.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Hoje à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Hoje à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Hoje à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Ontem à(s) 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Ontem à(s) 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
63 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 59 Visitantes :: 1 Motor de busca

irmão, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país, diz pesquisa

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país, diz pesquisa

Mensagem por Convidad em Sab 30 Abr 2011, 12:58 pm

dedo-duro escreveu:Quer dizer, então, que o protestantismo funciona muito bem para os países da zona temperada, ao norte do globo, mas não funciona nos trópicos? Logo o cristianismo NÃO trás riqueza.

TESES FURADAS, as suas.

Não me admira que após três anos você continue com AS MESMAS MENTIRAS DE SEMPRE.

garoto , eu que peguei você mentindo , e isto já está provado no tópico, o resto é flood tentando remendo no desespero . você acima mente de novo ! Já falei umas TROCENTAS vezes que o que eu defendo não é o sicretismo , mas o protestantismo bíblico , o Brasil é eivado de diferenças religiosas , a grande maioria ainda é católica (e pior, não praticante) , e o evangelismo minoritário ainda é machucado pelos escândalos televisivos, e de igrejas que confudem cristianismo com ritualismo , como a IURD.

agora se um ateu-militante não tem capacidade para fazer estas distinções, a falha ética é de vocês , mas pagando na mesma medida (que tanto querem usar) , vá ter com POL POT , Lenin e Hoxas , afinal aqui somos minoria , mas onde quer que o ateismo tenha dominado por algumas décadas , só sobrou famelismo e covas-rasas.

Convidad
Convidado

Mensagem por dedo-duro em Sab 30 Abr 2011, 1:08 pm

"tu quote" novamente, troll.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil

Mensagem por Cal em Sab 30 Abr 2011, 1:59 pm

Lembrando as regras:

1- Não será permitido:

n. Usar o fórum como chat, poluindo o tópico;
q. Argumentos "Ad hominem": Contra o homem. Ou seja, os argumentos devem serem dirigidos às idéias e não às pessoas.

A Moderação.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por abençoado em Sab 30 Abr 2011, 5:43 pm

Cara, se enxerga.

Weber apontou o ascetismo como causa da riqueza. Calhou dos protestantes da época serem mais ascetas que os católicos. Distorcer é feio.

"Calhou"? ai, caramba!

Honestamente (sem rasgação) você já leu algo sobre Calvinismo e os principios que ele defendia a respeito do trabalho?

Anti ético para mim é não admitir o erro e ficar "cavando falta "como diz o Roberto, ocamente e com o único objetivo de dar força para sua ideologia militante. O propósito de Webber não foi ficar dando palmada nas costas do protestantismo, foi um estudo sociológico do capitalismo.Ponto.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por abençoado em Sab 30 Abr 2011, 5:53 pm

Você fala demais e diz pouco. Siga sua suposta religião e escreva menos bobagem, pois, como já advertem os provérbios, "do muito falar advem palavras néscias".

Mais nariz empinado e como quase sempre nenhuma prova ou relevância sobre a discussão.

Em tempo: Cadê a defesa da sua tese, segundo a qual, ficaria rico aquele que virasse protestante?

Caramba,não sei mesmo o que passa rsrs.

10.000 vez: os principios éticos do calvinismo provocaram uma revolução de valores a nivel do trabalho que levarm à riqueza e desenvolvimento dos países protestantes. Já deu para ver a diferença? :chapeu:

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Sab 30 Abr 2011, 11:31 pm

Amigão,

Você já viu um princípio ético gerar riqueza? Já viu um princípio ético plantar, colher, manufaturar e vender? Espero que não. Os humanos, animais trabalhadores que são, o fazem. Assim o calvinismo não é responsável por qualquer riqueza, antes foram calvinistas que trabalharam, comerciaram e lucraram. Se há doutrinas calvinistas que enaltecem o trabalho, elas são reflexo de uma situação já existente, em que se trabalhava e se verificava os benefícios do trabalho. Primeiro eles trabalharam, depois, observados os resultados, transformaram o trabalho em religião, filosofia e, no capitalismo avançado, ciência. Se protestantismo trouxesse riqueza a alguém, não teríamos os estratos mais baixos da sociedade compostos pelos protestantes mais fervorosos.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por abençoado em Dom 01 Maio 2011, 12:25 pm

Você já viu um princípio ético gerar riqueza?

Defina o que você entende por "principio ético".

Já viu um princípio ético plantar, colher, manufaturar e vender? Espero que não. Os humanos, animais trabalhadores que são, o fazem

Não,mas vi muitas pessoas com principíos éticos enriquecerem porque trabalharam para isso.

A tese não é minha,foi do Webber,alguma coisa esculache o cara e não a mim.

Nós apenas reproduzimos o que ele disse.

Assim o calvinismo não é responsável por qualquer riqueza, antes foram calvinistas que trabalharam, comerciaram e lucraram. Se há doutrinas calvinistas que enaltecem o trabalho, elas são reflexo de uma situação já existente, em que se trabalhava e se verificava os benefícios do trabalho

Não.As doutrinas bíblicas sobre o trabalho e o dinheiro encontram-se na Bíblia,portanto 1400 anos antes de Calvino,na melhor das hipóteses.

O que ele e Lutero fizeram foi reintrepretá-la de um ponto de vista honesto e não escondendo ou dando a conhecer aquilo que só interessava como fazia o sistema romano.

Em provérbios (dias do rei Salomão) você encontra um sem números de versículos que vão de encontro a isso e que Roma por interesse ocultou do povo iletrado por muitos anos.

Se há doutrinas calvinistas que enaltecem o trabalho, elas são reflexo de uma situação já existente, em que se trabalhava e se verificava os benefícios do trabalho. Primeiro eles trabalharam, depois, observados os resultados, transformaram o trabalho em religião, filosofia e, no capitalismo avançado, ciência

Não procede. Calvinista é um "Soli Scriptura" por excelência um "à priorista"obrigatório dos principios bíblicos (veja-se o exemplo dos puritanos).A ética protestante parte sempre de dentro (da Bíblia) para fora e nunca o contrário,devido à premissa já exposta.Calvinista algum que se preze dependeria da experiência pessoal para depois formular doutrina.Vai contra tudo o que o reformador postulou.

Se protestantismo trouxesse riqueza a alguém, não teríamos os estratos mais baixos da sociedade compostos pelos protestantes mais fervorosos

A questão aí é que quase toda a sociedade era protestante naquela época e não apenas um grupo minoritário.Cito mais uma vez os puritanos e suas comunidades nos Estados americanos do século XVII.Na época da industrialização, talvez 90 por cento da população ainda fosse protestante em países como a Alemanha,a Suiça,a Suiça ou os países nórdicos. Os principios eram aplicados na sociedade como um todo.

Pegando nessa suposta estatística,os protestantes históricos não tinham nada a ver com o pentecostalismo que se originou do século XVII e XVIII (sobretudo)com Wesley. O calvinismo é cessacionista por excelência,predestinacionista e "Soli scripturário"; os movimentos "mais fervorosos" são continuistas,arminianos e mais "metodológicos" (daí a Igreja Metodista).

Então o que você cita como "fervorosos",do que eu entendi, eles não são protestantes históricos,objeto de estudo de Webber,como o Art. já referiu.

Dê uma olhada neste fórum e tire as conclusões por si:

http://monergismo.com/forum/
http://monergismo.com/forum/index.php?topic=1410.0
http://monergismo.com/forum/index.php?topic=1018.0
http://monergismo.com/forum/index.php?topic=186.0

Depois, essa estatística é facilmente explicável: o pentecostalismo é um movimento gigantissímo.Alberga milhões de pessoas,de todos os estratos sociais e aí no Brasil desenvolve um trabalho importante junto das favelas.Fazendo a média, obrigatoriamente ela não seria tão alta como em uma Igreja de origem tradicional,na parte rica do RJ,por exemplo.É muito mais fácil ter uma média alta junto de movimentos supostamente em regiões mais ricas. Compare então essa estatística com os pentecostais americanos por exemplo.

Depois,regra geral,o pentecostalismo tradicional não é igual ao neo-pentecostalismo e não dá enfâse aos bens materiais como o segundo o faz.

Agora compare isso com igrejas como a Renascer ou a IURD. Na Renascer,bastaria o dizimo milionário de crentes como o Kaká para colocar a fasquia áltíssima para todos os outros movimentos :risadinha:.

Tudo isso é relativo e não prova absolutamente sobre se uma pessoa que segue os principios tem mais facilidade em prosperar ou não.Que é bem diferença da teologia da prosperidade que você (nota-se) associa erroneamente.E IDH's não são comparáveis com rendimentos per capita de segmentos religiosos dentro do protestantismo,como já demonstrei.

Já segundo Webber, fez diferença no século XVIII e no inicio do capitalismo rsrs

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Dom 01 Maio 2011, 1:39 pm

Odeio esses quotes quebrados que distorcem a mensagem original. Primeiramente perguntei ironicamente se você já viu “algum princípio ético gerar riqueza”. Isso já foi o bastante para desmoralizar toda sua pregação. tanto é, que tergiversou, fazendo uma pergunta sem qualquer sentido, qual seja, “o que é princípio ético”. Se você não sabe nem o que está pregando, por que pergunta-me o que seria isso? Aliás a minha pergunta tinha exatamente esse intuito, de demonstrar que preceitos arraigados, indevidamente abstratos, não passam de mambo-jambo, não passam palavras vazias, impressionantes, porém sem qualquer conteúdo. A seguir, com muito descaramento, afirma que viu pessoas éticas enriquecerem com trabalho, apesar de não saber sequer o que seria essa ética. Anteriormente, até mesmo, indagara-me sobre a definição desse conceito. Já que é você quem está pregando a ética, cabe a ti explicar-me o que seria tal, pois sou neófito nesses assuntos filosóficos, mas não neófito o suficiente que não possa perceber quando um indivíduo está com patranhas.

Mais adiante dispõe que Weber defendeu uma riqueza advinda de princípios, supostamente criados pelo protestantismo. Lamento discordar, mas, como já postado, com trechos de livro, a causa weberiana para a riqueza seria o ascetismo, já existente entre os monges católicos. O movimento protestante, filho da prensa de Guttemberg, disseminou o ascetismo para toda a sociedade. Jamais foi dito que uma simples conversão ao protestatismo, por si,traria riqueza a pessoa. Antes, o grande sociológo nos informa sobre as razões da vida cotidiana se assemelharem cada vez mais ao modo de vida dos monges, sendo, este, inclusive, um dos pontos mais difíceis do livro. Max Weber ficou perplexo e até se pergunta como “as classes médias se renderam à tirania do puritanismo”.

No mais, temos acusações entre diferentes seitas protestantes, que não me interessam, pois, para mim, são todas a mesma bobagem, pregadoras do magicismo. Todas as igrejas atuais propagandeiam que a pessoa ficará rica se “contribuir com a obra do Senhor”. Já se foi o tempo em que as pessoas se reuniam em igrejas comunitárias, quando essa instituição tinha seu papel social, e quando ainda se ensinavam as pessoas a viver modestamente. Atualmente a igreja é um ente reacionário, que impede a propagação do evolucionismo, da ciência e do desenvolvimento pessoal. Não é sem razão, que os protestantes mais fervorosos ocupam os estratos mais pobres da sociedade, como já dito.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por abençoado em Dom 01 Maio 2011, 1:54 pm

Odeio esses quotes quebrados que distorcem a mensagem original. Primeiramente perguntei ironicamente se você já viu “algum princípio ético gerar riqueza

Espantalho...e fugiu do debate: tese de M. Webber.

qual seja, “o que é princípio ético”. Se você não sabe nem o que está pregando, por que pergunta-me o que seria isso?

Você parece não saber..

"Logo o cristianismo NÃO trás riqueza"

"Se protestantismo trouxesse riqueza a alguém"

Aliás a minha pergunta tinha exatamente esse intuito, de demonstrar que preceitos arraigados, indevidamente abstratos, não passam de mambo-jambo, não passam palavras vazias, impressionantes, porém sem qualquer conteúdo. A seguir, com muito descaramento, afirma que viu pessoas éticas enriquecerem com trabalho, apesar de não saber sequer o que seria essa ética. Anteriormente, até mesmo, indagara-me sobre a definição desse conceito. Já que é você quem está pregando a ética, cabe a ti explicar-me o que seria tal, pois sou neófito nesses assuntos filosóficos, mas não neófito o suficiente que não possa perceber quando um indivíduo está com patranhas.

Tipo: aqueles que citei da Bíblia e extraí das palavras de Calvino??

Novo espantalho.

O movimento protestante, filho da prensa de Guttemberg, disseminou o ascetismo para toda a sociedade. Jamais foi dito que uma simples conversão ao protestatismo, por si,traria riqueza a pessoa

Filho de quantos? Lutero - Alemão; Calvino - Francês.

Espantalho número 3:

10.000 vez: os principios éticos do calvinismo provocaram uma revolução de valores a nivel do trabalho que levarm à riqueza e desenvolvimento dos países protestantes

Mais para depois :chapeu: tou adorando este "debate" rsrs

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Dom 01 Maio 2011, 2:02 pm

Já não sabe nem o que escreve.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por abençoado em Qua 04 Maio 2011, 9:32 pm

Já não sabe nem o que escreve.

Simplesmente minha vida não é fórum eletrônico.

Muita menos seria se o fórum eletrônico onde posto servisse para defender AQUILO QUE NÃO ACREDITO.

Por isso não vou em fóruns na tentativa de esculachar o coelho da Páscoa,Papai Noel,Rudolfo ou apologistas de deuses greco romanos.

:chapeu:

Posto isto (continuando...)

Odeio esses quotes quebrados que distorcem a mensagem original. Primeiramente perguntei ironicamente se você já viu “algum princípio ético gerar riqueza”. Isso já foi o bastante para desmoralizar toda sua pregação. tanto é, que tergiversou, fazendo uma pergunta sem qualquer sentido, qual seja, “o que é princípio ético”

Pois..você parece não entender o que é principio ético. Dái ficar confundindo calvinismo com o pastor da esquina que promete um rolls royce a quem entregar o dizimo (provavelmente foi por isso que você virou ateu - eu também teria virado).

Me parece que ética para você para mim é uma coisa e para você é outra (coisa que estou tentando entender).

Aliás a minha pergunta tinha exatamente esse intuito, de demonstrar que preceitos arraigados, indevidamente abstratos, não passam de mambo-jambo, não passam palavras vazias, impressionantes, porém sem qualquer conteúdo. A seguir, com muito descaramento, afirma que viu pessoas éticas enriquecerem com trabalho, apesar de não saber sequer o que seria essa ética. Anteriormente, até mesmo, indagara-me sobre a definição desse conceito. Já que é você quem está pregando a ética, cabe a ti explicar-me o que seria tal, pois sou neófito nesses assuntos filosóficos, mas não neófito o suficiente que não possa perceber quando um indivíduo está com patranhas

Engraçado gargalhada

Você ENROLA a tese de Webber (TESE QUE DÁ NOME AO TITULO DO LIVRO,POR SINAL), põe pés pelas mãos para contrapôr a tese do Webber pelo mesmo livro que ele escreveu e vem falar em "patranhas"??

Mais adiante dispõe que Weber defendeu uma riqueza advinda de princípios, supostamente criados pelo protestantismo. Lamento discordar, mas, como já postado, com trechos de livro, a causa weberiana para a riqueza seria o ascetismo, já existente entre os monges católicos.

Muito bem..e de onde veio esse ascetismo? Será que caiu do céu?

Ou fazia parte do Protestantismo?Se você concorda que sim, o debate morre agora mesmo.Se o ascetismo fazia parte do protestantismo e se foi o ascetismo que gerou riqueza (como você disse),então o protestantismo teve parte nisso.Ou seja, a tese de Webber é comprovada :chapeu:

Esse seu post já poupou metade do trabalho..

O movimento protestante, filho da prensa de Guttemberg, disseminou o ascetismo para toda a sociedade

Guttemberg? ai, caramba!

Ah espera..é mais uma teoria daquele livro onde se lê "Pilatos baixou a cabeça e riu" e "os ateus mandam nos E.U.A".

No mais, temos acusações entre diferentes seitas protestantes, que não me interessam, pois, para mim, são todas a mesma bobagem, pregadoras do magicismo

"Magicismo" que vem refutando tudo o que vem da tese "afirmo racionalmente que não existe (sem provas) e chuto o ônus para os outros".

Todas as igrejas atuais propagandeiam que a pessoa ficará rica se “contribuir com a obra do Senhor”.

Mais uma pérola brilhante a guardar em arquivo. :risadinha:

Espere "todos" = aos que que eu conheço ou quero que existam; os que não fazem isso não interessam para fins de ateísmo militante.

Já se foi o tempo em que as pessoas se reuniam em igrejas comunitárias, quando essa instituição tinha seu papel social, e quando ainda se ensinavam as pessoas a viver modestamente

Lá isso é verdade..mas não são "todas".

Atualmente a igreja é um ente reacionário, que impede a propagação do evolucionismo, da ciência e do desenvolvimento pessoal
Complexo seu. 90% do que você tem de bases empirico-cientificas foram descobertas por teístas,crentes na sua maioria.

A maioria do teísmo hoje é evolucionista (especialmente liberais) e você parece ser o único ateu que vê um complexo de epicuro nisso (o que se deve a um fraco conhecimento da doutrina cristã e do livro de Gênesis,principalmente).

Você (em pleno século XXI) ainda acredita que ATEÍSMO=CIÊNCIA?

Isso ladainha militante que funcionava há 50 anos atrás,hoje já não dá mais.

Não é sem razão, que os protestantes mais fervorosos ocupam os estratos mais pobres da sociedade, como já dito

Você nem leu o post que falei a respeito e se que lhe pedir (100 %) não me sabe definir o que é um PROTESTANTE HISTÓRICO e o que é um CRENTE PENTECOSTAL (os "fervorosos" que você cita e quer enfiar no mesmo saco dos que existiam no tempo de Webber).

Prefere ignorar,dizer que tem pouco interesse e continuar com o seu surf . :chapeu:

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por abençoado em Sab 07 Maio 2011, 1:49 pm

:chapeu:

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul