.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
60 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 59 Visitantes :: 3 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país, diz pesquisa

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país, diz pesquisa

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 12:36 pm

Antes de você mudar o tema do tópico por conveniência, já que o assunto não era como a religião pode contribuir para o cotidiano dos habitantes de países pobres, gostaria de destacar uma frase sua que explica muito bem o seu erro ao criar este tópico, e que você só admite quando os números estão contra você:

dedo-duro escreveu:Na estatística é muito comum se confundir correlação e causa. Não seria esse o erro desses sociólogos? Creio que sim, pois suas conclusões não são completamente coerentes com os dados.

Acho que está mais do que provado que você errou feio ao tentar vincular riqueza com o ateísmo, você só não consegue admitir isto. Este blábláblá todo para tentar mudar de assunto só demonstra isto.

Me dou por satisfeito sobre esta questão. O ateísmo não é sinônimo de prosperidade. Que o diga Cuba.

Gustavo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 374
flag : Brasil

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 12:44 pm

dedo-duro escreveu:E a pesquisa deixa de lado o mais importante: será que a religião não está atrapalhando o desenvolvimento da ciência nesses países? Mantendo-os na eterna dependência? é algo a se pensar. Talvez a própria religião seja um dos impedimentos ao crescimento dos países pobres.
Agora que você abandonou o tema do tópico e resolveu focar na questão de como a religião poderia influenciar positivamente a sociedade, posso me dar por satisfeito na primeira questão e partir logo para a segunda: a religião ajuda ou atrapalha a sociedade?

Acho que posso falar muita coisa sobre este assunto. Posso principalmente falar sobre o cristianismo.

Poderia começar este assunto fazendo uma simples pergunta: Por que a ciência se desenvolveu na Europa cristã? Por que não em outro lugar do mundo? Por que não China ou Arábia?

Faço ainda outra pergunta: por que países que adotaram o ateísmo em sua agenda, como Cuba ou a URSS não estão entre os mais desenvolvidos?

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 12:47 pm

Então a religião serve muito bem para os pobres, mas atrapalha aqueles que vivem em países ricos. Não me parece fazer sentido. Dois pesos e duas medidas. Se a crença é única, deveria trazer os mesmos benifícios, tanto para pobres quanto para ricos.

Fui aladin Fui aladin Fui aladin Fui aladin

Fugiu. rsrsrs

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 12:56 pm

dedo-duro escreveu:
Então a religião serve muito bem para os pobres, mas atrapalha aqueles que vivem em países ricos. Não me parece fazer sentido. Dois pesos e duas medidas. Se a crença é única, deveria trazer os mesmos benifícios, tanto para pobres quanto para ricos.

Fui aladin Fui aladin Fui aladin Fui aladin

Fugiu. rsrsrs
Hummmmmm, dedo-duro... Você tem certeza que leu as três pesquisas?

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 4:36 pm

.
.
Assim, leva-me a crer que foi você que não entendeu o que postou, nem o que postei.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 4:54 pm

Estou te perguntando isto por que você criou todo o discurso que "a religião serve muito bem para os pobres, mas atrapalha aqueles que vivem em países ricos", que há dois pesos e duas medidas, e toda aquela retórica já conhecida, tudo isto fazendo uma pergunta que a pesquisa já responde... Fiquei na dúvida se você leu mesmo... Pois se tivesse lido e tivesse entendido qual a explicação que o instituto Gallup aponta para a diferença de números entre países ricos e pobres, não estaria falando que são dois pesos e duas medidas, mas concordando comigo que o fato da religião proporcionar uma vida social às pessoas é um fator que ajuda religiosos a serem mais felizes.

Você pergunta coisas já respondidas como se não fossem... Me pareceu que você está desesperadamente tentando mudar de assunto... Estou certo?

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 5:10 pm

Sério que você tem a resposta? Estou ansioso para lê-la.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Eduardo em Dom 10 Out 2010, 5:18 pm

Dedo da fugindo como barata.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 5:19 pm

Isto prova que você não leu as três pesquisas que estão acima. Se tivesse lido, saberia que:

The Social Side of Religion

In rich-world countries, one reason people that are more religious are less likely to get an emotional lift from their faith may be that they have fewer similarly devout people to share that faith with. This gets to another line of thought that emphasizes the social connections that religion fosters in developing societies. Common faith traditions give residents access to social networks and opportunities to forge meaningful relationships that offer emotional satisfaction, as well as a safety net -- a literal form of "social security" -- in times of crisis.

An ongoing analysis by Princeton economists Angus Deaton and Danny Kahneman and Gallup senior consultant Raksha Arora supports this concept, finding that respondents who are more religious give higher ratings on a life evaluation scale in countries where religiosity is more common overall.

In other words, as you move to countries where higher proportions of people say religion is important to them, the relationship between that question and overall life satisfaction gets stronger.

Gallup's data also reveal that in poor countries residents who are more religious are more likely than those who are less religious to say they had positive experiences and interactions the previous day. For example, those in the more religious group are more likely to say they were treated with respect all day and that they smiled and laughed a lot that day. Again, these differences are smaller or nonexistent among rich-world populations.
http://www.gallup.com/poll/116449/Religion-Provides-Emotional-Boost-World-Poor.aspx
A explicação é simples: como comunidades religiosas em países ricos é menor, as pessoas que adotam uma religião não são beneficiadas das redes sociais como nos países ricos. Isto portanto está relacionado com a rede social criada pelas religiões, que não existe entre ateus. Exatamente o que eu já tinha dito antes.

Vai continuar fugindo do tema do tópico e fazendo perguntas que já são respondidas, ou você desiste?

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 5:23 pm

A explicação é simples: como comunidades religiosas em países ricos é menor, as pessoas que adotam uma religião não são beneficiadas das redes sociais como nos países ricos. Isto portanto está relacionado com a rede social criada pelas religiões, que não existe entre ateus. Exatamente o que eu já tinha dito antes.

Esse foi o maior arremedo de explicação que eu já li. Olha que há muita besteira na internet.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 5:25 pm

Obrigado por postar mais uma!! palminhas

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 5:28 pm

Vou referescar sua memória:

A religião se mostra danosa o mundo desenvolvido. por que seria diferente no subdesenvolvimento?

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 5:30 pm

Já que você é muito sábio, poderia mandar um email para o instituto Gallup falando que a explicação deles para a diferença nos números que eles levantaram está errada, e que é mais uma besteira da internet.

Mas faça um favor.

Pelo menos se dê ao trabalho de provar que eles estão errados. Com dados, de preferência. Esta história de falar que é besteira, e pronto, acabou, só serve para a sua torcida...

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 5:33 pm

dedo-duro escreveu:Vou referescar sua memória:

A religião se mostra danosa o mundo desenvolvido. por que seria diferente no subdesenvolvimento?

Ah, entendi...

Você trata a questão como um mantra, né?

Repita 100 vezes na sua mente que você está certo e eu estou errado. Retire o gráfico da pesquisa e ignore a conclusão da própria pesquisa...

The Social Side of Religion

In rich-world countries, one reason people that are more religious are less likely to get an emotional lift from their faith may be that they have fewer similarly devout people to share that faith with. This gets to another line of thought that emphasizes the social connections that religion fosters in developing societies. Common faith traditions give residents access to social networks and opportunities to forge meaningful relationships that offer emotional satisfaction, as well as a safety net -- a literal form of "social security" -- in times of crisis.

An ongoing analysis by Princeton economists Angus Deaton and Danny Kahneman and Gallup senior consultant Raksha Arora supports this concept, finding that respondents who are more religious give higher ratings on a life evaluation scale in countries where religiosity is more common overall.

In other words, as you move to countries where higher proportions of people say religion is important to them, the relationship between that question and overall life satisfaction gets stronger.

Gallup's data also reveal that in poor countries residents who are more religious are more likely than those who are less religious to say they had positive experiences and interactions the previous day. For example, those in the more religious group are more likely to say they were treated with respect all day and that they smiled and laughed a lot that day. Again, these differences are smaller or nonexistent among rich-world populations.
http://www.gallup.com/poll/116449/Religion-Provides-Emotional-Boost-World-Poor.aspx

Enquanto isto, o tema do tópico ele deixou de tratar... A questão dos benefícios da religião para o mundo também esqueceu, quando fiz duas perguntas básicas... O último moicano das perguntas dele só resiste por um caso de fé cega...

Nem ele leva a sério o tópico que ele criou...

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 5:34 pm

.
Slot, só há um problema: voce não quer reconhecer que foi PITACO da Gallup. Não foi uma conclusão evidente da pesquisa. Por isso, apontei todas essas falhas.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 5:39 pm

Realmente, foi um pitaco...

Um pitaco amparado com números de outras pesquisas...

Nem as falhas que você apontou chegam a isto...

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 5:41 pm

Nãozinho

Começaram a pitacar quando não havia maior evidência de suporte. A única certeza que se tira dessa pesquisa é a correlação entre pobreza e religião.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Dom 10 Out 2010, 5:51 pm

Exatamente o contrário.

Primeiro, nasceu uma teoria:
But these secularization theories have come under fire more recently for their inability to tell the whole story. Other researchers have shown that religion is in fact a powerful positive force for disadvantaged populations. In 2004, Ronald Inglehart and Pippa Norris used data from the World Values Survey to document a growing "religiosity gap" between developing and industrialized populations. They argued that people in the poorest societies live with much greater vulnerability to forces that threaten their existence, so they're more likely than those in developed nations to rely on religion for hope.

Depois, fizeram uma pesquisa. A pesquisa confirmou a teoria.

Pessoas religiosas em países menos desenvolvidos são mais felizes. Eles possuem uma rede social maior.

Pessoas de países desenvolvidos possuem redes sociais menores. Por isto os índices de qualidade de vida são praticamente os mesmos.

Se quiser, estamos dispostos a ouvir outras explicações para este fenômeno.

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por dedo-duro em Dom 10 Out 2010, 6:00 pm

Slot, meu caro, o texto que você colocou em evidência não condiz com o que você asseverou. Veja o que diz o texto:

They argued that people in the poorest societies live with much greater vulnerability to forces that threaten their existence, so they're more likely than those in developed nations to rely on religion for hope.

traduzindo:

Eles argumentaram que as pessoas residentes nas nações mais pobres vivem sob maior vunerabilidade às forças que ameaçam sua existência, então são mais suscetíveis a buscar esperança na religião que as pessoas dos países desenvolvidos

Não há nada que suporte sua afirmação abaixo:

Pessoas religiosas em países menos desenvolvidos são mais felizes. Eles possuem uma rede social maior.

Acho que é justamente o contrário. Países mais pobres são mais infelizes.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Gustavo em Seg 11 Out 2010, 12:24 pm

Meu caro dedo-duro,

Já que estávamos tratando das diferenças entre religiosos e não-religiosos tanto em países ricos como países pobres, acreditei que poderia simplificar meu palavreado. Minha declaração dita acima foi feita com isto em mente. A diferença entre os dois grupos é maior em países pobres, portanto, "Pessoas religiosas em países menos desenvolvidos são mais felizes que as pessoas não-religiosas nestes países". Não comparei pessoas de países desenvolvidos com não-desenvolvidos, primeiro por que este não era o tema da comparação, segundo, por que eu fiz questão de separar minhas declarações sobre países não-desenvolvidos em uma parte, depois de países desenvolvidos em outra.

Gustavo
Pérola
Pérola

Mensagem por defelsamu em Qua 13 Out 2010, 7:21 pm

oliveira leite escreveu:Mas dedo...
Religião é o ópio das nações
ninguém aqui tá pregando religião meu amigo
religião não salva
quem salva é Jesus
Qual é a sua dúvida?

Jesus salva ? Do quê ? Ele não pode nem com ele mesmo.
Os crentes se contradiem no que diz respeito ao sacrifício de Jesus.
Alguns dizem que jesus foi injustiçado, traído, surrado, pendurado em uma cruz em sinal de maldição. Se foi isso mesmo que ocorreu, é evidente que não foi correto ele ter tido o fim que teve.

O assassinato sempre foi, e sempre será um crime, injustiça, em quaquer situação e contexto for. Em hipótese alguma uma "estória" como esta pode ser apresentada com fundo de salvação. Somente no âmbito da fé que absurdos assim são aceitos. Também podera: A fé é cega.

Alguns dizem que jesus morreu para nos salvar. Se de fato ele morreu para nos salvar, então tudo o que ocorreu com ele foi correto. O que também não faz sentido algum.

Alguns dizem que ele se entregou, outros dizem que o mataram.

Fica então a dúvida e a falta de sentido em qualquer uma das duas interpretações.

A meu ver, e de acordo com estudos sérios e honestos, Jesus não passou de um mito. Esta é a razão do porquê não existe unanimidade no porquê da existência dele, no porquê de sua morte, a razão exata de sua morte.

A "estória" de jesus só passa a fazer sentido quando passamos a considerá-lo um mito e nada mais. Ou então, passamos a interpretar a vida de jesuis conforme a bíblia, no sentido espiritual e simbólico.

Como citar um mito para se referir a salvação ?

Argumenta ai. Vai lá. Só vale citar fontes confiáveis. Nada de fofocas.

O MAIOR PRAZER DE UM ATEU INTELIGENTE É BANCAR O IDIOTA, DIANTE DE UM CRISTÃO IDIOTA QUE BANCA O INTELIGENTE.

defelsamu
Safira
Safira

Número de Mensagens : 110

Mensagem por silvamelo em Qui 14 Out 2010, 1:02 am

A meu ver, e de acordo com estudos sérios e honestos, Jesus não passou de um mito... Como citar um mito para se referir a salvação ?

Estudos sérios e honestos? Como aquele do "ossuário de Jesus"? Cadê? Trás aí um estudo "sério e honesto", de que a estória de Jesus foi um mito, que eu quero ver!!!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por defelsamu em Qui 14 Out 2010, 9:54 am

silvamelo escreveu:
A meu ver, e de acordo com estudos sérios e honestos, Jesus não passou de um mito... Como citar um mito para se referir a salvação ?

Estudos sérios e honestos? Como aquele do "ossuário de Jesus"? Cadê? Trás aí um estudo "sério e honesto", de que a estória de Jesus foi um mito, que eu quero ver!!!

"ossuário de jesus" ? Se fosse somente isso seria bom. Isso nem vem ao caso. Se bem que vários "jesuis" existiram na antiguidade. Era um nome comum. Assim como maria e josé. Mais o caso nem se refere a isto.

No caso do "ossuário", eu não duvido nada que os próprios cristãos tenham invantado a farsa, no sentido de dizerem que se estavam tentando falsaer a história de jesus, é sinal que ele existiu, mais "estavam" querendo esconder a verdade. Entendeu? Ou seja. Os próprios cristãos criaram a situação para se fazerem de vítima.

Não obstante.... Os evangélicos se esquecem que o protestantismo passou a existir a partir de 1517 com a reforma iniciada por Martinho Lutero. Até então, a bíblia e todos os ensinamento só eram restritos aos padres e aos conventos de Roma. O mundo inteiro nada sabia sobre jesuis. Já existiam as religiões e as crenças diversas, mais nada sabiam sobre jesuis. De repente uma nova religião, doutrina e crença surge de uma revolta pessoal de Martinho Lutero.

Na realidade, surgia somente uma crença como qualquer uma outra.

Quando Martinho Lutero, que era ébrio, mulherengo, mentalmente desiquilibrado começa a popularizar a bíblia, surge então o protestantismo que são os evangélicos de hoje. Porteriormente todos se fragmentaram formando no mundo todo o grande mar de contradições e intrigas. Inclusive entre si. É o que vemos.

O jesuis desta bíblia, que pertencia aos padres de Roma é um jesus existente só na bíblia. Nada a respeito de jesuis que seja comprovado existe ou fora encontrado.

Então podemos dizer que o jesuis da bíblia foi inventado por Roma, socado na bíblia e se dá início a farsa. Os Romanos sempre foram portadores de invenções religiosas. A prova disto são as invenção de todos os santos do cristianismo em si. Jesuis foi somente uma invenção a mais. De todas as invenções de Roma, um deles tinha de ganhar fama. E foi justamente isso que ocorreu com jesuis através da imposição e ameça de morte exercida pelo Imperador Constantino.

A bíblia contém algumas verdades "históricas" tipo a destruição de uma cidade antiga por um exército inimigo, a existência de um rei antigo, etc.etc. Mais em sua grande parte, fábulas e lendas.

Haja visto que um papa da igreja católica já dizia:

Palavras do papa Leão X:

1º) “Quantum nobis prodeste haec fabula Christi”! (”Quanto nos é útil esta FÁBULA de Cristo!”)

2º) “A fábula de Cristo é de tal modo lucrativa que seria loucura advertir os ignorantes de seu erro.” - Papa Leão X

“Não creria nos Evangelhos, se a isso não me visse obrigado pela autoridade da Igreja”. São palavras de Santo Agostinho. Com sua cultura e inteligência, poderia hoje estar no rol dos que não crêem.

Mais todos os cristãos ignoram estas coisas. No caso dos evangélicos, todos pegaram a história pelo meio, sem saber a origem de tudo. Embarcaram em uma canoa furada que se baseia grande parte em fábulas e nada mais. O desconhecimento do passado trás uma falsa segurança.

Se não existem registros históricos da existência de jesuis e seus feitos, é bem provável que se referem á fábulas e mitos. Nada mais óbvio que isso.

Quer entender de fato a história do cristianismo assim como qualquer outro fatos religioso ou bíblico ? Começe a pesquisar nas bibliotecas sérias. Esqueçe o que o pastor diz de cima do púpito. Não compre livros escritos e editados por livrarias cristãs evangélicas. Neste ponto as livrarias e os escritores evangélicos são por demasia tendenciosos e desonestos. O que procuram é somente defender uma fé, uma crença, e não em busca da verdade.

Entendeu ? A busca pela verdade não tem nada a ver com a defesa da fé.

Cara... é muita coisa. Vou apenas colocar uma vírgula aqui. Mais coloca ai sua opnião que a gente continua o debate.

Quem estuda honestamente sobre a origem do cristianismo sabe destas coisas.

O MAIOR PRAZER DE UM ATEU INTELIGENTE É BANCAR O IDIOTA, DIANTE DE UM CRISTÃO IDIOTA QUE BANCA O INTELIGENTE.

defelsamu
Safira
Safira

Número de Mensagens : 110

Mensagem por silvamelo em Qui 14 Out 2010, 2:20 pm

Blábláblá e nenhum estudo "sério e honesto", como de se esperar...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por nandokiss em Qui 14 Out 2010, 2:52 pm

voces acreditam que irão para o céu, sinceramente?
cheio de anjos e nuvens? oh my

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:16 pm