.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
23 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 23 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Sábado Ontem e Hoje

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Sábado Ontem e Hoje

Mensagem por Ed em Dom 18 Jul 2010, 5:21 am

O Sábado Ontem e Hoje

Os Adventistas do Sétimo Dia ensinam que os homens guardavam o sábado desde os dias de Adão, o que é contrário ao próprio registro da Bíblia.

Conquanto seja verdade que o sábado (shabbath) teve origem depois dos seis dias da criação (Gênesis 2:1-3), ele foi o descanso de Deus, não do homem. Não existe registro algum do homem guardando o sábado antes da peregrinação de Israel, no deserto. Os santos em Gênesis construíam altares, oravam, ofereciam sacrifícios e dizimavam, porém a Escritura silencia a respeito da guarda do sábado.

O SÁBADO FOI DADO PRIMEIRO A ISRAEL, E É O SINAL DE DEUS PARA ISRAEL

Neemias 9:13-14 declara, meridianamente, que o sábado foi dado primeiro a Israel, no deserto: “E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons”. E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo”.

Se Abraão, Isaque e Jacó tivessem guardado o sábado, seus filhos teriam se familiarizado com esta prática; mas Neemias nos conta que este não foi o caso. Êxodo 31:12-13 ensina claramente que o sábado foi um sinal particular de Deus para Israel. O fato é que o sábado pertence à nação de Israel e à nenhuma outra. Se à humanidade em geral o sábado tivesse sido dado, após a criação, ele não seria um sinal para Israel. Também é importante observar que o sábado será uma possessão eterna de Israel (Êxodo 31:16). Este sinal jamais será extinto ou transferido para outro povo. Isto explica por que os profetas predisseram que Israel guardará o sábado, mesmo depois que o Reino de Cristo for estabelecido aqui na Terra. (Isaías 66:23). Ele também explica por que Jesus Cristo mencionou o sábado em Suas profecias sobre a Tribulação. (Mateus 24:20). Hoje em dia, os judeus continuam guardando o sábado e existem restrições na terra de Israel. Por exemplo, a El Al Airline não realiza vôos no sábado.

O SÁBADO E OS SANTOS DO NOVO TESTAMENTO

Em seus escritos às igrejas, os apóstolos mencionaram o sábado apenas três vezes:

- O sábado é um símbolo da garantia de salvação em Cristo. (Hebreus 4).

- O crente do Novo Testamento não tem obrigação de guardar o sábado (Colossenses 2:9-17).

- O crente do Novo Testamento tem liberdade para escolher os dias de guarda. (Romanos 14:1-23).

“Os que afirmam que o sábado é uma obrigação do cristão estão ensinando o contrário da doutrina apostólica. O sábado se relaciona à velha criação e foi dado expressamente a Israel; [já] o Dia do Senhor [Domingo] se relaciona à nova criação e pertence exclusivamente à igreja. O sábado fala da Lei como seis dias de trabalho que são seguidos por um dia de repouso, enquanto o Dia do Senhor [Domingo] fala da graça, pois começamos a semana com um dia de repouso, o qual é seguido pelos seis dias de trabalho.” (Wiersby’s Old Testament Outlines).

Então, por que Jesus guardou o sábado? Ele o guardou pela mesma razão por que guardou todas as outras leis de Moisés (Ele também observou as festas), porque Ele nasceu como judeu e cresceu sob a Lei, a fim de poder cumpri-la, redimindo o seu povo da escravidão. (Gálatas 4:4 e Romanos 9:5).


EVIDÊNCIA BÍBLICA DE QUE OS CRISTÃOS PRIMITIVOS ADORAVAM NO DOMINGO

01. - Jesus ressuscitou dos mortos no primeiro dia da semana (Marcos 16:9).

02. - Jesus apareceu primeiro aos discípulos, no primeiro dia da semana (Marcos 16:9).

03. - Jesus sempre se encontrou com os Seus discípulos, em lugares diferentes, no primeiro dia da semana, depois da Ressurreição. (Marcos 16:9-11; 12:13; Mateus 28:8-10; Lucas 24:34; João 20:19-23).

04. - Jesus abençoou os discípulos no primeiro dia da semana.(João 20:19)05. - Jesus assoprou o dom do Espírito Santo sobre os discípulos, no primeiro dia da semana. (João 20:22).

06. – Jesus comissionou os discípulos a pregar o evangelho por todo o mundo, no primeiro dia da semana. (João 20:21; Marcos 16:9-15).

07. - Jesus subiu ao céu, no primeiro dia da semana, sentou-se à destra do Pai e se tornou o cabeça de tudo (João 20:17; Efésios 1:20).

08. - Muitos mortos saíram dos sepulcros, no primeiro dia da semana. (Mateus 27:52-53).

09. - O primeiro dia da semana tornou-se o dia de alegria e regozijo para os discípulos (João 20:20; Lucas 24:41).

10. - O Evangelho do Cristo ressuscitado foi pregado no primeiro dia da semana (Lucas 24:34).

11. - Jesus explicou as Escrituras aos discípulos, no primeiro dia da semana (Lucas 24:27,45).

12. - A obtenção de nossa redenção foi completada no primeiro dia da semana (Romanos 4:25).

13. - O Espírito Santo desceu, no Dia de Pentecoste, (Atos 2:1), no primeiro dia da semana. O Pentecoste acontecia no 50º. dia, após o sábado seguinte à festa do molho movido (Levítico 23:15-16).

14. – Os cristãos se reuniam para adorar, no primeiro dia da semana (Atos 20:6-7; 1 Coríntios 16:2). (D. M. Cartright - Seven Days Adventism Renounced)

A partir daquele dia, a vasta maioria dos cristãos sempre tem se reunido para adorar no Dia do Senhor. Eles o fazem em honra à Ressurreição do seu Salvador. Cristo permaneceu no túmulo durante o sábado e ressuscitou como o primogênito dentre os mortos, no primeiro dia da semana. O sábado significa o último dia da velha criação (Gênesis 2:2) e o Domingo, o dia da nova criação.

EVIDÊNCIA HISTÓRICA DE QUE OS CRISTÃOS ADORAVAM NO DOMINGO

A Epístola de Barnabé (cerca de 100 anos d.C.): “Daí por que guardamos o oitavo dia com alegria, o mesmo dia em que Jesus também ressuscitou dos mortos”.

A Epístola de Inácio (cerca de 107 d.C.): “Não sejam enganados com doutrinas estranhas, nem com fábulas antigas, que nada têm de proveitoso. Pois, se ainda vivermos conforme a lei judaica, reconhecemos que não recebemos a graça... Se, portanto, os que cresceram na velha ordem das coisas chegaram à posse de uma nova esperança, não mais observem o sábado, mas fiquem na observância do Dia do Senhor, no qual nossa vida nos brotou por Ele e por Sua morte.”

Justino Mártir (cerca de 140 d.C.) : “E no dia chamado Domingo, todos os que vivem em cidades ou no campo se reúnem num local e as memórias dos apóstolos ou dos escritos dos outros profetas são lidos... Mas Domingo é o dia no qual todos nós nos reunimos em assembléia comum, porque ele é o primeiro dia da semana, no qual Deus...; e Jesus Cristo, nosso Salvador, nesse mesmo dia, ressuscitou dos mortos”.

Bardesanes Edessa - (180 d.C.): “Em um dia, o primeiro dia da semana, nós nos reunimos em assembléia”.

Clemente de Alexandria – (194 d.C.): “Ele, em cumprimento do preceito, conforme o Evangelho, guarda o Dia do Senhor, glorificando a ressurreição do Senhor nele mesmo”.

Tertuliano (200 d.C.): “Solenizamos o dia depois do sábado, em contradição aos que chamam este dia como o seu shabbath”.

Irineu - (cerca de 155-202 d.C.): ”O mistério da Ressurreição do Senhor não pode ser celebrado em outro dia que não seja o Dia do Senhor e somente neste dia devemos celebrar o fim da Festa de Páscoa.”

Cipriano (250 d.C.): “O oitavo dia, este é o primeiro dia após o sábado e é o Dia do Senhor”.

Anatólio (270 d.C.): “Nossa consideração pela Ressurreição do Senhor, que aconteceu no Dia do Senhor, nos levará a celebrá-lo”.

Pedro, Bispo de Alexandria (306 d.C.): “Mas o Dia do Senhor celebramos como um dia de alegria, porque nele, Ele ressuscitou”.


David Cloud


Traduzido por Mary Schultze, em 17/07/2010.


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3163 dias de existência com 228923 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11002
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum