.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
63 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 62 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O sistema giratório da Terra

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

roll Re: O sistema giratório da Terra

Mensagem por oliveira leite em Sex 16 Jul 2010, 6:02 pm

Agora como Moises sabia de tudo isso?

Quem fez tudo isso lhe revelou

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552
flag : Brasil

Mensagem por oliveira leite em Sex 16 Jul 2010, 6:08 pm

lordakner escreveu:
APODman escreveu:
As combinações de fatores como o uso de artigos, do número singular, das
construções semântico-sintáticas, das fronteiras do tempo, etc.,
corroboradas pelas promulgações divinas como em Êxodo 20:8-11 e Êxodo
31:12-17, sugerem de maneira única e consistente que o “dia” da criação
tem significado literal, seqüencial e cronológico

Finalmente assumiram isto !

Mas daí a assumirem que é pura Mitologia Judaica da Idade do Bronze, vai uma enorme distãncia. oh my

voce só sabe dizer isso
chamar os outros de idade da pedra
bronze ou sei lá
porque não se atualiza?
mostre que sabe e deixe de criticar com frases curtas
de efeito moral que só serve para alimentar o seu ego
equerer tá por cima é bom
mas poder é outra coisa

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por lordakner em Sex 16 Jul 2010, 7:04 pm

oliveira leite escreveu:
lordakner escreveu:
APODman escreveu:
As combinações de fatores como o uso de artigos, do número singular, das
construções semântico-sintáticas, das fronteiras do tempo, etc.,
corroboradas pelas promulgações divinas como em Êxodo 20:8-11 e Êxodo
31:12-17, sugerem de maneira única e consistente que o “dia” da criação
tem significado literal, seqüencial e cronológico

Finalmente assumiram isto !

Mas daí a assumirem que é pura Mitologia Judaica da Idade do Bronze, vai uma enorme distãncia. oh my

voce só sabe dizer isso
chamar os outros de idade da pedra
bronze ou sei lá
porque não se atualiza?
mostre que sabe e deixe de criticar com frases curtas
de efeito moral que só serve para alimentar o seu ego
equerer tá por cima é bom
mas poder é outra coisa
Eu não fico dizendo que "Vou para o Céu e que o Resto vai para o Lago De Fogo". oh my
Eu não fico dizendo que "O mundo vai acabar, que eu vou ser arrebatado enquanto o resto da humanidade vai ficar no meio de terremotos e guerras" ai, caramba!
Eu não pego um livro e saio balançando-o na cara de todo mundo e afirmando que EU sei o que está escrito nele, e nunguém mais sabe. eba
Eu não fico chamando os outros de "do mundo", como se eu pertencesse à uma raça especial.
E EU que preciso me atualizar?
Eu que gosto de "estar por cima"? humm...

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por oliveira leite em Sex 16 Jul 2010, 7:50 pm

sim mas o que voce então fica dizendo?
já parou para pensar no que diz?
já parou para pensar pelo menos que a Biblia pode tá certa e voce errado?
voce é um critico crentense
ficou cego por ter tanta raiva de crente

fala mal do judaismo
voce sabe o que é judaismo?
não a sua opinião pessoal
pois ela é depreciativa
mas o conceito real de judaismo?
voce já parou e tentou se colocar no lugar de um judeu?
falar é facil e existem pessoas que ganham a vida só falando
mas é muito facil falar

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por APODman em Sex 16 Jul 2010, 8:02 pm

silvamelo escreveu:
Calma aí! Vejamos o que está escrito:

1) "No princípio Deus criou os céus e a terra". Veja que fala primeiro da criação dos céus, ou seja, tudo o que vemos acima de nós, e depois a terra. Deus fala da criação do universo, mas não detalha sobre isso.

Exato, da criação do Universo, os Céus aqui significam o Cosmos !

2) "A terra era sem forma e vazia". A terra não tinha forma ainda. Eram pedaços de rocha, gás e poeira girando em órbita em torno da proto-estrela que viria a ser o sol.4) "E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas". Aqui a terra já formada, é separada do meio em que estava, pela ação da gravidade e passa a existir como planeta.

Ok, aqui está o problema.

Se a Terra não tinha forma isto indica que sua massa era baixa demais para que assumisse a forma esférica não possuindo gravidade para reter uma atmosfera e sem atmosfera NUNCA a água existira em estado líquido em nosso proto planeta.

5) "E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo". Agora, com a terra já formada, e resfriando, os gases começam a assentar e os mares começam a se formar... Céus aqui podem ser entendidos como o restante do sistema solar, que surgiu do mesmo meio que a terra, do qual foi separada...

Aqui vc está desvirtuando ou forçando demais uma explicação despropositada. Deus teria separado as águas (elemento químico) primordiais, gerando a atmosfera ( Céus ) e as águas dos mares, rios, etc. De forma alguma pode-se assumir que Cúes aqui signifique o Cosmos como em Genesis 1:1 isto é simplesmente descabido !

O céu a que vc se refere pode ser interpretado apenas em Genesis 1:1, céu no sentido de tudo aquilo que está acima, o espaço cósmico, etc. Vc simplesmente realizou uma inversão ( "Céus" de Genesis 1:1 com o Céus de Genesis 1:8 ) de modo a criar uma conveniente explicação salvadora.

E de toda forma vemos perfeitamente em Genesis 1:20 que os Céus derivados da "Expansão" a que Genesis 1:8 se refere trata-se da atmosfera:

Genesis 1:20
"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus."

[ ]´s

APODman
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 24

Mensagem por oliveira leite em Sex 16 Jul 2010, 9:31 pm

Se a Terra não tinha forma isto indica que sua massa era baixa demais para que assumisse a forma esférica não possuindo gravidade para reter uma atmosfera e sem atmosfera NUNCA a água existira em estado líquido em nosso proto planeta.

Não é isso que diz a teoria do Big Bang
a Terra era uma nebulosa
poeira cosmica
exatamente por ser uma nebulosa
sem forma e vazia
e tambem cogita o resfriamento da terra
seria bom rever seus conceitos
que pelo jeito
não bate nem com a ciência, nem com a Biblia

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por oliveira leite em Sex 16 Jul 2010, 9:32 pm

a Terra era uma nebulosa
poeira cosmica
sem forma e vazia
que pelo jeito

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por APODman em Sex 16 Jul 2010, 10:50 pm

oliveira leite escreveu:Ok, aqui está o problema.

a Terra era uma nebulosa
poeira cosmica
sem forma e vazia
que pelo jeito

[ ]´s

APODman
Quartzo
Quartzo

Mensagem por silvamelo em Sab 17 Jul 2010, 2:19 am

Ora, num dado momento da formação da terra, ela não tinha forma, porque os compostos estavam em órbita, antes de serem agregados. Portanto, esse trecho está descrevendo tal momento.

Vc simplesmente realizou uma inversão ( "Céus" de Genesis 1:1 com o Céus de Genesis 1:8 ) de modo a criar uma conveniente explicação salvadora.
Não foi uma "inversão salvadora". Isso se chama INTERPRETAÇÃO! O que fica claro para mim, ou para qualquer pessoa de bom senso, é que os sete dias da criação são simbólicos, dando margem a interpretação.

Veja que você mesmo (que me parece ser ateu), usou de interpretação na avaliação de um trecho onde não há menção direta ao que você deduziu:
E de toda forma vemos perfeitamente em Genesis 1:20 que os Céus derivados da "Expansão" a que Genesis 1:8 se refere trata-se da atmosfera:

Genesis 1:20
"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus."

Uma narrativa simbólica não trás em si falhas ou erros. Se algo não se encaixa, então o erro está na interpretação.

Agora, se a pessoa não crê no que está na Bíblia, é claro que vai procurar e achar falhas em tudo, porque já reprovou em seu coração a mensagem principal do Evangelho, que é a religação com Deus. No fundo, essa pessoa quer viver sem Deus. Por isso Deus a confunde. Esse é exatamente o propósito dEle ao usar simbolismos na Sua Palavra:

"Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure" (Mt 13.13-15).

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por El Dikaios em Sab 17 Jul 2010, 7:43 am

lordakner escreveu:
El Dikaios escreveu:
Ok Agora é sério, quantos anos tens? japinha
O bastante para saber que a terra gira em torno do sol. oh my

Sem ofensas. Ainda tens idade para acreditar em animações? Calculo tenhas 37 anos de idade e 2 anos de debates.

Bom sabes, que a terra gira em torno do sol, como chegaste a tal conclusão? Qual foi o método usado? Intuição, observação, dedução? Animação não vale até porque você não crê em pessoas que tiveram visão de Deus.

Se me fizesses o inverso da pergunta que eu ti fiz eu, ti diria nada me leva a aceitar que a terra gira, ou se move. VOCÊ também não sabe nada, nem tem certeza de NADA. Mas finge que sabe, e quando chega a hora de provar ou recorre a wiki ou you tube. Como se isso bastasse.

Qual é diferença entre um ateu e uma árvore ? Nenhuma

http://faustopensologo.blogspot.com

El Dikaios
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 402
flag : Angola

Mensagem por APODman em Sab 17 Jul 2010, 11:04 am

]Ora, num dado momento da formação da terra, ela não tinha forma, porque os compostos estavam em órbita, antes de serem agregados. Portanto, esse trecho está descrevendo tal momento.

Silvamelo, não se pode sequer dizer que existia Terra nesta situação ( antes do processo de acresção ) quanto mais que ela seria amorfa.

Objetos celestes amorfos são os asteróides com menos de 500km pois não possuem massa suficiente para que a gravidade exerça uma força equipotencial forçando-o a forma esferóide:

Dimensões: Gaspra ~ 20km / Ida ~ 53km / Mathilde ~ 52km

Já o asteróide Ceres ( hoje chamado de Planeta-anão ) com 976km de diâmetro agregou massa o suficiente para que a gravidade forçasse a sua forma em um esferóide:

Não foi uma "inversão salvadora". Isso se chama INTERPRETAÇÃO! O que fica claro para mim, ou para qualquer pessoa de bom senso, é que os sete dias da criação são simbólicos, dando margem a interpretação.

Sim, foi,

Genesis 1:1 nos falaria sobre a criação do Cosmos ( Céus ) e daquilo que poderia ser chamado de Terra mesmo que ainda como um objeto amorfo em pleno processo de acresção.

Em Genesis 1:6-7 teriamos que a as águas primordiais haviam sido divididas através de uma "expansão" ( algo similar a uma bolha ) que teria mantido uma parte das águas no nível do solo formando os oceanos, mares, rios, etc. e a outra parte teria sido carregada sobre a "bolha" formando um oceano por sobre a abôbada ( talvez uma tentativa dos hebreus de explicar a cor azul dos céus ).

A este espaço que existiria entre as água do nível do solo e aquelas por sobre a expansão, Deus o chamou de Céus, que não seria nada mais do que hoje chamamos de atmosfera !

Porém o problema ( os Hebreus não tinham como saber disto ) é que água em estado líquido não existe sob condições de vácuo, antes de existir a atmosfera mas segundo o Genesis a água já existia neste estado antes da criação da atmosfera !

Veja que você mesmo (que me parece ser ateu), usou de interpretação na avaliação de um trecho onde não há menção direta ao que você deduziu:

Sim, sou ateu.

Eu não usei de uma interpretação, apenas citei o versículo que nos fala diretamente que as aves estariam confinadas a voar "sob a face da expansão dos céus", ou seja, dentro dos limites da atmosfera ! É muito simples e não exige nenhum malabarismo hermenêutico para se entender !

Uma narrativa simbólica não trás em si falhas ou erros. Se algo não se encaixa, então o erro está na interpretação.

Uma narrativa simbólica não permite o tempo todo esta livre-associação que vc chama de interpretação.

No Genesis existe uma caracterização de elementos muito específica em determinados pontos, a questão dos "céus" é uma delas, mas claro no esforço em se tentar salvar a inerrância bíblica apela-se a qualquer tipo de expediente que chega mesmo a corromper o bom senso e a própria a bíblia !

Seria mais simples e honesto admitir o óbvio: a Bíblia errou, água em estado líquido não existe sob condições de vácuo portanto antes da criação da atmosfera no "segundo dia". As águas primordiais citadas em Genesis 1:2 não poderiam existir.

Muito menos admitir que os Hebreus na formulação de sua própria cultura religiosa fez como diversos outros povos da história e assimilou partes da cultura e crenças de outras civilizações que tiveram contato. Os Sumérios e Babilonios tinham em suas crenças cosmogônicas ( apresentados no Enuma Elish ), que antencedem a dos hebreus, que na Terra, antes mesmo da existência da atmosfera, já existiam as águas primordiais:

Enuma Elish, Tábua I
"Quando no alto não se nomeava o céu,
e em baixo a terra não tinha nome,
do oceano primordial (Apsu), seu pai;
e da tumultuosa Tiamat, a mãe de todos,
as águas se fundiam numa,
e os campos não estavam unidos uns com os outros,
nem se viam os canaviais;
quando nenhum dos deuses tinha aparecido,
nem eram chamados pelo seu nome,
nem tinham qualquer destino fixo,
foram criados os deuses no seio das águas"

Os Hebreus copiaram a idéia apenas adaptando-a a seu monotesimo pois não sabiam que tal situação ( água antes da atmosfera ) era impossível.

Mas então o que seria dos Criacionistas literalistas para os quais se existir um erro no Genesis toda Bíblia desaba ?

Agora, se a pessoa não crê no que está na Bíblia, é claro que vai procurar e achar falhas em tudo, porque já reprovou em seu coração a mensagem principal do Evangelho, que é a religação com Deus. No fundo, essa pessoa quer viver sem Deus. Por isso Deus a confunde.

Certa vez perguntei a um grande amigo que é Reverendo Presbiteriano o que aconteceria se provassem a ele que toda a Bíblia estava errada. Ele me disse:

"Nada, minha fé não está escrita em letras em papel"

Acho que a honestidade intelectual não deveria ter o poder de abalar a fé. Se o Genesis falha o que importa isto a quem realmente tem fé ?

Esse é exatamente o propósito dEle ao usar simbolismos na Sua Palavra:

Esta é uma proteção antecipada dos escritores da Bíblia contra as críticas vindouras as óbvias falhas nos textos: "não é o texto que está errado, é você".

[ ] ´s

Última edição por APODman em Sab 17 Jul 2010, 11:16 am, editado 1 vez(es)

APODman
Quartzo
Quartzo

Mensagem por APODman em Sab 17 Jul 2010, 11:09 am

El Dikaios escreveu:
lordakner escreveu:
El Dikaios escreveu:
Ok Agora é sério, quantos anos tens? japinha
O bastante para saber que a terra gira em torno do sol. oh my

Sem ofensas. Ainda tens idade para acreditar em animações? Calculo tenhas 37 anos de idade e 2 anos de debates.

Bom sabes, que a terra gira em torno do sol, como chegaste a tal conclusão? Qual foi o método usado? Intuição, observação, dedução? Animação não vale até porque você não crê em pessoas que tiveram visão de Deus.

Se me fizesses o inverso da pergunta que eu ti fiz eu, ti diria nada me leva a aceitar que a terra gira, ou se move. VOCÊ também não sabe nada, nem tem certeza de NADA. Mas finge que sabe, e quando chega a hora de provar ou recorre a wiki ou you tube. Como se isso bastasse.

El Dikaios ( Fausto? ) leia esta minha postagem ( lá tb constam algumas questões a vc):

- http://gospelbrasil.topicboard.net/teologia-f11/o-sistema-giratorio-da-terra-t3565-120.htm#71609

[ ]´s

APODman
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Eduardo em Sab 17 Jul 2010, 12:07 pm

APODman escreveu:
Ora, num dado momento da formação da terra, ela não tinha forma, porque os compostos estavam em órbita, antes de serem agregados. Portanto, esse trecho está descrevendo tal momento.

Silvamelo, não se pode sequer dizer que existia Terra nesta situação ( antes do processo de acresção ) quanto mais que ela seria amorfa.
Amigos seria bom analisar o termo na lingua original, o hebraico. As palavras hebraicas "sem forma e vazia" são tohu e bohu. Em português elas significam: caótica, em confusão, desolação, arruinada e vazia.

Especificamente tohu é uma palavra de difícil tradução, que aparece em dezenove versículos (Gn 1:2; Dt 32:10; 1 Sm 12:21; Jó 6:18; 12:24; 26:7; Sl 107:40; Is 24:10; 29:21; 34:11; 40:17,23; 41:29; 44:9; 45:18,19; 49:4; 59:4; Jr 4:23). Sugere em todos estes contextos confusão, área desértica, cidade destruída, confusão moral, irrealidade, inexistência, carregando um sentido pejorativo e negativo. A Septuaginta aqui traduziu por avo,ratoj (aoratos), “invisível”.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Khwey em Sab 17 Jul 2010, 12:13 pm

APODman escreveu:
silvamelo escreveu:

1) "No princípio Deus criou os céus e a terra". Veja que fala primeiro da criação dos céus, ou seja, tudo o que vemos acima de nós, e depois a terra. Deus fala da criação do universo, mas não detalha sobre isso.

2) "A terra era sem forma e vazia". A terra não tinha forma ainda. Eram pedaços de rocha, gás e poeira girando em órbita em torno da proto-estrela que viria a ser o sol.4) "E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas". Aqui a terra já formada, é separada do meio em que estava, pela ação da gravidade e passa a existir como planeta.

Gênesis descreve a separação entre águas e águas como se fosse um projeto ainda no papel, porque apesar da descrição desta separação das águas, ainda não havia água na superfície do planeta.

Logo, as águas sobre a expansão foram projetadas para a nossa atmosfera em forma de vapor, a expansão ou o espaço abaixo desta formação foi denominado céu, também parte desta atmosfera, e por fim as águas abaixo deste céu foram reunidas em locais terrestres denominados mares.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por APODman em Sab 17 Jul 2010, 12:34 pm

Eduardo escreveu:
Especificamente tohu é uma palavra de difícil tradução, que aparece em dezenove versículos (Gn 1:2; Dt 32:10; 1 Sm 12:21; Jó 6:18; 12:24; 26:7; Sl 107:40; Is 24:10; 29:21; 34:11; 40:17,23; 41:29; 44:9; 45:18,19; 49:4; 59:4; Jr 4:23). Sugere em todos estes contextos confusão, área desértica, cidade destruída, confusão moral, irrealidade, inexistência, carregando um sentido pejorativo e negativo. A Septuaginta aqui traduziu por avo,ratoj (aoratos), “invisível”.

Asteróide Eros:

Asteroide Itokawa:

[ ]´s

Última edição por APODman em Sab 17 Jul 2010, 12:43 pm, editado 1 vez(es)

APODman
Quartzo
Quartzo

Mensagem por APODman em Sab 17 Jul 2010, 12:37 pm

Khwey escreveu:
APODman escreveu:
silvamelo escreveu:

Gênesis descreve a separação entre águas e águas como se fosse um projeto ainda no papel, porque apesar da descrição desta separação das águas, ainda não havia água na superfície do planeta.

Logo, as águas sobre a expansão foram projetadas para a nossa atmosfera em forma de vapor, a expansão ou o espaço abaixo desta formação foi denominado céu, também parte desta atmosfera, e por fim as águas abaixo deste céu foram reunidas em locais terrestres denominados mares.

Genesis 1:2
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Genesis 1:7-8
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

Impossível.

[ ]´s

APODman
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Eduardo em Sab 17 Jul 2010, 12:41 pm

Apodman, especificamente tohu é uma palavra de difícil tradução, que aparece em dezenove versículos (Gn 1:2; Dt 32:10; 1 Sm 12:21; Jó 6:18; 12:24; 26:7; Sl 107:40; Is 24:10; 29:21; 34:11; 40:17,23; 41:29; 44:9; 45:18,19; 49:4; 59:4; Jr 4:23). Sugere em todos estes contextos confusão, área desértica, cidade destruída, confusão moral, irrealidade, inexistência, carregando um sentido pejorativo e negativo. A Septuaginta aqui traduziu por avo,ratoj (aoratos), “invisível”.

Essa descrição é semelhante de Vênus:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por APODman em Sab 17 Jul 2010, 12:45 pm

Eduardo escreveu:Apodman, especificamente tohu é uma palavra de difícil tradução, que aparece em dezenove versículos (Gn 1:2; Dt 32:10; 1 Sm 12:21; Jó 6:18; 12:24; 26:7; Sl 107:40; Is 24:10; 29:21; 34:11; 40:17,23; 41:29; 44:9; 45:18,19; 49:4; 59:4; Jr 4:23). Sugere em todos estes contextos confusão, área desértica, cidade destruída, confusão moral, irrealidade, inexistência, carregando um sentido pejorativo e negativo. A Septuaginta aqui traduziu por avo,ratoj (aoratos), “invisível”.

Com o detalhe que Vênus possui atmosfera mas fundamentalmente possui forma definida!

A descrição do Genesis ( se formos tentar transpô-la para a realidade ) é mais corretamente associada a um asteróide, sem forma definida e sem atmosfera.

[ ]´s

Última edição por APODman em Sab 17 Jul 2010, 12:55 pm, editado 1 vez(es)

APODman
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Khwey em Sab 17 Jul 2010, 12:47 pm

APODman escreveu:
Khwey escreveu:
APODman escreveu:
silvamelo escreveu:

Genesis 1:2
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Haviam águas e águas.

O que seria águas e águas?

Qual das duas surgiu primeiro?

Sobre qual delas o Espírito de Deus movia-se?

APODman escreveu:Genesis 1:7-8
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

Impossível.
O que seria impossível, segundo este verso???

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por APODman em Sab 17 Jul 2010, 12:53 pm

Khwey escreveu:Haviam águas e águas.

Sobre água líquida:

A palavra utilizada para água em Genesis 1:2 é a referente a água em seu estado líquido:

4325
; mayim {mah'-yim}

Meaning: 1) water,
waters 1a) water 1b)
water of the feet, urine 1c) of danger,
violence, transitory things,
refreshment (fig.)

Origin: dual
of a primitive noun (but used
in a singular sense); TWOT - 1188; n m

Usage:
AV - water 571,
piss 2, waters + 06440 2, watersprings 2, washing
1, watercourse + 04161
1, waterflood 1, watering 1, variant 1; 582

Ainda esta palavra aparece em diversas outras partes da bíblia:

1. lit. Mt 3:11; Mk 9:41; 14:13; J 5:3f v.l., 7; Hb
10:22;
2 Pt 3:5; Rv 1:15.—2. fig. J 4:10f, 14; 7:38; Rv 7:17; 21:6;
22:1,
17. [hydrant] [pg 204]

Fonte: Bibleworks 8 ( http://www.bibleworks.com/ )

Todas elas em referência a água líquida.

Ainda na Septuaginta a palavra é "tehom" empregada para designar grandes massas de água.

fonte: http://gospelbrasil.topicboard.net/teologia-f11/o-sistema-giratorio-da-terra-t3565-135.htm#71634

Khwey escreveu:

Impossível.

Não propriamente neste verso mas este verso indica que a atmosfera surgiu apenas no segundo dia enquanto a água líquida já existia antes disto, isto é impossível, já que água líquida não existe sob vácuo.

[ ]´s

APODman
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Khwey em Sab 17 Jul 2010, 1:07 pm

APODman escreveu:
Khwey escreveu:Haviam águas e águas.

Sobre água líquida:

A palavra utilizada para água em Genesis 1:2 é a referente a água em seu estado líquido:

Foi utilizada a expressão "águas e águas".

Por que???

A palavra céu que aparece na bíblia também é uma só, mas pode significar atmosfera, universo, cosmo, ou qualquer espaço fora dos limites do planeta.

O que faz variar o seu significado é o contexto onde ela se encontra.

A água pode ser líquida, sólida e vapor, e continua sendo "água" dependendo apenas do contexto.

APODman escreveu:
Khwey escreveu:

Impossível.

Não propriamente neste verso mas este verso indica que a atmosfera surgiu apenas no segundo dia enquanto a água líquida já existia antes disto, isto é impossível, já que água líquida não existe sob vácuo.

[ ]´s
O texto não fala de atmosfera e nem trás detalhes sobre tal, pois não é um texto científico!

Mas, cientificamente falando, de onde vieram as águas que encheram a terra, outrora uma bola de fogo???.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eduardo em Sab 17 Jul 2010, 1:51 pm

APODman escreveu:
Eduardo escreveu:Apodman, especificamente tohu é uma palavra de difícil tradução, que aparece em dezenove versículos (Gn 1:2; Dt 32:10; 1 Sm 12:21; Jó 6:18; 12:24; 26:7; Sl 107:40; Is 24:10; 29:21; 34:11; 40:17,23; 41:29; 44:9; 45:18,19; 49:4; 59:4; Jr 4:23). Sugere em todos estes contextos confusão, área desértica, cidade destruída, confusão moral, irrealidade, inexistência, carregando um sentido pejorativo e negativo. A Septuaginta aqui traduziu por avo,ratoj (aoratos), “invisível”.

Com o detalhe que Vênus possui atmosfera mas fundamentalmente possui forma definida!

A descrição do Genesis ( se formos tentar transpô-la para a realidade ) é mais corretamente associada a um asteróide, sem forma definida e sem atmosfera.

[ ]´s
Apodman, leia o que escrevi sobre a tradução de tohu que aparece em dezenove versículos (Gn 1:2; Dt 32:10; 1 Sm 12:21; Jó 6:18; 12:24; 26:7; Sl 107:40; Is 24:10; 29:21; 34:11; 40:17,23; 41:29; 44:9; 45:18,19; 49:4; 59:4; Jr 4:23). Sugere em todos estes contextos confusão, área desértica, cidade destruída. Essa descrição é semelhante de Vênus.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por El Dikaios em Sab 17 Jul 2010, 5:30 pm

APODman escreveu:
Ed escreveu:
O Pêndulo de Foucault
O experimento do pêndulo de Foucault consiste em uma das maneiras mais simples e elegantes de se provar a rotação da terra, e isso sem precisar de nenhuma observação astronômica, mesmo dentro de uma sala fechada o experimento é possível. O aparato experimental consiste em nada mais que um pêndulo simples, onde o seu ponto de apoio é livre para girar.

Leon Foucault fez suas primeiras observações do pêndulo em 1848, quando observou que o plano de oscilação do pêndulo parecia girar com o tempo. Em 1850 realizou uma grande exibição no Pantheon (França). Veja figura ao lado. Onde demonstrou em público esse fenômeno.

Mas o que um pêndulo simples tem haver com a rotação da terra? Vamos analisar as forças que atuam na esfera do pêndulo: temos a força de atração gravitacional (peso), a tração do fio e a forças de resistência (ar).

Todas essas forças estão contidas em um mesmo plano,elas fariam apenas o pêndulo oscilar e com o passar do tempo diminuir a amplitude de oscilação devido a resistência do ar, mas nenhuma dessas forças explica a observação experimental que o pêndulo gira com o passar do tempo!!! (Em Paris, essa rotação é de cerca de 10 graus por hora, no sentido horário).

Chegamos, então, em um grande mistério: Por que o pêndulo gira?
A resposta é simples: O pêndulo NÃO gira, é o chão em baixo dele que está girando! Em outras palavras... O plano de oscilação do pêndulo permanece constante, nós temos a impressão que ele está girando porque a terra está girando!
Um pêndulo situado no pólo norte, por exemplo, daria uma volta completa no sentido horário por dia, enquanto um situado no pólo sul o faria no sentido anti-horário. Você consegue perceber porque um pêndulo situado no equador não gira nada?

Atualmente nós não precisamos mais de pêndulos para provar a rotação da terra, mas ainda assim várias universidades do mundo mantêm enormes pêndulos de Foucault em seus laboratórios.

Esse experimento aparentemente simples está ligado a aspectos fundamentais da física, como a idéia de referenciais inerciais. Embora a idéia qualitativa do seu funcionamento seja bastante simples, as contas exatas para o cálculo da sua rotação exigem uma certa sofisticação matemática que não é o objetivo desse texto.

http://www.wendelsantos.com/novo/cotidiano.php?pag=pendulo_foucault

Cuidado para não voltar á idade das trevas exercida pela hereje ICAR...

::

Realmente o Pêndulo de Foucault é melhor experimento que demonstra a rotação terrestre. Gostaria que o colega que questiona a rotação da Terra apresentasse refutações ao resultado do experimento.

Quanto a translação da Terra ( movimento da Terra em torno do Sol ) o Paralaxe Estelar demonstra sua realidade, de forma resumida:

A Paralaxe é a mudança aparente da posição
de um objecto observado, causada por uma mudança da posição do
observador. Por exemplo, coloque a sua mão à sua frente ao longo do
comprimento do seu braço, e observe um objecto do outro lado da sala por
detrás da sua mão. Agora abane a sua cabeça para o seu ombro direito,
ficando a sua mão do lado esquerdo do objecto distante. Mude a sua
cabeça para o seu ombro esquerdo, para que a sua mão apareça do lado
direito do objecto.

Dado que a Terra está em órbita à volta do
Sol, o céu é observado a partir de uma posição em movimento constante no
espaço. Como tal, será de esperar ver um efeito de paralaxe anual, no qual as posições dos objectos
próximos parecem “agitar-se” para trás e para
a frente em resposta ao nosso movimento à volta do Sol. Isto acontece
de facto, mas as distâncias até mesmo às estrelas mais próximas são tão
grandes que você precisa de fazer observações cuidadosas com um
telescópio para detectar o efeito

Abaixo um exemplo gráfico da Paralaxe Estelar, a Terra, ao movimentar-se ao longo de sua órbita, ocasiona um movimento aparente de uma estrela ( ponto azul) em relação as estrelas de fundo, mais distantes, com paralaxe menor e portanto parecessem fixas ):
Não há outra explicação para a Paralaxe Estelar melhor do que o movimento de Translação da Terra, caso questione esta afirmação por favor nos apresente uma refutação a explicação bem como uma melhor explicação ao efeito.

Para saber mais sobre a Paralaxe Estelar leia aqui:
- http://astro.if.ufrgs.br/dist/dist.htm

[ ]´s

A Terra é fixa?

- Claro, basta usar o "bom senso": nada fica para trás, os corpos que sobem verticalmente caem no mesmo lugar; nem se percebe nenhuma paralaxe estelar. Aristóteles...

Qual é diferença entre um ateu e uma árvore ? Nenhuma

http://faustopensologo.blogspot.com

El Dikaios
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 402
flag : Angola

Mensagem por lordakner em Seg 19 Jul 2010, 1:11 am

Eduardo escreveu:
Essa descrição é semelhante de Vênus.
Não.
Não é.
Nem de longe. oh my

lordakner
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 5811

Mensagem por silvamelo em Seg 19 Jul 2010, 2:21 am

Porque não? Todo o material que viria a se tornar a terra estava ali. Então a terra estava ali, ainda que não tivesse forma!

Objetos celestes amorfos são os asteróides com menos de 500km pois não possuem massa suficiente para que a gravidade exerça uma força equipotencial forçando-o a forma esferóide:
Erro crasso! Quem disse que o conceito "forma" passa obrigatoriamente pela identificação esferoidal??? Então, com base na sua afirmação, posso dizer que você não tem forma!!!

Sim, foi,

Genesis 1:1 nos falaria sobre a criação do Cosmos ( Céus ) e daquilo que poderia ser chamado de Terra mesmo que ainda como um objeto amorfo em pleno processo de acresção.

Em Genesis 1:6-7 teriamos que a as águas primordiais haviam sido divididas através de uma "expansão" ( algo similar a uma bolha ) que teria mantido uma parte das águas no nível do solo formando os oceanos, mares, rios, etc. e a outra parte teria sido carregada sobre a "bolha" formando um oceano por sobre a abôbada ( talvez uma tentativa dos hebreus de explicar a cor azul dos céus ).

A este espaço que existiria entre as água do nível do solo e aquelas por sobre a expansão, Deus o chamou de Céus, que não seria nada mais do que hoje chamamos de atmosfera !

Porém o problema ( os Hebreus não tinham como saber disto ) é que água em estado líquido não existe sob condições de vácuo, antes de existir a atmosfera mas segundo o Genesis a água já existia neste estado antes da criação da atmosfera !
Meu caro, a sua interpretação obviamente vai passar pela visão equivocada de quem não dá a mínima para a Palavra, pelo desprezo à sua simplicidade. Também não dou a mínima para a sua interpretação!

Agora, se a pessoa não crê no que está na Bíblia, é claro que vai procurar e achar falhas em tudo, porque já reprovou em seu coração a mensagem principal do Evangelho, que é a religação com Deus. No fundo, essa pessoa quer viver sem Deus. Por isso Deus a confunde.

Certa vez perguntei a um grande amigo que é Reverendo Presbiteriano o que aconteceria se provassem a ele que toda a Bíblia estava errada. Ele me disse:

"Nada, minha fé não está escrita em letras em papel"

Acho que a honestidade intelectual não deveria ter o poder de abalar a fé. Se o Genesis falha o que importa isto a quem realmente tem fé ?
Não quero desmerecer o irmão que lhe respondeu, porque vejo a sinceridade nas palavras dele... Mas esse truque persuasivo que você usou com o seu amigo, com o intuito de semear no coração dele a dúvida quanto a veracidade das Escrituras, simplesmente não vai funcionar comigo:

A minha fé não está escrita em letras em papel, mas, sem letras e papel, eu jamais tomaria conhecimento dela...

Esse é exatamente o propósito dEle ao usar simbolismos na Sua Palavra:
Esta é uma proteção antecipada dos escritores da Bíblia contra as críticas vindouras as óbvias falhas nos textos: "não é o texto que está errado, é você".
A única proteção antecipada na minha vida foi aquela que recebi quase 2000 anos antes d'eu nascer:

O Sangue de Jesus que foi derramado no Calvário!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:05 pm

Conteúdo patrocinado

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: