.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
68 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira, gusto, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 17:49
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

inferno

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

inferno

Mensagem por nandokiss em Ter 28 Set 2010, 13:01

o inferno é citado no velho testamento?

o diabo e o inferno sao tratados quase exclusivamente no novo testamento, a exaustao...

a figura de Satanas no velho testamento aparece poucas vezes, me parece. Principalmente a palavra sátanas... em Jó.

me parece que ate em Reis, é mencionado que Deus permitia que um espirito pertubasse Saul e entao david tocava harpa.

me ajudem com os originais.
as palavras, inferno, diabo, satanás, no original hebraico, como sao derivadas?

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Re: inferno

Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 28 Set 2010, 13:20

me ajudem com os originais.
as palavras, inferno, diabo, satanás, no original hebraico, como sao derivadas?

Inferno = Sheol = שאול
diabo = não existe, é uma palavra grega.
satanás = satan = שטן

Nas traduções biblicas da palavra Sheol do original para o português existem muitos erros, que por conveniência dos tradutores traduzem por outras palavras do tipo, sepultura, habitação dos mortos etc...

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206
flag : Brasil

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por famado em Ter 28 Set 2010, 13:39

Essa é uma discussão profunda e levaria muito tempo para vc aprender tudo que a bíblia fala. Eu tenho um trabalho sobre o tema mas é extenso.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por nandokiss em Ter 28 Set 2010, 16:05

Satan seria o chefe dos demonios. isso e mencionado em Zacarias?
mas parece que a palavra tambem é usada para indicar nao o chefe mas outros demonios. como em marcos 3...
a palavra diabo tem origem grega, bem lembrado.

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por Deep Soul em Dom 12 Fev 2012, 12:29

O povo judeu quando foi dominado pelos persas sofreu influência da religião de Zoroastro e absorveu alguns de seus conceitos.Podem ver na wikipedia. E as traduções, como foi citado acima, foi feita por conveniência de seus tradutores, haja vista as várias traduções que temos hoje diferentes uma das outras. Existe uma passagem no AT no livro de Samuel e de Crônicas. Ambas falam a mesma coisa: o censo que Davi fez do povo de Israel. A de Samuel foi escrita antes do exílio e lá diz que foi o IHWH que incitou a Davi para fazer o censo, mas na passagem paralela de Crônicas já diz que foi satã quem incitou a Davi, pois esse livro já foi escrito depois do exílio e sofreu a tal influência dos persas.Ou seja, o que foi IHWH num livro, no outro foi satã. Isso foi pura influência da religião persa. Está em II Sam. 24 e I Cr. 21. Podem conferir!!

O inferno como um lugar de sofrimento eterno não existe como ensinam muitos teólogos por aí, baseados nos textos do NT. A Igreja Católica pode ter criado essa teologia do medo na Idade Média para dominar o povo e isso ficou até hoje.

Só parar para refletir: Deus, que é soberanamente justo e bom, faz alguma coisa sem propósito? Qual o propósito de um inferno para manter pessoas sofrendo para todo o sempre? Todo o castigo tem um objetivo. Até o homem que é falho sabe disso. Quanto mais Deus!!! Existem muitas passagens que não devem ser interpretadas literalmente. Devemos usar aquilo de mais precioso que Deus nos deu e que nos diferencia dos demais animais: nossa razão.

Deixo um pensamento de kardec: "Sendo em tudo infinito, Deus deve abranger o passado e o futuro; deve saber, ao criar uma alma, se ela virá a falir, assaz gravemente, para ser eternamente condenada. Se o não souber, a sua sabedoria deixará de ser infinita, e Ele deixará de ser Deus. Sabendo-o, cria voluntariamente uma alma desde logo votada ao eterno suplício, e, nesse caso, deixa de ser bom."

Paz a todos.

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 97

Mensagem por oliveira leite em Dom 12 Fev 2012, 12:52

muita paz Deep, ai vai os dosi versiculos e a expçicação sobre eles

Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles
1 Crônicas 21:1-2

E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
2 Samuel 24:1

A biblia revela que D'us a ninguém tenta, aqui em 2 Samuel 24 não revela que foi D'us quem incitou a Davi , como voce entendeu, mas diz que a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel, e diante dessa ira, Satã ficou a vontade para operar em Israel naquela ação de contar o povo
Diante da ira houve a incitação
é como se voce tivesse raiva de alguém por ela ser tão teimosa , e essa raiva deixasse que aquela pessoa sofresse o dano para aprender
um abraço

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Deep Soul em Dom 12 Fev 2012, 15:21

E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. 2 Samuel 24:1

Paz pra vc também, Oliveira Leite. Paz é muito bom. Companheiro, essa passagem acima, pelo menos para mim, mostra claramente que foi o SENHOR que incitou a Davi a fazer o censo.

"Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade."

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Mensagem por carlosect em Dom 12 Fev 2012, 18:42

nandokiss, se eu não estiver enganado você é ateu....

Porque está preocupado com o inferno??? hummm hummm hummm

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532

Mensagem por Ed em Dom 12 Fev 2012, 18:51

carlosect escreveu:nandokiss, se eu não estiver enganado você é ateu....

Ué, pra descobrir uma maneira não Divina de não ir prá lá...

Veja bem, não acredita em Deus não vai pro céu, sobrou o que pros ateus?

O inferno! affraid

Ele é ateu mas não quer ir pro inferno!

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3093 dias de existência com 226314 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por carlosect em Dom 12 Fev 2012, 21:56

Ed escreveu:
carlosect escreveu:nandokiss, se eu não estiver enganado você é ateu....

Ué, pra descobrir uma maneira não Divina de não ir prá lá...

Veja bem, não acredita em Deus não vai pro céu, sobrou o que pros ateus?

O inferno! affraid

Ele é ateu mas não quer ir pro inferno!

ir para o céu sem querer passar por Deus primeiro? impossível .....

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532

Mensagem por David de Oliveira em Dom 12 Fev 2012, 22:27

De certa maneira, para algumas pessoas que já viveram, o inferno pode até parecer o paraíso em vista de todo o sofrimento que passou aqui na terra.
De maneira geral, já chegamos aqui com a condenação de sair daqui de uma maneira que nem saberemos.
Haverá condenação maior do que a de não saber o que nos trará as tragédias e toda sorte de infortúnios?
Hoje, enterro meu amigo e lá mesmo no cemitério fico com a barba de molho porque não sou bobo de pensar que não estou nesse mesmo processoo.

Última edição por David de Oliveira em Seg 13 Fev 2012, 00:31, editado 2 vez(es)

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8184

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Seg 13 Fev 2012, 00:02

Deep Soul escreveu:O povo judeu quando foi dominado pelos persas sofreu influência da religião de Zoroastro e absorveu alguns de seus conceitos.Podem ver na wikipedia. E as traduções, como foi citado acima, foi feita por conveniência de seus tradutores, haja vista as várias traduções que temos hoje diferentes uma das outras. Existe uma passagem no AT no livro de Samuel e de Crônicas. Ambas falam a mesma coisa: o censo que Davi fez do povo de Israel. A de Samuel foi escrita antes do exílio e lá diz que foi o IHWH que incitou a Davi para fazer o censo, mas na passagem paralela de Crônicas já diz que foi satã quem incitou a Davi, pois esse livro já foi escrito depois do exílio e sofreu a tal influência dos persas.Ou seja, o que foi IHWH num livro, no outro foi satã. Isso foi pura influência da religião persa. Está em II Sam. 24 e I Cr. 21. Podem conferir!!

O inferno como um lugar de sofrimento eterno não existe como ensinam muitos teólogos por aí, baseados nos textos do NT. A Igreja Católica pode ter criado essa teologia do medo na Idade Média para dominar o povo e isso ficou até hoje.

Só parar para refletir: Deus, que é soberanamente justo e bom, faz alguma coisa sem propósito? Qual o propósito de um inferno para manter pessoas sofrendo para todo o sempre? Todo o castigo tem um objetivo. Até o homem que é falho sabe disso. Quanto mais Deus!!! Existem muitas passagens que não devem ser interpretadas literalmente. Devemos usar aquilo de mais precioso que Deus nos deu e que nos diferencia dos demais animais: nossa razão.

Deixo um pensamento de kardec: "Sendo em tudo infinito, Deus deve abranger o passado e o futuro; deve saber, ao criar uma alma, se ela virá a falir, assaz gravemente, para ser eternamente condenada. Se o não souber, a sua sabedoria deixará de ser infinita, e Ele deixará de ser Deus. Sabendo-o, cria voluntariamente uma alma desde logo votada ao eterno suplício, e, nesse caso, deixa de ser bom."

Paz a todos.

Na verdade "a Ira do Senhor" incitou ou "Então Satanas" quer dizer a mesma coisa, é um idiotismo hebraico pelo que pesquisei na biblia de estudo e na internet.
Deus está sobre o controle de tudo, Deus não tenta ninguém, mas permite que sejamos tentados pelos maus desejos, até para dependermos mais dele, aprendermos a mudar mais, não ficarmos mais mofando. Mas basicamente essas duas expressões seriam melhor traduzidas como: "Foi tentado".

Acho que fica mais claro com a passagem: Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens. Juízes 15:16
Parece toda estranha a frase e até o que falarei: basicamente Sansão com o montões sobre montões diz que com um jumento feriu a mil outro jumentos.

"Toda língua possui um contexto cultural, social e histórico que se limita, em geral e principalmente, ao povo que fala essa língua. Esse contexto é responsável não só pelo vocabulário, mas expressões significativas (os “idiotismos”) e pelas preferências que, dentro de uma gama de possibilidades, podem mudar de tempos em tempos. Todo esse referencial só pode ser parcialmente traduzido para outra língua – pelo menos de maneira em que a língua receptora da tradução não seja “ferida” em seus próprios referenciais. Por esta causa, os dicionários bíblicos geralmente precisam dedicar vários tópicos à explicação e contextualização de expressões que, pelo simples conhecimento da língua original, estariam claros e definidos para o estudante."
http://rodrigoreisdefaria.vilabol.uol.com.br/heb_intro.htm

Rafael Mori Neiva

Número de Mensagens : 745

Mensagem por Deep Soul em Ter 14 Fev 2012, 14:12

Rafael Mori Neiva escreveu:Na verdade "a Ira do Senhor" incitou ou "Então Satanas" quer dizer a mesma coisa, é um idiotismo hebraico pelo que pesquisei na biblia de estudo e na internet.
Idiotismo é o uso de expressões específicas de uma pessoa, na fala. São estruturas variadas, podem icluir expressões, locuções etc.
Exemplo: Tipo assim, olha só, tá ligado. Geralmente estes idiotismos são utilizados por um grupo social comum.
ainda não tenho permissão para citar a fonte da citação, então, ela está no dicionário informal, na net.

Eu gostaria de entender melhor se isso é mesmo um idiotismo ou idiomatismo, caso prefira. Rafael, as duas frases são muito antagônicas para serem encaradas como tal.

Paz.

"Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade."

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Ter 14 Fev 2012, 16:54

Teria que estudar o hebraico/torah para ter a compreensão exata, a minha biblia de estudo do Rushel Shedd dá mais ou menos essa explicação que falei, se quiser eu copio e colo ela da forma que tá escrita.

Mas segundo a biblia Deus não tenta ninguém. E creio que a Ira do Senhor seja um termo que pode se referir aquele que causa Ira no Senhor, logo Satanás, mas fica dificil explicar com clareza sem ser judeu.

Meu pastor disse que Moisés não matou o egipicio diretamente, foi um golpe de defesa, justamente por ele ser educado nas altas culturas egipicias, foi de tal forma que matou o egipicio. A intensão foi clara de assassinato, mas se perde certos detalhes.
Vide o nome Abrao indo para Abraão, perdendo todo sentido do da letra H do tretragama YHVH indo para o nome de AbrHao.

Rafael Mori Neiva

Mensagem por Deep Soul em Ter 14 Fev 2012, 17:04

Rafael, eu entendo que nas passagens que estamos falando, Deus não tentou. Eu vejo aquelas diferenças como influência da cultura persa. Como disse, Samuel foi escrito antes do domínio persa e Crônicas foi escrito depois, logo, houve a influência.

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Ter 14 Fev 2012, 18:08

Well, não tenho muito o que acrescentar.

Rafael Mori Neiva

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:12

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: