.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
45 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 44 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A gravidade já existia antes do surgimento da energia ?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A gravidade já existia antes do surgimento da energia ?

Mensagem por Eduardo em Seg 06 Set 2010, 2:28 pm

A gravidade já existia antes do surgimento da matéria ?

Última edição por Eduardo em Qua 08 Set 2010, 11:11 am, editado 1 vez(es)

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Re: A gravidade já existia antes do surgimento da energia ?

Mensagem por coldsnip em Seg 06 Set 2010, 3:33 pm

eu consultei a Bíblia e não encontrei nada á respeito, portanto trata-se de um assunto irrelevante, se fosse algo importante, Deus nos teria dito algo sobre a natureza da gravidade.

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por Eduardo em Seg 06 Set 2010, 4:00 pm

Acho que vc não me conhece, pois bem, muito prazer sou um cara sempre disposto a aprender. Estou aqui para debater seriamente, não quero perder meu tempo e em razão disso vou deletar os próximos posts desse tipo, inúteis.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por oliveira leite em Seg 06 Set 2010, 8:48 pm

Eduardo escreveu:A gravidade já existia antes do surgimento da matéria ?

Creio que sim Eduardo
pois toda materia em si
possui uma força de coesão
dependendo do tamanho da materia teremos a força de atração
acho que já vi isso
os corpos possuem força de atração
mas dependendo do tamanho do corpo, essa força pode ser desprezada
sendo assim houve materia
passa a existir uma força de atração

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Eduardo em Seg 06 Set 2010, 9:37 pm

Leia novamente minha pergunta, com calma.

Reflita, estude e volte com uma resposta melhor.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por coldsnip em Ter 07 Set 2010, 3:45 am

Eduardo escreveu:Acho que vc não me conhece, pois bem, muito prazer sou um cara sempre disposto a aprender. Estou aqui para debater seriamente, não quero perder meu tempo e em razão disso vou deletar os próximos posts desse tipo, inúteis.

Olá Eduardo, o prazer em conhecê-lo é todo meu,
Antes de mais nada gostaria que você acompanhasse o raciocínio:
Quando fazemos uma pergunta, esperamos por uma resposta.
Se você realmente quisesse uma resposta compatível para a sua pergunta, você a teria postado em um Fórum especializado no assunto, como um fórum de Física Quântica por exemplo, a resposta que lhe foi dada é totalmente aceitável tendo em vista as circunstâncias em que nos encontramos, e dentro desse contexto, você poderia apontar onde a minha resposta faltou em seriedade?

Quanto á “perder o seu tempo”, não o vejo fazendo muito no sub-fórum “ateísmo”, aliás em meu pequeno período de atividade no fórum, o ví uma única vez e com uma pergunta um tanto quanto sem nexo(por isso não me empenhei em responder devidamente), demonstrando uma certa necessidade de aprofundar mais os seus conhecimentos nessa área para ao menos formular uma pergunta descente.

sua pergunta:
“Se a teoria do Big Bang não se aplica às condições de alta densidade e temperatura de então (De fato a teoria só se aplica a partir do instante 10^(-43)s, tempo de Planck, ver Timeline of the Big Bang). Então, como explicar a origem do conteúdo primevo ?”

Que aliás parece ter sido tirada, e e reeditada grotescamente do Blog do Ernesto von Rückert: http://wolfedler.blogspot.com/2010/03/o-que-havia-antes-do-big-bang.html

pergunta do blog:
"A questão da origem do conteúdo primevo, que começou a se expandir, não é considerada na teoria do Big Bang, pois ela não se aplica às condições de alta densidade e temperatura de então. De fato a teoria só se aplica a partir do instante 10^(-43)s (tempo de Planck)." (percebeu a alteração no contexto da pergunta?)

E onde o mesmo logo abaixo expõe o seu ponto de vista:
Uma hipótese é que tal conteúdo (um campo denso e indiferenciado) já existia mas imperturbável, de tal forma que não havia passagem de tempo, que começou quando uma perturbação fortuita (não causada) deu início à expansão e ao transcurso do tempo. Outra hipótese é que tal conteúdo surgiu sem ser procedente de coisa alguma, de modo também fortuito e já começou a se expadir. Outra ainda é que ele seja o resultado de uma contração de um prévio Universo que terminou sua existência (incluindo seu espaço e seu tempo). Há mais possibilidades, como a conjectura dos muitos mundos (multiversos) e esta do "Universo Fecundo" de Smolin. Todavia tal hipótese encontra oposição de muitos físicos de bom calibre, como Leonard Susskind, Joe Silk, Joseph Polchinski e outros, como os proponentes da teoria das cordas e seus desdobramentos (p-branas e teoria M).
Concordo com Smolin em sua rejeição ao princípio antrópico, mas não vejo com simpatia a proposta de que a singularidade de um buraco-negro seja outro Universo. Para mim esta singularidade nada mais é do que um hiper-hiperon com a massa de toda a estrela em uma única partícula de densidade imensa (mas não infinita) em um volume não nulo, mas possivelmente da ordem do "volume de Planck", 10^(-105)m³, que seria o "quantum" de volume na teoria do loop gravitacional de Smolin.

Surgimento do conteúdo primevo

Não há necessidade de se considerar um processo cíclico para explicar a origem do conteúdo primordial que iniciou sua expansão no Big Bang. Tanto pode ser que seja proveniente de uma contração de um ciclo de tempo anterior (nesse caso haveria uma terminalidade do tempo anterior e um recomeço no novo Big Bang), mas não necessariamente. Inclusive os modelos cosmológicos de Universo fechado não implicam em ciclos. Pode ser que seja um único ciclo, que tenha um começo, um fim e pronto: acabou! Ao que parece, as medidas observacionais indicam um Universo em expansão indefinida, isto é, infinito e sem ciclos para o futuro. O erro experimental da medida da densidade de massa-energia do Universo faz com que os valores limites situem-se acima e abaixo do valor crítico de um espaço plano, que parece ser o real. Possivelmente o total de massa-energia seja nulo, como o são a carga e o momento linear e angular totais. Assim, mesmo que não haja necessidade de haver obediência a leis de conservação no surgimento do conteúdo primevo, pode ser que elas não tenham sido desobedecidas, isto é, o conteúdo total de tudo no Universo continua sendo nulo, como seria se não houvesse nada (nem conteúdo, nem espaço, nem tempo). Mas isto não é observacionalmente confirmando quanto à massa-energia (note que não falei matéria-energia, pois matéria, radiação e campo pertencem à categoria de entidades, enquanto massa e energia pertencem à categoria de atributos de entidades). Esse conteúdo primordial (com o espaço que lhe abriga) pode muito bem ter surgido sem ser proveniente de algo anterior ("do nada") e logo começado a expandir (originando o tempo)

Quanto á dúvidas sobre o universo anterior a 10^(-43) segundos, os modelos teóricos atuais, realmente não permintem descrever esse período de tempo, pois a gravidade descrita na relatividade geral não se aplica antes disso, resta então desenvolver uma nova teoria, a gravitação quântica.
A Física Teórica e a Física experimental estão tentando unificar algumas teorias em uma só teoria, dentre as mais relevantes a Relatividade Geral e Mecânica Quântica, só posso pedir pra que você não tenha pressa e não subestime a curiosidade de alguns da sua espécie.

Quanto á sua pergunta:

A resposta é que sim.
No período chamando de Era de Plank, anterior a 10^(-43) segundos.
Portanto, antes da existência da própria matéria, a gravidade existia de forma unificada com as outras três forças fundamentais(eletromagnetismo, força nuclear forte e força nuclear fraca).
O momento 10^(-43) ocorreu a separação de gravidade das demais 3 forças fundamentais.
As primeiras partículas elementares hipotéticas, os Bósons X e Y, surgiram após o segundo 10^(-36) .

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por coldsnip em Ter 07 Set 2010, 4:01 am

Eduardo escreveu:Leia novamente minha pergunta, com calma.

Reflita, estude e volte com uma resposta melhor.
se a resposta dada pelo outro forista não satisfez suas expectativas, não é muito bacana desconsiderá-la prontamente sem ao menos mostrar os pontos que você discorda na teoria dele.
como eu disse,
se quer respostas técnicas, postar em um Fórum especializado pode ser a solução.

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Josoco em Ter 07 Set 2010, 9:04 am

Eduardo escreveu:A gravidade já existia antes do surgimento da matéria ?

Não ainda dediquei tempo para estudar esse assunto, contudo, como leigo no assunto, vou dar uma opinião. Acho que os dois surgiram juntos, pois parece que a gravidade foi feita para controlar a matéria e a matéria sem a gravidade para organizá-la, ficaria vagando pelo cosmo infinito sem nenhum propósito.

Ciência sem consciência é imposição, consciência sem ciência é estupidez

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

Mensagem por Eduardo em Ter 07 Set 2010, 11:38 am

coldsnip escreveu:Quanto á sua pergunta:
A resposta é que sim. No período chamando de Era de Plank, anterior a 10^(-43) segundos. Portanto, antes da existência da própria matéria, a gravidade existia de forma unificada com as outras três forças fundamentais(eletromagnetismo, força nuclear forte e força nuclear fraca). O momento 10^(-43) ocorreu a separação de gravidade das demais 3 forças fundamentais. As primeiras partículas elementares hipotéticas, os Bósons X e Y, surgiram após o segundo 10^(-36) .
Essa resposta entra em conflito com suas próprias palavras:
coldsnip escreveu:Quanto á dúvidas sobre o universo anterior a 10^(-43) segundos, os modelos teóricos atuais, realmente não permintem descrever esse período de tempo, pois a gravidade descrita na relatividade geral não se aplica antes disso, resta então desenvolver uma nova teoria, a gravitação quântica.
Como você pode afirmar que a gravidade já existia antes do surgimento da matéria e que os modelos teóricos atuais, realmente não permintem descrever esse período de tempo, pois a gravidade descrita na relatividade geral não se aplica antes do instante 10^(-43)s, (tempo de Planck) ? Você afirma errôneamente que a Era de Plank, anterior a 10^(-43) segundos. é o periodo anterior a existência da própria matéria. Essa era de Plank é uma barreira ao nosso conhecimento, até agora intransponível. Portanto meu amigo, eu quero saber como pode haver leis da fisica se não havia matéria antes da era de Plank. Com isto não me refiro a singularidade mas ao nada absoluto, ou seja, o momento antes do surgimento da matéria. Não confunda esse momento com a singularidade gravitacional, não é isso que quero saber.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por coldsnip em Ter 07 Set 2010, 8:54 pm

Eduardo escreveu:
coldsnip escreveu:Quanto á sua pergunta:
A resposta é que sim. No período chamando de Era de Plank, anterior a 10^(-43) segundos. Portanto, antes da existência da própria matéria, a gravidade existia de forma unificada com as outras três forças fundamentais(eletromagnetismo, força nuclear forte e força nuclear fraca). O momento 10^(-43) ocorreu a separação de gravidade das demais 3 forças fundamentais. As primeiras partículas elementares hipotéticas, os Bósons X e Y, surgiram após o segundo 10^(-36) .
Essa resposta entra em conflito com suas próprias palavras:
coldsnip escreveu:Quanto á dúvidas sobre o universo anterior a 10^(-43) segundos, os modelos teóricos atuais, realmente não permintem descrever esse período de tempo, pois a gravidade descrita na relatividade geral não se aplica antes disso, resta então desenvolver uma nova teoria, a gravitação quântica.
E onde está o conflito?

Eduardo escreveu:Como você pode afirmar que a gravidade já existia antes do surgimento da matéria e que os modelos teóricos atuais, realmente não permintem descrever esse período de tempo, pois a gravidade descrita na relatividade geral não se aplica antes do instante 10^(-43)s, (tempo de Planck) ?

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais do universo que existiam de forma unificada na Era de Plank, portanto ela existia sim antes do instante 10^(-43)s , não sei se você já tentou entender a fundo o assunto mas acontece que nesse instante o universo era milhares de vezes menor que um átomo, portanto, nem a relatividade geral, que descreve fenômenos á partir da escala atômica e a mecânica quântica, que descreve fenômenos de escala sub-atômica, podem descrever os efeitos quânticos nessa escala, o que não exclui a existência da gravidade antes desse período! Existe esse consenso no meio científico, se não concorda, busque evidências ou teorias matemáticas que contradigam tais afirmações.

Eduardo escreveu:Você afirma errôneamente que a Era de Plank, anterior a 10^(-43) segundos é o periodo anterior a existência da própria matéria.
Você parece tão convicto de tal afirmação. Pois prove que a matéria existia antes da Era de Plank, talvez você ganhe um Nobel de Física.
seria trágico se não fosse cômico.

Eduardo escreveu:Essa era de Plank é uma barreira ao nosso conhecimento, até agora intransponível. Portanto meu amigo, eu quero saber como pode haver leis da fisica se não havia matéria antes da era de Plank.

Me corrija se eu estiver errado.
Mas, pra você leis físicas estão estritamente relacionadas á existência de matéria? Nunca ouviu falar de energia? Isso mostra o quão são antiquadas e até mesmo ingênuas as suas percepções acerca da escala de Plank e da física em geral.

Eduardo escreveu:Com isto não me refiro a singularidade mas ao nada absoluto, ou seja, o momento antes do surgimento da matéria. Não confunda esse momento com a singularidade gravitacional, não é isso que quero saber.

Se você entendesse um pouquinho do assunto, não diria tal besteira, o “nada” é uma concepção humana para descrever uma ausência qualquer que seja, não existe vácuo absoluto!
no espaço vazio que você considera como vácuo absoluto, “brotam” partículas virtuais com cargas opostas á todo instante. O vácuo absoluto simplesmente não pode existir pois ele contraria o Princípio da incerteza de Heisenberg. o próprio conceito de matéria que você tanto tem impregnado, não passa de flutuações de energia no vácuo quântico, sim! A matéria em escala quântica é energia pura!

Caro Eduardo,
Fiquei um tanto quanto relutante em postar novamente, pois fica evidente a sua falta de conhecimento específico e seu excesso de vontade em encontrar “brechas” para tentar desmontar algo que supostamente contraria sua fé.
E portanto para todos os efeitos, só postarei novamente quando o nível do debate atingir o nível de seriedade que você mesmo exigiu, pois assim como você “eu não quero perder o meu tempo.”

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Ed em Ter 07 Set 2010, 9:05 pm

coldsnip escreveu:não existe vácuo absoluto!
no espaço vazio que você considera como vácuo absoluto, “brotam” partículas virtuais com cargas opostas á todo instante. O vácuo absoluto simplesmente não pode existir pois ele contraria o Princípio da incerteza de Heisenberg. o próprio conceito de matéria que você tanto tem impregnado, não passa de flutuações de energia no vácuo quântico, sim! A matéria em escala quântica é energia pura!

Creio que você disse isto como uma suposição. O universo é tão vasto e inxplorado que não podemos fazer uma afirmação destas com 100% de precisão!

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3161 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Eduardo em Ter 07 Set 2010, 9:09 pm

coldsnip escreveu:A gravidade é uma das quatro forças fundamentais do universo que existiam de forma unificada na Era de Plank, portanto ela existia sim antes do instante 10^(-43)s , não sei se você já tentou entender a fundo o assunto mas acontece que nesse instante o universo era milhares de vezes menor que um átomo...
Se vocês estiver se referindo a partícula de Planck, saiba que ela é matéria. Não tenho interesse em saber sobre esse periodo e sim o anterior ao seu surgimento.

coldsnip escreveu:O vácuo absoluto simplesmente não pode existir pois ele contraria o Princípio da incerteza de Heisenberg. o próprio conceito de matéria que você tanto tem impregnado, não passa de flutuações de energia no vácuo quântico, sim! A matéria em escala quântica é energia pura!
Você está fazendo comparações inadequadas. O Universo como conhecemos nem sempre foi assim, portanto, o fato de não existir vácuo absoluto não descarta a possibilidade de ele nunca ter existido.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por coldsnip em Ter 07 Set 2010, 9:36 pm

Ed escreveu:
coldsnip escreveu:não existe vácuo absoluto!

Creio que você disse isto como uma suposição. O universo é tão vasto e inxplorado que não podemos fazer uma afirmação destas com 100% de precisão!

não é suposição,o fato é que não existe vácuo absoluto, e isso já foi exaustivamente comprovado tanto pela fisica teórica quanto pela fisica experimental.

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por coldsnip em Ter 07 Set 2010, 9:48 pm

Eduardo escreveu:
coldsnip escreveu:A gravidade é uma das quatro forças fundamentais do universo que existiam de forma unificada na Era de Plank, portanto ela existia sim antes do instante 10^(-43)s , não sei se você já tentou entender a fundo o assunto mas acontece que nesse instante o universo era milhares de vezes menor que um átomo...
Se vocês estiver se referindo a partícula de Planck, saiba que ela é matéria. Não tenho interesse em saber sobre esse periodo e sim o anterior ao seu surgimento.
não sei se você tem problemas com interpretação textual, na dúvida deixei em negrito anteriormente, agora tá em vermelho, se você não sabe do que se trata "ERA DE PLANK" não suponha que eu esteja falando de particula de plank, que alias não tem nada á ver com o assunto em questão

coldsnip escreveu:O vácuo absoluto simplesmente não pode existir pois ele contraria o Princípio da incerteza de Heisenberg. o próprio conceito de matéria que você tanto tem impregnado, não passa de flutuações de energia no vácuo quântico, sim! A matéria em escala quântica é energia pura!
Você está fazendo comparações inadequadas. O Universo como conhecemos nem sempre foi assim, portanto, o fato de não existir vácuo absoluto não descarta a possibilidade de ele nunca ter existido.
faça me o favor meu caro, se não tiver ponderações adequadas para fazer, não faça deduções baseadas no seu "achismo" e poupe o espaço para um debate sério!

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Ter 07 Set 2010, 10:02 pm

Por favor, faça uma edição decente de seu ultimo post. Os nossos espectadores merecem respeito e não devem ser esquecidos. Essa sua postura eu já conheço. Não serei intimidado por sua presunção. Concordo que as flutuações de energia no vácuo quântico deram origem a matéira. A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda-corpúsculo ou dualidade matéria-energia, constitui uma propriedade básica da mecânica quântica e consiste na capacidade das partículas subatômicas de se comportarem ou terem propriedades tanto de partículas como de ondas. Mas a pergunta continua da mesma forma, de onde vieram essas flutuações de energia ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por coldsnip em Qua 08 Set 2010, 2:52 am

Eduardo escreveu:Por favor, faça uma edição decente de seu ultimo post. Os nossos espectadores merecem respeito e não devem ser esquecidos.

Quem faltou com a decência, não fui eu, basta analizar o conteúdo de suas palavras, que fogem totalmente do contexto que estabeleci, desvirtuando o foco do assunto com conclusões arbitrárias.
Quando você diz “nossos espectadores merecem respeito” isso denota um certo sentido, de que estamos em um espetáculo onde você está atuando como Centurião da Fé pronto para um embate envolvendo sua “verdade dogmática versus a minha presunção humana”, realmente espero que não seja esse o caso.

Eduardo escreveu:Essa sua postura eu já conheço. Não serei intimidado por sua presunção.
Não tenho intenção de intimidá-lo, afinal o que eu estaria a ganhar com tal atitude? Se eu ressaltei suas incapacidades de contra-argumentar decentemente o que expus, isso deveria ao menos ter servido de incentivo pra você se envolver mais no assunto e estudá-lo com mais seriedade e consequentemente tornar a discussão mais construtiva.

Eduardo escreveu:Concordo que as flutuações de energia no vácuo quântico deram origem a matéira.
Ok!

Eduardo escreveu:A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda-corpúsculo ou dualidade matéria-energia, constitui uma propriedade básica da mecânica quântica e consiste na capacidade das partículas subatômicas de se comportarem ou terem propriedades tanto de partículas como de ondas.

Como você espera contribuir pra a evolução de um debate sério?
COPIANDO um trecho de um artigo da Wikipédia, que desvirtua o foco do debate?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dualidade_onda-corp%C3%BAsculo
O que você espera com isso?
Parecer mais inteligente, citando um monte de termos científicos novos que você acaba de descobrir?
Ou tentar fazer uma grande confusão e afirmar que no fim das contas, não sabemos nada?

Eduardo escreveu:Mas a pergunta continua da mesma forma, de onde vieram essas flutuações de energia ?

já que você parece gostar tanto de sair navegando na Wikipédia, catando trechos á esmo, e os colocando aleatóriamente nas suas frases, fazendo os mesmos, perderem o sentido.
taí a resposta na própria wikipédia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flutua%C3%A7%C3%A3o_qu%C3%A2ntica_de_v%C3%A1cuo

Finalizando.

Vou tratar esse tópico como finalizado á partir de agora, pois a resposta da pergunta:
“A gravidade já existia antes do surgimento da matéria ?”

Já está devidamente respondida:
A resposta é SIM.
Portanto, antes da existência da própria matéria, a gravidade existia de forma unificada com as outras três forças fundamentais(eletromagnetismo, força nuclear forte e força nuclear fraca).

Portanto encerro aqui minhas discussões.
Se algo não ficou totalmente compreendido de sua parte, ou se certos conceitos lhe parecem inviáveis, sugiro que se aprofunde totalmente no assunto ou se contente com o Gênesis.

coldsnip
Pérola
Pérola

Mensagem por oliveira leite em Qua 08 Set 2010, 10:16 am

Olhe a materia tá atrelada a gravidade seja ela do que tamanho for
se voce passar por uma pessoa vai ser atraido por ela e vice versa

mas a ciencia ainda estuda os buracos negros que possuem gravidade
mas a materia desapareceu

então talvez ai voçe possa ter sua resposta

no buraco negro que atraem os corpos sem ter materia alguma

se supõe não sei que tenha sido um grande planeta que explodiu e ficou a gravidade.

agora era melhor um fisico explicar isso
pois só estudei até a 5ª lei de Newton japinha

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Eduardo em Qua 08 Set 2010, 10:57 am

coldsnip escreveu:Parecer mais inteligente, citando um monte de termos científicos novos que você acaba de descobrir?
Termos cientificos novos ? kkk Em vez de responder aos meus questionamentos você prefere fazer comentários secundários que nada contribuirão para o debate. Já conheço a dualidade onda-partícula desde minha primeira gradução (Tenho duas graduações em química (industrial e licenciatura) e dois técnicos). Ela é uma propriedade básica da mecânica quântica e foi enunciada pela primeira vez em 1924 pelo físico francês Louis-Victor de Broglie. Essas informações são de amplo conhecimento, não importa se estão na wiki ou não. Mas sendo esses termos novos para você vou tentar usar linguagem de segundo grau. No livro de Martha Reis, Química Integral, ed. FTD, vol. único, p.13-33, 1993. verificamos que no fim das contas matéria e energia são a mesma coisa, veja:

A energia não pode ser criada ou destruída - A Lei da Conservação da Energia diz: sempre que desaparece uma quantidade de uma classe de energia, uma quantidade exatamente igual de outra(s) classe(s) de energia é (são) produzida(s). Quando Albert Einstein formulou a Teoria da Relatividade, mostrou que a massa (portanto a matéria) pode se transformar em energia e que a energia pode se transformar em massa (matéria). A relação entre essas duas grandezas é dada pela equação:
E=m.c2

onde:
c = velocidade da luz no vácuo ( =3,0x108m/s)
E = energia que corresponde à massa m.
A partir daí elaborou-se um conceito mais avançado de matéria:
Matéria é energia condensada.

Em respeito a interação matéria/energia troquei o titulo deste tópico para "A gravidade já existia antes do surgimento da energia ?" por ser mais coerente.
coldsnip escreveu:Portanto encerro aqui minhas discussões.
Depois de me atacar ao invés de debater isso já era previsivel.
coldsnip escreveu:Se algo não ficou totalmente compreendido de sua parte, ou se certos conceitos lhe parecem inviáveis, sugiro que se aprofunde totalmente no assunto ou se contente com o Gênesis.
Não sei se percebeu mas a maior parte de suas intervenções foram apenas cortinas de fumaça para tentar desvirtuar o assunto em lide.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por silvamelo em Qua 08 Set 2010, 2:28 pm

A resposta é SIM.
A gravidade existia potencialmente, mas qual era a sua influência naquele meio quântico anterior a era de Plank?

Se existia algo antes, certamente não era este universo. E a noção de "antes" não faz nenhum sentido em um "ambiente" atemporal. Ainda nessa linha de raciocínio, se não há o "instante", como explicar o surgimento da "perturbação" ignitiva nesse ambiente primevo?

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Jumper em Qua 08 Set 2010, 5:08 pm

Uma teoria é que a ciência que explicaria os buracos negros se aplicaria ao Big Bang, ou seja, estamos dentro de um buraco negro, ou sejam universos geram buracos negros que geram universos... não sei até que ponto vai isso.

Esta talvez seja uma pergunta que nunca saibamos qual a resposta e mesmo vocês crentes, espero, devem se perguntar, "se Deus fez o universo, como Deus fez ele?"

Do meu ponto de vista, um universo é como uma gota que cai no oceano durante um temporal, a gota cai no mar, forma ondas, se espalha e "morre", tendo a matéria/energia transferida para o oceano até que evapore e chova de novo.
Pelo menos é a minha visão macro das coisas.

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por silvamelo em Qua 08 Set 2010, 5:25 pm

Uma teoria é que a ciência que explicaria os buracos negros se aplicaria ao Big Bang, ou seja, estamos dentro de um buraco negro, ou sejam universos geram buracos negros que geram universos... não sei até que ponto vai isso.
Essa teoria esbarra em alguns obstáculos. Um buraco negro está sempre absorvendo matéria. Então, o combustível para a criação de um novo universo seria interminável. Um outro problema é com as escalas de grandezas necessárias para se formar determinadas estruturas, como estrelas e galáxias... Se um buraco negro surge em um universo com sua própria escala estrutural, criando um novo universo, é de se esperar que esse novo universo obedeça as mesmas escalas de grandeza a que o buraco negro pertence. Nesses termos, esse novo universo criado a partir do buraco negro não conteria matéria suficiente para se estruturar nos mesmos moldes daquele universo anterior...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Jumper em Qua 08 Set 2010, 5:31 pm

Não falei que a teoria era perfeita apenas que a física entre um big bang e um buraco negro são próximos...
Combustivel interminável é impossível já que energia e matéria existem em quantidades finitas e constantes.
É verdade que não sabemos muito sobre essa área, sabemos da existência da matéria e energia escura que compoem +90% do universo mas que são apenas indiretamente observáveis através dos efeitos gravitacionais.
Temos algumas peças de um quebra-cabeças gigante com várias peças faltando.

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por Eduardo em Qua 08 Set 2010, 6:07 pm

Jumper escreveu:Temos algumas peças de um quebra-cabeças gigante com várias peças faltando.
Mas mesmo assim vocês afirmam sem sombras de dúvida que Deus não existe. Com todo respeito mas acho isso uma enorme arrogância.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Luís em Qua 08 Set 2010, 8:05 pm

coldsnip escreveu:eu consultei a Bíblia e não encontrei nada á respeito, portanto trata-se de um assunto irrelevante, se fosse algo importante, Deus nos teria dito algo sobre a natureza da gravidade.

Puxa, e pode nos dizer, sem rodeios em poucas palavras, O que é um "deus"?

Quantos existem?

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Luís em Qua 08 Set 2010, 8:09 pm

Eduardo escreveu:
Jumper escreveu:Temos algumas peças de um quebra-cabeças gigante com várias peças faltando.
Mas mesmo assim vocês afirmam sem sombras de dúvida que Deus não existe. Com todo respeito mas acho isso uma enorme arrogância.

Nenhum ateu inteligente afirma isto. Quem afirma é o próprio crente, que repete esta palavra sem ter idéia racional do que seja.

1- Eh incapaz de definir o que seja um "deus" e muito menos o super-deus dos judeus.

2- Uma definição vem, necessariamente, da obervação do objeto. Mesmo que defina de forma fantasiosa, é incapaz de apontar o objeto fonte.

Viste, não precisa ateu "afirmar" nada...

:chapeu:

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:02 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: