.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 1:33 pm por Jarbas

» Pr Paulo Brasil - Nota triste de falecimento
Hoje à(s) 8:23 am por Ed

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

Quem está conectado
65 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

REGênesis

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: REGênesis

Mensagem por silvamelo em Dom 27 Jun 2010, 8:48 pm

Aonde nas Escrituras está dito que Adão foi o primeiro ser humano a pisar sobre a face da terra?Mostre-me.

"E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos" (Gn 3.20).

Se houve outros seres humanos além de Adão, eles eram filhos de Eva!

Lamento também toda essa sua agressividade para comigo: A nossa luta não deve ser contra carne ou sangue! Lute pela Verdade! Lute pela Palavra! Fazendo assim, você não será mais alvo fácil de teorias bizarras...

"Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gl 4.16)

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417
flag : Brasil

Mensagem por Jarbas em Dom 27 Jun 2010, 10:31 pm

Fish escreveu:

As duas criações humanas: Hipótese para os “filhos de Deus” e os “filhos dos homens” em Gênesis 6.

Muito bom escrito, e para entendermos melhor, devemos fazer distinção entre o que é o mundo e a terra...

"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos 90 : 2)

"Porquanto disseste: As duas nações e as duas terras serão minhas, e as possuiremos, sendo que o SENHOR se achava ali." (Ezequiel 35 : 10)...duas terras

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15315

Mensagem por Fish em Dom 27 Jun 2010, 10:49 pm

"E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos" (Gn 3.20).

O nome de Eva em hebraico sigifica "Tem vida", e tem vida porque? Porque saiu da costela de Adão, no qual Deus havia soprado seu Espírito, fato singular que os diferenciaram dos seres humanos criados antes, em Gênesis 1.

Bom, eu a considero a "mãe da humanidade" sim man, mas veja bem, o nome significa "Tem vida", o que a faz "mãe da humanidade que tem vida", e o que é a vida senão o Espírito de Deus que foi soprado em Adão? Ou seja, ela é mãe dos filhos de Deus, pois estes tbm passaram a ter parte do Espírito de Deus soprado em Adão por serem da sua descendência, sendo que os judeus descendem justamente desses filhos de Deus. Naum vi nada nessa passagem que falasse que eles foram os primeiros seres humanos a pisarem sobre terra, tbm naum explica como os cenários da Gênesis eram tão diferentes nas duas criações do homem mostradas em Gênesis 1 e Gênesis 2.

Lamento também toda essa sua agressividade para comigo: A nossa luta não deve ser contra carne ou sangue! Lute pela Verdade! Lute pela Palavra! Fazendo assim, você não será mais alvo fácil de teorias bizarras...

LOL! "Agressividade"? Tô respondendo no msm tom q vc man, se acha que tô sendo agressivo d+ repense a sua forma de escrever. E sim man, e estou lutando sim pela verdade, pra tentar compreender o que Deus diz no Gênesis, se vc acha a hipótese "bizarra" num posso fzer nada, embora eu ainda ache ela menos "bizarra" que o livro apócrifo de Enoque.

"Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gl 4.16)

@Arrogância mode on?

Muito bom escrito, e para entendermos melhor, devemos fazer distinção entre o que é o mundo e a terra...

"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos 90 : 2)

"Porquanto disseste: As duas nações e as duas terras serão minhas, e as possuiremos, sendo que o SENHOR se achava ali." (Ezequiel 35 : 10)...duas terras

Hmmm, num tinha pensado nessas passagens. Interessante.

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Jarbas em Seg 28 Jun 2010, 2:02 am

...

"E acontecerá que, quando entrardes na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, guardareis este culto." (Êxodo 12 : 25)

"Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra das vossas habitações, que eu vos hei de dar," (Números 15 : 2)

"Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra em que vos hei de introduzir," (Números 15 : 18)

Entrar na terra? De onde estão vindo? Do espaço? O termo terra na Bíblia se refere à uma região do planeta e não o planeta Terra como os homens o nomearam...

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Seg 28 Jun 2010, 2:08 am

...

Há alguns anos atrás, eu escrevi alguma coisa sobre isso...

.............

Adão e sua descendência........

Sempre ouvimos falar que todo homem é descendente de Adão. Vamos ver o que diz a Palavra de Deus.

"E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem." (Gênesis 4 : 1)

"E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." (Gênesis 4 : 2)

Bom...Até aí vemos que os filhos de Adão e Eva são apenas dois: Caim e Abel.

Caim mata Abel.

"E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou." (Gênesis 4 : 8 )

Até aqui só ficou Adão, Eva e Caim.

Deus expulsa Caim de Sua presença, mas ele diz ao Senhor que está com mêdo de ser morto por todo aquele que o achar.

14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

Então tinha mais gente por lá que não era filho de Adão e Eva não é mesmo? Porque até o momento Adão e sua mulher só tinha tido dois filhos. Vamos seguir mais adiante um pouco.

16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

...Mas essa mulher de Caim não era filha de Adão e Eva!!! Portanto meus irmãos, eu entendi que Adão e Eva são os pais da descendência dos filhos de Deus e não de todos homens que habitam sobre toda a face da terra.

Genealogia de Jesus Cristo.

23 E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,
24 E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,
25 E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí,
26 E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá,
27 E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,
28 E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er,
29 E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi,
30 E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,
31 E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,
32 E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,
33 E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom de Perez, e Perez de Judá,
34 E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor,
35 E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Éber, e Éber de Salá,
36 E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque,
37 E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,
38 E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus.

Criação do homem.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Observa-se aqui que Deus criou homem e mulher e no caso de Adão a Eva veio de sua costela.

São os mistérios de Deus.

Servo de Jesus,

Jarbas.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Seg 28 Jun 2010, 3:03 am

Jarbas escreveu:...

.............

Sempre ouvimos falar que todo homem é descendente de Adão. Vamos ver o que diz a Palavra de Deus.

"E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem." (Gênesis 4 : 1)

"E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." (Gênesis 4 : 2)

Caim mata Abel.

"E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou." (Gênesis 4 : 8 )

Deus expulsa Caim de Sua presença, mas ele diz ao Senhor que está com mêdo de ser morto por todo aquele que o achar.

14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

Então tinha mais gente por lá que não era filho de Adão e Eva não é mesmo? Porque até o momento Adão e sua mulher só tinha tido dois filhos. Vamos seguir mais adiante um pouco.

16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

...Mas essa mulher de Caim não era filha de Adão e Eva!!! Portanto meus irmãos, eu entendi que Adão e Eva são os pais da descendência dos filhos de Deus e não de todos homens que habitam sobre toda a face da terra.

23 E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,
24 E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,
25 E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí,
26 E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá,
27 E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,
28 E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er,
29 E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi,
30 E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,
31 E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,
32 E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,
33 E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom de Perez, e Perez de Judá,
34 E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor,
35 E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Éber, e Éber de Salá,
36 E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque,
37 E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,

Criação do homem.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Observa-se aqui que Deus criou homem e mulher e no caso de Adão a Eva veio de sua costela.

Servo de Jesus,

Jarbas.
Essa teoria esbarra aqui:

Então porque nessa passagem não está dizendo que Eva foi a mãe de todos os "filhos de Deus"? Não há uma demonstração convincente, na Palavra, que aponte a existência de "outros homens" além de Adão... Mas existe essa aí, confirmando que Adão foi o primeiro homem.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Seg 28 Jun 2010, 3:09 am

silvamelo escreveu:

.............

Caim mata Abel.

Criação do homem.

Servo de Jesus,

Jarbas.
Essa teoria esbarra aqui:

Então porque nessa passagem não está dizendo que Eva foi a mãe de todos os "filhos de Deus"? Não há uma demonstração convincente, na Palavra, que aponte a existência de "outros homens" além de Adão... Mas existe essa aí, confirmando que Adão foi o primeiro homem.

Aí esbarramos na versão da Bíblia que vc usa e na que eu uso...

20 E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

Porque Deus, não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele, vivem todos (espiritualmente falando)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Seg 28 Jun 2010, 3:11 am

...

Eu só uso a Bíblia FIEL João Ferreira de Almeida... a diferença é grande...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Fish em Seg 28 Jun 2010, 11:49 am

Jarbas escreveu:
...

.............

Caim mata Abel.

Criação do homem.

Servo de Jesus,

Jarbas.

HMMMMMMMM! SHOWWWWW! Bom q jah tinha gente pensando assim antes, sinal q naum eh uma hipótese taum estranha assim.

20 E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

Porque Deus, não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele, vivem todos (espiritualmente falando)

...

Eu só uso a Bíblia FIEL João Ferreira de Almeida... a diferença é grande...

Sim! Isso msm. A bíblia que eu uso aki em casa eh da editora Ave Maria(eh uma bíblia do tempo das minha aulas de pastoral no colégio) e se baseia na tradução dos manuscritos originais dos Monges Maredsous(lah da Béligica) e possui essa mesmíssima tradução que vc apontou.

Eva é "a mãe de todos os viventes", pois são viventes os seres em que o Espírito de Deus habita("Deus é o Deus dos vivos" como cê falô), Adão e Eva foram os primeiros seres humanos a terem essa dádiva especial de Deus, tendo parte do Seu Espírito, se tornando assim os primeiros filhos de Deus, a raça adâmica, da qual os judeus e Jesus descendem. Isso ajuda a explicar porque se diz que soh são judias as pessoas que nascem de uma mulher judia, por conta do legado de Eva.

Foi necessária a implantação dessa nova raça adâmica na terra, pois a apartir dela foi que nasceu o Messias, nosso Salvador, Jesus Cristo, concebido por meio da ação direta do Espírito de Deus, que jah habitava em parte na carne dos judeus por meio dessa Antiga Aliança Adâmica. Agora, pelo Nova Aliança de Cristo, podemos todos nos tornar filhos e filhas de Deus, aceitando Jesus como nosso Senhor e Salvador, e o Sacrifíco Dele por nós, por meio do qual nossos pecados são perdoados e nós nos tornamos inundados pelo Espírito Santo, dádiva do próprio Deus. Por Adão o pecado entrou no mundo dos filhos de Deus, e por Jesus o pecado foi tirado, tanto do mundo dos filhos de Deus quanto do mundo dos filhos dos homens que o aceitaram, pois onde abundou o pecado, superabundou a Graça["Porquanto disseste: As duas nações e as duas terras serão minhas, e as possuiremos, sendo que o SENHOR se achava ali." (Ezequiel 35 : 10)]. Naum sei vc vai concordar com essa última parte, mas obrigadu por tudo Jarb.

Como disse o ministrosales certa vez no tópico "Já existiamos antes de nacermos?", e achei realmente interessante oq ele falo, talvez o propósito não fosse Adão, pois Deus já sabia de antemão que este pecaria, mas sim Jesus, Adão foi apenas o ponto de partida, o objetivo real era Jesus.

Particularmente, penso que isso foi necessário, pois os filhos dos homens, descendentes dos atlantes, jah haviam profanado demais e terra, sendo necessária uma nova linhagem humana intacta dos pecados anteriormente cometidos para purifica-la e renova-la. Da msm forma que os filhos de Deus destronarão definitivamente os filhos dos homens de seus postos de domínio sobre essa terra que Deus lhes havia dado, penso tbm que Jesus, o Verdadeiro Deus e Messias dos filhos de Deus, destronará Lúcifer, anjo caido e falso deus dos filhos dos homens, de seu posto sobre a criação por meio da Destituição Legítima, o processo apocalíptico, para a partir daí "governar a terra com cetro de ferro".

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por silvamelo em Seg 28 Jun 2010, 1:21 pm

Se Adão e seus filhos eram os viventes e os "outros humanos" eram os "mortos espiritualmente", então vamos analisar a teoria diante da Palavra e ver se está de acordo (vou usar só a Fiel):

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gn 1.26,27).

Acima vemos Deus criando o homem no sexto dia. Estes seriam os "outros homens" que haviam na terra segundo o Fish, e os "mortos espirituais", conforme você citou...

"Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados" (Gn 5.1,2).

Mas nesta passagem acima vemos que aquela criação do sexto dia se refere a criação de Adão. Não há criações de homens separadamente. No capítulo 1 e 2 a Bíblia estava fazendo duas abordagens de um mesmo evento! O texto nem poderia ser mais claro que isto!!!

"... chamou o seu nome Adão..." Aquele homem criado no sexto dia não é morto espiritual nenhum... é Adão mesmo!

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Seg 28 Jun 2010, 1:38 pm

...

A coisa não é tão clara e simples assim não, e quem são esses que poderiam matar Caim?... 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Fish em Seg 28 Jun 2010, 8:59 pm

"Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados" (Gn 5.1,2).

Mas nesta passagem acima vemos que aquela criação do sexto dia se refere a criação de Adão. Não há criações de homens separadamente. No capítulo 1 e 2 a Bíblia estava fazendo duas abordagens de um mesmo evento! O texto nem poderia ser mais claro que isto!!!

"... chamou o seu nome Adão..." Aquele homem criado no sexto dia não é morto espiritual nenhum... é Adão mesmo!

Naum necessariamente, Deus diz aí que quando criou o homem o criou a sua imagem e semelhança, soh isso...Naum ha nada ai que diga que Adão foi criado no sexto dia.
Pergunta: se Deus disse que havia criado o homem a sua imagem e semelhança no capitulo 1, porque ele está se repetindo no capítulo 2, e ainda dando um nome a esse homem, fato completamente ausente no capítulo 1? Simples, pois no capítulo 2 do Gênesis, vemos o surgimento de outra linhagem humana, e mais especial, visto que o próprio Deus estah dando um nome ao primeiro homem dessa nova linhagem. O que pode-se inferir a partir disso, eh que tanto Adão quanto os homens criados anteriormente a ele no "Sexto Dia" são semelhantes, pois ambos foram criados a semelhança de Deus.

A coisa não é tão clara e simples assim não, e quem são esses que poderiam matar Caim?... 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

Pois eh man, há dezenas de posts atrás eu perguntei isso a ele, e ateh agora to esperando a resposta...

Fish
Pérola
Pérola

REGênesis VII

Mensagem por Fish em Seg 28 Jun 2010, 11:43 pm

Adão e Eva

Estamos agora mais ou menos em 6.000 a.C, retomando o Gênesis temos:

8¶ E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
9E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
11O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
12E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
13E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
14E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
15E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16¶ E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18¶ E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
19Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21¶ Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Após o Cataclismo, Deus pretendia recolonizar a Terra com uma raça humana justa, em meio ao ambiente extremamente hostil da Terra àquela época, Deus criou Adão do “pó” e então plantou um Jardim do Éden para por Adão, sua nova criação humana, nele. Lá o educou, deu-lhe uma companhia adequada, e, por fim, o testou. O Éden parece ser um lugar físico e espiritual, situado na região da Mesopotâmia, um lugar entre a Terra e o Céu, sendo assim Lúcifer/Satanás também tinha acesso a ele, assim como ainda comparece, ocasionalmente, ante o Trono de Deus nos Céus(Jó 1:6). Adão e Eva foram tentados tal como relata a descrição bíblica em Gênesis 3:

1¶ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6¶ E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
9¶ E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11¶ E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14¶ Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16¶ E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
17¶ E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
20¶ E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
21¶ E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
22¶ Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
23O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
24E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Adão e Eva caem na tentação de provar do “fruto”(o conhecimento) da árvore proibida do bem e do mal, caíram na tentação de quererem ser como Deus, caíram no mesmo pecado que Lúcifer caiu, o de querer ser como Deus.
O casal fracassou: Adão teve que aprender a tirar da terra o seu sustento e Eva, além de ter multiplicadas as dores do seu parto e ter de se submeter totalmente ao seu marido, recebeu a sentença de que ela e a geração dela teriam uma inimizade perpétua com a serpente. Ora, a descendência de Eva são os filhos de Deus, do qual o povo judeu descende diretamente. Por isso que esse é um povo tão perseguido e que sempre está em atrito com alguma nação ou país do mundo, tanto ontem quanto hoje.
Assim, depois que Adão e Eva pecaram, Deus deu-lhes "vestes de pele", que não se tratam de meras roupas, mas sim de um "véu" para encobrir a visão que tinham anteriormente de Deus, para que não contemplassem mais a sua Face diretamente e se cobrissem de vergonha, tal como nós hoje. Deus então mandou Querubins portando espadas de fogo guardarem o caminho para a Árvore da Vida. Ao que tudo indica essa Árvore é alegórica, tal como a Arvore do Bem e do Mal que Adão e Eva provaram.
Muitos subestimam a passagem bíblica da tentação da serpente, achando-a simplista. Entretanto, se formos mais analíticos, veremos os principais argumentos que Satanás, os falsos cristos e os falsos profetas usam ainda hoje para nos enganar e nos persuadir a acreditarmos nas suas mentiras.

Principais elementos da enganação:

I)"É Assim Que Deus Disse?"

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" [Gênesis 3].

"É assim que Deus disse?" Em outras palavras, Deus realmente disse isso? Ele realmente quis dizer isso? Podemos confiar naquilo que Deus diz? Ou melhor, podemos realmente confiar naquilo que disseram a respeito de Deus ou do que Ele quer?
A cabeça de ponte para o ataque é plantar dúvidas sobre a credibilidade e confiabilidade daquilo que Deus diz. Em termos práticos, isso significa tentar solapar nossa confiança na Bíblia.

II)Afirmando Ser um "Especialista"

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis." [Gênesis 3].

Em outras palavras, "Sou o especialista, sei de tudo. Ouça o que eu digo. Sei mais do que Deus ou pelo menos mais do que você.".
Esse estágio tenta substituir nossa confiança em Deus pela confiança no "especialista". É também uma tentativa de tentar solapar nossos motivos para obedecer a Deus. Alguém se lembra da história de Jim Jones? Ele começou a pastorear uma igreja e terminou como líder de uma seita. Ele levou seus seguidores até a Guiana, na América do Sul, onde eles viveram como uma comunidade isolada (Jonestown). Houve um ponto em que os ensinos de Jim Jones começaram a contradizer claramente as Escrituras. Alguns de seus seguidores o questionaram e foram instruídos a dar ouvidos a ele, e não às Escrituras. Como resultado, algumas pessoas abandonaram o grupo. Mas a maioria dos seguidores permaneceu. Em 1978, seus seguidores (mais de 900 homens, mulheres e crianças) morreram envenenados em um suicídio/assassinato em massa. Essa é uma vívida ilustração da importância de ouvir a Deus em vez de dar ouvidos aos "especialistas". Quando o "especialista" contradiz as Escrituras, então precisamos seguir a Bíblia.

III)Dizer ou Implicar Que Deus Quer nos Impedir de Experimentar as Coisas Boas

"Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." [Gênesis 3].

Em outras palavras, “Deus está atrapalhando você”. Ele está privando você de alguma coisa boa. Se você fizer as coisas do meu modo, então poderá experimentar essa coisa boa. Esse estágio tenta nos dar motivos para desobedecer a Deus. Além disso, ele promete independência. Ele diz que podemos ser como Deus e fazer as coisas do nosso próprio modo em vez do modo de Deus. Ele tenta nos dar razões para pensar e sentir que é correto ignorar o que Deus disse e fazer qualquer coisa que quisermos fazer. "Sereis como Deus" é a essência das falsas promessas dos ensinos da Nova Era. O exemplo mais claro disso foi quando a atriz Shirley MacLaine disse: "Eu sou Deus!”

Após fazer Adão e Eva pecarem, Satanás pensou que tivesse frustrado os planos de Deus completamente, mas Satanás não esperava que, na verdade, o plano real de Deus fosse o Messias Remidor: Jesus Cristo(descendente de Adão), e não propriamente Adão. Por meio do Sacrifício de Jesus nos tornamos todos filhos e filhas de Deus, membros da raça humana pura e justa idealizada por Ele. Corrompida por meio do seu primeiro homem, Adão, e resgatada por meio do Sacrifício do Homem-Deus Jesus Cristo. Notem que o “pecado original” se consumou em Adão, e não em Eva, a primeira a experimentar do fruto proibido. Quando falo de “raça humana justa” não estou me referindo necessariamente ao conceito de raça carnal, mas sim espiritual. Inicialmente, a Aliança de Deus estava ligada aos judeus, descendentes diretos dos filhos de Deus, a Graça estava mais restrita. Entretanto, por meio do Sacrifício de Jesus todos nós, independentemente da raça carnal, podemos nos tornar filhos e filhas de Deus pela sua Nova Aliança, sendo purificados por Seu Sangue e Renovados pelo Seu Espírito, o Espírito Santo de Deus. Esta Aliança se estende além da carne e da descendência judaica, e é justamente isso que os judeus tem tanta dificuldade ainda em aceitar.
Jesus Cristo deu pleno sentido a Lei, o Decálogo de Moisés, e aos Profetas, por ser o Messias. Jesus resistiu e venceu de maneira exemplar a tentação que Satanás havia usado para iludir os homens. Percebam também as similaridades entre a tentação armada pela serpente contra Adão e Eva e as tentações que Satanás havia armado para Jesus. Mateus 4:

1Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Ao tentar Jesus para transformar pedra em pão, Satanás não estava apenas induzindo Jesus a comer, mas sim, indiretamente, a usar o poder que Deus Pai lhe havia concedido em proveito próprio. Ao tentar Jesus para que se jogasse do pináculo do templo abaixo, Satanás não estava querendo que Jesus testasse a eficiência dos santos anjos de Deus, mas sim incitando Jesus a usar isso em proveito próprio para se "exibir" a todos os judeus que estavam no templo. Por fim, ao oferecer a Jesus todo o poder que havia sido entregue a ele, o Diabo esperava que Jesus deixasse os planos de Deus Pai de lado em troca de poder, tendo sido esta justamente a tentação em que Jesus mais o repreendeu.

Essas tentações escolhidas a dedo pelo Diabo para tentar Jesus não foram aleatorias, notem que todas elas incitam justamente ao orgulho pessoal, que alguns dizem ser o pecado primordial, o primeiro ato que leva o homem a pecar contra Deus é justamente o orgulho, a vaidade, o achar-se independente de Deus, ou igual a Ele. O orgulho foi o pecado da Queda de Lúcifer, que queria ser como o Altíssimo, digno de culto e louvor pelo poder que havia recebido Dele, o orgulho foi o pecado que levou Adão e Eva a provarem do fruto proibido, sendo atraídos pelo pecado de quererem ser como Deus.
Com todas aquelas tentações, Satanás esperava provar a Deus Pai que até mesmo o Seu Filho Unigênito poderia decepciona-Lo, bastaria para isso o motivo certo e a oportunidade perfeita, Satanás queria provar que Jesus era como ele, mas falhou miseravelmente em todas as suas tentativas. Jesus superou Lúcifer em moral e atitude.

Jesus, mesmo tendo a mesma natureza Divina e sendo um com Deus Seu Pai, não caiu na tentação de querer ser como Ele, o Altíssimo, que Jesus mesmo admitiu ser maior do que Ele. Jesus então completou seu Ministério e ofereceu Seu Sangue na Cruz por nós, para a nossa Salvação, se tornando digno para destruir as obras do maligno, ao libertar o homem do pecado e de depor Lúcifer de seu posto na criação. E por isso, o Senhor Deus, Seu Pai, irá dar-lhe o governo de todos os reinos do mundo. João 14:

28¶ Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

Já na terra, sendo expulsos do Éden. Adão e Eva tiveram seus primeiros filhos: Caim, o lavrador e Abel, o pastor:
1¶ Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.
2Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.
3¶ Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
5ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
6¶ Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
7Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
8¶ Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
9¶ Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?
10E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.
11És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.
12Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.
13¶ Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo.
14Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.
15O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.
16¶ Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
17E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.
18A Enoque nasceu-lhe Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael, a Metusael, e Metusael, a Lameque.
19¶ Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá.
20Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.
21O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
22Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
23¶ E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou.
24Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete.
25¶ Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.
26A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR.

Como o sacrifício de Abel, por ter sido mais dedicado ao Senhor, foi aceito ao invés do de Caim, este matou aquele por inveja, assinalando assim o primeiro homicídio entre os filhos de Deus. Deus então procura Caim para tirar satisfações por seus atos e castigá-lo, atirando-o para longe da Sua presença. Nesse momento, Caim faz uma das revelações mais intrigantes da Bíblia, diz que se andasse errante pela terra, longe do SENHOR, poderia ser morto por qualquer um que o encontrasse. Ou seja, morto pelos descendentes dos “filhos dos homens” e dos nefilins que ainda vagavam pela Terra. O que levou Deus a por-lhe a marca da maldição, para que ninguém o ameaça-se. Que tipo de marca teria sido esta?

Muitos se perguntam como Caim e os outros homens consiguiam conversar dessa forma com Deus. Isso é facil de perceber, se lembrarmos que Deus havia concedido a Adão e a sua posteridade o dom do Seu Espírito, o que consequentemente acarreta em um maior entendimento da Vontade de Deus para com eles, os filhos de Deus, e explica o impulso que eles tinham em conversar com Ele. Entretanto, essa comunhão não era imutável, conforme a carga pecaminosa nos filhos de Deus passou progressivamente a aumentar, desde o pecado inicial de Adão, assim também mais difícil se tornou para os filhos de Deus entenderem seu Pai Celeste. As pessoas especiais, que por conta do seu histórico, continuaram a ter um grande contato com Deus e entendimento da Sua Vontade foram chamadas de profetas. Hoje, esse entendimento da Vontade de Deus para nós só se torna possível por meio do Sacrifício Reconcilial de Jesus, que limpa completamente as nossas almas e permite que a Graça de Deus atue em nós, facilitando nosso entendimento Dele e nos tornando mais "permeáveis" a Sua Vontade, tamanha é a nossa carga pecaminosa.
Essa é a razão pela qual "só os crentes sentem Deus", um sentimento que os ateus e incredulos não entendem e comumente atribuem ao fator psicológico. Entretanto, como os físicos bem sabem, não existe "sistema isolado", e a realidade material está imersa na realidade espiritual, isolar ou desconsiderar um do outro é impossível. O erro dos incrédulos está em atribuir tudo ao psicológico e ao acaso. Na verdade, é sabido que o mundo espiritual afeta mais os nossos estados do que sequer imaginamos.

A seguir, a profunda rebeldia de um homem a Deus.

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por silvamelo em Ter 29 Jun 2010, 12:40 am

Fish escreveu:Naum necessariamente, Deus diz aí que quando criou o homem o criou a sua imagem e semelhança, soh isso...Naum ha nada ai que diga que Adão foi criado no sexto dia.
Só isso??? Essa narrativa é totalmente conclusiva quanto a narrativa da criação no sexto dia, demonstrando que se trata do mesmo homem, e ainda diz o nome dele: Adão! Tá na cara! Nem precisa disso! Olha aí de novo:

"Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus (no dia sexto, quando Ele disse: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança') o fez. Homem e mulher os criou (exatamente como Ele falou que os criou naquele dia); e os abençoou e chamou o seu nome Adão (é o nome daquele homem), no dia em que foram criados (isto é, no sexto dia)" (Gn 5.1,2).

Fish escreveu:
Jarbas escreveu:A coisa não é tão clara e simples assim não, e quem são esses que poderiam matar Caim?... 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
Pois eh man, há dezenas de posts atrás eu perguntei isso a ele, e ateh agora to esperando a resposta...
Isso não é verdade! Eu respondi, mas você minimizou minha resposta, porque, como fica claro de novo, você está mais interessado em defender essa teoria do que refletir no que diz claramente a Escritura... Olha o quote aí:
silvamelo escreveu:
Fish escreveu:
E por que vemos em Gênesis 4:

"13 ¶ Então disse Caim ao SENHOR:É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará."

De quem Caim tinha tanto medo? De quem ele queria se proteger? Como ele pode ter se casado depois de deixar seus pais, Adão e Eva, os únicos seres humanos existentes?
Amigo, a gente está falando de um período de uns 900 anos! Além de Caim, Abel e Sete, Adão teve muitos outros filhos e filhas (Gn 5.4)! Sem contar que Caim deve ter desposado alguma irmã dele que nasceu na sua época e, que não é mencionada, porque as mulheres não contam na genealogia...
Você respondeu:
Fish escreveu:De acordo com a cronologia do Gênesis, Caim se casou antes do nascimento de Sete, e só depois de Sete nascer que Adão teve outros filhos e filhas. Além do mais, que filho de Adão iria se enolver com Caim? O primeiro homicida entre os filhos de Deus, o homem sobre quem Deus havia posto uma marca de maldição?
Agora eu pergunto:

Onde você viu essa declaração de Caim disposta cronologicamente em Gênesis? Como você chegou a conclusão do momento em que Caim proferiu esse pequeno discurso em toda a sua vida, de prováveis centenas de anos, tempo suficiente para seus irmãos terem crescido e buscarem vingar a morte do irmão?

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Fish em Ter 29 Jun 2010, 4:43 pm

Só isso??? Essa narrativa é totalmente conclusiva quanto a narrativa da criação no sexto dia, demonstrando que se trata do mesmo homem, e ainda diz o nome dele: Adão! Tá na cara! Nem precisa disso! Olha aí de novo:

"Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus (no dia sexto, quando Ele disse: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança') o fez. Homem e mulher os criou (exatamente como Ele falou que os criou naquele dia); e os abençoou e chamou o seu nome Adão (é o nome daquele homem), no dia em que foram criados (isto é, no sexto dia)" (Gn 5.1,2).

OK, se vc naum quer entender do geito mais fácil, vo ter que te demonstrar do geito mais trabalhoso:

Se vc pegar o primeiro relato da criação do Gênesis de 1:1 a 2:3 na Bíblia original, em hebraico, vai notar o curioso fato de que Deus eh referido como ELOHIM. Enquanto que, do 2:4 em diante, ou seja justamente da criação de Adão em diante, o nome atribuido a Deus eh YHWH ou Javé. O primeiro relato eh dito Elohísta, enquanto que o segundo relato eh dito Javista.

Oq isso significa? Simples, quem criou Adão foi a manifestação divina YHWH, naum ELOHIM.

Ou seja, enquanto que no relato do Gênesis 1 vemos escrito:
"Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. No texto original em hebraico estah escrito: "Então ELOHIM disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra."ELOHIM criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de ELOHIM, criou o homem e a mulher.

Da msm maneira, enquanto vemos no relato da criação de Adão em Gênesis 2:"No dia em que Deus criou o homem, a semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados". No texto original hebraico estah escrito: "No dia em que YHWH criou o homem, a semelhança de YHWH o fez. Homem e mulher os criou e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados".

Qual a diferença entre esses dois nomes? Obviamente a diferença estah na manifestação divina de cada um. ELOHIM criou o mundo em 7 Dias, assim como os primeiros homens, os filhos dos homens, enquanto que YHWH(a manifestação paterna de Deus) soprou seu Espírito e criou os Seus filhos, os filhos de Deus. Tal como um pai da um nome ao seu filho, assim também YHWH deu nome ao seu filho: Adão, e Lhe revelou seu Nome Sagrado: YHWH(o nome do Pai de Jesus). Ambas as manifestações divinas são diferentes, porém provêm do mesmíssimo Deus, e a prova mais factual disso eh que tanto os homens criados no capítulo 1 da Gênesis quanto os homens criados no capítulo 2 da Gênesis foram criados a imagem e semelhança de Deus. Como ambos se assemelham a Deus e ambas as linhagens humanas se assemelham, obviamente eles foram criados pelo mesmo Deus, só que em manifestações divinas diferentes, em momentos diferentes.
Por isso que os dias são diferentes, pois as manifestações divinas são diferentes, a manifestação ELOHIM não é a msm manifestação YHWH, embora ambas se refiram ao mesmo Deus. É como falar na manifestação divina de Jesus Cristo e na manifestação divina do Espírito Santo, ambos são Deus, mas em manifestações divinas diferentes, e em momentos diferentes, visto que o Espírito Santo soh pôde vir a partir do momento em que Jesus foi para o Pai.
Portanto, como as manifestações divinas ELOHIM e YHWH são diferentes, os momentos em que elas se manifestaram também foram diferentes, por isso que o "dia" em que Adão foi criado não é o mesmo "dia" em que os homens anteriores a ele o foram. João 16:

4E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
5Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
6Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o 7Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Detalhe, toda vez que vc ver escrito no texto bíblico o nome "SENHOR" saiba que se trata de uma substituição do nome YHWH, cuja a verdadeira pronuncia foi "esquecida" através do tempo. A pronuncia correta do Tetragrama YHWH, é o verdadeiro nome de Deus, e os judeus evitavam dizê-lo quando recitavam oralmente o texto bíblico, justamente para não proferirem seu Santo Nome em vão, por isso, toda vez que o Santo Nome de Deus aparecia no texto, eles liam como "Adonai". Foi de Adonai que veio a tradução "Senhor", também encontrada na Bíblia.

Isso não é verdade! Eu respondi, mas você minimizou minha resposta, porque, como fica claro de novo, você está mais interessado em defender essa teoria do que refletir no que diz claramente a Escritura... Olha o quote aí:
Amigo, a gente está falando de um período de uns 900 anos! Além de Caim, Abel e Sete, Adão teve muitos outros filhos e filhas (Gn 5.4)! Sem contar que Caim deve ter desposado alguma irmã dele que nasceu na sua época e, que não é mencionada, porque as mulheres não contam na genealogia...

Uóti?
Nada disso man, nós estavamos discutindo com quem Caim teria se casado dps de deixar Adão e Eva. Vc acha q ele casou com uma irmã dele, eu não. Como eu naum tinha provas para mostrar que ele não havia casado com a irmã dele, disse que estavamos "quites", soh isso.

Pelo q eu me lembre vc nunca respondeu quem Caim temia, e dizer que ele tinha medo de um possível irmão dele eh estranho demais. Primeiro, porque o terceiro filho de Adão(Sete) nasceu justamente após Caim ter matado Abel, ou seja, não havia nenhum outro irmão a quem Caim pudesse temer. Vc pode ateh se aproveitar do fato das mulheres não serem citadas na genealogia, e por isso argumentar que poderiam haver milhares de filhas de Adão pelo mundo, embora isso soe estranhu, continua a não explicar o medo dele. Se fossem as irmãs dele, porque Caim naum citou especificamente essas irmãs quando dialogou com Deus?
Segundo, era Caim que era o assassino entre os filhos de Deus, naum uma suposta irmã serial killer, o que portanto naum explica o medo incomum que ele tinha de se apartar de Deus. Esse medo soh eh fundado se supormos que haviam seres na terra piores do que Caim, tanto que Deus teve que por uma marca de maldição nele para que ninguém o tocasse, imagina o quão ruins akelas pessoas eram para Deus ter achado justo chegar a tal ponto?

Onde você viu essa declaração de Caim disposta cronologicamente em Gênesis? Como você chegou a conclusão do momento em que Caim proferiu esse pequeno discurso em toda a sua vida, de prováveis centenas de anos, tempo suficiente para seus irmãos terem crescido e buscarem vingar a morte do irmão?

Gênesis 4:

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.
E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.

Vc realmente crê que algum dos filhos de Adão iria querer matar Caim? Lembre que o motivo pelo qual Deus expulsou Caim da Sua presença junto aos seus pais foi justamente por ele ter sido um assassino, acha msm que algum dos filhos de Adão após ouvir "a história do tio Caim" iria querer repetir a dose fzendo o msm q ele?

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por Jarbas em Ter 29 Jun 2010, 5:09 pm

...

Interessante...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Ter 29 Jun 2010, 9:51 pm

Por isso que os dias são diferentes, pois as manifestações divinas são diferentes, a manifestação ELOHIM não é a msm manifestação YHWH, embora ambas se refiram ao mesmo Deus. É como falar na manifestação divina de Jesus Cristo e na manifestação divina do Espírito Santo, ambos são Deus, mas em manifestações divinas diferentes, e em momentos diferentes, visto que o Espírito Santo soh pôde vir a partir do momento em que Jesus foi para o Pai.
Já vi teóricos afimarem que ELOHIM eram os anjos, mas a afirmação de que são uma outra manifestação de Deus, assim como do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é a primeira vez...

Isso não confere com as Escrituras... A Palavra cita Deus como ELOHIM, porque se trata do Pai, do Filho e do Espírito Santo agindo juntos no princípio da criação:
O Pai presente na criação: Sl 96.5
O Filho presente na criação: Jo 1.1-3
O Espírito Santo Presente na criação: Gn 1.1,2

Vc realmente crê que algum dos filhos de Adão iria querer matar Caim?

É claro que poderiam querer matá-lo! O pecado original estava neles, assim como também estava em caim, que matou por inveja, assim como também estava em Moisés, que matou o egípicio por vingança, assim como está em qualquer um que tenha sangue frio para matar e que não tema a Deus!

Lembre que o motivo pelo qual Deus expulsou Caim da Sua presença junto aos seus pais foi justamente por ele ter sido um assassino, acha msm que algum dos filhos de Adão após ouvir "a história do tio Caim" iria querer repetir a dose fzendo o msm q ele?
Se todo homem temesse a Deus ainda estaríamos no Édem! Além do mais, era Caim quem estava com medo, porque tinha culpa no cartório, não necessariamente que alguém pretendesse matá-lo. Ele esconjurou para garantir que continuaria vivo.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Ter 29 Jun 2010, 10:13 pm

...

Eu penso assim, que se todo homem veio de Adão, então devemos também acreditar na evolução, mas eu entendo que Deus criou cada homem conforme a sua raça, chines, negro, branco, várias raças de nativos, pigmeu, aborígene, etc, etc, etc...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Qua 30 Jun 2010, 1:57 am

Eu penso assim, que se todo homem veio de Adão, então devemos também acreditar na evolução, mas eu entendo que Deus criou cada homem conforme a sua raça, chines, negro, branco, várias raças de nativos, pigmeu, aborígene, etc, etc, etc...
Eu prefiro sempre pensar de acordo com que diz as Escrituras. Nem tudo a gente entende, mas aos menos sabe que é verdade.

Quanto a disseminação e diversidade da raça humana, eu também tenho minhas teses. Mas só posso defendê-las como verdade até onde elas podem ser comprovadas na Palavra. No mais, é só especulação, e não é bom defender a dúvida como verdade, pois Jesus nos alertou sobre esse perigo:

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna (Mt 5.37).

Em Gn 10, temos um apanhado geral do início das nações. Ali estão os nomes dos descendentes de Noé que são os pais das principais civilizações e suas respectivas etnias, que, a partir de Babel, se espalharam sobre a terra:

"São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio" (Gn 10.32).

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Qua 30 Jun 2010, 2:15 am

...

Na terra, não quer dizer que é no mundo...

"E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou." (Apocalipse 20 : 9)... pra que um exercito da largura do planeta Terra para cercar um arraial ?... ...o dia que vc entender o significado do termo terra nas Escrituras, também entenderá oque estou falando.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Qua 30 Jun 2010, 2:44 am

"E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou." (Apocalipse 20 : 9)... pra que um exercito da largura do planeta Terra para cercar um arraial ?... ...o dia que vc entender o significado do termo terra nas Escrituras, também entenderá oque estou falando.
Uma palavra pode ter mais de um significado...

A terra (o mundo) era todo despovoado. De Babel os homens partiram para povoá-la:

"Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhe: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra" (Gn 9.1).

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Qua 30 Jun 2010, 2:52 am

silvamelo escreveu:

Uma palavra pode ter mais de um significado...

A terra (o mundo) era todo despovoado. De Babel os homens partiram para povoá-la:

"Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhe: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra" (Gn 9.1).

E essa passagem aqui... Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18 : 8)... No mundo certamente que achará fé, mas na terra será difícil de achar...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Fish em Qua 30 Jun 2010, 7:09 pm

Já vi teóricos afimarem que ELOHIM eram os anjos, mas a afirmação de que são uma outra manifestação de Deus, assim como do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é a primeira vez...

Anjos? LOL, issu sim eh estranhu. Se os anjos foram criados justamente para governar e ministrar algo ou alguma coisa, como poderiam eles terem criado algo antes deles mesmos existirem?

Além do mais, várias passagens das escrituras dão indícios de que foi Deus, sozinho, quem criou tudo o que existe e estendeu os céus e a terra com suas próprias mãos. Se os anjos tivessem criado algo, eles teriam o direito de governar esse algo independentemente da Vontade de Deus, sendo como "deuses". Se eles tivessem criado o que ministram, poderiam se orgulhar disso, se envaidecer e se gloriar ante Deus por Ele ter necessitado deles para criar tudo, o que é totalmente contrário ao que as Escrituras dizem, pois a Glória, só a Deus pertence. O que Deus fez foi repartir a Sua obra com as suas criaturas: anjos, homens e animais.

Isso não confere com as Escrituras... A Palavra cita Deus como ELOHIM, porque se trata do Pai, do Filho e do Espírito Santo agindo juntos no princípio da criação:
O Pai presente na criação: Sl 96.5
O Filho presente na criação: Jo 1.1-3
O Espírito Santo Presente na criação: Gn 1.1,2

Vc estah confundindo as coisas. Claro que o Pai, o Filho(Verbo) e o Espírito Santo estavam presentes na Criação, pois eles são um só, eles são um Deus, uma só Vontade. O que eu disse que difere eh a manifestação, não o Deus, isso seria politeismo, nem os cristãos e muito menos os judeus são politeístas.

Manifestação equivale a "revelação". Deus se revela de muitas formas, e as pessoas dão diferentes nomes a elas: Senhor dos exércitos, Senhor dos senhores, Rei dos reis, entre outras. Entretanto, um só é o Senhor, um só é o Deus Altíssimo. Portanto, como as "revelações divinas" foram diferentes na criação dos homens em Gênesis 1 e na criação de Adão na Gênesis 2, os momentos consequentemente são diferentes, a revelação de YHWH como criador de Adão é diferente da revelação ELOHIM que criou os primeiros homens.

Ao meu ver, o nome ELOHIM dado a Deus na Gênesis se deve a um simples motivo, como foram Sete os "Dias" da Criação, então provavelmente foram Sete também as manifestações divinas de Deus, como essas manifestações divinas deviam ser totalmente inconcebíveis aos homens, Deus referiu a ele mesmo como ELOHIM(múltiplas manifestações/revelações de Deus ou Poderes de Deus).

Salmo 135:
Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre.
Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade dura para sempre.
Aquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade dura para sempre.
Aquele que por entendimento fez os céus; porque a sua benignidade dura para sempre.
Aquele que estendeu a terra sobre as águas; porque a sua benignidade dura para sempre.
Aquele que fez os grandes luminares; porque a sua benignidade dura para sempre;
O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre;
A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre;

O que feriu o Egito nos seus primogênitos; porque a sua benignidade dura para sempre;
E tirou a Israel do meio deles; porque a sua benignidade dura para sempre;
Com mão forte, e com braço estendido; porque a sua benignidade dura para sempre;
Aquele que dividiu o Mar Vermelho em duas partes; porque a sua benignidade dura para sempre;
E fez passar Israel pelo meio dele; porque a sua benignidade dura para sempre;
Mas derrubou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho; porque a sua benignidade dura para sempre.
Aquele que guiou o seu povo pelo deserto; porque a sua benignidade dura para sempre;
Aquele que feriu os grandes reis; porque a sua benignidade dura para sempre;
E matou reis famosos; porque a sua benignidade dura para sempre;
Siom, rei dos amorreus; porque a sua benignidade dura para sempre;
E Ogue, rei de Basã; porque a sua benignidade dura para sempre;
E deu a terra deles em herança; porque a sua benignidade dura para sempre;
E mesmo em herança a Israel, seu servo; porque a sua benignidade dura para sempre;
Que se lembrou da nossa baixeza; porque a sua benignidade dura para sempre;
E nos remiu dos nossos inimigos; porque a sua benignidade dura para sempre;
O que dá mantimento a toda a carne; porque a sua benignidade dura para sempre.
Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre.

É claro que poderiam querer matá-lo! O pecado original estava neles, assim como também estava em caim, que matou por inveja, assim como também estava em Moisés, que matou o egípicio por vingança, assim como está em qualquer um que tenha sangue frio para matar e que não tema a Deus!

Cada um tem sua opinião

Se todo homem temesse a Deus ainda estaríamos no Édem! Além do mais, era Caim quem estava com medo, porque tinha culpa no cartório, não necessariamente que alguém pretendesse matá-lo. Ele esconjurou para garantir que continuaria vivo.

Naum é o que parece:

Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
[Gênesis 4]

"todo aquele que me achar"? Isso dah a idéia de mais de uma pessoa a vagar pela terra. Se não eram Adão e Eva a quem ele se referia, a quem terá sido? Lembre-se que o terceiro filho de Adão, Sete, só nasceu após Caim matar Abel.

Ao meu ver evolução é uma coisa, adaptação é otra. O problema da "evolução" é que ela parte do pressuposto que os homens vieram de um antepassado comum aos animais, isso é absurdo. Essa crença é usada para legitimar a idéia de "progresso espiritual" defendida pelos espiritualistas, no qual os homens evoluiriam para anjos e os anjos para "deuses", já percebeu a que entidade interessa a Teoria da Evolução?
Ao meu ver as diversidades surgiram por meras adaptações e conjuntos de determinados genes em grupos populacionais que foram isolados desde o Cataclismo da Atlântida que creio ter sido ha uns 14.000 anos atrás. Não tem nada haver com evolução, progresso ou formação de novas espécies, ao meu ver nem mesmo em 1 bilhão de anos os macacos sequer chegarão a começar a acender fogueiras. Tem haver apenas com o conjunto de genes e a diversidade deles na população.

Não existe evolução, nós não estamos envia de nos tornarmos algo diferente, ninguém vai deixar de ser o que é, seja quem for: animal, homem ou anjo. Aliás, o problema todo começou justamente quando um anjo queria ser como Deus. No fundo o problema é que muitos não querem se contentar só com o que lhes foi dado.

Anjos são anjos, homens são homens, animais são animais. Como jah dizia a celébre pensadora brasileira Sharon Aciole: "ado, a-ado, cada um no seu quadrado".

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por silvamelo em Qui 01 Jul 2010, 12:36 am

"todo aquele que me achar"? Isso dah a idéia de mais de uma pessoa a vagar pela terra. Se não eram Adão e Eva a quem ele se referia, a quem terá sido? Lembre-se que o terceiro filho de Adão, Sete, só nasceu após Caim matar Abel.
"Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada."

Por essas palavras de Caim, podemos notar que ele não procurou em nenhum momento conhecer a Deus para saber da sua grande misericórdia.

"Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei."

Vemos como ele foi incapaz de se humilhar e buscar o favor de Deus diante da sua miséria. Não é diferente de tantas pessoas nos dias de hoje...

"e será que todo aquele que me achar, me matará."

Veja como ele projeta o seu possível assassinato para o futuro. Ele sabia que a ordem de Deus para Adão foi de povoar a terra. Portanto, mais cedo ou mais tarde, na sua cabeça, ele estaria correndo perigo...

A atitude de Caim é típica de quem não se arrepende do pecado cometido. As suas declarações são um desastre atrás do outro. Ao invés de buscar a Deus, se humilhar e confiar na sua misericórdia, ele preferiu continuar no seu pecado e se cercar de garantias para seguir a vida à sua maneira.

O seu irmão mais novo, Sete, entendeu isso; por essa razão, a sua descendência entrou na genealogia santa:

"E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR" (Gn 4.26).

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Fish em Qui 01 Jul 2010, 12:35 pm

"Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada."

Por essas palavras de Caim, podemos notar que ele não procurou em nenhum momento conhecer a Deus para saber da sua grande misericórdia.

"Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei."

Vemos como ele foi incapaz de se humilhar e buscar o favor de Deus diante da sua miséria. Não é diferente de tantas pessoas nos dias de hoje...

"e será que todo aquele que me achar, me matará."

Veja como ele projeta o seu possível assassinato para o futuro. Ele sabia que a ordem de Deus para Adão foi de povoar a terra. Portanto, mais cedo ou mais tarde, na sua cabeça, ele estaria correndo perigo...

A atitude de Caim é típica de quem não se arrepende do pecado cometido. As suas declarações são um desastre atrás do outro. Ao invés de buscar a Deus, se humilhar e confiar na sua misericórdia, ele preferiu continuar no seu pecado e se cercar de garantias para seguir a vida à sua maneira.

O seu irmão mais novo, Sete, entendeu isso; por essa razão, a sua descendência entrou na genealogia santa:

"E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR" (Gn 4.26).

Bom, embora eu particularmente não acredite que ele estivesse falando de um futuro distante, afinal ele disse "matará" porque ainda estava vivo e poderia simplesmente morrer dps, ou de um futuro descendente de Adão que poderia mata-lo, pois isto não está inferido diretamente e ele que era o assassino não os outros filhos de Adão, não posso dizer que essa sua hipótese não cabe. Faz sentido? Faz. Tem coerência? Até que tem. Sendo assim, cada um pense o que quiser...

Fish
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:37 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: