.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Eduardo em Ter 20 Jul 2010, 9:07 pm



Bíblia sem preconceitos é um pequeno livro com 60 páginas escrito por Marcos Gladstone, fundador da Igreja Cristã Contemporânea em 10/09/2006. Ele é casado com Fábio Inácio e, segundo consta no seu livro, eles foram os dois primeiros pastores evangélicos a realizarem uma cerimônia de casamento homo afetivo da América Latina. No livro, ele afirma ser membro do Conselho Federal de Teólogos do Brasil. É Pós- graduado em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Bennet do RJ.

Ele se esmerilha no intuito de mostrar que a Bíblia não condena e nem proíbe a homossexualidade.

Vou apresentar o fundamento da exegese do autor e mostrar os pontos em que ele não deixa as coisas muito claras em sua explicação. Meu bjetivo, contudo, não é confrontar de forma desrespeitosa o movimento nem agir com discriminação. Quem lida com a Bíblia e coloca em pauta assuntos desta envergadura deve saber que terá repercussão, que alguém vai ler e que irá analisar as bases da linha de raciocínio do escritor. Assim como o autor do livro a Bíblia sem preconceitos tentou mostrar os erros da interpretação bíblica contra a homossexualidade, eu procurarei mostrar os pontos obscuros ou incoerentes dos seus argumentos apresentados em seu livro. Ele se posiciona contra a tradicional exegese apresentada pela qual a homossexualidade não é aceita no círculo cristão. Verificarei então se sua análise procede ou não de acordo com a verdade do texto.

Analisando o texto de 2 Samuel 1:26.

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.” (ARA).

Antes de analisamros o texto em questão é bom entendermos o significado da palavra "amor" no texto hebraico e suas 3 formas (Eros, Philos e Ágape) como constam no grego da versão Septuaginta.

A palavra “amar”, “gostar”, “apaixonar-se” ou “ser amável” em hebraco é אַהֲבַ (‘ãheb) que, segundo o Pequeno Dicionário de Línguas Bíblicas, P. 50, ocorre 205 vezes. É desta palavra que deriva a que está no texto de 2 Samuel 1:26 (ahãbã = amor) e nos textos a seguir citados como exemplos, em que ela também ocorre.

אַהֲבַת (ahãbã = amor) é a palavra hebraica traduzida por amor no texto de 2. Samuel 1:26. É um substantivo feminino. É uma palavra que descreve o amor do marido pela esposa (Gn. 29:20), o amor de Deus por seu povo (Dt 7:8; 2Cr. 2:11 etc) e também foi usado para descrever o amor de Jonatas por Davi (1 Sm 18:3; 20:17; 2 Samuel 1:26).

Como a palavra אַהֲבַת (ahãbã = amor) é usada para descrever o amor de Deus por seu povo, isso significa que é um tipo de amor diferente do que um homem sente por uma mulher. Significa também que o seu uso no texto de 2 Samuel 1:26, não deve ser referir a amor homossexual e para tirarmos as dúvidas irei mostrar os textos citados nas versões hebraica e grega e em português para que você possa constatar por si próprio que o argumento de Gladstone não se sustenta, comparando um texto com o outro.

No livro a Bíblia sem preconceitos o autor afirma que “O Antigo Testamento foi escrito em quase toda a sua totalidade no hebraico e algumas partes em aramaico. Nestes dois idiomas, a palavra amor denota amor sem possibilidade de variantes, devido á própria estrutura das duas línguas” (P. 16- destacado por mim).

Se não tivesse possibilidade de variantes, não poderia ter outra conotação a não ser sexual, logo, não poderia ser usado em relação a Deus e seu povo.

Analisando outros textos onde a palavra hebraicaאַהֲבַת (ahãbã = amor) ocorre, veremos porque não nos é permitido compactuar com tal afirmação, vejamos:

Exemplo 1.

mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito” (Dt. 7:8).

Veja este texto em hebraico (deve ser lido da direita para a esquerda de forma que o término no versículo é marcado pelos dois pontinhos (:risadinha: (Dt. 7:8)

כִּי מֵאַהֲבַת יְהוָה אֶתְכֶם וּמִשָּׁמְרוֹ אֶת־הַשְּׁבֻעָה אֲשֶׁר נִשְׁבַּע לַאֲבֹתֵיכֶם הוֹצִיא יְהוָה אֶתְכֶם בְּיָד חֲזָקָה וַיִּפְדְּךָ מִבֵּית עֲבָדִים מִיַּד פַּרְעֹה מֶלֶךְ־מִצְרָיִם׃

As palavras destacadas em cores vermelhas é de onde se traduziu a expressão O Senhor vos amava na Bíblia em português, isto é, são as mesmas palavras do texto de 2 samuel 1:26.

Veja o mesmo texto no grego da Septuaginta:

ἀλλὰ παρὰ τὸ ἀγαπα̂ν κύριον ὑμα̂ς καὶ διατηρω̂ν τὸν ὅρκον, ὃν ὤμοσεν τοι̂ς πατράσιν ὑμω̂ν, ἐξήγαγεν κύριος ὑμα̂ς ἐν χειρὶ κραταιᾳ̂ καὶ ἐν βραχίονι ὑψηλῳ̂ καὶ ἐλυτρώσατο ἐξ οἴκου δ

As palavras destacadas em vermelho é de onde se traduz em portugês O senhor vos amava, em português.

Exemplo 2: “Hirão, rei de Tiro, respondeu por uma carta que enviou a Salomão, dizendo: Porquanto o Senhor ama ao seu povo, te constituiu rei sobre ele.” (2 Cr. 2:11).

Veja o texo em hebraico:
וַיֹּאמֶר חוּרָם מֶלֶךְ־צֹר בִּכְתָב וַיִּשְׁלַח אֶל־שְׁלֹמֹה בְּאַהֲבַת יְהוָה אֶת־עַמּוֹ נְתָנְךָ עֲלֵיהֶם מֶלֶךְ׃

Veja este mesmo texto na septuaginta:

καὶ εἰ̂πεν Χιραμ βασιλεὺς Τύρου ἐν γραφῃ̂ καὶ ἀπέστειλεν πρὸς Σαλωμων Ἐν τῳ̂ ἀγαπη̂σαι κύριον τὸν λαὸν αὐτου̂ ἔδωκέν σε (Cr. 2:11).

O texto em questão (2 Samuel 1:26):

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.” (ARA- Almeida revista e atualizada).

Veja o mesmo texto em hebraico:צַר־לִי עָלֶיךָ אָחִי יְהוֹנָתָן נָעַמְתָּ לִּי מְאֹד נִפְלְאַתָה אַהֲבָתְךָ לִי מֵאַהֲבַת נָשִׁים׃

Note que a palavra hebraica אַהֲבַת (ahãbã = amor) aparece destacada e ela foi traduzida por “amor” e nas duas vezes tem o mesmo sentido como se referindo a um tipo de amor que ultrapassa o amor fraterno. Contudo, como nos outros textos citados como exemplo, ela não se refere a amor com conotação sexual, não podemos chegar a essa conclusão. Além disso, basta compararmos com a Septuaginta e veremos que se trata mesmo de amor fraterno, vejamos:

ἀλγω̂πὶ σοί, ἄδελφέ μου Ιωναθαν, ὡραιώθης μοι σφόδρα, ἐθαυμαστώθη ἡ ἀγάπησίς σου ἐμοὶ ὑπὲ ρ ἀγάπησιν γυναικω̂ν.

Veja que assim como ocorre nos exemplos 1 e 2, no texto de 2 Samuel 1:26 os termos אַהֲבַת (ahãbã = amor), ἀγάπησιν possuem os mesmos significados, amor e sem conotação sexual, nos exemplos mostrados.

O que os exemplos acima nos mostram? Que Gladstone está errado ao negar que o amor de Jonatas por Davi não é apenas amor fraterno, mas o mesmo tipo de amor que um homem expressa por uma mulher.

De que forma esse erro é demonstrado? Basta analisarmos os textos comparados acima nos quais as expressões “O Senhor vos amava” aparecem e observamos que a mesma palavra hebraica utilizada naqueles textos é a que aparece em 2 Samuel 1:26.

No texto hebraico a palavra é a mesma, o que significa que não se trata de amor entre homem e mulher, pois se assim fosse, não seria associado com o amor de Deus pelo seu povo Israel.

A septuaginta é uma versão muito antiga, na verdade a primeira versão da Bíblia de que se tem conhecimento, elaborada em cerca de 250 A.C. por mestres hebreus na antiga Alexandria egípcia e que foi usada por Jesus, os apóstolos e pelos primeiros mestres da igreja. Ela existe ainda em nossos dias, e por ela temos a possibilidade de compararmos as passagens citadas acima destacadas em vermelho e constatarmos que nem sempre a palavra hebraica se refere apenas a amor entre homem e mulher, mas ao amor de Deus pelo seu povo ou ao amor fraterno, pela variação do verbo amar no grego. Se não existisse essa diferenciação em uma fonte tão antiga e confiável, provavelmente ficaria mais fácil de negar o amor fraterno de Davi por Jonatas.

Se o tipo de amor que Davi expressa por Jonatas fosse um amor além de um sentimento de fraternidade não teríamos o termo gregoἀγάπησιν, mas teríamos Eros ou Erosin. No grego antigo tem três palavras distintas para o amor: eros , philos, e ágape.

No livro a Bíblia sem preconceitos o, autor afirma que no grego o amor “Eros” tem conotação sexual, enquanto Philos e Àgape possuem outros sentidos ( a que aparece no textos citados acima, tem outros sentidos (para saber o sentido de cada uma clic no link da Wikipédia), mas será apenas isso?

Veja o que diz a Wikipéwdia: “O érōs de Eros (ἔρως) significa a palavra grega moderna “ erotas ” com a sua significante de “o amor (romântico)”. Entretanto, o Eros não tem que ser de natureza sexual. O Eros pode ser interpretado como um amor para alguém que você ama mais do que o amor de Philos da amizade. Pode também aplicar-se a datar relacionamentos bem como a união. Platão refinada a sua própria definição. Embora o eros seja sentido inicialmente para uma pessoa, com contemplação transforma-se numa apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou transforma-se mesmo a apreciação da beleza própria. Deve-se anotar que Platão não conversa da atração física como uma parte necessária do amor, daqui o uso da palavra platônico significar, “sem atração física”. Para Platão o Eros também ajuda ao conhecimento da recordação da beleza da alma, e contribui para a compreensão da verdade espiritual. Os amantes e os filósofos todos são inspirados a procurar a verdade pelo eros. O trabalho antigo o mais famoso sobre o assunto eros é de Platão o Simpósio, é uma discussão entre os estudantes de Socrates sobre a natureza de eros.”

Para ler mais a respeito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavras_gregas_para_o_amor

É, portanto, historicamente difícil separar os significados desta palavra, o que quer dizer que mesmo que a palavra grega Eros aparecesse no texto de 2 Samuel 2: 26, nem por isso teria conotação sexual. É pretensão atribuir a uma interpretação desta índole.

Antes de finalizar, o leitor deve ficar ciente da defesa que o escritor do livro A Bíblia sem preconceitos faz de uma das versões bíblicas católicas:

“Por outro lado, é bom sabermos que nem tudo está perdido, pois hoje temos algumas traduções bíblicas, mais fiéis aos textos no idioma original. Em português, temos a “Bíblia de Jerusalém” que é atualmente a melhor tradução das sagrada Escrituras no mundo, onde teólogos judeus, cristãos e protestantes traduziram do hebraico, aramaico e grego para o francês sem intermediações pretensamente tradutológicas que acarretariam em qualquer distorção. Assim, quando queremos uma tradução mais fie recorremos à Bíblia de Jerusalém.” (P.50).

Todo esse elogio à Bíblia de Jerusalém está no capítulo 10 do livro, mas não creio que ele dissesse tudo isso se tivesse lido como ela traduz o texto de 2 Samuel 1:26: “tenho o coração apertado por tua causa, meu irmão Jônatas. Tu me eras imensamente querido, a tua amizade me era mais cara do que o amor das mulheres.”

Nem é preciso recorrer às versões protestantes para explicar que, no próprio texto, Davi, ao chamar Jonatas de irmão, já antecipa dizendo que tipo de apreciação nutria por seu amigo, considerando-o como um irmão e não como um parceiro com conotação sexual.

Não, Davi não pode ser taxado de homossexual como pretende o livro A Bíblia sem preconceitos, com base no texto de 2 Samuel 2:26, sobretudo porque a lei do AT era super respeitada por eles, e Davi sabia muito bem disso, pois está escrito na Toráh: “Não te deitarás como homem como se fosse mulher. É uma abominação.” (Lv 18:22- Bíblia de Jerusalém).



Contestando a exegese do livro A Bíblia sem preconceitos


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 2:07 am

Eduardo escreveu:sobretudo porque a lei do AT era super respeitada por eles, e Davi sabia muito bem disso, pois es[/font][font=']tá escrito na Toráh: “Não te deitarás como homem como se fosse mulher. É uma abominação.” (Lv 18:22- Bíblia de Jerusalém).
Tomara que tenham o cuidado de não comer CARNE DE PORCO também, pois também está lá:
Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres. Deuteronômio 14:8

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Josoco em Qua 21 Jul 2010, 8:41 am

Este negócio relação sexual entre pessoas do mesmo sexo me embrulha o estômago. Isso que sinto quando vejo os argumentos dos gays.

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 8:47 am

A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática...



::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 9:12 am

Ed escreveu:A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática...



::
Tanto quanto não aprova a carne de porco.
Legal é ver crente criticando o homossexualismo e comendo feijoada.
Deve ser por que acham que a bíblia é assim:
- Desta lei eu gosto. Então ela está correta. É lei mesmo.
Ah... desta lei eu não gosto. Então não era "Lei" mesmo. Era só brincadeirinha.

oh my oh my oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 9:36 am

Você já foi ver se eu estou na esquina?

Só pra te lembrar, o adventista aqui não sou eu


::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Clark em Qua 21 Jul 2010, 9:41 am



Macaco é macaco, menino é menino e alce é alce! :sim:

Clark
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 69
flag : Estados Unidos
Data de inscrição : 14/08/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 9:52 am

Ed escreveu:Você já foi ver se eu estou na esquina?

Só pra te lembrar, o adventista aqui não sou eu


::
Fui lá.
Havia um crente gritando que os homossexuais vão para o inferno.
Mas estava comendo um cachorro quente (tem carne de porco), enquanto gritava.
Era você? oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 9:56 am

mentiroso



::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 10:28 am

Ed escreveu:mentiroso
::
Verdade.
Sempre há um crente, gritando como um louco, em cada esquina - ameaçando alguém de ir para o inferno.
Por isso nem me dei ao trabalho de ir lá. :risadinha:

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 1:11 pm

lordakner escreveu:
Ed escreveu:A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática... ::
Tanto quanto não aprova a carne de porco.
Legal é ver crente criticando o homossexualismo e comendo feijoada.
Concordo com você.


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 1:18 pm

Eduardo escreveu:
lordakner escreveu:
Ed escreveu:A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática... ::
Tanto quanto não aprova a carne de porco.
Legal é ver crente criticando o homossexualismo e comendo feijoada.
Concordo com você.
Mas questionar o "Porquê" de não se poder comer carne de porco, nem pensar... oh my
(Afinal, se escreveram na bibria, é para poupar os crentes desta coisa horrível, que é o pensar. oh my )

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 1:36 pm

lordakner escreveu:
Eduardo escreveu:
lordakner escreveu:
Ed escreveu:A Bíblia fala dos sodomitas, mas não aprova esta abominável prática... ::
Tanto quanto não aprova a carne de porco.
Legal é ver crente criticando o homossexualismo e comendo feijoada.
Concordo com você.
Mas questionar o "Porquê" de não se poder comer carne de porco, nem pensar... oh my
(Afinal, se escreveram na bibria, é para poupar os crentes desta coisa horrível, que é o pensar. oh my )
Esses iténs ao meu ver foram dados ao ser humano para a preservação da saude. Atualmente temos o exemplo da circuncição, está amplamente aceito pela comunidade científica que ela reduz enormemente o risco de se contrair o virus HIV. A própria ONU recomenda circuncisão contra HIV.

Circuncisão poderia evitar 4 mi de novos casos de HIV na África‎.
VIENA (Reuters) - Mais de 4 milhões de novas infecções pelo HIV poderiam ser evitadas no leste e no sul da África até 2025 caso as taxas de circuncisão ... Veja essa pesquisa:

http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v37n5/17488.pdf


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 2:54 pm

Carne de porco, se bem preparada, é fonte de gorduras e proteínas.
Faz bem para a saúde.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 3:17 pm

lordakner escreveu:Carne de porco, se bem preparada, é fonte de gorduras e proteínas. Faz bem para a saúde.
Gordura saturada faz bem para a saúde ?


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 7:39 pm

A Baba e o Dieda (forma polonesa de vovô e vovó) de minha mulher criavam porcos em seu sítio e o arroz que eles consumiam foi a vida toda preparado com banha de porco. Eles, saudosos velhinhos, morreram em boa idade, beirando os 100 aninhos de vida e diga-se de passagem, por acidente cada um; ela de um raio que caiu em sua varanda e ele creio eu que de saudades da babinha (não vivia sem a véinha ...)

Eduardo, deixe-me dizer uma coisa, aí no Maranhão o clima não é propenso ao consumo de suinos, nisto eu concordo plenamenrte, porque é quente em demasia, mas aqui em São Paulo, é raro encontrar quem não goste de um toucinho, uma costelinha dqaquelas ou de vez em quando um Leitão a Pururuca (ai que saudade!), que com certeza faz muito bem em nosso clima mais temperado.

Respeito quem não come carne de suino, quem faz voto de castidade e etc, mas nunca me recriminei por consumir (de preferência quando estamos no inverno) um porquinho




::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 7:50 pm

Eduardo escreveu:
lordakner escreveu:Carne de porco, se bem preparada, é fonte de gorduras e proteínas. Faz bem para a saúde.
Gordura saturada faz bem para a saúde ?
Em excesso, não.
Os Judeus - daquela época - tinham uma expectativa de vida tão baixa que tanto fazia.
Claro que alguém, que não gostava de porco, inventou a lenda (dizendo que Jeová "soprou" no ouvido dele).
O FATO é que PRIVAR uma COMUNIDADE ANTIGA de QUALQUER FONTE DE PROTEÍNAS (principalmente naquele lugar miserável) é CONDENAR essa comunidade à uma dieta pobre.
Vai ver que é uma das razões dos Judeus terem sido escravos de TODO MUNDO.
:risadinha:

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Ed em Qua 21 Jul 2010, 7:55 pm

lordakner escreveu:Vai ver que é uma das razões dos Judeus terem sido escravos de TODO MUNDO.
:risadinha:
Há um certo preconceito nesta tua colocação?

cuidado com as brincadeiras...!



::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 8:25 pm

Ed escreveu:
lordakner escreveu:Vai ver que é uma das razões dos Judeus terem sido escravos de TODO MUNDO.
:risadinha:
Há um certo preconceito nesta tua colocação?

cuidado com as brincadeiras...!



::
Não.
Há uma constatação histórica.
Os romanos, com sua dieta rica em chumbo, diminuíram sua taxa de natalidade e aumentaram o índice de doenças, no Império.
Os Judeus REALMENTE foram escravos de TODO MUNDO.
Talvez haja uma correlação entre DIETA POBRE E FRACASSO. :chapeu:

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Eduardo em Qua 21 Jul 2010, 9:06 pm

Abandonar gordura saturada diminui em 19% risco de problemas cardíacos

Pesquisadores dos EUA revisaram estudos feitos com 13 mil pessoas.
Gordura prejudicial está presente na carne e no leite.

Muitas pessoas não resistem a um espeto de picanha ou não conseguem começar o dia sem um tradicional pão com manteiga. A medicina já provou, contudo, que a gordura saturada, presente nesses dois alimentos, faz mal à saúde.

Assim como a gordura trans – encontrada em alguns biscoitos, bolos, alimentos processados – a gordura saturada aumenta o nível do colesterol LDL no organismo. Conhecido como “colesterol ruim”, é ele que entope as artérias.

Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, revisaram oito estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e concluíram: aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração.

Mas não são todos os tipos de gordura que fazem mal. A dos peixes, como salmão, sardinha, atum, a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite, a gordura encontrada nas castanhas, amêndoas, todas elas são insaturadas e amigas do "colesterol bom" – não ficam impregnadas nas paredes das artérias.

Os pesquisadores concluíram também que cada vez em que se aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas - a boa gordura – é reduzido em 10% o risco de problemas no coração.

Os estudiosos ressaltam, contudo, que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras e as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541973-5603,00-ABANDONAR+GORDURA+SATURADA+DIMINUI+EM+RISCO+DE+PROBLEMAS+CARDIACOS.html


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por lordakner em Qua 21 Jul 2010, 9:27 pm

Se jeová queria REALMENTE ajudar os escravos Judeus esfaimados e doentes, devia ter ensinado à eles sobre a penicilina. oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811
flag : Brasil
Data de inscrição : 27/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Marilyn Manson em Qui 22 Jul 2010, 4:55 am

lordakner escreveu:Se jeová queria REALMENTE ajudar os escravos Judeus esfaimados e doentes, devia ter ensinado à eles sobre a penicilina. oh my

Ahhhh deus deixa essas decobertas "IMPORTANTES" pra cientistas, o negócio de deus é mandar pescar, fazer pão, dar uns rolês por ai, ir a festas......
Depois dizem que Jesus é que salva.....

Marilyn Manson
¹
¹

Número de Mensagens : 304
Idade : 30
flag : Brasil
Data de inscrição : 29/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Ed em Qui 22 Jul 2010, 6:45 am

Eduardo escreveu:Abandonar gordura saturada diminui em 19% risco de problemas cardíacos

Pesquisadores dos EUA revisaram estudos feitos com 13 mil pessoas.
Gordura prejudicial está presente na carne e no leite.

Muitas pessoas não resistem a um espeto de picanha ou não conseguem começar o dia sem um tradicional pão com manteiga. A medicina já provou, contudo, que a gordura saturada, presente nesses dois alimentos, faz mal à saúde.

Assim como a gordura trans – encontrada em alguns biscoitos, bolos, alimentos processados – a gordura saturada aumenta o nível do colesterol LDL no organismo. Conhecido como “colesterol ruim”, é ele que entope as artérias.

Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, revisaram oito estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e concluíram: aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração.

Mas não são todos os tipos de gordura que fazem mal. A dos peixes, como salmão, sardinha, atum, a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite, a gordura encontrada nas castanhas, amêndoas, todas elas são insaturadas e amigas do "colesterol bom" – não ficam impregnadas nas paredes das artérias.

Os pesquisadores concluíram também que cada vez em que se aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas - a boa gordura – é reduzido em 10% o risco de problemas no coração.

Os estudiosos ressaltam, contudo, que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras e as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541973-5603,00-ABANDONAR+GORDURA+SATURADA+DIMINUI+EM+RISCO+DE+PROBLEMAS+CARDIACOS.html
Pelo visto estas regras não valem para todos...

Todos os amantes de carne de porco que conheço e ou conheci, todos eles sem exeção tiveram uma vida relativamente longeva e acima de tudo saudável.



::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Eduardo em Qui 22 Jul 2010, 11:08 am

Ed escreveu:
Eduardo escreveu:Abandonar gordura saturada diminui em 19% risco de problemas cardíacos

Pesquisadores dos EUA revisaram estudos feitos com 13 mil pessoas.
Gordura prejudicial está presente na carne e no leite.

Muitas pessoas não resistem a um espeto de picanha ou não conseguem começar o dia sem um tradicional pão com manteiga. A medicina já provou, contudo, que a gordura saturada, presente nesses dois alimentos, faz mal à saúde.

Assim como a gordura trans – encontrada em alguns biscoitos, bolos, alimentos processados – a gordura saturada aumenta o nível do colesterol LDL no organismo. Conhecido como “colesterol ruim”, é ele que entope as artérias.

Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, revisaram oito estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e concluíram: aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração.

Mas não são todos os tipos de gordura que fazem mal. A dos peixes, como salmão, sardinha, atum, a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite, a gordura encontrada nas castanhas, amêndoas, todas elas são insaturadas e amigas do "colesterol bom" – não ficam impregnadas nas paredes das artérias.

Os pesquisadores concluíram também que cada vez em que se aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas - a boa gordura – é reduzido em 10% o risco de problemas no coração.

Os estudiosos ressaltam, contudo, que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras e as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541973-5603,00-ABANDONAR+GORDURA+SATURADA+DIMINUI+EM+RISCO+DE+PROBLEMAS+CARDIACOS.html
Todos os amantes de carne de porco que conheço e ou conheci, todos eles sem exeção tiveram uma vida relativamente longeva e acima de tudo saudável.::
Mas poderiam viver ainda mais.


Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
Idade : 40
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/10/2008

http://adventista.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Ed em Qui 22 Jul 2010, 11:40 am

Tais brincando!





::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contestando a exegese do livro "A Bíblia sem preconceitos"

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:00 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum