.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Eduardo em Ter 20 Jul 2010, 9:07 pm

Bíblia sem preconceitos é um pequeno livro com 60 páginas escrito por Marcos Gladstone, fundador da Igreja Cristã Contemporânea em 10/09/2006. Ele é casado com Fábio Inácio e, segundo consta no seu livro, eles foram os dois primeiros pastores evangélicos a realizarem uma cerimônia de casamento homo afetivo da América Latina. No livro, ele afirma ser membro do Conselho Federal de Teólogos do Brasil. É Pós- graduado em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Bennet do RJ.

Ele se esmerilha no intuito de mostrar que a Bíblia não condena e nem proíbe a homossexualidade.

Vou apresentar o fundamento da exegese do autor e mostrar os pontos em que ele não deixa as coisas muito claras em sua explicação. Meu bjetivo, contudo, não é confrontar de forma desrespeitosa o movimento nem agir com discriminação. Quem lida com a Bíblia e coloca em pauta assuntos desta envergadura deve saber que terá repercussão, que alguém vai ler e que irá analisar as bases da linha de raciocínio do escritor. Assim como o autor do livro a Bíblia sem preconceitos tentou mostrar os erros da interpretação bíblica contra a homossexualidade, eu procurarei mostrar os pontos obscuros ou incoerentes dos seus argumentos apresentados em seu livro. Ele se posiciona contra a tradicional exegese apresentada pela qual a homossexualidade não é aceita no círculo cristão. Verificarei então se sua análise procede ou não de acordo com a verdade do texto.

Analisando o texto de 2 Samuel 1:26.

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.” (ARA).

Antes de analisamros o texto em questão é bom entendermos o significado da palavra "amor" no texto hebraico e suas 3 formas (Eros, Philos e Ágape) como constam no grego da versão Septuaginta.

A palavra “amar”, “gostar”, “apaixonar-se” ou “ser amável” em hebraco é אַהֲבַ (‘ãheb) que, segundo o Pequeno Dicionário de Línguas Bíblicas, P. 50, ocorre 205 vezes. É desta palavra que deriva a que está no texto de 2 Samuel 1:26 (ahãbã = amor) e nos textos a seguir citados como exemplos, em que ela também ocorre.

אַהֲבַת (ahãbã = amor) é a palavra hebraica traduzida por amor no texto de 2. Samuel 1:26. É um substantivo feminino. É uma palavra que descreve o amor do marido pela esposa (Gn. 29:20), o amor de Deus por seu povo (Dt 7:8; 2Cr. 2:11 etc) e também foi usado para descrever o amor de Jonatas por Davi (1 Sm 18:3; 20:17; 2 Samuel 1:26).

Como a palavra אַהֲבַת (ahãbã = amor) é usada para descrever o amor de Deus por seu povo, isso significa que é um tipo de amor diferente do que um homem sente por uma mulher. Significa também que o seu uso no texto de 2 Samuel 1:26, não deve ser referir a amor homossexual e para tirarmos as dúvidas irei mostrar os textos citados nas versões hebraica e grega e em português para que você possa constatar por si próprio que o argumento de Gladstone não se sustenta, comparando um texto com o outro.

No livro a Bíblia sem preconceitos o autor afirma que “O Antigo Testamento foi escrito em quase toda a sua totalidade no hebraico e algumas partes em aramaico. Nestes dois idiomas, a palavra amor denota amor sem possibilidade de variantes, devido á própria estrutura das duas línguas” (P. 16- destacado por mim).

Se não tivesse possibilidade de variantes, não poderia ter outra conotação a não ser sexual, logo, não poderia ser usado em relação a Deus e seu povo.

Analisando outros textos onde a palavra hebraicaאַהֲבַת (ahãbã = amor) ocorre, veremos porque não nos é permitido compactuar com tal afirmação, vejamos:

Exemplo 1.

mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito” (Dt. 7:8).

