.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
68 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 67 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Velho Testamento não vale mais?

Página 6 de 21 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O Velho Testamento não vale mais?

Mensagem por Jeanbanak em Qua 02 Nov 2011, 9:49 pm

Eduardo escreveu:
David de Oliveira escreveu:Portanto, agora (com Jesus) nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne (Lei de Moisés), mas segundo o Espírito.
A Lei de Deus nunca foi sinônimo de pecado. Está blasfemando contra a palavra de Deus ao afirmar que Deus criaria uma Lei que na verdade é pecado. Eu só continuo debatendo contigo para alertar os leitores deste fórum (195 usuários online neste exato momento). Se não fosse por isso já teria deixado você sozinho com suas blasfêmias idiotas.
Vem citando Rm 7:31 tanto que já não aguentamos mais!
Citei Rm 3:31, você é cego ou analfabeto ?

Rm 7 vai até o verso 25, mesmo nesse capitulo Paulo é a favor da Lei de Deus:

Verso 07 - A lei NÃO é pecado.
Verso 12 - A lei à verdade é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Verso 14 - Porque sabemos que a lei é espiritual.
Verso 16 - A lei é boa.
Verso 22 - Porque segundo o homem interior, deleito-me na lei de Deus.
Verso 25 - [Paulo] com a mente sirvo à lei de Deus.

tudo o que é preciso saber sobre lei e graça

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 978
flag : Brasil

http://www.averdadebiblica.com

Mensagem por Eduardo em Qua 02 Nov 2011, 10:50 pm

Jeanbanak, coloquei seus videos no Fórum Adventista.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Jeanbanak em Qua 02 Nov 2011, 10:51 pm

Eduardo escreveu:Jeanbanak, coloquei seus videos no Fórum Adventista.
Fico honrado que tenha gostado!! Que Deus seja engrandecido por isto!

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 11:48 am

Quem está dabaixo do Aio está debaixo do pecado. Sabemos que tudo o que não é de fé, é pecado (Rom. 14). Logo, estar “debaixo da lei” é o mesmo que estar debaixo do pecado.

Nãozinho Nãozinho Nãozinho

Jesus nasceu sob a Lei e não estava debaixo do pecado. Todos os que querem ir pela Lei, antes e depois de Jesus é que se situam debaixo do pecado.

Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
Assim também nós (judeus), quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo (tempo da Lei).
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo (seguidores da Lei), mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
Mas, quando não conhecíeis a Deus (no tempo da Lei), servíeis aos que por natureza não são deuses (serviam a homens).
Mas agora, (com Cristo) conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres (ensinos da Lei), aos quais de novo quereis servir?Guardais dias, e meses, e tempos, e anos...
Gálatas 4:1-10

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8355

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 12:10 pm

Manasses escreveu:Enquanto vocês abandonam totalmente o Antigo Testamento... estou esperando o cumprimento das profecias dos profetas sobre a vinda do anticristo, apocalipse, falso profeta... pois antes de João profetizar já haviam inúmeros indícios nos livros antigos que vocês ignoram como se fosse um livrinho de história qualquer e não a palavra de Deus

Eu não preciso esperar profecias do VT, pois no NT temos várias e melhores, como essa:

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:13-18

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Yohan em Qui 03 Nov 2011, 2:04 pm

Fiquei impressionado com o que Davi de Oliveira escreveu...

Concordo, lemos no capítulo 8 de Romanos:

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Em outro forum estava argumentando sobre os dizeres de Tiago, que os legalistas e defensores de obras de caridade etc...insistem em contrariar Paulo,

Eu entendo que isto é um perigo, Paulo era apóstolo, Tiago não, Jesus estava dirigindo Paulo, mas não Tiago...é só notar bem os indícios nas escrituras...

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
II PEDRO 1:19

Yohan
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 391
flag : Inglaterra

Mensagem por Jeanbanak em Qui 03 Nov 2011, 5:39 pm

David de Oliveira escreveu:Quem está dabaixo do Aio está debaixo do pecado. Sabemos que tudo o que não é de fé, é pecado (Rom. 14). Logo, estar “debaixo da lei” é o mesmo que estar debaixo do pecado.

Jesus nasceu sob a Lei e não estava debaixo do pecado. Todos os que querem ir pela Lei, antes e depois de Jesus é que se situam debaixo do pecado.

Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Assim também nós (judeus), quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo (tempo da Lei).
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo (seguidores da Lei), mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
Mas, quando não conhecíeis a Deus (no tempo da Lei), servíeis aos que por natureza não são deuses (serviam a homens).
Mas agora, (com Cristo) conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres (ensinos da Lei), aos quais de novo quereis servir?Guardais dias, e meses, e tempos, e anos...
voce assistiu ao vídeo mesmo ou ta se fazendo de ruim pra ser contraditório mesmo?

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Jeanbanak em Qui 03 Nov 2011, 5:41 pm

Yohan escreveu:Fiquei impressionado com o que Davi de Oliveira escreveu...

Concordo, lemos no capítulo 8 de Romanos:

[color=darkblue]Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.[/color]

Em outro forum estava argumentando sobre os dizeres de Tiago, que os legalistas e defensores de obras de caridade etc...insistem em contrariar Paulo,

Eu entendo que isto é um perigo, Paulo era apóstolo, Tiago não, Jesus estava dirigindo Paulo, mas não Tiago...é só notar bem os indícios nas escrituras...

diz me uma coisa quantas "leis" tem nessa frase de Paulo?

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 6:24 pm

Jeanbanak escreveu:
David de Oliveira escreveu:Quem está dabaixo do Aio está debaixo do pecado. Sabemos que tudo o que não é de fé, é pecado (Rom. 14). Logo, estar “debaixo da lei” é o mesmo que estar debaixo do pecado.

voce assistiu ao vídeo mesmo ou ta se fazendo de ruim pra ser contraditório mesmo?

Explique melhor que isso, se puder, por favor.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 7:26 pm

David de Oliveira escreveu:Jesus nasceu sob a Lei e não estava debaixo do pecado.
Onde eu disse que Jesus estava debaixo do pecado ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 7:37 pm

Yohan escreveu:Eu entendo que isto é um perigo, Paulo era apóstolo, Tiago não, Jesus estava dirigindo Paulo, mas não Tiago...é só notar bem os indícios nas escrituras...
Só falta essa, o livro de Tiago não foi inspirado por Deus?

Abri um tópico sobre esse tema:

http://gospelbrasil.topicboard.net/t5643-o-livro-de-tiago-nao-foi-inspirado-por-deus#125560

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 7:50 pm

Eduardo escreveu:
David de Oliveira escreveu:Jesus nasceu sob a Lei e não estava debaixo do pecado.

Você disse: «estar “debaixo da lei” é o mesmo que estar debaixo do pecado»
Eu disse: Jesus estava debaixo da Lei e não estava debaixo do pecado.
Eu posso frequentar a tua seita e não estar debaixo do pecado, como vocês!!!
Só está debaixo do pecado quem guarda o quarto mandamento, por exemplo...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 7:53 pm

David de Oliveira escreveu:
Eduardo escreveu:
Você disse: «estar “debaixo da lei” é o mesmo que estar debaixo do pecado». Eu disse: Jesus estava debaixo da Lei.
De onde você tirou essa idéia de que Jesus estava debaixo da Lei ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 7:57 pm

Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Você disse: «estar “debaixo da lei” é o mesmo que estar debaixo do pecado». Eu disse: Jesus estava debaixo da Lei.

Você sofre do mal de parkinson?

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 8:03 pm

Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Vou te ajudar. Gálatas 4:4 afirma que Deus enviou seu Filho, ... nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei... (Gálatas 4:4-5). As expressões "sob a Lei" e "debaixo da Lei" são distintas.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 8:04 pm

Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Vou te ajudar. Gálatas 4:4 afirma que Deus enviou seu Filho, ... nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei... (Gálatas 4:4-5). As expressões "sob a Lei" e "debaixo da Lei" são distintas.

Vai me desculpar, mas não sou professor de português...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 8:46 pm

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Lei, e, sim, da Graça” (Rm 6:14).

“... tudo que a Lei diz, aos que vivem na Lei o diz” (Rm 3:19)
“Se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a Lei” (Gl 5:18)
Quem está na Graça passou da lei de mandamento carnal (Hb 7:16) para a Lei de Cristo (Gl 6:2).
“Se é pela Graça, já não é pelas obras (da Lei); do contrário, a Graça já não é Graça” (Rm 11:6)
“Dizei-me vós, os que quereis estar sob a Lei: acaso não ouvis
a Lei?” (Gl 4:21)
(nós, judeus) Morremos relativamente à Lei para pertencermos àquele que ressuscitou dentre os mortos e, deste modo (mortos para a Lei/justiça própria), frutifiquemos para Deus (Rm 7:2-4).

“Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a Lei nunca aperfeiçooucoisa alguma) e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hb 7:18-19)

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Gustavo em Qui 03 Nov 2011, 8:56 pm

O curioso sobre estas discussões sobre a Lei é que, embora muitos digam que Paulo não defendia a visão de que a Lei foi abolida, não vemos de outra maneira Paulo citando a Lei em suas repreensões, mas ele tenta racionalizar com aqueles quem ele condena. Por que não citou o "não adulterarás" contra aqueles que procuravam prostitutas, por exemplo?

Gustavo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 374

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 9:00 pm

Em Rm 7 Paulo defende a Lei de Deus:

Verso 07 - A lei NÃO é pecado.
Verso 12 - A lei à verdade é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Verso 14 - Porque sabemos que a lei é espiritual.
Verso 16 - A lei é boa.
Verso 22 - Porque segundo o homem interior, deleito-me na lei de Deus.
Verso 25 - [Paulo] com a mente sirvo à lei de Deus.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Gustavo em Qui 03 Nov 2011, 9:02 pm

Sim... E por que então ele não a usa?

Gustavo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 374

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 9:03 pm

Gustavo escreveu:O curioso sobre estas discussões sobre a Lei é que, embora muitos digam que Paulo não defendia a visão de que a Lei foi abolida, não vemos de outra maneira Paulo citando a Lei em suas repreensões, mas ele tenta racionalizar com aqueles quem ele condena. Por que não citou o "não adulterarás" contra aqueles que procuravam prostitutas, por exemplo?
Em Romanos 4:15 e 5:13 - "Porque a Lei suscita a ira; mas onde não há Lei, também não há transgressão." - "Porque até ao regime da Lei havia pecado, mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei."
Aqueles que pregam que, a Lei de Deus foi abolida, forçosamente também terão de crer que não existe pecado, e se assim é, todos são justos, e todos se salvarão, creiam ou não em Cristo, tenham ou não nascido de novo. Sim, porque Deus não pode condenar nem destruir aqueles que não pecaram. Aceitando-se que a Lei Moral foi abolida por Cristo, não há mais necessidade de fé e muito menos angustiar-se por causa da perdição eterna, em chamas crepitantes.

Romanos 7:6 - "Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra."

"Livres da Lei" - Por quê? Simples. Antes, porém, se você achar que esse "livre" é para fazer o que bem entende, isente Paulo primeiro. A transgressão da Lei é pecado (I João 3:4). Disso Paulo não deixa dúvidas. Diz ele: "...mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei." (Romanos 5:13). Guardando os mandamentos da Lei de Deus, não estaremos sob sua condenação, mas "estaremos livres" de sua penalidade. Não livres da Lei. Veja bem, o porque:

A Lei é espiritual. Paulo afirmou em Romanos 7:14. O homem carnal não é sujeito à Lei de Deus. O homem carnal transgride a Lei inopinadamente, porque é carnal. Este homem rouba e a Lei diz: "Não furtarás". Quando porém este homem se converte, deixa de roubar; passa da esfera carnal para a espiritual, que é a própria esfera da Lei, e então ela deixa de acusá-lo de roubo. Todavia (não esperamos), se um dia esse homem voltar a roubar, novamente a Lei tornará a acusá-lo: "Não furtarás"... então, entende como a Lei não perde o valor quando o homem se converte? Ela simplesmente não terá domínio sobre ele, não o acusará por todo o tempo enquanto com ela viver em obediência, está pessoa estará "livre da lei".

Romanos 7:7 - "Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conhecia a cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás".

Paulo chama uma lei de maldita (Gálatas 3:10); logicamente esta que menciona agora em Romanos 7:7, realçando surpreso: "De modo nenhum!", não pode ser a mesma. Vamos então descobrir qual é ela. Na sua Bíblia, depois dos dois pontinhos que antecedem as palavras "não cobiçaras" (Romanos 7:7), há o número 8, "bem miudinho". Vá ao rodapé da Bíblia (referência) e ela o conduzirá até Êxodo 20:17, que é a Lei Moral, o Decálogo. Nunca foi difícil mesmo em meio à profunda dialética paulina descobrir que ele exaltava a Lei Moral, mesmo porque, ensinava que, sem sua vigência atuante não poderia existir o pecado. O "pecado é a força da lei" ou seja: existe porque a lei o aponta e o revela.

Hoje, porém, há pessoas que chegam ao grande erro de dizer que a Lei Moral foi pregada na cruz, que estamos sob maldição e que adoramos um Deus morto (tudo isso já nos disseram, portanto é experiência própria). Mas, para Paulo não é assim, "de modo nenhum!", enfatiza Paulo. Ele só se apercebeu da malignidade do pecado quando se espelhou na Lei de Deus. Diante dela, esta, o acusou de cobiça.

Por outro lado, quando Paulo era carnal (isto é, antes de sua conversão), cobiçava, matava (tinha carta de autorização para isso), praticava atos de judiaria com crentes, e sua consciência não lhe doía; participou da morte de Estevão e tudo era-lhe normal. Mas agora, Saulo é Paulo, o ímpio é cristão, o carnal é espiritual, e assim descobriu ele o verdadeiro valor da Lei, e no poder de Cristo a ela obedeceu enquanto teve fôlego de vida.

Mais três textos claros definem, se houver dúvidas, que a Lei é imprescindível na dispensação cristã para que possamos apresentar ao mundo que o pecado ainda impera, e, portanto, há necessidade do Salvador Jesus.

Romanos 3:19 e 20: "... porque pela lei vem o pleno conhecimento do pecado."
Romanos 4:15: "... mas onde não há lei, também não há transgressão."
Romanos 5:13: "... mas o pecado não é levado em conta não havendo lei."

Última edição por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 9:04 pm, editado 1 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 9:03 pm

Gustavo escreveu:O curioso sobre estas discussões sobre a Lei é que, embora muitos digam que Paulo não defendia a visão de que a Lei foi abolida, não vemos de outra maneira Paulo citando a Lei em suas repreensões, mas ele tenta racionalizar com aqueles quem ele condena. Por que não citou o "não adulterarás" contra aqueles que procuravam prostitutas, por exemplo?

positivinho

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 9:05 pm

positivinho
Paulo responde em Romanos 7:7 - "Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conhecia a cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás".

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 9:14 pm

Testemunho de Paulo relativo à Lei e ao seu passado, como judeu fariseu, irrepreensivel na Lei:

Ainda que também podia confiar na carne (Lei); se algum outro cuida que pode confiar na carne (Lei), ainda mais eu:

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;

Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.

E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,

E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Filipenses 3:4-14

Última edição por David de Oliveira em Qui 03 Nov 2011, 9:17 pm, editado 1 vez(es)

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 03 Nov 2011, 9:16 pm

PAULO E A LEI

O apóstolo Paulo foi também um grande defensor da Lei de Deus. Ele foi um vaso escolhido, para levar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. (ver Atos 9:15).

Quando foi levado perante o governador Félix, o apóstolo Paulo fez a seguinte declaração:

“Mas confesso-te isto: que segundo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.” Atos 24:14.

Em outra oportunidade, o apóstolo Paulo foi acusado falsamente pelos líderes judeus:

“Tendo ele comparecido, rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra ele muitas e graves acusações, que não podiam provar. Paulo, porém, respondeu em sua defesa: Nem contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César, tenho pecado em coisa alguma.” Atos 25:7-8.

Por incrível que pareça, os líderes religiosos de hoje utilizam estas mesmas acusações contra o apóstolo Paulo. Acusam-no de ter abolido a Lei de Deus.

Acontece que em muitos de seus escritos, Paulo rejeita a Lei no contexto de justificação (justo perante Deus), mas exalta a mesma Lei e a defende no contexto de santificação (vida justa perante Deus), como norma moral de conduta cristã. Paulo esclarece o verdadeiro propósito da Lei para os legalistas que criam na justificação por meio das obras da Lei.

• A seguir alguns textos onde o apóstolo Paulo rejeita a Lei no contexto da justificação:

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dEle pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” Romanos 3:28.

“Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” Gálatas 2:21.

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhum carne será justificada.” Gálatas 2:16.

“É evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus.” Gálatas 3:11.

Nas epístolas aos Gálatas e Romanos, ele prova que o crente é salvo pela fé, naquilo que Cristo fez por ele, e não por sua dedicação na prática de boas obras, ou por diligência na observância aos preceitos da Lei. Os líderes judeus interpretaram mal essa questão. Eles ensinavam que o homem era aceito e salvo por Deus unicamente pela obediência aos Seus mandamentos. Paulo, em seus escritos, condenou terminantemente esta crença.

• Alguns textos onde o apóstolo Paulo exalta a Lei como regra de conduta:

“E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Romanos 7:12.

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo, De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Romanos 13:8-10.

“Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente.” I Timóteo 1:8.

“Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31.

Há outros textos, mal interpretados, escritos pelo apóstolo Paulo:

• “Cristo nos resgatou da maldição da lei.” Gálatas 3:13.

Quem transgride a Lei comete pecado (I João 3:4) e o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Os nossos primeiros pais estavam cientes a respeito das conseqüências do pecado:

“Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:17.

Morrendo na cruz, em nosso lugar, Cristo nos redimiu, não da obrigação de obedecer a lei dos Dez Mandamentos, porém ‘da maldição da lei’, que é a segunda morte (ver Apocalipse 20:11-15).

Se a Lei de Deus pudesse ser abolida, não seria necessário Cristo ter dado a Sua vida, morrendo por nossos pecados; bastaria abolir-se a Lei ou por de lado os mandamentos transgredidos pelo homem.

Ao invés de revogar ou anular os Dez Mandamentos, o sacrifício de Cristo na cruz os confirmou em sua imutabilidade e em sua universalidade.

• “Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.” Romanos 10:4.

Não concordamos com a idéia de que Cristo tenha dado um fim à Lei de Deus. A palavra “fim” nem sempre significa terminação. No texto em análise, a palavra “fim” não tem esse sentido. A palavra utilizada no texto vem do grego “telos” e significa também “propósito, alvo, objetivo, conseqüência, resultado, etc.” Esta palavra foi também utilizada em outros textos:

“Ora o fim do mandamento é a caridade.” I Timóteo 1:5.

“Alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.” I Pedro 1:9

É inadmissível imaginarmos que nesses casos apresentados acima, a palavra “fim” significasse “cessação”.

As Escrituras Sagradas nos ensinam que a Lei conduz-nos a Cristo, porque nEle encontramos a justiça que a Lei exige. O homem que por Cristo se torna justo, sem dúvida guarda a Lei justa. Não a vive transgredindo.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:57 pm

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 21 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 21  Seguinte