salvador do mundo Yahushuah!

Pilatos ao lavar as mãos do sangue inocente, disse: as minhas mãos estão livre do sangue deste inocente... Os hebreus disseram numa só voz: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos...Mat. 27;24 e 25. Vemos nestas afirmações dos seus ancestrais hebreus/judeus, que, o julgamento do seu Deus foi perfeito, a maldição caiu sobre as cabeças dos que julgaram o Príncipe e Salvador do mundo, Yahushuah Ha-Mashiach e além deles se condenarem, condenaram também os seus filhos no futuro.

Por causa desta maldição, hoje, o mundo está adorando toda a sorte de deuses pagãos, de nomes eufêmicos e cada grupo de hebreus/judeus adoram um Deus diferente do verdadeiro Criador do mundo; vemos em cada movimento messiânico judaico, um Messias diferente do que morreu na cruz para salvar a humanidade. Porque? Por causa dos hebreus não terem aceitado o Filho do seu Deus na terra!

Eles queriam somente o Abí/Pai e por este zelo demasiado, eles negaram o Filho de seu Deus, esquecendo que se o seu Deus era Abi/Pai, Ele tinha poder de ter um Filho ou muitos Filhos e a ingnorancia dos hebreus em relação a este fator, foi crucial para a condenação tanto deles como do mundo.

Só Yahuh Ul é Deus no Céu e na terra, louvado seja o seu Nome. Só Jesus Cristo Salva!

A paz

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)

Teísta
Safira
Safira

Mensagem por David_JP em Dom 09 Jan 2011, 11:39 pm

oliveira leite escreveu:
Jesus disse:
Eu mesmo a dou

Paz do Senhor

A minha opinião é a mesma do abençoado acima. Ele simplesmente postou aquilo que eu ia escrever!Eu imagino que se há "culpados" pela morte de Jesus, possivelmente a Sua morte foi um "acidente de percurso". Se alguém "conseguiu" realmente tirar sua vida, se esse alguém foi a CAUSA pela qual Ele veio a morrer, se foi o CULPADO, de verdade, então Jesus Cristo possivelmente não veio para MORRER POR NÓS!

Mas a verdade, como o irmão adiantou acima:

João 10:18-19
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la.

A verdade, é que Ele SE ENTREGOU por nós! Se quisesse, ninguém poderia fazer o que fez!

QUe o Senhor nos abençoe

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por Eduardo em Dom 09 Jan 2011, 11:46 pm

Correto, Cristo de entregou.
A morte era certa e necessária.
Era o plano desde o princípio.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Seg 10 Jan 2011, 12:45 pm

Eduardo escreveu:Correto, Cristo de entregou.
A morte era certa e necessária.
Era o plano desde o princípio.

Tudo bem, mas conforme a pergunta do tópico, temos que analizar sobre culpas. Jesus morreu num processo de quase linchamento, isso não podemos esquecer. há culpados sim! Mataram o filho de Deus. Agora quem vai condena-los ou absolvê-los, ou se isso era necessário etc, isso é outra história.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Khwey em Seg 10 Jan 2011, 1:00 pm

Os judeus foram preparados para isto. Foram endurecidos pela lei.

Falei a palavra mágica!

Mas esta é a verdade.

E estando o entendimento deles assim endurecido, como Jesus mexeu na lei...

Por isso, pois, os judeus ainda mais
procuravam matá-lo, porque não só
quebrantava o sábado, mas também dizia
que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se
igual a Deus.
(João 5:18)

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16972

Mensagem por Ton em Sex 14 Jan 2011, 9:19 pm

oliveira leite escreveu:Jesus disse:
Eu mesmo a dou
Concordo ...
Mas todos fizeram suas escolhas culpáveis ...
"O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura sobre ele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!" (Mr 14:21).

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Teísta em Sab 15 Jan 2011, 5:07 pm

David de Oliveira escreveu:
Não temos autoridade para julgar nada, mas não devemos nos esquecer que Jesus foi condenado e morto, num julgamento ilegal e covarde. Não devemos nos esquecer quem mandou matar, quem matou e onde foi morto... Isso é um fato e um acontecimento histórico.

Não cometa os mesmos erros de Lutero sendo anti-semita e NAZISTA!!! NAZISTA!!!
O propósito de Deus segundo a eleição

O apóstolo Paulo para explicar porque é que só um resíduo do povo de Israel aceitou a salvação enquanto a maior parte dos Judeus a rejeitaram, fala do nascimento de Esaú e Jacó. Ele diz que "não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela [a Rebeca]: O maior servirá o menor, como está escrito: Amei Jacó, e aborreci Esaú" (Rom. 9:11-13).

O exemplo tomado por Paulo mostra que Deus escolheu Jacó e rejeitou Esaú ainda antes que nascessem e fizessem algum bem ou mal. O seu destino estava já marcado por Deus antes de nascerem. Depois que nasceram naturalmente as coisas correram como Deus tinha predito; porque o maior tornou-se servidor do menor. Mas porque é que as coisas correram daquela maneira? Simplesmente porque Esaú vendeu a sua primogenitura a Jacó, e este último com o engano se apropriou da benção que pertencia a Esaú?

Ou as coisas correram daquela maneira porque Esaú e Jacó decidiram agir daquela maneira (comportamento errado de ambas as partes) e chega? Sim os dois irmãos se comportaram daquela maneira, mas por detrás de tudo isso havia a mão de Deus que dirigia todas as coisas para que as palavras ditas a Rebeca se cumprissem. Foi injusto Deus a agir daquela maneira em relação a Esaú e Jacó? De maneira nenhuma; porventura não é verdade que ele faz tudo o que quer no céu, na terra, e em todos os abismos (cfr. Sal. 135:6), e que é irrepreensível quando exprime um juizo de qualquer género que ele seja? (cfr. Sal. 51:4).

O apóstolo Paulo prevendo que alguem seria levado a dizer que Deus é injusto defende o operar de Deus dizendo: "Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que usa de misericórdia. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo pois tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer" (Rom. 9:14-18). As palavras do apóstolo são claras, muito claras; e seguramente esta grande clareza perturba não poucos. Note-se que Paulo toma o exemplo de Faraó para testificar que Deus endurece quem quer. Endurece quem quer? Sim assim mesmo, Deus endurece quem quer.

Mas o exemplo de Faraó não é o único exemplo de endurecimento produzido por Deus que encontramos escrito na Escritura.

No tempo de Jesus quase todos os Judeus foram endurecidos por Deus para que não cressem em Jesus. Eis o que diz João: "E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, pelo que Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure" (João 12:37-40).

Porque não creram aqueles Judeus em Jesus? Porque não podiam crer. O motivo é claro, porque Deus endureceu os seus corações e cegou os seus olhos.

Em outras palavras, porque não lhes foi concedido de crer em Jesus, de ir a Jesus. Se deviam cumprir as palavras do profeta Isaías e portanto não podiam crer. E de quem eram as palavras do profeta? De Deus. Então Deus tinha decidido de não fazer crer a maior parte dos Judeus.

Jesus sabia isto, de facto é por isto que ele falava à multidão em parábolas. Ele um dia disse aos seus discípulos que lhe perguntaram porque é que falava às multidões em parábolas: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado" (Mat. 13:11).

Apesar disso porém, Jesus chorou sobre Jerusalém porque o tinha rejeitado e disse que eles não tinham querido converter-se. Eis as suas palavras: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" (Mat 23:37). Não quiseste, disse Jesus. Não entanto ele sabia que não quiseram porque Deus tinha endurecido os seus corações e cegado os seus olhos.

Busca culpados meu amigo? tudo faz parte de um projeto de Deus para alcançar os gentios

Não culpe os Judeus, CUIDADO!

Um abraço e graça e paz.

(Martin Luther King)

Teísta
Safira
Safira

Mensagem por David de Oliveira em Sab 15 Jan 2011, 5:37 pm

Teísta escreveu:

O propósito de Deus segundo a eleição

O apóstolo Paulo para explicar porque é que só um resíduo do povo de Israel aceitou a salvação enquanto a maior parte dos Judeus a rejeitaram, fala do nascimento de Esaú e Jacó. Ele diz que "não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela [a Rebeca]: O maior servirá o menor, como está escrito: Amei Jacó, e aborreci Esaú" (Rom. 9:11-13).

O exemplo tomado por Paulo mostra que Deus escolheu Jacó e rejeitou Esaú ainda antes que nascessem e fizessem algum bem ou mal. O seu destino estava já marcado por Deus antes de nascerem. Depois que nasceram naturalmente as coisas correram como Deus tinha predito; porque o maior tornou-se servidor do menor. Mas porque é que as coisas correram daquela maneira? Simplesmente porque Esaú vendeu a sua primogenitura a Jacó, e este último com o engano se apropriou da benção que pertencia a Esaú?

Ou as coisas correram daquela maneira porque Esaú e Jacó decidiram agir daquela maneira (comportamento errado de ambas as partes) e chega? Sim os dois irmãos se comportaram daquela maneira, mas por detrás de tudo isso havia a mão de Deus que dirigia todas as coisas para que as palavras ditas a Rebeca se cumprissem. Foi injusto Deus a agir daquela maneira em relação a Esaú e Jacó? De maneira nenhuma; porventura não é verdade que ele faz tudo o que quer no céu, na terra, e em todos os abismos (cfr. Sal. 135:6), e que é irrepreensível quando exprime um juizo de qualquer género que ele seja? (cfr. Sal. 51:4).

O apóstolo Paulo prevendo que alguem seria levado a dizer que Deus é injusto defende o operar de Deus dizendo: "Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que usa de misericórdia. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo pois tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer" (Rom. 9:14-18). As palavras do apóstolo são claras, muito claras; e seguramente esta grande clareza perturba não poucos. Note-se que Paulo toma o exemplo de Faraó para testificar que Deus endurece quem quer. Endurece quem quer? Sim assim mesmo, Deus endurece quem quer.

Mas o exemplo de Faraó não é o único exemplo de endurecimento produzido por Deus que encontramos escrito na Escritura.

No tempo de Jesus quase todos os Judeus foram endurecidos por Deus para que não cressem em Jesus. Eis o que diz João: "E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, pelo que Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure" (João 12:37-40).

Porque não creram aqueles Judeus em Jesus? Porque não podiam crer. O motivo é claro, porque Deus endureceu os seus corações e cegou os seus olhos.

Em outras palavras, porque não lhes foi concedido de crer em Jesus, de ir a Jesus. Se deviam cumprir as palavras do profeta Isaías e portanto não podiam crer. E de quem eram as palavras do profeta? De Deus. Então Deus tinha decidido de não fazer crer a maior parte dos Judeus.

Jesus sabia isto, de facto é por isto que ele falava à multidão em parábolas. Ele um dia disse aos seus discípulos que lhe perguntaram porque é que falava às multidões em parábolas: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado" (Mat. 13:11).

Apesar disso porém, Jesus chorou sobre Jerusalém porque o tinha rejeitado e disse que eles não tinham querido converter-se. Eis as suas palavras: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" (Mat 23:37). Não quiseste, disse Jesus. Não entanto ele sabia que não quiseram porque Deus tinha endurecido os seus corações e cegado os seus olhos.

Busca culpados meu amigo? tudo faz parte de um projeto de Deus para alcançar os gentios

Não culpe os Judeus, CUIDADO!

Um abraço e graça e paz.

blerghh pirou

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Teísta em Sab 15 Jan 2011, 8:55 pm

Teísta escreveu:

blerghh pirou

gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada

(Martin Luther King)

Teísta
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Sab 15 Jan 2011, 9:10 pm

Mensagens inúteis! Posso deletar? oh my

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Teísta em Sab 15 Jan 2011, 9:26 pm

Khwey escreveu:Mensagens inúteis! Posso deletar? oh my

Eu voto não. Faz parte do acervo do forum oras. conhecimento nunca é inútil.

Deus em seu propósito de atrair para sí um povo seu, especial e zeloso, entregou Jesus para morrer por todos nós. Só não sei porque insistem em culpar os Judeus. a paz. positivinho

(Martin Luther King)

Teísta
Safira
Safira

Mensagem por David de Oliveira em Sab 15 Jan 2011, 9:50 pm

Teísta escreveu:
Khwey escreveu:Mensagens inúteis! Posso deletar? oh my

Eu voto não. Faz parte do acervo do forum oras. conhecimento nunca é inútil.

Deus em seu propósito de atrair para sí um povo seu, especial e zeloso, entregou Jesus para morrer por todos nós. Só não sei porque insistem em culpar os Judeus. a paz. positivinho

Você só pode estar brincando... Ninguém está culpando "os judeus". Estamos falando de um fato real e não de um filme ou teatro! Houve uma grande incitação popular, um julgamento ilegal forçado, um linchamento e uma morte terrível. Tudo isso é um fato narrado na bíblia e não é nenhuma parábola!
Cada pessoa que compôs ou participou dessa tragédia, desde o início até o fim, é agente de maior ou menor agravo. Isso, não podemos esquecer. É um fato e como tal, não pode ser simplesmente ignorado, como querem algumas pessoas. Agora não devemos abrandar nem super dramatizar os seus atos, nem tampouco pensar em julgar ou nos posicionar com uma superioridade hipócrita. Apenas sabemos que Ele veio para os seus e eles O rejeitaram. Isso também é um fato.
Ah! Isso tinha que acontecer... Ah! Era profecia! Ah! Não podemos julgar os judeus! Ah! Ah!... Tudo bem! Não estamos entrando nesse mérito. Se cada pessoa daquela for absolvida no julgamento de Deus, ou se forem condenadas ou se os judeus levam a culpa, ou seja lá o que for, não temos nada com isso!!! Deus sabe o que faz!
Tampar o sol com uma peneira grossa é que eu não vou...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sab 15 Jan 2011, 10:18 pm

Khwey escreveu:Os judeus foram preparados para isto. Foram endurecidos pela lei.
Sei, sei... Esse tópico é sobre Lei ? ?

Deus criou a Lei santa, boa, justa, espiritual, prazerosa, estabelecida pela fé e baseada no amor, com o propósito de incitar os judeus assassinarem Cristo.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Khwey em Sab 15 Jan 2011, 10:28 pm

Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:Os judeus foram preparados para isto. Foram endurecidos pela lei.
Sei, sei... Esse tópico é sobre Lei ? ?
Não.

Este tópico é sobre os judeus, e eu estou dizendo que eles foram endurecidos:

Pois quê? O que Israel buscava não o
alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os
outros foram endurecidos.
(Rom 11:7)

Mas os seus sentidos foram endurecidos;
porque até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo abolido;
(II Cor 3:14)
Eduardo escreveu:Deus criou a Lei santa, boa, justa, espiritual, prazerosa, estabelecida pela fé e baseada no amor, com o propósito de incitar os judeus assassinarem Cristo.
"Sei, sei..."

Coloca isto lá no tópico sobre a lei, ok?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eduardo em Sab 15 Jan 2011, 10:31 pm

Quem endureceu os sentidos ?

foi por Cristo abolido;

Esse verso não responde a essa pergunta.

Pois quê? O que Israel buscava não o
alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os
outros foram endurecidos.
(Rom 11:7)

Nem esse aqui. Então não inventa.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Khwey em Sab 15 Jan 2011, 10:35 pm

Eduardo escreveu:Quem endureceu os sentidos ?
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu
está posto sobre o coração deles.
(II Cor 3:15)

Me parece que o que endureceu os judeus foi algo escrito por Moisés! oh my

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eduardo em Sab 15 Jan 2011, 10:47 pm

Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:Quem endureceu os sentidos ?

Me parece que o que endureceu os judeus foi algo escrito por Moisés!

foi por Cristo abolido;

Tradução para kw:

Os sentidos dos impios foram endurecidos.

Motivo: o véu, que foi abolido por Cristo, está sobre a lição do velho testamento. Ou seja, mesmo estando revelado no AT eles não conseguem enxergar Cristo como o Cordeiro de Deus.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Khwey em Sab 15 Jan 2011, 10:55 pm

Eduardo escreveu:
Os sentidos dos impios foram endurecidos.
Quem lê Moisés é ímpio???

Quem até hoje lê Moisés é judeu, e alguns simpatizantes.

O que endureceu os judeus foi algo escrito por Moisés!

Mas, o que está escrito em Moisés que endurece os sentidos de quem lê? oh my

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eduardo em Sab 15 Jan 2011, 11:00 pm

Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:Os sentidos dos impios foram endurecidos.
Quem lê Moisés é ímpio???
Todos estão vendo que não foi isso que eu disse.

foi por Cristo abolido;

Constatação: Os sentidos dos impios foram endurecidos.

Como Paulo sabe disso ?
O véu não deixa que eles entendam a lição do VT.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:59 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: