.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
60 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 60 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país, diz pesquisa

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país, diz pesquisa

Mensagem por oliveira leite em Qua 06 Out 2010, 1:05 pm

Fabris escreveu:
oliveira leite escreveu:Mas não receite medicamentos amigo
isso é crime
só um medico pode faze-lo
voce acaba de cometer um delito
mas tudo bem
estou acostumado a ver impericias todos os dias
Uma das características de sua síndrome é perderr a capacidade de entender o que lê. Caso não tenha percebido, eu não indiquei nada, apenas sugeri.
Revendo seu caso, eu penso que medicamentos talvez não surtam efeito. Sugiro lobotomia pré-frontal, ou um transplante total de cérebro, tendo a Carla Peres como doadora...
Seus "argumentos" melhorariam bastante...
japinha

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552
flag : Brasil

Mensagem por Khwey em Qua 06 Out 2010, 2:22 pm

Fabris escreveu:
Khwey escreveu:A lei do Senhor, perfeita, é aquela que vale para todos e não para um só povo.
Poderia me dizer onde isso está explicitado na bíblia, por favor?
Se tudo o que se deseja entender estivesse "explicitado" na bíblia, não haveriam as diversas doutrinas, não haveriam os textos com figuras de linguagens e nem dizeres sobre os mistérios contidos nas escrituras.

E se todo o entendimento literário fosse unânime, não haveriam os reprovados em exames!

Eta!!!
oh my

Porque ele é a nossa paz, o qual de
ambos os povos fez um
; e, derrubando a
parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a
lei dos mandamentos
, que consistia em
ordenanças, para criar em si mesmo dos
dois um novo homem, fazendo a paz,
(Ef 2,14,15)

Porque, mudando-se o sacerdócio,
necessariamente se faz também mudança da
lei.
(Heb 7:12)

Uma vez desfeita a antiga lei, e havendo agora um só povo da união de judeus e gentios, temos uma nova lei que vale para todos:

(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e
desta sorte é introduzida uma melhor
esperança, pela qual chegamos a Deus.
(Heb 7:19)

Portanto, tudo o que vós quereis que os
homens vos façam, fazei-lho também vós,
porque esta é a lei e os profetas.{
Mat 7:12)

Todavia, se cumprirdes, conforme a
Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo
como a ti mesmo, bem fazeis.
(Tiago 2:8)

Quem não consegue entender isto, dentre muitos outros textos relativos, é um quadrúpede!

Fabris escreveu:
Khwey escreveu:Obs: Salmos é um livro profético!
Pior a emenda que o soneto! Se a lei teve, posteriormente, que ser modificada, significa que ela não era perfeita (não se muda o que é perfeito!). Salmos, profético ou não, contém erro.
O que contém erro é o seu entendimento.

Parece que temos um disco com defeito, a repetir sobre uma certa lei que não era perfeita.

Este defeito no disco seria aceitável se aqui eu, ou a bíblia, estivesse pregando alguma perfeição para a lei de Moisés.

A minha participação neste tópico limitou-se a somente confirmar a ideia contida em seu título.

E Sendo assim, qual seria a origem, neste tópico, de alguma afirmação, ou ideia, sobre a perfeição da lei de Moisés???

Tal comportamento, semelhante ao comportamento do "crente", exprime o entendimento de que alguma ideia está enraizada na mente da pessoa, a endurecer os seus sentidos.

O que me leva a crer que a mesma tem por base aquela famosa insistência que o ateu tem em querer desacreditar Deus. O qual, assim como certas teorias científicas como a do Big Bang, é uma questão de fé.

Desta forma o ateu e o "crente" monstam-se de igual para igual em ignorância, entre outros predicados cabíveis a tal comportamento.

Talvez fosse o caso de demonstrar aqui também, neste tópico, qual foi o real propósito da lei de Moisés, devido a falta de interesse das pessoas em primeiramente obter informação no que já foi postado, para só depois de bem informadas virem ao debate.

Fabris escreveu:
Khwey escreveu:Segundo o meu raciocínio???
Sim! Segundo o seu raciocínio.

Khwey escreveu:(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e
desta sorte é introduzida uma melhor
esperança, pela qual chegamos a Deus.
(Heb 7:19)

Nova confissão de erro anterior. Se a lei anterior, nada aperfeiçoou, ela era ineficaz e errônea.
Não foi colocado nada contra, mas a favor, conforme pode ler no verso bíblico.

Fabris escreveu:PS: esta discussão está fora do escopo do tópico. Sugiro abrir tópico específico.
Isto deve ser feito pela parte interessada, que certamente foi a responsável pelo desvio ao introduzir este assunto.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por oliveira leite em Qua 06 Out 2010, 4:29 pm

Meu irmão já tão falando de lei de novo
isso só pode ser psicose
nannnn

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Khwey em Qua 06 Out 2010, 10:38 pm

A maldição da lei está atingido até ateu.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por oliveira leite em Qui 07 Out 2010, 12:47 pm

Khwey escreveu:A maldição da lei está atingido até ateu.

japinha pense numa coisa que pega

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Qui 07 Out 2010, 1:21 pm

Khwey escreveu:A maldição da lei está atingido até ateu.
hahahaha

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Gustavo em Qui 07 Out 2010, 6:08 pm

dedo-duro escreveu:Quanto mais religiosos são os habitantes de um país, mais pobre ele tende a ser. Essa é a conclusão de uma pesquisa Gallup feita em 114 nações e divulgada no último dia 31 que mostra uma correlação forte entre o grau de religiosidade da população e a renda "per capita".
Ah, então quer dizer que se eu quiser ficar rico, eu tenho que ser ateu primeiro? É isto?
É a apologia ao utilitarismo... :risadinha:

Bem, vamos fazer uma coisa. Vamos pegar a pesquisa do instituto Gallup e vamos tirar isto a limpo. A pesquisa está aqui:
http://www.gallup.com/poll/142727/Religiosity-Highest-World-Poorest-Nations.aspx

Acho interessante como uma pesquisa feita com determinada motivação se desvirtua completamente... A pesquisa se inicia, dizendo:
Gallup surveys in 114 countries in 2009 show that religion continues to play an important role in many people's lives worldwide.
Traduzindo: Pesquisa Gallup em 114 países em 2009 mostra que a religião continua a ter um papel importante na vida de muitas pessoas ao redor do mundo.

Traduzindo agora aos desvirtuadores: A pesquisa quer medir onde a religião é mais importante para as pessoas, e não se a religião dá origem ou não à pobreza. Tanto é que o artigo conclui:
Social scientists have put forth numerous possible explanations for the relationship between the religiosity of a population and its average income level. One theory is that religion plays a more functional role in the world's poorest countries, helping many residents cope with a daily struggle to provide for themselves and their families. A previous Gallup analysis supports this idea, revealing that the relationship between religiosity and emotional wellbeing is stronger among poor countries than among those in the developed world.
Traduzindo: Cientistas sociais deram numerosas explicações para a relação entre a religiosidade de uma população e seu nível médio de rendimento. Uma teoria é que a religião tem um papel mais funcional em países mais pobres, ajudando muitos residentes a superar a luta diária para se manter e manter suas famílias. Uma análise prévia do Gallup dá suporte a esta idéia, revelando que a relação entre religiosidade e bem-estar emocional é mais forte entre países pobres que entre aqueles do mundo desenvolvido.

Ou seja, a conclusão é que ter uma religião ajuda mais os pobres a enfrentar seus problemas diários. Sinceramente, para um ateu, esta pesquisa não é de forma alguma vantajosa... Além desta pesquisa, há outras que ajudam a mostrar como o ateísmo é mais desvantajoso ainda. Entre eles, está a pesquisa que mostra que em todo mundo, pessoas mais religiosas estão mais propensas a ajudar o próximo:
http://www.gallup.com/poll/111013/Worldwide-Highly-Religious-More-Likely-Help-Others.aspx

Há outra que mostra que é mais fácil encontrar religiosos com sentimentos positivos como alegria, do que não-religiosos:
http://www.gallup.com/poll/116449/Religion-Provides-Emotional-Boost-World-Poor.aspx

A pesquisa mais interessante é a próxima. Ela mostra que países mais religiosos são os que apresentam índices menores de suicídio:
http://www.gallup.com/poll/108625/More-Religious-Countries-Lower-Suicide-Rates.aspx

A última é a mais legal, e não acharia estranho que as pessoas que defenderam o primeiro post agora queiram me acusar de non sequitur...

Gustavo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 374

Mensagem por dedo-duro em Qui 07 Out 2010, 6:16 pm

Os pobre são ajudados ajudando com o dízimo. ou trízimo... sei lá...

Pelas minha contas, se você tinha 10, perdeu 1, ficou com 9; logo, mais pobre. :risadinha:

Vai vencer essa lógica, hein, hein!?

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Gustavo em Qui 07 Out 2010, 6:19 pm

É verdade... Os ricos ficam mais ricos recebendo a herança daquele tio ateu que cometeu suicídio, né? :risadinha:

E já que não há nada mais para comentar sobre a questão Pobreza X Religiosidade, posso considerar que este assunto foi devidademente tratado e que, pelo seu silêncio, você concorda que a relação que você queria fazer não existe?

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Qui 07 Out 2010, 6:25 pm

Não sei se a religião ajuda a suportar a pobreza, porque não sou pobre nem religioso. Mas de uma coisa estou certo: uma mão trabalhando faz mais que mil rezando.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Qui 07 Out 2010, 6:26 pm

slot escreveu:É verdade... Os ricos ficam mais ricos recebendo a herança daquele tio ateu que cometeu suicídio, né? :risadinha:

E já que não há nada mais para comentar sobre a questão Pobreza X Religiosidade, posso considerar que este assunto foi devidademente tratado e que, pelo seu silêncio, você concorda que a relação que você queria fazer não existe?

Você está insinuando que a correlação não existe?

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Qui 07 Out 2010, 6:28 pm

Hummmm, talvez você esteja certo disto... Mas não foi desta vez que você conseguiu provar esta certeza com dados... Sorry, fica pra próxima.

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por Gustavo em Qui 07 Out 2010, 6:28 pm

dedo-duro escreveu:Você está insinuando que a correlação não existe?
Sinto muito, não sou eu que estou insinuando isto... São as pessoas que fizeram a pesquisa que você postou... :risadinha:

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Qui 07 Out 2010, 6:33 pm

Eu fiz as contas:

10-1=9

9<10

No caso do trízimo

10-3=7

7<10

religião empobrece.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Qui 07 Out 2010, 6:38 pm

Gostei da conta, mas não foi desta vez que você convenceu... :risadinha:

A continha com tom de brincadeira deve ser por que você realmente viu que não conseguiu provar nada, e como não tem mais nada para dizer, resolveu finalizar com uma piadinha... Para ser o último a falar alguma coisa... Estou certo?? eba

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Qui 07 Out 2010, 6:49 pm

não refutou. pode ficar com o último post.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Qui 07 Out 2010, 7:08 pm

É verdade, não fui eu quem refutou... Foi o instituto Gallup... :risadinha:

Olha, quando você quiser postar uma estatística, se dê ao menos ao trabalho de procurar saber como ela foi feita, quais os métodos, e quais as conclusões... Mas se você quiser ter fé que a pesquisa diz outra coisa, aí é problema seu...

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Qui 07 Out 2010, 7:45 pm

Olha, Slot, até daria o último post a você, caso tivesse sido mais honesto. Afirmar que a pesquisa não é definitiva é uma coisa, inventar uma conclusão para a pesquisa é outra. A própria tradução que você faz do texto indica que há muita divergência entre as conclusões.

Traduzindo: Cientistas sociais deram numerosas explicações para a relação entre a religiosidade de uma população e seu nível médio de rendimento. Uma teoria é que a religião tem um papel mais funcional em países mais pobres, ajudando muitos residentes a superar a luta diária para se manter e manter suas famílias. Uma análise prévia do Gallup dá suporte a esta idéia, revelando que a relação entre religiosidade e bem-estar emocional é mais forte entre países pobres que entre aqueles do mundo desenvolvido.

Você simplesmente pegou uma das muitas conclusões, a que achava favorável ao cristianismo, e fez passa como a resposta definitiva.

Depois reclama que fico com brincadeiras...

Não é para menos.

Se você é um adepto da conclusão funcional (e não um mero "torcedor" a favor do cristianismo), explique COMO a religião ajuda as pessoas no dia-a-dia dos países mais pobres. Para colaborar dou uma dica: você poderia comparar os benefícios da religião com os benefícios advindos do saneamento básico, por exemplo.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Khwey em Sex 08 Out 2010, 8:17 am

De onde tiraram que o propósito do cristianismo, segundo a bíblia, resume-se em ajudar a pessoa no dia a dia???
hummm

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Sales em Sex 08 Out 2010, 12:01 pm

Sim... concordo que onde a religiosidade impera a pobreza é maior...

Mas onde o EVANGELHO impera ... a prosperidade é maior ... pode ver isso na própria pesquisa que foi mostrada aqui no tópico... os países onde o PROTESTANTISMO é dominante são países prósperos e praticamente de primeiro mundo ... a pobreza é menor...

Então, o problema não é o EVANGELHO, A BÍBLIA, O PROTESTANTISMO ... não mesmo... O PROBLEMA É A RELIGIÃO ... agora é só pesar na balança que doutrina é religiosa ou não ... onde a religiosidade é pregada ou não ... quem está pregando religião???

PROTESTANTES ou...

Católicos, Islâmicos e Outros ????

Mn. Sales

A.B. Earl disse: “Descobri através de extensa experiência que as mais sérias ameaças da Lei de Deus têm um papel importantíssimo na condução das pessoas a Cristo. Elas precisam se ver perdidas antes de clamar por misericórdia; elas não fugirão do perigo até que o enxerguem.

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por oliveira leite em Sex 08 Out 2010, 12:34 pm

ministrosales escreveu:Sim... concordo que onde a religiosidade impera a pobreza é maior...

Mas onde o EVANGELHO impera ... a prosperidade é maior ... pode ver isso na própria pesquisa que foi mostrada aqui no tópico... os países onde o PROTESTANTISMO é dominante são países prósperos e praticamente de primeiro mundo ... a pobreza é menor...

Então, o problema não é o EVANGELHO, A BÍBLIA, O PROTESTANTISMO ... não mesmo... O PROBLEMA É A RELIGIÃO ... agora é só pesar na balança que doutrina é religiosa ou não ... onde a religiosidade é pregada ou não ... quem está pregando religião???

PROTESTANTES ou...

Católicos, Islâmicos e Outros ????

Mn. Sales

Matou a charada positivinho

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Gustavo em Sex 08 Out 2010, 4:46 pm

dedo-duro escreveu:Se você é um adepto da conclusão funcional (e não um mero "torcedor" a favor do cristianismo), explique COMO a religião ajuda as pessoas no dia-a-dia dos países mais pobres. Para colaborar dou uma dica: você poderia comparar os benefícios da religião com os benefícios advindos do saneamento básico, por exemplo.
Ohhhh, agora que você encontrou uma palavra que pode te ajudar no texto inteiro, você resolveu argumentar? Interessante... Interessante também que a minha honestidade está agora atrelada a esta palavra. Ora, caro dedo-duro, já que o artigo diz "numerosas" explicações, onde é que o artigo do instituto Gallup informa quais são as outras?

Por que o instituto Gallup informa que pesquisas anteriores comprovam os dados obtidos nesta pesquisa?

Vou te explicar para que você entenda... A explicação é simples: é que das numerosas explicações dadas a esta relação, o instituto Gallup acha que a explicação onde a religião traz um conforto maior aos pobres é muito mais racional que outras teorias, inclusive a sua teoria utilitária. Faça-me o favor: quando for chamar os outros de desonestos, encontre mais de uma palavra a seu favor, ok?

Sobre como a religião ajuda, basta ler as pesquisas que indiquei no final do meu post:
Ou seja, a conclusão é que ter uma religião ajuda mais os pobres a enfrentar seus problemas diários. Sinceramente, para um ateu, esta pesquisa não é de forma alguma vantajosa... Além desta pesquisa, há outras que ajudam a mostrar como o ateísmo é mais desvantajoso ainda. Entre eles, está a pesquisa que mostra que em todo mundo, pessoas mais religiosas estão mais propensas a ajudar o próximo:
http://www.gallup.com/poll/111013/Worldwide-Highly-Religious-More-Likely-Help-Others.aspx

Há outra que mostra que é mais fácil encontrar religiosos com sentimentos positivos como alegria, do que não-religiosos:
http://www.gallup.com/poll/116449/Religion-Provides-Emotional-Boost-World-Poor.aspx

A pesquisa mais interessante é a próxima. Ela mostra que países mais religiosos são os que apresentam índices menores de suicídio:
http://www.gallup.com/poll/108625/More-Religious-Countries-Lower-Suicide-Rates.aspx

A última é a mais legal, e não acharia estranho que as pessoas que defenderam o primeiro post agora queiram me acusar de non sequitur...

Eu não preciso ser ateu para promover saneamento básico. Isto me cheira mais raciocínio preconceituoso.

Ora, a ligação do desenvolvimento do capitalismo com o protestantismo é tão forte que Max Weber estudou a questão em seu livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo".
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%A9tica_protestante_e_o_esp%C3%ADrito_do_capitalismo

Por coincidência, países que os ateus se orgulham de ter mais ateus, e que hoje são países ricos, no passado foram os países onde o protestantismo se desenvolveu. O ateísmo só se aproveitou de algo que já havia sido feito.

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Sex 08 Out 2010, 6:00 pm

.
Como esperado fugiu do cerne da questão. Apontou supostos efeitos da religião, sem apresentar como a religião ajudaria os mais necessitados em seu cotidiano. Ou você descreve a maneira que a religião funciona no auxílio dos pobres, ou temos mais uma, das muitas, bazófias pseudo-fundamentadas, produzidas pelos religiosos. E, se quer convencer algum ateu, deve fazer uma descrição tão clara, que se possa sentir tal mecanismo no seio da sociedade. De qualquer maneira, parece que vai continuar a jogar falsas conclusões e falsas opiniões para poluir o tópico. Ou evidência, ou nada!

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 9:04 am

dedo-duro escreveu:.
Como esperado fugiu do cerne da questão. Apontou supostos efeitos da religião, sem apresentar como a religião ajudaria os mais necessitados em seu cotidiano. Ou você descreve a maneira que a religião funciona no auxílio dos pobres, ou temos mais uma, das muitas, bazófias pseudo-fundamentadas, produzidas pelos religiosos. E, se quer convencer algum ateu, deve fazer uma descrição tão clara, que se possa sentir tal mecanismo no seio da sociedade. De qualquer maneira, parece que vai continuar a jogar falsas conclusões e falsas opiniões para poluir o tópico. Ou evidência, ou nada!
Ah, dedo-duro, deixa destes discursos retóricos para a sua torcida, está bem? Você não engana ninguém com isto.

Se você tivesse ao menos se dado ao trabalho de ler os links que te passei, veria que os religiosos estão entre os que mais contribuem com obras de caridade. Se isto não é ajudar, então não sei o que é mais...
Em segundo lugar, se tivesse se dado ao trabalho de ler os links, você teria visto que os religiosos são os que estão mais propensos a ter sentimentos bons e evitar os ruins. Os religiosos são mais felizes!!! A religião proporciona uma vida em comunidade, coisa que o ateísmo não faz.
E disto vem o terceiro ponto: países com mais religiosos possuem índices de suicídio menor...

Quem está fugindo do cerne da questão aqui é você. Você veio reinterpretar uma pesquisa do instituto Gallup, onde eles concluem que a religião desempenha um papel maior em países pobres por proporcionar um meio de enfrentar as lutas diárias. Eu apontei seu erro de interpretação. Se você não tem mais nada a dizer sobre isto, então o cerne da questão acabou. Você não conseguiu provar nada do que queria, seu utilitarismo foi para o ralo. Ninguém mais precisa ser ateu para enriquecer.

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 11:53 am

Li as três pesquisas, desde sua postagem. Podem alguns sociológos concluir que a religião contribui positivamente no cotidiano dos habitantes de países pobres. Questionei a fundamentação dessa conclusão. Não adianta citar três supostos efeitos da religião, quais sejam, caridade, sentimentos positivos e ausência de eutanásia. Tem de explicar como uma simples crença pode trazer tais benefícios. Note, que na mesma pesquisa que você postou, há uma estatística relacionada aos sentimentos positivos em países desenvolvidos, e aí há uma virada: os mais religiosos tem mais sentimentos negativos que os ateus:

Então a religião serve muito bem para os pobres, mas atrapalha aqueles que vivem em países ricos. Não me parece fazer sentido. Dois pesos e duas medidas. Se a crença é única, deveria trazer os mesmos benifícios, tanto para pobres quanto para ricos. Assim, fica a pergunta: como uma crença, que julgo fantasiosa, pode trazer os benefícios de que você fala? Isto é, a correlação estabelecida não possui outras causas, para explicar os efeitos?

Na estatística é muito comum se confundir correlação e causa. Não seria esse o erro desses sociólogos? Creio que sim, pois suas conclusões não são completamente coerentes com os dados.

E a pesquisa deixa de lado o mais importante: será que a religião não está atrapalhando o desenvolvimento da ciência nesses países? Mantendo-os na eterna dependência? é algo a se pensar. Talvez a própria religião seja um dos impedimentos ao crescimento dos países pobres.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:47 am

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: