.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
64 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Por Que Pedro Negou a Jesus?

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Por Que Pedro Negou a Jesus?

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 11:18 am

Por que Pedro negou a Jesus? Alguns precipitadamente responderão "porque teve medo... não queria morrer com Ele". Mas então por que, minutos antes, não teve medo nenhum, sacou da espada e, ao ver que prenderiam Jesus, cortou a orelha do servo do sumo-sacerdote?

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Re: Por Que Pedro Negou a Jesus?

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 12:31 pm

Até então pedro não estava sozinho, pois estava com os seus amigos e principalmente ao lado de Jesus!

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 12:51 pm

É possível, mas acho que não era isso...

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 12:58 pm

Você entende que aquilo já estava determinado, para servir de exemplo?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Ed em Seg 19 Jul 2010, 12:59 pm

Mateus 26
31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
32 Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.
33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

Porque estava escrito que naquela noite todos eles se escandalizaram em Cristo e não seria diferente com Pedro...

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3162 dias de existência com 228922 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 1:05 pm

Esta resposta não vale, porque é uma resposta espiritual.
Quero uma humanista. Ou seja, quero uma explicação sobre que fatos materiais,
humanos, psicológicos, etc. poderiam fazê-lo negar a Jesus minutos depois de
ter tentado defendê-Lo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 1:07 pm

Jesus conhecia os pensamentos, os corações e as condições de cada um. Daí ser possível de prever o comportamento frente às situações.

Foi previsto que ninguém resiste ao poder de enganar que vem do diabo, porque ele conhece bem a ambos, homem e diabo, tanto os seus poderes quanto as suas limitações.

Creio que com esta ciência Jesus escolheu aquele que futuramente o trairia.

Última edição por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 1:08 pm, editado 1 vez(es)

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 1:07 pm

Khwey escreveu:Você entende que aquilo já estava determinado, para servir de exemplo?

Sim, de fato, mas não quero esta resposta. Quero algo como se não tivesse a intervenção de Deus. Quero uma análise psicológica, histórica, contextualizada. Precisa haver uma resposta humana, que não seja incoerente com o comportamento normal de uma pessoa humana.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 1:09 pm

Khwey escreveu:Jesus conhecia os pensamentos, os corações e as condições de cada um. Daí ser possível de prever o comportamento frente às situações.

Foi previsto que ninguém resiste ao poder de enganar que vem do diabo, porque ele conhece bem a ambos, homem e diabo, tanto os seus poderes quanto as suas limitações.

Creio que a partir desta ciência, Jesus pode escolher aquele que futuramente o trairia.

De fato, mas dê-me algo natural e não, sobrenatural. Por que Pedro negaria a Jesus minutos depois de ter tentado defendê-Lo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 1:12 pm

famado escreveu:
Khwey escreveu:Jesus conhecia os pensamentos, os corações e as condições de cada um. Daí ser possível de prever o comportamento frente às situações.

Creio que a partir desta ciência, Jesus pode escolher aquele que futuramente o trairia.

De fato, mas dê-me algo natural e não, sobrenatural. Por que Pedro negaria a Jesus minutos depois de ter tentado defendê-Lo.
Mas eu já dei. A situação era crítica, sob pena de perder a vida, e ele estava só!

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por lordakner em Seg 19 Jul 2010, 1:14 pm

famado escreveu:Esta resposta não vale, porque é uma resposta espiritual.
Quero uma humanista. Ou seja, quero uma explicação sobre que fatos materiais.
Pedro não "negou" Jesus.
A Pergunta faz tanto sentido quanto:
Por que Hércules matou o Leão de Neméia.
"Negou" porque escreveram que "negou" oras.

Lucas

Os tradicionalistas apontam para o fato de que o mais antigo manuscrito que reteve sua página de abertura, o Papiro Bodmer XIV (datado de cerca de 200 D.C.), proclama que aquele é o euangelion kata Loukan, e a tradição subseqüente não foi quebrada. A opinião crítica, expressa por Udo Schnelle, é que "as numerosas concordâncias lingüísticas e teológicas e referências cruzadas entre o Evangelho de Lucas e os Atos indicam que ambas obras derivam do mesmo autor" (em The History and Theology of the New Testament Writings).
O evangelista não afirma ter sido testemunha ocular da vida de Jesus, mas assegura ter investigado tudo cuidadosamente e ter escrito uma narrativa ordenada dos fatos (Lucas 1, 1-4).

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por lordakner em Seg 19 Jul 2010, 1:15 pm

Ele nem estava lá. oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 1:23 pm

Estamos interpretando um texto! Neste tipo de exercício não importa e nem interessa o tipo de texto, se ficção ou realidade, ou se o autor estava lá ou não!

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 1:26 pm

Lord Acne seu energúmeno

Primeiro: Eu não estou conseguindo entra o FR. O site tá em pane?

Segundo: Este não é um tema ateísta, mas teológico. Vc não entende nada disso e
o fato de Jesus ter existido ou não, não é a questão aqui.

Terceiro: Fora daqui, bandido...

Última edição por famado em Seg 19 Jul 2010, 2:04 pm, editado 2 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 1:29 pm

Khwey escreveu:
famado escreveu:

Mas eu já dei. A situação era crítica, sob pena de perder a vida, e ele estava só!

Mas ele tb poderia perder a vida ao cortar a orelha do "disinfiliz"... Ainda mais que era o servo do sumo-sacerdote. Não concordo que seja isso.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 1:42 pm

famado escreveu:
Khwey escreveu:
famado escreveu:

Mas ele tb poderia perder a vida ao cortar a orelha do "disinfiliz"... Ainda mais que era o servo do sumo-sacerdote. Não concordo que seja isso.
Nesta altura Pedro já estava ciente que Jesus tinha a ver com o todo
poderoso e na ocasião estava do lado dele. Mas, uma vez vendo aquela situação longe do seu mestre, a coisa ficou sem controle.

Eu penso que em momentos difíceis, qualquer um que esteja do nosso lado faz a diferença.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 1:57 pm

Khwey escreveu:
famado escreveu:
Khwey escreveu:
famado escreveu:

poderoso e na ocasião estava do lado dele. Mas, uma vez vendo aquela situação longe do seu mestre, a coisa ficou sem controle.
Se ele tivesse certeza que Jesus era divido, como vc afirma, ele não teria nenhum medo. Continuo não concordando

Eu penso que em momentos difíceis, qualquer um que esteja do nosso lado faz a diferença.
Bem, vou então estender minha pergunta, porque acho que há uma resposta única para todas elas.

Por que Judas traiu Jesus? Porque o traiu mesmo depois de Jesus dizer na cara dele que ele O trairia? Por que meteu o pão no caldo quando Jesus disse que ele faria isso? Por que perguntou cinicamente "serei eu Senhor?" ao ouvir a afirmação de Jesus de que um dos discípulos o trairia?

E mais... Por que todos o abandonaram, tendo dias antes o recebido de maneira triunfal em Jerusalém? Por que ninguém o defendeu quando foi julgado digno de morte, sendo que viviam seguindo a Jesus por onde quer que fosse? Jesus muitas vezes fugia da multidão, tamanho era o assédio... Onde estava a multidão para defendê-lo da morte?

Última edição por famado em Seg 19 Jul 2010, 2:13 pm, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por lordakner em Seg 19 Jul 2010, 2:12 pm

Khwey escreveu:Estamos interpretando um texto! Neste tipo de exercício não importa e nem interessa o tipo de texto, se ficção ou realidade, ou se o autor estava lá ou não!
Se é ficção entonces vale o que eu disse:
"Negou porque o autor disse que negou."
Assim como:
"Matou o Leão de Neméia" porque o autor disse que matou.

Agora se que saber porque Lucas estaria difamando Pedro, terás de entender:

a) À quem o texto era destinado.
b) Qual a intenção do Texto.
c) Quais as relações e interesses esntre Lucas e Pedro

Lembre-se que, na Divina Comédia, Dante usa o Texto para difamar diversos de seus inimigos reais.

Textos podem ser feitos para enaltecer algumas figuras e difamar outras.
As Biografias Autorizadas geralmente enaltecem.
Mas existem inúmeros livros feitos para atacar pessoas (pelas mais variadas razões).
O 18 Brumário, de Victor Hugo, é um exemplo disso.

Ah... mas nem sei por que perco meu tempo explicando isso.
Vocês simplesmente acreditam que "Pedro Negou Jesus - narrado por Lucas - que não estava lá nem cita nenhuma fonte de como ficou sabendo disso." é fato historico.
E agora vão ficar se matando por causa disso.

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 2:17 pm

Lord Acne

Minha resposta (que vc já sabe), que vou postar mais tarde, mostra que não é possível que Marcos, Lucas, Mateus, João ou sejam quais forem os autores dos evangelhos, tivessem como saber. Eles escreveram e não sabiam o motivo porque Pedro negou a Jesus, Judas o traiu e a multidão, que dias antes o recebera glorioso, o abandonou à própria sorte.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 2:26 pm

famado escreveu:
Khwey escreveu:
famado escreveu:
Khwey escreveu:
famado escreveu:

Se ele tivesse certeza que Jesus era divido, como vc afirma, ele não teria nenhum medo. Continuo não concordando
Antes de qualquer coisa, diga-me:

Você concordaria que Pedro teve medo ao andar sob a água, mesmo tendo a certeza de que era possível, mesmo na presença dos amigos e com a demonstração do mestre?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 2:31 pm

Sim.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 2:32 pm

lordakner escreveu:
Khwey escreveu:Estamos interpretando um texto! Neste tipo de exercício não importa e nem interessa o tipo de texto, se ficção ou realidade, ou se o autor estava lá ou não!
Se é ficção entonces vale o que eu disse:
"Negou porque o autor disse que negou."
Assim como:
"Matou o Leão de Neméia" porque o autor disse que matou.
Certamente o autor poderia ter sido direto ou indireto na razão destas coisas.

O debate proposto consiste em desvendar algo que julgamos estar oculto, podendo ser-nos revelado através de uma correta interpretação.

E sendo assim está valendo, "melhor", o que eu disse:

Estamos interpretando um texto!
Neste tipo de exercício não
importa e nem interessa o tipo de texto, se ficção ou realidade, ou se
o autor estava lá ou não!

Sinta-se a vontade para transferir esta questão, se quiser, para a área "Ateísmo"!

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Khwey em Seg 19 Jul 2010, 2:35 pm

famado escreveu:Sim.
Frente a coragem e a disposição de Pedro para experimentar andar sob a água, e o medo dominante logo em seguida, que diferenças você vê entre os episódios para que não aceite que aconteceu a mesma coisa em ambos?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por famado em Seg 19 Jul 2010, 2:40 pm

O primeiro episódio era um milagre (andar sobre a água), era sobrenatural. O segundo era natural. Portanto, não têm necessariamente uma correlação.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por lordakner em Seg 19 Jul 2010, 2:45 pm

famado escreveu:Lord Acne

Minha resposta (que vc já sabe), que vou postar mais tarde, mostra que não é possível que Marcos, Lucas, Mateus, João ou sejam quais forem os autores dos evangelhos, tivessem como saber. Eles escreveram e não sabiam o motivo porque Pedro negou a Jesus, Judas o traiu e a multidão, que dias antes o recebera glorioso, o abandonou à própria sorte.
Os Evangelhos são cópias de um relato original (ou somatório/resumo de vários relatos)
Restam as perguntas:
a) Quem afirmou isso primeiro? (parece que foi Lucas)
b) Ele estava lá?
c) Qual a motivação dele? (estava narrando um fato ou compondo uma lenda?)

É a forma séria de se chegar a alguma conclusão.
A não ser que vocês só queiram praticar "masturbação mental".

lordakner
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:13 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: