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Seria uma contradição bíblica?
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Seria uma contradição bíblica?
Há uns 4 meses atrás, vagando pelo forum Clube Cético, entrei num tópico sobre supostas contradições bíblicas e encontrei este texto. Como o achei interessante, dei Ctrl C e colei numa pasta aqui do PC onde guardo coisas semelhantes. Não lembro quem foi o autor, mas a fonte é do CC.
Também penso que coisa parecida já deve ter sido postada aqui, porém nada encontrei na busca avançada.
Em Esdras 02 e Neemias 07, é dada uma relação enumerada das famílias que
voltaram do cativeiro na Babilônia. Entre as duas listas há quinze
discordâncias numéricas. Confira abaixo as divergências com a indicação
dos respectivos versículos (confira também na Bíblia, se você tiver
paciência):
Esdras ----------------------------------------… Neemias
Ará (v. 05): 775 --------------------------- Ará (v. 10):: 652
Paate Moabe (v. 06): 2812 ------------- Paate Moabe (v. 11): 2818
Zatu (v. 08): 945 --------------------------- Zatu (v. 13): 845
Bebai (v. 11): 623 ------------------------ Bebai (v. 16): 628
Azgade (v. 12): 1222 --------------------- Azgade (v. 17): 2322
Adonicão (v. 13): 666 -------------------- Adonicão (v. 18): 667
Bigvai (v. 14): 2056 ----------------------- Bigvai (v. 19): 2067
Adim (v. 15): 454 --------------------------- Adim (v. 20): 655
Bezai (v. 17): 323 -------------------------- Bezai (v. 23): 324
Hasum (v. 19): 223 ------------------------ Hasum (v. 22): 328
Belém e Nefota (v. 21, 22): 179* -------- Belém e Nefota (v. 26): 188
Lode, Hadide e Ono (v. 33): 725 -------- Lode, Hadide e Ono (v. 37): 721
Senaá (v. 35): 3630 ------------------------- Senaá (v. 38): 3930
Cantores (v. 41): 128 ------------------------ cantores (v. 44): 148
Porteiros (v. 42): 139 ------------------------- Porteiros (v. 45): 138
Total em Esdras = 14.677 -------------------- Total em Neemias = 16.431
Como podem ver, há uma diferença de 1.734 pessoas entre as duas
listas. Isso, logicamente, deveria resultar em um número final diferente
para cada lista (ao somarmos toda a lista, não apenas os números
divergentes). Mas, estranhamente, não é o que acontece. Os dois livros,
ao final, dão um número igual:
Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil trezentos e sessenta - Esdras 02:64
Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil, trezentos e sessenta - Neemias 07:66
Também penso que coisa parecida já deve ter sido postada aqui, porém nada encontrei na busca avançada.
Em Esdras 02 e Neemias 07, é dada uma relação enumerada das famílias que
voltaram do cativeiro na Babilônia. Entre as duas listas há quinze
discordâncias numéricas. Confira abaixo as divergências com a indicação
dos respectivos versículos (confira também na Bíblia, se você tiver
paciência):
Esdras ----------------------------------------… Neemias
Ará (v. 05): 775 --------------------------- Ará (v. 10):: 652
Paate Moabe (v. 06): 2812 ------------- Paate Moabe (v. 11): 2818
Zatu (v. 08): 945 --------------------------- Zatu (v. 13): 845
Bebai (v. 11): 623 ------------------------ Bebai (v. 16): 628
Azgade (v. 12): 1222 --------------------- Azgade (v. 17): 2322
Adonicão (v. 13): 666 -------------------- Adonicão (v. 18): 667
Bigvai (v. 14): 2056 ----------------------- Bigvai (v. 19): 2067
Adim (v. 15): 454 --------------------------- Adim (v. 20): 655
Bezai (v. 17): 323 -------------------------- Bezai (v. 23): 324
Hasum (v. 19): 223 ------------------------ Hasum (v. 22): 328
Belém e Nefota (v. 21, 22): 179* -------- Belém e Nefota (v. 26): 188
Lode, Hadide e Ono (v. 33): 725 -------- Lode, Hadide e Ono (v. 37): 721
Senaá (v. 35): 3630 ------------------------- Senaá (v. 38): 3930
Cantores (v. 41): 128 ------------------------ cantores (v. 44): 148
Porteiros (v. 42): 139 ------------------------- Porteiros (v. 45): 138
Total em Esdras = 14.677 -------------------- Total em Neemias = 16.431
Como podem ver, há uma diferença de 1.734 pessoas entre as duas
listas. Isso, logicamente, deveria resultar em um número final diferente
para cada lista (ao somarmos toda a lista, não apenas os números
divergentes). Mas, estranhamente, não é o que acontece. Os dois livros,
ao final, dão um número igual:
Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil trezentos e sessenta - Esdras 02:64
Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil, trezentos e sessenta - Neemias 07:66

Procura compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres sérios. Aí está Deus Vincent Van Gogh
James Carrey- Pérola
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Re: Seria uma contradição bíblica?
1. Jamieson, Fausset e Brown fazem o seguinte comentário: "É provável que as pessoas mencionadas como pertencentes a determinada família ou se separaram no local de encontro ou tiveram seus nomes arrolados de início, como tendo a intenção de regressar. Todavia, no intervalo que se seguiu, para o devido preparo, algumas delas poderiam ter morrido enquanto outras não puderam ir por doença ou devido a outros obstáculos insuperáveis...”.
2. Devemos ter em mente também uma segunda consideração, que é a dificuldade em se preservar exatidão ao copiar os numerais de Vorlage. É difícil verificar os números. Se ele estivesse gasto pelo uso, manchado ou comido pela traça (como a maioria dos manuscritos de Qunram, por exemplo), é muito fácil imaginar que a incerteza a respeito do número unida à distração do copista resultaria numa inexatidão dos registros. Ao copiar nomes raros ou de pouca familiaridade, em especial nomes estrangeiros, essa dificuldade também se apresenta.
Em vários registros pagãos é possível encontrar uma forte tendência a esse tipo de erro – várias cópias foram preservadas, de modo que podemos fazer comparações. Por exemplo, na inscrição da pedra Beistum, lançada por Dario, verificamos que o item 38 dá o total de mortos na armada de Frada: 55.243, mais 6.572 prisioneiros – de acordo com a coluna babilônica. Numa cópia dessa inscrição, encontrada na Babilônia, o número de prisioneiros era 6.973. Mas, na tradução aramaica dessa inscrição, descoberta em Elefantina, no Egito, o número de prisioneiros caiu para 6.972 – precisamente mesma discrepância que notamos ao comparar Esdras 2 e Neemias 7. De modo semelhante, no item 31 da mesma inscrição, a coluna babilônica registra 2.045 como sendo o total de mortos no exército rebelde de Frawartish, mais 1.558 escravizados, mas a cópia aramaica refere-se a 1.575 prisioneiros.
Ha outras considerações a serem feitas:
1. A lista de Esdras foi feita na Babilônia e o de Neemias, na Judéia, depois de os muros de Jerusalém terem sido reedificados. Esdras descreveu os que saíram da Babilônia e Neemias descreve os que chegaram em Jerusalém.
2. Outra questão, é que a lista de Esdras foi escrita em 450 a.C., e a lista de Neemias foi escrita em 445 a.C. A passagem de tantos anos certamente deveria produzir várias diferenças no registro das pessoas, com a ocorrência de mortes e outras circunstâncias. Algumas das circunstâncias que poderiam ter cooperado para esta diferença são:
- Alguns saíram de lá e durante o caminho desistiram ou tomaram outro rumo.
- Alguns decidiram sair depois que a lista já havia sido feita.
- Alguns por razões comercias, adiaram sua ida ou desistiram de saírem em última hora.
- Alguns poderiam ter morrido durante o caminho.
3. Só quatro famílias chegaram em números reduzidos (Ara, Zatu, os homens de Betel e Ai, e os de Lode, Hadide e Ono). Todos os demais apanharam recrutas de última hora, variando entre um (no caso de Adonicão e Besai) e 1.100 (no caso de Azgade).
4. Seja como for, as diferenças que aparecem nos totais dessas listas não deveriam causar surpresas. O mesmo tipo de aumento ou diminuição tem ocorrido nas grandes migrações da história secular.
Não se trata de uma contradição e sim de dois relatos diferentes. As duas listas estão separadas por uma distância de cinco anos e de contextos e intenções diferentes. No caso de Esdras, escrita na Babilônia em 450 a.C. descrevia aqueles que estavam saindo. Já Neemias escrita em Jerusalém em 445 a.C. descrevia aqueles que haviam conseguido chegar ou decidiram de última hora se juntar a multidão de viajantes.
Existe ainda o argumento do Dr. Moses LemuelRaj. Em Esdras 2:1 lemos: “Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro”. Esta é a Palavra de Deus e a sentença que diz que “Estes são os filhos” está dando os números com toda a autoridade.
Portanto, TODOS os números em Esdras 2:1-12 e nos versículos subsequentes são os números VIGENTES. Significa então que os números em Neemias estão INCORRETOS? A resposta é SIM. Então isto não significa que tais números INCORRETOS em Neemias são erros dos copistas? A resposta é NÃO, não são erros dos copistas.
Vamos ver o que Neemias realmente diz: “...e achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro e nele estava escrito o seguinte: Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro...”
Está muito claro disto que Neemias NÃO está nos dizendo os números verdadeiros, mas ele está nos dando um registro fidedigno do que foi escrito na genealogia pela inspiração de Deus.
2. Devemos ter em mente também uma segunda consideração, que é a dificuldade em se preservar exatidão ao copiar os numerais de Vorlage. É difícil verificar os números. Se ele estivesse gasto pelo uso, manchado ou comido pela traça (como a maioria dos manuscritos de Qunram, por exemplo), é muito fácil imaginar que a incerteza a respeito do número unida à distração do copista resultaria numa inexatidão dos registros. Ao copiar nomes raros ou de pouca familiaridade, em especial nomes estrangeiros, essa dificuldade também se apresenta.
Em vários registros pagãos é possível encontrar uma forte tendência a esse tipo de erro – várias cópias foram preservadas, de modo que podemos fazer comparações. Por exemplo, na inscrição da pedra Beistum, lançada por Dario, verificamos que o item 38 dá o total de mortos na armada de Frada: 55.243, mais 6.572 prisioneiros – de acordo com a coluna babilônica. Numa cópia dessa inscrição, encontrada na Babilônia, o número de prisioneiros era 6.973. Mas, na tradução aramaica dessa inscrição, descoberta em Elefantina, no Egito, o número de prisioneiros caiu para 6.972 – precisamente mesma discrepância que notamos ao comparar Esdras 2 e Neemias 7. De modo semelhante, no item 31 da mesma inscrição, a coluna babilônica registra 2.045 como sendo o total de mortos no exército rebelde de Frawartish, mais 1.558 escravizados, mas a cópia aramaica refere-se a 1.575 prisioneiros.
Ha outras considerações a serem feitas:
1. A lista de Esdras foi feita na Babilônia e o de Neemias, na Judéia, depois de os muros de Jerusalém terem sido reedificados. Esdras descreveu os que saíram da Babilônia e Neemias descreve os que chegaram em Jerusalém.
2. Outra questão, é que a lista de Esdras foi escrita em 450 a.C., e a lista de Neemias foi escrita em 445 a.C. A passagem de tantos anos certamente deveria produzir várias diferenças no registro das pessoas, com a ocorrência de mortes e outras circunstâncias. Algumas das circunstâncias que poderiam ter cooperado para esta diferença são:
- Alguns saíram de lá e durante o caminho desistiram ou tomaram outro rumo.
- Alguns decidiram sair depois que a lista já havia sido feita.
- Alguns por razões comercias, adiaram sua ida ou desistiram de saírem em última hora.
- Alguns poderiam ter morrido durante o caminho.
3. Só quatro famílias chegaram em números reduzidos (Ara, Zatu, os homens de Betel e Ai, e os de Lode, Hadide e Ono). Todos os demais apanharam recrutas de última hora, variando entre um (no caso de Adonicão e Besai) e 1.100 (no caso de Azgade).
4. Seja como for, as diferenças que aparecem nos totais dessas listas não deveriam causar surpresas. O mesmo tipo de aumento ou diminuição tem ocorrido nas grandes migrações da história secular.
Não se trata de uma contradição e sim de dois relatos diferentes. As duas listas estão separadas por uma distância de cinco anos e de contextos e intenções diferentes. No caso de Esdras, escrita na Babilônia em 450 a.C. descrevia aqueles que estavam saindo. Já Neemias escrita em Jerusalém em 445 a.C. descrevia aqueles que haviam conseguido chegar ou decidiram de última hora se juntar a multidão de viajantes.
Existe ainda o argumento do Dr. Moses LemuelRaj. Em Esdras 2:1 lemos: “Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro”. Esta é a Palavra de Deus e a sentença que diz que “Estes são os filhos” está dando os números com toda a autoridade.
Portanto, TODOS os números em Esdras 2:1-12 e nos versículos subsequentes são os números VIGENTES. Significa então que os números em Neemias estão INCORRETOS? A resposta é SIM. Então isto não significa que tais números INCORRETOS em Neemias são erros dos copistas? A resposta é NÃO, não são erros dos copistas.
Vamos ver o que Neemias realmente diz: “...e achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro e nele estava escrito o seguinte: Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro...”
Está muito claro disto que Neemias NÃO está nos dizendo os números verdadeiros, mas ele está nos dando um registro fidedigno do que foi escrito na genealogia pela inspiração de Deus.

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Re: Seria uma contradição bíblica?
Neemias e Esdras voltaram a Jerusalém em épocas diferentes.

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Re: Seria uma contradição bíblica?
Muito bom, Eduardo.
Só não entendi se de fato isso teria ocorrido devido a um erro dos copistas.
Só não entendi se de fato isso teria ocorrido devido a um erro dos copistas.
Portanto, TODOS os números em Esdras 2:1-12 e nos versículos
subsequentes são os números VIGENTES. Significa então que os números em
Neemias estão INCORRETOS? A resposta é SIM. Então isto não significa que
tais números INCORRETOS em Neemias são erros dos copistas? A resposta é
NÃO, não são erros dos copistas.
2. Devemos ter em mente também uma segunda consideração, que é a
dificuldade em se preservar exatidão ao copiar os numerais de Vorlage. É
difícil verificar os números. Se ele estivesse gasto pelo uso, manchado
ou comido pela traça (como a maioria dos manuscritos de Qunram, por
exemplo), é muito fácil imaginar que a incerteza a respeito do número
unida à distração do copista resultaria numa inexatidão dos registros.
Ao copiar nomes raros ou de pouca familiaridade, em especial nomes
estrangeiros, essa dificuldade também se apresenta.

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Re: Seria uma contradição bíblica?
Exatamente, quando os manuscritos são muito velhos há um desgaste que pode ser proveniente de várias fontes. Por ser químico, a que tenho mais familiaridade é a quebra da série de ligações duplas conjugadas que dão cor as tintas. Veja exemplos alguns corantes comuns e suas cores:



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