Veja este texto em hebraico (deve ser lido da direita para a esquerda de forma que o término no versículo é marcado pelos dois pontinhos (:risadinha: (Dt. 7:8)

כִּי מֵאַהֲבַת יְהוָה אֶתְכֶם וּמִשָּׁמְרוֹ אֶת־הַשְּׁבֻעָה אֲשֶׁר נִשְׁבַּע לַאֲבֹתֵיכֶם הוֹצִיא יְהוָה אֶתְכֶם בְּיָד חֲזָקָה וַיִּפְדְּךָ מִבֵּית עֲבָדִים מִיַּד פַּרְעֹה מֶלֶךְ־מִצְרָיִם׃

As palavras destacadas em cores vermelhas é de onde se traduziu a expressão O Senhor vos amava na Bíblia em português, isto é, são as mesmas palavras do texto de 2 samuel 1:26.

Veja o mesmo texto no grego da Septuaginta:

ἀλλὰ παρὰ τὸ ἀγαπα̂ν κύριον ὑμα̂ς καὶ διατηρω̂ν τὸν ὅρκον, ὃν ὤμοσεν τοι̂ς πατράσιν ὑμω̂ν, ἐξήγαγεν κύριος ὑμα̂ς ἐν χειρὶ κραταιᾳ̂ καὶ ἐν βραχίονι ὑψηλῳ̂ καὶ ἐλυτρώσατο ἐξ οἴκου δ

As palavras destacadas em vermelho é de onde se traduz em portugês O senhor vos amava, em português.

Exemplo 2: “Hirão, rei de Tiro, respondeu por uma carta que enviou a Salomão, dizendo: Porquanto o Senhor ama ao seu povo, te constituiu rei sobre ele.” (2 Cr. 2:11).

Veja o texo em hebraico:
וַיֹּאמֶר חוּרָם מֶלֶךְ־צֹר בִּכְתָב וַיִּשְׁלַח אֶל־שְׁלֹמֹה בְּאַהֲבַת יְהוָה אֶת־עַמּוֹ נְתָנְךָ עֲלֵיהֶם מֶלֶךְ׃

Veja este mesmo texto na septuaginta:

καὶ εἰ̂πεν Χιραμ βασιλεὺς Τύρου ἐν γραφῃ̂ καὶ ἀπέστειλεν πρὸς Σαλωμων Ἐν τῳ̂ ἀγαπη̂σαι κύριον τὸν λαὸν αὐτου̂ ἔδωκέν σε (Cr. 2:11).

O texto em questão (2 Samuel 1:26):

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.” (ARA- Almeida revista e atualizada).

Veja o mesmo texto em hebraico:צַר־לִי עָלֶיךָ אָחִי יְהוֹנָתָן נָעַמְתָּ לִּי מְאֹד נִפְלְאַתָה אַהֲבָתְךָ לִי מֵאַהֲבַת נָשִׁים׃

Note que a palavra hebraica אַהֲבַת (ahãbã = amor) aparece destacada e ela foi traduzida por “amor” e nas duas vezes tem o mesmo sentido como se referindo a um tipo de amor que ultrapassa o amor fraterno. Contudo, como nos outros textos citados como exemplo, ela não se refere a amor com conotação sexual, não podemos chegar a essa conclusão. Além disso, basta compararmos com a Septuaginta e veremos que se trata mesmo de amor fraterno, vejamos:

ἀλγω̂πὶ σοί, ἄδελφέ μου Ιωναθαν, ὡραιώθης μοι σφόδρα, ἐθαυμαστώθη ἡ ἀγάπησίς σου ἐμοὶ ὑπὲ ρ ἀγάπησιν γυναικω̂ν.

Veja que assim como ocorre nos exemplos 1 e 2, no texto de 2 Samuel 1:26 os termos אַהֲבַת (ahãbã = amor), ἀγάπησιν possuem os mesmos significados, amor e sem conotação sexual, nos exemplos mostrados.

O que os exemplos acima nos mostram? Que Gladstone está errado ao negar que o amor de Jonatas por Davi não é apenas amor fraterno, mas o mesmo tipo de amor que um homem expressa por uma mulher.

De que forma esse erro é demonstrado? Basta analisarmos os textos comparados acima nos quais as expressões “O Senhor vos amava” aparecem e observamos que a mesma palavra hebraica utilizada naqueles textos é a que aparece em 2 Samuel 1:26.

No texto hebraico a palavra é a mesma, o que significa que não se trata de amor entre homem e mulher, pois se assim fosse, não seria associado com o amor de Deus pelo seu povo Israel.

A septuaginta é uma versão muito antiga, na verdade a primeira versão da Bíblia de que se tem conhecimento, elaborada em cerca de 250 A.C. por mestres hebreus na antiga Alexandria egípcia e que foi usada por Jesus, os apóstolos e pelos primeiros mestres da igreja. Ela existe ainda em nossos dias, e por ela temos a possibilidade de compararmos as passagens citadas acima destacadas em vermelho e constatarmos que nem sempre a palavra hebraica se refere apenas a amor entre homem e mulher, mas ao amor de Deus pelo seu povo ou ao amor fraterno, pela variação do verbo amar no grego. Se não existisse essa diferenciação em uma fonte tão antiga e confiável, provavelmente ficaria mais fácil de negar o amor fraterno de Davi por Jonatas.

Se o tipo de amor que Davi expressa por Jonatas fosse um amor além de um sentimento de fraternidade não teríamos o termo gregoἀγάπησιν, mas teríamos Eros ou Erosin. No grego antigo tem três palavras distintas para o amor: eros , philos, e ágape.

No livro a Bíblia sem preconceitos o, autor afirma que no grego o amor “Eros” tem conotação sexual, enquanto Philos e Àgape possuem outros sentidos ( a que aparece no textos citados acima, tem outros sentidos (para saber o sentido de cada uma clic no link da Wikipédia), mas será apenas isso?

Veja o que diz a Wikipéwdia: “O érōs de Eros (ἔρως) significa a palavra grega moderna “ erotas ” com a sua significante de “o amor (romântico)”. Entretanto, o Eros não tem que ser de natureza sexual. O Eros pode ser interpretado como um amor para alguém que você ama mais do que o amor de Philos da amizade. Pode também aplicar-se a datar relacionamentos bem como a união. Platão refinada a sua própria definição. Embora o eros seja sentido inicialmente para uma pessoa, com contemplação transforma-se numa apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou transforma-se mesmo a apreciação da beleza própria. Deve-se anotar que Platão não conversa da atração física como uma parte necessária do amor, daqui o uso da palavra platônico significar, “sem atração física”. Para Platão o Eros também ajuda ao conhecimento da recordação da beleza da alma, e contribui para a compreensão da verdade espiritual. Os amantes e os filósofos todos são inspirados a procurar a verdade pelo eros. O trabalho antigo o mais famoso sobre o assunto eros é de Platão o Simpósio, é uma discussão entre os estudantes de Socrates sobre a natureza de eros.”

Para ler mais a respeito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavras_gregas_para_o_amor

É, portanto, historicamente difícil separar os significados desta palavra, o que quer dizer que mesmo que a palavra grega Eros aparecesse no texto de 2 Samuel 2: 26, nem por isso teria conotação sexual. É pretensão atribuir a uma interpretação desta índole.

Antes de finalizar, o leitor deve ficar ciente da defesa que o escritor do livro A Bíblia sem preconceitos faz de uma das versões bíblicas católicas:

“Por outro lado, é bom sabermos que nem tudo está perdido, pois hoje temos algumas traduções bíblicas, mais fiéis aos textos no idioma original. Em português, temos a “Bíblia de Jerusalém” que é atualmente a melhor tradução das sagrada Escrituras no mundo, onde teólogos judeus, cristãos e protestantes traduziram do hebraico, aramaico e grego para o francês sem intermediações pretensamente tradutológicas que acarretariam em qualquer distorção. Assim, quando queremos uma tradução mais fie recorremos à Bíblia de Jerusalém.” (P.50).

Todo esse elogio à Bíblia de Jerusalém está no capítulo 10 do livro, mas não creio que ele dissesse tudo isso se tivesse lido como ela traduz o texto de 2 Samuel 1:26: “tenho o coração apertado por tua causa, meu irmão Jônatas. Tu me eras imensamente querido, a tua amizade me era mais cara do que o amor das mulheres.”

Nem é preciso recorrer às versões protestantes para explicar que, no próprio texto, Davi, ao chamar Jonatas de irmão, já antecipa dizendo que tipo de apreciação nutria por seu amigo, considerando-o como um irmão e não como um parceiro com conotação sexual.

Não, Davi não pode ser taxado de homossexual como pretende o livro A Bíblia sem preconceitos, com base no texto de 2 Samuel 2:26, sobretudo porque a lei do AT era super respeitada por eles, e Davi sabia muito bem disso, pois está escrito na Toráh: “Não te deitarás como homem como se fosse mulher. É uma abominação.” (Lv 18:22- Bíblia de Jerusalém).

Contestando a exegese do livro A Bíblia sem preconceitos

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 2:07 am

Eduardo escreveu:sobretudo porque a lei do AT era super respeitada por eles, e Davi sabia muito bem disso, pois es[/font][font=']tá escrito na Toráh: “Não te deitarás como homem como se fosse mulher. É uma abominação.” (Lv 18:22- Bíblia de Jerusalém).
Tomara que tenham o cuidado de não comer CARNE DE PORCO também, pois também está lá:
Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres. Deuteronômio 14:8

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por Josoco em Qua 21 Jul 2010, 8:41 am

Este negócio relação sexual entre pessoas do mesmo sexo me embrulha o estômago. Isso que sinto quando vejo os argumentos dos gays.

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 8:47 am

A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática...

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 9:12 am

Ed escreveu:A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática...

Tanto quanto não aprova a carne de porco.
Legal é ver crente criticando o homossexualismo e comendo feijoada.
Deve ser por que acham que a bíblia é assim:
- Desta lei eu gosto. Então ela está correta. É lei mesmo.
Ah... desta lei eu não gosto. Então não era "Lei" mesmo. Era só brincadeirinha.

oh my oh my oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 9:36 am

Você já foi ver se eu estou na esquina?

Só pra te lembrar, o adventista aqui não sou eu

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed

Mensagem por Clark em Qua 21 Jul 2010, 9:41 am

Macaco é macaco, menino é menino e alce é alce! :sim:

Clark
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 69
flag : Estados Unidos

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 9:52 am

Ed escreveu:Você já foi ver se eu estou na esquina?

Só pra te lembrar, o adventista aqui não sou eu

Fui lá.
Havia um crente gritando que os homossexuais vão para o inferno.
Mas estava comendo um cachorro quente (tem carne de porco), enquanto gritava.
Era você? oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 9:56 am

mentiroso

Ed

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 10:28 am

Ed escreveu:mentiroso
Verdade.
Sempre há um crente, gritando como um louco, em cada esquina - ameaçando alguém de ir para o inferno.
Por isso nem me dei ao trabalho de ir lá. :risadinha:

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 1:11 pm

lordakner escreveu:
Ed escreveu:A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática... ::
Concordo com você.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 1:18 pm

Eduardo escreveu:
lordakner escreveu:
Ed escreveu:A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática... ::
Concordo com você.
Mas questionar o "Porquê" de não se poder comer carne de porco, nem pensar... oh my
(Afinal, se escreveram na bibria, é para poupar os crentes desta coisa horrível, que é o pensar. oh my )

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 1:36 pm

lordakner escreveu:
Eduardo escreveu:
lordakner escreveu:
Concordo com você.
Mas questionar o "Porquê" de não se poder comer carne de porco, nem pensar... oh my
(Afinal, se escreveram na bibria, é para poupar os crentes desta coisa horrível, que é o pensar. oh my )
Esses iténs ao meu ver foram dados ao ser humano para a preservação da saude. Atualmente temos o exemplo da circuncição, está amplamente aceito pela comunidade científica que ela reduz enormemente o risco de se contrair o virus HIV. A própria ONU recomenda circuncisão contra HIV.

Circuncisão poderia evitar 4 mi de novos casos de HIV na África‎.
VIENA (Reuters) - Mais de 4 milhões de novas infecções pelo HIV poderiam ser evitadas no leste e no sul da África até 2025 caso as taxas de circuncisão ... Veja essa pesquisa:

http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v37n5/17488.pdf

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 2:54 pm

Carne de porco, se bem preparada, é fonte de gorduras e proteínas.
Faz bem para a saúde.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 3:17 pm

lordakner escreveu:Carne de porco, se bem preparada, é fonte de gorduras e proteínas. Faz bem para a saúde.
Gordura saturada faz bem para a saúde ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 7:39 pm

A Baba e o Dieda (forma polonesa de vovô e vovó) de minha mulher criavam porcos em seu sítio e o arroz que eles consumiam foi a vida toda preparado com banha de porco. Eles, saudosos velhinhos, morreram em boa idade, beirando os 100 aninhos de vida e diga-se de passagem, por acidente cada um; ela de um raio que caiu em sua varanda e ele creio eu que de saudades da babinha (não vivia sem a véinha ...)

Eduardo, deixe-me dizer uma coisa, aí no Maranhão o clima não é propenso ao consumo de suinos, nisto eu concordo plenamenrte, porque é quente em demasia, mas aqui em São Paulo, é raro encontrar quem não goste de um toucinho, uma costelinha dqaquelas ou de vez em quando um Leitão a Pururuca (ai que saudade!), que com certeza faz muito bem em nosso clima mais temperado.

Respeito quem não come carne de suino, quem faz voto de castidade e etc, mas nunca me recriminei por consumir (de preferência quando estamos no inverno) um porquinho

Ed

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 7:50 pm

Eduardo escreveu:
lordakner escreveu:Carne de porco, se bem preparada, é fonte de gorduras e proteínas. Faz bem para a saúde.
Gordura saturada faz bem para a saúde ?
Em excesso, não.
Os Judeus - daquela época - tinham uma expectativa de vida tão baixa que tanto fazia.
Claro que alguém, que não gostava de porco, inventou a lenda (dizendo que Jeová "soprou" no ouvido dele).
O FATO é que PRIVAR uma COMUNIDADE ANTIGA de QUALQUER FONTE DE PROTEÍNAS (principalmente naquele lugar miserável) é CONDENAR essa comunidade à uma dieta pobre.
Vai ver que é uma das razões dos Judeus terem sido escravos de TODO MUNDO.
:risadinha:

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 7:55 pm

lordakner escreveu:Vai ver que é uma das razões dos Judeus terem sido escravos de TODO MUNDO.
Há um certo preconceito nesta tua colocação?

cuidado com as brincadeiras...!

Ed

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 8:25 pm

Ed escreveu:
lordakner escreveu:Vai ver que é uma das razões dos Judeus terem sido escravos de TODO MUNDO.
Há um certo preconceito nesta tua colocação?

cuidado com as brincadeiras...!

Não.
Há uma constatação histórica.
Os romanos, com sua dieta rica em chumbo, diminuíram sua taxa de natalidade e aumentaram o índice de doenças, no Império.
Os Judeus REALMENTE foram escravos de TODO MUNDO.
Talvez haja uma correlação entre DIETA POBRE E FRACASSO. :chapeu:

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 9:06 pm

Abandonar gordura saturada diminui em 19% risco de problemas cardíacos

Pesquisadores dos EUA revisaram estudos feitos com 13 mil pessoas.
Gordura prejudicial está presente na carne e no leite.

Muitas pessoas não resistem a um espeto de picanha ou não conseguem começar o dia sem um tradicional pão com manteiga. A medicina já provou, contudo, que a gordura saturada, presente nesses dois alimentos, faz mal à saúde.

Assim como a gordura trans – encontrada em alguns biscoitos, bolos, alimentos processados – a gordura saturada aumenta o nível do colesterol LDL no organismo. Conhecido como “colesterol ruim”, é ele que entope as artérias.

Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, revisaram oito estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e concluíram: aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração.

Mas não são todos os tipos de gordura que fazem mal. A dos peixes, como salmão, sardinha, atum, a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite, a gordura encontrada nas castanhas, amêndoas, todas elas são insaturadas e amigas do "colesterol bom" – não ficam impregnadas nas paredes das artérias.

Os pesquisadores concluíram também que cada vez em que se aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas - a boa gordura – é reduzido em 10% o risco de problemas no coração.

Os estudiosos ressaltam, contudo, que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras e as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541973-5603,00-ABANDONAR+GORDURA+SATURADA+DIMINUI+EM+RISCO+DE+PROBLEMAS+CARDIACOS.html

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 9:27 pm

Se jeová queria REALMENTE ajudar os escravos Judeus esfaimados e doentes, devia ter ensinado à eles sobre a penicilina. oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Marilyn Manson em Qui 22 Jul 2010, 4:55 am

lordakner escreveu:Se jeová queria REALMENTE ajudar os escravos Judeus esfaimados e doentes, devia ter ensinado à eles sobre a penicilina. oh my

Ahhhh deus deixa essas decobertas "IMPORTANTES" pra cientistas, o negócio de deus é mandar pescar, fazer pão, dar uns rolês por ai, ir a festas......
Depois dizem que Jesus é que salva.....

Marilyn Manson
¹
¹

Número de Mensagens : 304

Mensagem por Ed em Qui 22 Jul 2010, 6:45 am

Eduardo escreveu:Abandonar gordura saturada diminui em 19% risco de problemas cardíacos

Muitas pessoas não resistem a um espeto de picanha ou não conseguem começar o dia sem um tradicional pão com manteiga. A medicina já provou, contudo, que a gordura saturada, presente nesses dois alimentos, faz mal à saúde.

Assim como a gordura trans – encontrada em alguns biscoitos, bolos, alimentos processados – a gordura saturada aumenta o nível do colesterol LDL no organismo. Conhecido como “colesterol ruim”, é ele que entope as artérias.

Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, revisaram oito estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e concluíram: aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração.

Mas não são todos os tipos de gordura que fazem mal. A dos peixes, como salmão, sardinha, atum, a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite, a gordura encontrada nas castanhas, amêndoas, todas elas são insaturadas e amigas do "colesterol bom" – não ficam impregnadas nas paredes das artérias.

Os pesquisadores concluíram também que cada vez em que se aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas - a boa gordura – é reduzido em 10% o risco de problemas no coração.

Os estudiosos ressaltam, contudo, que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras e as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541973-5603,00-ABANDONAR+GORDURA+SATURADA+DIMINUI+EM+RISCO+DE+PROBLEMAS+CARDIACOS.html
Pelo visto estas regras não valem para todos...

Todos os amantes de carne de porco que conheço e ou conheci, todos eles sem exeção tiveram uma vida relativamente longeva e acima de tudo saudável.

Ed

Mensagem por Eduardo em Qui 22 Jul 2010, 11:08 am

Ed escreveu:
Eduardo escreveu:Abandonar gordura saturada diminui em 19% risco de problemas cardíacos

Todos os amantes de carne de porco que conheço e ou conheci, todos eles sem exeção tiveram uma vida relativamente longeva e acima de tudo saudável.::
Mas poderiam viver ainda mais.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Ed em Qui 22 Jul 2010, 11:40 am

Tais brincando!

Ed

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:00 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares